Artigos

30 jan 2023

O INTELIGENTE E OS IGNORANTES


CAUSA E EFEITO

Quando estou pronto e decidido a comentar, opinar e/ou colocar a minha colher sobre assuntos que julgo importantes, obviamente sempre fazendo uso da lógica da CAUSA E EFEITO, não raro me deparo com textos que tratam do mesmo tema. Entretanto quando um desses textos é assinado pelo preclaro jornalista J. R. Guzzo, o que me resta é apenas compartilhar o -esclarecedor- conteúdo.


GASODUTO NA ARGENTINA

No que diz respeito, por exemplo, ao pra lá de absurdo financiamento (que está mais para doação), pelo BNDES, do gasoduto argentino de VACA MUERTA, prometido publicamente pelo -INTELIGENTE- presidente Lula, Guzzo foi cirúrgico no seu texto, publicado na Gazeta do Povo do último dia 26, com o título -SEU DINHEIRO VAI PAGAR GASODUTO NA ARGENTINA E DISCORDAR É "IGNORÂNCIA"-. Eis:


PROIBIDO DISCORDAR

Está proibido, positivamente, discordar do presidente Lula e de qualquer medida do seu governo. Quer dizer que não pode, então, haver dois ou mais pontos de vista diferentes sobre a mesma coisa? Não pode. Se o presidente disse que é assim ou assado, tem de ser assim ou assado – e quem tiver outra opinião sobre o assunto está automaticamente errado. Acaba de acontecer, agora, com essa prodigiosa história do financiamento do BNDES ao gasoduto argentino de Vaca Muerta – isso mesmo, Vaca Muerta, que não se perca pelo nome. O dinheiro a ser emprestado pertence ao pagador de impostos brasileiro; os cidadãos deveriam, portanto, ter o direito de dizer o que acham dessa história toda. Não têm, segundo Lula. A única coisa que podem fazer é concordar.


IGNORANTES

Quem não está de acordo com o projeto é IGNORANTE, disse Lula. Fim da conversa. O presidente não conseguiu, em sua recente viagem à Argentina, dar uma explicação coerente para o projeto que ele quer socar no BNDES; fez mais um daqueles discursos constipados nos quais tenta posar como “homem preparado”, mas não deu para entender nada, como costuma acontecer quando ele fala de qualquer coisa que requeira um mínimo de conhecimento objetivo para ser abordada. Seu ministro da Fazenda, que também discursou, foi igualmente incompreensível – a impressão é que não sabia sobre o que estava falando. Fica assim, então: eles não explicam como poderia ser um bom negócio para o Brasil emprestar dinheiro a um país que não paga os credores, não tem crédito no mercado internacional e vive com uma inflação de 100% ao ano, mas não admitem perguntas. Quem questionar é -IGNORANTE- o que coloca o infeliz, possivelmente, a um centímetro de ser acusado de “GOLPISTA, DIREITISTA, FASCISTA, BOLSONARISTA e sabe lá quantos outros pecados mortais.


PAGUE A VACA MUERTA

Lula tem certeza, cada vez mais, que se transformou numa entidade sobrenatural à qual se deve apenas obediência. Como na Igreja Católica da Idade Média, o homem não está neste mundo para entender, e sim para se submeter ao plano de Deus. Se Deus lhe diz: ”Pague a Vaca Muerta”, você vai lá e paga a "Vaca Muerta”. Ninguém está lhe perguntando nada; sua função é receber o boleto e pagar quando lhe cobrarem. De fato: se a Argentina não paga ninguém, está devendo mais de 40 bilhões de dólares ao FMI e ainda fica brava com os credores, por que iria pagar ao BNDES? Não interessa. Lula quer assim, e um monte de gente que vai ganhar fortunas com esse negócio. Você é apenas um “ignorante”. Cuidado, aliás, para não ficar perguntando muito – quem faz pergunta demais pode acabar acusado de praticar “atos antidemocráticos”.


LULA É A LUZ, A VERDADE E A VIDA

Lula já disse que os EMPRESÁRIOS brasileiros NÃO TRABALHAM ; QUEM TRABALHA, e os deixa ricos, são os TRABALHADORES de suas empresas. O AGRONEGÓCIO tem muita gente -FASCISTA-. As FFAA não merecem mais -CONFIANÇA-. O MERCADO FINANCEIRO não gosta dos -POBRES- e age -CONTRA O PAÍS-. QUEM SE MANIFESTA contra o governo na rua é -TERRORISTA-. QUEM FALA NAS REDES SOCIAIS é agente da -DESINFORMAÇÃO-. Em apenas 30 dias de governo já há um belo gasoduto para o cidadão pagar - e nenhuma possibilidade de salvação fora de Lula. Ele é a LUZ, A VERDADE E A VIDA. Você entra com a parte em DINHEIRO.


ESPAÇO PENSAR +

Leia no ESPAÇO PENSAR+ de hoje: 1º DE FEVEREIRO, por Percival Puggina. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

27 jan 2023

IMUNIZAÇÃO COGNITIVA


A PERGUNTA INSISTENTE

Em todos os grupos sociais de relacionamento que participo, muitos de seus integrantes volta e meia fazem uma mesma e velha indagação, qual seja a de QUERER ENTENDER por que grande parte da nossa população, depois de tudo que aconteceu no nosso pobre Brasil, continua APOIANDO e VOTANDO em candidatos comprovadamente CORRUPTOS, MAUS GESTORES e não raro INCOMPETENTES.  


DOENÇA GRAVÍSSIMA

Pois, embora a RESPOSTA para esta importante pergunta já tenha sido dada inúmeras vezes, volto mais uma vez a explicar que segundo estudos científicos desenvolvidos pela NEUROCIÊNCIA, estas infelizes pessoas, de todas as nacionalidades, sofrem de uma doença gravíssima, conhecida por -IMUNIZAÇÃO COGNITIVA-.


COGNITIVA

Antes de tudo a palavra -COGNITIVA- vem de -COGNIÇÃO-, que é o processo de aquisição do conhecimento, incluindo o pensar, a reflexão, a imaginação, a atenção, raciocínio, memória, juízo, o discurso, a percepção visual e auditiva, a aprendizagem, a consciência, as emoções. Envolve os processos mentais que influenciam o comportamento de cada indivíduo.


IMUNIZAÇÃO

Assim, a IMUNIZAÇÃO COGNITIVA é um escudo que permite que as pessoas se agarrem a valores e credos, mesmo que fatos objetivos demonstrem que eles não correspondem à verdade. A PESSOA COGNITIVAMENTE IMUNIZADA está no TERRENO DA FÉ, QUE DISPENSA O RACIONCÍNIO LÓGICO. Para ela, ARGUMENTOS LÓGICOS NÃO TÊM QUALQUER RELEVÂNCIA.


DEFENDENDO O INDEFENSÁVEL

Assistimos, assim, gente com elevado grau de instrução, inteligente, articulada, que sabidamente não está tirando nenhum proveito material da situação, defendendo em público o indefensável. Como é que essas pessoas chegam a esse ponto? A NEUROCIÊNCIA responde através das seguintes CINCO FASES NO PROCESSO DE IMUNIZAÇÃO COGNITIVA: 


CINCO FASES

PRIMEIRA FASE: isolamento de quem tem opiniões contrárias, protegendo suas ideias. A pessoa vai eliminando de seu convívio ou mesmo de sua atenção, quem pensa diferente.

SEGUNDA FASE: redução da exposição às ideias contrárias. Passa a ler e ouvir apenas as opiniões em linha com seus credos. Nos estados totalitários, é quando a liberdade de expressão passa a ser ameaçada, quando a imprensa perde a liberdade, quando vozes dissidentes são caladas. É quando os processos educacionais adotam opiniões selecionadas, com autores e textos cuidadosamente escolhidos para seguir apenas uma visão de mundo.

TERCEIRA FASE: conexão dos credos a emoções poderosas. Se você não seguir aquelas ideias, algo de ruim vai acontecer. Lembra do “se você pecar, vai para o inferno"? Se você não votar naquele candidato, sua vida, suas economias, seus benefícios estarão em perigo…

QUARTA FASE: associação a grupos que trabalham para combater as ideias dos grupos contrários. Isso acontece não só em política, mas até mesmo na ciência, quando métodos de investigação científica focam nas fraquezas das teorias adversárias, ignorando os pontos fortes.

QUINTA FASE: a repetição. Repetição, repetição, repetição. Cria-se um tema, um slogan que materializa um determinado credo ou visão, que passa a ser repetido como um mantra, numa técnica de aprendizado. O grito “não vai ter golpe”, por exemplo, não é uma criação espontânea, obra do acaso. É pensado, calculado. Sua repetição imuniza cognitivamente as pessoas contra os argumentos a favor do impeachment.


SOCIEDADE DOENTE

Como bem já ressaltou vivamente o incansável jornalista Rogério Mendelski, no seu programa PRIMEIRA HORA, que vai ao ar na Band/RS, os especialistas em psicologia das massas sabem que nossas mentes evoluíram muito mais para proteger nossos credos que para avaliar o que é verdade e o que é mentira. E os especialistas em comunicação constroem retóricas fantásticas, com intenção de desviar o tema principal e, especialmente, imunizar cognitivamente os soldados da causa.

E aí, não adianta mostrar o vídeo, o recibo, o cheque, o testemunho do caseiro, a ordem da transportadora, o grampo telefônico… O imunizado cognitivo está vacinado contra fatos objetivos.
Naturalmente esse “torpor cognitivo” não se restringe ao campo político, social, econômico ou religioso. Ele perpassa todas as áreas da vida humana e faz, por exemplo, que uma pessoa acredite, mesmo contra a razão, que o Brasil é o melhor lugar do mundo, que o Lulismo erradicou a pobreza, que o capitalismo é o responsável por todos os males do mundo, que Cuba é um modelo de país e por aí vai.

Se você conhece alguém que está entorpecido, incapaz de admitir o óbvio, provavelmente alguém está lhe ministrando fartas doses de imunizante cognitivo.

E ele não se apercebe…

Resumo da Ópera: somos uma sociedade doente.


ESPAÇO PENSAR +

Leia no ESPAÇO PENSAR+ de hoje: A GUARDA E A SEGURANÇA DAS SEDES DO PODER, por Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

26 jan 2023

LULA É USEIRO E VEZEIRO EM COMETER CRIMES DE CALÚNIA


CALÚNIA

O CRIME DE CALÚNIA, para quem não sabe, consiste em imputar um fato sobre uma ou mais pessoas. Como tal, como diz o Artº 138 do Código Penal - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime, é passível de PENA de detenção, de seis meses a dois anos, e multa. Mais: dos 3 CRIMES contra a HONRA (calúnia, injúria e difamação), a CALÚNIA é o mais grave, uma vez que imputa falsamente a uma ou mais pessoas um crime que não foi cometido.


CALUNIADOR CONTUMAZ

Ora, partindo do fato de que o Artº 138 do Código Penal existe e, para infelicidade geral dos brasileiros dotados de um mínimo sentimento de justiça, o presidente Lula não apenas existe como é tido, havido e reconhecido mundo afora como CALUNIADOR CONTUMAZ, o que deveria restar, para o bem da JUSTIÇA, é reconduzir o CONTUMAZ MENTIROSO à PRISÃO, lugar de onde nunca deveria ter saído.


LULA FOI MENTIR NO URUGUAI

Pois, levando em conta o que aconteceu ontem, em Montevidéu, durante encontro que teve com o presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, quando Lula acusou Michel Temer de GOLPISTA, por tudo que é mais do que sabido, julgado e sacramentado, o petista cometeu, numa só tacada, inúmeros CRIMES DE CALÚNIA, que por sua vez deveriam ser considerados para ampliar significativamente o tempo do seu encarceramento. 


SÓ ONTEM FORAM DUAS GRANDES CALÚNIAS

Vamos por partes: uma CALÚNIA que Lula cometeu ontem, 25, está no fato de ter afirmado que o legado social deixado pelo seu governo foi destruído em sete anos, por Michel Temer e Jair Bolsonaro. Ora, o mundo todo sabe que o único LEGADO deixado foi, além de MUITA CORRUPÇÃO E ROUBOS ENORMES, a total DESTRUIÇÃO ECONÔMICA, confirmada pela exuberante queda de mais de 7% do PIB. Outra grande CALÚNIA foi quando Lula disse que o impeachment de Dilma Rousseff foi um GOLPE DE ESTADO. Ora, se isso fosse uma verdade, quem deveria ser chamado de GOLPISTA é o seu fraternal e fiel amigo, Ricardo Lewandowski, que à época, como presidente do STF, assumiu a presidência do PROCESSO DE IMPEACHMENT logo após o Plenário do Senado ter decidido pela admissibilidade do pedido. Mais: Lewandowski foi o primeiro a assinar o mandato de citação para depor a presidente Dilma Rousseff.


NOTA DE TEMER

O ex-presidente Michel Temer, ao tomar conhecimento da CALÚNIA que envolveu o seu nome, reagiu com a seguinte nota, de forma pra lá de educada, dizendo que Lula se mantém no palanque, que o “país não foi vítima de golpe algum” e negou ter destruído as iniciativas petistas.

Eis aí a íntegra da NOTA DE MICHEL TEMER: 

-Mesmo tendo vencido as eleições para cuidar do futuro do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parece insistir em manter os pés no palanque e os olhos no retrovisor, agora tentando reescrever a história por meio de narrativas ideológicas.

Ao contrário do que ele disse hoje em evento internacional, o país não foi vítima de golpe algum. Foi na verdade aplicada a pena prevista para quem infringe a Constituição.

E sobre ele ter dito que destruí as iniciativas petistas em apenas dois anos e meio de governo, é verdade: destruí um PIB negativo de 5% para positivo de 1,8%; inflação de dois dígitos para 2,75%; juros de 14,25 para 6,5%; queda do desemprego ao longo do tempo de 13% para 8% graças a reforma trabalhista; recuperação da Petrobras e demais estatais graças a Lei das Estatais; destruí a Bolsa de Valores que cresceu de 45 mil pontos para 85 mil pontos. Cometi a destruição de elevar o recorde na produção de grãos, nas exportações e na balança comercial. Como se vê, com a nossa chegada ao governo o Brasil não sofreu um golpe institucional, foi sim “vítima” de um Golpe de Sorte.

Recomendo ao presidente Lula que governe olhando para a frente, defendendo a verdade, praticando a harmonia e pregando a paz-.


ESPAÇO PENSAR +

No ESPAÇO PENSAR + de hoje: DEZ MÁXIMAS E REFLEXÕES PARA DEMOCRATAS, por Percival Puggina. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

25 jan 2023

O BNDES JÁ ESTÁ PRONTO PARA SOFRER NOVOS E GRANDES ASSALTOS


ALEGRIA, ALEGRIA

Nesta semana, em coro muito bem ensaiado e cheio de determinação e vontade, o presidente Lula e seu ministro-poste, Fernando Haddad, da Fazenda, fizeram a alegria dos governantes de países -TOTALITÁRIOS- , que seguem -ipsis literis- a CARTILHA DA ORGANIZAÇÃO COMUNISTA -FORO DE SÃO PAULO-. Ambos afirmaram e reafirmaram que o BNDES, que foi literalmente saqueado ao longo dos amargos 13 anos de governo petista (2003 a 2016) voltará a financiar projetos de desenvolvimento e engenharia em países vizinhos. De acordo com Lula, a ideia é que o Brasil seja um PROTAGONISTA internacional no financiamento de grandes projetos. Pode? 


EMPRÉSTIMO DO TESOURO NACIONAL

Naquela ocasião, vale lembrar, que quem entrou pesadamente com os recursos foi o Tesouro Nacional, através de um criminoso adiantamento (POR FORÇA DE EMISSÃO DE TÍTULOS DA DÍVIDA) na ordem de R$ 600 BILHÕES. Detalhe: durante o governo Bolsonaro, graças a excelente administração do BNDES, boa parte do empréstimo, não todo, foi devolvido ao Tesouro, sendo que a última parcela, em torno de R$ 50 BILHÕES, foi programada para ser paga (devolvida) neste ano de 2023. 


CALOTE DE CUBA E VENEZUELA

Mais do que sabido, mas é importante relembrar, Venezuela e Cuba ainda devem US$ 529 MILHÕES (algo perto de R$ 3 BILHÕES), o que equivale a 25% do total emprestado pelo BNDES. Pior: o Brasil foi vítima de um legítimo CALOTE do qual nem mesmo as garantias existem e como tal não têm como serem acionadas. No caso de Cuba, como se sabe, a garantia dada foi em forma de CHARUTOS, e nem assim nenhum -puro- foi enviado até o presente momento.


BANCOS INTERNACIONAIS

Ora, o que não falta neste mundo são BANCOS INTERNACIONAIS DE FOMENTO E DESENVOLVIMENTO, como Banco Mundial, BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, Banco do BRICS, etc. Em todos eles, os países-membros se obrigam a integralizar cotas de capital que serão utilizadas para financiar projetos e execuções de obras de infraestrutura. Mais: a aprovação dos empréstimos é obra dos COMITÊS DE ANÁLISE DE CRÉDITO, que verificam se a TAXA DE RETORNO permite o pagamento das parcelas do financiamento. 


SÓ O BNDES

Não se justifica, portanto, que o BNDES, cuja fonte principal de recursos vem do FAT- Fundo de Amparo dos Trabalhadores, e do Tesouro Nacional (que respondem por mais de 65%), do Fundo da Marinha Mercante (FMM), do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e de seu fundo de investimento (FI-FGTS); operações compromissadas, etc., que faça o papel destinado a BANCOS INTERNACIONAIS, onde os recursos disponíveis são bem mais expressivos. Tudo leva a crer que nenhum BANCO INTERNACIONAL está disposto a financiar países CALOTEIROS. Só o BNDES, que está novamente pronto para sofrer NOVOS E GRANDES ASSALTOS. 



Leia mais

24 jan 2023

LOS HERMANOS DITADORES


SHOW EM BUENOS AIRES

Ontem, 23 de janeiro, em Buenos Aires, capital da vizinha Argentina, Lula deu um verdadeiro show. Mostrando um preparo invejável, com muito foco, Lula foi ainda mais cirúrgico na sua habitual e inconfundível capacidade para produzir MENTIRAS. Mais: fez questão de mostrar o quanto é capaz de pensar grande quando se trata do uso e do abuso daquilo que trafega na rota do mais amplo ABSURDO. 


TANGO A MODA PETISTA

Tal qual um exímio bailarino, Lula fez uma apresentação dentro do mais puro estilo reservado aos dançarinos de TANGOS ARGENTINOS. Misturando o TANGO DE SALÃO com TANGO MILONGUEIRO E TANGO FANTASIA, Lula dançou sob aplausos frenéticos de Alberto Fernández, um inusitado -TANGO À MODA PETISTA-. 


SITUAÇÃO PRIVILEGIADA

Sem mostrar o menor rubor, Lula disse coisas pra lá de ABSURDAS. Uma delas, talvez a maior de todas foi quando disse que a Argentina terminou 2022 em SITUAÇÃO PRIVILEGIADA NA ECONOMIA. Privilégio, para Lula e petistas em geral, é um país que adota o incrível CONGELAMENTO DE PREÇOS, DESMEDIDA IMPRESSÃO DE MOEDA e que apresenta INFLAÇÃO OFICIAL em torno de 100% -a mais alta dos últimos 31 anos-. Mais: segundo dados oficiais, 40% DOS CIDADÃOS ARGENTINOS SÃO POBRES. Que tal? 


VENEZUELA E CUBA

Dentro do figurino COMUNISTA, Lula defendeu os governos ditatoriais de Cuba e Venezuela. Entretanto ficou mudo quanto à INFLAÇÃO VENEZUELANA, que NO ANO PASSADO, 2022, atingiu a marca de 234%, uma das mais altas do mundo. Como se percebe claramente, a Venezuela resolveu deixar de lado a produção de petróleo para se dedicar na produção de INFLAÇÃO, a ponto de se transformar num dos maiores do mundo nesta incrível e absurda arte destrutiva de qualquer economia. No ano anterior, 2021, a taxa de inflação atingiu a incrível marca de 686,4%. Pode?


RETROCESSO?????

Para concluir, não posso deixar de referir o que Lula disse a respeito da deplorável petista Dilma Rouosseff. Ao lado do presidente Alberto Fernández, afirmou que "UM GOLPE DE ESTADO derrubou a sua companheira Dilma Rousseff, a primeira mulher eleita presidenta da República do Brasil”. Mais: com a saida de Dilma, “o Brasil entrou em um retrocesso que eu jamais imaginei que o Brasil poderia entrar". Dose, não?


ESPAÇO PENSAR +

Leia no ESPAÇO PENSAR+ de hoje: O PROBLEMA ESTÁ NA DESIGUALDADE SOCIAL?, por Roberto Rachewsky. Confira aqui: https://www.pontocritico.com/espaco-pensar



Leia mais

23 jan 2023

MOEDA DE 1 TRILHÃO DE DÓLARES


EFEITOS

Assim como o Brasil e demais países -SOCIALISTAS-, os EUA, sob o escancarado governo DEMOCRATA-SOCIALISTA, também dão a entender que os PROBLEMAS ECONÔMICOS se resolvem através de ataques ferozes aos EFEITOS. Com isso, as CAUSAS das encrencas seguem livres e soltas produzindo estragos que crescem de forma incontida.


UMA MOEDA COMUM PARA O MERCOSUL E UMA MOEDA DE U$ 1 TRILHÃO NOS EUA

Vejam que enquanto o governo PETISTA-COMUNISTA se dispõe 1- a criar uma -MOEDA COMUM- para ser praticada nos países do FALIDO MERCOSUL; e 2- a aderir ao que prega a TEORIA MONETÁRIA MODERNA, que consiste, basicamente, em substituir a EMISSÃO DE TÍTULOS DA DÍVIDA por MOEDA CIRCULANTE; o governo dos EUA estuda a possibilidade de cunhar UMA ÚNICA MOEDA DE PLATINA COM O VALOR DE UM TRILHÃO DE DÓLARES que seria depositada na Reserva Federal, que por sua vez usaria a tal MOEDA para QUITAR A DÍVIDA no montante suficiente para manter o ORÇAMENTO DENTRO DO TETO DE GASTOS.


INFLAÇÃO NA VEIA

Mais do que sabido e muito repetido, nos EUA os aumentos de tetos de gasto já entraram para a história como uma velha rotina de ATAQUES AOS EFEITOS. Com a EMISSÃO DE UMA MOEDA DE U$ 1 TRILHÃO, a única coisa, mais do que certa, é que os americanos precisarão conviver com mais INFLAÇÃO, pois não haverá PRODUÇÃO EQUIVALENTE de produtos e serviços. De novo, de novo e mais uma vez de novo: dinheiro emitido que não corresponde ao aumento de bens e serviços, gera apenas e tão somente INFLAÇÃO. NA VEIA.


MOEDA FURADA

Quanto a MOEDA ÚNICA DO MERCOSUL, que na realidade seria imediatamente estendida a todos os países COMUNISTAS-LATINOS, a pretensão é simplesmente DEMONÍACA. Não por acaso, no encontro que acontece hoje em Buenos Aires, três presidentes COMUNISTAS - Brasil, Argentina e Venezuela- estão prontos e faceiros para anunciar a criação de uma MOEDA FURADA, 


VÍCIOS E FALSAS VIRTUDES

O artigo produzido pelo pensador Roberto Rachewsky- VÍCIOS E FALSAS VIRTUDES-, publicado na ZH do hoje, merece destaque. Eis: 

 

O ator americano Mark Ruffalo e a sobrinha-neta de Walt Disney, Abigail Disney, foram ao Fórum Econômico Mundial, para dizer ao seu governo: “Cobrem mais imposto de renda. Eu pago pouco”.
Isso me lembra que para inibir vícios, como o hábito de fumar ou de beber, o governo sobre tributa o cigarro e bebidas alcóolicas para diminuir seu consumo.

Para esses abnegados citados, dinheiro é a fonte do mal e o hábito de enriquecer ou dispor da fortuna que herdou, são vícios que precisam ser purgados, senão por vontade própria, então sob coerção estatal.

O “Congresso Global Dos Sinalizadores de Virtudes” que ocorre em Davos, é uma versão sofisticada e hipócrita da associação dos alcoólicos ou dos fumantes anônimos. Porém, sem a parte do anonimato porque para um “sinalizador de virtudes”, o mais importante é saciar seu narcisismo com o mais fulgurante estrelato.

Põem-se a defender o meio ambiente, a igualdade social, a ajuda humanitária, sempre precedida pela espoliação estatal. A defesa anticapitalista que fazem, é absolutamente imoral. Atenta contra a natureza do homem. Os paladinos da justiça social e defensores dos ursos polares, prescrevem exatamente aquilo que promove a violência, a destruição, a pobreza, a miséria e a morte.

Capitalismo é o único sistema social compatível com a natureza racional do ser humano. Só ele defende a existência de um governo cujo único propósito é proteger a liberdade individual e a propriedade privada contra os que usam de força ou de fraude para obterem ganhos imerecidos.

Socialismo é o oposto. Se baseia na iniciação do uso da coerção pelo estado, apresentando-se em duas formas: 

- Comunismo, sistema social onde o estado é proprietário monopolista dos meios de produção, inclusive da mão-de-obra, que fornecem à sociedade aquilo que os governantes considerarem necessário, à revelia do interesse particular dos indivíduos, que passam a ter uma vida miserável, diferentemente dos seus algozes;

- Fascismo, sistema social de economia mista, no qual o estado concede o provimento de bens e serviços a particulares, almejando alguma produtividade. Porém, sob rigorosa regulação e tributação, que permitem ao estado controlar, dirigir e espoliar a sociedade para proveito dos governantes e dos parasitas que orbitam no seu entorno. 

Apesar da sua crueldade, o socialismo tem sido aceito por aqueles que veem no progresso econômico e tecnológico, só possível no capitalismo, sua fonte de ressentimento. 

Acham que o dinheiro é um mal, que criar riqueza é um vício. Querem empobrecer. Afinal, para eles, riqueza é um câncer e o governo que a extrai e destrói é a cura.



Leia mais