Artigos

21 fev 2013

UMA MULHER IMPORTANTE, MAS...


MOMENTO OPORTUNO

A propósito da badalada visita da blogueira cubana, Yoani Sanches, ao Brasil, nada me parece mais oportuno neste momento do que o texto escrito pelo Pensador (Grupo PENSAR!), Léo Iolovich, com o título: UMA MULHER IMPORTANTE, MAS... Confira:

AYAAN HIRSI ALI

Em julho de 2008 esteve em Porto Alegre a escritora Ayaan Hirsi Ali, nascida na Somália, perseguida e ameaçada, por ter denunciado os horrores do fundamentalismo islâmico em relação às mulheres. Entre outras coisas há os que mutilam as meninas extirpando o clitóris e não é preciso dizer muito mais. O cineasta que divulgou sua luta foi assassinado na Holanda e ela está jurada de morte, andando sempre com esquema de segurança pessoal.É uma mulher importante do nosso tempo. Ela teve a coragem de defender mulheres submetidas a estes bárbaros preconceitos e sofrimentos, portanto seria justo receber manifestações de solidariedade de outras mulheres que têm o privilégio de desfrutar de plena liberdade.

VÍTIMA DO FUNDAMENTALISMO

Porto Alegre tinha, então, vários candidatos a prefeito, entre eles três mulheres. Todos eles e, especialmente, as candidatas, silenciaram sobre sua presença entre nós e tampouco se solidarizaram com ela. Ayaan Ali não é -de esquerda-, nem da turma do Fórum Mundial, é apenas uma vítima do fundamentalismo.

MAS

Por ocasião do atentado de 11 de setembro houve quem dissesse não aprová-lo, mas... Exatamente aí, é esse -mas- que libera geral, que permite tudo: -mas- o Bush... -mas- o imperialismo...e por aí vai. Assim o Bin Laden e a Al Qaeda são relativizados, coloca-se um -mas- e vale tudo.

ESQUECIDAS PELOS ADEPTOS

Por essas e outras que a sofrida mulher africana foi esquecida pelos adeptos do -mas-, enquanto seus algozes radicais e terroristas de todo gênero ganham um generoso -mas-, para que seus atos sejam tolerados. Nada pode ser mais reacionário que o fundamentalismo.Quando o Bové, sob aplausos, arranca uma plantação, ou grupo de mulheres destrói mudas de pesquisa vegetal, ou há atentados na área de biotecnologia da UFRGS, ou o relógio dos 500 anos é incendiado, ou quando o avanço genético e a evolução da ciência são contestados e atacados com violência, estamos assistindo a forma mais típica de uma ação de elementos reacionários.Os centros de pesquisa e os laboratórios fizeram muito mais contra a fome, do que a maioria os inúmeros discursos sobre o tema. Porém, contra o progresso e o avanço científico, reacionários e reacionárias estão em luta feroz.

DIREITA E REACIONÁRIO

Não faz muito tempo, quando se dizia que alguém era -de direita- e -reacionário-, significava ser contra os avanços sociais e científicos, enfim, o conservador empedernido inimigo do progresso.Passaram-se os anos, terminou a ditadura, caíram o muro de Berlim e o comunismo e, no Brasil, vivemos a democracia plena. Os conceitos de direita e esquerda ficaram superados e mudaram muito; no campo ideológico, deixaram de ser um referencial, talvez sirvam ainda como indicação de sinais de trânsito.

DITADURA NA AMÉRICA

Os que defendem a mais antiga ditadura da América, onde há censura à imprensa e as pessoas fogem do país, se proclamam de esquerda; enquanto os que defendem a liberdade e eleições livres, ou alertam para o ataque à democracia na Venezuela, são chamados de direita.Hoje muitos dos reacionários são jovens e também mulheres, que pena. Os talibãs também são jovens. Seria bom que nossa juventude lesse sobre a Ayaan e seus livros, usassem o Google. Não basta andar de roupa e cabelo moderno, o importante é não deixar o cérebro enclausurado numa burca.O texto acima foi extraído do livro NA NUVEM ( www.olivronanuvem.com.br)

Leia mais

20 fev 2013

BRASIL: PAÍS DA CORRUPÇÃO, DO CARNAVAL E DO SAMBA


SUBSTITUIÇÃO

O Brasil, mesmo muito pouco visitado por estrangeiros, por muito tempo ficou conhecido como país do SAMBA, FUTEBOL E CARNAVAL. Pois, a partir de 2002, quando Lula e, mais adiante, Dilma Rousseff, passaram a governar o país, com o auxílio do Legislativo (com José Sarney e/ou Renan Calheiros à frente) no lugar do FUTEBOL entrou a CORRUPÇÃO.

ECONOMIA

Hoje, como se sabe, muito mais por ter sido colocado no rol do BRICS (pelo conhecido economista Jim O`Neill), o Brasil se tornou muito mais conhecido mundo afora. Nos últimos anos, entretanto, no ambiente econômico a maioria dos investidores ficaram frustrados porque Lula/Dilma resolveram reeditar a velha MATRIZ NACIONALISTA DE SUBDESENVOLVIMENTO. Além, é claro, de promover as mais diversas intervenções em empresas e negócios.

CONCEITO

Ora, depois que os noticiários internacionais, que até pouco tempo atrás aplaudiam o Brasil, passaram a rever suas considerações, o conceito do país começou a mudar. Ficou absolutamente transparente para muita gente que os petistas detestam o MERCADO e têm paixão pelo ESTATISMO. Nos moldes do socialismo mais atrasado que existe.

VICIADO EM CORRUPÇÃO

Mais: o que ninguém imaginava é que esses governantes brasileiros são viciados em CORRUPÇÃO. A ponto de não haver ninguém que consiga diminuir o ímpeto da prática de todos os tipos de safadezas com dinheiro público. Daí que, tanto para quem já veio ao Brasil quanto quem nunca colocou os pés aqui, o Brasil passou a ser conhecido, pela ordem, como o país da CORRUPÇÃO, DO CARNAVAL E DO SAMBA.

PARAÍSO

Como se isso não fosse suficiente, depois que a blogueira cubana, Yoani Sanchez, pisou no solo brasileiro, um movimento organizado pelo PT mostrou uma outra característica até então pouco conhecida no mundo: o regime ditatorial de Cuba leva ao paraíso. É por esse regime que devemos lutar. Yoani ficou espantada, certamente.

PAÍS DA ESTUPIDEZ COM CORRUPÇÃO

Enquanto escrevia este editorial fiquei pensando: será que antes da CORRUPÇÃO, como o que mais marca o Brasil de hoje, não deveria estar a ESTUPIDEZ? Penso que sim. Juntando estas duas características uma coisa é mais do que certa: o nosso futuro é triste. Pelo menos para quem gosta de liberdade, como é o meu caso.

VEREADORA DAS CAVERNAS

Encerro com esta informação, para fazer com que os gaúchos detentores de miolos façam as malas e, urgentemente, procurem outro lugar para viver: a vereadora Sofia Cavedon (PT-Porto Alegre) protocolou, no início desta semana, proposta de emenda parlamentar que transforma o Estádio Olímpico (ex-estádio do Grêmio Futebol Clube), em um Centro de Eventos. A vereadora das cavernas está convencida de que o tombamento permite a adaptação do espaço, preservando a fachada e a estrutura que caracterizam a história e paixões gremistas. Pode?

Leia mais

19 fev 2013

É BOM SABER A VERDADE


AUTO-SERVIÇO

Em meio a essa interminável discussão sobre os preços dos combustíveis que são praticados livremente, tanto pela vontade individual de cada proprietário quanto pela vontade coletiva (em forma de cartel) nos postos de abastecimento, um detalhe por demais importante não está sendo explorado: a PROIBIÇÃO DO AUTO-SERVIÇO (ou SELF SERVICE).

POUCA LIBERDADE

Como recebi uma mensagem explicando que a impossibilidade de haver o auto-serviço é fruto de um acordo sindical (entre patrões e empregados), antes que isto acabe se tornando mais uma verdade pelo efeito da repetição, resolvi entrar no assunto para explicar o que realmente acontece no nosso pobre país de pouca liberdade.

ALGO SIMPLES

O AUTO-SERVIÇO, muito praticado em vários países do mundo (notadamente os mais desenvolvidos), resulta, obviamente, numa redução importante de custos para os consumidores. Além do mais, o auto-serviço num posto de abastecimento é algo tão simples como usar um elevador sem o auxílio de um ascensorista. Ou fazer compras num supermercado, por exemplo.

CABEÇA DE COMUNISTA

A bem da verdade única e indiscutível, o que impede a prática do Auto-Serviço nos postos de combustíveis do Brasil todo é uma lei. Isto mesmo, gente. A Lei 9956/2000, de autoria do senador comunista, ALDO REBELO (PC DO B) (só podia ser coisa de comunista) tem a seguinte redação:

LEI 9956/2000

Art. 1º ? Fica proibido o funcionamento de bombas de auto-serviço operadas pelo próprio consumidor nos postos de abastecimento de combustíveis, em todo o território nacional.Art. 2.º ? O descumprimento do disposto nesta Lei implicará aplicação de multa equivalente a duas mil UFIR ao posto de combustível infrator e à distribuidora à qual o posto estiver vinculado.Parágrafo único. A reincidência no descumprimento desta Lei implicará o pagamento do dobro do valor da multa estabelecida no caput deste artigo, e, em caso de constatação do terceiro descumprimento, no fechamento do posto.

INTERVENÇÃO

Esta estúpida Lei (9.956/2000) foi concebida pelo senador comunista com o propósito de aumentar os empregos. Pode? Ora, em qualquer lugar do mundo onde impera um pingo de democracia, a busca do pleno emprego não implica autorização ao Estado para intervir na tecnologia utilizada pelas empresas. Isto é intervenção brutal e descabida.

MAL CHEIROSA

Bem, como o Brasil, ano a ano, vem perdendo posição em vários índices que medem a liberdade, tanto de agir quanto de se manifestar, não é de se duvidar que para manter os empregos os supermercados venham a ser proibidos de manter o auto-serviço . E os prédios que forem servidos por elevadores, idem. Tomem nota: na cabeça de comunista não há miolos. Tem coisa bem diferente. E mal cheirosa.

Leia mais

18 fev 2013

A PASSOS LARGOS PARA O ATRASO


FALTA DE BOM SENSO

Como os leitores/assinantes do Ponto Crítico já se acostumaram ao longo de mais de trinta anos que me atrevo na área da comunicação, por questões de postura, dever de ofício e de defesa da transparência, jamais deixei de colocar a minha colher LIBERAL em qualquer assunto onde percebo a falta de bom senso.

CAMINHO DO ATRASO

Levando em conta que sou natural do RS, aí mesmo é que aumenta a minha necessidade de ficar atento e vigilante a tudo que acontece no Estado gaúcho. Pois, correspondendo com total nitidez às previsões que fiz anteriormente, pelas mãos do governador Tarso Genro, o RS tomou, de forma muito confiante, o caminho que leva ao atraso.

REAL E PALPÁVEL

Se no primeiro momento muita gente me taxou de especulador, hoje as inúmeras besteiras que vem sendo praticadas pelo governo petista retiram por completo aquela remota possibilidade. Hoje está tudo aí, de forma real e palpável, sem a menor chance de alguém ainda poder passar por equivocado.

COM PROVA E CONTRA-PROVA

Daí a necessidade de todos aqueles que acompanham o Ponto Crítico, de saberem que o Estado gaúcho está sendo depredado, de forma pra lá de lamentável, pela prática das ações testadas, todas elas com prova e contra-prova, no LABORATÓRIO DA TERRÍVEL IDEOLOGIA SOCIALISTA DO ATRASO situado nos porões da ideologia petista.

MITOS

Entre tantos absurdos, são assim considerados por poucos gaúchos que ainda não foram contaminados pelo vírus da estupidez, está a estatal EGR (Empresa Gaúcha de Rodovias), defendida e desenvolvida na cabeça socialista do governador Tarso Genro, e aprovada pela maioria dos deputados que pertencem aos partidos aliados. Só esta decisão basta para sepultar a ideia de que o gaúcho foi, efetivamente, um povo esclarecido, corajoso e politizado. Coisas que no meu entender nunca passaram de mitos.

A FAVOR?

Ah, isto no momento em que a ADVB/RS está lançando o Folder da campanha do RIO GRANDE DO SIM. Pode? Pergunto: - SIM ao quê, afinal? SIM AO ATRASO, imagino. Principalmente porque a campanha informa o seguinte: -Quando está em jogo o futuro do Rio Grande, todos têm que ser a favor. A favor da EGR? Como assim?

PROJEÇÕES INCRÍVEIS

Pois, o fato é que de tudo que a EGR vier a arrecadar, como informam as projeções de faturamento, depois de pagar todas as despesas também previstas (geralmente elas são sempre maiores) mal sobram recursos para construir três (03) quilômetros de estradas no ano. O pior é que nem isto vai acontecer, pois os recursos serão, obviamente, drenados para o Caixa Único do governo, que por sinal só sabe fabricar déficits. Que tal?

Leia mais

14 fev 2013

ECONOMIC CLIFF


FISCAL CLIFF

Os leitores do Ponto Critico devem estar muito bem lembrados do quanto a mídia brasileira, no apagar das luzes de 2012, teceu todos os tipos de comentários a respeito do Fiscal Cliff (Abismo Fiscal), o qual, com toda razão, se apresentava (e continua se apresentando) como uma séria ameaça à economia dos Estados Unidos.

ABISMO ECONÔMICO

O curioso, para não dizer lamentável, é que o governo brasileiro resolveu, por vontade própria, colocar o país diante e à beira de um perigoso ABISMO ECONÔMICO. E nem por isso a mídia está se mostrando preocupada e/ou dando o devido destaque sobre a encrenca na qual já estamos metidos.

ALVARÁS VENCIDOS

Pois, mantendo intacto o meu ponto de vista, que não paro de expor desde o momento em que os governos Lula/Dilma resolveram liquidar com a Matriz de Desenvolvimento Econômico Global para voltar à velha e equivocada Matriz Nacionalista, afirmo que o Brasil está com vários alvarás vencidos.

RELÂMPAGOS

Esses alvarás vencidos significam, com toda clareza, que estamos sujeitos a riscos enormes de uma tragédia econômica, cujos raios, OU RELÂMPAGOS, já estão se apresentando em vários pontos (ou setores) do céu, de forma pra lá de ameaçadora.

FALÊNCIAS

Vejam, por exemplo, que o número de falências requeridas aumentou 20,14% em janeiro deste ano (2013). Segundo dados divulgados pelo Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, o número de falências requeridas passou de 139 em dezembro de 2012 para 167 em janeiro deste ano. Este quadro reflete, matematicamente, o cenário que as empresas enfrentaram em 2012, abrangendo a desaceleração do crescimento econômico e o patamar elevado da INADIMPLÊNCIA DOS CONSUMIDORES.

PRATO CHEIO

Levando em conta: 1- o que informam todos os índices que medem a inflação no Brasil; 2- as desonerações de impostos sem o correspondente corte de despesas públicas (que por sinal estão aumentando); 3- incentivos ao consumo (ao invés da produção); a situação deplorável da Petrobrás; etc., etc., temos aí um prato cheio para fazer o país cair no Abismo Econômico. E, mesmo assim, a mídia brasileira só tem olhos voltados para os problemas vividos por outros países. Pode?

DUAS RAZÕES PARA SER OTIMISTA

Só pode ser, ou estar, otimista no Brasil quem está acima da lei. Quem anda nos trilhos, no caminho certo segundo os padrões normais de comportamento, só pode se manter otimista por duas principais razões: porque é ingênuo ou porque desconhece o que acontece no país.

Leia mais

13 fev 2013

O PAPA POLITICAMENTE CORRETO


NOTÍCIA SURPRESA

Durante o feriadão de Carnaval, o que ganhou mais destaque na mídia, além, é claro, dos desfiles das escolas de samba e das apurações para definir as campeãs, foi a surpreendente renúncia do Papa Bento XVI (Joseph Ratzinger), que permanecerá no cargo até às 20h do dia 28 de fevereiro (16h do horário brasileiro).

RAZÕES APONTADAS

Em comunicado feito na segunda-feira, 11, como é mundialmente sabido, o Papa Bento XVI anunciou que vai deixar a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana por duas razões: IDADE AVANÇADA; e, por NÃO TER MAIS FORÇAS PARA EXERCER AS OBRIGAÇÕES EXIGIDAS PARA O CARGO.

O PAPA ESTÁ MENTINDO?

Ora, tomando por base que os motivos alegados pelo Pontífice não foram bem aceitos por um contingente enorme de católicos, protestantes e de várias outras religiões, a conclusão que se chega é simples: para todos aqueles que estão convencidos de que as REAIS RAZÕES para a renúncia são outras, o Papa está mentindo.

ENGANADORES

Por favor, não entendam isso como um desrespeito ao Papa. Explico: como estamos vivendo uma era de muita desconfiança, assim como reduzida credibilidade em praticamente todas as instituições e instâncias do país, hoje o principal passatempo do povo e, principalmente, dos nossos governantes, é MENTIR. Daí que não há como condenar aqueles que vêem no Sumo Pontífice mais um mentiroso neste amplo universo de enganadores.

MORRER DE ESPECULAÇÃO

Como é simplesmente impossível o Papa Bento XVI vir à público para satisfazer a vontade de todos que ficaram desconfiados com as alegações apresentadas para deixar o posto, o mundo todo vai morrer de especulação. Ninguém, portanto, jamais saberá se os motivos apresentados foram falsos ou não.

LINHA DURA

Como estamos impregnados pelo vírus da falsidade, nada mais lógico do que entender que o Papa usou o expediente de POLITICAMENTE CORRETO na sua exposição de motivos. Afinal, alguém imagina que Bento XVI viria à público para dizer que foram os escândalos e a política que o levaram a desistir. Uma coisa, no entanto, me parece clara: Bento XVI sempre foi considerado um Papa linha dura. Levou esta fama, principalmente, porque foi escolhido para suceder um dos Papas mais carismáticos da história: João Paulo II.

INÍCIO DAS ATIVIDADES

Bem, com o encerramento do Carnaval, do horário de verão (neste final se semana), das férias de muita gente, do recesso parlamentar, e o início das aulas e de praticamente todas as atividades do país, vamos ver o que vai acontecer com o nosso pobre país, que caminha a passos largos para o abismo.

Leia mais