Frase do dia
Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas.
- Friedrich Nietzsche
ENFIM, A REFORMA TRIBUTÁRIA?
Tudo leva a crer que depois de décadas de muita discussão chegou, enfim, o momento da decantada REFORMA TRIBUTÁRIA. Segundo Fernando Haddad, as DIRETRIZES DA REFORMA estão bem definidas e o intuito é aprovar a proposta que está sendo desenhada na Câmara, que prevê compensações para garantir 1- a competitividade entre entes na atração de empresas; 2- compensação com perdas de arrecadação pela mudança no sistema de cobrança (destino e origem); e, 3- manutenção de benefícios fiscais já concedidos para tributos que serão extintos.
SANHA FISCALISTA
Entretanto, ainda que a tal REFORMA tenha por base uma necessária SIMPLIFICAÇÃO TRIBUTÁRIA, do tipo que desata -definitivamente- os nós do emaranhado que envolve o ensandecido sistema de arrecadação de impostos, o fato é que no nosso enlouquecido Brasil o que sempre imperou foi a velha SANHA FISCALISTA, onde os governantes só têm olhos voltados para saquear, sem piedade, os PAGADORES DE IMPOSTOS.
MEIA SOLA
Como se sabe, qualquer proposta considerada como -REFORMA-, quando analisada nas Comissões e em plenário, o lado bom, como aconteceu com a REFORMA DA PREVIDÊNCIA, passa por um processo de DESFIGURAÇÃO. Isto, por si só, já seria o bastante para dizer que entre o APRESENTADO e o APROVADO nada mais é do que uma MEIA SOLA. A PREVIDÊNCIA SOCIAL, por exemplo, é um caso de NÃO REFORMA, mas de uma legítima MEIA SOLA que mais adiante precisará ser realmente REFORMADA.
AUMENTO DE CARGA
Como a sociedade brasileira, com razão, já percebeu que o governo Lula, principalmente, se mostra sedento de ARRECADAÇÃO, por mais que seus apoiadores insistam em dizer que o propósito da REFORMA é SIMPLIFICAR ninguém acredita. Na real, mesmo que o projeto esteja em linha com a ideia da simplificação, o fato é que tem muita coisa comprometida com AUMENTO DA CARGA TRIBUTÁRIA.
RELATÓRIO DO BANCO MUNDIAL
A propósito, em 2015, o Banco Mundial divulgou o seguinte relatório mostrando os 10 países onde MENOS se trabalhou em um ano para pagar impostos em 2013. Eis:
1. Maldivas: 0 horas
2. Emirados Árabes Unidos: 12 horas
3. Bahrein: 36 horas
4. Qatar: 36 horas
5. Bahamas: 58 horas
6. Luxemburgo: 59 horas
7. Omã: 62 horas
8. Suíça: 63 horas
9. Irlanda: 76 horas
10.Seicheles: 76 horas
Da mesma forma, eis os 10 países onde MAIS se trabalhou em um ano para pagar impostos em 2013:
1. Brasil: 2.600 horas ( é mais que o dobro do 2º colocado! )
2. Bolívia: 1.080 horas
3. Vietnã: 941 horas
4. Nigéria: 938 horas
5. Venezuela: 864 horas
6. Bielorrússia: 798 horas
7. Chade: 732 horas
8. Mauritânia: 696 horas
9. Senegal: 666 horas
10.Ucrânia: 657 horas
Detalhe: O Brasil tem a MAIOR CARGA TRIBUTÁRIA DO MUNDO, onde grande parte da ARRECADAÇÃO é destinada para pagar a MAIOR
CORRUPÇÃO DO MUNDO. Que tal?
ESPAÇO PENSAR+
No ESPAÇO PENSAR+ de hoje: VAI UM MINISTÉRIO AÍ?, por Percival Puggina. Confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar
A "OFELIZAÇÃO" DO BRASIL
Por conta de tudo e mais um pouco que estamos assistindo neste nosso imenso Brasil, o texto -A "OFELIZAÇÃO" DO BRASIL"-, do escritor, poeta e músico Marcelo Rates Quaranta, postado recentemente no Jornal da Cidade On Line, descreve bem a nossa triste, porém real, situação. Eis:
BALANÇA MAS NÃO CAI
Em 1968 o grande ator Lúcio Mauro criou dois personagens para o programa "Balança Mas Não Cai" que ficaram famosos no Brasil inteiro: Fernandinho e Ofélia. Fernandinho era um homem rico e sofisticado que vivia constrangido pela extrema burrice da esposa "Ofélia", que era interpretada inicialmente pela atriz Sônia Mamede.
Nesse quadro o "Fernandinho" sempre defendia a esposa diante dos seus visitantes cada vez que ela falava uma asneira imensurável, porém todas as vezes assumia que apesar de burra ela servia para satisfazer seus desejos sexuais, quando dizia que ela podia ser "atrapalhada" ou ter "um jeito burrinho", mas debaixo dos lençóis... Bom, de verdade ele dizia que naquele reino, fora da cama ela era uma jumenta e na cama uma rainha, daí as coisas se compensarem.
OFÉLIOS
O quadro era muito engraçado e quem era inteligente sabia que não se tratava de ofender pessoas simples ou com pouco conhecimento, e sim caricaturar as burras e fúteis. As pessoas simples guardam um tesouro muito grande que é a sabedoria. A Ofélia não caricaturava a mulher e sim as pessoas burras de uma forma geral, pois há por aí inúmeros "Ofélios" também.
Tempos depois o programa "Sai de Baixo" copiou o formato da Ofélia e criou a Magda (interpretada pela Marisa Orth), cujo jargão que a marcava era "cala a boca Magda"! Magda era tão burra e tão fútil quanto a Ofélia e ainda só servia para os mesmos propósitos.
CALA A BOCA MAGDA!
Até aí tudo bem, porque era um humor focado nas tais caricaturas e não faziam alusão a nada conhecido no mundo real. O grande problema veio com a chamada "pátria educadora" e com a internet, que passou a criar Ofélias e Magdas às toneladas e a dar visibilidade a essas aberrações.
A política não passou incólume. Tivemos uma Ofélia encarnada numa presidente da república que nos fazia rir a cada declaração. Dilma era a própria Ofélia, e o brasileiro, sempre com vergonha, se limitava a rir das suas declarações que eram capazes de fazer os escritores do quadro da Ofélia uns meros estagiários de redação. Outro exemplo: Quem ouve parlamentares como a Talíria Petrone, Sâmia Bonfim. Janone ou Erika Kokay sente um ímpeto de gritar "CALA A BOCA MAGDA"! - Mas foram eleitos e tristemente transformam o plenário numa "citycom" que empalidece seus pares mais cultos.
SERES IGNÓBEIS
As redes sociais espalharam pelo Brasil as inúmeras Magdas e Magdos, dando visibilidade a Felipe Neto e outros seres ignóbeis que se projetaram falando as piores asneiras, e com declarações tão profundamente estúpidas, que são capazes de corar qualquer criança do Jardim I.
No meio musical projetaram funkeiros analfabetos que além de não cantarem nada, cantam com um português sofrível e denotam apenas que o brasileiro medíocre - identificado com essa falta de cultura emanada pelos seres mais estúpidos da periferia - idolatra esse tipo de gente em vez de valorizar a verdadeira cultura. Cada um deita na cama em que lhe cabe... Para muitos só o chiqueiro.
BASTARÁ PLANTAR CAPIM...
Recentemente vi que uma "influenciadora digital", num total desconhecimento sobre genética, fez plástica para que os filhos nascessem bonitos. Não riam. Isso é muito triste, pois o fato de essa mula ter milhares de seguidores nos sinaliza o péssimo futuro que espera o Brasil. Olhem a quem nossos jovens seguem!
Então, a burrice e a ignorância que antes não passavam de humor, passaram a ser glamourizadas como uma espécie de padrão no país dos filósofos do vazio (Karnal e Cia) e da "pátria educadora freireana", aquele que foi o precursor de um método que converte potenciais mentes pensantes em Ofélias e Magdas reais, e isso ainda ajudado por professores formados pelo mesmo método e pelo bombardeio constante da cultura do ignóbil pelas redes sociais.
Hoje o Brasil aplaude de pé a ignorância. Amanhã não precisará mais de soja, milho e etc...
_Bastará plantar capim e as novas gerações estarão alimentadas._
PIB - PRIMEIRO TRIMESTRE 2023
Ontem, minutos após a divulgação do resultado do PIB BRASILEIRO para o primeiro trimestre de 2023, que mostrou crescimento de 1,9%, inúmeros petistas invadiram as redes sociais para festejar o ótimo desempenho como se fosse obra do governo Lula, sem antes ler e/ou procurar saber qual SETOR DA ECONOMIA teve maior destaque.
PIB EMBALADO PELO FASCISMO
Pois, a considerar 1- que nos últimos 10 anos o SETOR AGRO tem mostrado participação muito significativa para formação do PIB; e, 2 - que Lula, no dia 11/05, durante o lançamento das plenárias estaduais do Plano Plurianual Participativo, em Salvador, BA, chamou o AGRONEGÓCIO de MAU CARÁTER E FASCISTA; os petistas em geral ficaram muito felizes ao admitir, claramente, que o PIB BRASILEIRO É, ENFIM, FORTEMENTE EMBALADO PELO FASCISMO.
OGRONEGÓCIO
Já levando em conta a recente afirmação feita pela incompetente Marina Silva, o importante e destacado AGRONEGÓCIO BRASILEIRO, que causa inveja e/ou admiração em todo mundo, foi chamado, publicamente, de OGRONEGÓCIO. Para quem não sabe, OGRO é um lendário monstro de contos populares que, de acordo com a lenda, possui a particularidade de devorar seres humanos. Mais: a palavra -OGRO- que vem do latim -ORCUS- significa INFERNO. Que tal?
FESTEJANDO O FASCISMO E O INFERNO
Como poucos sabem, do índice 1,9 pp de crescimento do PIB, o AGRO, ou OGRO foi responsável por 1,7 p.p. Segundo Luís Otavio Leal, economista-chefe da G5 Partners, esse resultado foi reflexo da safra 22/23 que cresceu 15% com relação a de 21/22 e da sazonalidade que faz com que a produção de soja e parte da de milho seja colhida no 1º trimestre. Ou seja, Lula e Marina e petistas em geral, festejaram o FASCISMO E O INFERNO pelo bom resultado do PIB BRASILEIRO.
COMPRADOS
Ontem, devidamente -comprados- por mil moedas, ou mais precisamente R$ 1,7 BILHÃO por conta de EMENDAS PARLAMENTARES AO ORÇAMENTO DA UNIÃO, 337 DEPUTADOS FEDERAIS (maioria suficiente) aprovaram a Medida Provisória que FIXOU EM 37 O NÚMERO DE MINISTÉRIOS ou órgãos com status de ministério na Esplanada LULISTA.
ESQUARTEJADO E SEPULTADO
Com isso, o extraordinário e competente MINISTÉRIO DA ECONOMIA, que até 31/12/2022 era comandado por Paulo Guedes, foi -oficialmente- ESQUARTEJADO E SEPULTADO, dando lugar a 6 MINISTÉRIOS cujos titulares escolhidos a dedo pelo presidente Lula, sem exceção, já mostraram que seriam reprovados em qualquer tipo de teste que exige conhecimento mínimo de aritmética.
PAGADORES DE IMPOSTOS
Se na área econômica ninguém tem dúvida do quanto os titulares e reservas são incompetentes, o mesmo acontece nas demais 31 pastas (que na soma chega a 37). Pois, nem mesmo a gritante, escandalosa e caríssima forma de governar foi suficiente para fazer com que a maioria dos deputados -comprados- se preocupassem com os PAGADORES DE IMPOSTOS, que serão ainda mais esfolados daqui para frente.
TEORIA ECONÔMICA DO GOVERNO LULA
Aliás, como bem escreveu recentemente o ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco, a TEORIA ECONÔMICA DO GOVERNO LULA, a DÍVIDA INTERNA não é problema, pois sempre pode ser quitada por papel pintado de curso forçado e poder liberatório na quantidade necessária. Mais: 1- a política monetária é irrelevante para a inflação, conforme demonstrado pelo que se passou em 2008 e depois; e, 2- a existência de bancos centrais, ainda mais quando independentes, é desnecessária e frequentemente um aborrecimento.
GASTO É VIDA...
A TEORIA COMUNISTA DE LULA também prega que GASTO PÚBLICO É VIDA. 1- Gasto (bom) não é gasto, mas investimento; 2- TETO DE GASTOS era um ataque aos direitos humanos, mas não ao ARCABOUÇO, que é a designação para o confinamento (daí a referência ao calabouço) dos piores instintos gastadores do governo a um orçamento não totalmente irrazoável, ainda que esticado, mas repleto de escapatórias.
ESPAÇO PENSAR+
Leia no ESPAÇO PENSAR+ de hoje: COMO LIDAR COM O SENTIMENTO DE QUE O BRASIL ESTÁ RUINDO?, por Paulo Polzonoff Jr.. Confira aqui: https://pontocritico.com/espaco-pensar
Formado em Administração, o comunicador de PENSAMENTO LIBERAL, nome de grande credibilidade na comunidade gaúcha, com ideias próprias e firmes, é defensor da economia de mercado e do fim de qualquer subsídio por parte do governo.
Gilberto Simões Pires iniciou sua carreira na área de comunicação em 1986, no Rádio. A seguir atuou como comentarista econômico na TVE (Mercado em Ação); na TV Guaíba (Câmera 2); no Grupo RBS (Rádio Gaúcha, RBS TV e Jornal Zero Hora); na TV Pampa (Pampa Boa Noite).
Após, na Rede Bandeirantes Porto Alegre, ancorou os programas -PRIMEIRO PLANO- na Band AM, e CONTROLE REMOTO na Band TV.
Por oito anos ancorou Programa -PONTOCRITICO.COM- no canal 20 da NET e, desde 2009, escreve diariamente a E-OPINION LIBERAL - PONTOCRITICO.COM- .
Em ambientes associativos é membro efetivo do Clube de Editores e Jornalistas de Opinião e coordenador da Sociedade Pensar+.
EQUIPE EDITORIAL
Editor: Gilberto Simões Pires
Assinaturas: Lúcia Pedroso
Para Anunciar: Cristina Sacks