Artigos

01 abr 2013

SAI O EMPREGADO FIXO E ENTRA O DIARISTA


SEMBLANTE TRISTE

Antes de fazer as malas para retornar ao nosso pobre e escandaloso país trato de me olhar no espelho para ver o quanto meu semblante está tomado de tristeza por não poder permanecer nos EUA para sempre. O minha infelicidade aumenta ainda mais quando tomo conhecimento das constantes e costumeiras barbaridades que são cometidas a toda hora aí no Brasil, todas de forma totalmente voluntária.

MUDANÇA

Vejam, por exemplo, a aprovação da lei que dá a equiparação dos direitos trabalhistas a todos os empregados domésticos. Por mais justo que possa ser considerada a lei, o efeito que ela proporciona não será nada daquilo que os injustiçados imaginam. O fato é que a contratação deste tipo de mão de obra vai determinar uma grande mudança: o EMPREGADO FIXO será substituído pelo DIARISTA.

CUSTO ELEVADO

Portanto,independente do interesse e da vontade de qualquer empregado doméstico, a lei que passa a valer a partir deste mês de abril precisa ser bem entendida por ambas as partes (empregados e empregadores). A partir de agora o custo dessa prestação de serviços vai se tornar muito elevado para quem pretende contratar, ou manter os contratos em vigor.

PRAXE

Fico ainda mais triste, embora nada surpreso, pela total falta de bom senso dos deputados e senadores. Eles, ao invés de discutirem para valer uma REFORMA TRABALHISTA, resolveram piorar tudo: detonaram o conteúdo do projeto original, que propunha uma redução do INSS do empregador doméstico de 12% para 4%, permitindo, assim, que o empregador depositasse o FGTS do seu empregado doméstico sem o impacto crucial do aumento do custo empregatício.

LEGISLAÇÃO

Quem sabe a partir de mais esta lei absurda os próprios empregados domésticos consigam, finalmente, entender as razões para a nossa terrível falta de competitividade. Lamentavelmente, tudo aquilo que deveria ser resolvido pela NEGOCIAÇÃO, no Brasil tudo acaba sendo decidido por LEGISLAÇÃO.

SÍNTESE

Em síntese, a situação ficou assim: daqui para frente, empregados domésticos e empregadores que estão dispostos a realizar um contrato, não podem se acertar e muito menos negociar. Tudo porque a lei colocou entre as partes um grande obstáculo denominado CUSTO TRABALHISTA. Diante da impossibilidade de haver qualquer negociação todos saem perdendo. Que tal?

DIARISTAS

Com o encarecimento brutal da mão de obra doméstica fixa, a tendência é que com o passar do tempo ela deixe de existir, a exemplo do que já aconteceu em vários países. Daqui para frente, para o bem ou para o mal, o que passará a existir será, inevitavelmente, os diaristas.

Leia mais

27 mar 2013

FASCÍNIO PELA LIBERDADE


SÉRIE ENCERRADA

Encerro hoje esta curta série de editoriais que escrevi sobre a Flórida, notadamente sobre Naples, que mereceu um tratamento muito especial. Mas, antes de me despedir desse local mágico ainda passo por Miami, Fort Lauderdale e Boca Raton para visitar amigos e desfrutar das delícias que os EUA oferecem aos seus moradores e visitantes.

AR AMERICANO

Lugares bons para morar, trabalhar, estudar e se divertir existem muitos pelo mundo afora. Inclusive no Brasil. No entanto, sem qualquer ponta de exibicionismo, já na primeira vez que coloquei os pés em solo americano, gostei muito daqui. Foi, certamente, o ar de liberdade que me encheu os pulmões tão logo respirei este ar.

O COLETIVO E O INDIVIDUAL

Confesso que isto foi decisivo para vir a me tornar um liberal convicto. Desde o primeiro contato com o povo dos EUA me tornei absolutamente intolerante com todos aqueles que adoram decidir sobre a vida alheia. Desde cedo entendi que o COLETIVO me fazia ser dependente. Ficou claro, a partir de então, que não existe nada melhor do que ser e agir INDIVIDUALMENTE.

LIMITE DA LIBERDADE

Mesmo que o discernimento já me sacudia a mente e me deixava mais acordado, o fato de ser responsável pelos meus próprios atos já me obrigava a entender que a liberdade cessa, imediatamente, quando ela se torna uma ameaça à liberdade alheia. Aí o limite que muita gente não consegue perceber e acaba confundindo tudo.Daí, portanto, explico este fascínio que nutro pelos EUA.

ECONOMIA

Além do mais, a economia americana já começa a dar novamente o ar de sua graça. Os indicadores estão se movendo devagar, é verdade, mas de forma segura para onde aponta o desenvolvimento e a prosperidade. Tudo sem intervenção governamental, o que garante que o caminho certo é esse. Simplesmente esse, gente.

EDUCAÇÃO

Na área da Educação , considerado no mundo todo e fora dele como a mola mestra do SOCIAL, da CULTURA e do COMPORTAMENTO, aí é de arrepiar. O governo, aliado às fundações e instituições de ensino de todos os tipos e graduações tomou a iniciativa de avançar fortemente no campo da NEUROCIÊNCIA. É hora, portanto, do cérebro americano funcionar mais e melhor, para garantir um diferencial decisivo na comparação com os outros povos.

SONY OPEN

Bem, como a Semana Santa está começando amanhã vou tratar de curtir o feriadão de Páscoa da melhor maneira possível. Uma delas já está garantida por alguns amigos que, gentilmente, me ofereceram os convites para assistir, em camarote VIP, o espetacular SONY OPEN de TENIS, em Miami, no Key Biscayne. Aliás, o Itaú é um patrocinador master do evento.Ontem, por exemplo, tive a oportunidade de assistir a vitória de S. Williams sobre a excelente Na Li. Maravilha. HAPPY EASTER!

Leia mais

26 mar 2013

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR


SAÚDE PÚBLICA

Já vai longe o tempo em que comer muito significava adquirir força e saúde. Mas, o pior de tudo é que, para muita gente a gula e o prazer propõe um consumo de produtos que nem de longe deveriam ser chamados de alimentos. Esta falta de controle, ou vício, mostra que além de não dominar a quantidade ideal daquilo que pode e deve ser consumido, milhões de pessoas também não se preocupam com a qualidade consumida.

PROBLEMA DE OBESIDADE

É sabido por todos os cantos do mundo que os americanos (os brasileiros, infelizmente, estão no mesmo caminho) convivem com um sério problema de obesidade. Se a situação é ruim no geral, nos mais jovens chega a ser simplesmente dramática.

PRATOS LIGHT

Pois, para colaborar de forma importante com o gritante problema de saúde pública, que exige uma urgente e necessária reeducação alimentar, alguns restaurantes americanos, principalmente os Familys já entraram em ação, apresentando, com fotos os pratos do cardápio light.

PORÇÃO REDUZIDA

Trata-se tão somente de uma sugestão mais leve do mesmo prato que consta no cardápio tradicional. A diferença está na porção, mais reduzida. O preço, por conseguinte, também se ajusta, proporcionalmente, à quantidade servida, tornando a refeição mais saudável e mais em conta. Em síntese, tudo pesa menos. Tanto no estômago quanto no bolso do cliente.

EXPERIÊNCIA

Ontem, ao ser atendido num restaurante de grelhados (tipo steak-house) resolvi experimentar o CARDÁPIO LIGHT para, assim, poder constatar se a quantidade servida seria suficiente para satisfazer meu desejo de consumo. Foi ótimo. Até a sobremesa estava dentro do mesmo propósito, ou seja, em meia porção.

FILOSOFIA CHINESA

Para que as pessoas se sintam atraídas pela necessidade de diminuir a vontade de comer, sem com isso deixar de se alimentar bem, a melhor sugestão, segundo a filosofia chinesa, é comer a metade daquilo que se tem vontade; tratar de se exercitar em dobro; e procurar rir de forma tripla.

REFRIGERANTES

Vale lembrar que uma guerra informativa a respeito dos refrigerantes também está em curso nos EUA: aí está o grande mal, que somado aos maus costumes alimentares resulta numa legítima bomba para o corpo humano. Da mesma forma como o cigarro é considerado um dos mais sérios problemas de saúde pública, os refrigerantes já estão sendo colocados na mesma linha de preocupação. Cabe aos pais entender e educar.

Leia mais

25 mar 2013

ASSUNTOS AMENOS


RAZÕES PARA AMENIDADES

Há boas e várias razões para escrever um pouco mais sobre Naples, cidade litorânea da Flórida que mais me completa em termos de beleza, tranquilidade, clima e tudo mais. A primeira delas fica por conta do aniversário da Lúcia, minha mulher. Como uma das suas atividades compreende a revisão dos meus textos, tenho certeza de que ela gostaria de ser presenteada nesta data com os assuntos mais amenos.

PARAÍSO

Junto a este importante motivo o fato de estarmos em plena semana da Páscoa. Isto significa que o Brasil, que já está parado, não vai andar um milímetro para frente nos próximos dias. O mais provável é que seja para trás, como já vem acontecendo. Além disso satisfaço, também, a um bom número de leitores/assinantes, que se manifestaram querendo saber mais sobre o que acontece neste PARAÍSO americano, que leva o nome de Naples.

EXCEÇÃO?

Antes de tudo, no entanto, peço desculpas pela forma exagerada com que me refiro à Naples. Até porque sei, perfeitamente, que a escolha e a paixão por lugares, povos e atrações é pessoal, individual. Admito até que a unanimidade até pode ser burra, como dizia Nelson Rodrigues. Mas, em relação a Naples quem sabe não estamos diante de uma exceção? Que tal?

MELHOR LUGAR PARA TRABALHAR

Aí no Brasil é muito comum a mídia fornecer uma lista das melhores empresas para trabalhar, segundo pesquisa feitas entre os próprios funcionários. Na quase totalidade dos casos torna-se público as formas e atitudes adotadas pelos empreendedores visando tornar os ambientes de trabalho cada vez melhores para seus colaboradores.

IMIGRAÇÃO

Imaginando, utopicamente, a inexistência de problemas de imigração, com toda a certeza a cidade de Naples estaria listada entre aquelas que os visitantes mais gostariam de residir. Principalmente, aqueles que adoram o clima quente, como é o meu caso e de grande parte dos americanos que vivem no norte dos EUA.

FORA DA CASINHA

Aqueles que vivem no Brasil, caso pudessem residir aqui, certamente precisariam de alguns meses para, através de um rigoroso programa de educação e bons costumes, se adaptar adequadamente ao meio. Não é tão fácil assim exorcizar o nosso tipo de comportamento, totalmente inadequado para os costumes das pessoas que vivem em Naples. A toda hora é SORRY ou EXCUSE ME. Tanta educação chega a parecer exagero. Como todos os dias cometo uma ou mais gafes acabo me dando conta do quanto ando fora da casinha.

COMPENSAÇÃO

Fico pensando naqueles que ficam muitos dias num lugar assim e depois voltam para o Brasil. Se continuarem agindo de acordo com o comportamento adquirido aqui acabarão passando mal no nosso país. Em poucas horas, ou até mesmo no aeroporto, já terão, certamente, que recorrer aos velhos hábitos para obter alguma vantagem ou não passar por bobo. A compensação é que já sabem se comportar de duas formas. De acordo com o ambiente. Um, de primeiro mundo. Outro, de quinto mundo. Amanhã escrevo sobre alimentação e obesidade. Aguardem!

Leia mais

22 mar 2013

POR QUE PREFIRO NAPLES?


FLÓRIDA

Como é sabido, a grande maioria dos brasileiros que viaja para Flórida vai mesmo para Orlando e/ou Miami e arredores. Poucos conhecem a maravilhosa Naples, situada no lado do Golfo do México, à 180 km de Miami, que muitos americanos ricos e educados adotaram para se refugiar do frio do Norte dos EUA.

NAPLES

Naples é uma cidade sem agito. Ali há uma combinação perfeita de vários ingredientes necessários para uma excelente estada: boa educação do povo, enorme tranquilidade, belíssimos pôr-do-sol frente ao mar, restaurantes de todos os tipos, shoppings, golfe e praias de areia branca. Tudo rodeado pelos mais luxuosos condomínios e residências.

MAL ACOSTUMADO

Bastam dois dias em Naples para deixar qualquer brasileiro MAL ACOSTUMADO. Ouve-se a todo instante pedidos de desculpa por nada. Ninguém fala alto nas ruas, bares e restaurantes. No trânsito não se ouve buzinas nem acelerações estúpidas e praticamente todos os motoristas respeitam a velocidade nas ruas e estradas (ESTRADAS com letra maiúscula).

CIDADANIA

Há mais de cinco anos que visito Naples. Para ser sincero, além das maravilhas que a mãe natureza oferece, e mais aquilo que a mão dos americanos consegue melhorar neste cenário ambiental, o que mais me chama a atenção aqui é exatamente aquilo que inexiste no Brasil: CIDADANIA. Aqui todos os seres humanos são CIDADÃOS, ou seja, conhecem seus direitos e cumprem seus deveres.

A GLÓRIA

Se tudo isso já torna a viagem pra lá de boa, as ofertas de produtos e serviços por preços absolutamente ridículos se comparados com os nossos aí no Brasil, aí é a glória. Mais: nem é preciso recorrer aos Outlets para fazer boas compras. Mesmo nos shoppings e lojas mais refinadas, com preços mais elevados, ainda vale muito mais a pena do que comprar no Brasil.

DILMA

Eu poderia ficar escrevendo muitas coisas a respeito de Naples, mas preciso desfrutar a curta temporada que por aqui fico. Estou fazendo de tudo para não lembrar da aprovação obtida pelo governo Dilma, assim como de sua imensa popularidade. Tudo para não atrapalhar ou desviar a minha atenção das coisas boas que Naples oferece.

SEM EXAGERO

Antes de tudo informo que mesmo sendo basicamente frequentada por americanos muito ricos, os restaurantes e o comércio não exageram nem um pouco nos preços. Até nos vinhos oferecidos nas extensas cartas, a ganância é reduzida. Em suma: é possível ir a qualquer restaurante sem ser enganado, roubado ou traído. Tim tim.

Leia mais

21 mar 2013

OS AVALIADORES DE DILMA


ATREVIMENTO

Dias atrás tratei da forma pouco educada e bastante atrevida com que as autoridades brasileiras reagiram quanto à classificação obtida pelo Brasil no IDH de 2012. Como de praxe, esses e outros petistas não surpreenderam, quando também não admitiram que os serviços públicos mais importantes para qualquer país do mundo, (caso da EDUCAÇÃO, SAÚDE E SEGURANÇA) são, de fato, muito ruins no Brasil.

DESPREZO PELA EDUCAÇÃO

Como se não bastasse o claro desenvolvimento da IDEOLOGIA DO ATRASO no país, como bem escreveu no seu blog o jornalista Carlos Alberto Sardenberg, ao analisar as respostas dadas nas provas do ENADE, cujo artigo reproduzi aqui na semana passada, nesta semana entrou em cena o ENEM para mostrar o quanto o governo Dilma despreza a educação.

ENEM

Se o ENADE mostrou que só se dá bem o aluno que foi cooptado pela ideologia, no ENEM a tônica fica por conta da burrice e/ou deboche. Por exemplo: numa questão que tratava de imigração, um aluno respondeu escrevendo uma detalhada receita de miojo. Resultado: conseguiu tirar mais de 50% da nota. Enquanto isso, numa redação um outro aluno escreveu -trousse- e ganhou avaliação máxima. Ah, teve também um aluno que escreveu o hino do Palmeiras. Que tal?

TEM SENTIDO...

Depois deste escancaramento, sobre a forma com que o governo está tratando da educação do povo, fica claro e evidente que as notas espetaculares recebidas pela presidente Dilma e seu governo em todas as avaliações tem sentido. Os ignorantes e os cooptados ideologicamente perfazem o alto percentual, de 80%, que dá a aprovação.

NA PRÁTICA

Fazendo uma projeção, dentro de poucos anos não é de se duvidar que estaremos diante de casos tão incríveis também fora das provas teóricas do ENADE e do ENEM. Imagine, com razão, que alguém foi a um posto de saúde para obter um diagnóstico. Depois de ser atendido, o médico lhe entregou uma receita contendo o hino do Palmeiras ou uma receita de bolo. Que tal?

PERSEGUIÇÃO

Quando o pessoal que faz o levantamento de dados para montar o IDH ficar sabendo de que forma o governo brasileiro encara a Educação no país, aí a coisa vai ficar ainda mais preta. E o ministro Mercadante vai pedir a cabeça de todos os membros do IDH, por perseguição ao Brasil.

NAPLES

Para ficar um pouco afastado desses e outros tantos absurdos resolvi sair por alguns dias do Brasil. Vou passar toda a semana da Páscoa na Flórida, EUA, sendo que boa parte do tempo devo ficar num lugar mágico chamado Naples. Vou conviver alguns dias com gente muito educada e inteligente. Gente que escolheu Naples exatamente porque tem muito conhecimento. Fui.

Leia mais