Artigos

29 fev 2012

O CUSTO DA IMPREVIDÊNCIA SOCIAL


Compartilhe!           

REFORMA TÍMIDA
Ontem, finalmente, a Câmara dos Deputados aprovou o texto base que cria o Fundo de Pensão dos Servidores Públicos Federais (Funpresp). Ou seja, o Brasil conseguiu dar o primeiro passo para a (tímida) reforma da Previdência.
ROMBO DE MAIS DE R$ 60 BILHÕES
Não entendo qual a razão para que o rombo tenha chegado a mais de R$ 60 bilhões/ano para que algo fosse feito. Isto, aliás, define bem o total comprometimento dos governos com a IMPREVIDÊNCIA SOCIAL DO BRASIL.
SE TUDO DER CERTO...
Lembro, entretanto, que a aprovação definitiva ainda depende de alguns destaques, que ficaram para ser votados hoje, além ainda da votação no Senado. A partir de então, se tudo der certo, é que Dilma Rousseff poderá sancionar esta importante lei.
ATÉ A MORTE
Como a aplicabilidade da nova lei (se aprovada) só vale para aqueles que ingressarem no serviço público federal após a sua promulgação, o país, ou melhor, os contribuintes de impostos vão precisar suportar os rombos promovidos, anualmente, pelos atuais servidores até que eles e seus dependentes morram.
ECONOMIZAR O DINHEIRO
A caminhada, portanto, será bem longa. Segundo as estimativas do Ministério da Previdência, antes de 2024 pouco ou nada vai mudar. Até porque o direito adquirido impede que se faça qualquer tipo de justiça por aqui.Assim, antes que alguém queira gastar dinheiro com alguma festa com o objetivo de comemorar a decisão sugiro que guardem o dinheiro até que surtam os efeitos desejados da lei .
BABAQUICE GAÚCHA
Nos últimos anos, só o fato dos gaúchos insistirem em acreditar em contos de fadas é uma prova do quanto gosta de ser babaca. Alguns casos explicam muito bem esta lamentável postura da maioria do povo gaúcho: 1- acreditar que o MERCOSUL seria bom para o Estado; 2- a certeza de que a fábrica da Ford seria instalada no Estado com o PT no governo; e, 3- que o Beira Rio seria construído a tempo de sediar insignificantes dois ou três jogos da Copa do Mundo de 2014.
COELHINHO DA PÁSCOA
Ainda não está descartada, definitivamente, que Porto Alegre fique fora da Copa de 2014, mas os exemplos acima dizem bem o quanto os gaúchos acreditam em Coelhinho da Páscoa, para fazer jus à data que se aproxima.