Frase do dia

  Tenho mais medo da ignorância natural que da inteligência artificial.  

- André Chiga

Artigos


18 mar 2024

A ERA DA IA


INTELIGÊNCIA. ARTIFICIAL

Mais do que sabido, a IA -INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL- é o grande tema da atualidade. Mais do que isso, como bem assevera o respeitado cientista-chefe da -tds.company-, Silvio Meira, que também é professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco e um dos fundadores do Porto Digital, o centro de excelência em inovação do Recife, -ESTAMOS NA ERA DA PEDRA LASCADA DA IA, MAS O FUTURO CHEGA EM 800 DIAS.


NÃO SÃO MESES NEM SEMANA. SÃO DIAS!

Em ótima entrevista que Silvio Meira concedeu a jornalista Josette Goulart, do Brazil Journal, ele PROFETIZA com ênfase: - NÃO SÃO MESES NEM SEMANAS. SÃO DIAS!. Isso significa que os líderes empresariais que ficarem esperando para ver se “esse negócio de IA” vai dar certo, daqui a três anos não vão mais conseguir entender o cenário competitivo. Vai ser tudo rápido demais. “Entre a escrita Linear B (a forma mais antiga do grego que se conhece) e Platão, demorou 1.200 anos,” diz Meira. “Entre a Inteligência Artificial online e o equivalente a um Platão contemporâneo, vai levar alguma coisa como 1.200 dias. Não é 1.200 meses, nem 1.200 semanas. É 1.200 dias.” Como já estamos por volta do dia 400, levando em conta o lançamento do ChatGPT, restam 800 dias.


PEDRA LASCADA

A IA é um lançamento épico, que já entrou para a História como o sistema de informação que mais rápido atingiu 100 milhões de usuários. “100 milhões de pessoas fazendo sabe o quê? Treinando um sistema de informação. De graça,” diz Silvio.  Mesmo com a IA já tendo caminhado um terço da escala imaginada por ele, Silvio diz que ESTAMOS AINDA NA IDADE DA PEDRA LASCADA DA IA. Quando o ChatGPT foi lançado, o modelo era capaz de processar 4 MIL TOKENS. O token é uma medida que define a quantidade de informação à qual o modelo de IA pode prestar atenção de forma a manter uma interação coerente com as pessoas. Mais recentemente o Google lançou o Gemini, com capacidade de 700 mil tokens. É token suficiente para processar 60% de toda a Enciclopédia Britânica. Até 2030, Meira diz que serão BILHÕES DE TOKENS, capazes de entender todo o conteúdo em português criado no mundo em todos os tempos. E em 2040, serão TRILHÕES DE TOKENS.  Enquanto isso, as empresas ainda precisam entender o básico: a inteligência artificial não é uma ferramenta. Ela é uma extensão da inteligência, e isso significa que as pessoas não podem ser substituídas. Também vai significar uma transformação dos negócios, a ponto de criarmos o mercado de uma só pessoa. 


100 MILHÕES DE PESSOAS...

Silvio não mede as palavras para fazer seu ponto.  Nem com as pequenas… “Se você é uma empresa pequena e não está usando a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL que está na nuvem que é aberta, que não vai lhe dar trabalho de treinamento, de configuração, de segurança, você é um idiota.” Nem com as grandes… “Se você é uma grande empresa, um banco, uma grande rede de varejo, grande negócio de finanças, grande sistema universitário e você está usando um negócio de INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL que está na nuvem, você é um idiota também.” 

Qual tem sido a reação mais recorrente das pessoas à inteligência artificial? Susto combinado com histeria. De fora da área de computação, todo mundo achando que houve um big bang. Mas para quem acompanha de perto, esse assunto está sendo falado pelo menos nos últimos 20 anos. O que estava faltando era talvez o que a gente pudesse chamar de cola, do ponto de vista científico. Como se fosse uma amarração. Computação já estava nas empresas desde a década de 50 e do ponto de vista da sociedade em geral ela passou 45 anos escondida. Quando que a computação aparece para as pessoas? Em 1995. Por quê? Porque publicou-se o código na internet. A internet não é um ambiente de comunicação. Ela é um ambiente de conectividade, que habilita você a publicar código na internet. Muitos algoritmos ao mesmo tempo. E aí o que a gente viu em 2022 foi a publicação de Inteligência Artificial online que levou ao sistema de informação que teve mais rápido 100 milhões de usuários em toda a história do universo. 100 milhões de pessoas fazendo sabe o quê? Treinando um sistema de informação. Vou dizer de novo, não é usando esse sistema. É treinando. E de graça. E depois você mandou as pessoas pagarem para treinar um sistema que vai ser usado depois.

Leia mais em https://braziljournal.com/silvio-meira-estamos-na-era-da-pedra-lascada-da-ia-mas-o-futuro-chega-em-800-dias/ 


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: O RELAPSO, por Roberto Rachewsky. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

Patrocínio:

15 mar 2024

A DEPLORÁVEL MATEMÁTICA PETISTA/COMUNISTA


SINAL NEGATIVO

Mais do que percebido, praticamente todos os projetos dirigidos e executados pela esquerda brasileira, com Lula e seus colaboradores fiéis no comando, só têm direito a ser festejados e/ou receber o devido -SELO DE OBRAS BEM-FEITAS- caso os resultados apresentados mostrem SINAL NEGATIVO. 


DÉFICITS DAS CONTAS PÚBLICAS

Pra começar, basta ver o que acontece com as nossas claudicantes CONTAS PÚBLICAS, que mês a mês apresentam DÉFICITS, ou SINAIS NEGATIVOS, cada vez mais preocupantes. A rigor, isto já é visto como MARCA REGISTRADA DOS GOVERNOS PETISTAS


ESTATAIS

Para atingir os objetivos, todas as ESTATAIS, por óbvio, precisam ser dirigidas por exímios profissionais que se mostrem fortemente FOCADOS, com total dedicação, para a obtenção de RESULTADOS NEGATIVOS. Entretanto, o prêmio maior vai para aqueles cujas empresas públicas ostentem PREJUÍZOS categorizados como ROMBOS. Aí é a glória.


PETROBRAS

O caso da EMBLEMÁTICA PETROBRAS, cujos resultados -POSITIVOS- têm se mostrado totalmente inverso às pretensões do governo petista, aí Lula entrou em cena e RESOLVEU INTERVIR NA ESTATAL proibindo a distribuição de DIVIDENDOS EXTRAS que está previsto no ESTATUTO da empresa. Resultado: a PERDA DE VALOR DE MERCADO da PETROBRAS nos últimos dias já é INFINITAMENTE MAIOR DO QUE A -PARCELA- do sonegado DIVIDENDO EXTRA. Que tal?


PERDA DE VALOR DE MERCADO

Mais: a ELEVADA PERDA DO VALOR DE MERCADO, até agora mostrada, é praticamente o dobro do LUCRO de R$ 31 BILHÕES, que foi apresentado no balanço do QUARTO TRIMESTRE de 2023 . Esta, infelizmente, é a TRÁGICA MATEMÁTICA PETISTA. Pode? 


BANCO CENTRAL DO BRASIL

A propósito: contrariando em todos os sentidos o que pensa (??) o presidente Lula, que só sabe denegrir a figura do ótimo presidente do Banco Central do Brasil, a revista Central Banking acaba de eleger a nossa INDEPENDENTE INSTITUIÇÃO como a primeira da lista que elenca autoridades monetárias de todo o planeta.

“O histórico de inflação elevada no Brasil foi um importante fator para ajudar a explicar a reação proativa da política monetária do BCB para enfrentar a inflação diante da maioria dos bancos centrais das economias avançadas.

Os banqueiros centrais geralmente tentam evitar cometer dois tipos de erros:

- Primeiro, ‘fazer muito pouco’: estar atrás da curva, adiar um aperto da política monetária e tolerar mais inflação, para evitar um abrandamento da atividade econômica.

- Segundo,  ‘fazer demasiado’: estar à frente da curva, apertar a política monetária de forma mais rápida e forte para evitar uma inflação mais elevada e a desancoragem das expectativas de inflação, à custa de um abrandamento mais acentuado da atividade econômica”, explicou a revista.

“Ao contrário de seus pares da economia avançada, que se esforçaram para enfrentar a inflação muito baixa nos últimos anos e viram o episódio inflacionário no início como um evento transitório com origem na oferta, o Brasil, entre outras economias emergentes, viu o processo inflacionário como um evento mais persistente, com uma importante componente de procura”, acrescentou.


ESPAÇO PENSAR +

Leia no ESPAÇO PENSAR+ de hoje: PELA LÓGICA PETISTA, PAGAR DIVIDENDOS PARA ACIONISTA DA PETROBRAS É COMO UM CRIME, por J.R.Guzzo. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

14 mar 2024

DIFERENÇAS NOTÁVEIS


RUDOLF GIULIANI

Mais do que sabido o político Rudolph Giuliani, que foi eleito Prefeito de Nova York em 1993 e se reelegeu em 1997, ganhou enorme admiração e notoriedade mundo afora por conta de uma plataforma de -TOLERÂNCIA ZERO CONTRA O CRIME-. Vale lembrar que Giuliani liderou o programa -LIMPEZA CÍVICA-, incentivando, com grande apoio popular, DURAS AÇÕES POLICIAIS PARA COMBATER CRIMINOSOS E SUSPEITOS, que simplesmente haviam tomado conta da cidade de Nova York.


TEORIA DAS JANELAS QUEBRADAS

Mais: ao REFORMAR A ADMINISTRAÇÃO DO DEPTO. DE POLÍCIA E PRÁTICAS DE POLICIAMENTO, Rudy Giuliani aplicou a consagrada -TEORIA DAS JANELAS QUEBRADAS-, que se baseia na experiência de que o DELITO É MAIOR NAS ZONAS ONDE O DESCUIDO, A SUJEIRA, A DESORDEM E O MALTRATO SÃO MAIORES. Ou seja, se por alguma razão o vidro de uma janela de um prédio é quebrado e ninguém o repara, muito rapidamente todos os vidros serão quebrados. Se uma comunidade exibe sinais de deterioração, e esse fato parece não importar a ninguém, isso fatalmente será fator de GERAÇÃO DE DELITOS.


LULA

Lula, infelizmente, também mais do que sabido, desde o momento em que assumiu, pela primeira vez, o comando do Brasil, em 2003 e repetiu o feito em 2007, adotou a TEORIA DA QUEBRADEIRA GERAL, incentivando inimagináveis ATOS DE EXACERBADA CORRUPÇÃO. 


SUJEIRA CÍVICA

Enquanto o prefeito Rudy Giuliani liderou o programa LIMPEZA CÍVICA, o presidente Lula segue incentivando a SUJEIRA CÍVICA, que consiste na política de PROTEGER BANDIDOS e, por conseguinte, aplicar DURAS AÇÕES DE PARTE DO PODER JUDICIÁRIO, AS QUAIS VISAM PUNIR SEVERA E ESCANDALOSAMENTE AS VÍTIMAS DOS ATOS CRIMINOSOS. 


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: 2024 DIA 73, por Roberto Rachewsky. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

13 mar 2024

CENSURA OFICIALIZADA


CALA BOCA GERAL

Mais do que sabido e pra lá de lamentado, tanto o STF quanto TSE já vinham colocando em prática a CENSURA no nosso cada dia mais empobrecido Brasil. Ontem, entretanto, o ministro-presidente do TSE, Alexandre de Moraes, ao inaugurar o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE), promoveu a INSTITUCIONALIZAÇÃO DO -CALA BOCA GERAL-.


LIBERDADE ???

Sem surpreender e/ou ficar minimamente ruborizado, Alexandre de Moraes afirmou que uma das missões do TSE é GARANTIR A LIBERDADE DO ELEITOR (A) NA HORA DA ESCOLHA. Que tal?


URNAS ELETRÔNICAS

MAIS: segundo Moraes, a vontade do eleitorado vem sendo atacada por milícias digitais desde 2018, que, ao utilizar FAKE NEWS e DISCURSOS DE ÓDIO, pretendem desvirtuar o MERCADO LIVRE DE IDEIAS (???). Como já era mais do que esperado, o presidente do TSE NÃO FEZ QUALQUER MENÇÃO QUANTO AO TOTAL DESCRÉDITO DAS URNAS ELETRÔNICAS, considerado como -PROBLEMA NÚMERO UM- DAS ELEIÇÕES.


TRUE NEWS

Vale lembrar, por exemplo, como bem informa a REVISTA OESTE, que SOB PENA DE MULTA, usuários das REDES SOCIAIS foram obrigados a tirar do ar postagens flagrantemente consideradas como -TRUE NEWS-, que associavam o PT ao CRIME ORGANIZADO, ASSIM COMO LULA À CORRUPÇÃO. Pode?


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: PARA ILUMINAR A ESCURIDÃO, por Fernanda Ritter. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais


Espaço Pensar +





GILBERTO SIMÕES PIRES

Formado em Administração, o comunicador de PENSAMENTO LIBERAL, nome de grande credibilidade na comunidade gaúcha, com ideias próprias e firmes, é defensor da economia de mercado e do fim de qualquer subsídio por parte do governo.

 

Gilberto Simões Pires iniciou sua carreira na área de comunicação em 1986, no Rádio. A seguir atuou como comentarista econômico na TVE (Mercado em Ação); na TV Guaíba (Câmera 2); no Grupo RBS (Rádio Gaúcha, RBS TV e Jornal Zero Hora); na TV Pampa (Pampa Boa Noite).
Após, na Rede Bandeirantes Porto Alegre, ancorou os programas -PRIMEIRO PLANO- na Band AM, e CONTROLE REMOTO na Band TV.
Por oito anos ancorou Programa -PONTOCRITICO.COM- no canal 20 da NET e, desde 2009, escreve diariamente a E-OPINION LIBERAL - PONTOCRITICO.COM- .


Em ambientes associativos é membro efetivo do Clube de Editores e Jornalistas de Opinião e coordenador da Sociedade Pensar+.

 

EQUIPE EDITORIAL

 

Editor: Gilberto Simões Pires
Assinaturas: Lúcia Pedroso
Para Anunciar: Cristina Sacks

Sites Interessantes