Artigos

04 dez 2006

UM PAÍS CONDESCENDENTE


CONHECENDO ONDE INVESTIR

Considerando que os leitores/assinantes do ?

VERDADES

O vice-governador Paulo Feijó, por exemplo, tem sido o único político/governante (entre todos), que vem dizendo coisas absolutamente corretas, importantes e necessárias para que o RS comece a sair da crise mórbida em que está metido. E o curioso, embora nada surpreendente, é que o vice de Yeda está recebendo críticas de todos os lados. Como se fosse um mentiroso. Feijó, a cada palavra dita, mais parece um leproso onde todos preferem distância. Aqui, como se vê, tudo pode, exceto dizer verdades.

DEMORADO

O Brasil e o RS, particularmente, vivem situações tão graves que todas as correções já não podem acontecer rapidamente. Os problemas já atingiram proporções tão elevadas que o desmonte levará tempo demais para melhorar um pouco. A coisa está tão preta que algumas gerações já estão comprometidas, mesmo que comecemos a enfrentar tudo imediatamente. Ou seja, precisamos de vários governos com o mesmo propósito (o que não acontece) para que possamos melhorar alguma coisa.

PARA PIOR

Lula, para se ter uma idéia, já desistiu de reformar a Previdência. Viram? Aqui, tudo só muda para pior. Para melhor, nada. Em Porto Alegre, o ano de 2006 fecha com índices fantásticos: é a Capital com a cesta básica mais cara do país; a gasolina está entre as mais caras do país; os impostos (IPTU, ITBI, ISS, ICMS (sobre telefonia, combustíveis e energia, etc), estão nos níveis mais elevados do país. Ainda por cima Porto Alegre tem carroças por todos os lados. E não desenvolveu qualquer produto turístico. Isto é bom? Para investir e morar? Isto sem falar na violência, onde, neste caso prefiro que todos leiam os jornais locais.

NEM ELES...

Depois de tudo isto que foi exposto, e que não tem como ser contestado, é incrível o número de homenagens que estão sendo prestadas aos políticos do RS. Ora, se alguém merece castigo, salvo raríssimas exceções, são os políticos brasileiros. Fazer homenagens a governantes, principalmente no RS, é premiar a incompetência. Será que não há desconfiômetro? Ora, nem os que estão homenageando votaram nos homenageados. Que coisa...

BALANÇOS E PERSPECTIVAS

A safra de balanços e previsões que as entidades fazem nos finais de ano já começou. A CDL - Conf. dos Dirigentes Lojistas - do RS, hoje pela manhã, informou que os volumes físicos de venda serão maiores com menos faturamento. Sinal de redução de preços. No Natal as vendas deverão aumentar graças ao aumento de crédito, embora a inadimplência esteja na ordem de 12%. A minha impressão é que o setor não pode se queixar de coisa alguma. Explico: Se Porto Alegre é a Capital mais cara do país é porque isto tem sentido para o comércio. Se quiserem aumentar as vendas basta baixar os preços nos níveis das demais capitais. Ora bolas...

CIFRA RECORDE

Segundo a ABIEC - Ass. Bras. Ind. Exp. Carne, as exportações de carne bovina do Brasil neste ano devem atingir a cifra recorde de US$ 4 bilhões, com crescimento de quase US$ 1 bilhão frente ao ano passado.

COLETIVA

Diretoria da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul ? FCDL-RS faz coletiva de imprensa de avaliação dos ?Cenários do Varejo 2006/2007?. No dia 14 de dezembro de 2006, às 08h30min, no Ritter Hotel ? Largo Vespasiano J. Veppo, 55 - Porto Alegre/RS.

PRÊMIO

O Grupo Processor, recebe hoje, 04 de dezembro, às 20h30min, na sede da Sociedade Libanesa, em Porto Alegre, da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet regional do Rio Grande do Sul (Assespro-RS) o prêmio de ?Empresa de TI 2006?.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Flores de diversas cores, estilos, perfumes e beleza foram registradas, nos últimos anos, pelo fotógrafo Nilton Santolin. O resultado desse olhar detalhista cheio de cores e nuances pode ser sentido na exposição ?Detalhes em Flores?, com abertura no dia 5/12 (quinta-feira), às 19h30min, no Muffuleta Bar Café, na Rua da República, em Porto Alegre. São 20 fotos coloridas, especialmente montadas no local que ficarão para apreciação do público até o dia 20/12.

Leia mais

01 dez 2006

O CONSELHEIRO DO DIABO


AGORA É QUE NÃO ACONTECE

Uma das piores coisas que pode acontecer para o Brasil é quando um representante do FMI diz que o Brasil só vai crescer se fizer reformas. Principalmente quando se refere à reforma da Previdência. Pronto, a partir daí, não há reforma alguma, mesmo que eventualmente pudessem ter sido iniciadas algumas propostas.

FORA FMI !

É óbvio que a reforma previdenciária não sai nem sairá em hipótese alguma por aqui. Mas bastou uma simples declaração da diretora do Depto. de Finanças Públicas do FMI, Teresa Ter-Minassian, e já é sepultada qualquer iniciativa. Aqui, o mais importante é: Fora FMI!

REFORMA TRIBUTÁRIA

O governador Germano Rigotto foi indicado pelo presidente nacional do PMDB para coordenar a proposta de reforma tributária que o partido vai elaborar e encaminhar ao governo federal, para ser debatida no Congresso Nacional. Temer adiantou que Rigotto já fez um grande trabalho à frente da Comissão de Reforma Tributária, quando deputado federal.

URUGUAI É UM SUCESSO

Ora, se o objetivo é fazer uma reforma fiscal e tributária no Brasil, Rigotto não precisa ir longe. Basta fazer uma visita ao Uruguai, que acaba de aprovar a sua reforma com promessa de fazer muito mais em 2007, como declarou ontem o ministro da Economia e Finanças do Uruguai, Danilo Astori, em palestra proferida na Câmara de Comércio Brasil Uruguai, em Porto Alegre. Foi um verdadeiro sucesso.

CRESCIMENTO DE 7%

O sentimento observado pelos participantes do almoço de ontem foi um só: todos gostariam de se mudar já para o Uruguai. Para desfrutar imediatamente dos prazeres do crescimento, do desenvolvimento e das vantagens fiscais e tributárias aprovadas. A festa é tão grande no país vizinho que a taxa de crescimento do PIB alcançou 7% neste ano e promete bisar em 2007. Viva o Uruguai! E Viva Punta del Este, lógico.

QUATRO PONTOS

Para dar uma nova faze ao país, o Uruguai tem como benchmark o Chile, guardando as peculiaridades, como disse Astori. Os quatro principais pilares para atrair investidores e dar o salto necessário para o crescimento sustentado são: estabilidade cambial, inflação baixa, diminuição e administração do risco-país e controle absoluto da dívida. Vamos para Punta?

TABARÉ VASQUEZ

Quem diria... Tabaré Vasquez se elegeu como social-comunista e está administrando pela lei de mercado e com parcerias privadas. Quer ficar mais longe possível de Kirchner, Chávez e Morales. Se convenceu, com certeza, de que boas companhias são vitais para o sucesso.

COLETIVA

A CDL de Porto Alegre promove na próxima segunda, 04, às 10 horas, coletiva de imprensa para analisar o desempenho do setor em 2006 e projeções para 2007. Na ocasião, o presidente da entidade, Vilson Noer, fará também um relato dos planos previstos para o próximo ano.

DESTAQUES SIMECAN 2006

Na quinta edição do TROFÉU DESTAQUES SIMECAN as empresas associadas que conquistaram resultados expressivos ao longo do ano foram: Areva Transmissão e Distribuição de Energia, CEL Construções Elétricas, Mach Motor, Full Gauge Controls, Omnitec Automação, Sulforja, Sulmatre e Usiforja. O SIMECAN, pela recomendação para a ISO 9001:2000, também recebeu o troféu.

PRÊMIO JOVEM CIENTISTA

O prazo para as inscrições do XXII Prêmio Jovem Cientista foi prorrogado para o dia 10 de dezembro, em todas as categorias. O prêmio, uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Gerdau, da Eletrobrás/Procel e da Fundação Roberto Marinho, levantará este ano o tema ?Gestão Sustentável da biodiversidade: desafio do milênio?. Objeto de estudo também de pesquisadores e estudantes brasileiros, a biodiversidade encontra aqui uma série de desafios, como a extração madeireira sem controle, o uso de plantas nativas no paisagismo e a biopirataria.

ENDOMARKETING

A evolução do endomarketing e seus desafios é o tema do Café Conosco, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS). O evento será realizado no dia 5, das 8h30min às 10h30min, no Hotel Deville, em Porto Alegre. O evento é gratuito, com vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail eventos@abrh-rs.com.br ou pelo telefone (51) 3254.8254.

Leia mais

30 nov 2006

O FEUDALISMO BRASILEIRO


SISTEMA FEUDAL

A cultura feudal e imperial trazida por D. João VI ao Brasil continua viva e fortemente enraizada na vida dos brasileiros. A proclamação da República disfarçou o sistema, mas o feudalismo continua evidente. Sim, os feudos, gente, continuam até hoje absolutamente intocáveis. Foram, ao longo do tempo, bem preservados, a sete chaves, em todas as formas de Constituição escritas e aprovadas desde a Declaração da Independência e da Proclamação da República.

CLASSE NOBRE

A antiga nobreza, representada pela Côrte de Portugal, foi meramente substituída pelas atuais corporações de funcionários públicos. Desde então quem trabalha no serviço público e nas estatais passou a ser a Classe Nobre, bem diferente dos demais. Diferente do povo, dos plebeus. Com um acréscimo: Cada Poder virou uma Côrte. Independente, mas sempre privilegiada pelas vantagens mantidas e adquiridas.

CÔRTE MAIS ABASTADA

Vejam que o matrimônio, depois da Proclamação da Independência, chegou a ser permitido entre pessoas de classes diferentes, mas nem tanto. Até pouco tempo atrás as mães ainda preferiam entregar suas filhas aos funcionários do Banco do Brasil, da Caixa Federal ou da Petrobrás. Hoje, a preferência maior já recai para funcionários do Tribunal de Contas, do Judiciário ou do Ministério Público. A Côrte mais abastada.

DIREITOS ADQUIRIDOS

Os privilégios concedidos exclusivamente aos nobres do Reino ficaram intocáveis quando transferidos à casta de funcionários de governos. Que, se comparados com os quase inexistentes direitos que a plebe conquistou, são fantásticos: vida mais longa, estabilidade no emprego, saúde mais bem cuidada, aposentadoria mais cedo e muito incentivada, salários superiores aos da iniciativa privada (alguns acima do teto), licenças-prêmio, faltas remuneradas, greves idem, etc, etc... Tudo direito adquirido. E quando alguém diz ou mostra isto acaba ganhando forte antipatia, como se alguma mentira estivesse dentro do contexto.

DECEPÇÃO DO ANO

Como se não bastasse tanto privilégio, a presidente do STF, Ellen Grace, que foi muito festejada, por ser mulher, ao assumir o mais alto cargo do Poder Judiciário, decepcionou. Já é a grande decepção de 2006. Ela entende que os juízes ganham mal. Exige um teto de R$ 30 mil mensais. As mulheres do povo, da plebe, estão revoltadas e os homens, bobos da Côrte, decepcionados. Viva!

TAXA SELIC

Mais uma vez a choradeira se repetiu. Embora a taxa Selic tenha se reduzido para 13,25% muita gente reclamou exigindo mais ousadia do governo. Fantástico. O rombo da Previdência, maior responsável pelo juro alto no Brasil, não foi atacado. Ou seja, atacar a conseqüência é muito melhor do que enfrentar a causa. Isto só acontece no Brasil. A CUT também se manifestou com relação às taxas de juros, sem dizer que uma das travas da economia é a falta de uma boa reforma Trabalhista. Azar o nosso.

PGQP

O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) instala, hoje, 30, durante o Fórum Mundial de Turismo (FMT), o Comitê Setorial Qualidade RS Turismo do PGQP, que já conta com 85 organizações associadas. A instalação será feita durante a sessão plenária O Fator Qualidade e contará com a presença do presidente do Conselho Superior do Programa, Jorge Gerdau Johannpeter, e o presidente do Conselho Diretor do PGQP, Joal Teitelbaum.

LANÇAMENTO

Hoje, às 20:30hs, acontece a festa de lançamento do ALIZE PARC RESIDENCE, o mais novo empreendimento do Jardim Europa. No Espaço Jardim Europa, na Rua Antônio Carlos Berta, 255.

BALANÇO DO ANO

O presidente da Federasul, José Paulo Dornelles Cairoli, fará um balanço sobre o ano de 2006 e traçará as perspectivas para 2007, durante o almoço, no dia 7 de dezembro, às 12h.

DESTAQUES IBEF-RS 2006

Durante solenidade que será realizada no dia 8/12, Pedro Pullen Parente, escolhido como EXECUTIVO DE FINANÇAS DO ANO, receberá o troféu ?Equilibrista? junto com Dagoberto Lima, Nei César Mânica e Ricardo Richinitti Hingel que foram eleitos os Destaques IBEF-RS 2006.

Leia mais

29 nov 2006

FÓRUM MUNDIAL DE TURISMO


TURISMO NO BRASIL

O Fórum Mundial de Turismo, que acontece a partir de hoje, 29 e vai até o dia 2 de dezembro de 2006, no Campus da PUC, em Porto Alegre, RS, já está com grande programação e uma agenda bem definida. De qualquer maneira, um dos assuntos que provavelmente será discutido, embora não esteja previsto nos temas do importante evento, é o maior produto turístico que o Brasil vem concedendo, de forma compulsória, a todos os seus visitantes.

O NOSSO PRODUTO TURÍSTICO

Qualquer pessoa deste mundo, que vem ao Brasil, precisa saber que, independente daquilo que conste no pacote turístico adquirido, uma coisa é certa que vai acontecer: será assaltado. Não existe um momento preciso, mas a emoção está plenamente garantida. Compulsoriamente. É fantástico porque nenhum outro país conseguiu oferecer nada parecido.

PROEZA EXTRA

Alguns turistas, embora nem todos saibam, estão sujeitos a uma proeza extra: além de assaltados ainda podem perder a vida. Tudo depende do gesto, mas o risco está implícito. Mas uma coisa é certa: no mínimo, o assalto está garantido. Ele acontece indiscutivelmente. Aqueles que, por ventura ou contratempo não venham a receber o brinde-assalto, fiquem bem tranqüilos: é provável que venha a ser discutido, no evento, um seguro anti-frustração.

SEGURO

Tal seguro, presumo, consistirá em uma taxa (pesada) para lesar o turista de alguma maneira, como se assaltado fosse. Calma, gente: é praticamente improvável não acontecer o assalto. Até hoje, principalmente no Rio, ninguém saiu ileso. Os turistas, andando em grupos ou sozinhos, jamais deixaram de ser assaltados. O pacote não tem falhado.

SETOR CRIME

Este estado de coisas explica o enorme e contínuo crescimento do 4º Setor no Brasil, ou seja, o Setor Crime. Virou, como se vê um grande produto turístico. Enquanto os envolvidos com o 3º Setor - Organizações Não Governamentais - dizem pretender construir aquilo que o 1º e o 2º Setor não se interessam em fazer, suas providências, chamadas ridiculamente de Responsabilidade Social, mais ajudam a desenvolver as falcatruas, os crimes organizados, os crimes desorganizados, as contravenções, a informalidade, a pirataria e tudo mais. Viva o Brasil!

CHIPS

O governo está com projeto pronto para equipar a frota brasileira de veículos com um chip de controle e observação. Como Porto Alegre é a Capital que se distingue pela existência de carroças, que já são mais de oito mil em circulação, o dilema do governo é onde deve colocar o chip: no cavalo ou na carroça. A propósito: Quem participar do Fórum Mundial de Turismo vai conhecer a Capital Mundial das Carroças. Haja fotos.

IGUAIS

Depois do que se viu ontem no Conselho de Ética do Senado, com os denunciados na CPI das Sanguessugas, não há partido político melhor no Brasil. PFL, PSDB e PT, pelo menos se mostraram absolutamente iguais. Jogaram para as torcidas durante a campanha eleitoral. Tão logo acabou a tarefa, se uniram e deram um chute nos eleitores, cidadãos e contribuintes. Uma absolvição coletiva. Viva!

SUL FINANCEIRA

Alfredo Kaefer, presidente do Grupo Diplomata e José Carlos Alves, diretor da Sul Financeira, apresentam hoje, 29, em coletiva, projetos para 2007 bem como a inauguração da nova sede corporativa da Sul Financeira em Porto Alegre . Com abrangência em todo território nacional e forte presença no crédito consignado, crédito pessoal e financiamentos, a Sul Financeira vem consolidando a sua posição como uma das mais importantes financeiras do país através de seu projeto de expansão iniciado em 2005.

REELEITO

O empresário Jorge Antonio Branco foi reeleito presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet, regional do Rio Grande do Sul (Assespro-RS), em Assembléia Geral Ordinária realizada na sede da entidade, no Tecnopuc, dia 27. Esta é a primeira vez que a Assespro gaúcha, em 27 anos de existência reelege um presidente, que apresentou chapa única.

19 ANOS

O Instituto de Estudos Empresariais (IEE) irá realizar amanhã, 30, uma festa em comemoração aos 19 anos de história do Fórum da Liberdade e ao lançamento da XX edição e para brindar o final do ano de 2006. Na ocasião serão homenageados os presidentes de todas as edições do Fórum.

EXPOSIÇÃO

O Bourbon Shopping São Leopoldo recebe, a partir do dia 1º de dezembro, a exposição Olhos D?água II, de Lenira de Castro. O trabalho da artista, que utiliza técnicas diferenciadas como sobreposição de bambus e de vidro pintado e craquelado sobre tela e materiais como lápis de cor, água e barro, é inspirado nas primeiras manifestações artísticas da humanidade. A exposição vai até dia 18/12 com visitação das 10h às 22h.

Leia mais

28 nov 2006

O AMOR É CEGO


BEM À VONTADE

Há meses atrás fiz comentários bem realistas sobre o Rio Grande do Sul que, embora absolutamente verdadeiros, provocaram reações apaixonadas de muitos gaúchos. Antes de concordarem com a exposição da situação caótica do Estado preferiram se revoltar com as minhas críticas. Mas, enfim, por ter nascido no RS me considero bem à vontade para dizer tudo aquilo que entendo como fracasso regional.

ACIMA DOS LIMITES

A impressão que resta nisto tudo é que a paixão que os gaúchos demonstram pelo Rio Grande está acima dos limites. Está simplesmente prejudicando o uso dos sentidos. Os gaúchos não enxergam, não sentem, não ouvem e, por conseguinte, não se manifestam. Acreditam que as coisas vão ser resolvidas naturalmente.

PEÇAS DE FICÇÃO

Para tentar exercitar estes sentidos já bastante atrofiados, volto para mostrar algumas verdades embora as reações se repetirão. Começo pelo Orçamento de 2007, que mais uma vez não será sério nem decente. O Pacto pelo Rio Grande, conquista tão elogiada, também não passou de uma peça de ficção. Assim como o Orçamento. Se não fosse trágico seria cômico.

CEGA PAIXÃO

Por ocasião da negociação da dívida do Estado com a União, dos acordos feitos praticamente nenhum deles vem sendo cumprido. As despesas de pessoal, como é sabido, não diminuem e não se enquadram no percentual definido sobre a RCL. O curioso é que nada disto é transparecido para que todos tomem conhecimento. Ou seja: vivemos às cegas, sem informação, mas com cega paixão. Os governantes sabendo disto agem com falta de respeito, falta de capacidade de administração e muito esconde-esconde. E as reações, pasmem, recaem contra quem expõe isto. É duro.

EM REAIS

Considerando a forte paixão que os gaúchos têm por estatais, a imprensa, sempre muito interessada na publicidade, ajuda a manter forte o sentimento da ignorância. Vejam que, ao mostrar o desempenho das empresas públicas, estampam sempre o lucro financeiro absoluto. Em reais.

ATRASO SURDO

O correto mesmo seria sempre informar o resultado relativo, sobre o patrimônio. Só assim é possível comparar o resultado com outras formas de remuneração de capital disponíveis no mercado. Um valor alto como lucro em reais pode ser insignificante considerando o patrimônio do empreendimento. Espertamente isto é sonegado ao contribuinte para que se mantenha cheio de paixões por coisa ruim. Quanto atraso, meu Deus do céu!

PRÊMIO

Nesta terça-feira à noite, 28, em São Paulo, serão conhecidos os vencedores do Premio Fernando Pini 2006, concurso que elege os melhores produtos gráficos produzidos anualmente no Brasil. O Fernando Pini é uma das mais importantes premiações do setor na América Latina e um dos mais conceituados do mundo. As gráficas gaúchas Caeté, Impresul e Print Press representam o Rio Grande do Sul na grande final. Na edição deste ano, foram inscritas mais de 1.522 peças, produzidas por 166 empresas de 14 estados brasileiros.

PESQUISA

A M. Stortti, de Porto Alegre, por meio de processo licitatório firmou contrato com a Secretaria da Fazenda do Estado do Espírito Santo. Através de sua área de Research Services- Pesquisa e Desenvolvimento, a M. Stortti fará pesquisa para identificar a MVA (Margem de Valor Agregado) de diversas bebidas, tais como refrigerantes, energéticos e cervejas. O estudo orientará na definição da MVA desses produtos juntos aos fabricantes e pontos de venda. Maiores informações contato@mstortti.com ou www.mstortti.com .

NF ELETRÔNICA

Nesta quarta-feira, 29, a Casa das Copiadoras recebe imprensa e cerca de 100 executivos e representantes das principais empresas gaúchas no Dado Tambor, em Porto Alegre, onde irá apresentar soluções de Outsourcing para a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), equipamentos multifuncionais, o que há de mais moderno em tecnologia de informação.

VIII JAT

A SOFTSUL e o Centro de Empreendimentos em Informática da UFRGS realizam nos dias 28 de 29 de novembro, a VIII JAT ? Jornada de Atualização Tecnológica, que este ano discutirá o WiMax, padrão aberto de conexão a internet em alta velocidade e sem fio. Informações: http://www.softsul.org.br/softsul/PStruct/pController.aspx?cc=3941 Fone: (51) 3346-4422 Inscrições: http://www.inf.ufrgs.br/cei/cursos/jat/

Leia mais

27 nov 2006

O IMPÉRIO CHAVISTA


A NOVA CORTINA DE FERRO

O Imperador Hugo Chávez, a cada dia que passa, está ficando mais poderoso na América Latina. Suas tropas políticas, representadas por candidatos comunistas de vários países latinos, vêm ganhando sistematicamente cada eleição realizada. Assim, o império comunista latino, nascido dentro do Foro de São Paulo, vem ganhando força e mais adeptos, tal qual na antiga Cortina de Ferro.

O BONDE COMUNISTA

A turma é grande, mas vamos ficar com os seguintes: Fidel (Cub), Chavez (Ven), Lula (Bra), Kirchner (Arg), Morales (Bol), Ortega (Nic), e agora Correa, do Equador, formam o BONDE COMUNISTA. Estes são, hoje, os mais perigosos comunistas que doravante vão agitar com muita força a América Latina, usando, como instituição política para dar o respaldo necessário, o Mercosul. Que de comercial já não tem coisa alguma.

PRETENSÕES SEPULTADAS

A cartilha gramsciana será o mais novo livro-texto a ser adotado nas escolas do ensino fundamental da região. E os professores nem precisarão fazer cursos de aperfeiçoamento. Até porque os sindicatos e associações de classe já se definiram como adeptos do sistema. Desta feita, o império Chavista vai liquidar com as pretensões do liberalismo, propositadamente confundido com o nunca conhecido neo-liberalismo, jamais tentado na América do Sul.

NUNCA EXPERIMENTADO

O curioso e lamentável é que o liberalismo será sepultado no hemisfério como se tivesse fracassado. De novo: vão acabar com aquilo que sequer foi experimentado. Virou demônio e por isto não serve em hipótese alguma. Sendo assim, o povo só precisa aplaudir o novo Império. O Império de Chávez. Viva!!!

MÁ DIPLOMACIA

Nos últimos anos o governo brasileiro deu muitas demonstrações lamentáveis na área da diplomacia. Com forte espírito comunista, o governo foi muito mal no campo diplomático, como ocorreu no episódio do Conselho de Segurança da ONU. Um fracasso. E na ALCA, por preferir ficar junto aos queridos amigos e companheiros do Mercosul, Lula desperdiçou excelente condição para abrir o país e participar de um novo Bloco Comercial invejável. Preferiu a Venezuela aos EUA. Um horror.

SISTEMA GERAL DE PREFERÊNCIAS

O mundo é implacável: tudo tem volta. Se o governo detesta os americanos, e prega isto diariamente na imprensa, que por sua vez endossa as atitudes do governo, os americanos vão dar o troco, com toda a certeza e razão. E será através de sanções aos produtos brasileiros no SGP ? Sistema Geral de Preferências.

MAIOR IMPORTADOR

Como o Brasil tem como maior importador exatamente os EUA, a coisa vai ficar preta. Se o câmbio já uma queixa preferida, imaginem o que acontecerá com o aumento do custo das exportações pela aplicação de uma taxa adicional aos produtos que queiram entrar na terra do Tio Sam.

CARRINHO AGAS

Os principais destaques do setor supermercadistas estarão reunidos hoje, 27, no jantar de entrega do CARRINHO AGAS, premiação concedida pela AGAS - Associação Gaúcha de Supermercados, às 20 hs no Grêmio Náutico União, Porto Alegre.

INTERNET SEM FIO

A Restinga, bairro distante 30 km do centro de Porto Alegre, já pode acessar a Internet se fio, de alta velocidade. São 24 espaços públicos que atendem na região. Estão interligados à Infovia Procempa quatro postos de saúde, 12 escolas municipais, telecentro, Estúdio Multimeios, o Centro Administrativo Regional (CAR), o Conselho Tutelar, o Cibernarium e unidades locais das secretarias municipais da Produção, Indústria e Comércio (Smic) e de Obras e Viação (Smov). As ligações telefônicas desses órgãos agora são de ramal para ramal, para toda a Prefeitura, através da Rede Digital de Telefonia Municipal, com redução e eliminação de custos para os cofres públicos. Antes eram externas, portanto, tarifadas. A Internet sem fio será acessada na Praça Esplanada da Restinga. Basta possuir computador portátil adaptado ao serviço. O local também está apto à transmissão de eventos pela Internet.

PROJETO PESCAR

A unidade de Buenos Aires da Fundação Projeto Pescar promove, dia 8 de dezembro, o 1º Torneio Aberto de Golfe Pescar. A competição será disputada em categoria única, e as inscrições vão até 28 de novembro. A premiação aos vencedores será entregue em um coquetel, que será realizado logo após o término do campeonato. O evento acontece no Clube Campos de Golf Las Padreras de Lujan (Rodovia 192 ? Km 6,5), em Buenos Aires. Inscrições e informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (02323) 496209210 ou pelo e-mail pescar@pescar.org.ar.

PAPAI NOEL

O Sonho de Natal de Canela terá neste sábado, 02, o ponto alto do evento com a Chegada do Papai Noel. A organização aguarda um público estimado em 50 mil pessoas, que terão a oportunidade de acompanhar a chegada do Bom Velhinho de trenó, que descerá a torre da Catedral de Pedra, por meio de rappel. Corais e orquestra serão os responsáveis pela musicalidade do espetáculo. O soar do carrilhão de doze sinos da Catedral irá tocar os doze sinos simultaneamente, tornando o show ainda mais emocionante.

Leia mais