Frase do dia
Desconfiem sempre do que noticia a imprensa escrita e falada. A caneta de um mau jornalista, pode fazer tanto mal quanto um bisturi de um mau médico.
- Enéas Carneiro
CASE PIX
Ontem, enquanto o mundo todo se deliciava com o discurso do presidente Donald Trump e suas primeiras decisões, aqui no Brasil, o presidente Lula, demonstrando forte abatimento por conta dos danosos efeitos do -CASE PIX- que atingiu em cheio a já claudicante -CREDIBILIDADE DO SEU PÉSSIMO GOVERNO-, reuniu seus incontáveis e incapazes ministros e, do início ao fim do encontro DESCEU O PAU em todos os presentes.
PLANO DE COMUNICAÇÃO
Independente das caneladas que foram distribuídas à granel, a reunião ministerial tinha como objetivo apresentar seu novo secretário das -comunicações-, o marqueteiro Sidônio Palmeira, que entrou no lugar do péssimo Paulo Pimenta, e, de imediato, apresentou um plano RECHEADO DE MENTIRAS DESLAVADAS para tentar alavancar a popularidade do governo petista, que desanda claramente dia após dia.
GLOBO NAZISTA
Ainda assim, o que mais chamou a atenção foi o triste e nojento papel da Rede Globo -emissora oficial do governo Lula-, que viu -e tentou influenciar seus pobres telespectadores- de que o gesto de Elon Musk, durante o discurso de posse de Trump, mostrando o braço direito estendido em um ângulo para cima, com a palma da mão para baixo e os dedos juntos, tinha a ver com GESTO NAZISTA.
A TOCA DO LOBO
A propósito, eis aí o oportuno texto que li hoje na página -A TOCA DO LOBO-, (https://www.facebook.com/atocadolobomau):
Ainda me lembro dos tempos em que ser jornalista era algo associado a uma busca quase romântica pela verdade. Hoje, parece mais um hobby perigoso praticado por quem confunde manchetes com tweets e ética com filtros de Instagram. É um universo fascinante, onde os fatos não apenas têm lados — eles têm patrocinadores.
Imagine uma sala cheia de chimpanzés com máquinas de escrever, tentando produzir uma peça de Shakespeare. Agora substitua os chimpanzés por jovens com smartphones e a peça por manchetes que gritam "Nxzismo!" ao menor sinal de divergência de opinião. O resultado? Algo entre tragédia e comédia, com uma pitada de documentário falso.
A Nova Imprensa opera sob um princípio engenhoso: quem precisa de fatos quando se tem falsas narrativas? Não é preciso muito esforço; basta pegar qualquer gesto fora de contexto, uma foto mal tirada ou, melhor ainda, uma frase de dez anos atrás e transformar tudo em prova cabal de que estamos à beira de um apocalipse fascista. Funciona como um truque de mágica, só que sem o talento do mágico.
Um político do time A faz um gesto suspeito? Nada a temer, é apenas um visionário incompreendido, talvez saudando o futuro ou espantando uma mosca metafórica. Agora, se o mesmo gesto parte de alguém do time B? Prepare-se, caro leitor, porque acabamos de testemunhar in loco o retorno triunfal do Zé do Bigodinho! O mundo treme, e as redações vibram.
SEGUE...
Pra ficar ainda mais claro:
Quando Elon Musk faz um gesto qualquer, a imprensa se apavora como se ele estivesse acenando com um bigode pintado de preto e uma suástica na testa. Mas quando Obama ou Kamala Harris fazem o mesmo, a imprensa têm um orgasmo múltiplo. Porque, vindo de democratas, claro, são gestos de liderança, sabedoria e, quem sabe, um toque de bondade universal.
E a plateia? Bem, essa é a verdadeira obra-prima. Pessoas aparentemente sensatas que, ao verem o 657º artigo comparando, por exemplo, um aceno a um amigo do outro lado da rua à ascensão do Terceiro Reich, concordam e dizem: “Sim, faz todo o sentido!”
O jornalismo atual não está preocupado com a verdade. Isso exige trabalho, e trabalho é terrivelmente fora de moda. Mais fácil transformar o mundo em um eterno campeonato de moralidade — sem regras claras, mas com muitos prêmios de participação. O grande truque da Nova Imprensa é sua moralidade flexível, uma verdadeira ginástica olímpica da conveniência.
Não importa o contexto, a verdade ou sequer a lógica. A manchete está sempre pronta antes mesmo de alguém ligar a câmera. E a plateia, fiel como um fã de novela ruim, continua aplaudindo, acreditando e compartilhando com um fervor quase religioso.
Neste ritmo atual de desinformação excessiva, o futuro será um lugar onde até o ar que você respira será acusado de extremismo, dependendo de quem medir o carbono.
A moral da Nova Imprensa é como uma dança de salão – flexível, sempre pronta para mudar de posição conforme a música. O gesto é só um gesto, até que ele é feito por alguém que não segue o roteiro aprovado pela galera. E aí surge a grande pergunta: se a indignação só pega quando é com o “outro lado”, será que alguém realmente se importa com os gestos ou estamos todos apenas esperando o próximo episódio de "Quem é o vilão da vez?"
LÁ E CÁ
Nesta -histórica- manhã, enquanto o mundo todo espera, com muita ansiedade e esperança, a posse de Donald Trump como presidente dos EUA, aqui no nosso empobrecido Brasil o presidente Lula, de forma pra lá de falsa e muito confusa admitiu, que o governo ainda não entregou o que prometeu em 2022. Mais: pediu aos ministros que fizessem uma CORREÇÃO (???) naquilo "QUE FIZEMOS DE ERRADO. Que tal?
DOBRAR A META
Ora, a rigor, ou a bem da mais pura verdade, o governo Lula NÃO FEZ NADA DE ERRADO. Mais do que sabido, apesar da carga elevada de esforços, Lula e seus apoiadores diretos e indiretos apenas não CONSEGUIRAM ATINGIR A META DE DESTRUIÇÃO imposta pelo estudado e calculado -PROGRAMA DE GOVERNO PETISTA-. Como tal, como diria a filósofa contemporânea Dilma Comunista Roussef, o ATRASO da -DESTRUIÇÃO PLANEJADA- está obrigando o presidente Lula a DOBRAR A META.
HARMONIA PERFEITA
Ainda assim, o que muito chama a atenção é que nem mesmo a HARMONIA PERFEITA que existe e prospera, de forma AFINADA E INTERESSADA, entre os PODERES - GOVERNO LULA, STF e os MEIOS DE COMUNICAÇÃO -TRADICIONAIS-, foi capaz e suficiente para garantir o SUCESSO da EMPREITADA.
FASCISMO
Tudo leva a crer, neste momento, que até muitos esquerdistas -da gema- estão cansados de tanta MENTIRA. Mais: cresce, em todas as rodas, a olhos e mentes, o entendimento do que é o FASCISMO e quem, a rigor, é FASCISTA no nosso empobrecido Brasil. Só para lembrar, e comparar, o FASCISMO é um REGIME AUTORITÁRIO com concentração total do PODER NAS MÃOS DO GOVERNO, ou, no caso brasileiro, nas mãos e mentes do TRIO HARMÔNICO, que decide tudo sem dar a mínima para a JUSTIÇA. Que tal?
ESPAÇO PENSAR +
No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: PSDB, PT E O FIM DE UMA ERA SOMBRIA, por Percival Puggina. Confira: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar
SEM MEDO DE MENTIRAS
Ontem, sem causar mínima surpresa, o presidente Lula afirmou, publicamente, que -o governo não pode "ter medo de enfrentar a mentira". Mais: em tom nada convincente atacou o que chamou de "pessoas travestidas de políticos que na verdade tentaram dar um golpe". Que tal?
PRERROGATIVA DO PRESIDENTE
Antes de tudo, na sua PRIMEIRA AFIRMAÇÃO Lula dá a entender a todos os brasileiros, e estrangeiros em geral, que está pra lá de convencido de que -MENTIR É -PRERROGATIVA- DO PRESIDENTE- e como tal usa e abusa do DIREITO DE FALAR INVERDADES. Na real, Lula insinua QUE NÃO GOSTA DE CONCORRÊNCIA!
É PRECISO MENTIR
A rigor, antes que apareça alguém disposto a me acusar por publicações falsas, basta assistir o vídeo publicado pela Agência Reuters, de 16 de junho de 2023, onde o próprio Lula, sem o menor constrangimento, afirma -TENHO QUE MENTIR, É PRECISO MENTIR. POLÍTICO TÊM QUE MENTIR, PORQUE SEMPRE É MAIS FÁCIL ACREDITAR EM UMA MENTIRA! Que tal?
FALTA CREDIBILIDADE
Mais: O empresário João Amoedo, que nutre indisfarçável simpatia por Lula e/ou pela esquerda em geral, reforçou, ontem, em entrevista que concedeu ao UOL, ao se referir ao recuo no anúncio das alterações do PIX, que o GOVERNO LULA PECA POR FALTA DE CREDIBILIDADE. E completou dizendo: -o entendimento do brasileiro ao ver a revogação foi de que TEMOS UM GOVERNO FRACO ou UM GOVERNO QUE MENTE. Ou as DUAS COISAS...
Para completar, eis como resumiu o jornalista J.R.Guzzo: -Lula, o governo e os jornalistas estatizados que correram mais uma vez em seu socorro não vão convencer ninguém de que foram vítimas de mentiras da internet. A maioria da população fica convencida, isto sim, de que quem está mentindo são eles.
VACA SAGRADA
Da mesma forma que para os hindus a VACA É UM ANIMAL SAGRADO, para os brasileiros o -PIX-, por conta de sua espetacular aceitação como forma de pagamento e recebimento -instantâneo-, passou a ser visto no Brasil como -INSTRUMENTO SAGRADO-, do tipo que não suporta AMEAÇAS, PERTURBAÇÕES e/ou INTERVENÇÕES -FISCALISTAS-, de GOVERNANTES ENXERIDOS.
CRIME HEDIONDO
O governo Lula, mesmo sabendo que em VACAS SAGRADAS NÃO SE MEXE, resolveu testar o povo brasileiro, e de pronto foi imediatamente rechaçado por TODOS os brasileiros, independente de cor, idade, gênero, ideologia e escambau... Ao se meter numa UNANIMIDADE NACIONAL, o governo protagonizou um verdadeiro CRIME HEDIONDO, do tipo que não tem PERDÃO.
PÂNICO
O FATO, indesmentível, é que uma BRUTAL DESCONFIANÇA tomou conta do Brasil inteiro, a partir do exato momento em que o Secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, achou por bem se valer do PIX para obter informações visando nítido e inegável propósito -FISCAL-. Esta péssima ideia, mais do que esperado, gerou uma enorme -ONDA DE DESCONFIANÇA, do tipo -TSUNAMI-, provocando um claro sentimento de PÂNICO na sociedade brasileira.
ERRO GROSSEIRO
Mesmo diante do indisfarçável CAOS, o Secretário da Receita Federal -NÃO ADMITIU- que cometeu um GROSSEIRO ERRO. Muito pelo contrário: ao anunciar a revogação da instrução normativa que TRATAVA DA (confessada) FISCALIZAÇÃO DO PIX disse, sem ruborizar, que “pessoas inescrupulosas distorceram o ato normativo” do Fisco e prejudicaram “muita gente no Brasil”. Pode?
Formado em Administração, o comunicador de PENSAMENTO LIBERAL, nome de grande credibilidade na comunidade gaúcha, com ideias próprias e firmes, é defensor da economia de mercado e do fim de qualquer subsídio por parte do governo.
Gilberto Simões Pires iniciou sua carreira na área de comunicação em 1986, no Rádio. A seguir atuou como comentarista econômico na TVE (Mercado em Ação); na TV Guaíba (Câmera 2); no Grupo RBS (Rádio Gaúcha, RBS TV e Jornal Zero Hora); na TV Pampa (Pampa Boa Noite).
Após, na Rede Bandeirantes Porto Alegre, ancorou os programas -PRIMEIRO PLANO- na Band AM, e CONTROLE REMOTO na Band TV.
Por oito anos ancorou Programa -PONTOCRITICO.COM- no canal 20 da NET e, desde 2009, escreve diariamente a E-OPINION LIBERAL - PONTOCRITICO.COM- .
Em ambientes associativos é membro efetivo do Clube de Editores e Jornalistas de Opinião e coordenador da Sociedade Pensar+.
EQUIPE EDITORIAL
Editor: Gilberto Simões Pires
Assinaturas: Lúcia Pedroso
Para Anunciar: Cristina Sacks