Artigos

20 mar 2013

O RETRATO DA IRRESPONSABILIDADE


APRECIADOR DE ROMBOS

Como se não bastasse a enorme incapacidade demonstrada, e confirmada pelos associados do Grêmio (clube de futebol do RS) enquanto esteve no cargo de presidente, o também deputado estadual, Paulo Odone, para desespero dos contribuintes gaúchos voltou a ser mais assíduo da Assembleia com o propósito de promover mais rombos nas já combalidas contas públicas do Estado.

POPULARIDADE

Eleito exclusivamente pela sua popularidade, nunca por competência, Paulo Odone também não mostrou preocupação mínima com a ética. Ao longo do tempo que esteve à frente do Grêmio, o ex-presidente não teve, por exemplo, a hombridade de se licenciar do cargo de deputado mesmo sabendo que o clube sempre consumia em torno de 90% de seu tempo.

INFERNO

Por incrível que possa parecer, enquanto Odone esteve à frente do Grêmio os contribuintes gaúchos até que foram mais felizes, se isso ainda é considerado como algo possível no RS. Corrijo: ficaram um pouco mais longe do inferno, talvez. Isto ficou muito claro depois que o deputado perdeu a eleição para Fábio Koff, no final de 2012, momento em que os próprios associados do clube deram um solene adeus a Odone.

VINGATIVO

Vingativo e demonstrando mais uma vez ser um péssimo gestor, Odone resolveu jogar pedras enormes nos contribuintes do RS, através de um projeto que simplesmente inviabiliza e acaba com o sistema de saúde dos servidores públicos, chamado IPE-Saúde.

MAU DEPUTADO

Da mesma forma como negociou a troca do estádio Olímpico pela nova Arena, com a construtora OAS, Paulo Odone vestiu o seu mal cortado traje de deputado ruim, através de um estúpido projeto de lei de sua autoria, para mostrar que quer acabar de vez com o IPE-Saúde. Pode?

DEPENDENTES DO IPE-SAÚDE

Através do projeto-maluco e irresponsável, Odone exige a inclusão dos pais dos servidores públicos do Estado como dependentes do IPE-Saúde. Com um detalhe cruel para as contas públicas: não prevê a contribuição por parte de dependentes adicionais. Ou seja, o mau deputado coloca em risco as finanças do segmento do já combalido Instituto de Previdência do Estado, conhecido por IPE-Saúde.

PROJETO INSANO

O projeto insano prevê a inclusão de milhares de idosos (justamente aqueles que mais demandam por serviços médicos, e por isso custam bem mais), sem o devido e necessário pagamento da correspondente importância exigida pela tábua de uso. Como 30 mil servidores já se declaram dispostos a colocar seus pais como dependentes no IPE-Saúde, o RS vai, indiscutivelmente, quebrar. Bem antes do previsto.

Leia mais

19 mar 2013

A ERA DO CAOS


O INÍCIO DA ERA

Se o CAOS já havia se instalado com toda a força no país de forma muito clara nas áreas da EDUCAÇÃO, SAÚDE E SEGURANÇA, com consequências desastrosas em todas as áreas (economia, social e ambiental), o ano de 2013 está se desenhando como o marco onde se inicia a ERA DO CAOS no país.

ADIAMENTO DAS REFORMAS

De antemão é notório dizer que a situação atual nada mais é do que a consequência da incrível protelação de várias reformas. Como ninguém deu ouvidos à lógica do raciocínio, o momento indica que pode estar iniciando o necessário enfrentamento das tragédias. Tomara.

PAPEL DESEMPENHADO DO STF

Detalhe importante: a isto devemos dar graças ao STF, que resolveu pressionar o governo em várias frentes. Bem ou mal, o fato é que a Corte Suprema, depois do julgamento do Mensalão começou a exigir uma postura mais efetiva por parte dos nossos governantes. O STF deu a entender que é hora de abrir os olhos da Nação mostrando que estamos diante do CAOS em várias áreas.

PRECATÓRIOS

Comecemos pela importante decisão quanto ao pagamento imediato dos PRECATÓRIOS, que vai provocar algumas decisões por parte do Legislativo e Executivo daqui para frente. Uma coisa é certa e os ministros do STF sabem bem: não há recursos para atender a decisão que foi tomada. O importante é que estamos diante de um CAOS que precisará ser enfrentado.

ROYALTIES DO PETRÓLEO

Outra decisão do STF que vai dar o que falar, chorar e comentar (ainda em caráter liminar) foi quanto ao destino dos Royalties do Petróleo, decidido recentemente pelo Legislativo. Os Estados que saíram prejudicados com a liminar concedida ontem, pela ministra Carmem Lúcia, vai transparecer a deflagração de outro monstruoso CAOS.

FATOR PREVIDENCIÁRIO

Junte-se a isso tudo o que disse ontem o novo ministro do Trabalho, Manoel Dias, ao propor um outro imenso estouro nas contas públicas. Dias se diz favorável e ferrenho lutador pelo fim do FATOR PREVIDENCIÁRIO, coisa que vai elevar o rombo das contas públicas de forma ainda mais assustadora.

QUE VENHAM OS CAOS

Ficando só por aí, como se vê o Brasil precisa e deve quebrar antes que alguma reforma (necessária) aconteça. Estou convencido de que só a quebradeira pode nos levar a alguma solução. Quem sabe não devemos estimular o CAOS GERAL, para fazer com que o Brasil tome jeito? Que venham, portanto, todos os CAOS possíveis e imaginários.

Leia mais

18 mar 2013

REAÇÃO SUBDESENVOLVIDA


IDH

É óbvio que não surpreendeu nem um pouco a forma com que as nossas autoridades (?) reagiram com relação ao 85º obtido pelo Brasil no IDH, num ranking de 187 países. Mesmo assim enquadro a revolta demonstrada pelo ministro Mercadante ( da Educação) como coisa típica de gente pouco preparada e cheia de presunção.

VOCAÇÃO

Vejam que o índice obtido (0,73 para um máximo de 1) até que não foi tão mau assim. É, certamente, um número parecido com o da Jamaica, Armênia, Omã e São Vicente e Granadinas, coisa, aliás, bem em linha com os pesos obtidos por países subdesenvolvidos, que de resto demonstra exatamente a grande vocação brasileira.

MAIS LENTO

Bem antes de mostrar qualquer aborrecimento com a nossa classificação no IDH é preciso levar em conta que o Brasil continuou a subir durante a primeira metade do governo Dilma Rousseff. Só que, por pura vontade, em ritmo mais lento do que quase todos os países do BRICS e da América do Sul, segundo informa o relatório de 2012 divulgado pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

RANKING

O pior de tudo é quando o governo se depara através de comparação com países da América Latina. Aí, na EVOLUÇÃO DO ÍNDICE o Brasil só conseguiu ficar à frente da Venezuela (administrada pelo comunista Hugo Chávez) e do Paraguai, que durante o período analisado ainda era administrado pelo estúpido Fernando Lugo. Já no ranking ABSOLUTO o Brasil continua atrás de Peru (77º), Uruguai (51º), Argentina (45º) e Chile (40º).

TRÊS ELEMENTOS

Vale a pena entender que o IDH é composto por TRÊS ELEMENTOS: renda, saúde (expectativa de vida) e educação (dividido entre os anos de estudo dos adultos e os anos de estudo esperados para as crianças). Só por aí basta para que se possa entender as razões pelas quais não conseguimos evoluir. E quando a tal educação referida pelo ministro Mercadante produzir seus frutos por aqui, já se sabe que o resultado será preocupante. Sim, porque a educação no Brasil tem viés ideológico, como confirma o ENADE.

LIDERANÇA

Os primeiros lugares não mostraram qualquer novidade em termos de IDH. A Noruega (0,955), de forma cansativa e repetitiva, continua à frente seguida da Austrália (0,938) e dos Estados Unidos (0,937). Pois nem assim o Brasil e outros países medíocres resolveram copiar o que fazem esses líderes. Por aqui, a preferência é detonar os métodos e formas de medição, como fizeram vários ministros. Pode?

RESPEITO À CIDADANIA

Estou convencido de que a divulgação de índices do tipo IDH servem, definitivamente, para explicar as razões pelas quais muita gente prefere viver longe do Brasil. O IDH é a vitrine que expõe onde há o correto respeito à cidadania. Afinal, quem preza a EDUCAÇÃO e a SAÚDE, coisa que o governo não dá a mínima importância, só tem um caminho: tentar cair fora. Viva o IDH.

Leia mais

15 mar 2013

BRAZIL ECONOMIC OUTLOOK


ALCANCE DO BARULHO

Estou certo de que o alcance dos ruídos emitidos pelas opiniões e comentários que escrevo diariamente no Ponto Critico é baixíssimo, se comparado com o que sai na mídia aberta, cuja abrangência é muito grande. Isto levando em conta que o Ponto Crítico é prestigiado por dezenas de milhares de leitores.

CAPACIDADE DE DISCERNIMENTO

Isto, no entanto, tem um porém: os leitores/assinantes fazem parte de um grupo muito seleto em razão de serem poucos os brasileiros que reúnem capacidade plena de discernimento quanto aos temas abordados nos editoriais. Afinal, só a reduzida parcela que está fora do analfabetismo funcional tem condições de compreender os reais problemas do país e do mundo.

BRAZIL ECONOMIC OUTLOOK

Hoje, por exemplo, trato de algo que pouca gente viu ou ouviu: dias atrás, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, esteve na Polônia com o propósito de falar sobre a economia brasileira. Ao tomar conhecimento, na íntegra, da apresentação denominada -Brasil Economic Outlook-, cheguei a uma conclusão óbvia: os nossos governantes mostram o desempenho e o futuro da economia brasileira da mesma forma com que agem os empresários de jogadores de futebol, quando querem vender seus atletas. Ou seja, produzem vídeos com os melhores lances.

MELHORES LANCES

Os melhores lances são programas mercadológicos onde não aparecem as furadas em bola, os gols perdidos, o comportamento (educação), a saúde e as más atuações não aparecem em momento algum nas apresentações. Assim, quem não vai atrás de maiores informações pode ser seduzido, o que pode significar, muitas vezes, na compra de uma grande encrenca.

NÃO SE FALA EM REFORMAS

Em momento algum, sem qualquer má vontade de minha parte, a apresentação mostra a necessidade de reformas no Brasil. Não fala, por exemplo, dos custos que provocam a equivocada e injusta Previdência Social; dos exorbitantes custos trabalhistas que levam à falta de competitividade, da super carga tributária, da concentração de renda no setor público, das inúmeras intervenções do governo na economia, etc., etc.

VEXAME

Justamente sobre aquilo que os analistas e investidores mais queriam saber, ou seja, a respeito daquilo que tranca o desenvolvimento, de forma clara e inquestionável, a apresentação feita pelo presidente do Banco Central omitiu. Foi por aí, aliás, que se configurou o vexame da apresentação que a ministra Gleise (Desenvolvimento) fez no Road-Show em Londres, há poucos dias atrás. Esta falta de transparência misturada com uma excessiva falta de vergonha faz com que o nosso pobre país perca a já reduzida credibilidade.

BOMBA ORÇAMENTÁRIA

Ontem, o STF acionou uma BOMBA PESADA sobre as contas públicas da União, Estados e Municípios, ao decidir que a dívidas denominadas -precatórios- devem ser pagas de uma só vez, no ano seguinte. Atenção: o total dessa dívida correspondia a R$ 94 bilhões até o primeiro semestre de 2012, segundo o Conselho Nacional de Justiça. Como dinheiro não brota nem cai do céu, e governo é um representante dos cidadãos, só há uma saída: aumento de impostos para resolver o problema. Está bem entendido, não?

Leia mais

14 mar 2013

A EDUCAÇÃO JÁ OBEDECE A CARTILHA


O QUE É BOM PARA O PAÍS

Os leitores/assinantes do Ponto Crítico sabem o quanto tenho dado ênfase ao problema da FALTA DE EDUCAÇÃO no Brasil, cujos índices que identificam a baixa escolaridade e o desesperador analfabetismo funcional são altamente preocupantes. Sabe-se, por consequência, que aí está colocado o grande obstáculo que impede o povo de se manifestar adequadamente sobre o que é bom para o país.

GOVERNO FOCADO NA EDUCAÇÃO

Pois, nesta semana me chamou a atenção que o governo Lula/Dilma tem, sim, se preocupado enormemente com a educação dos jovens brasileiros. Não pela mídia aberta, que tem maior penetração na sociedade, que, infelizmente, não se interessou em expor o que o governo Lula/Dilma-chavista-comunista está fazendo realmente.

EXEMPLOS CLAROS

Quem mostrou interesse no assunto (pra lá de preocupante) foi o jornalista Carlos Alberto Sardenberg através de seu site (www.sardenberg.com.br), que dá exemplos claros do quanto muita coisa passa desapercebido da sociedade quanto aos ensinamentos promovidos pelos nosso governantes neocomunistas.

ENADE

Um exemplo desse quadro, discorre Sardenberg, é a última prova do ENADE -Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes- do Ministério (Comunista) da Educação.Os testes não deixam outra possibilidade: se o universitário concorda com a ideia de que a história e a sociedade se movem pelo conflito de classes entre capital e trabalho, como ensina o marxismo, então deve ter tirado NOTA 10.Se, ao contrário, o universitário pensa que a liberdade individual, o mercado livre e o direito de propriedade constituem os melhores fundamentos das relações sociais e econômicas, como prova o mundo moderno, esse aluno ERROU a maior parte das questões. Pode?

RESPOSTA SOCIALISTA

Se pensa isso e foi esperto, não errou, pois as questões são construídas de tal modo que a RESPOSTA SOCIALISTA surge como obviamente correta e a outra, NEOLIBERAL parece uma estupidez ou uma ingenuidade.A questão 10, por exemplo, pede uma breve dissertação sobre o papel desempenhado pela mídia nas sociedades democráticas, a partir de três enunciados. Dois deles, um dos quais é uma entrevista de Noam Chomsky, sustentam que a mídia (assim, no geral) é um instrumento das classes dominantes, do capital, para manter a exploração e bloquear, de modo sutil e subliminar, a circulação de IDEIAS ALTERNATIVAS E CONTESTADORAS.

CARICATURA BONITINHA

O outro enunciado é maroto. Procura elaborar uma caricatura bonitinha. Diz assim: - A mídia vem cumprindo seu papel de guardiã da ética, protetora do decoro e do Estado de Direito. Assim, os órgãos midiáticos vêm prestando um grande serviço às sociedades, com neutralidade ideológica, com fidelidade à verdade factual, com espírito crítico e com fiscalização do poder onde quer que ele se manifeste.-Nesse quadro, se o aluno entendesse: 1- que, nos regimes democráticos, há jornais, revistas, rádios e TVs que procuram relatar os fatos da maneira mais objetiva possível; 2- que a imprensa não-partidária e não-religiosa é induzida a isso pela concorrência e pela competição no livre mercado; 3- que há, sim, imprensa comprometida com a democracia, com a liberdade de opinião e com a vigilância dos governos, sendo isso testado pelo seu público; aí o melhor a fazer seria evitar essa argumentação, pois o contexto da questão indicava que seria considerada falsa.

LAVAGEM CEREBRAL

Para o Enade, 1- ou a mídia é de uma santidade exemplar, impoluta e infalível; ou, 2- não existe a menor liberdade de imprensa e de opinião e a mídia dita democrática é sempre um truque para calar os trabalhadores e suas lideranças.Quem se lembrou dos ataques de membros do governo e do PT à MÍDIA GOLPISTA lembrou bem. É essa visão mesmo. Fazer reportagens sobre mensalão e aloprados, criticar a administração lulista e seu partido só pode ser coisa da direita, pois o governo, sendo o deles, necessariamente está certo.Que o PT diga isso, faz parte do jogo, desde que não tentem, a esse pretexto, melar o jogo. Agora, que o MEC coloque essa visão esquerdista como a verdade, numa prova para milhões de alunos, é lavagem cerebral.Com esses ensinamentos os jovens estão sendo preparados para administrar o país daqui para frente, gente. Não é de arrepiar? Que tal?

Leia mais

13 mar 2013

VERDADES INCONTESTÁVEIS


PÁGINAS AMARELAS

De todas as verdades que foram ditas pelo Pensador (Grupo PENSAR!) Rodrigo Constantino, ao longo da entrevista que concedeu à revista Veja desta semana, que aparece em destaque nas páginas amarelas, dou ênfase para o fato de que governo arrecada quase 40% do PIB em forma de impostos e destina somente 1% para investimento.

DIAGNOSTICADO

O que disse Rodrigo Constantino já está diagnosticado e escancarado, pública e oficialmente, por todos os Institutos e Laboratórios de Economia do país. E em todos os estudos e relatórios, oficiais e não oficiais, aparece a triste informação de que o governo se apropria de 36,5% do PIB.

DESTINO

Se a arrecadação é absurdamente alta, o destino dos recursos é simplesmente dramático e/ou destruidor: 99% desse imenso recurso é destinado para puro GASTO PÚBLICO. Como a matemática informa, o percentual ínfimo, de somente 1% de tudo que é arrecadado pelos cofres públicos vai para INVESTIMENTO. Ou seja, praticamente zero.

QUALIDADE DO GASTO

Desta vez nem vou entrar no mérito da questão de que o GASTO PÚBLICO é de baixíssima qualidade. Até porque isto está mais do que respondido pela sociedade, que cada vez mais precisa adquirir serviços (públicos) de segurança, saúde e educação, simplesmente porque o Estado fornece pouco. E mesmo assim de qualidade pra lá de ruim.

MULTIPLICAR

Peço, encarecidamente, que entendam que precisamos de mais Pensadores do tipo Rodrigo Constantino. É preciso multiplicar este convencimento explícito de que não basta ficar ou estar indignado. É preciso que mais gente se preocupe com a situação e se defina a respeito das REFORMAS. ATENÇÃO, gente: do jeito que a coisa está posta, a situação não tem como melhorar. Só pode piorar. Ou seja, não ficará no ruim como atualmente se encontra.

PRESSÃO

Se possível, cada cidadão revoltado e indignado deveria levar embaixo do braço, ou dentro da pasta, o Orçamento da União, do seu Estado e do seu Município. E em cada reunião, formal ou informal, levar o assunto à discussão. É preciso martelar até que algo aconteça.

HETEROGENEIDADE DAS OPOSIÇÕES

Levem em conta o que declarou o Secretário de Assuntos Internacionais da Presidência da República, o comunista-chavista Marco Aurélio Garcia, de que as oposições ao governo pecam pela HETEROGENEIDADE POLÍTICA E IDEOLÓGICA. Isto significa que a HOMOGENEIDADE da situação -governistas-, facilita o trabalho do convencimento do povo de que quanto pior melhor...

Leia mais