SINAIS DE NECESSIDADE
Diante da repercussão que o editorial de ontem proporcionou fiquei com a impressão de que, finalmente, a EDUCAÇÃO começa a dar sinais de sua necessidade. Pois, para ajudar na tarefa do reconhecimento, de que não há nada mais importante para decidir os destinos de qualquer sociedade, volto ao tema.BRINCADEIRA
Tomando como exemplo, o caso das universidades federais, cujos servidores prometem voltar ao trabalho na próxima semana, véspera, portanto, de setembro, vejam como o governo brinca com a educação superior dizendo que as aulas podem ser recuperadas aumentando o prazo do ano letivo. Como já lecionei em várias universidades (SP e RS), tanto públicas como privadas, sei, perfeitamente o quanto uma greve prolongada é prejudicial, tanto para alunos quanto para os professores.FRAUDE
A tal recuperação das aulas, através do prolongamento do período letivo é, indiscutivelmente, uma grande FRAUDE. Como já enfrentei o problema (basicamente no ensino público) estou convencido de que a recuperação só acontece caso o mestre e os alunos se dispuserem a frequentar aulas aos sábados, domingos e feriados. Mesmo assim, ninguém discorda de que o aproveitamento, em função da excessiva carga distribuída no tempo, é extremamente baixo.QUALIFICAÇÃO
De nada adianta só melhorar a remuneração dos atuais professores do ensino público (de todos os níveis -fundamental médio e superior-). Antes disso, caso o governo pretenda, realmente, melhorar a educação no país, é preciso que tudo comece pela qualificação dos professores. Coisa que, infelizmente, não passa pela cabeça dos líderes sindicais.TESTE
Faz-se necessária, com extrema urgência, que todos os professores passem por uma criteriosa avaliação, através de uma prova de conhecimento e métodos de ensino. Um teste, renovável a cada três ou quatro anos, com o propósito de informar a real capacidade para o ensino. Só poderiam ingressar nas salas de aula os educadores que, de fato, reúnem condições para tanto. Afinal, a EDUCAÇÃO, por ser fundamental, só pode ser ministrada por profissional capacitado. Com o exame em dia.CARTA DE HABILITAÇÃO
Da mesma forma, aliás, como já acontece com várias atividades profissionais, como motoristas e pilotos de todos os tipos, por exemplo, aos quais é exigida uma carta de habilitação, renovável periodicamente. Não está habilitado o professor que estiver com carta vencida. Pouco importa, igualmente, se bebeu ou não.CONHECIMENTO E MÉRITO
A partir daí é que devem ser levados em consideração os pleitos dos professores. Qualquer decisão, no todo ou em parte, deve estar compatibilizada com a importância da EDUCAÇÃO. Entram em cena, portanto, além do CONHECIMENTO, o MÉRITO do educador. Que tal?CLARO E TRANSPARENTE
É mais do que sabido e testado que para alcançar a prosperidade e o desenvolvimento só há um caminho: a EDUCAÇÃO. Isto significa, claramente, que povo sem conhecimento e/ou discernimento não reúne condições mínimas para ser próspero e desenvolvido.A EDUCAÇÃO E AS CRISES
Países cuja população é educada e escolarizada, como estamos percebendo atualmente, também estão sujeitas a crises. Mas, para se vencer os obstáculos e recuperar a trajetória de crescimento, a educação é fator fundamental. Quem dita o tamanho do prazo para a volta por cima é, indiscutivelmente, o conhecimento. Com discernimento.DÁ NO MESMO
O curioso é que, grosso modo, o Brasil continua vivendo o período colonial. Se naquela época o povo era proibido de estudar, hoje mesmo que este direito já esteja garantido pela Constituição, o governo simplesmente continua dando as costas para o problema. Ou seja: dá no mesmo. O povo continua sem educação escolar.ESTADO POLITIZADO
O interessante, para não dizer trágico e desesperador para os contribuintes, é que o gasto com a educação não cessa. Além de existente e cada vez mais alto. Observem, por exemplo, o que revela a relação CUSTO/BENEFÍCIO de um aluno da rede pública de ensino no RS. Sim, o Estado que muita gente tem por hábito dizer que é POLITIZADO.PAGAR E NÃO LEVAR
Pois, comparando o custo (R$ 4.500,00/aluno), com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que identifica um BENEFÍCIO mais próximo de ZERO, quem teve maior prejuízo foi o contribuinte. Mesmo levando em conta que o elevado prejuízo do aluno, que permaneceu nas trevas, o fato é que imposto foi pago e o serviço não foi prestado.GREVES
Como se vê, o Brasil, infelizmente, desde o seu descobrimento jamais escondeu o quanto despreza, e muito, a educação. O que explica, claramente, as razões que travam o nosso crescimento social e econômico. Como não existe regra sem exceção, para ser justo devo admitir que na matéria -GREVE -, grande parte dos professores do ensino público (em todos os níveis) mostram enorme capacidade para transmitir conhecimento.CERTEZA
Ou seja, enquanto os governantes conduzirem a educação de mãos dadas com os representantes dos sindicatos dos professores, duas coisas são muito certas: 1- o gasto com a educação vai aumentar; e, 2- o conhecimento do povo vai, infelizmente permanecer inexistente. Daí a escolha que muito gente faz por escolas e universidades particulares. Que tal?HOMENAGEM DO -PENSAR!-
Hoje, sétimo dia após o falecimento do Pensador Marco Túlio Kalil Ferreyro, por ter ficado com a incumbência de prestar uma homenagem em nome dos demais integrantes do -PENSAR!-, entendi como melhor forma dedicar este editorial. Até porque, enquanto lutava bravamente contra a doença que acabou por derrotá-lo, Marco Túlio nunca deixou de produzir estudos, propostas e advertências, sempre com o mesmo propósito: tentar iluminar as cabeças menos esclarecidas sobre os destinos do nosso país e/ou do RS.ARTIGO MAIS RECENTE
Assim, a melhor homenagem que podemos fazer é através da publicação de um de seus vários artigos. Escolhi o mais recente, escrito em 08/12/2011, com o título: O PIB estagnado e o ?tupiniquim- dreams. Eis:ERROS E OMISSÕES
Diante dos números, fatos, erros e omissões do governo, que já completa 10 anos no poder sem promover qualquer reforma estrutural e/ou estabelecer um planejamento de médio e logo prazo para a economia brasileira, vale repetir as críticas já para lá de recorrentes. Reduções de impostos, taxas e contribuições, sempre serão bem vindas. Entretanto, não somente sobre o consumo, mas, também, sobre a oferta, sobre a produção.RESULTADO
O resultado que estamos colhendo é pra lá de conhecido: o obsessivo modelo pró-mercado doméstico conduzido com escoliose econômica está dando evidentes e esperados sinais de fadiga, como estagnação do PIB. Tanto pelo lado da demanda e consumo, quanto pelo lado dos investimentos, puxando para baixo.IMPACTOS DA CRISE
Considero um acinte à inteligência econômica do país a presidente Dilma declarar que o -PIB zero- é reflexo da crise da zona do euro e dos USA. Não, presidente, apenas as expectativas até o momento foram afetadas. Assim como estão freando as decisões quanto a novos investimentos. Os impactos da crise internacional ainda irão afetar a economia brasileira, visto que, tanto a falta de fundamentos fiscais de várias das economias avançadas, elevadas taxas de desemprego especialmente nas populações mais jovens, déficits nas balanças correntes o que dificulta a recuperação econômica, especialmente via corrente de comércio e fadiga do well fare state europeu. E, o que é pior: o cenário de ônus demográfico que vive a região, com a maior parte da população em idade inativa, simplesmente deixam sombrias as perspectivas de recuperação, a não ser muito gradativamente e por longos anos.SELF MADE MAN
Voltando às terras tupiniquins, os economistas do governo lulo-petista e sua coalizão dizem que o Brasil está criando algo como o -american dreams-, que foi sustentado por décadas através do espírito do -self made man- nos USA, de incentivo ao mérito e ao esforço pessoal, com educação, capacitação profissional, inovações tecnológicas.TUPINIQUIM DEAMS
Entretanto, a versão tipo -tupiniquim dreams- está sendo calcada no ASSISTENCIALISMO e no PATERNALISMO. O que provoca um inchaço cada vez maior do estado já por demais paquidérmico, perdulário, autofágico e ineficiente. Como a propensão média que o brasileiro mostra para poupar é baixíssima, resta saber se, logo adiante, quando o modelo de obsessão pró mercado doméstico (turbinado pelo boom de oferta de crédito derivado da entrada de smart money) bater nas restrições de renda/endividamento/inadimplência, o que será feito: O governo pretende criar a BOLSA INADIMPLÊNCIA? Sobre as desonerações do IPI, por exemplo, mais uma vez soa como migalha tributária, uma vez que o peso do IPI é de cerca de 4% do bolo tributário. O correto, portanto é sua imediata extinção, uma vez que não há país no mundo que cobre tal imposto. Aliás, de tão obsoleto acaba gerando distorções na eficiência alocativa dos fatores de produção quando alivia alguns setores e penaliza a outros.Por favor, Marco Túlio: agora que tens mais tempo e menos sofrimento, não deixe de enviar seus artigos. Sucesso, meu caro, nesta tua nova jornada!ESBANJANDO CRESCIMENTO
Enquanto o PIB brasileiro mostra, semana após semana, um claro sinal de encolhimento quanto às projeções feitas pelo governo no início deste ano, alguns países da América latina, principalmente aqueles que preferem ficar bem distante do fatídico programa proposto pelos integrantes do Foro de São Paulo, esbanjam farto crescimento.O BRASIL DESANIMA
Hoje, por exemplo, o Boletim Focus, do BC, divulgou a mais nova previsão para o crescimento do PIB brasileiro, para 2012: 1,75% (na semana passada o índice apontava 1,81%). Com um detalhe PREOCUPANTE: enquanto a taxa de crescimento do PIB murcha, semanalmente, a inflação segue no caminho oposto, o que é ainda mais desanimador.LONGE DOS FATOS
Na segunda prévia de agosto do IGP-M, divulgada hoje pela FGV, a inflação de preços mostra uma alta de 1,38% (ante 1,1% em julho). O governo, que jamais admite a realidade dos números e fatos continua afirmando que a alta dos preços não preocupa. Considera que o fenômeno é pontual e passageiro. Então tá...CHILE
Pois, enquanto isso, México, Peru e Chile, para ficar só com países latino-americanos, não param de crescer. O Chile acaba de divulgar um crescimento do PIB na ordem de 5,5% no segundo trimestre de 2012. Durante o primeiro semestre do ano, a economia chilena avançou 5,4%, segundo os números oficiais. Que tal?MÉXICO
O México, na semana passada, divulgou alta de 4,1% do PIB no segundo trimestre, em relação ao mesmo período de 2011. Graças, principalmente, ao crescimento da demanda doméstica que subiu 7,1% no período. Vale observar que no México já são DEZ TRIMESTRES CONSECUTIVOS de crescimento em bases anualizadas, após a recessão de 2009.PERU
Também na semana passada o Peru divulgou os números referente ao primeiro semestre de 2012: o crescimento do PIB foi de 6,11%. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística e Informática (órgão oficial peruano) a economia daquele país cresce sem parar ao longo de 34 meses consecutivos. Só em junho, o setor de construção cresceu 20,56%; a pesca expandiu 17,91%, o setor financeiro 9,1% e o agrícola 8,1. Tá bom assim?O LADO IDEOLÓGICO EXPLICA
É sempre bom lembrar que a tendência de expansão econômica do México, Chile e Peru acontece na medida em que as maiores economias do mundo e outros países importantes da América Latina, como Brasil e Argentina, demonstram claros sinais de desaceleração. Creio que ninguém precisa perder muito tempo com estudos, para saber os motivos que levam alguns países latinos para o topo e outros para o vale. Basta observar o lado ideológico de cada um. As respostas vem rápido...RESTABELECIMENTO DA ORDEM
A sensação de saudade, que parece estar mexendo com a cabeça de grande parte da sociedade brasileira, motivada: 1- pelos incontáveis e continuados crimes de corrupção; e,2- pela forma lamentável utilizada pelos grevistas da Polícia Federal e da Policia Rodoviária Federal, que simplesmente resolveram impedir o ir e vir de quem vive e/ou visita o Brasil; está hoje muito parecida com o Brasil de 1964, quando as Forças Armadas precisaram intervir para colocar ordem no país.A SITUAÇÃO PIOROU
Arrisco a dizer que, se comparamos o Brasil de hoje com aquele, de 1964, a situação atual está pior. Se outrora o país já era totalmente dominado pelos sindicalistas, novos ingredientes, substanciais, foram acrescidos. Alguns deles: extrema corrupção, enorme impunidade, privilégios absurdos e aumento extraordinário das contas públicas.DEMOCRACIA OU DITADURA?
O direito de GREVE, que em qualquer DEMOCRACIA é um direito legítimo, no Brasil, principalmente a dos funcionários públicos, que sabem muito bem que muitos dos serviços públicos não podem ser prestados pela iniciativa privada, virou instrumento típico de DITADURAS.REPÚBLICA SINDICALISTA
Sabendo da força que lhes foi dada por este governo, cuja origem é, indiscutivelmente, SINDICALISTA, os servidores federais resolveram mostrar, com toda clareza, que simplesmente assumiram o Poder. Hoje, como em 1964, o Poder deixou de ser do Estado. Assim, o Brasil voltou a ser uma República Sindicalista.FORÇAS ARMADAS
Ora, diante desse quadro triste e complicado (para os cidadãos indefesos, obviamente) o povo não tem outra saída senão acreditar na única instituição que restou para defender a ordem e a democracia: as Forças Armadas. Como a polícia se mostra impotente, assim como o Judiciário, resta a ação das Forças Armadas. Mas, atenção: não para governar por 20 ou trinta anos, como aconteceu. O propósito é, exclusivamente, colocar ORDEM no país.EXEMPLO
O povo entende que, da mesma forma com que as Forças Armadas tem colaborado para colocar ordem e paz nos morros do RJ, por exemplo, desta vez quem precisa, urgentemente, de seus serviços é o Brasil como um todo.OS MESMOS VOLTARAM
Por ironia, ou melhor, por incapacidade, as nossas Forças Armadas, que em 1964 tomaram o poder dos tiranos que queriam transformar o Brasil numa DITADURA, entenderam que tinham prestado um bom serviço. Engano. Os mesmos que foram destituídos voltaram. Detalhe: mais preparados, com sede de vingança e com muito mais vontade de fazer do Brasil uma DITADURA. Pois, hoje, já detém o PODER. Que tal?EXPLICAÇÃO
Ontem, tão logo o ministro Paulo Sérgio Passos, dos Transportes, encerrou a apresentação do ousado plano de Infraestrutura Logística, a corajosa presidente Dilma Rousseff tomou a palavra. Como petista, entretanto, imediatamente tratou de explicar que CONCESSÃO não significa, em hipótese alguma, PRIVATIZAÇÃO.PRIVATIZAÇÃO? JAMAIS!
A coragem que Dilma mostrou precisa, certamente, ser aplaudida. Notadamente, porque entre tantas coisas que a ideologia petista não admite nem aceita, a PRIVATIZAÇÃO é, talvez, a mais emblemática. Tratada, enfim, como coisa do diabo, símbolo do NEOLIBERALISMO, e outras coisas mais.POR NECESSIDADE
Entretanto, a coragem mostrada por Dilma merece um esclarecimento: a decisão tomada se deu, exclusivamente, por NECESSIDADE, jamais por CONVICÇÃO. Por ser petista, adepta, portanto, do socialismo do atraso, Dilma gastou um bom tempo de seu discurso explicando que seu governo não está PRIVATIZANDO coisa alguma.CRIME HEDIONDO
A longa explicação, de que CONCESSÃO não é PRIVATIZAÇÃO, deixou uma impressão de que Dilma tentava se defender, como se estivesse no banco dos réus, de um crime hediondo e/ou por ter cometido uma terrível traição.Pois, ainda que não tenha decidido por CONVICÇÃO, os aplausos são merecidos. Principalmente, pela coragem em admitir a NECESSIDADE. Afinal, para um petista chegar a tanto é porque a situação tá braba, não?OS SINDICATOS TOMARAM CONTA
Mesmo que os adeptos da ideologia do atraso jamais admitam, o fato é que as rodovias (ruas, avenidas e estradas) já foram PRIVATIZADAS no Brasil faz tempo. Os sindicatos de todos os setores de atividades, privadas e públicas (principalmente), fazem o que bem entendem com esses bens públicos.SEM SER PERTURBADA
Agindo como se donos fossem são eles que decidem quando o povo pode dispor da logística para se locomover. A Polícia Rodoviária Federal, por exemplo, vem mostrando isto com muita clareza, arrogância e estupidez, nos últimos dias. Com um detalhe: sem ser minimamente perturbada. Pode?DESPRIVATIZAÇÃO
Dilma, se fosse realmente corajosa, deveria ter usado o tempo que gastou para transparecer que não virou neoliberal, para dizer que as ruas, avenidas e estradas são PÚBLICAS. Devem, portanto, definitivamente, sair das mãos dos sindicatos posseiros, que simplesmente se adonaram daquilo que é PÚBLICO. Aí, dona Dilma, cabe uma urgente DESPRIVATIZAÇÃO.