PLANO OUSADO
Hoje, finalmente, o governo federal anunciou o esperado plano de concessão de rodovias e ferrovias em todo o País. Pelo que li e ouvi, o plano, além de muito ousado foi aceito e decidido por gente que não admite, por questões puramente ideológicas, que a iniciativa privada assuma qualquer empreendimento público.CEDO PARA FESTEJAR
Entretanto, mesmo demonstrando satisfação pela decisão não me sinto confortável para soltar foguetes e/ou festejar a decisão, principalmente porque a turma do meio ambiente ainda não entrou em cena para atrapalhar. Isto, certamente, é mais do que certo, infelizmente.CONDIÇÕES RÍGIDAS
Gostei muito de ouvir do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que as condições para os consórcios ou empresas que vencerem os leilões de concessão dos trechos rodoviários e ferroviários serão RÍGIDAS. E que o vencedor será aquele que: 1- oferecer a menor tarifa de pedágio, sem cobrança de ágio;2- não será cobrada tarifa na área urbana. Além disso, os concessionários só poderão cobrar pedágio no momento em que tiverem, pelo menos, 10% das obras de concessão, em suas respectivas áreas, concluídas.PELO FIM DO PRIVATISMO
O governador Tarso Genro, do RS, que deveria conhecer o plano mais do que ninguém neste país, obedeceu com total fidelidade ao que seu coração petista diz e manda. Por isso preferiu não participar do evento comandado pela presidente Dilma. Tarso, como se sabe, entende que rodovias devem ser construídas e administradas, exclusivamente, pelo poder público. Pode?CONDIÇÃO IMPERATIVA
Enquanto os gaúchos perdem com Tarso, o Brasil ganha com Dilma. O governo federal admite, como afirmou o ministro Passos, que a ampliação de melhoria da rede de logística no Brasil é CONDIÇÃO IMPERATIVA. Disse mais: que o plano propõe restabelecer uma capacidade de planejamento do sistema de transporte brasileiro para conseguirmos integrar rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos.RETORNO
O plano de concessão de rodovias e ferrovias em todo o País é realmente ousado. Nos próximos 25 anos, o governo espera que a concessão promova um retorno, aos cofres públicos, de algo como R$ 133 bilhões. Se tudo der certo, nos primeiros cinco anos do programa o governo estima arrecadar R$ 79,5 bilhões, com os 7,5 mil km de rodovias e 10 mil km de ferrovias. Tomara.OPENSAR!
ESTÁ DE LUTO - Faleceu, ontem, o valoroso economista e Pensador Marco Túlio Kalil Ferreyro (fundador do grupo -PENSAR!-). A minha admiração por Marco Túlio já era grande antes mesmo da conversa que tivemos, lá em 2009, sobre a formação do -PENSAR!-, um grupo de pessoas que, dotadas de bom senso, viessem a produzir conteúdos com o propósito de melhor esclarecer a opinião pública sobre o cálculo da relação CAUSA/EFEITO, quanto às propostas e decisões tomadas por nossos governantes.Hoje, o PENSAR!, que faz questão de ser informal, reúne mais de 40 Pensadores, está de luto, mas mesmo assim cheio de expectativa de que será iluminado pela alma de Marco Túlio, que lutou pela boa causa da mesma forma como lutou contra a doença que acabou por levá-lo. Marco, tenho certeza, foi em paz. Ele, realmente, fez a sua parte.MANIFESTAÇÕES
Como tivemos oportunidade de ver, ler e ouvir, cada indivíduo, conhecedor ou não das inúmeras modalidades esportivas praticadas nos Jogos Olímpicos, manifestou alguma opinião a respeito de tudo que aconteceu em Londres nos últimos dias.POUCO COMPETITIVO
Pois, dentre tantas coisas pelas quais me interessei nesses Jogos Olímpicos de Londres faço questão de registrar a minha opinião. Principalmente, quanto a participação do Brasil, que mostrou, mais uma vez, que também no esporte, salvo o futebol e o vôlei, é pouco ou nada competitivo.ESTAR PREPARADO
É preciso entender que ser COMPETITIVO significa estar preparado. Estar, portanto, no mesmo nível dos demais competidores. A partir daí, mesmo havendo um favorito, como melhor chances de vencer, a probabilidade de vitória está presente.SEM VOCAÇÃO
Pelo número de medalhas conquistadas ao longo da existência da Era Moderna dos Jogos Olímpicos, que data de 1896, o Brasil sempre mostrou pouca ou nenhuma vocação para a maioria das 29 modalidades esportivas que são disputadas.LEMA
Creio que a mídia brasileira ainda não entendeu o lema dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, que diz: O IMPORTANTE É COMPETIR. Ora, competir não é simplesmente PARTICIPAR. É, como me referi anteriormente, SER COMPETITIVO. Isto, vamos deixar bem claro e sem qualquer discriminação, não é mesmo o nosso caso. Salvo em duas, três, ou quatro modalidades esportivas.SEM VEXAME
Portanto, o que resta entender é que o Brasil não deu vexame algum nesta Olimpíada. Fizemos, mais uma vez, o nosso velho papel, bem de acordo com a nossa vontade e interesse. Assistimos o desempenho de atletas bem preparados. Quem sabe, a partir das apresentações de atletas bem preparados, venhamos a manifestar algum interesse futuro por uma ou outra modalidade esportiva.VITÓRIAS INESPERADAS
A pressão exercida pela mídia brasileira, como tivemos a oportunidade de verificar mais uma vez, além de enorme é inconsequente. Bastou o Brasil não ganhar a medalha de ouro nas modalidades em que somos realmente competitivos, para desancar o pau em tudo.Inúmeros narradores (que não passam de torcedores) e comentaristas agiram, ao longo dos jogos, como se o adversário simplesmente não existisse. Ou que não manifestasse o mínimo interesse pela vitória.Uma coisa já está clara, gente: o Brasil, fora do futebol e do volei, principalmente, carece de tradição esportiva. Tanto isto é verdade que basta algum atleta ganhar uma medalha de ouro para ser recebido na sua cidade, desfilando em cima de um carro de bombeiros. Deixa transparecer que a vitória foi inusitada e inesperada.PROEZAS INIMAGINÁVEIS
Os petistas são, simplesmente, incríveis. Mostram, a todo o momento, o quanto são capazes de desafiar a lógica do raciocínio, fazendo proezas simplesmente inimagináveis. Uma delas, por exemplo, aí de forma muito espantosa é o papel de MIDAS ÀS AVESSAS.COISA DE DOIDO
Depois que chegaram ao Poder, tudo aquilo que os petistas e seus aliados tocam, o prejuízo, além de certo é vultoso. Essa gente age de forma simplesmente incrível, gente. Como jamais se contenta com pouco, só ficam felizes mesmo quando o rombo é bem grande e notório. Espantoso.PETROBRÁS
Recentemente, como já é de conhecimento geral, a vítima do MIDAS ÀS AVESSAS foi a Petrobrás. No balanço do último trimestre, a estatal apresentou um mega prejuízo, que chegou a mais de 1,3 bilhão de reais. Simplesmente um horror.PANAMERICANO
Pois, para mostrar que o brutal prejuízo da Petrobrás não foi obra do acaso, na semana passada o governo petista mostrou um outro rombo. Desta vez a vítima foi o pra lá de comentado Banco Panamericano. Depois que o governo entrou de sócio, a instituição só contabiliza rombos. Coisa de louco.PROVA DOS NOVE
Convenhamos: em qualquer lugar do mundo é inconcebível uma empresa de petróleo dar prejuízo. Pois, no Brasil isto é real. Mais: aqui, até banco consegue ser um mau negócio quando administrado pelo governo. Pode? Só um MIDAS ÀS AVESSAS consegue tal façanha. É mole?DEZ VEZES MAIOR
O prejuízo do Banco Panamericano, assim como o da Petrobrás, não foi pouca coisa. O rombo atingiu R$ 262,5 milhões, no segundo trimestre deste ano. Atenção: depois de tapado o rombo bilionário de 2010, no valor de 4,3 bilhões de reais, o prejuízo do último trimestre foi DEZ VEZES SUPERIOR ao prejuízo líquido do mesmo período do ano passado (2011).VEM MAIS POR AÍ...
O que chama mais a atenção é que, mesmo diante desta fantástica capacidade para destruir tudo que toca, o MIDAS ÀS AVESSAS ainda consegue um espetacular índice de aprovação junto à população. Como o povo não tem educação mínima e/ou qualquer discernimento, não sabe o quanto é enganado. Além disso, por estar apaixonado, não enxerga o que acontece à sua volta. Pode?Pois é, gente. Ah, só para deixar claro o que torna a Petrobrás um mau negócio: os preços da gasolina no mercado brasileiro, por exemplo, estão com defasagem de 15,6% frente aos valores praticados nos EUA, segundo informa o Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE). Já o diesel está 19,7% menor, mesmo após dois reajustes realizados pela Petrobrás nas refinarias, de 3,9% e 6%, nos dias 25 de junho e 16 de julho, respectivamente. Por acaso, alguém que não foi mordido pela paixão, concorda com o necessário realinhamento? Duvido.INSTINTO ANIMAL
Pelo visto, os únicos que levaram à sério o recado que o governo deu a todos os brasileiros, em reunião recente com empresários, de que é preciso SOLTAR O INSTINTO ANIMAL, foram os servidores públicos da União.DONOS DO PODER
Agindo como VERDADEIROS DONOS DO PODER, servidores de quase todas as instituições, movidos por um fantástico INSTINTO ANIMALESCO, simplesmente tomaram ruas, pontes e aeroportos do país todo. E lá permanecem, de forma muito desafiadora, para mostrar quem realmente manda no Brasil.POVO MEIGO
O povo, para mostrar o quanto é manso e ordeiro, já demonstra que em hipótese alguma vai soltar o instinto animal solicitado pelo governo. Sem qualquer vocação e vontade para exigir seus direitos, o povo age de outra forma: prefere agir com muita meiguice, como se fosse um animalzinho doméstico.COVARDIA
As greves que se espalham por todo o país deixam bem clara a total falta de coragem dos brasileiros. Os policiais rodoviários, por exemplo, bloquearam todas as estradas e ninguém enfrentou os marginais que agiram como se fossem os donos da lei. Lamentável.MAIS DE 300 MIL GREVISTAS
Se a coisa está muito ruim para o povo, que só sabe e gosta de pagar as contas do governo (o número de servidores em greve já supera a marca de 300 mil), a situação promete ficar ainda pior: além dos professores universitários e agentes da Polícia Federal, os funcionários do Banco Central pretendem aderir ao movimento.ENDURECIMENTO?
Dilma, mostrando algum desespero, disse, ontem, que está disposta a endurecer na negociação com os funcionários públicos federais. Duvido. Como o PT é um partido sindicalista, o que chama de endurecimento é, infelizmente para os contribuintes, a aceitação das reivindicações. Com o pagamento das horas e dias parados, certamente.SÓ AGORA?
Tem mais: como a greve, para alguns servidores, já dura mais de 50 dias e até agora não se ouviu falar em endurecimento, por que surgiu esta vontade só neste momento? Prestem atenção: o que pouca gente sabe é que os grevistas estão de olho no orçamento, que só pode ser modificado até o final deste mês. Eles sabem bem disso e estão jogando pesado antes que seja tarde.TEMA DE ONTEM
O tema principal do editorial de ontem ficou por conta dos países que o economista Jim, O?Neill está apostando neste momento em substituição daqueles que formam o bloco chamado BRIC, os quais, por diversos motivos, já não empolgam tanto os investidores.DOS GRANDES MOTIVOS
Sempre é bom lembrar que o Brasil se destacou mundo afora, inclusive com forte admiração, por dois grandes motivos:1- porque Jim O?Neill, por ser internacionalmente respeitado no mundo financeiro, analisou e difundiu o nosso baixo risco bancário no momento certo (estouro da bolha de crédito mundial); e, 2- porque, por ser sede da Copa de 2014, o Brasil dava garantias de que estava disposto a realizar inúmeras obras, principalmente de infraestrutura.INTERVENCIONISMO
Embora estes pontos fortes ainda pesem favoravelmente na atração de capitais, os investidores, ao longo desses anos foram percebendo que, por convicções de cunho ideológico/cultural, os brasileiros ainda preferem viver sob a saia do governo, que deita e rola com intervencionismos. Ou seja, no Brasil o povo desconhece o que significa liberdade.CÂMBIO
Pois, um dos itens da análise que explica, de forma bem transparente o quanto o nosso querido Brasil vem causando decepção nas rodas de quem até então apostava forte na nossa economia, é o comportamento do real frente ao dólar.FUGA DO RISCO
Com a fuga do risco, os investidores têm saído desses mercados e procurado ativos mais seguros, como o dólar. O resultado pode ser medido pela desvalorização das moedas em relação ao dólar. O real, por exemplo, é a moeda que mais perdeu frente ao dólar em 2012.DESVALORIZAÇÃO DO REAL
Enquanto muitas das moedas emergentes se desvalorizaram por conta da aversão ao risco global, o real foi a moeda mais atingida. Vejam que neste ano a desvalorização do real já atingiu 8,08% em relação ao dólar. Já o peso mexicano foi em outra direção: se apreciou 5,93% em relação ao dólar.BALA DE PRATA
O ex-ministro da Justiça e advogado-mor dos petistas, Marcio Thomaz Bastos, em defesa de seus clientes mensaleiros, fazendo uso da sua argumentação terrorista, pediu que os ministros do STF tomem cuidado para que não façam uso de BALA DE PRATA em seus julgamentos. Maravilha, não? Bastos, apropriadamente, identificou os réus como vampiros. Até porque vivem do nosso sangue. Que tal?MIST
O mesmo Jim O?Neill, que ficou conhecido mundialmente por ter criado o conceito BRIC, que identifica Brasil, Rússia, Índia e China, está hoje com os olhos voltados para outros países, que formam o conceito chamado MIST, acrônimo de México, Indonésia, Coreia do Sul e Turquia.NEXT 11
Na verdade, ONeill vê oportunidades melhores no mundo de hoje em 11 países, que formam o NEXT 11, como batizou, formado por Bangladesh, Egito, Indonésia, Irã, México, Nigéria, Paquistão, Filipinas, Turquia, Coreia do Sul e Vietnã. Os países que formam o MIST, no entanto, são aqueles que mais estão chamando a atenção.MATA A COBRA...
Em recente entrevista, ONeill simplesmente mata a cobra e mostra o pau: disse que os investimentos feitos pelo seu Fundo - NEXT 11 - não foram afetados, tanto pelos problemas revelados no mercado americano e europeu, quanto aos dramas vividos em vários mercados do BRIC.PROCESSO DE DESACELERAÇÃO
Como bom observador, ONeill percebeu que os países que formam o BRIC estão em processo de desaceleração. Com isso os investidores começaram a transferir seus recursos para novos mercados, mais atraentes.MÉXICO
As economias MIST, por exemplo, mais que dobraram em termos de tamanho na última década. Só o México, que além de ser o único país da nossa região, e segunda maior economia da América Latina, as exportações recordes de automóveis estão ajudando o crescimento a superar o do Brasil pelo segundo ano, face a diminuição da demanda chinesa pelas exportações de commodities do País.GRANDE TRAIDOR
Já sei: o mesmo ONeill, que já foi festejado por ter colocado o Brasil na crista da onda econômica mundial, será apedrejado e tratado como GRANDE TRAIDOR. Tudo porque resolveu consagrar países com mais disposição para o crescimento. Países que têm olhos voltados para a capacidade competitiva através de reformas pontuais e, principalmente, com educação. Que tal?CONSELHO DE COMUNICAÇÃO
Ontem, o Clube de Opinião de Porto Alegre, que reúne Jornalistas e Editores de Porto Alegre, debateu com a secretária de Comunicação e Inclusão Digital do Estado do RS, Vera Spolidoro, o anteprojeto de lei que institui o Conselho Estadual de Comunicação Social. A secretária, obviamente, defende o novo órgão, que contará com 25 membros, representando as mais diversas entidades, além do governo do Estado, que se encontra em fase debate antes do seu encaminhamento à Assembleia Legislativa.Vera Spolidoro está convencida de que o Conselho será um órgão apenas CONSULTIVO, sem poder de decisão. E que seu objetivo maior é a democratização do acesso à informação. E arrematou dizendo que em nenhum ponto do projeto aparece o verbo REGULAR. Tá bom...