Artigos

20 mar 2012

O GRE-NAL DOS ESTÁDIOS


Compartilhe!           

AUTOESTIMA
Mesmo que uma cidade-sede da Copa do Mundo de 2014 seja brindada com poucos jogos, só o fato dela ter sido escolhida pela FIFA já é suficiente para fazer com que a autoestima do seu povo vá lá para cima.
DOR DA PERDA
Entretanto, caso não consiga atender um ou mais requisitos exigidos pelo Comitê Organizador, e esta mesma cidade venha a ser descartada, aí a dor da perda e do vexame é incalculável. Se comparado com a alegria de um dia ter sido escolhida, o sentimento de tristeza parece multiplicado por mil.
PARCEIRA
Esta preocupante perspectiva de um possível descredenciamento rondava, de forma bastante ameaçadora, a cidade de Porto Alegre. Com enorme probabilidade de ocorrência, aliás. Tudo porque a construtora Andrade Gutierrez não estava logrando êxito na definição do importante e necessário parceiro investidor-operador do estádio do Sport Club Internacional, para o período de 20 anos após a conclusão das obras.
ARENA DO GRÊMIO
Esta grande encrenca, que pelo tempo decorrido já colocava a cidade de Porto Alegre sob risco de ficar fora da Copa, obrigou os envolvidos (do setor público e privado) a eleger como única saída a utilização da Arena do Grêmio, como estádio oficial para os jogos na capital gaúcha.
ESTADO GRENALIZADO
Esta viabilidade, no entanto, como já era esperada, acabou mexendo fortemente com os nervos das torcidas do Grêmio e do Inter. Como o RS é um Estado onde tudo é GRENALIZADO, a simples cogitação de fazer da Arena Tricolor a tábua de salvação para que Porto Alegre continuasse sendo cidade-sede da Copa deu início a mais um GRE-NAL. Desta vez o GRE-NAL DOS ESTÁDIOS.
FINAL FELIZ
Ontem, face ao acordo firmado entre a Sport Club Internacional e a Construtora Andrade Gutierrez, a novela que já se arrastava por nove meses foi encerrada com um final feliz. A comemoração foi tanta que até o Hino do Internacional foi cantado durante a solenidade, dando prova do quanto a torcida colorada vinha sofrendo com o risco de ver o estádio do arquirrival como sede dos jogos da Copa em Porto Alegre.
NA PRORROGAÇÃO
A assinatura do acordo funcionou como se o Inter tivesse saído vencedor desse simbólico GRE-NAL DOS ESTÁDIOS. O escore do sofrido e emocionante jogo foi 1x0, com gol marcado na prorrogação, aos 50 minutos do segundo tempo, pelo atacante Andrade, ainda que a bola tenha tocado em Gutierrez. Por ironia do destino, ambos vinham sendo muito vaiados por todo o povo do Estado do RS. Ufa!