Artigos

15 jun 2007

UMA TRAJETÓRIA ÓBVIA


SEM EXAGERO

As noticias que não param de chegar da Venezuela já permitem uma conclusão definitiva daquilo que há pouco tempo atrás uma grande maioria de brasileiros não levava a sério, sobre os atos do neoditador-populista Hugo Chávez. Muita gente preferia acreditar que havia muito exagero nas minhas opiniões, ao prever, com lógica e raciocínio, que tudo acabaria como está agora.

AÍ JÁ É TARDE

Mas, infelizmente, nestes casos é sempre assim que tudo acontece: aos poucos a liberdade vai sumindo e, quando as pessoas se dão conta e percebem o quanto estavam equivocadas, aí já é tarde demais.

DECISÕES ARDILOSAS

Lá na Venezuela foi bem assim. Muita gente também não levou muito a sério o que Chávez afirmava que faria e que acabou fazendo mesmo. Aqui no Brasil, pela menor exposição dos atos do maluco, houve quem não percebesse as decisões ardilosamente tomadas com o objetivo de impedir revoltas e manifestações do povo venezuelano a qualquer tempo.

POLÍCIAS

Uma delas é a fantástica e maciça contratação de policiais militares. Dizendo que o objetivo é dar segurança à sociedade, o povo comemorou. Só que, na realidade a meta é outra: proteger o próprio governo para impedir qualquer tentativa de revolução ou manifestação do tipo. O povo venezuelano, hoje, já está completamente acuado e sem possibilidade de reação. Tudo igualzinho a Cuba. Que sirva de exemplo, embora isto nunca consiga ser bem entendido a tempo útil.

MAIS COMPLICAÇÃO

Agora vejam também mais esta fantástica notícia, que para nossa tristeza deixou bem impressionado o nosso ministro do Trabalho, Calos Lupi ? autodeclarado, publicamente, um grande admirador de Hugo Chávez : a Venezuela vai (não é uma pretensão, mas decisão tomada) implementar uma carga de trabalho de 36 horas semanais. A declaração foi dada pelo ministro, del poder popular para el trabajo, José Ramón Rivero, na Assembléia da OIT, em Genebra.

MINISTRO APAIXONADO

O nosso ministro, Carlos Lupi, presente ao encontro, como era mesmo de se esperar considerou interessante o plano de redução da jornada para seis horas por dia, considerando que lá o trabalho é de seis dias por semana. Portanto, um recado para os empresários dos setores coureiro, calçadista, moveleiro, têxteis, além de todos os demais: esqueçam qualquer medida que possa melhorar a competitividade por aqui. O Brasil não quer ser competitivo. Entenderam???

FESTA GROSSA

Estamos, portanto, diante da seguinte situação, que está nos matando: quando não são os impostos que aumentam é o custo de produção que cresce. Ou ambos, como é o caso da pretendida redução da carga de trabalho que prospera também por aqui. Pelo que imagino vai haver festa grossa em vários países, principalmente na China, que certamente vai comemorar as nossas fantásticas besteiras latinas.

AINDA EM TEMPO

O senador Epitácio Cafeteira e os demais senadores protetores do seu presidente Renan Calheiros, além de querer arquivar o processo e inocentar totalmente o amigo, com toda a certeza ainda vão exigir punição exemplar a Rede Globo, pelas investigações apresentadas, ontem, nos tele-jornais. As provas documentais não deixam dúvidas da safadeza, mas, mesmo assim, nas barbas da sociedade que foi educada para cumprir leis, nada vai acontecer. É uma passividade incrível.

CARTA

No documento -Carta de Gramado-, aprovado ontem, 14, pelos quatro governadores do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul I (Codesul), os estados do RS, SC, PR e MS defenderam 11 propostas comuns. A primeira delas é o envio de carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitando a inclusão de novos investimentos na infra-estrutura econômica e social dos quatro estados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

NOVA DIRETORIA

O presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), Giancarlo Mandelli, promove coletiva de imprensa no dia 18 de junho, segunda-feira, para apresentação da diretoria da entidade para a gestão 2007/2008. Além de Mandelli, compõem a nova diretoria o vice-presidente Rafael Sá, e os diretores Gustavo Ene, Luiz Leonardo Fração, Gabriel Barbosa e Eduardo Sampaio. Às 11h, no Ritter Hotel, 10º andar

CONGRESSO

A Fundação Escola Superior de Direito Tributário está promovendo a sexta edição do Congresso de Direito Tributário em Questão que se realizará nos dias 28, 29, 30 e 01 de julho, no Hotel Serrano Resort Convenções e Spa, em Gramado. O congresso abordará questões polêmicas como a Super Receita, Super Simples, a Reforma Tributária, Substituição Tributária, Responsabilidade Tributária dos administradores e Código Civil, Medidas de garantia do crédito tributário, entre outros. Informações e inscrições no site: www.fesdt.org.br.

COLETIVA

A Vialak, especializada em negócios e produtos para mundos virtuais, convida os jornalistas para encontro de lançamento da empresa no mercado. Voltada para a execução de estruturas e produtos para espaços virtuais, como o programa Second Life, e para o treinamento de colaboradores para atuarem nestes ambientes, a empresa lança, também, a primeira ilha corporativa voltada ao RS ? a Ilha Brasil Sul. A entrevista acontece no dia 21/06, às 9h30, na sede do Grupo e-Core, ao qual a empresa pertence (Av. Carlos Gomes, 466 - 9º andar).

Leia mais

14 jun 2007

O DILEMA


O RS ESTÁ DECIDIDO

Nós, brasileiros, precisamos tomar uma séria decisão: ou vamos ficar fazendo parte dos problemas ou vamos nos decidir definitivamente pelas soluções? O Rio Grande do Sul, por exemplo, para fazer jus ao que muita gente diz, de que o povo gaúcho é muito politizado, já tomou a sua decisão. Os gaúchos, definitivamente, querem fazer parte só dos problemas. Das soluções? Nem pensar.

GRENALIZADO

A decisão, embora lamentável demais, precisa ser bem entendida: no RS, tudo, mas tudo mesmo já está totalmente GRENALIZADO, ou seja, quem gosta do Inter não admite o sucesso do Grêmio. E quem é gremista não admite o sucesso do Inter. Como não há pluralidade de clubes tudo fica polarizado sem a mínima possibilidade de acordo.

ALÉM DO FUTEBOL

Este sentimento e esta prática já não têm solução. Está no DNA dos gaúchos e não há como acabar com ela. Ninguém quer e pronto. Só que isto impede o sucesso do todo, pois o ganho obtido por um lado provoca ódio e inveja no outro. Como o Estado está dividido pelas duas forças, o resultado é terrível. Se as coisas ficassem restritas só ao futebol, tudo bem. Mas, de novo, tudo está de tal forma grenalizado, que a única colheita possível é o fracasso.

TUDO METADE-METADE

Na política a polarização iniciou na disputa entre Maragatos e Republicanos, até hoje ainda presente em algumas regiões. Mas o exemplo é o mesmo e vale para todos os assuntos, desde privatizações, concessões, desenvolvimento, eleições, planos diretores e tudo mais. Tudo no RS acaba sempre numa competição interminável de favoráveis a alguma coisa e dos contrários às mesmas coisas. E é tudo metade-metade para não haver qualquer conclusão vantajosa para o RS.

OPORTUNIDADES DESENGAVETADAS

O Brasil, como se percebe, está hoje diante de uma possibilidade fantástica de receber maciços investimentos, que até agora se encontravam engavetados por falta de taxa de retorno adequada.

GANHA-GANHA

Com a redução das taxas de juros muitos projetos voltaram a ser altamente viáveis e recomendados. Ora, para que tenhamos o velho e o famoso ganha-ganha só falta a decisão de fazer parte da solução. Precisamos, portanto, das reformas para pavimentar o leito da sedução dos investidores.

O AUTÊNTICO LULA

Ontem, o presidente Lula, que andava meio travestido, resolveu voltar às origens e buscar a sua autenticidade: discursou feio e cheio de baixo nível na linguagem. Na realidade, Lula não foi infeliz no que disse. Foi simplesmente autêntico. Ele e sua ministra Marta Suplicy. Aliás, se fizermos uma comparação com o comportamento de seu amigo Hugo Chávez, é bem isto. Chávez gosta e abusa do baixo nível. Lula voltou às origens. Acordem, pelo amor de Deus! Ou relaxemos e gozemos, embora estejamos sendo estuprados!

FESTIVAL

Iniciou ontem, 13, o 16º Festival Mundial de Publicidade de Gramado e, em seu primeiro dia, já reuniu cerca de 4,5 mil pessoas no auditório principal do Serra Park. O tema central desta edição é: A criatividade à frente das novas tecnologias.

ASSOCIADOS

O número de empresas associadas ao Porto Alegre Convention & Visitors Bureau (POAC&VB) está cada vez maior! Somente este ano, já são 32 novos mantenedores no quadro da entidade, o que representa um crescimento de 30%. São empresas dos segmentos de gastronomia, hotelaria, locação de veículos, prestação de serviços, entre outros.

GERDAU

A Gerdau Ameristeel anunciou que sua joint venture Pacific Coast Steel chegou a um acordo para a aquisição dos ativos da Valley Placers, Inc., empresa localizada em Las Vegas, Nevada.

ARACRUZ NOTÍCIAS

A celulose da Aracruz, em sua nova campanha publicitária mostra o papel que procura fazer em todo o percurso, gerando empregos e desenvolvimento, protegendo o meio ambiente, estimulando a pesquisa científica e promovendo a educação de milhares de brasileiros. Serão quatro filmes para TV e quatro anúncios para revistas, veiculados alternadamente durante o ano. A campanha on-line terá, além de anúncios, um hotsite com conteúdos interativos e informativos.

NA MÃO CERTA

A AGCR formalizou, ontem, a adesão ao programa Na Mão Certa, criado pelo WCF- Brasil que visa combater a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias. O programa tem apoio do Unicef, da Organização Internacional do Trabalho e do Instituto Ethos. Durante o Evento, a Coordenadora do Porjeto, Carolina Padilha, apresentou resultados de pesquisas realizadas pelo WCF que identificaram as rotas de tráfico de crianças no Brasil e o perfil do caminhoneiro. Esses estudos ajudaram a traçar os objetivos do \"Na Mão Certa\" e podem ser acessados através do site: www.namaocerta.org.br.

Leia mais

13 jun 2007

OS INGÊNUOS, OS ESPERTOS E OS IDIOTAS


DO ENTUSIASMO À REVOLTA

O grau de satisfação inicial e imediata que a sociedade brasileira estava apresentando, com as detenções e apurações promovidas pela Polícia Federal, já está dando lugar a um lamentável sentimento de frustração. Maior, inclusive, do que a notícia das operações desencadeadas. O sentimento agora já está mais para revolta geral para alguns e perdão para outros.

DURAÇÃO CURTA

O entusiasmo pelas prisões, que não era um hábito e nunca aconteciam por aqui, depois que começaram a acontecer já mostram que a duração é muito curta. Exatamente porque as descobertas dos crimes também não resultam em punições rápidas e corretas.

ESPÍRITO DE MISERICÓRDIA

Todos os presos, principalmente os políticos, usam rapidamente das diversas formas de escape - legal ou corporativa -, garantindo assim a interminável impunidade. Entre estes, os mais espertos e calejados ainda estimulam o velho espírito misericordioso dos brasileiros, típico dos povos latinos, que deve ser traduzido como idiotice nata.

ESPÍRITO DE CORPO

Já os mais envolvidos nas falcatruas, onde gravações telefônicas confirmam tudo, tim tim por tim tim, para conseguir driblar o ato criminoso, estão fazendo o possível para que leis sejam votadas com o objetivo de garantir suas peripécias. Através do corporativismo querem alcançar imunidade total a qualquer tipo de punição.

FORMA DE JUSTIÇA

Nas declarações à imprensa, suspeitos (ou representados por advogados) se dizem analfabetos. Outros, mais caras de pau, ainda se declaram inocentes, mesmo depois de pegos em flagrante com a mão na botija. E parentes próximos, como é o caso Lula-Vavá, declaram que o envolvido não passa de um ingênuo. Com certeza os misericordiosos ainda acreditam e dão o perdão. E tudo acaba ficando no deixa pra lá. Pro inferno esta fantástica forma de justiça.

PASSIVIDADE CRÔNICA

Esta revolta para uns e resignação para outros e, a aceitação burra final que já tomou conta dos brasileiros, a ponto de impedir qualquer ação, ou um simples raciocínio, só está nos deixando cada vez mais pobres. Econômica, educacional, espiritual e socialmente. Será que os jesuítas foram também os responsáveis por tudo isto, desde a época do Brasil Colônia? É possível, pois o comportamento da passividade se mantém intacto até hoje.

ORAÇÃO COMPLICADA

Aliás, basta ler o que dizem certas orações que mais estimulam a aceitação das coisas. Vejam esta, que diz o que precisamos:

1- Serenidade, para aceitar as coisas que não posso mudar (a Constituição?);2- Lucidez, para aceitar as coisas que posso mudar; 3- Sabedoria para reco

Continuando a orar assim todos farão o que bem entendem.

CONVENÇÃO LOJISTA

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS ? FCDL-RS e a CDL de Pelotas, promovem de 26 a 28 de julho a 38ª Convenção Estadual Lojista. O evento acontece no Centro de Eventos da Fenadoce, com o tema Compra, Gestão e Venda. Simultaneamente, realiza-se o 37º Seminário Estadual de Serviços de Proteção ao Crédito (SPC´s) e o 8° Encontro Estadual de CDL Jovem. Outras informações e inscrições no site www.fcdl-rs..com.br/convencao.

MICROCRÉDITO

O programa municipal Porto Alegre Microcrédito está sendo lançado oficialmente hoje, 13, pelo prefeito José Fogaça, em solenidade no salão nobre do Paço Municipal. Na ocasião, será apresentada a efetivação dos primeiros financiamentos do programa, feitos pelos agentes Caixa RS e Portosol. O Porto Alegre Microcrédito é uma iniciativa de governança destinado a fomentar o empreendedorismo na cidade.

PIB (1)

A economia brasileira cresceu 4,3% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, e sinalizou força dos investimentos. Segundo os dados do IBGE, divulgados nesta quarta-feira, a expansão frente aos últimos três meses de 2006 foi de 0,8%.

PIB (2)

Em valores nominais, o PIB brasileiro nos três primeiros meses do ano somou R$ 596,1 bilhões, ante R$ 539,3 bilhões no mesmo período do ano passado. A taxa de investimento do País ficou em 17,2% do PIB no primeiro trimestre deste ano, a mesma do primeiro trimestre de 2006. Já a taxa de poupança nos primeiros três meses deste ano alcançou 17,4% do PIB, a mais alta desde o primeiro trimestre de 2004.

Leia mais

11 jun 2007

BOOM IMOBILIÁRIO


OMISSÃO DE GOVERNOS

Algumas, ou muitas, cidades brasileiras, lamentavelmente, não estão preparadas para aproveitar o boom imobiliário que já começa a acontecer em todo o país. Simplesmente, porque seus governos não querem ou não estão atentos aos pré-requisitos de suas responsabilidades.

DEMANDA REPRIMIDA

Tais requisitos de responsabilidade dos governos são aqueles que dizem respeito às questões de infra-estrutura (energia, saneamento, arruamentos) e demais planos que têm o poder de encantar os milhares compradores de imóveis, reprimidos ao longo de anos, que querem participar da festa do consumo habitacional.

INGREDIENTES

O volume de crédito imobiliário, combinado com o prazo concedido pelo agente financiador, mais o preço a ser pago pelo mesmo são ingredientes importantes para que as coisas aconteçam. É assim que acontece no mundo todo. Com ou sem boom imobiliário.

BLOCO NA RUA

Aqui no Brasil, além dos tais ingredientes econômicos, ainda convivemos com o temível risco jurídico, que aos poucos vêm sendo resolvido. Até porque é condição - sine qua non - para os agentes apostarem no negócio imobiliário. Como o custo do financiamento está ficando cada dia mais atraente para os compradores, o negócio agora é só botar o bloco na rua.

CADEIA PRODUTIVA

Junto com a construção dos imóveis toda uma cadeia de negócios e produtos vai atrás. E depois de prontos os imóveis entram para valer os setores do mobiliário, iluminação, cozinhas, artigos para decoração e assim por diante. É por isto que um dos índices mais importantes da economia americana é aquele que mede o desempenho da construção de imóveis. Ele mexe, como se vê, muito com vários setores da economia.

PARTICIPAÇÃO RIDÍCULA

O Brasil, como é pra lá de sabido, depois do fechamento do BNH a participação do crédito para a habitação no percentual do PIB, passou a ser ridículo em qualquer jargão. Menor do que 2%, gente. Isto significa que para comprar casa própria só com dinheiro disponível.

POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO

Observem o quanto o Brasil pode crescer neste fantástico mercado da construção de moradias, comparando o percentual do crédito para habitação em relação ao PIB de outros países selecionados. Reino Unido = 80%EUA = 75%Espanha = 55%França = 28%Chile = 15%México = 8%Brasil = 2%Se o país triplicar a relação ainda ficaremos abaixo do México. Que tal?

FESTIVAL

O presidente do 16º Festival Mundial de Publicidade de Gramado, o publicitário Airton Rocha, promove coletiva de imprensa para divulgação dos premiados do Festival, que será realizado de 13 a 15 de junho, em Gramado, RS. A coletiva será amanhã, 12, às 11h, no Millenium Flat, no Solarium Bar, Av. Borges de Medeiros, 3120 - Praia de Belas, Porto Alegre.

FINANCIAMENTO

O Banrisul está com uma promoção para os servidores públicos estaduais e o funcionalismo municipal que querem adquirir um carro ou moto. Com taxas e prazos especiais, o CDC Veículos Consignado financia automóveis nacionais ou importados até 100% do valor. Além dessas vantagens, o funcionário público, que é correntista do Banrisul, ao fazer o financiamento ganha de brinde uma camiseta oficial do Grêmio ou Internacional.

FEIRA DE NEGÓCIOS

A partir desta segunda-feira, 11, os alunos de Administração do UniRitter expõem suas empresas e produtos idealizados para a Feira de Negócios da Faculdade, que acontece até 13 de junho, das 8h às 22 horas, no Campus Porto Alegre (Rua Orfanotrófio 555 ? Alto Teresópolis).

NA MÃO CERTA

A AGCR promove nesta quarta feira, 13, encontro com a imprensa para comunicar a sua participação no Programa - Na Mão Certa, do Instituto WCF Brasil, que visa a erradicação da exploração sexual de crianças nas rodovias brasileiras.

Leia mais

06 jun 2007

UM SÍMBOLO DO ATRASO


PRETENSIOSOS

Não tenho certeza, mas creio que são somente dois os estados brasileiros que adotam o salário mínimo regional. Uma prova clara de que sempre há quem goste de se notabilizar e ficar marcado por certas atitudes pretensamente justas e humanas. Só que, neste caso, pelo atraso e pela estupidez.

OFERTA E PROCURA

Salário é igual a uma commodity. A qualidade também impera na formação do preço do possível contratado. O preço do salário varia, obviamente, de acordo com a oferta e a procura. E os benefícios adicionais concedidos pelos contratantes representam diferenciais importantes para inibir as trocas de empregos.

SERES CELESTIAIS?

Agora me respondam: como é possível que deputados saibam dizer qual o valor mínimo que as pessoas devem receber para trabalhar com carteira assinada? Que condições são essas que os fazem melhor do que o mercado? São, por acaso, seres celestiais que sabem quanto alguém deve receber pelo que faz, minimamente?

INIBIR A COMPETITIVIDADE

Pois foi exatamente isto que aconteceu ontem, na Assembléia do RS. Depois de muita discussão o salário mínimo do RS foi fixado em R$ 430,23 (aumento de 5,98% sobre o anterior). E de nada adiantou as federações empresarias (que compõe os setores que realmente empregam na iniciativa privada) explicarem que isto não vai aumentar os empregos, mas inibir mais ainda a competitividade já pouco existente no RS.

INDIFERENTES

Indiferentes, como sempre, aos argumentos mais inteligentes, lógicos e coerentes, os deputados do RS não quiseram agir como deveriam, qual seja o de acabar de vez com o tal mínimo regional. Pelo visto entendem mesmo é de aumentar impostos.

PÉROLA FRASE

Mas o pior de tudo, entre tanta bobagem dita e repetida no calor das discussões que antecederam a votação da lei, foi a frase do deputado Giovanni Chierini, do PDT, que hoje é o partido mais retrógrado e à esquerda deste mundo. Vejam só a pérola: - ?Eu nunca vi salário mínimo quebrar empresário. O que quebra são outras coisas. O câmbio, por exemplo?.

SÓ CAINDO FORA

Declarações como esta explicam o Estado do RS: praticamente quebrado. Ainda por cima endividado até a raiz dos cabelos a ponto de ser considerado impedido de aumentar dívidas. Um Estado que arrecada R$ 16 bi por ano e deve R$ 33 bi. Fora, portanto, de qualquer padrão de flexibilização. Vamos cair fora imediatamente daqui?

JUROS

O Banco Central Europeu (BCE) promoveu um aumento de 0,25 ponto percentual as três taxas de juro da zona do euro, sendo que a principal delas passou de 3,75% para 4%. A decisão havia sido antecipada por muitos agentes financeiros.

FUSÕES

O número de fusões e aquisições está em alta no Brasil. Conforme relatório divulgado pela PricewaterhouseCoopers, os cinco primeiros meses de 2007 foram realizadas 267 negócios, representando um aumento de 28% no número de operações, com destaque para o aumento de 32% no total de compras de participação minoritária com relação ao mesmo período de 2006.

PARCERIA

A Alfamídia e Central de Softwares, empresas do Grupo Processor , em parceria com a Universidade do Vale dos Sinos- Unisinos, abriram inscrições para o curso Licenciamento de Software, que ocorrerá dia 21 de junho, na sede da empresa, na Rua Mostardeiro, 322, em Porto Alegre (RS). O conteúdo abordará os fundamentos legais da utilização de software no Brasil até as melhores opções de aquisição e negociação de licenciamento dos principais fabricantes mundiais.

ASSOCIAÇÃO

Empresário e moradores da Av. Benjamin Constant, Zona Norte de Porto Alegre, reuniram-se no último dia 04 de junho em Assembléia Geral para fundar a Associação Benjamin Constant - ABC. A ABC nasceu da mobilização dos empresários e da comunidade com o objetivo de resgatar a Avenida e seus arredores para a população, através de ações que melhorem a segurança, viabilizem o comércio/serviços e lazer na região. Enquanto o governo não faz, os cidadãos se mobilizam. Parabéns.

DATA NACIONAL DA ITÁLIA

O Cônsul Geral da Itália em Porto Alegre, Francesco Barbaro, convida para o coquetel em comemoração da Data Nacional da Itália. Hoje, às 19h, no Museu de Arte do RS.

Leia mais

05 jun 2007

ALIMENTANDO A CONCORRÊNCIA


BEM CONHECIDO

Já é por demais sabido que a nossa competitividade está constantemente ameaçada. Por custos, práticas e processos que os nossos concorrentes de fora já resolveram a tempo, com mudanças importantes e corretas. As quais, diga-se de passagem, e como também é bastante conhecido, vêm se mostrando muito promissoras para eles.

FALTA DE COMPETITIVIDADE

Esta perda fantástica de competitividade se divide em: 1- atitudes de concorrentes internacionais, onde não existem as questões de câmbio e juros, muito usadas aqui para justificar a nossa falta de reformas (trabalhista, previdenciária, tributária, etc..); e, 2- atitudes de concorrentes locais, onde há um enorme contingente de pessoas trabalhando no mercado informal.

QUESTÃO DE ATITUDE

Ora, esta combinação educativa e esclarecedora de atitudes tomadas, tanto pelos concorrentes externos (que querem cada vez mais mercados), quanto pelos concorrentes brasileiros (que precisam trabalhar e desenvolver suas atividades), deixa bem claro e transparente que só precisamos de atitudes dos nossos governantes. Simples, não?

PROPOSTA BURRA

Pois tudo isto poderia parecer simples até o momento em que os metalúrgicos gaúchos, por exemplo, resolveram promover um seminário para discutir perdas salariais, previdência social e jornada de trabalho. E para tanto convidaram os senadores do RS (Paulo Paim, Pedro Simon e Sérgio Zambiasi) para ouvirem a fantástica sugestão de redução da jornada de trabalho para 40 horas.

FALTA DE RACIOCÍNIO

Estes metalúrgicos, com toda a certeza, não vivem no Brasil. Nem em qualquer lugar deste planeta. O que nós precisamos mesmo, e com rapidez, não foi discutido e muito menos exigido. Ninguém falou em flexibilização das leis trabalhistas, que podem representar ganhos maiores para os já empregados formais e uma atração ao mercado formal ao enorme contingente de informais.

PIORAR MAIS AINDA

Isto explica, com todas as letras, a razão para qual o Brasil só consegue se destacar mesmo na produção e venda de commodities. Com as leis idiotas que temos não há como agregar valor aos produtos, coisa que os nossos importadores fazem com maestria. E ainda por cima há quem queira piorar ainda mais o problema por aqui. Aí é duro.

TEATRO DO BOURBON COUNTRY

Porto Alegre não é uma cidade que atrai turistas. Os poucos eventos que acontecem na cidade fazem dos visitantes turistas de negócios. Nos finais de semana aqueles que permanecem no RS se deslocam para a Serra Gaúcha. A cidade é freqüentada, portanto, quase que por moradores, com os equipamentos já existentes. Porém, a partir de hoje, com a inauguração do belo Teatro do Bourbon Country, construído pela Cia. Zaffari, operado culturalmente pela Opus Promoções, patrocinado pela Nestlé e Vonpar e com o apoio da Florense e da Tramontina, Porto Alegre pode estar abrindo o bom caminho para ser visitada culturalmente. Tomara que isto aconteça. Parabéns aos empreendedores.

DIA DOS NAMORADOS

Segundo pesquisa de hábitos de consumo para o Dia dos Namorados, o comércio de Porto Alegre vai movimentar R$ 55,6 milhões nas vendas, um crescimento entre 7% e 8%, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os produtos que devem liderar as compras são roupas, perfumes/cosméticos, calçados e flores sendo que o valor mais citado para o presente é de até R$ 100.

TÁ NA MESA

O presidente da Assembléia Legislativa do RS, Frederico Antunes, participa nesta quarta-feira, 06, da reunião-almoço Tá na Mesa, da Federasul. Ele falará sobre: Pacto pelo desenvolvimento. Às 12h.

INVESTMENT GRADE

A Gerdau S.A. fez o comunicado de que a Standard & Poors lhe atribuiu, ontem, o rating Grau de Investimento "BBB-" (Investment Grade) para crédito corporativo, com perspectiva estável.

DESTAQUE

O Banrisul é destaque em gestão ambiental no Relatório Social 2006 da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que apresenta a participação e o envolvimento do setor bancário no atendimento às demandas da sociedade. O trabalho foi coordenado pela Comissão de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Febraban que consolidaram informações de 28 bancos, representando 85,4% dos ativos totais do sistema financeiro brasileiro.

Leia mais