DESCANSO
Com a morte de Hugo Chávez, ocorrida, ou divulgada, ontem (?) quem descansou mesmo não foi o ditador comunista da Venezuela, mas aqueles que clamam pelo retorno da democracia naquele pobre país.
FALTA DE TRANSPARÊNCIA
O mundo não foi (e parece que não será) informado a respeito da hora, dia ou mês do falecimento de Chávez. Ora, diante da falta de transparência, ninguém pode reclamar da principal especulação de que o ditador já estava morto antes de sair do hospital cubano para retornar à Venezuela.
PÉSSIMA MONTAGEM FOTOGRÁFICA
Quanto à imagem do ditador, já no hospital de Caracas, ladeado por suas filhas, que a imprensa do mundo todo publicou, o descuido na arte de montagem fotográfica foi total: Chávez aparece na foto com cabelos escuros, quando todos sabem que, por força da quimioterapia, a sua cabeça já estava totalmente raspada.
RESPONSÁVEL
Esta é a marca que caracteriza os tiranos, gente: eles mostram que a mentira precisa sempre estar presente, pouco importando o tamanho ou qualidade dos detalhes. Isto, no entanto, não mexe nem afeta a cabeça dos apaixonados. Eles acreditarão, piamente, que o grande responsável pela morte de Hugo Chávez é os EUA.
DISFARCES
Se vários governantes mundo afora usam o velho e surrado expediente POLITICAMENTE CORRETO para manifestar os sentimentos pela morte de Chávez, aqueles que compõem o grupo Bolivariano (Brasil, Argentina, Cuba, Equador, Nicarágua e Bolívia, principalmente) não usam disfarces: choram copiosa e sinceramente pela perda do ditador.
VOZ EMBARGADA
A presidente Dilma e o ex-presidente Lula, por exemplo, estão de luto fechado. Considerando o que Dilma disse ontem, depois de receber a notícia, ela mostrou o quanto ficou chocada. Com a voz embargada, a presidente disse que - essa morte deve encher de tristeza todos os latino-americanos e os centro-americanos.
ME SINTO MELHOR
Pois, para deixar bem claro, em momento algum fiquei triste. Pelo contrário, quando um agente venenoso, que ataca o sistema, se vai me sinto aliviado. Sei, no entanto, que só a saída de Chávez do ambiente latino-americano não basta. Mas, de qualquer forma, já me sinto bem melhor sem Chávez. É um ditador a menos...