O INÍCIO DA ERA
Se o CAOS já havia se instalado com toda a força no país de forma muito clara nas áreas da EDUCAÇÃO, SAÚDE E SEGURANÇA, com consequências desastrosas em todas as áreas (economia, social e ambiental), o ano de 2013 está se desenhando como o marco onde se inicia a ERA DO CAOS no país.
ADIAMENTO DAS REFORMAS
De antemão é notório dizer que a situação atual nada mais é do que a consequência da incrível protelação de várias reformas. Como ninguém deu ouvidos à lógica do raciocínio, o momento indica que pode estar iniciando o necessário enfrentamento das tragédias. Tomara.
PAPEL DESEMPENHADO DO STF
Detalhe importante: a isto devemos dar graças ao STF, que resolveu pressionar o governo em várias frentes. Bem ou mal, o fato é que a Corte Suprema, depois do julgamento do Mensalão começou a exigir uma postura mais efetiva por parte dos nossos governantes. O STF deu a entender que é hora de abrir os olhos da Nação mostrando que estamos diante do CAOS em várias áreas.
PRECATÓRIOS
Comecemos pela importante decisão quanto ao pagamento imediato dos PRECATÓRIOS, que vai provocar algumas decisões por parte do Legislativo e Executivo daqui para frente. Uma coisa é certa e os ministros do STF sabem bem: não há recursos para atender a decisão que foi tomada. O importante é que estamos diante de um CAOS que precisará ser enfrentado.
ROYALTIES DO PETRÓLEO
Outra decisão do STF que vai dar o que falar, chorar e comentar (ainda em caráter liminar) foi quanto ao destino dos Royalties do Petróleo, decidido recentemente pelo Legislativo. Os Estados que saíram prejudicados com a liminar concedida ontem, pela ministra Carmem Lúcia, vai transparecer a deflagração de outro monstruoso CAOS.
FATOR PREVIDENCIÁRIO
Junte-se a isso tudo o que disse ontem o novo ministro do Trabalho, Manoel Dias, ao propor um outro imenso estouro nas contas públicas. Dias se diz favorável e ferrenho lutador pelo fim do FATOR PREVIDENCIÁRIO, coisa que vai elevar o rombo das contas públicas de forma ainda mais assustadora.
QUE VENHAM OS CAOS
Ficando só por aí, como se vê o Brasil precisa e deve quebrar antes que alguma reforma (necessária) aconteça. Estou convencido de que só a quebradeira pode nos levar a alguma solução. Quem sabe não devemos estimular o CAOS GERAL, para fazer com que o Brasil tome jeito? Que venham, portanto, todos os CAOS possíveis e imaginários.