DUAS DATAS
O aniversário, ao contrário do que muita gente considera, é o encontro de duas datas importantes: a primeira, que chamamos de véspera, dá por encerrado o ano que finda; e, a segunda, destinada aos festejos, é a que dá início a entrada no novo ano.
CALENDÁRIO
Quem transparece de melhor forma esta realidade é o próprio calendário: enquanto o dia 31 de dezembro dá por encerrado o ano que passou, o 1º de janeiro dá a partida para o novo período.
FECHAMENTO DA DÉCADA
Dentro dessa lógica matemática, a edição de hoje é aquela que, de forma especial, encerra o período que fecha os 10 anos de existência do Ponto Crítico. Ao longo desta década, somando todos os editoriais publicados diariamente no site (www.pontocritico.com), os quais são numerados por ano transcorrido, foram mais de 2300 artigos.
INÍCIO
Vejam que no início, lá em 2001, quando a internet ainda era um instrumento de uso muito restrito, o número de assinantes não ultrapassava uma centena. Hoje, depois desses 10 anos, são mais de 45 mil assinantes cadastrados mundo afora que recebem as edições, diariamente, nas suas caixas de mensagens. Isto sem considerar quem prefere o acesso direto ao site.
INTERNET
De novo: foi graças à Internet, esta maravilhosa invenção eletrônica, que o Ponto Crítico se tornou possível como um meio de comunicação. Até então, qualquer comentário ou opinião que não fosse publicado em algum jornal ou revista só poderia se tornar conhecido do público através de palestras realizadas em reuniões, congressos e seminários.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO
Hoje, como é sabido, assim como há quem emita opinião, também há quem se interesse por conteúdos ágeis. Concordar ou não com as opiniões postadas, no entanto, só cabe ao leitor. Afinal, a liberdade de expressão tem duas mãos: serve para quem emite opinião e para quem se contrapõe.
PENSAMENTO LIBERAL
Entretanto, ao longo desses 10 anos, que hoje se encerra, em momento algum os leitores/assinantes do Ponto Crítico foram enganados. Concordando ou discordando, no todo ou em parte, com a linha editorial da e-opinion, em momento algum a credibilidade foi colocada em dúvida. Em todos os comentários ficou claro o convencimento e comprometimento do editor para com os fundamentos do pensamento liberal.
HOMENAGENS
Como estamos em plena Semana de Aniversário, os editorias dos próximos dias vão destacar os fatos mais importantes que marcaram o encerramento do Ano 10, assim como o que vem pela frente a partir do Ano 11. Entendo que esta é uma boa forma para homenagear todos aqueles que inspiraram, viabilizaram e consagraram a existência do Ponto Crítico. Acompanhem.