Artigos

09 mar 2012

O MUNDO JÁ CONHECE O BRASIL


ANTES DE 2001

Até o ano de 2001 ainda eram poucos os brasileiros convencidos do quanto o elevado Custo-Brasil era capaz de anular a eficiência que muitas empresas tratavam de construir, para se tornarem cada vez mais competitivas.

APÓS 2001

Digo 2001 porque foi naquele ano que o mundo todo tomou conhecimento do estudo produzido pelo economista Jim O?Neil a respeito do desempenho econômico de um grupo representado pelos maiores países emergentes. As iniciais dos mesmos (Brasil, Rússia, China e Índia) formaram a sigla BRIC.

ESCLARECIMENTO

Em 2006, com a inclusão da África do Sul (South Africa), a sigla passou a ser BRICS. Ah, um esclarecimento, principalmente aos jornalistas equivocados: o acréscimo da letra ?S- não significa que BRICS é um termo no plural. Identifica, exclusivamente, a inicial do país South Africa.

MENÇÃO HONROSA

Deixando de lado o detalhe acima, o fato é que , a partir de 2001 o mundo todo passou a ver o Brasil com bons olhos e como oportunidade de investimento. A fama maior, entretanto, foi conquistada mesmo após a deflagração da CRISE IMOBILIÁRIA MUNDIAL de 2008, quando o nosso sistema financeiro foi colocado à prova. Aí o Brasil recebeu menção honrosa.

REFORMA MACROECONÔMICA

Queiram ou não, o resultado obtido com a reforma macroeconômica, que saneou o nosso sistema bancário assim como a Lei de Responsabilidade Fiscal, fez com que o Brasil começasse a ser respeitado além mar. Isto, inclusive, vem sendo constatado pelos visitantes das grandes feiras internacionais, como venho publicando.

TUMORES ENORMES

Entretanto, com o passar dos anos os governos mostram que bastou aquela importante reforma. Só que os mesmos investidores, até então admirados com o nosso país, já começam a mostrar menor entusiasmo com a nossa baixa competitividade. Ainda que muitos mantenham forte interesse em desenvolver projetos específicos em setores estratégicos, como o agrícola, o de energia e o científico-tecnológico, a maioria já está convencida de que o governo não dá importância aos tumores que estão destruindo os tecidos da nossa economia. Dois deles, aliás, enormes: 1-a carga tributária abusiva; e, 2-uma incompreensível falta de infraestrutura.

OXALÁ

Estes dois grandes problemas, felizmente, já passaram a aparecer de forma bem costumeira nos mais diversos noticiários do país. A partir daí, da mesma forma como aconteceu com a reforma do sistema financeiro, quem sabe, com grande insistência, algo venha a ser feito em outras áreas e setores. Oxalá.

Leia mais

08 mar 2012

OS INTERVENCIONISTAS


ORÇAMENTO

Os governantes, quando se vêem impedidos de conceder aumento de salários dos servidores, como é o caso do Piso Nacional dos Professores, a justificativa fica por conta da falta de recursos. Corretíssimo, pois havendo um orçamento, votado e aprovado, é preciso que o mesmo seja cumprido, não?

PREMISSA

Entretanto, quando os empresários informam que não terão recursos para suportar o aumento que o governo propôs para o estúpido SALÁRIO MÍNIMO REGIONAL, aprovado recentemente pelos deputados do RS, aí a premissa não cabe e não tem valor algum. Pode?

POVO INCAPAZ

Infelizmente, como a história do Brasil identifica, os nossos governantes entendem que uma vez eleitos devem representar o povo em todos os sentidos. Esta crença admite, lamentavelmente, que o povo é absolutamente incapaz de tomar decisões e/ou negociar como bem entende.

DE SOLA

Assim, tudo aquilo que poderia e deveria ser decidido pela saudável negociação, os governantes, sempre muito intrometidos e equivocados, entram de sola usando a lamentável intervenção. Como impõem as suas vontades por lei, qualquer adaptação exigida diante de uma nova realidade econômica fica impossibilitada.

POLÍTICOS-JUDAS

Sabem como isto se chama? FALTA DE LIBERDADE. Infelizmente, as entidades patronais, que têm se revelado grandes puxa-sacos de políticos por este Brasil a fora, não conseguiram convencer os deputados sobre o quanto o RS sairá prejudicado em relação a outros Estados. O pior é que muitos empresários babacas contrariados continuarão dando dinheiro para as campanhas desses mesmo políticos-judas.

E OS IMPOSTOS?

Ontem, o COPOM reduziu a taxa Selic para um dígito. A partir de hoje, portanto, a taxa de captação de recursos do Tesouro Nacional é de 9,75%. Bravo. Da mesma forma com que o governo resolveu entrar de sola baixando os juros-prime, seria muito salutar que fizesse o mesmo com os impostos. Se os juros altos prejudicam o desempenho da economia, a alta carga tributária é muito mais danosa.

DIA DA MULHER

Meus cumprimentos às mulheres. Notadamente àquelas que pensam e se manifestam por mais justiça, independente do sexo. Este cumprimento vale para as mulheres que lutam por igualdade de direitos e deveres. Neste Dia da Mulher, portanto, é preciso exaltar aquelas que pregam, por exemplo, por uma Previdência igualitária. Como as mulheres vivem, em média, cinco anos mais dos que os homens, mas se aposentam cinco anos antes, a exigência de igualdade também passa por aí, não?

Leia mais

07 mar 2012

O PIB E A MAROLINHA


CRESCIMENTO PÍFIO

Pois, ontem, finalmente, saiu a tão esperada divulgação oficial do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2011. E, bem dentro do esperado pelo mercado, foi pífio: o crescimento foi de apenas 2,7%.

OFERTA

Analisando o desempenho em relação ao ano de 2010, sob o ângulo da OFERTA, quem realmente contribuiu para que houvesse algum crescimento foi o SETOR AGROPECUÁRIO, que subiu 3,9%. Até porque, o SETOR INDUSTRIAL, com um crescimento de apenas 1,6%, mostrou um desempenho sofrível. Já o SETOR SERVIÇOS, também não teve muitos motivos para comemorar, uma vez que crescimento foi de, apenas, 2,7%.

DEMANDA

Analisando pelo lado da DEMANDA, o consumo das famílias cresceu 4,1%, enquanto o do governo subiu 1,9%, e o investimento (medido pela formação bruta de capital fixo) aumentou 4,7%. Já as exportações registraram alta de 4,5% e as importações, alta de 9,7%.

PREGAÇÃO VELHA

Como é possível perceber pelos números acima (que não mentem jamais) não há o que comemorar. Mesmo que o governo esteja gritando aos quatro ventos que o desempenho da economia para este ano de 2012 será bem melhor. Aliás, repete a mesma pregação feita lá no início de 2011, lembram?

JOGADA ENSAIADA

Pois, o curioso mesmo é que, ontem, tão logo foi informada do pífio crescimento do PIB brasileiro, Dilma Rousseff tratou de apontar o culpado pelo mau desempenho da nossa economia. Jogada, aliás, totalmente ensaiada, como manda a cartilha Gramscista.

SACO DE PANCADAS

Sem mostrar mínimo rubor, Dilma tratou de colocar a culpa na crise europeia. Que tem sido, aliás, o saco de pancadas preferido pelos incompetentes.O detalhe, que só deixa os mais esclarecidos inconformados, é que esta mesma crise foi apontada em vários discursos do ex-presidente Lula e sua equipe (Dilma por demais incluída) como uma simples MAROLINHA.

COMPARAÇÃO

Vale lembrar ainda que em 2011, embora seja uma estimativa, o PIB dos EUA, um país sabidamente em crise, apresentou crescimento de 1,7% em relação ao ano anterior. Levando em conta só o comportamento registrado no último trimestre do ano, a crescimento foi de 3%.Interessante, não? Aí o detalhe também é outro: o governo Obama não está culpando a crise européia pelo fraco desempenho da economia americana. Que tal?

Leia mais

06 mar 2012

SERVIÇOS PÚBLICOS CONCEDIDOS


CHEIRO FORTE

Embora a concessão de serviços públicos esteja claramente estabelecida na Constituição de 1988, (artigo 175) este assunto continua exalando o forte cheiro das tintas ideológicas que foram empregadas ainda no período da Pré-História.

ALTO PESO IDEOLÓGICO

Daí, certamente, essa discussão sem fim quando algum serviço público é cogitado de ser transferido para a iniciativa privada. O peso ideológico é tão alto que bloqueia o pensamento lógico da sociedade. Infelizmente.

SOCIEDADE CONTRÁRIA

Assim, mesmo que todos saibam que a escassez de recursos impede que o governo cuide do pouco que já existe, a maioria se manifesta contrária à entrada da iniciativa privada nos serviços públicos.

CASO GAÚCHO

Isto não significa que o processo de concessões não deva ser aperfeiçoado. Como é o caso do Estado do Rio Grande do Sul, por exemplo. Para quem não sabe, o programa de concessões rodoviárias, que começou em 1995, envolveu 2.403 quilômetros de rodovias por um prazo de 15 anos. Como ninguém dominava o tema, só o futuro poderia esclarecer o sucesso ou o fracasso da decisão.

MODELO ADOTADO

À época, o modelo adotado pelo governo do RS foi o seguinte: o vencedor do leilão seria aquele que estivesse disposto a pagar o MAIOR VALOR pela concessão, cujo prazo previsto no edital era, repito, de 15 anos.

CÁLCULO DA TARIFA

Ora, o valor obtido pelo governo, por óbvio foi parar na composição para formar o preço da tarifa a ser cobrada dos usuários. Assim como o alto valor admitido como Taxa de Retorno do Investimento. Pronto. Daí as tarifas elevadas que os usuários pagam para trafegar nas rodovias pedagiadas do RS.

NOVA LICITAÇÃO

Agora que o prazo (15 anos) está por encerrar, é lógico que as atuais concessionárias queiram continuar prestando o serviço. No entanto, para os usuários, a redução do valor das tarifas só vai acontecer depois de uma nova licitação. Isto caso os vencedores dos leilões sejam aqueles que proponham o menor valor por trecho. Aí é fundamental também uma redução substancial da Taxa de Retorno, certamente.

Leia mais

05 mar 2012

ASSUNTO É O QUE NUNCA FALTA


INCANSÁVEIS

Já me perguntaram inúmeras vezes de onde tiro tantos assuntos, para escrever todos os dias o editorial do Ponto Crítico. Pois, a resposta para esta pergunta, desde a criação desta e-opinion tem sido sempre a mesma: a criatividade dos nossos governantes é simplesmente fantástica. Além disso também são incansáveis.

BESTEIRA MAIS IMPACTANTE

Mais: eles jamais vão para a cama sem tomar, ou propor, uma ou mais atitudes recheadas de grande estupidez. Isto quando não se envolvem em casos de corrupção, obviamente. Assim, todas as edições do Ponto Crítico estão sempre garantidas. Aliás, na maioria das vezes o mais difícil mesmo é a escolha da besteira mais impactante.

LEI DO GAGO

Querem uma prova? Vejam, por exemplo, a estranha Lei do Gago, em vigor no Mato Grosso do Sul (só lá por enquanto). Naquele Estado, como é sabido, os governantes aprovaram uma lei que concede um desconto de 50% nas tarifas de telefone celular aos gagos, ou melhor, aos cidadãos portadores de distúrbios na fluência e temporalização da fala. Que tal?Ou seja: os gagos de MS pagam metade da conta do celular por levar mais tempo para falar o mesmo que outras pessoas. Pode?

ATESTADO DE GAGUEIRA

Depois que o Brasil se consagrou como país do jeitinho, fama obtida depois que o povo brasileiro recebeu aulas de educação comportamental do ex-craque Gerson, que ensinou tudo sobre a arte de LEVAR VANTAGEM EM TUDO, a safadeza se juntou à estupidez.Sim, porque independente da lei já ser pra lá de estúpida, é certo que muita gente vai tentar, junto aos fonoaudiólogos especializados em fluência, obter o atestado de gagueira. Uma festa, não?

ALMOÇO GRÁTIS

Como não existe almoço grátis, como diz a antiga expressão que o economista Milton Friedman popularizou com o propósito de mostrar que todas as falsas benesses concedidas pelos governantes populistas e/ou assistencialistas, a população, em algum momento acabará pagando a conta.

LEI DE MEIA ENTRADA

Pois é, gente. Não sei qual deputado do Mato Grosso do Sul é o autor da Lei do Gago. Sei, no entanto, que a expressão acima também se aplica à uma outra lei estúpida, como é o caso da Lei da Meia Entrada, de autoria da deputada gaúcha Manoela D?Ávila (do PCdoB).

JORNAIS COM 50% DE DESCONTO

O curioso, para não dizer lamentável, é que grande parte da imprensa gaúcha e vários partidos políticos estão querendo ver a deputada comunista eleita Prefeita de Porto Alegre. Gostaria de saber como reagiriam caso a comunista, com sua cabeça vazia, proponha uma lei que concedesse aos estudantes um desconto de 50% nos jornais. Que tal? Aí saberiam que os demais leitores seriam obrigados a pagar pelo benefício dado aos estudantes. Que todos procurariam ser, certamente, como fazem para ir ao cinema.

Leia mais

02 mar 2012

DILMA SUBIU NAS TAMANCAS


GUERRA FISCAL?

Ontem, como o Brasil todo assistiu, a presidente Dilma Rousseff SUBIU NAS TAMANCAS. E desancou o pau nas políticas monetárias expansionistas adotadas por países desenvolvidos, que buscam enfrentar a crise internacional promovendo uma guerra fiscal inconsequente.

TSUNAMI MONETÁRIO?

Mostrando forte aborrecimento, Dilma classificou de TSUNAMI MONETÁRIO o modelo usado pelos países desenvolvidos que não usam políticas fiscais de ampliação da capacidade de investimento para sair da crise que estão metidos. Que tal?

TSUNAMI TRIBUTÁRIO

Pois é, gente. Quanto ao cruel TSUNAMI TRIBUTÁRIO, que assola a competitividade das empresas brasileiras, Dilma demonstra calma, passividade e extrema tolerância. Inclusive, além de muda também não mostra a mínima indignação. Pode?

ATENÇÃO ÀS CONSEQUÊNCIAS

Para atacar as causas dos nossos problemas, que vêm fazendo a alegria dos investidores, tanto do país quanto do além mar, Dilma não mostra o entusiasmo que escancarou ontem. Ora, já passa da hora de Dilma saber que de nada adianta ficar ATACANDO AS CONSEQUÊNCIAS deixando absolutamente intactas as CAUSAS.

NECESSIDADE DO GOVERNO

Até as pedras sabem que as nossas taxas de juros refletem a necessidade que o governo tem para fazer caixa e/ou segurar a inflação. Como o país, apesar de impor uma pesada carga tributária, não consegue apresentar superavit nominal, não pode dispensar a captação de recursos através da emissão de títulos públicos.

COMPETITIVIDADE CAMBIAL?

Somando a CARGA TRIBUTÁRIA ELEVADA com a POBRE INFRAESTRUTURA do país, os produtos aqui produzidos não conseguem competir em qualquer lugar deste mundo. Pois, mesmo diante desta claríssima obviedade, Dilma ainda entende que a dificuldade para as nossas exportações está na cotação do dólar. Pode?

SEM REFORMAS

Infelizmente, o governo Dilma só pensa em impostos. Resolveu que o melhor para barrar a entrada de dólares no país é cobrar mais IOF. Reformas profundas não estão no cardápio do governo. Vejam, por exemplo, o caso da Previdência Social. Depois de aprovado o Fundo dos Servidores da União, quase todas as classes sociais serão regidas por um mesmo regime. E mesmo assim continuará deficitária. Sim, porque o RGPS (ou INSS) é deficitário no Brasil bem antes do nascimento de Jesus. Ou seja, a Previdência só está sendo remendada, e não reformada. Quem precisa, realmente, SUBIR NAS TAMANCAS é o povo, não?

Leia mais