Artigos

24 nov 2010

PLANTANDO BOLHAS


POR VONTADE

Prestem muita atenção neste editorial. Trata-se de um alerta sobre um rombo que está sendo produzido, de forma voluntária, por exclusiva vontade dos nossos legisladores federais. Antes que alguém me acuse de irresponsável ou alarmista vejam estes dois projetos de lei que estão tramitando no Congresso, com grande possibilidade de aprovação.

PROJETO INDECENTE

O primeiro projeto tramita no Senado. Tendo como autor o senador Raimundo Colombo (DEM) (eleito governador de SC), propõe a suspensão do pagamento das prestações de financiamentos imobiliários pela Caixa Econômica Federal caso o mutuário fique desempregado. Que tal?

BOLHA IMOBILIÁRIA

Tomem nota: caso o indecente projeto seja aprovado, a nossa bolha imobiliária estará madura para estourar. Muita gente vai tirar proveito da decisão. Na minha conta tenho a certeza de que vamos experimentar um calote monumental do crédito imobiliário. Muita gente que está empregada vai pedir desligamento da empresa para trabalhar na informalidade na própria empresa. Assim não precisará honrar com as prestações do seu financiamento imobiliário. Um horror.

O OVO DE PÉ

Para o irresponsável senador Colombo, agora governador eleito de SC, não faz sentido o Estado pagar um seguro-desemprego e, ao mesmo tempo, cobrar prestações financiadas pelo próprio governo. Maravilha de argumento, não? Pois é, gente. Este Colombo, que não é Cristovão, entende que o seu projeto equivale a colocar o ovo de pé.

PROJETO ESTÚPIDO

O segundo projeto tramita na Câmara Federal. O autor, deputado (intervencionista/assistencialista) Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), propõe que os motoristas com idade superior a 60 anos, que estejam dirigindo o próprio carro, fiquem isentos do pagamento dos pedágios nas rodovias federais do País. Que coisa...

ESTATUTO DA BURRICE

De acordo com Hauly, o Estatuto do Idoso já prevê aos mais velhos a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos. Partindo daí o irresponsável quer o mesmo tratamento para trafegar pelas estradas federais. Oba!

MEIA TARIFA?

Já estou imaginando o que fará a inconsequente deputada comunista Manuela D`Ávila: tão logo saiba deste projeto vai propor que os estudantes paguem meia tarifa de pedágio. Independente da estrada ser federal, estadual ou municipal. Este é o país do intervencionismo e do assistencialismo, gente. Da irresponsabilidade. Ninguém apresenta um projeto que diminua impostos. Entretanto, para produzir rombos há muitos. Sabem de quem é a culpa disto? Dos americanos, ora bolas.

Leia mais

23 nov 2010

SOB NOVA DIREÇÃO (ARRISCADA)


A AFIRMAÇÃO DE LULA

Ao assumir a presidência, em 2003, Lula surpreendeu o mundo todo ao manter intacta a política macroeconômica do governo FHC. Foi em cima desta decisão que ganhou afirmação internacional e, inclusive, se reelegeu. E, pelo mesmo motivo ainda elegeu Dilma como sua sucessora.

SOB NOVA DIREÇÃO

Pois, agora, sob nova direção, já está se desenhando a velha e preferida forma de governar do PT. Acabou, portanto a era da surpresa que naquele momento deixou fulos e arrasados inúmeros petistas da gema.

BOLA DE OURO

No mundo todo reina a mais perfeita consciência de que o presidente do BC, Henrique Meirelles, é o grande craque do time de Lula. Meirelles, sem sombra de dúvidas, conquistou, de forma consecutiva, nos oitos anos deste governo, o troféu Bola de Ouro.

SAÍDA DE MEIRELLES

Pois, tão logo os eleitores deram um sim nas urnas pela manutenção da política econômica de Lula, cuja enorme aprovação obtida se deve à estabilidade monetária, as coisas já estão mudando. Já se fala em volta da CPMF, do controle da mídia, na aplicação dos programas contidos no PNDH/3 e, agora, a saída de Meirelles do BC.

AUTONOMIA DO BC

A saída de Meirelles, admitindo várias interpretações, significa basicamente que o Brasil não deve seguir o modelo de seriedade imposto pela importante autonomia do BC. Isto nunca interessou ao PT, embora esperta e estrategicamente até chegavam a dizer o contrário.

SEM DISPOSIÇÃO

Meirelles, por sua vez, principalmente nos últimos dias, já demonstrava pouca disposição para ficar no cargo, uma vez que já percebeu o movimento da vaca indo rapidamente para o brejo. Principalmente, depois que o escândalo do PanAmericano veio à tona.

CONSTRANGIDO

A escandalosa fraude deixou bem claro que o BC foi impedido de agir para não prejudicar a campanha de Dilma. Meirelles, pela reputação que conquistou ao longo dos anos mostra, claramente, este constrangimento nas suas entrevistas. Sei que ninguém é insubstituível. Mas a forma com que Meirelles está sendo descartado não me parece coisa boa. Eu avisei...

Leia mais

22 nov 2010

A PREFERIDA


TÁTICA

A tática usada por Goebells junto aos meios de comunicação da Alemanha durante a Segunda Guerra, de repetir mentiras até elas se tornarem verdades, ganhou enorme preferência por parte do PT.

CONTROLE DA MÍDIA

Inclusive, para não deixar que o tempo venha a desmarcar as farsas, um severo controle da mídia já está sendo providenciado. Assim, a verdade ficará bem longe dos meios de comunicação.

COISA CHATA

O interessante, para não dizer preocupante, é que repetir várias vezes as verdades, o efeito é outro. No mínimo, quem diz uma verdade e a repete várias vezes é alguém que causa aborrecimento. Aí, portanto, o controle é totalmente desnecessário, pois a mídia não dá espaço.

BOA PARA MENTIRAS

É por aí que deduzo: quanto mais digo verdades e necessidades, à exaustão, principalmente quanto à liberdade e às reformas (Previdenciária, Trabalhista, Fiscal, Política, Tributária, etc.), mais me torno inconveniente, chato e intolerante. A tática, como se vê, só funciona bem para mentiras, nunca para as verdades.

O PAPEL DA MÍDIA

É lógico que o papel da mídia é fundamental. Tanto para noticiar o que o governo pretende quanto para apreciar, através de quem emite opinião, sobre os interesses das medidas.

OPINIÃO CONTRÁRIA

Se uma ou outra empresa de comunicação se coloca ao lado do governo, através de seu editorial, entendo como um direito legítimo que cada um tem. O que não é justo é tentar impedir que as demais manifestem opinião contrária.

PUBLICIDADE

A maior arma que os governos usam para evitar a crítica é a distribuição da verba de publicidade pública. Ora, se a publicidade é necessária para o bem dos cidadãos, a distribuição da verba deve ser feita de acordo com o índice preferência do povo. Afinal, a dona da verba é a sociedade e não o governo. Isto é democracia.

Leia mais

19 nov 2010

OS DESFOCADOS


ARGUMENTAÇÃO DIFÍCIL

Pelas mensagens que recebo de vários empresários, principalmente do setor industrial, vejo o quanto é difícil a compreensão das vantagens que a liberdade cambial traz para o Brasil. Principalmente neste momento em que os custos internos dos meios de produção, se comparados com tudo que é importado (basicamente, da Ásia), estão muito altos.

O QUE É FATO

É válido admitir que o preço atual das moedas tem sido um fator crucial e sério no impedimento da nossa competitividade. Mas, o fato é que não basta tornar o dólar mais caro para que tudo fique às mil maravilhas por aqui. A solução deste problema passa por diversas providências que o Brasil se recusa a tomar.

DESPERDÍCIO DE ENERGIA

O que lamento, e muito, é a falta de rumo desses empresários e suas poderosas entidades. Tontos e desfocados desperdiçam energia para, em coro, ficar reclamando do câmbio. Agindo assim, deixam de lutar com a mesma força para exigir reformas que levariam o Brasil a ser bem mais competitivo.

AUMENTO DE DESPESAS

No mesmo dia em que Lula e Dilma viajaram ao exterior para integrar as tropas dos países que estão no front da tal Guerra Cambial, os nossos parlamentares estavam reunidos para tratar de aumento brutal de despesas. Inclusive dos próprios salários, já a partir de janeiro de 2011. Aumento nada tímido, pois podem chegar a 100% do que ganham hoje. Pode?

BRASIL COMPETITIVO

Ora, o Brasil Competitivo, que poderia fazer valer sua força em várias Guerras: Cambial, Financeira, Administrativa e outras mais, precisa estar preparado. Não com discursos, que nada ajudam. Mas com armas capazes de levar os nossos produtos e serviços a ganhar o máximo de batalhas.

ARMA PODEROSA

Esta arma, que o Brasil, de forma muito teimosa se recusa a usar é a economia, o corte de despesas. Esta é a arma correta para fazer do Brasil um vitorioso, que nos levaria definitivamente ao grupo do primeiro mundo. A ponto, inclusive, de ajudar na grave questão cambial.

BRIC

Ah, só para não perder a oportunidade que o tema enseja, dos países que compõe o BRIC, os emergentes que mais atraem investimentos do mundo todo, o Brasil é aquele que tem a maior carga tributária/PIB. Eis, pela ordem das letras: Brasil, 36%; Rússia, 23%; Índia, 12,3% e China, 20%. Afinal, o câmbio é mesmo o grande vilão?

Leia mais

18 nov 2010

O RETORNO DOS EXTERMINADORES


A VOLTA DOS RADICAIS

Ontem, no -Market Place-, espaço reservado à notícias, ao pé do editorial do Ponto Crítico, fiz uma referência ao destino que os radicais do PT do RS pretendem dar ao projeto Cais do Porto, ou Cais Mauá, considerada a obra mais importante para a Porto Alegre nos últimos 150 anos.

CAIS MAUÁ

Para quem ainda não havia tomado conhecimento do absurdo cumpro o doloroso dever de informar: não há nada igual ao projeto Cais Mauá num Estado desprovido de muitas atrações turísticas. Algo que além de mudar a fotografia da capital gaúcha, tão sedenta de obras de envergadura, atrairia milhares de visitantes.

DINOSSAUROS

Pois, esta turma de DINOSSAUROS, a mesma que expulsou a fábrica da Ford do RS no governo Olívio Dutra, exige o sepultamento do projeto Cais Mauá. Antes mesmo do novo governador, Tarso Genro, assumir o Estado, já estão batendo pé, com a antipatia habitual. Pode?

EXTERMINADORES

Agindo como Exterminadores do Passado, do Presente e do Futuro do RS, os petistas do atraso mostram, claramente, que a paisagem correta para definir o Estado gaúcho, principalmente Porto Alegre, é a da Idade da Pedra. Algo, aliás, não muito diferente do que se vê hoje, na verdade.

CONSELHO ?

Pergunto: o que pensa o encantado Conselho formado pelo novo governador, Tarso Genro? Diante da enorme pressão que fazem os dinossauros petistas (desculpem o eufemismo) para sepultar o projeto Cais Mauá, por que os membros do Conselho estão mudos? Será que também são dinossauros?

LABORATÓRIO

Boa parte da sociedade brasileira já sabe que inúmeros petistas adoram participar de falcatruas, a considerar os diversos escândalos que vieram à tona durante o governo Lula. Pois, muito antes de mostrar esta cara, o PT gaúcho já havia transformado o RS num diabólico laboratório de experiências gramscianas.

NEM EM CUBA

Estas duas especialidades, que se transformaram em marcas registradas do PT, estão vivas como nunca. No RS, para surpresa geral, os programas comunistas que estão sendo gestados, até os Irmãos Castro entenderam que precisam ser esquecidos. Que tal?

Leia mais

17 nov 2010

QUANTO MAIS MEXE...


PANAMERICANO É NOTÍCIA

O caso, o rombo ou escândalo do PanAmericano continua sendo notícia. Como tal, enquanto não existem explicações convincentes, é natural que as especulações aumentem assim como uma ponta de desconfiança do nosso Sistema Financeiro. Afinal, depois da reforma bancária (Proer e Proes) era de se supor que o BC não mais baixasse a guarda na fiscalização das instituições.

O RESPONSÁVEL

Ontem, depois de um demorado silêncio, o presidente do BC, Henrique Meirelles, resolveu se manifestar sobre o assunto, dizendo que o responsável pela instituição é o seu dono. Perfeito o presidente do BC. A sua afirmação confirma tudo o que eu disse até agora.Partindo desta declaração, eis o que penso:

OS DONOS

Os donos do PanAmericano são o Silvio Santos e a Caixa Econômica Federal. Silvio tem 51% do capital; a Caixa, 49%. Como a Caixa pagou R$740 milhões para ficar com a metade do PanAmericano, isto significa que o valor do Banco, nas contas do governo Lula, não passava de R$ 1,5 bilhão, certo? Talvez um pouco mais, a considerar o direito de mando (1%).

ROMBO

Como o rombo até agora informado é de R$ 2,5 bilhões, mas pode ser maior caso se confirme o rombo dos cartões de crédito, cuja estimativa é de R$ 400 milhões, estamos diante de um rombo de quase R$ 3 bi, o que representa duas vezes o valor do PanAmericano na data em que a Caixa comprou 49%.

MEIO A MEIO

Considerando como correta a declaração do Henrique Meirelles, de que o dono do banco é o responsável pelos seus problemas, temos que a Caixa Federal é responsável pela metade do rombo do PanAmericano. Como a Caixa é uma Estatal, do povo brasileiro, os responsáveis somos nós. Fui claro?

OS PRESOS

Portanto, partindo da declaração correta do presidente do BC, de que os responsáveis devem pagar pelos estragos, quem deve ser preso pelo crime cometido são: o presidente da República e o Silvio Santos. Que tal?

MINIMIZANDO A FRAUDE

O lamentável nisto tudo é que o PT está minimizando mais esta fraude. Os petistas sabem, como todo mundo sabe, que a Caixa comprou metade do PanAmericano sem olhar o que comprava. A verdade é uma só: o governo, através da Caixa, colocou dinheiro dos brasileiros, dos contribuintes, numa falcatrua. Por isso e por outros rombos, quer o retorno da CPMF.

Leia mais