Frase do dia

  Se conseguistes enganar uma pessoa, isto não significa que ela seja tola. Isto significa que ela confiou em você mais do que você merecia.  

- Charles Bukowski

Artigos


12 abr 2024

O QUE ESTÁ POR TRÁS DA ESTÚPIDA REGULAÇÃO DAS REDES SOCIAIS


REDES SOCIAIS

Mais do que sabido, e fartamente utilizadas, as REDES SOCIAIS são ESPAÇOS VIRTUAIS que FACILITAM BARBARAMENTE A VIDA DE PESSOAS E INSTITUIÇÕES. Mais: na medida em que permitem e/ou possibilitam uma COMUNICAÇÃO INSTANTÂNEA, AS REDES SOCIAIS resultaram na CRIAÇÃO DE IMPORTANTES ESPAÇOS para NOVAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO E PARA NOVOS TIPO DE NEGÓCIOS E/OU ATIVIDADES.  


ESTÚPIDA REGULAÇÃO

Pois, na medida em que o uso das REDES SOCIAIS avançou e/ou passou a ser largamente utilizado, no mesmo ritmo os tradicionais MEIOS DE COMUNICAÇÃO entraram em curva descendente no que diz respeito ao interesse de seus leitores, ouvintes e telespectadores. De novo: o EFEITO -INSTANTANEIDADE-, resultou numa inevitável e paulatina -SUBSTITUIÇÃO- das FONTES DE INFORMAÇÃO. Aí, para quem ainda não percebeu, é que reside a CAUSA desta interminável vontade de criar uma ESTÚPIDA REGULAÇÃO DAS REDES SOCIAIS. Na real, sem tirar nem pôr, os tradicionais MEIOS DE COMUNICAÇÃO exigem a MORTE DAS REDES SOCIAIS como forma de recuperar o ESPAÇO PERDIDO. 


DUAS PERGUNTAS

A propósito, o pensador Percival Puggina, no seu artigo - CENSURA: O ESQUERDISMO E O -CALA A BOCA-, faz DUAS PERGUNTAS:  

1ª) Onde estão os jornalistas que você conhecia e respeitava por sua atuação inteligente, competente e independente nos principais órgãos de mídia do país? - Expurgados de seus postos de trabalho – numa proporção que todos veem e pouco se comenta – MIGRARAM PARA AS REDES SOCIAIS E PARA AS MÍDIAS DIGITAIS.

2ª) O que você acessa com maior frequência: jornal, rádio, TV ou fontes que já estão na memória de seu smartphone? Pois é. As redes sociais democratizaram o direito de opinião e expuseram as NARRATIVAS FRAUDULENTAS da EXTREMA-ESQUERDA. Submetida a um contraditório para o qual não estava preparada, ela viu minguar seu apoio junto à opinião pública. Milhões de eleitores se descobriram liberais, conservadores, de direita.


PERDA DE INFLUÊNCIA E RECEITA

Os ANTIGOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO sentiram a PERDA DE INFLUÊNCIA E DE RECEITA. A MÍDIA DIGITAL, para onde se mudou a maior parte dos grandes jornalistas, ganhou importante acréscimo de qualidade. Uma nova geração de jovens estudiosos e talentosos passou a ganhar bom dinheiro nessa atividade.
 A revolução cultural, até surgir esse novo fenômeno, avançava sem encontrar resistência, contando com o aparelhamento das universidades, com a militância das redações, com as CEBs e pastorais dos teólogos da libertação e com a segregação de autores conservadores e liberais. Os revolucionários da cultura, em seu combate contra os fundamentos do Ocidente, sempre dispuseram de ativa e poderosa linha de frente formada pela multidão de seus censores. Sim, há muitos anos a censura sobre a divergência e o expurgo dos divergentes é instrumento cotidiano no meio cultural. O produto prático de seu trabalho e a razão de seu sucesso está em que milhões de pessoas foram compelidas a viver e formar suas opiniões sem acesso a qualquer conteúdo conservador ou liberal.


PESQUISA GENIAL/QUAEST

Para completar, ontem, 11, a pesquisa Genial/Quaest, feita em Goiás com o objetivo de obter a taxa de aprovação de Ronaldo Caiado, revelou que  38% dos entrevistados disseram que se INFORMAM SOBRE POLÍTICA pelas REDES SOCIAIS;  9% por SITES, BLOGS E PORTAIS DE NOTÍCIAS; 34% PELA TV; 5% com amigos, familiares ou conhecidos; 5% por WhatsApp e Telegram; 3% pelo rádio; 3% em jornais impressos, sendo que 2% responderam que “não se informam sobre política”(1% não soube ou não opinou). Que tal?


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: ALGUÉM ACHA QUE PEDIR LIBERDADE DE EXPRESSÃO É UM ATAQUE À DEMOCRACIA BRASILEIRA?, por J.R.Guzzo. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

Patrocínio:

11 abr 2024

O STF SEQUESTROU O DIREITO DE EXPRESSÃO


CATIVEIRO

Por mais que os atentos leitores se mostrem cansados do recorrente e importante tema que trata da imprescindível recuperação da LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DE INFORMAÇÃO, o fato é que silenciar, neste momento crítico, porém altamente promissor, é PREMIAR O SEQUESTRADOR, que mantém em CATIVEIRO o SAGRADO DIREITO DE CADA INDIVÍDUO DIZER O QUE PENSA. 


O COMANDANTE DO SEQUESTRO

Por mais que a expressiva maioria do povo brasileiro já esteja pra lá de convencida e consciente de que o -celestial- ministro-ditador Alexandre de Moraes é o comandante do terrível SEQUESTRO DO DIREITO DE EXPRESSÃO, e como tal deveria ser punido exemplarmente, através de um implacável impeachment, esta providência, infelizmente, não está na linha da vontade das lideranças que foram eleitas para atender os interesses do povo que imagina ser SOBERANO. 


PRESSIONAR, PRESSIONAR, PRESSIONAR...

Daí a importância de PRESSIONAR, constantemente e sem trégua, até que o CATIVEIRO seja ESTOURADO. Principalmente, depois que os AMORDAÇADOS brasileiros que usam as REDES SOCIAIS receberam o espetacular apoio do COMBATENTE empresário -ELON MUSK-, dono do -X- (ex-Twitter), que de forma HEROICA assumiu o papel de DEFENSOR DA LIBERDADE DE MANIFESTAÇÃO DE OPINIÃO sobre qualquer coisa ou assunto. 


BANDO DE COELHOS

Ninguém sabe o que vai acontecer, mas, segundo bem informa o jornalista J.R. Guzzo, o ministro, mandando tudo isso que manda, não conseguiu, até agora, criar uma BASE POLÍTICA. Não tem aliados de verdade no Congresso Nacional ou nos partidos; tem apenas um BANDO DE COELHOS COM MEDO DELE, o que não é a mesma coisa. Mantém, com certeza, uma espécie de ABRAÇO DE AFOGADO COM LULA, O PT E O BAS-FOND- que sustenta os dois, mas isso não resolve a vida de ninguém no Brasil de hoje, e sobretudo do futuro. Lula se convenceu de que Alexandre de Moraes vai resolver todos os seus problemas, a começar pelo mais fatal deles, a falta de povo e de voto.


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: O BRASIL JÁ ESTÁ NUMA DITADURA, por Sérgio Tavares. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

10 abr 2024

O HERÓI E O VILÃO


VIVA, MUSK!

Antes de tudo proponho um -GRANDE VIVA- ao HERÓI -ELON MUSK-, pela demonstração de CORAGEM ao defender a -LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DE INFORMAÇÃO- do sofrido e encurralado povo brasileiro, a qual foi BRUTALMENTE SEQUESTRADA por um certo e detestável ministro-VILÃO,  com apoio daqueles que não escondem o enorme apreço que nutrem por DITADORES E DITADURAS. 


ARTIGO 142

Forçando um pouco a barra, a postura de Elon Musk sugere que tudo aquilo que o povo brasileiro esperava das FFAA, com base no ARTIGO 142 da nossa Constituição, está sendo aplicado pelo dono da REDE SOCIAL -X, popularmente conhecida pelo seu nome anterior -TWITTER, que permite aos usuários, com total LIBERDADE, enviar e receber mensagens pessoais de outros contatos.  


EFEITO DA DIFUSÃO

Vejam que as ATITUDES, tanto do HERÓI -ELON MUSK- quanto do TIRANO-MINISTRO produziram um magnífico EFEITO - DIFUSÃO-, que foi sentido por todos os cantos do nosso imenso Brasil. Só nesta semana, as mensagens que foram publicadas no -X-, no FACEBOOK e no INSTAGRAM, assim como no meu WHATSAPP, simplesmente explodiram. Arrisco a dizer, pelo fantástico acréscimo, as postagens foram multiplicadas por 100, ou até mais do que 100. 


HERÓI DA LIBERDADE

Ora, sem tirar nem pôr, há que se admitir que a rabugice TIRANA do ministro produziu um efeito benéfico na sociedade. Ele, enfim, conseguiu ACORDAR O POVO BRASILEIRO. Percebeu, GRAÇAS AO ENFRENTAMENTO CORAJOSO DE ELON MUSK, o quanto era séria e pertinente a intenção de ACABAR DE VEZ COM A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E INFORMAÇÃO.  De novo: - VIVA ELON MUSK, o HERÓI DA LIBERDADE. 


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: VOLTANDO AS CONTAS DO RS, por Ricardo Hingel. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

09 abr 2024

REGIME PREFERIDO PELOS JOVENS


SIMILARIDADE

De forma muito similar com o que acontece com os smartphones, que disponibilizam a ativação do -MODO AVIÃO-, recurso que mantém os aparelhos desligados de qualquer conexão externa, uma parcela significativa da nossa população, a considerar pelas reações e pelos comportamentos, indicam claramente que seus cérebros estão 1- TOTALMENTE DESLIGADOS; ou 2- ativados em -MODO TÔ NEM AÍ-.


PREFERÊNCIA

Tomemos como exemplo o que diz a pesquisa DATAFOLHA, divulgada no dia 30/03, pela Folha de S.Paulo. Sem tirar nem pôr a pesquisa apurou que:

1- 71% dos entrevistados acreditam que a DEMOCRACIA é a melhor FORMA POSSÍVEL DE GOVERNO;

2- 18% dizem que TANTO FAZ O REGIME; e

3- 7% -afirmam- que a DITADURA É PREFERÍVEL. 


JOVENS

O levantamento foi realizado -presencialmente-, com um universo de 2.002 pessoas de 16 anos ou mais, em 147 municípios pelo Brasil, entre os dias 19 e 20 de março. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.


COMPARAÇÃO

Em relação à última pesquisa, feita em dezembro de 2023, o número de pessoas que sugere a DEMOCRACIA como melhor forma de governo CAIU 3 PONTOS PERCENTUAIS (de 74% para 71%). Já quanto aos jovens do tipo TANTO FAZ houve um aumento de 3 pontos percentuais (de 15% para 18%). E para aqueles que preferem a DITADURA, o percentual se manteve em 7%. 


ESCOLAS E MOVIMENTOS

Tudo leva a crer, infelizmente, que muitos jovens que preferem a DEMOCRACIA, sabem pouco ou nada a respeito. A rigor entendem que o FATO de PODER VOTAR é o bastante para consagrar a prática e a existência do REGIME DEMOCRÁTICO. Já as turmas do TANTO FAZ e que preferem a DITADURA, dão clara impressão de que já tiveram seus CÉREBROS DEVIDAMENTE LAVADOS nas ESCOLAS E MOVIMENTOS que frequentam.



Leia mais


Espaço Pensar +





GILBERTO SIMÕES PIRES

Formado em Administração, o comunicador de PENSAMENTO LIBERAL, nome de grande credibilidade na comunidade gaúcha, com ideias próprias e firmes, é defensor da economia de mercado e do fim de qualquer subsídio por parte do governo.

 

Gilberto Simões Pires iniciou sua carreira na área de comunicação em 1986, no Rádio. A seguir atuou como comentarista econômico na TVE (Mercado em Ação); na TV Guaíba (Câmera 2); no Grupo RBS (Rádio Gaúcha, RBS TV e Jornal Zero Hora); na TV Pampa (Pampa Boa Noite).
Após, na Rede Bandeirantes Porto Alegre, ancorou os programas -PRIMEIRO PLANO- na Band AM, e CONTROLE REMOTO na Band TV.
Por oito anos ancorou Programa -PONTOCRITICO.COM- no canal 20 da NET e, desde 2009, escreve diariamente a E-OPINION LIBERAL - PONTOCRITICO.COM- .


Em ambientes associativos é membro efetivo do Clube de Editores e Jornalistas de Opinião e coordenador da Sociedade Pensar+.

 

EQUIPE EDITORIAL

 

Editor: Gilberto Simões Pires
Assinaturas: Lúcia Pedroso
Para Anunciar: Cristina Sacks

Sites Interessantes