Artigos

14 mar 2013

A EDUCAÇÃO JÁ OBEDECE A CARTILHA


Compartilhe!           

O QUE É BOM PARA O PAÍS
Os leitores/assinantes do Ponto Crítico sabem o quanto tenho dado ênfase ao problema da FALTA DE EDUCAÇÃO no Brasil, cujos índices que identificam a baixa escolaridade e o desesperador analfabetismo funcional são altamente preocupantes. Sabe-se, por consequência, que aí está colocado o grande obstáculo que impede o povo de se manifestar adequadamente sobre o que é bom para o país.
GOVERNO FOCADO NA EDUCAÇÃO
Pois, nesta semana me chamou a atenção que o governo Lula/Dilma tem, sim, se preocupado enormemente com a educação dos jovens brasileiros. Não pela mídia aberta, que tem maior penetração na sociedade, que, infelizmente, não se interessou em expor o que o governo Lula/Dilma-chavista-comunista está fazendo realmente.
EXEMPLOS CLAROS
Quem mostrou interesse no assunto (pra lá de preocupante) foi o jornalista Carlos Alberto Sardenberg através de seu site (www.sardenberg.com.br), que dá exemplos claros do quanto muita coisa passa desapercebido da sociedade quanto aos ensinamentos promovidos pelos nosso governantes neocomunistas.
ENADE
Um exemplo desse quadro, discorre Sardenberg, é a última prova do ENADE -Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes- do Ministério (Comunista) da Educação.Os testes não deixam outra possibilidade: se o universitário concorda com a ideia de que a história e a sociedade se movem pelo conflito de classes entre capital e trabalho, como ensina o marxismo, então deve ter tirado NOTA 10.Se, ao contrário, o universitário pensa que a liberdade individual, o mercado livre e o direito de propriedade constituem os melhores fundamentos das relações sociais e econômicas, como prova o mundo moderno, esse aluno ERROU a maior parte das questões. Pode?
RESPOSTA SOCIALISTA
Se pensa isso e foi esperto, não errou, pois as questões são construídas de tal modo que a RESPOSTA SOCIALISTA surge como obviamente correta e a outra, NEOLIBERAL parece uma estupidez ou uma ingenuidade.A questão 10, por exemplo, pede uma breve dissertação sobre o papel desempenhado pela mídia nas sociedades democráticas, a partir de três enunciados. Dois deles, um dos quais é uma entrevista de Noam Chomsky, sustentam que a mídia (assim, no geral) é um instrumento das classes dominantes, do capital, para manter a exploração e bloquear, de modo sutil e subliminar, a circulação de IDEIAS ALTERNATIVAS E CONTESTADORAS.
CARICATURA BONITINHA
O outro enunciado é maroto. Procura elaborar uma caricatura bonitinha. Diz assim: - A mídia vem cumprindo seu papel de guardiã da ética, protetora do decoro e do Estado de Direito. Assim, os órgãos midiáticos vêm prestando um grande serviço às sociedades, com neutralidade ideológica, com fidelidade à verdade factual, com espírito crítico e com fiscalização do poder onde quer que ele se manifeste.-Nesse quadro, se o aluno entendesse: 1- que, nos regimes democráticos, há jornais, revistas, rádios e TVs que procuram relatar os fatos da maneira mais objetiva possível; 2- que a imprensa não-partidária e não-religiosa é induzida a isso pela concorrência e pela competição no livre mercado; 3- que há, sim, imprensa comprometida com a democracia, com a liberdade de opinião e com a vigilância dos governos, sendo isso testado pelo seu público; aí o melhor a fazer seria evitar essa argumentação, pois o contexto da questão indicava que seria considerada falsa.
LAVAGEM CEREBRAL
Para o Enade, 1- ou a mídia é de uma santidade exemplar, impoluta e infalível; ou, 2- não existe a menor liberdade de imprensa e de opinião e a mídia dita democrática é sempre um truque para calar os trabalhadores e suas lideranças.Quem se lembrou dos ataques de membros do governo e do PT à MÍDIA GOLPISTA lembrou bem. É essa visão mesmo. Fazer reportagens sobre mensalão e aloprados, criticar a administração lulista e seu partido só pode ser coisa da direita, pois o governo, sendo o deles, necessariamente está certo.Que o PT diga isso, faz parte do jogo, desde que não tentem, a esse pretexto, melar o jogo. Agora, que o MEC coloque essa visão esquerdista como a verdade, numa prova para milhões de alunos, é lavagem cerebral.Com esses ensinamentos os jovens estão sendo preparados para administrar o país daqui para frente, gente. Não é de arrepiar? Que tal?