INQUESTIONÁVEL
Esta Eleição, mesmo antes do seu fechamento, marcado para o dia 26, já serviu para esclarecer, de forma inquestionável por exemplo, quais os Estados cujos eleitores são, realmente, os mais politizados do país.EMPATE TÉCNICO
Mesmo que não estejamos diante de um concurso, só pela forma como a maioria dos eleitores de Santa Catarina, Paraná e São Paulo votou, pode-se dizer que há um empate técnico entre os três Estados.SABEDORIA
Ao elegerem, já no primeiro turno, governadores que se opõem ao PT, mostram que são detentores de sabedoria diferenciada, se comparados com outros Estados. São portanto, suficientemente bem mais politizados.DECISÃO INTELIGENTE
Para reforçar esta certeza vejam que nesses três Estados, a maioria dos eleitores votou em Aécio Neves para presidente. Tal decisão, por si só, demonstra o quanto estão fartos da enorme corrupção que tomou conta do nosso pobre país desde 2002, quando o PT assumiu o Poder.DECEPÇÃO
Na região Sul, a grande decepção ficou, mais uma vez, por conta do RS, cuja maioria dos eleitores teima em não perceber o quanto o PT é nocivo para o país. Uma pena, pois muitos brasileiros ainda viam os gaúchos (de forma equivocada, certamente) como um povo politizado.REFERENDO
Aliás, vamos deixar bem claro que votar em Dilma, em qualquer turno, é; 1- referendar todos os escabrosos atos de corrupção até agora descobertos; 2- pedir, com todas as forças, que muitos outras roubalheiras venham a acontecer; e, 3- estar de acordo com o projeto bolivariano cada dia mais presente no nosso pobre país.A SAÍDA É VOTAR EM AÉCIO - 45!
Se isto já bastasse, os eleitores que preferem o governo petista, com Dilma Neocomunista Rousseff à frente, referendam, também, de forma surpreendente, que aprovam o pior desempenho que a economia brasileira atingiu nos últimos 50 anos. Nunca antes na história deste país se viu fracasso maior em termos de desempenho econômico e gastos públicos. Um verdadeiro horror. Que este editorial sirva de alerta (e chamamento) aos eleitores que, embriagados pelo populismo e/ou assistencialismo, não perceberam o quanto estamos mergulhando no mar bolivariano, que produz cada dia mais desesperança onde avança. Esta constatação é clara e evidente pelo que acontece na Venezuela, Argentina e Bolívia, por exemplo. A saída é uma só, gente: AÉCIO 45.PESQUISAS ELEITORAIS
Há, certamente, muito o que falar (e escrever) sobre as Eleições 2014 de todo o país. Principalmente quanto às pesquisas de intenção de voto realizadas pelos mais diversos Institutos de Pesquisas, que tanta gente está criticando, no meu entender, de forma muito equivocada e/ou precipitada.GERENCIAMENTO DE VOTO
Pois, para começar, é preciso entender que as pesquisas eleitorais (à exceção da pesquisa -boca de urna- que o Ibope realizou ontem no RS, a qual deve ser classificada como vexaminosa a ponto de contribuir para um descrédito deste tipo de serviço), precisam ser vistas como importantes instrumentos de gerenciamento do voto da maioria dos eleitores.ABSTENÇÕES
Em segundo lugar, quando os pesquisados dizem aos agentes-pesquisadores em quais candidatos pretendem votar, não esclarecem se no dia do pleito estarão dispostos a comparecer às urnas. Aliás, pelas abstenções, que totalizaram 27.698.199 (19,39%) de eleitores, percebe-se que o voto NÃO É OBRIGATÓRIO no Brasil.MIGRAÇÃO
Em terceiro lugar, considerando a existência de um SEGUNDO TURNO quando um dos candidatos não recebe mais de 50% dos votos válidos, as pesquisas, felizmente, servem, sob-medida, para uma sempre importante migração de votos para aquele que oferece melhores chances de chegar ao turno decisivo.EXEMPLOS INTERESSANTES
Partindo destas premissas e olhando tanto para o Brasil quanto para o Estado do RS, por exemplo, ambos governados pelo PT, vê-se o quanto as pesquisas foram determinantes para definir o comportamento dos eleitores.INFLUENCIADOS PELAS PESQUISAS
A Marina (candidata a presidente), como se sabe, nas últimas semanas mostrava ser a grande preferida dos eleitores para enfrentar Dilma no segundo turno; da mesma forma no RS, Ana Amélia gozava de maior preferência. Pois, na medida em que os eleitores brasileiros passavam a perceber, através das pesquisas, quais os candidatos com -MAIS BALA NA AGULHA- para poder enfrentar o PT, trataram de trocar Marina por Aécio. Da mesma forma os eleitores gaúchos migravam de Ana Amélia para Sartori.GRAÇAS ÀS PESQUISAS
É preciso entender, portanto, através da correta leitura das pesquisas (e não somente da página que informa as classificações dos candidatos) o que se passa na cabeça dos eleitores. Eu mesmo ( minha família idem) não tínhamos candidato definido. Como o nosso objetivo é tirar o PT do governo, qualquer candidato me serve como instrumento para poder chegar a tanto.Se o candidato disponível for um cachorro, por exemplo, assumo o papel de sair latindo país afora. Foi, no meu entender, os que os eleitores fizeram no primeiro turno. Graças às pesquisas.DEBATE TV GLOBO
Ontem, no debate promovido pela TV Globo entre os presidenciáveis desse nosso pobre país, a presidente/candidata Dilma Neocomunista Rousseff, cheia de euforia afirmou e reafirmou que hoje, graças aos esforços de seu governo, mais de 14 milhões de famílias, ou 53 milhões de brasileiros, recebem o BOLSA FAMÍLIA.PROGRAMAS ASSISTENCIALISTAS
Como vivemos num país onde, infelizmente, impera baixíssima educação e, por consequência, menor capacidade de raciocínio e entendimento do povo, é acaciano reconhecer que quanto mais os governantes insistem com programas assistencialistas, melhor a obtenção de votos em seu favor.CUNHO SOCIALISTAS E/OU COMUNISTA
Diante desta triste realidade, todos os pretendentes a todos os cargos eletivos desta eleição (deputado estadual, federal, senador e presidente) sabem, perfeitamente, que a eventual chance de serem eleitos passa por grandes promessas. Todas, obviamente, de cunho socialista e/ou comunista.ESCASSEZ DE LIBERAIS
Assim sendo, políticos liberais, desde o falecimento de Roberto Campos, em 2001, se é que ainda existem, sabem que jamais terão sucesso em eleições majoritárias. Aí reside, portanto, a razão, para tamanha escassez de liberais nas campanhas políticas.CARGA TRIBUTÁRIA ALTA?
Como os candidatos socialistas, para poder levar mais assistencialismo ao povo, defendem cada vez mais gastos públicos, no mínimo me parece estranho que digam, em todas as manifestações, que a carga tributária no nosso país é por demais elevada.IMPOSTO A PRAZO
Ora, quanto mais benesses forem concedidas, maior será a carga tributária. Afinal, os recursos para que os governantes populistas possam contemplar o sempre crescente número de beneficiados saem do bolso dos pagadores de impostos. Ou pela via do endividamento público, que nada mais é do que um imposto a prazo.INIMIGO MORTAL
Como se vê, qualquer candidato que explique essa verdade absoluta, e diga que é preciso cortar subsídios, não pode esperar votos suficientes para se eleger. Com isso, aqueles que se comprometem com o cumprimento do Orçamento Público, que já é considerado inimigo mortal de eleitores que não suportam a idéia de perder benefícios já adquiridos, terão chance igual a zero se declararem que são contrários a ampliação de benefícios sociais. Que tal? Qual a esperança que nos resta?PREOCUPANTE
Ainda que um segundo turno na eleição para presidente esteja garantido, como revelam todas as pesquisas de intenção de voto, só o fato de 40% (no mínimo) dos eleitores dizerem que estão dispostos a reeleger Dilma Neocomunista Rousseff deve ser visto como algo preocupante nesse nosso pobre país.MAIS E MENOS
Ora, depois de tantos atos de corrupção que já foram descobertos e devidamente provados, e outros tantos atos de comprovada incompetência administrativa promovidas por este governo bolivariano, votar pela permanência de Dilma é pedir duas coisas: MAIS FALCATRUAS e MENOS LIBERDADE.REFERENDO POPULAR
Esta decisão soberana de manifestação de -QUERO MAIS PT-, que a maioria dos votantes está pronta para exercer de forma absolutamente democrática, pelo voto, equivale a um -REFERENDO POPULAR-, no qual o povo: 1- aprova e ratifica todas as falcatruas cometidas até agora; e, mais2- exige que a corrupção desvairada continue sem parar.AGRADECIMENTO
Analisando sem qualquer emoção esta vontade popular, chega-se a uma única conclusão: os eleitores, muito agradecidos, querem retribuir, com votos na atual presidente, por dois tipos de BOLSAS que foram distribuídas à rodo, por este governo populista, em todos os cantos do país: a BOLSA FAMÍLIA E A BOLSA EMPRESÁRIO.ASSISTENCIALISMO
Só esses dois contingentes, ambos atendidos pelo lamentável ASSISTENCIALISMO GOVERNAMENTAL NEOCOMNSTA, já são suficientes para garantir, por formas distintas, uma votação expressiva na candidata Dilma Neocomunista Rousseff.FAUSTO
Os beneficiados com o BOLSA FAMÍLIA, infelizmente, sabe-se que são desprovidos de educação e/ou discernimento. Já aqueles que recebem a BOLSA EMPPRESÁRIO sabe-se, também, que por ter algum discernimento (suponho) fazem o verdadeiro papel de Fausto: vendem a alma ao diabo.BENESSES
Some-se ao batalhão dos atendidos pelas -benesses- que provocam rombos e mais rombos nas contas públicas, também a todos que tomaram crédito em abundância sem a mínima capacidade de poder honrar com os compromissos assumidos. Estes, certamente, precisam que o governo garanta perdões de dívidas e/ou alongue os prazos. Que tal?BOLIVARIANISMO
Ontem, enquanto as pesquisas eleitorais indicavam que mais de 50% dos eleitores querem que o nosso pobre país siga, definitivamente, o caminho do bolivarianismo, grande parte dos agentes do mercado financeiro preferiram não esperar pelo resultado das urnas.APROVANDO O SAQUE
O recado, aliás, foi dado através do preço das ações da Petrobrás. A arrombada Estatal, que nesses últimos anos de governo o PT e seus aliados levaram à lona, com a reeleição de Dilma Neocomunista Rousseff não há a menor dúvida de que cada real que entrar no caixa da Petrobrás será desviado sem qualquer pudor.CONCESSÕES
O mais lamentável é que os brasileiros em geral são ensinados a dizer -NÃO- a qualquer proposta de PRIVATIZAÇÃO. O ódio é tamanho que até as simples concessões são chamadas de PRIVATIZAÇÕES. Pode?PROPRIEDADE DOS POLÍTICOS E FUNCIONÁRIOS
Mal sabem esses pobres coitados que todas as empresas públicas do país, quer sejam federais, quanto estaduais e municipais, já não pertencem ao povo, mas tão somente aos políticos e seus funcionários.ESTATIZAÇÃO
Aliás, considerando que -PRIVATIZAR- é tido como coisa do diabo, diante de tantos escândalos e casos de corrupção chegará, quem sabe, o dia em que essa grande parcela do povo brasileiro resolva ao menos pedir a volta da ESTATIZAÇÃO das empresas que hoje, equivocadamente, são chamadas de públicas.POSSE E PRIVATIZAÇÃO
Vale lembrar que PRIVATIZAR significa que os candidatos interessados em assumir o controle acionário das empresas públicas devem pagar os preços alcançados nos leilões. Já nos governos petistas a situação é outra: ao invés de assumir a propriedade os governantes assumem a POSSE. A partir daí fazem o que bem querem.TOMAR CONTA
Esta tal -POSSE- significa TOMAR CONTA sem precisar pagar um tostão aos legítimos proprietários. Mais: ao assumir o comando -pleno-, os patifes ainda fazem o contrário: saqueiam o que podem do caixa das estatais. Que tal?TABULEIRO ELEITORAL
Faltando poucos dias para as eleições, pelo números mostrados nas pesquisas de intenção de voto, até o presente momento, uma coisa não deixa dúvida: o avião que transportava Eduardo Campos, ao cair (ou ser abatido) mexeu decisivamente no tabuleiro político do nosso pobre país.PROBABILIDADE MAIOR
A expectativa da maioria dos eleitores, até a data do desastre aéreo, dava como -favas praticamente contadas- a realização de um segundo turno onde a probabilidade maior seria o enfrentamento da candidata petista à reeleição, Dilma Rousseff, com o candidato tucano, Aécio Neves.PLANO B DO PSB
Como se viu, a escolha de Marina Silva, para substituir Eduardo Campos, mexeu de tal forma a cabeça dos comovidos eleitores, que a partir do momento de sua confirmação, como candidata -Plano B- do PSB, o tucano Aécio Neves perdeu suas forças eleitorais. A ponto de simplesmente anular as suas chances neste pleito.MESMA FAIXA
Pois, como Dilma Rousseff sempre esteve dentro de uma banda que oscila entre 32% e 37% nas pesquisas de intenção de voto, mesmo sem ter dito uma só palavra a candidata Marina já crescia nas pesquisas. Às custas, lamentavelmente, de votos que os eleitores juravam destinar à Aécio Neves.COMOÇÃO
Chega-se agora à reta final, como pode ser observado pelas últimas pesquisas reveladas, que o efeito -COMOÇÃO- levou tempo demasiado para desaparecer da cabeça dos eleitores. Só agora, como estamos vendo, a queda de Marina nas pesquisas corresponde a uma alta de Aécio na mesma proporção.POUCA AFINIDADE
Essa turma que, infelizmente, se deixou levar pela COMOÇÃO parece, enfim, ter percebido que Marina não faz uma efetiva oposição ao PT. A candidata, pela sua postura e pela sua ficha política dá a impressão de que tem pouca afinidade com as propostas defendidas por Eduardo Campos.AÉCIO ANTI-PESTISTA
Já o crescimento de Aécio nas ultimas pesquisas, embora tardio, identifica que aí reside o grande e real opositor do governo petista neocomunista. Tomara que ainda dê tempo para levar Aécio ao segundo turno. Acreditem: se há alguma chance de tirar o PT do governo ela só é possível com a presença de Aécio que sempre foi anti-petista. Já Marina...