Artigos

05 mar 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Compartilhe!           

HOMENAGENS
Como estamos na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, cuja data é 08/03 (próxima sexta-feira), muitos estão aproveitando para homenagear as mulheres de várias formas, como por exemplo: através de textos e/ou promovendo produtos e serviços com descontos especiais.
MULHERES IMPORTANTES
Pois, aproveitando o embalo antecipo para hoje a minha homenagem às mulheres brasileiras. Para tanto exponho as formas de agir e pensar de duas mulheres importantes, com as quais convivo diariamente: minha esposa, Lúcia, e minha filha, Cristina, ambas desde sempre envolvidas, de corpo e alma, com o PontoCritico.com
DE PENSAMENTO LIBERAL
Não é por acaso que Lúcia e Cristina sejam mulheres de pensamento liberal. Até porque mostram total discernimento e consciência de que ninguém, independente do sexo, deve receber vantagens e/ou privilégios às custas da sociedade.
PRIVILÉGIOS
Pois, envolvido por este constante contato familiar-profissional diário, ouço, vejo e sinto como as duas deploram, por exemplo, o injusto e atrasado sistema previdenciário brasileiro, no qual as mulheres são tratadas de forma absolutamente desigual, com privilégios absurdos.
IGUALDADE DE TRATAMENTO
Elas concordam, integralmente, com a luta que mulheres fazem para tentar diminuir as diferenças e/ou preconceitos ainda existentes no convívio social do mundo todo. Querem, portanto, que todos tenham uma correta EDUCAÇÃO, que promova tão somente a igualdade de tratamento das pessoas, e não uma subordinação aos homens.
ESTUDO DE BERGAMINI
Tanto Lúcia quanto Cristina conjugam do mesmo pensamento exposto pelo professor e Pensador, Ricardo Bergamini (membro do Pensar!), cujo estudo técnico (incontestável) revela o seguinte: Em 2012, segundo o IBGE, a População Ocupada (PO) tinha a participação de 46,5% de mulheres e 53,5% de homens, a População em Idade Ativa (PIA) de 53,8% de mulheres e 46,2% de homens e a População Economicamente Ativa (PEA) de 46,8% de mulheres e 53,2% de homens. As mulheres contribuem com cinco anos menos para a previdência em relação aos homens, obtendo os mesmos benefícios dos homens, além de terem uma expectativa de vida de 7,1 anos maior do que os homens (homens 70,6 anos e mulheres 77,7 anos). Os militares possuem o direito de computarem nos cálculos de suas aposentadorias o período das escolas preparatórias e academias militares (7 anos para homens ? preparatória 3 anos e academia 4 anos e mulheres 4 anos somente academia militar, não existe os 3 anos de escola preparatória). Com base na técnica atuarial existem 12,1 anos nas aposentadorias femininas civis, e 16,1 anos nas aposentadorias femininas militares, sem fontes de contribuições.
CUMPRIMENTOS
Estão, igualmente, totalmente afinadas com a conclusão emitida por Bergamini: Como as estatísticas demonstram, nos últimos trinta anos, o crescimento exponencial da participação da mulher no mercado de trabalho, é óbvio e ululante que o Brasil vem montando uma bomba-relógio na previdência social, de proporções inimagináveis, que começará a ser sentida nos próximos anos, com o início dos pagamentos dos benefícios sem fontes de contribuição. Com base nas premissas acima colocadas, a falência total do sistema será inevitável.Lúcia e Cristina, para marcar o Dia da Mulher de 2013, clamam pelo fim desses privilégios absurdos. Querem, como mulheres inteligentes que são, reformas urgentes. Começando com a Previdenciária. Meus cumprimentos sinceros à todas as mulheres que pensam da mesma forma! Parabéns!