Frase do dia
Uma sociedade baseada na liberdade de escolha é melhor do que uma sociedade baseada no socialismo e na coerção.
- Milton Friedman
REDES SOCIAIS E WHATSAPP
No Brasil, tão logo ficou escancarado que a SUPREMA CORTE, por estrita vontade de uma coesa maioria, passou as DAR AS CARTAS E JOGAR DE MÃO, provando que a SOBERANIA é uma exclusividade daquela nojenta INSTITUIÇÃO E NÃO DO POVO, as REDES SOCIAIS, notadamente o WHATSAPP, passaram a ser utilizados como instrumentos próprios e efetivos de TERAPIA DE GRUPO.
TIRANIA DA CORTE
Mesmo sabendo que a qualquer momento podem vir a ser TRAÍDOS E/OU DENUNCIADOS por -INFILTRADOS- pelo fato de usarem a SANTA LIBERDADE para expressar e repudiar, de todas as formas, os flagrantes descumprimentos da Constituição, o número de GRUPOS DE BRASILEROS que usam as REDES SOCIAIS, notadamente o WHATSAPP, cresce sem parar abrigando, na sua grande maioria, pessoas pra lá de indignadas e revoltadas com a TIRANIA DA CORTE.
ABRIGO DA ESPERANÇA
Estes espaços, que se tornaram próprios e prontos para a prática da -TERAPIA DE GRUPO- funcionam como -ABRIGO DA ESPERANÇA-, onde reinam as mais diversas expectativas de que em algum momento a CORDA ARREBENTE e a DEMOCRACIA -SEQUESTRADA- PELA CORTE SUPREMA- recupere a LIBERDADE e com isso o POVO VOLTE A SER O LEGÍTIMO SOBERANO.
DRAMA
Sem tirar nem pôr, como se percebe, boa parte das REDES SOCIAIS se transformaram em GRUPOS DE APOIO que guardam similaridade com as RODAS DE CONVERSA do tipo -ALCOÓLICOS ou NARCÓTICOS ANÔNIMOS, onde cada um conta o seu DRAMA e assim, de forma coletiva, todos consigam reunir forças para BRECAR O CURSO DO COMUNISMO, que a olhos vistos está destruindo, sem dó nem piedade, o nosso empobrecido Brasil.
ESPANTO
Por incrível que pareça, abundam nas redes sociais um fantástico sentimento de ESPANTO quanto às MENTIRAS e/ou ABSURDOS de toda ordem que foram ditos pelo presidente Lula, no seu discurso de abertura da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, na última terça-feira,19, em Nova York.
PALAVRAS DE ORDEM
Ora, em primeiro lugar só poderia causar algum ESPANTO caso Lula resolvesse NÃO MENTIR ou NÃO OMITIR AS VERDADES. Como bem referiu o senador Rogério Marinho, Lula foi o velho -MAIS DO MESMO-, ou seja, além de CULPAR SEUS ANTECESSORES usou as velhas e conhecidas -PALAVRAS DE ORDEM- como se estivesse em uma assembleia de metalúrgicos-.
LIGANDO NO AUTOMÁTICO
Como se estivesse ligado em modo -AUTOMÁTICO-, Lula tratou de criticar o EMBARGO A MERICANO CONTRA CUBA. E, SEM ESPANTO, o comunista SE OMITIU quanto às claras, gritantes e rotineiras VIOLACÕES CONTRA A LIBERDADE E OS DIRIETOS HUMANOS, que correm soltas por todos os cantos da pobre ILHA COMUNISTA.
OUTRA MENTIRA
Outra mentira: Lula. sem corar, declarou ao mundo todo que DEFENDE A LIBERDADE, quando, na mais pura real, o seu governo é marcado 1- pelo APARELHAMENTO DA MÁQUINA PÚBLICA; e, 2- PELO CERCEAMENTO DO EXERCÍCIO DA CRÍTICA, que atinge de morte o DIREITO UNIVERSAL da LIBERDADE DE EXPRESSÃO.
PAÍSES AFINADOS COM O COMUNISMO
Para finalizar, também não é cabível qualquer tipo de ESPANTO o inquestionável fato de que Lula e seus comparsas comunistas só tenham OLHOS E CONSCIÊNCIAS VOLTADOS APENAS PARA PAÍSES QUE TÊM TOTAL AFINIDIDADE IDEOLÓGICA com REGIMES AUTORITÁRIOS.
ESPAÇO PENSAR+
No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: VEM AÍ O PROGRAMA "MAIS CHARUTOS?", por Percival Puggina. Confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar
AMIGO DE FÉ E IRMÃO CAMARADA
No último sábado, 16, antes de seguir para Nova Iorque para participar da abertura da Assembleia Geral da ONU, Lula fez um festivo PIT-STOP em Cuba, onde manteve um encontro com seu amigo de fé e irmão camarada Raul Castro. Na ocasião, o nosso presidente-comunista, pela enésima vez, CONDENOU, ENTUSIASTICAMENTE, O EMBARGO ECONÔMICO IMPOSTO PELOS ESTADOS UNIDOS.
MOTIVOS DO EMBARGO
Antes de tudo, para quem não sabe ou não se interessou em saber, em 1962, o EMBARGO -COMERCIAL, ECONÔMICO E FINANCEIRO a CUBA foi estabelecido por várias razões. Uma delas por conta da ESTATIZAÇÃO, SEM INDENIZAÇÃO, DAS REFINARIAS DE PETRÓLEO DE PROPRIEDADE AMERICANA. Ou seja, no exato momento em que o governo cubano se decida pela volta da democracia e/ou pela devolução das propriedades, o EMBARGO DEIXA DE EXISTIR.
LEI HELMS-BURTON
Mais: a -LEI HELMS-BURTON-, no seu Título 3, faz referência a que os RECLAMANTES DE PROPRIEDADES que foram EXPROPRIADAS em Cuba, incluindo os que nesse momento não eram estadunidenses, DEVEM SER PROTEGIDOS. Para tal, estabelece um grupo de normas que inclui a possibilidade de demandar perante tribunais dos Estados Unidos a entidades que “trafiquem” com essas propriedades.
O REAL EMBARGO
Em nenhum momento, infelizmente, essa turma de comunistas desvairados, se manifesta a favor dos DIREITOS FUNDAMENTAIS. Isto significa, ipsis literis, que a PROPRIEDADE é uma exclusividade do ESTADO. Resumindo: o real EMBARGO -À VIDA, À PROPRIEDADE E À LIBERDADE- FOI IMPOSTO ATRAVÉS DA REVOLUÇÃO CUBANA, a partir de 1º de janeiro de 1959, por Fidel Castro e Che Guevara.
ESPAÇO PENSAR+
No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: A PEREGRINAÇÃO DE LULA, por Percival Puggina. Confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar
CONSÓRCIO
É sempre importante lembrar que em junho de 2020, usando como pretexto -ridículo- a divulgação -EM CONJUNTO- do número de mortes e contaminados pela Covid-19, jornalistas da GLOBO, EXTRA, ESTADÃO, FOLHA E UOL trataram de formar um CONSÓRCIO com o nítido e cruel propósito DETONAR, -através de NARRATIVAS MENTIROSAS-, tudo que estava sendo feito -e muito bem feito- pelo governo Bolsonaro.
ORDEM
Surfando na mesma onda do PÉSSIMO JORNALISMO, os participantes do combinado CONSÓRCIO em momento algum esconderam que estavam FECHADOS com LULA e como tal estavam dispostos a fazer de tudo e mais um tanto para eleger o seu fiel e declaradamente preferido candidato. Isto passou a ser a grande ORDEM que deveria ser cumprida -à risca- em todas as redações das empresas CONSORCIADAS.
É PRECISO REAGIR...
Pois o mesmo e ridículo ESTADÃO, jornaleco que fez questão de participar -ATIVAMENTE- do CONSÓRCIO DA MÍDIA ABUTRE, no ESPAÇO -OPINIÃO-, publicou ontem, 17, o curioso texto -BÚSSOLA INSTITUCIONAL AVARIADA-, dizendo que -HÁ UM CLIMA DE PERMISSIVIDADE INSTITUCIONAL - no país, no qual Executivo federal e setores do Judiciário sentem-se autorizados a atuar como bem entenderem, indiferentes à Constituição. Mais: completa a frase dizendo que -É PRECISO REAGIR!-
ISOLADAMENTE
Ora, desde a primeira frase colocada no texto chama muito a atenção o fato de que este importante tema esteja sendo tratado, ISOLADAMAENTE, pelo ESTADÃO, e não pelo CONSÓRCIO DA MÍDIA ABUTRE, que de forma organizada e comprometida APOIOU, sem fazer uma crítica sequer, a postura nojenta do STF a partir do grave momento em que resolveu assumir, de FORMA -TIRÂNICA-, os TRÊS PODERES DA REPÚBLICA.
CONVENCIDO
No seu -ALERTA-(???) o Estadão não perdeu a ocasião de demonstrar o nojo que nutre pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, a ponto de dizer, mais uma vez, que o seu governo era pautado como CONTRA A DEMOCRACIA. Pode? Este sentimento -cego- e equivocado, certamente deve ter colaborado para que o Estadão não se desse conta que a DEMOCRACIA foi pro brejo a partir do momento que o CONSÓRCIO apoiou A TIRANIA. Tanto é uma verdade que mesmo diante da TIRANIA EXPLÍCITA, o Estadão segue convencido de que o STF foi VALENTE NA DEFESA DA CONSTITUIÇÃO. De novo: isso está lá no texto do jornal, e não na minha interpretação. Que tal?
Por Percival Puggina
Estava imaginando o que passou pela cabeça de um cidadão cubano quando tomou conhecimento da lista de convênios que Lula e sua comitiva assinaram com o governo de seu país na recente visita a Havana, espécie de Jerusalém do comunismo decrépito.
Há alguns anos, época em que muito debati com representantes dos partidos de esquerda, em especial membros de um muito ativo movimento de solidariedade a Cuba, ouvi deles que no Brasil existem miseráveis ainda mais miseráveis do que em Cuba. Eu os contestava dizendo que ninguém desconhecia a pobreza existente aqui, mas era preciso observar uma diferença essencial entre a situação nos dois países. Aqui, os pobres convivem com carências alimentares por falta de meios para adquirir alimentos; em Cuba, mesmo que o povo dispusesse dos meios, não teria o que adquirir porque a economia comunista, como se sabe, é improdutiva.
Esse é um dos motivos, dentre muitos outros, para que ninguém caia na balela de que o comunismo é bom para “acabar com a pobreza”. O que aconteceu com o setor açucareiro dá excelente exemplo. No final dos anos 1960, a URSS se dispôs a comprar 13 milhões de toneladas anuais de açúcar cubano, a partir da safra 1969/1970. O país produzia entre três e quatro milhões de toneladas, com tendência decrescente. Muitas atividades da ilha foram suspensas e comunistas do mundo todo foram trabalhar naqueles canaviais. Conseguiram sete milhões de toneladas.
Trinta anos mais tarde, quando fui a Cuba pela segunda vez, a safra 2002/2003 fora tão escassa que Cuba importava açúcar! Depois, a produção andou pela casa dos dois milhões de toneladas e no ano passado bateu em meio milhão. A história do açúcar é a história da balança comercial e do consequente déficit cambial cubano. Daí o pagamento não em dólares, mas em charutos ou “outras moedas” ... Daí também o motivo pelo qual, se você excluir estrangeiros residentes, turistas, membros da elite partidária e militar, a carência é generalizada.
Imagine então um cidadão cubano sendo informado pelos órgãos de divulgação do estado de que seu país firmara acordo com o Brasil sobre trocas de tecnologia e de cooperação técnica em agricultura, pecuária, agroindústria, soberania e segurança alimentar e nutricional, mudas, bioinsumos e fertilizantes, agricultura de conservação, agricultura urbana e periurbana; produtos alimentares prioritários para consumo humano e animal, reprodução de espécies agroalimentares prioritárias; uso eficiente da água, cadastro e gestão da terra e abastecimento agroalimentar. E mais biotecnologia, bioeconomia, biorrefinarias, biofabricação, energias renováveis, ciências agrárias, clima, sustentabilidade, redes de ensino e pesquisa (*).
Não sei se está previsto, mas se em tudo isso e em outros convênios também firmados, não ligados à produção de alimentos, o Brasil enviar cheque, pode escrever aí: vem charuto.
*Condensado de matéria da Agência Brasil – EBC, íntegra em https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-09/brasil-assina-acordos-de-cooperacao-em-varios-setores-com-cuba.
Formado em Administração, o comunicador de PENSAMENTO LIBERAL, nome de grande credibilidade na comunidade gaúcha, com ideias próprias e firmes, é defensor da economia de mercado e do fim de qualquer subsídio por parte do governo.
Gilberto Simões Pires iniciou sua carreira na área de comunicação em 1986, no Rádio. A seguir atuou como comentarista econômico na TVE (Mercado em Ação); na TV Guaíba (Câmera 2); no Grupo RBS (Rádio Gaúcha, RBS TV e Jornal Zero Hora); na TV Pampa (Pampa Boa Noite).
Após, na Rede Bandeirantes Porto Alegre, ancorou os programas -PRIMEIRO PLANO- na Band AM, e CONTROLE REMOTO na Band TV.
Por oito anos ancorou Programa -PONTOCRITICO.COM- no canal 20 da NET e, desde 2009, escreve diariamente a E-OPINION LIBERAL - PONTOCRITICO.COM- .
Em ambientes associativos é membro efetivo do Clube de Editores e Jornalistas de Opinião e coordenador da Sociedade Pensar+.
EQUIPE EDITORIAL
Editor: Gilberto Simões Pires
Assinaturas: Lúcia Pedroso
Para Anunciar: Cristina Sacks