OBRA DO GRUPO ZAFFARI
A partir desta quinta-feira, 25, a cidade de Porto Alegre, que está passando por uma reforma importante buscando aparecer bem na foto como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, recebe mais uma magnífica obra do grupo Zaffari: desta vez trata-se do belíssimo Bourbon Shopping Wallig.MAIOR OBRA
Localizado no terreno que já foi sede da lendária fábrica da Wallig, na Av. Assis Brasil, 2611, o investimento de mais de R$ 270 milhões, com seus 199.200m² de área construída, que conta com 3 mil vagas de estacionamento coberto, abriga só a primeira fase do Bourbon Shopping Wallig. O Shopping contará com 230 operações, embora na data de abertura algo como 72% delas estarão prontas e funcionando.MAIOR DO TODOS
Este é o 7º Centro Comercial do grupo Zaffari. É também o maior de todos. Pela facilidade de acesso se revela como um Shopping regional e pretende atingir as classes A, B e C. Para tanto, o mix das lojas e serviços foi muito discutido antes de ser aprovado e colocado à disposição do mercado lojista.METRÔ
Com visão de futuro, o acesso a uma das estações do tão falado metrô está concluída. O que vai contribuir fortemente para facilitar o acesso dos porto-alegrenses ao Shopping.ÂNCORAS
Além das instalações do enorme supermercado Zaffari, mais 5 grandes lojas compõem as âncoras do empreendimento e 9 megalojas: Renner, C&A, Riachuelo, Marisa, Memove, Fast Shop, Colombo, Centauro, Paquetá, Bradesco, Caixa, Siberian, Luigi Bertolli e Camicado.CINEMAS
Com inauguração prevista para junho/julho, 08 salas de cinemas estarão se juntando à enorme praça de alimentação, que contará com 04 restaurantes casuais e 18 tradicionais mais aqueles que estarão dispostos na Alameda dos restaurantes.FASE 2
Mesmo que a diretoria do Zaffari mantenha sigilo quanto ao que está reservado à segunda fase do projeto Bourbon Wallig, que tem o propósito de ocupar o restante do terreno, as especulações são muitas. Portanto, que ninguém se surpreenda caso seja erguida ali uma moderna Arena, padrão Liverpool, para todos os tipos de eventos. A conferir.INFRAESTRUTURA
Para atender os propósitos exigidos para viabilizar o inevitável sucesso do Bourbon, a Av. Grécia foi duplicada; idem o que existe na sua volta, que recebeu tratamento pensado e cuidadoso. Detalhe: toda a infraestrutura, como água, esgoto, e iluminação correram por conta dos empreendedores. Inclusive uma subestação com capacidade de 10 Megawatts foi construída e entregue à CEEE.CUMPRIMENTOS
Meus sinceros cumprimentos. Desejo que mais obras do tipo sejam projetadas para que Porto Alegre seja digna de uma cidade com boa qualidade de vida.ANTES DE NASCER
A maioria dos habitantes da América Latina, independente do grau de educação escolar que venha a obter, bem antes do primeiro banho, ou do exame do pezinho, já mostra grande habilidade em acenar com a cabeça, concordando com a vontade e as propostas populistas de seus governantes.CARACTERÍSTICA
Da mesma forma com que a característica física dos orientais está nos seus olhos puxados, os povos latinos se destacam socialmente pela paixão embrionária que têm pelo populismo. O povo latino é tão acomodado, que já nasce sem vontade de decidir o que quer e o que pretende. Esta é uma tarefa que cabe, exclusivamente, aos governantes. Que tal?DESTINO
Enquanto a maioria dos indivíduos, de qualquer país do mundo, faz questão de decidir o seu destino, e para tanto exige o máximo de liberdade, o povo latino mexe com os ombros em sinal de demonstração que esta não é a sua praia. Detestam esta incumbência.PODERES CELESTIAIS
Pelo fato de nunca terem experimentado a liberdade (como um meio) os habitantes da América Latina não sabem do que realmente se trata. Acreditam, piamente, que governante, ao ser eleito, ganha poderes celestiais. Como tal devem decidir o que cada cidadão deve ou não fazer. Bem assim.NO DNA
Ora, como este comportamento social tolerante está no DNA do povo, nem mesmo a educação é capaz de mudar alguma coisa. Isto significa que pouco importa se este ou aquele cidadão (latino) recebeu mais ou menos educação fundamental e/ou universitária. Quem decide o que o povo gosta e quer é o governante. Pronto.CONFORMADOS
Vejam, por exemplo, como o povo argentino se mostrou conformado com a decisão de Cristina Kirchner, de expropriar a YPF: seis em cada dez argentinos apoiam a expropriação, segundo a pesquisa nacional feita pela Poliarquia Consultores, divulgada ontem no jornal La Nación.Embora a escolaridade dos argentinos, em relação aos demais países latinos, seja maior, a aprovação da estupidez é enorme. Se hoje a liberdade do povo argentino está muito escassa, amanhã será ainda pior.EXPROPRIAÇÃO BRASILEIRA
Aqui no Brasil, entretanto, a expropriação é outra: o dinheiro público vem sendo saqueado impiedosamente, dia sim dia também, sem que nenhum governante seja molestado. Quando o escândalo é muito grande até é aberta uma CPI, como é o caso desta, do Carlinhos Cachoeira, que está para começar. Só que de todas as realizadas até o presente momento (centenas), nem a do Mensalão conseguiu ser julgada. E todas que a antecederam tiveram resultado simplesmente pífio. Tudo porque o governo decide tudo. Como quer.YPF
Mesmo que o governo argentino (leia-se Cristina Kirchner) já tenha tomado diversas decisões que o mundo todo entendeu como equivocadas, a expropriação da YPF foi, indiscutivelmente, aquela que teve a maior repercussão.O interessante é o gosto e o prazer que Cristina revela ao se enxergar nos noticiários do mundo todo, sem se preocupar como são avaliadas as suas decisões.MAIS ADIANTADOS
O fato é que dos países latinos, cujos governantes estão engajados até a medula com os propósitos defendidos e estabelecidos pelos membros do FORO DE SÃO PAULO, os mais adiantados no processo de implantação do neo-comunismo são a Venezuela e a Argentina.CADERNOS DO CÁRCERE
Conforme revelam as atas do Foro de São Paulo (organização comunista fundada por Lula e Fidel Castro meses depois da queda do muro de Berlim), a metodologia para a implantação do comunismo é baseada na obra de Antonio Gramsci ? Os Cadernos do Cárcere. E o modelo inicial foi transformar Cuba em espelho para o sucesso do plano.VELOCIDADE
Embora todos os governantes identificados com a ideologia estejam comprometidos com as causas, a velocidade para chegar lá depende das oportunidades que cada país oferece. Quanto mais o governante permanece no poder, melhor. Isto explica o fato da Venezuela, com a dominação de Hugo Chávez, ter se adiantado no aparelhamento e ocupação dos poderes.GANHANDO TERRENO
A Argentina, com Cristina Kirchner, está ganhando terreno e não demora muito já estará parecida com a Venezuela. Para obter aprovação do povo nas suas decisões catastróficas, Cristina faz do marketing uma arma poderosíssima. Através de peças publicitárias espalhadas rapidamente por todos os cantos do país, todas com conteúdo patriótico para deixar o povo orgulhoso de ser argentino, a dama argentina é aplaudida pelos embriagados ufanistas.ENCANTAMENTO POR FACÍNORAS
Considerando que a maioria do povo latino é desprovida de discernimento, as atitudes que os facínoras tomam, geralmente caem bem. Basta ver como os líderes comunistas são recebidos nesses países. O Brasil, infelizmente, é um deles. A prova é o encantamento revelado pela mídia quando um deles decide nos visitar.ESTÁ NAS ATAS
Anotem aí: o governo brasileiro é petista. O PT fundou o Foro de São Paulo. O nosso ministro da Justiça é secretário do Foro. A nossa presidenta já esteve em várias reuniões. E em todas elas são repassados os modelos e as conquistas. As atas revelam tudo com total transparência. Portanto, de surpresas nós não vamos morrer, certo?O PROBLEMA É REAL
Bem, considerando que os maiores jornais do país, finalmente, resolveram divulgar que a inadimplência cresceu enormemente nos últimos meses, creio que muitos daqueles que me taxaram de pessimista vão me deixar em paz sabendo que o problema é realmente preocupante.TRAJETÓRIA DA CURVA
Se alguém está imaginando que 5,5% de inadimplência não é uma taxa muito alta recomendo que faça um exame mais criterioso da trajetória da curva, que se acentuou fortemente nos últimos meses.ALERTA
Observem que o desenho apresentado pela trajetória da curva dispara um correto sinal de alerta: mostra que a tomada de empréstimos, num prazo relativamente curto, é parecidíssima com o curso do crescimento da inadimplência.FACILIDADE
Isto dá a entender, claramente, que o crédito concedido não foi analisado corretamente, à luz da capacidade de pagamento dos tomadores. A facilidade utilizada para a aprovação do crédito é, geralmente, igual a dificuldade para receber os empréstimos concedidos.MERCADO ENCOLHIDO
Supondo que os argumentos acima não são suficientes para esclarecer o problema, recomendo que vejam o mesmo pelo ângulo do mercado de veículos. Tanto para novos quanto para usados está bem encolhido.FALTA LUGAR
Motivos? Dois são principais: os bancos e financeiras estão cheios de cautela; e já falta espaço para estocar veículos devolvidos e/ou apreendidos por falta de pagamento das prestações.BOLHA?
Volto a afirmar que a nossa bolha não é irmã da americana. O sistema financeiro, caso não venha a ser obrigado pelo governo a conceder crédito, não há o que temer quanto a uma quebradeira. Quem pode passar mal é a atividade econômica como um todo, pelo desaquecimento. Ah, fiquem de olho nas construtoras. Inevitavelmente, muitas delas vão passar pelo mesmo momento que passa o mercado de veículos. Falei...PEDIDO NOTÓRIO
Nas centenas de viagens que Lula fez ao exterior como presidente do Brasil, entre as propostas que levava na bagagem para serem defendidas lá fora, uma delas Dilma Rousseff segue cumprindo à risca, sem qualquer moderação: a rogação enérgica pelo fim do embargo econômico imposto pelos EUA à Cuba, desde fevereiro de 1962.NAS MANCHETES
Sabendo que o pedido, por ser presidencial, será, obrigatoriamente, estampado nas manchetes dos principais jornais do país, grande parte do povo brasileiro, diante da paixão que nutre pelo comunismo cubano, e por isso abomina o capitalismo americano, assina em baixo a rogação.EXÍMIOS ATIRADORES
Como o povo brasileiro em geral já mostrou ser exímio atirador de pedras nas consequências, sem bulir nas causas, não procura entender os porquês do embargo. Da mesma forma não pergunta a Lula e Dilma por que ambos nunca exigiram dos Irmãos Castro o respeito aos direitos humanos, o direito de expressão e o direito de ir e vir do povo cubano.CONFISCO
É de se estranhar, certamente, o fato do governo brasileiro também não se interessar em ouvir o que os cubanos têm a dizer sobre o embargo. Poderiam consultar, por exemplo, o cubano Jaime Suchlicki, diretor do Instituto para Estudos Cubanos e Cubano-Americanos da Universidade de Miami.VAMOS OUVIR OS CUBANOS?
Jaime, para todos entenderem, defende o embargo dentro de uma perspectiva de coerência política por parte dos EUA. Ele, como cubano, aponta que o embargo não é culpado pela situação econômica de Cuba. A justificativa original está no não ressarcimento do prejuízo das propriedades americanas confiscadas por Fidel. Entretanto, outras se somaram ao longo do tempo, como por exemplo: o ditador Castro apoiou, irrestritamente, grupos guerrilheiros na América Latina; trouxe mísseis russos à ilha em 1962; é aliado dos iranianos; idem de Hugo Chávez; etc.... Cuba, por acaso, mostra vontade em mudar alguma coisa? Admite a instalação de uma democracia na Ilha? Que eu saiba, não. Portanto, o que se depreende é que o embargo é do interesse de Cuba.ARGENTINA
Cumprindo o que os países latinos membros se comprometeram nas inúmeras reuniões do Foro de São Paulo, além da Venezuela (país mais adiantado na implantação do comunismo) a Argentina já está se aproximando do modelo chavista/cubano. As expropriações, inclusive, já estão em curso, como é o caso da YPF.SOBERANIA?
O mais curioso é que a decisão de Cristina Kirchner, ao expropriar a YPF atingiu também a Petrobrás, que terá cancelamento de contratos, cuja indenização, infelizmente, será definida exclusivamente pelo governo argentino. Tá bom assim? Enquanto a banda passa, o governo brasileiro fala em soberania argentina.Podem escrever: a Argentina está cavando um belo embargo econômico. Não se trata de embargo americano, mas mundial. Aliás, o Brasil já é vítima do embargo argentino, pois não consegue exportar coisa alguma pra lá...TODO JOVEM É MILIONÁRIO
No primeiro painel do Fórum da Liberdade o tema desta edição -2037: QUE BRASIL SERÁ O SEU?
contou com a participação de Roger Agnelli (ex-presidente da Vale). Agnelli foi enfático ao dizer que - todo jovem é milionário porque a juventude é que tem o poder de transformar o país, pois pode arriscar, sonhar e implantar tudo o que deseja. Quanto à infraestrutura está consciente de que este é o grande gargalo do nosso País. Para melhorarmos, dependerá de qual velocidade o Brasil adotará para mostrar como chegaremos lá, concluiu.JUROS E IMPOSTOS
O segundo debatedor foi André Johannpeter (grupo Gerdau). Segundo André, graças à iniciativa privada empreendedora, o brasileiro tem o poder de se adaptar. Sobre o Brasil de 2037, Johannpeter deseja que a educação seja prioridade e que as taxas de juros e a carga tributária não sejam campeãs.AEROPORTOS
O terceiro debatedor foi Guilherme Paulus (grupo CVC). Focado no turismo, Paulus abordou sobre a oportunidade de aproveitar a Copa do Mundo e as Olimpíadas como extremamente importantes para dobrar o número de turistas no Brasil. Mas foi infeliz em dizer que os nossos aeroportos não são ruins. Foi considerado, por vontade própria, o Mala do evento.O ASTRO
O último debatedor a se apresentar foi o consultor Vicente Falconi, que ganhou o público presente. Para ele, a solução para que o Brasil de 2037 seja melhor, é a educação, sendo o ensino fundamental a grande prioridade. Falconi disse que é preciso dar educação aos meninos novos. Discorda em fornecer verbas para pagamento de ensino superior se o fundamental for ruim.O MAIS APLAUDIDO
Com total autoridade, Falconi foi enfático ao dizer que é preciso mudar as prioridades e focar nas crianças, para que daqui a 25 anos tenhamos 50% da nossa população com curso superior completo. Também falou sobre o conceito de potencial mental, que diz que cada pessoa tem uma cota de aprendizagem diária. -São as metas certas sobre os indicadores certos. A meta dá a direção do aprendizado, concluiu o mais aplaudido da noite de abertura.PRÊMIO LIBERTAS
Depois do discurso do advogado Carlos Fernando Souto, agraciado com o Prêmio Libertas, na solenidade de abertura do 25º Fórum da Liberdade, ontem à noite, não sei se a senadora Ana Amélia Lemos, que estava na mesa das autoridades, continuará apoiando a comunista, Manoela D?Ávila, candidata a Prefeita de Porto Alegre.Das duas uma: 1- ou a senadora não ouviu e/ou não entendeu o teor do discurso do agraciado, o que poderia fazer com que desistisse de apoiar a comunista Manoela; ou, o que lamentavelmente me parece, 2- Ana Amélia só se fez presente no evento por questão meramente protocolar.PRÊMIO LIBERDADE DE IMPRENSA
Desta vez, o prêmio Liberdade de Imprensa, troféu que tive a honra de ter sido o primeiro a receber, foi entregue ao presidente do grupo RBS, Nelson Sirotizky. No seu discurso, Sirotsky criticou severamente (com o meu apoio) as intenções do governo de criar conselhos de comunicação, que - nada mais são do que a mal disfarçada intenção dos governantes de interferir na livre comunicação.