Artigos

27 nov 2024

A DEMONÍACA MENTALIDADE ANTIEMPRESARIAL


Compartilhe!           

ROBERTO CAMPOS

Sempre que os noticiários divulgam a taxa de INFLAÇÃO BRASILEIRA, que não por acaso já se mostra -perigosamente- acima do TETO DA META, a imagem que me vem à cabeça é a do saudoso economista Roberto Campos, que de forma exaustiva tentava, em vão, explicar aos ferrenhos jornalistas -esquerdistas-, cujos cérebros defeituosos desenvolvem uma incurável MENTALIDADE ANTIEMPRESARIAL, quem está por trás da ALTA DE PREÇOS dos produtos e serviços em geral. 


INFLAÇÃO É EXPANSÃO MONETÁRIA

Antes de tudo, como bem afirmou -alto e bom tom- Roberto Campos, em 1991, (mais de 30 anos atrás) ao participar do Programa RODA VIVA, da TV Cultura, que a MENTALIDADE ANTIEMPRESARFIAL deriva de uma definição errônea da INFLAÇÃO. O -CRUZADO- (moeda brasileira da época) treinou a população brasileira para acreditar que a INFLAÇÃO É -ALTA DE PREÇOS-. Ora, repetiu várias vezes o economista, a ALTA DE PREÇOS É O -RESULTADO-. Ou seja, a INFLAÇÃO É -EXPANSÃO MONETÁRIA. 


CULTURA ANTIEMPRESARIAL.

Portanto, se INFLAÇÃO É -ALTA DE PREÇOS-, O CULPADO É O -EMPRESÁRIO-, QUE FAZ A -ALTA DE PREÇOS-. COMO A INFLAÇÃO É -EXPANSÃO MONETÁRIA-, AÍ O CULPADO É O -GOVERNO-. Vejam que a mudança da definição cria, na cabeça dos jornalistas e seus pobres influenciados, uma CULTURA ANTIEMPRESARIAL. Esta CULTURA é gravíssima, porque dos vários -ÁRIOS- que temos por aí o -OPERÁRIO-, o -FUNCIONÁRIO-, o -MISSIONÁRIO-, o realmente importante é o -EMPRESÁRIO-. 


DÍNAMO DA SOCIEDADE

Campos completou dizendo, ironicamente, que: OPERÁRIOS todos -podemos- ser; FUNCIONÁRIOS todos -queremos- ser; MISSIONÁRIOS são úteis , mas eles falam na vida do além-túmulo, e nós queremos a vida-corrente. O dínamo da sociedade é, portanto, o EMPRESÁRIO. Isto é um RECURSO NATURAL RARÍSSIMO!