Artigos

15 mar 2012

A CRÍTICA FAZ MAL PARA O BRASIL


Compartilhe!           

INSULTADA E INJURIADA
Ainda que quase todos os brasileiros estejam pra lá de convencidos de que a corrupção e a lentidão para resolver problemas são enormes no nosso país, basta alguém de fora dizer isto para que o governo e grande parcela da sociedade se sintam insultados e injuriados.
SOBERANIA
Alegando, quase sempre, que a nossa soberania precisa ser defendida, a reação do governo e da sociedade equivocada se dá quase sempre da mesma forma, ou seja, desancando o pau no pobre declarante.
EXPRESSÃO IDIOMÁTICA
Na semana passada, por exemplo, quando o secretário geral da Fifa, Jerôme Valcke, ao manifestar que o Brasil precisa ser sacudido para acelerar as obras da Copa de 2014, usou um termo que, mal traduzido, acabou na mídia como CHUTE NO TRASEIRO. Em francês, a expressão idiomática ? SE DONNER UM COUP DE PIED AUX FESSES, referida por Valcke, significa ACELERAR O RITMO. Pois, ao invés de buscar a tradução correta, o governo e a mídia brasileira preferiram liquidar com quem só disse uma verdade, independente da tradução.
PRAXE
Com base nessa reação destemperada, que já é praxe por aqui, ninguém vai se surpreender caso o governo também desanque o pau na ONG Transparência Internacional, responsável pelo Índice de Percepção da Corrupção do Setor Público de 183 países mundo afora. Tudo porque o Brasil perdeu quatro posições no ranking, caindo do 69º lugar, em 2010 (quando a pesquisa abrangeu 178 países), para a 73º posição, em 2011 (quando 183 países ou territórios entraram na sondagem).
PARÂMETROS
Até imagino a reação: - O Brasil é um país soberano. Por isso tem todo o direito de ostentar a CORRUPÇÃO que melhor entender. Ou seja, ninguém tem nada a ver com o assunto. Entretanto, o estudo informa que a Nova Zelândia se mantém na primeira posição entre os países com menor percepção de corrupção, com 9,5 pontos, seguida por Dinamarca e Finlândia, ambas com 9,4.
PONTA DE BAIXO
Como os países acima não servem como parâmetros éticos de comparação com o Brasil, vamos à ponta de baixo: ali figuram a Coréia do Norte, estreante na pesquisa, e Somália, ambas com 1,0 ponto. Como o governo brasileiro tem grande afinidade com países comunistas é provável que acabará se solidarizando com os governantes do atraso.
ZONA DO EURO
Na zona do euro, para concluir, a pior colocação ficou com a Grécia, que caiu da 78ª para a 80ª posição; a Itália é o segundo com maior percepção de corrupção dentro do bloco, tendo recuado do 67º lugar para o 69º, em 2011. Ambos com colocação bem próximas do Brasil, não?