COSTELA DE LULA
Admitindo, hipoteticamente, como verdadeiro o mito de origem social, de que Eva foi feita a partir da costela de Adão (naquela época o mundo já havia desenvolvido a armazenagem das células-tronco), até porque muita gente acredita piamente nisso, é de se imaginar que a presidente Dilma tenha sido concebida a partir de uma costela de Lula.PEDAÇO DO CÉREBRO
Entretanto, mesmo permanecendo fiel ao texto bíblico se deduz que não foi da costela de Lula que Dilma foi entronizada no mundo político, que resultou na sua eleição para presidente. Foi, isto sim, de um pedaço e tanto do cérebro populista e assistencialista de Lula, que Dilma chegou ao cargo mais elevado do Executivo.O CASO DO PIB
Por serem diplomados com louvor em matéria de enganação e manipulação, ambos fazem de tudo para iludir o povo com discursos repletos de mentiras. Principalmente, quando a economia é o tema central. O exemplo mais recente é o novo entendimento deste governo sobre a forma de calcular e observar o desempenho do PIB, que, por todos os ângulos de visão, não decola de maneira alguma.RS - ESTADO NEGATIVO
Pois, poucos dias após o IBGE divulgar o PIB brasileiro, referente ao primeiro trimestre de 2012, cujo resultado foi simplesmente PÍFIO, vários Estados também mostraram seus números. O RS, já conhecido como ESTADO NEGATIVO, teve desempenho ainda pior: -1,8%.DE CHORAR
Deixando de lado os números que revelam desempenho econômico fui à cata de indicadores que, segundo a presidente Dilma, medem realmente a grandeza de uma Nação: a atenção dada às crianças e adolescentes. Pois, no mesmo período, o desempenho deste índice que o governo elegeu como mais importante é, simplesmente, de chorar.VOLTA AO SISTEMA ANTERIOR
Tenho a impressão de que os próprios petistas e seus aliados, a partir do momento em que se derem conta da infeliz declaração de Dilma, vão exigir a volta da medição do desempenho do PIB pelos números fornecidos pela economia. Se a coisa está preta por aí, ainda é bem melhor do que o sugerido pela presidente.SEMESTRE PERDIDO
Por enquanto os números divulgados dão conta do comportamento do primeiro trimestre. Mas, pelo que se sabe, os números do semestre inteiro não são nada animadores. E mesmo assim, o governo enganador não desiste de mentir: insiste que no segundo semestre as coisas vão mudar para melhor. Pergunto: de qual forma de medição o governo está falando? Das duas?SEM DÚVIDA
Se para algum brasileiro ainda restava uma ponta de dúvida de que a senadora Ana Amélia Lemos é, de fato, uma militante comunista, ontem, na palestra que proferiu durante o almoço da Federasul, em Porto Alegre, esta dúvida foi totalmente sepultada.SUPER RADICAL
Arrisco aqui um palpite: pelas atitudes que vem tomando, e pela forma aguerrida com que defende (com unhas e dentes), tanto a candidata Manoela à Prefeitura de Porto Alegre, quanto a ideologia comunista do atraso, é bem possível que Ana Amélia se sobreponha até aos mais radicais do PC do B.TRAIDORA COMPLETA
A soma de desatino, loucura e paixão pelo comunismo, que vem deixando muita gente perplexa, faz, indiscutivelmente, da senadora dos gaúchos uma traidora completa. Enquanto o seu partido (PP) já não sabe mais que atitude deve tomar, alguns dos seus pobres e atrapalhados eleitores já admitem entrar no Procon, imaginando ser a instituição adequada para reclamar por seus direitos. Um horror!DEDICAÇÃO EXCLUSIVA
Para mostrar a sua paixão pela causa comunista, a senadora Ana Amélia Lemos informou à platéia composta basicamente de empresários que vai se licenciar do diretório municipal do PP, pelo prazo de quatro meses, para poder se dedicar de corpo, mente e alma na campanha da deputada federal comunista. Que tal?RESTA NADA
O que restou em termos de políticos que ocupam o Senado pelo RS, portanto é muito triste. Dos três senadores nenhum se salva. Todos são de péssima qualidade. Podem, até, não ser adeptos da corrupção, como o povo imagina. Mas, em compensação, em termos de competência são, indiscutivelmente, da pior espécie.TELEFONIA MÓVEL
A mídia brasileira toda está em pé de guerra contra as operadoras de telefonia móvel. Não há um repórter sequer que não esteja desancando o pau nos serviços pretensamente oferecidos. Pois, mesmo admitindo que uma boa parcela de culpa cabe, realmente, às empresas de telefonia, insisto que, em Porto Alegre, o grande e maior problema está na Lei, que impede a instalação de novas Estações Rádio Base (ERB).O PROBLEMA ESTÁ NA LEI
Observem que todos os investimentos exigidos para haver um serviço decente esbarra na Lei atual. Sem ERBs adicionais não há como oferecer serviço. Portanto, a mesma atitude que foi tomada pela OAB, que resultou na paralisação das vendas de chips, deveria ser feita contra a Câmara de Vereadores de Porto Alegre. É ali que as coisas não andam. Pronto. Falei.MP 564
Ontem, a Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 564. Aquela que trata das ações propostas pelo governo Dilma, para dar continuidade ao Plano Brasil Maior, que no meu entender está mais para Plano Brasil Parado, como já me referi em artigo anterior.BOLSA EMPRESA
Depois de aprovada pelo Senado, o que já pode ser considerado como FAVAS CONTADAS, os brasileiros poderão comemorar, festivamente, a criação de mais um instrumento Assistencialista, típico, aliás, dos governos Lula/Dilma. Desta vez será lançada a BOLSA EMPRESA.45 BILHÕES
Portanto, tão logo as aprovações passarem pelas duas Casas, o caminho estará aberto para que o BNDES aumente a capacidade de financiamento em R$ 45 bilhões. A partir daí este montante será entregue, imediatamente, às empresas que se propõem a fazer investimentos.ENDIVIDAMENTO
Atitudes assim evidenciam o quanto o Brasil é carente de poupança para fazer investimentos. Qualquer possibilidade neste sentido só é possível através de empréstimos, ou seja, pela via do endividamento. Triste, não?BANCADAS
Como o Poder Legislativo é formado por bancadas de políticos que defendem interesses de suas próprias atividades, como é o caso notório da Bancada Ruralista, dentro em breve o Brasil contará com uma nova Bancada: a Bancada Empresarial. Com os mesmos propósitos, certamente.RURALISTA
Como já é notório, os políticos da Bancada Ruralista tratam, basicamente, de colocar o governo contra a parede de duas formas: 1- ampliação dos empréstimos para a agricultura, com juros subsidiados; e, 2- imediatamente após tratam de exigir prorrogação interminável das dívidas. Aí com prazo carência e juros ainda mais baixos. Ou seja, só paga quem quer.EMPRESARIAL
Da mesma forma, certamente, a Bancada Empresarial vai agir. Começará exigindo o máximo possível de empréstimos do BNDES. Quando chegar a hora do pagamento dos empréstimos, a Bancada vai exigir a concessão do refinanciamento das dívidas. Com prazo de carência e juros ainda menores, obviamente. Algo parecido, ou idêntico, ao REFIS, como já acontece no âmbito fiscal.Ah, não se desesperem: em breve também deverá ser formada a Bancada Imobiliária. A exemplo das Bancadas Ruralista e Empresarial vai tratar da grande inadimplência que o setor promete e, certamente, vai cumprir. Os contribuintes de impostos que se preparem...ACESSO À INFORMAÇÃO
A tal Lei de Acesso à Informação, a partir do momento em que foi aprovada pelo Congresso, e sancionada pela presidente Dilma Rousseff, nunca mais saiu das manchetes dos principais jornais do país. E, pelo que se depreende, vai continuar ocupando boa parte dos noticiários.ABERTURA DAS FOLHAS
Embora a sua larga abrangência, o que realmente vem sendo discutido, comentado e demandado judicialmente, é a abertura das folhas de salários dos servidores públicos a todos os cidadãos brasileiros, considerados, efetivamente, como seus contratantes.TRANSPARÊNCIA
Pois, diante da importância que está sendo dada à necessária transparência de tudo que é público, incluindo aí, principalmente, as FOLHAS SALARIAIS de todos os funcionários públicos do país, não posso ficar alheio à discussão daquilo que representa a maior preocupação.PROPÓSITOS
Estou absolutamente convencido de que a necessária divulgação dos salários, e tudo mais que é pago aos servidores, só atinge dois grandes propósitos: 1- o de matar a curiosidade dos interessados; e, 2- deixar muita gente com raiva. Nada mais.DESEJOS
Portanto, como a lei não vai além disso, não há a mínima possibilidade de corrigir distorções, problemas e/ou excessos. É, pois, exatamente isso que está fazendo com que a Lei de Acesso à Informação esteja passando por tanta discussão. Os mais aquinhoados, salarialmente, estão com medo da perseguição; os menos beneficiados, junto com os pagantes, com desejo de justiça.INFELICIDADE
Como nada vai mudar, e nem pode, principalmente porque a lei salarial no país é pétrea, os curiosos mais revoltados não vão além disso. Quem recebe alto salário até pode ficar mais receoso, mas quem paga vai contrair um mal adicional: a infelicidade. Por saber quanto custa para manter tanta gente do setor público.ABRINDO OS OLHOS
Se alguém pensa e quer mudar o Brasil, a preocupação precisa estar voltada para uma mudança geral e irrestrita de muitas leis. Principalmente as pétreas, que só podem ser modificadas por uma nova Constituinte. Se a Lei de Acesso à Informação conseguir mostrar o norte do país, aí sim irá além de matar a curiosidade. Estaria servindo para abrir os olhos dos brasileiros e, consequentemente, para as reformas. É pouco provável, mas é uma saída...TÍTULO EQUIVOCADO
Pelo desempenho que a economia brasileira vem mostrando ao longo dos últimos anos é de se concluir que o governo se equivocou quando criou, e tornou público, o Plano Brasil Maior. Na melhor das hipóteses, o título mais apropriado seria Plano Brasil Parado. Que tal?NOVA PREVISÃO
Até aqueles que não se ligam em assuntos de economia, já perceberam: a cada segunda-feira, o relatório Focus, do Banco Central, informa uma nova redução (décimo) do crescimento do PIB para 2012. Hoje, por exemplo, o novo índice aponta para um crescimento de 1,9%, ante 2,01% previstos na semana passada.MUITO ABAIXO
Pois é, gente. De redução em redução, o PIB brasileiro vai minguando. Na largada do ano, o governo gritava por todos os lados que o crescimento da economia brasileira não ficaria abaixo de 4,5%. Fez o mesmo, aliás, no ano anterior, que acabou fechando em 2,7%, muito abaixo das previsões iniciais.OTIMISTA
Volto a afirmar, portanto, que sou e estou (ainda) muito OTIMISTA. Até porque vejo, claramente, a economia brasileira totalmente paralisada. PESSIMISTAS, aqui entre nós, são aqueles que apostam em PIB negativo. Não que estejam muito errados, mas para este ano esta probabilidade é quase nula.BARBEIROS
O que me deixa um pouco aliviado, dentro de tanta desesperança, é que muita gente já percebeu que a responsabilidade pelo mau desempenho da MÁQUINA BRASIL está no comando. As manobras que os pilotos da economia vêm praticando demonstram que o país está nas mãos de verdadeiros barbeiros.THE ECONOMIST
Vejam que a revista britânica -The Economist-, a mesma que em 15 de fevereiro deste ano (2012) mostrou (na capa) o título: BRAZIL TAKES OFF (O Brasil decola), acaba de publicar uma reportagem na qual analisa o -boom- de crédito pelo qual o mercado brasileiro vem passando nos últimos anos. A relação CRÉDITO/PIB brasileiro, como é sabido, praticamente dobrou nos últimos 10 anos e o comprometimento da renda extrapolou a capacidade de pagamento das dívidas.EXPANSÃO IRRESPONSÁVEL
A expansão, como também é sabido por aqui, foi impulsionada basicamente pela: 1- facilidade ao crédito imobiliário, onde os preços dos imóveis nas grandes cidades mais do que dobrou nos últimos cinco anos; e,2- facilidade dos financiamentos de veículos, que a cada ano atingem novos recordes. O termo ASSUSTADOR se deve ao fato de que a expansão de crédito está sendo acompanhada pelo aumento da INADIMPLÊNCIA. A revista (atrasada em relação aos novos índices) cita o nível de 6% - para atrasos superiores a 90 dias ? que acaba de bater recorde histórico. Que tal?TITULAR DA CADEIRA
Ontem, o Brasil parou para assistir mais uma aula de economia. Desta vez, para mostrar o quanto só os petistas sabem a respeito do assunto, quem ocupou o púlpito foi a nossa presidente, Dilma Rousseff, na condição de mestre e titular da cadeira.SHOW
Dilma, desta vez, deu um verdadeiro show. Foi, certamente, uma Aula Magna. Ela, simplesmente arrasou. Confesso que, como candidato a cidadão brasileiro, coisa que só será possível quando o governo atender os meus direitos (os deveres eu cumpro), desta vez entendi perfeitamente como se mede o desempenho da economia de um país.ALÍVIO
Sim, porque depois de ouvir, alto e bom som, Dilma dizer que A GRANDEZA DA NAÇÃO NÃO É MEDIDA PELO PIB, MAS PELA PROTEÇÃO À INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA, todas as dúvidas que carregava desde os meus tempos de faculdade, simplesmente desapareceram. Finalmente estou aliviado.GRATO, PRESIDENTE
Agora que conheço melhor a matéria, só me resta pedir desculpas aos meus antigos alunos, pelos equívocos que cometi quando lecionei na Faculdade. Espero, entretanto, que, como eu, todos também tenham prestado bastante atenção à aula proferida por Dilma.Embora com algum atraso, tudo que aprenderam de errado comigo, na universidade, Dilma corrigiu. Ainda bem. Grato, presidente.CLAQUE
Ah, não posso deixar de salientar o sempre importante papel desempenhado pela plateia, formada pelos eternos bajuladores de plantão. Tão logo Dilma acabou de fazer a importante revelação, a claque tratou de ovacionar a bela frase com uma interminável salva de palmas. Maravilha, gente.NEM UMA COISA NEM OUTRA
Pois, depois de prestar todas as homenagens pelo discurso de Dilma Rousseff, fiquei com uma dúvida: como o PIB não é o instrumento correto para medir a grandeza de uma Nação, mas, isto sim, a proteção à infância e adolescência, porque o governo não faz nem uma coisa nem outra?UNIFORME NEO-COMUNISTA
Pelo que ainda sei, as crianças e adolescentes só podem, e devem, ser protegidos com educação. Este é o instrumento único e capaz de promover a GRANDEZA de um país. Neste caso, o que acontece aqui é simplesmente lamentável. Em resumo, gente, Dilma, dentro de suas largas roupas ideológicas, que identificam o uniforme usado pelos neo-comunistas latinos que formam o Foro de São Paulo, só diz bobagens. Das grossas.