Artigos

12 mar 2013

PÉSSIMO CÍRCULO VICIOSO


MÃO DE OBRA

Um país com quase 200 milhões de habitantes jamais poderia se queixar da falta de mão de obra para poder progredir. Pois, por total irresponsabilidade dos governos (federal, estaduais e municipais), a imensa maioria do povo brasileiro não reúne condições mínimas para poder ocupar as vagas que o mercado oferece.A razão, bem escancarada, é uma só: FALTA EDUCAÇÃO, que se traduz em falta de gente especializada.

INCAPACIDADE PARA COMPETIR

Somando esta deficiência dramática com o exagerado custo social empregatício faz do Brasil um país cercado de limitações por todos os lados. O que explica, com toda a clareza, a nossa incapacidade para competir com qualquer país do mundo.

NA AGRICULTURA

Observem, por exemplo, o que acontece com a safra de grãos 2013, que deve alcançar 183,5 milhões de toneladas (aumento de 10,5% sobre as 166,1 milhões de toneladas da temporada anterior). Os festejos do significativo crescimento, como estamos assistindo, perdem o encanto quando nos deparamos com a absurda e total falta a infraestrutura para o escoamento da produção.

DESPERDÍCIO

A situação, infelizmente, não melhora muito quando, finalmente, o governo se decide pela construção da tal infraestrutura inexistente. Visando resolver os problemas de logística, aí, por falta de mão de obra capaz acaba por não fazer as coisas com qualidade minimamente aceitável. Assim, o pouco que consegue construir resulta em produto defeituoso. Com isso, o desperdício, tanto de material quanto do acabamento, é monstruoso.

NA INDÚSTRIA

Na área industrial, a nossa situação é ainda mais desalentadora: quando existe mão de obra mais qualificada e treinada, os custos sociais cobrados na folha de salário somados aos tributos, torna extremamente elevados os preços dos produtos brasileiros, em comparação com artigos produzidos em qualquer lugar deste mundo.

NA EXPORTAÇÃO

Notem que para exportar produtos manufaturados, o obstáculo não está na pesada carga tributária. Como imposto não se exporta, aí o Brasil perde competitividade pelo alto custo social, ou seja, a folha de pagamento. Enquanto não fizermos a reforma TRABALHISTA, a única coisa que vamos ouvir é que não temos capacidade para competir.

CÍRCULO VICIOSO

Como não consta (e jamais constou) no horizonte do interesse do governo a reforma Trabalhista, o Brasil está condenado a manter a MATRIZ NACIONALISTA DE DESENVOLVIMENTO. Isto significa que quando permitida a entrada de produtos estrangeiros no país, a sobretaxa que é cobrada neutraliza a nossa falta de competição. Estamos, como se vê, metidos num péssimo CÍRCULO VICIOSO. Para todo o sempre.

Leia mais

11 mar 2013

A HISTÓRIA E A ESTÓRIA


HISTÓRIA

Cada indivíduo tem o direito de contar quantas histórias quiser do jeito que bem entende. Corre, entretanto, o risco de não ser acreditado, se aquilo que realmente aconteceu não esteja de acordo com as coisas que descreveu. HISTÓRIA, portanto, difere de ESTÓRIA, que significa um relato de fatos não comprovados (ou fictícios).

SEM DIFERENÇA

Tanto as HISTÓRIAS quanto as ESTÓRIAS, só podem ser entendidas por aqueles que têm raciocínio lógico. Considerando que o Brasil tem altíssimo índice (70%) de analfabetos funcionais (pessoas incapazes de interpretar os textos lidos), para esse enorme contingente HISTÓRIA E ESTÓRIA não tem diferença alguma.

COMPROVAÇÃO INQUESTIONÁVEL

Como o povo não questiona e não exige comprovação dos fatos ocorridos, muita mentira corre solta nas páginas de jornais, livros e revistas, assim como nas imagens escolhidas e/ou narrativas nos mais diversos programas de rádio e televisão.

CABEÇA IDEOLÓGICA

Daí que a HISTÓRIA DO BRASIL ensinada nas escolas, que a maioria dos alunos acredita e leva como verdade para a vida toda, pouco ou nada tem relação com os fatos ocorridos. Basta pesquisar os livros disponíveis em qualquer biblioteca europeia para perceber que muito pouco daquilo que lá está escrito consta nos nossos livros escolares. Aqui, infelizmente, o que manda mesmo é a cabeça ideológica do historiador e do educador.

AMÉRICA LATINA

A atual HISTÓRIA DA AMÉRICA LATINA que está sendo contada na grande maioria das escolas públicas dos países governados por membros do Foro de São Paulo (caso do Brasil, Argentina, Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador, Nicarágua, etc.), por exemplo, não tem compromisso algum com a verdade. Tem compromisso com as mentiras que dizem e repetem todos os dias.

VERDADE E FICÇÃO

Ora, as pessoas em geral (principalmente as menos esclarecidas) aceitam como verdade aquilo que é publicado na mídia. Quando alguns meios de comunicação (alguns por identidade com o discurso governamental; outros por pressão e, portanto ameaçados), são impedidos de se expressarem livremente, só aquilo que os governantes aprovam vai para os livros de HISTÓRIA (como verdade), quando deveria ir para os livros de ESTÓRIA (como ficção).

AMANTES DA DEMOCRACIA

O trabalho organizado e disciplinado que os atuais governantes do Brasil vêm fazendo nos últimos 20 anos nos meios estudantis é bem isso. Não se ensina a verdade, mas a mentira. Na melhor das hipóteses uma meia verdade. Daí a razão para que muita gente não acredite, por exemplo, que o Mensalão existiu de fato. Mais: que os irmãos Castro, Hugo Chávez, Lula/Dilma, Evo Morales, Rafael Soares, Cristina Kirchner, etc., são líderes do bem, que amam, de paixão e acima de tudo, a democracia.

Leia mais

08 mar 2013

O DESCOBRIDOR, O TERRORISTA E O EMBALSAMADO


O DESCOBRIDOR

Desde sempre, em praticamente todas as escolas do país, nas aulas de história os alunos são informados de que o DESCOBRIDOR do Brasil foi Pedro Álvares Cabral, no dia 22 de abril de 1500.

O TERRORISTA

Sem entrar no mérito desta duvidosa questão para não descuidar do tema deste editorial, o fato é que passados 513 anos do descobrimento, um outro Cabral (não tenho certeza de que seja descendente de Pedro) entrou para a História do Brasil para ser conhecido como TERRORISTA.

DUAS CARAS

O Cabral atual que me refiro é o governador do RJ, Sérgio Cabral, que além de Terrorista mostra uma outra característica marcante: tem enorme capacidade teatral. Em suma, Sérgio Cabral será conhecido por suas duas caras: Terrorista e Ator.

PATÉTICO

Ontem, o governador do RJ conseguiu, ao mesmo tempo, fazer os dois papéis. Tão logo saiu a notícia de que o veto dos royalties do petróleo havia sido derrubado em plenário do Congresso Nacional, Sérgio Cabral resolveu entrar em cena. Primeiro, Cabral entrou na sua roupa de Terrorista para dizer que estavam suspensos todos pagamentos aos fornecedores. Em seguida vestiu a roupa de ator para chorar o leite derramado. Patético.

NARRAÇÃO DE UM EMBALSAMENTO

Enquanto isso acontecia aqui, os principais meios de comunicação do país já estavam com seus repórteres, comentaristas e cinegrafistas na cidade de Caracas, com o propósito de narrar ao povo brasileiro o ATO DE EMBALSAMENTO do ditador Hugo Chávez. Pode? Nem para jogos de decisão de qualquer campeonato de futebol o número de narradores enviados foi tão significativo. O que, desde já, garante um verdadeiro show de transmissão.

ADMIRADO PELA MÍDIA

Aí está, portanto, uma prova inequívoca de que Hugo Chávez é uma prioridade para a mídia nacional. Isto leva a crer que o ditador é considerado um político importantíssimo, notável e/ou alguém que deva ser lembrado como um belo exemplo de governança.

SENTIMENTO DE TRISTEZA

Devo esclarecer que não estou surpreso com o que está acontecendo. O meu sentimento é de tristeza diante de tanto rapapé para um tirano. Ninguém desconhece que o povo brasileiro é desprovido de educação, o que implica em duas coisas absolutamente verdadeiras: 1- pessoas assim se deixam influenciar facilmente pela mídia; 2- tendem a se apaixonar rapidamente por governantes populistas.Como as ruas de Caracas estão tomadas basicamente por simpatizantes do regime chavista (os dissidentes, por puro medo e/ou precaução não estão se expondo), a impressão que fica para o nosso povo mal educado é que Chávez é um modelo a ser seguido. Assim, o espetáculo proporcionado pela maciça cobertura jornalística vai, infelizmente, levar um enorme contingente de pobres brasileiros a crer que todos os venezuelanos amam de paixão, tanto o falecido tirano quanto o comunismo que sempre defendeu.

Leia mais

07 mar 2013

ALVARÁS, LICENÇAS E DIPLOMAS


PAÍS DOS CARTÓRIOS

Como vivemos no país dos cartórios, para abrir um negócio ou fazer qualquer coisa, antes disso é preciso apresentar às autoridades federais, estaduais e municipais uma série de documentos, devidamente carimbados, que levam o nome de licenças, diplomas e/ou alvarás.

NA PRÁTICA

Na prática, como revelam as tragédias diárias do trânsito em todo o país, assim como o recente incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, o fornecimento desses documentos atende, exclusivamente, uma ordem legal ou protocolar.

POR A+B

Ora, está provado por A+B que são pouquíssimos os motoristas que reúnem condições para terem obtido licença para dirigir veículos automotores. Da mesma forma, são raros os estabelecimentos que têm olhos voltados para a segurança de seus clientes, de forma adequada. Todos, porém, possuem alvarás e licenças.

DIPLOMA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Como a mídia e os governos estaduais e municipais, depois da tragédia de Santa Maria, passaram a cobrar mais cuidado nas concessões de alvarás, além de verificar a situação daqueles já emitidos, penso que é hora de ampliar esta exigência: presidente da república, governadores e prefeitos deveriam portar diploma (alvará) de administração pública.

NO RS

Inúmeros casos de tragédias evidenciam esta regente necessidade. Vejam, por exemplo, o caso do RS. Tarso Genro, pelo desempenho que vem mostrando à frente do governo gaúcho, está promovendo um enorme tragédia inigualável nas contas públicas. E ninguém, até agora, perguntou se o governador possui o indispensável alvará de administrador.

PRIMEIRA COBRANÇA

O mais curioso nisso tudo é que esta primeira cobrança não é feita em lugar algum. Nem por parte da mídia, sempre muito exigente; nem do CRA (Conselho Regional de Administração) que se compromete a fiscalizar e proteger os profissionais; e muito menos da Assembleia Legislativa e o Tribunal de Contas, que deveriam exigir documentos comprobatórios de capacidade gerencial dos administradores públicos.

PEDIDOS DE BOA SORTE

Mais curioso ainda é que o CRA exige a assinatura de um administrador em qualquer contrato empresarial. Não exige prova de conhecimento, mas tão somente o diploma do indivíduo. Como se vê, os problemas estão na origem e não quando a tragédia acontece. Afinal, quem desconhece a lei das probabilidades não tem outra escolha senão viver de rezas e pedidos de boa sorte. Como se vê, nem a sorte aguenta o RS. Deu as costas e saiu correndo.

Leia mais

06 mar 2013

UM DITADOR A MENOS


DESCANSO

Com a morte de Hugo Chávez, ocorrida, ou divulgada, ontem (?) quem descansou mesmo não foi o ditador comunista da Venezuela, mas aqueles que clamam pelo retorno da democracia naquele pobre país.

FALTA DE TRANSPARÊNCIA

O mundo não foi (e parece que não será) informado a respeito da hora, dia ou mês do falecimento de Chávez. Ora, diante da falta de transparência, ninguém pode reclamar da principal especulação de que o ditador já estava morto antes de sair do hospital cubano para retornar à Venezuela.

PÉSSIMA MONTAGEM FOTOGRÁFICA

Quanto à imagem do ditador, já no hospital de Caracas, ladeado por suas filhas, que a imprensa do mundo todo publicou, o descuido na arte de montagem fotográfica foi total: Chávez aparece na foto com cabelos escuros, quando todos sabem que, por força da quimioterapia, a sua cabeça já estava totalmente raspada.

RESPONSÁVEL

Esta é a marca que caracteriza os tiranos, gente: eles mostram que a mentira precisa sempre estar presente, pouco importando o tamanho ou qualidade dos detalhes. Isto, no entanto, não mexe nem afeta a cabeça dos apaixonados. Eles acreditarão, piamente, que o grande responsável pela morte de Hugo Chávez é os EUA.

DISFARCES

Se vários governantes mundo afora usam o velho e surrado expediente POLITICAMENTE CORRETO para manifestar os sentimentos pela morte de Chávez, aqueles que compõem o grupo Bolivariano (Brasil, Argentina, Cuba, Equador, Nicarágua e Bolívia, principalmente) não usam disfarces: choram copiosa e sinceramente pela perda do ditador.

VOZ EMBARGADA

A presidente Dilma e o ex-presidente Lula, por exemplo, estão de luto fechado. Considerando o que Dilma disse ontem, depois de receber a notícia, ela mostrou o quanto ficou chocada. Com a voz embargada, a presidente disse que - essa morte deve encher de tristeza todos os latino-americanos e os centro-americanos.

ME SINTO MELHOR

Pois, para deixar bem claro, em momento algum fiquei triste. Pelo contrário, quando um agente venenoso, que ataca o sistema, se vai me sinto aliviado. Sei, no entanto, que só a saída de Chávez do ambiente latino-americano não basta. Mas, de qualquer forma, já me sinto bem melhor sem Chávez. É um ditador a menos...

Leia mais

05 mar 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


HOMENAGENS

Como estamos na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, cuja data é 08/03 (próxima sexta-feira), muitos estão aproveitando para homenagear as mulheres de várias formas, como por exemplo: através de textos e/ou promovendo produtos e serviços com descontos especiais.

MULHERES IMPORTANTES

Pois, aproveitando o embalo antecipo para hoje a minha homenagem às mulheres brasileiras. Para tanto exponho as formas de agir e pensar de duas mulheres importantes, com as quais convivo diariamente: minha esposa, Lúcia, e minha filha, Cristina, ambas desde sempre envolvidas, de corpo e alma, com o PontoCritico.com

DE PENSAMENTO LIBERAL

Não é por acaso que Lúcia e Cristina sejam mulheres de pensamento liberal. Até porque mostram total discernimento e consciência de que ninguém, independente do sexo, deve receber vantagens e/ou privilégios às custas da sociedade.

PRIVILÉGIOS

Pois, envolvido por este constante contato familiar-profissional diário, ouço, vejo e sinto como as duas deploram, por exemplo, o injusto e atrasado sistema previdenciário brasileiro, no qual as mulheres são tratadas de forma absolutamente desigual, com privilégios absurdos.

IGUALDADE DE TRATAMENTO

Elas concordam, integralmente, com a luta que mulheres fazem para tentar diminuir as diferenças e/ou preconceitos ainda existentes no convívio social do mundo todo. Querem, portanto, que todos tenham uma correta EDUCAÇÃO, que promova tão somente a igualdade de tratamento das pessoas, e não uma subordinação aos homens.

ESTUDO DE BERGAMINI

Tanto Lúcia quanto Cristina conjugam do mesmo pensamento exposto pelo professor e Pensador, Ricardo Bergamini (membro do Pensar!), cujo estudo técnico (incontestável) revela o seguinte: Em 2012, segundo o IBGE, a População Ocupada (PO) tinha a participação de 46,5% de mulheres e 53,5% de homens, a População em Idade Ativa (PIA) de 53,8% de mulheres e 46,2% de homens e a População Economicamente Ativa (PEA) de 46,8% de mulheres e 53,2% de homens. As mulheres contribuem com cinco anos menos para a previdência em relação aos homens, obtendo os mesmos benefícios dos homens, além de terem uma expectativa de vida de 7,1 anos maior do que os homens (homens 70,6 anos e mulheres 77,7 anos). Os militares possuem o direito de computarem nos cálculos de suas aposentadorias o período das escolas preparatórias e academias militares (7 anos para homens ? preparatória 3 anos e academia 4 anos e mulheres 4 anos somente academia militar, não existe os 3 anos de escola preparatória). Com base na técnica atuarial existem 12,1 anos nas aposentadorias femininas civis, e 16,1 anos nas aposentadorias femininas militares, sem fontes de contribuições.

CUMPRIMENTOS

Estão, igualmente, totalmente afinadas com a conclusão emitida por Bergamini: Como as estatísticas demonstram, nos últimos trinta anos, o crescimento exponencial da participação da mulher no mercado de trabalho, é óbvio e ululante que o Brasil vem montando uma bomba-relógio na previdência social, de proporções inimagináveis, que começará a ser sentida nos próximos anos, com o início dos pagamentos dos benefícios sem fontes de contribuição. Com base nas premissas acima colocadas, a falência total do sistema será inevitável.Lúcia e Cristina, para marcar o Dia da Mulher de 2013, clamam pelo fim desses privilégios absurdos. Querem, como mulheres inteligentes que são, reformas urgentes. Começando com a Previdenciária. Meus cumprimentos sinceros à todas as mulheres que pensam da mesma forma! Parabéns!

Leia mais