Artigos

20 mai 2010

ENCOLHIMENTO GLOBAL


TRAGÉDIA

Quando o planeta Terra foi sacudido pelo estouro da bolha das hipotecas -subprime-, nos EUA, a sensação foi péssima. E quem melhor espelhou a tragédia não foram as fisionomias abatidas dos investidores, trabalhadores e consumidores. Foram as Bolsas, através das quedas sistemáticas e constantes dos índices à vista e futuro.

DÍVIDA PÚBLICA

Diante do desespero e da má perspectiva, vários governos, como se viu, trataram de socorrer seus sistemas financeiros injetando recursos públicos nos bancos insolventes. O resultado dessa manobra, coisa bem conhecida, é que a dívida do sistema financeiro virou dívida pública, produzida pelas emissões de títulos governamentais.

NAS CONTAS PÚBLICAS

A partir daí os mercados se acalmaram e os índices buscaram recuperação, dando uma falsa impressão de que a encrenca chegara ao fim. Um equívoco e tanto. Como as dívidas não somem antes da quitação, os recursos usados para ajudar o sistema financeiro de cada país apareceu, obviamente, nas contas públicas, pelo endividamento.

RELAÇÃO DÍVIDA/PIB

Considerando que a atividade econômica mundial encolheu em 2009 em função da crise, a relação dívida PIB de inúmeros países foi às nuvens. Em dose dupla: pela queda brutal da atividade econômica e pelo aumento brutal da dívida. Esta ficha, entretanto, só veio a cair mesmo nas últimas semanas. Depois que muitos dos países (europeus) demonstraram impossibilidade para resgatar os títulos que haviam emitido.

CONTAMINAÇÃO

Começando pela Grécia, mas dando um claro recado de que dezenas de outros países já estavam fortemente contaminados pela mesma doença: sem caixa, e sem crédito internacional e nacional, para fazer o caixa.

ENCOLHIMENTO

Depois que a ficha caiu de fato, tudo ficou bem claro: muitas economias importantes vão encolher. Não por pessimismo, mas simplesmente porque não há milagres. O encolhimento começa pela restrição ao crédito. E, com menos crédito as atividades encolhem. Menos atividade significa menos renda, menos consumo, menos empregos. Consequência: menor arrecadação de impostos.

ORÇAMENTOS

Considerando que os governos precisam de recursos para satisfazer seus orçamentos mínimos, independente de cortar despesas como muitos até já anunciaram, ainda vão precisar aumentar os impostos. O que impõe, por sua vez, um crescimento ainda mais lento das economias.

GASTOS PÚBLICOS

O Brasil, por ora, como vem afirmando o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, está bem preparado para enfrentar uma possível piora da situação macroeconômica na Europa e um hipotético contágio a outros países. Só faltou dizer que precisamos ter melhor controle dos gastos públicos, coisa que os nossos políticos não suportam e nem querem ouvir.

Leia mais

19 mai 2010

A TURMA É SÉRIA?


DUAS CARAS

Em certos momentos o presidente Lula dá claras demonstrações de que não é minimamente autêntico. E, em muitos momentos Lula mantém as suas reais características e mostra quem sempre foi. Ontem, por exemplo, além de se apresentar como o Lula verdadeiro, autêntico, ainda caprichou na imbecilidade.

LULA AUTÊNTICO

Foi quando afirmou ao primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, que a direita faz as crises e depois obriga a esquerda a fazer cortes nos salários que eles não fizeram. Taí, gente. Este sim é o Lula que todos conhecemos. O Cara, não é mesmo? Em bom português, Lula está convencido de que a Grécia é vitima e não protagonista do seu próprio caos.

CONSULTA

Depois desse papo ridículo, George Papandreou, o ingênuo, demonstrou interesse em conhecer as medidas adotadas pelo governo brasileiro, entre 2008 e 2009, durante a crise econômica global. Ora, se o grego fosse minimamente capaz e inteligente, esta consulta deveria ser feita ao ex-presidente Fernando Henrique. Alguém discorda?

ACORDO SÉRIO?

Mudando para o assunto Brasil-Irã, antes de fazer qualquer comentário pergunto: alguém que tenha um mínimo discernimento acredita, realmente, que o acordo firmado pelo Irã, Turquia e Brasil é algo realmente confiável? Sinceramente, gente, alguém acredita que os líderes são sérios assim como o acordo?

MANOBRA

Ora, mesmo àqueles que não aceitam as manifestações contrárias que vem sendo emitidas por líderes de vários países sabem que a reunião Brasil-Irã foi uma manobra diversionista. De forma clara e muito descarada, o Irã usou o acordo para tentar se esquivar da pressão contrária ao seu programa nuclear.

SIMPATIA

Como o governo brasileiro já mostrou o quanto simpatiza com a ditadura do Irã, da mesma forma como sempre manifestou enorme predileção pelos ditadores latinos (Cuba, Venezuela, Equador, Bolívia, etc), o ministro Celso Amorim só fez o dever de casa. Um dever, aliás, repleto de prazer por se mostrar ao mundo como adorador de facínoras.

CARÍCIAS

Chamo a atenção que estas atitudes lamentáveis e perigosas, que infelizmente não são levadas em consideração no dia a dia das empresas, da economia e dos negócios, estão sendo, todas elas, colocadas no cálculo da formação do Risco-Brasil. Até porque um dos ingredientes que é levado muito em conta na formação do risco de qualquer país é a democracia. E, do jeito que o governo brasileiro acaricia ditadores, mais claro fica qual o regime que mais lhe agrada.

Leia mais

18 mai 2010

NOVA IORQUE


IDIOMA

Nesta semana escrevo de New York. Não obstante a Big Apple esteja situada nos EUA, um dos idiomas mais falados na congestionadíssima Times Square e arredores é o português do Brasil. Confesso que, pelo número de brasileiros que aqui estão, até parece que estou em Buenos Aires. Loucura total. Coisa que só uma moeda apreciada explica.

AGLOMERAÇÃO

É óbvio que NY recebe muita gente, de todos os cantos do mundo. Somando esses visitantes com os residentes a aglomeração simplesmente excede a capacidade de acomodação tanto das ruas quanto das lojas.

FILAS

A quantidade de pessoas é tão expressiva que em algumas lojas, durante o dia todo, há filas com mais de 50 metros. Simplesmente porque o espaço interno, embora razoável em termos de tamanho, não suporta uma circulação e atendimento adequados.

RAZÕES ESSENCIAIS

A loja da Apple, aí por razões óbvias, é uma das mais visitadas. Como a empresa mantém liberado o acesso à internet, muitos lá vão com um único propósito: enviar mensagens a parentes sobre tudo que vêem na sempre sedutora NY, cujos preços são convidativos por duas razões essenciais: o preço do dólar e, principalmente, uma carga tributária extremamente reduzida.

TRÂNSITO

Muito bem dotada de transportes coletivos, NY não enfrenta os problemas de congestionamentos típicos de, praticamente, todas as cidades brasileiras. Aliás, dependendo dos lugares, como a Broadway, por exemplo, quem mais dificulta o trânsito são as pessoas, cujo número é excessivo.

VENDAS

A julgar pelo comércio fervilhante de NY é provável que muita gente imagine que os EUA como um todo estão bombando em termos de vendas no varejo. Na realidade isto só acontece nos pontos de grande concentração de turistas. Daí o bom faturamento dos hotéis, restaurantes e lojas. Nos lugares que dependem dos próprios americanos, o consumo realmente caiu depois do estouro da bolha de crédito.

BRASIL

Nos primeiros contatos que tive por aqui, a impressão sobre a economia do Brasil é muito boa. Não há quem não aposte no nosso crescimento no curto e médio prazo. O que mais intriga, entretanto, é a atuação da nossa área diplomática. Sobre o acordo que trata do programa nuclear firmado ontem, em Teerã, o Brasil demonstrou ingenuidade. INCLINAÇÃO POR DITADURAS - Mal sabem que o governo brasileiro tem forte inclinação por países regidos por ditadores. Por isto fazemos questão de dizer que os parceiros comunistas são muito sérios e responsáveis.

Leia mais

17 mai 2010

REVELAÇÕES OPORTUNAS


A VERDADE

Ontem, a candidata petista ao Senado, por SP, Marta Suplicy, resolveu chutar o balde. Além de esparramar muita sujeira contida no recipiente repleto de coisa ruim, por incrível que possa parecer, fez exatamente aquilo que os petistas mais detestam: falar a verdade.

MATADOR

Querendo mostrar quem realmente é ou foi o candidato ao governo do RJ, Fernando Gabeira, do PV, precisou dizer, de forma clara e indiscutível quem é ou foi Dilma Rousseff. Marta afirmou que Gabeira, além de ter sequestrado o embaixador norte-americano Charles Elbrick, em 1969, era o escolhido para matar o embaixador.

DA BOCA DE MARTA

Se o Ponto Crítico tivesse feito tais revelações, por mais verdadeiras e conhecidas que sejam, o mundo petista não perderia um minuto sequer para cair de pau no editor dizendo se tratar da mais pura invenção de quem não gosta do PT. Porém, como o desabafo saiu da boca da grã-petista Marta Suplicy, aí não há como negar. Nenhuma das acusações.

TORTURADORES

Estes tipos de revelações espontâneas precisam ser levadas muito à sério, gente. Considerando que a turma do PT quer porque quer a condenação dos torturadores, nada mais justo do que também exigirem o mesmo tratamento aos dois terroristas que Marta acaba de confirmar como testemunha importante.

FICHAS SANGRENTAS

Mesmo que o projeto Ficha Limpa não seja aprovado para as eleições deste ano, aí já temos uma boa mostra daquilo que é mais do que Ficha Suja. Trata-se de fichas manchadas de sangue. Sangue de inocentes, como é o caso, por exemplo, do assassinato do comerciante Manoel da Silva Dutra, durante assalto ao Banco Andrade Arnaud, no Rio, promovido pela Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares), uma guerrilha de extrema esquerda brasileira com o propósito de instaurar um regime de inspiração soviética no Brasil.

EU NÃO ESQUEÇO

Fernando Gabeira, ao tomar conhecimento da declaração de Marta, disse que vai ignorar essa acusação e que já faz muitos anos que ele ignora as coisas que a Marta diz. Nós, porém não podemos esquecer nada disso. Nunca. Eu, pelo menos, não esqueço. Muito menos na hora de depositar meu voto. Isto me basta para jamais votar na Dilma.

FORO DE SÃO PAULO

Este nervosismo que vimos ontem, por parte de Marta Suplicy, tem o seu lado bom e oportuno: as revelações. Mesmo que ninguém desconheça o que está sendo revelado, nada melhor do que ouvir daqueles que sempre silenciaram. Aí tudo deixa de ser acusação para se tornar confissão. Ainda aguardo ansiosamente que o PT assuma o seu papel no Foro de São Paulo. Até porque a mídia continua silenciosa. Inexplicavelmente.

Leia mais

14 mai 2010

SEGUNDA DIVISÃO


NUM PISCAR DE OLHOS

Dependendo das notícias divulgadas sobre a situação financeira de qualquer país europeu, principalmente quanto àqueles que dão uma maior sustentação à economia mundial, basta um simples boato para que, num simples piscar de olhos, alguma possível alegria se transforme numa profunda tristeza.

GRUPO DOS FRACASSADOS

A Grécia, como se sabe, nunca constou da lista dos países mais desenvolvidos. Só ganhou notoriedade porque integra a zona do euro. Considerando que a moeda européia ficou ameaçada pelo enorme déficit público grego, o país dos deuses nada mais fez do que abrir o desfile dos países que compõem as fracassadas economias do velho continente.

TRATADO RASGADO

Como vivemos num mundo competitivo, a classificação de desempenho econômico de todos os países é feita por pontuação conferida tanto pelas agências de risco quanto pelo mercado financeiro. Quem excede em mais de 3% o déficit público, como diz o Tratado de Maastrich, deveria receber uma punição. Porém, como vários estouraram a meta o Tratado foi rasgado. Ou seja, ninguém vai cair fora do euro, como se esperava.

PONTUAÇÃO

Mesmo que ninguém seja punido como propõem a regra definida em Maastrich, o mercado não perdoa: colocou os faltosos na segunda divisão da competição econômica mundial. Como o mercado não olha somente para a zona do euro, o custo do crédito pretendido pelos afogados está relacionado ao tamanho do risco definido pela pontuação recebida. Antes da pontuação os países que hoje pertencem à segunda ou terceira divisão eram classificados como Países Emergentes, Em Desenvolvimento e Subdesenvolvidos, respectivamente.

MAIS ENDIVIDAMENTO

Nesta semana, depois da aprovação do pacote grego, a Espanha, Portugal e Inglaterra resolveram mostrar o quanto estão dispostos a cortar gastos. Tudo para perseguir uma redução de seus enormes déficits públicos. Como não vão zerar os déficits monstruosos, a solução para financiar o novo déficit, proposto para 2010 e 2011, será através de mais endividamento. Um horror.

BOLSA COPA -1

Enquanto muitos países tratam de apertar seus cintos, o Brasil ignora tudo e faz o contrário: aumenta ainda mais os gastos públicos. De forma extraordinária. Além da disposição que já mostrou para produzir rombos monstruosos nas contas da Previdência, o nosso Parlamento está pronto para aprovar também a Bolsa-Copa do Mundo. Pode?

BOLSA COPA - 2

O propósito da Bolsa é premiar quem participou das Copas de 1958, 1964 e 1970. Além de extremamente injusta a proposta, os valores são absurdos: R$ 100 mil mais um valor mensal de até R$ 3.400,00 para cada ex-campeão ou sua família, para o todo o sempre. Viva a esculhambação!

Leia mais

13 mai 2010

FICHA LIMPA - 2º TEMPO


NO SENADO

Devidamente aprovado na Câmara, no início desta semana, o projeto Ficha Limpa já deu entrada ontem mesmo no Senado. Agora, dependendo do interesse dos senadores, e da rapidez da tramitação, caso o texto não sofra alteração ainda há a possibilidade do projeto valer para estas eleições. Tomara.

ESFORÇO DE TODOS

O envolvimento da sociedade como um todo foi fundamental para a obtenção desta primeira vitória. Se o mesmo esforço for mantido para este segundo tempo, a aprovação estará garantida. Mais: estaremos provando também que ao assumir posições firmes, de forma organizada, os resultados aparecem.

APROVAÇÃO JÁ!

Como nada está totalmente definido, ainda não é hora de cantar o Hino Nacional. Antes é preciso que todos continuem firmes, enviando torpedos, mensagens, cartas, etc., a todos os senadores. Precisamos da aprovação já. Urgente.

JUCÁ NÃO QUER

Esta posição firme é mais do que necessária porque o líder do governo Lula, o petista Romero Jucá, declarou alto e bom som, ontem, que não está disposto a dar celeridade ao projeto. Agindo, aliás, bem de acordo com seu perfil e de outros envolvidos com o mensalão. Afinal, quem gosta de mensalão não pode ser a favor de ficha limpa.

MENSALÃO

Ora, aqui entre nós, de sã consciência alguém ainda poderia esperar que algum petista, cujo partido se especializou em falcatruas tipo mensalão e outras do gênero, fosse a favor do projeto? Vamos entender, com clareza, que uma vez aprovado o Ficha Limpa poucos petistas poderão se candidatar.

CONTINUIDADE

Pois é, gente. Ou damos continuidade a nossa luta ou os senadores vão empurrar o projeto para sei lá quando. Mais do que nunca o projeto depende da continuidade da nossa atuação firme e decisiva. Não vamos, obviamente, entrar no melhor dos mundos com a aprovação, mas já é um bom começo.

CAPACIDADE

Sugiro que depois de aprovado o projeto Ficha Limpa devemos iniciar uma luta, nos mesmos moldes, por uma outra causa: exigir capacidade intelectual dos políticos. Não basta que o político seja tão somente decente. É preciso que seja capaz. Muito capaz. Afinal, um político incapaz, via de regra, gera prejuízos infinitamente maiores do que um político meramente corrupto.

Leia mais