ALERTAS CONSTANTES
Diante de manifestações que recebo de alguns leitores, que de antemão merecem todo o respeito, percebo que os constantes alertas que venho emitindo quanto às dificuldades que a economia brasileira vai, inevitavelmente, enfrentar num prazo médio (dois ou três anos), não estão agradando.Para esses, o pessimismo exposto através das minhas críticas não passa de má vontade para com o governo Dilma.TORCEDOR DO FRACASSO
Pois, mesmo sabendo que corro risco de vir a ser taxado de torcedor do fracasso, vou continuar insistindo. Consciente, inclusive, de que os esforços despendidos com o propósito de ESCLARECER a opinião pública não garantem a certeza do CONVENCER.MAU CAMINHO
Portanto, caso algum leitor/assinante se sinta aborrecido com as minhas insistências peço que observe com clareza o que está acontecendo. Só assim conseguirá entender que o caminho adotado pelo governo não é nada bom para a frágil saúde da economia brasileira.SEM IRONIAS
Para que ninguém diga que os editoriais não passam de textos especulativos, com expectativas negativas sem possibilidade de serem provadas, vou me deter, exclusivamente, a FATOS. Ok? Prometo, inclusive, que mais adiante, quando a cobra já estiver fumando, não usar as velhas e célebres frases irônicas, tipo: EU AVISEI...; EU NÃO DISSE?; ou, EU JÁ SABIA (...). Então vamos lá:FATOS 1, 2, 3 E 4
FATO 1- As doenças que estão destruindo os tecidos do corpo Brasil já são por demais conhecidas.FATO 2- O tratamento que poderia garantir, no mínimo, meio século de boa saúde, idem. FATO 3- A equipe médica escolhida pelo povo (governo atual), por questões ideológicas se nega a fazer as cirurgias que o diagnóstico determina como necessárias para tornar a economia realmente saudável. FATO 4- Com o propósito de manter o povo (paciente) otimista, alegre, feliz e vibrante, imaginando que tudo está às mil maravilhas, o governo resolveu aplicar doses potentes de CRÉDITO nas veias.FATO 5 - CRÉDITO
FATO 5- O CRÉDITO, como é sabido, ministrado de forma exagerada é uma droga perigosa, altamente viciante. Como já está se mostrando, aliás, neste momento. Portanto, mesmo que o médico-chefe diga, insistentemente, que o VOLUME DE CRÉDITO já injetado não preocupa (já representa 48% do PIB), o fato é que o percentual de endividamento das famílias brasileiras já chegou a 22%, ou seja, índice superior ao dos EUA, que está em 18%. Detalhe importante: os EUA são o país do crédito, que por sinal desencadeou a crise por lá.BOLHA TUPINIQUIM
Diante de um quadro tão complicado, o sistema financeiro precisa frear a concessão de crédito. O índice de inadimplência, queiram ou não, se elevou dramaticamente (dobrou nos últimos doze meses), chegando a 5,5%. Esta realidade informa que a redução dos juros bancários já não basta. Agora, o risco maior é continuar emprestando para quem já está com a corda no pescoço.A nossa BOLHA TUPINIQUIM, portanto, está em formação. O estouro, mesmo não sendo pra já, não se dará por uma crise bancária que está provisionando a crescente inadimplência. Ela vai frear o consumo, cujas consequências serão sérias. Como o corpo Brasil exige amputações para continuar respirando sem aparelhos creditícios, ficar mexendo nas consequências, sem atacar as legítimas causas, é propor a contratação de novas e ainda mais sérias doenças. FATO 6- Não há dúvida de que o Brasil precisa, com urgência: - enfrentar um sério regime de emagrecimento (redução de despesas); - ganhar musculatura para ser um país efetivamente competitivo (com aumento decisivo de poupança e investimentos);- investir pesadamente em educação, preparando o povo para o futuro com mais saúde. FATO 7- Como se vê, o tratamento dos males que minam o já frágil corpo brasileiro passa por tudo aquilo que há muitos anos permanece absolutamente intocável.REPERCUSSÃO
Os meios de comunicação do Brasil, notadamente a mídia aberta, de maior penetração, deram enorme repercussão à visita que Dilma Rousseff fez, recentemente, aos EUA. Boletins de hora em hora explicavam, tim tim por tim tim os passos que a presidenta dava dentro da Casa Branca.VIAGEM PAGA PELO GOVERNO
Como quase todos os repórteres viajaram às custas de verbas publicitárias de empresas públicas, os jornais se sentiram obrigados em admitir que o encontro Dilma-Obama foi um ato de importante aproximação do governo petista brasileiro com o país considerado maior representante do capitalismo mundial.ASSUNTO IGNORADO
Pois, enquanto a mídia brasileira fez de tudo para mostrar o seu encantamento típico de babaca, a mídia americana, bem mais transparente preferiu agir de forma bem diferente. Por entender que a visita de Dilma não merecia tanto destaque, a maioria até ignorou o assunto.WASHINGTON TIMES
Quem, entretanto, fez questão de se pronunciar, e aí de forma clara e bem explicada, foi o jornal Washington Times. No seu editorial da última segunda-feira, 09 de abril, o WT fez questão de expor, em detalhes, o seu entendimento sobre esta estranha aproximação do governo brasileiro, petista, aos EUA.QUEIMA DE BANDEIRAS
Ora, é pra lá de sabido o imenso sentimento de ódio que os petistas e seus aliados sempre manifestaram em relação aos EUA, maiores representantes do livre mercado mundial. É incontável, inclusive, o número de bandeiras americanas que já foram queimadas em todos os cantos do nosso país.TRECHO EM PORTUGUÊS
Deixando de lado estas observações, vejam o que diz o editorial do Washington Times, de 09/04, que na íntegra pode ser acessado através do site (http://www.washingtontimes.com/news/2012/apr/9/obamas-brazilian-model). Para facilitar a leitura, eis um trecho traduzido para o português; e a seguir, o mesmo trecho em inglês:"A Sra. Rousseff é um exemplo da DURA ESQUERDA ANTI-AMERICANA que está se unindo aos PAÍSES EMERGENTES para testar o poderio dos EUA. Uma das principais metas da MISSÃO dela em WASHINGTON é obter a APROVAÇÃO do presidente BARAK OBAMA no que se refere à AMBIÇÃO BRASILEIRA em participar do CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU. O apoio americano para tal seria AUTO-DESTRUTIVO, pois o Brasil votaria CONTRA OS INTERESSES AMERICANOS NO MUNDO. A Sra. Rousseff, sendo EX-GUERRILHEIRA COMUNISTA; APOIA FORTEMENTE governos ditatoriais e ANTI-AMERICANOS, como CUBA dos irmãos Castro e a VENEZUELA de Hugo Chavez. Ela também apoia os esforços do governo IRANIANO para a aquisição de ARMAS NUCLEARES, ao mesmo tempo que lidera um grupo de países que PRESSIONAM OS EUA no sentido do DESARMAMENTO NUCLEAR. Se o planeta está dividido entre aqueles que estão AO NOSSO FAVOR e aqueles que estão CONTRA NÓS, a Sra. Rousseff ESTÁ DO LADO ERRADO!!!".TRECHO EM INGLÊS
Ms. Rousseff is an exemplar of the anti-American hard left that is uniting in the developing world to check U.S. power. One of the main goals of her mission to Washington is to get Mr. Obama?s seal of approval for Brasilia?s ambition to acquire a permanent seat on the United Nations Security Council. U.S. support for this scheme would be self-destructive as Brazil would provide a reliable vote against American interests in the world body. Ms. Rousseff, a former communist guerrilla herself, is a strong supporter of anti-U.S. dictatorships such as the Castros in Cuba and Hugo Chavez in Venezuela. She has backed the Iranian mullahs? efforts to acquire nuclear capability while leading a club of nations pressing for U.S. nuclear disarmament. If the planet is divvied up between those who are for us and those who are against us, Ms. Rousseff is on the wrong side.Pergunto: - O WT cometeu algum equívoco? Ou foi a nossa mídia que preferiu silenciar? Creio que o jornal americano cometeu um erro de omissão ao não informar que o partido de Dilma/Lula é membro fundador do Foro de São Paulo, organização comunista latino-americana que tem como inimigo maior os EUA.MÁ VONTADE EXPLÍCITA
É pra lá de sabido e reconhecido que os nossos governantes, de todas as esferas, não fazem muita coisa para que o Brasil atinja o mesmo patamar de cidadania que os países mais adiantados já conquistaram. A má vontade dos políticos é tão séria, que nem as crises conseguem mudar seus comportamentos atrasados, infelizmente.TUDO PELO PIOR
O curioso é que da mesma forma que agem ao não aceitar que sejam copiadas as decisões que, comprovadamente, já deram certo em outros países, se mostram faceiros e animados no sentido de piorar o pouco que conseguimos avançar à duras penas.REFORMA MACROECONÔMICA
É inegável, por exemplo, o fato de que o Brasil só passou a ser mais respeitado mundo afora a partir de 1995, quando foi deflagrada, com sucesso, a reforma macroeconômica (única), encerrada em 2002, tão logo Lula assumiu a presidência do país.PRINCIPAIS MUDANÇAS
Para refrescar a memória, as principais mudanças que proporcionaram uma melhor governabilidade do país (até o presente momento), foram:1- as privatizações;2- o saneamento do sistema financeiro;3- o fim dos monopólios estatais nos setores de telecomunicações e energia;4- renegociação das dívidas estaduais; 5- aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal;6- criação de agências reguladoras; 7- cambio flutuante; e, 8- o estabelecimento do sistema de meta de inflação.IRRESPONSABILIDADE FISCAL
Pois, para manter a tradição de estragar o que vinha funcionando razoavelmente bem, os governadores de quase todos os Estados iniciaram uma campanha visando destruir um dos pilares da reforma macroeconômica: a Lei de Responsabilidade Fiscal.A propósito: a LRF já foi muito modificada, para pior, nos últimos anos. Com isso, a IRRESPONSABILIDADE FISCAL voltou a reinar por aqui.RENEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS
Com o propósito de seduzir a ignaro povo brasileiro, um punhado de governantes está informando que a dívida dos Estados já foi paga, nominalmente. Usam este argumento falho e enganoso para dizer que não aceitam a existência do saldo da dívida, fruto da indexação prevista na negociação inicial. Curioso, não?CALOTE
Já ficou evidente que o problema não é o indexador. Por trás de tudo está o interesse de rasgar e revogar a Lei de Responsabilidade Fiscal. Como poucos dominam a matéria de economia, o calote começa a ganhar maior simpatia. Em ano de eleição, mesmo que municipais, o ambiente para as coisas piorarem se torna muito fértil.ATREVIMENTO
Sei, perfeitamente, que fazer comentários e/ou críticas sobre decisões (ou falta delas) tomadas por um governante que goza de 77% de aprovação de seu povo é assumir o risco de, no mínimo, ser visto como atrevido e inoportuno.UFANISMO
Quando o grau de satisfação da sociedade atinge um nível assim, tão elevado, o ufanismo ganha força e provoca um terrível bloqueio dos nervos do cérebro (daqueles que possuem, obviamente). A consequência disso é a perda do discernimento de tudo que acontece no país.ESTADO DE TORPOR
Este estado de torpor, infelizmente, faz com que muita gente perca o interesse por estudos sérios e importantes, cujo propósito é mostrar como o nosso país se situa em relação a todos os demais países do mundo considerado civilizado.ALERTA
Pois, como brasileiro que não se deixou abater pela doença que impede o discernimento, sinto-me no dever de alertar, de todas as formas, sobre o que é preciso fazer para que o Brasil ocupe uma boa posição no mundo. Algo que, de fato, possa justificar a enorme aprovação que a nossa governanta adquiriu.REVELAÇÃO IMPORTANTE
Vejam, por exemplo, o que revela a análise feita pela Penn World Table, banco de dados do Centro para Comparações Internacionais de Produção, Renda e Preços da Universidade da Pensilvânia, com indicadores econômicos de 189 países: O trabalho, no Brasil, não se tornou mais produtivo ao longo dos últimos 30 anos.PRODUTIVIDADE EM QUEDA
Sem qualquer conotação ideológica, o estudo mostra que a produtividade do trabalho no Brasil, fator fundamental do crescimento econômico sustentado, caiu entre 1980 e 2008. De lá para cá, o indicador recuou na crise global, depois se recuperou rapidamente, mas parou de crescer a partir do segundo semestre de 2010.Em 1980, um trabalhador brasileiro produzia em média o equivalente a US$ 21 mil por ano. Em 2008, esse número havia caído para US$ 17,8 mil. Houve, portanto, queda de 15% no período, segundo informam os dados da Penn World Table.SOMOS VÍTIMAS?
Os valores da Penn World Table sobre a produtividade do trabalho são todos convertidos para dólares de 2005, com paridade de poder de compra (PPP). Isso significa que a diferença de custo de vida entre os diferentes países é eliminada.Entre os 150 países da Penn World Table com dados completos de produtividade do trabalho entre 1980 e 2008, o Brasil está em 130º lugar, em termos de desempenho neste período. O Brasil só ganha de 21 países, sendo 11 da África (incluindo Costa do Marfim, Malawi, Somália, Camarões, Togo e Zimbábue). Atenção: todos os demais países africanos tiveram desempenho melhor do que o Brasil. Na América Latina, a evolução da produtividade do trabalho brasileiro nas últimas três décadas só não é pior do que a apresentada por Paraguai, Venezuela, Nicarágua e Haiti. Comparado a outras grandes economias emergentes, ou a países sul-americanos como Argentina e Chile, o Brasil tem o pior desempenho na produtividade do trabalho entre 1980 e 2008. Pergunto: tem sentido a bem avaliada presidenta Dilma afirmar que o nosso pobre Brasil é vítima de países mais competentes?CONVERSA LONGA
Só o fato de ter sido longa a conversa que a presidenta Dilma Rousseff manteve, ontem, na Casa Branca, com o presidente Obama, já é o bastante para ter deixado muitos petistas, pedetistas e comunistas de mau humor. Como se sabe esta turma só se sente feliz e muito à vontade, quando se relaciona com líderes de países social/comunistas.CABEÇA NA PRÉ-HISTÓRIA
Quando Dilma Rousseff decidiu sair do PDT para entrar no PT, embora a sua cabeça continuasse na pré-história, isto já foi um avanço. Sim, porque o PDT sempre mostrou ser mais atrasado do que o PT. Só que a simples migração não é capaz de transformar a cabeça de um político para que ele aja com discernimento.RAÍZES FORTES
Diante dessa realidade inquestionável é absolutamente impossível imaginar que Dilma Rousseff aja como uma governante liberal. As raízes fortes e profundas que a prendem ao passado não permitem que tome as decisões que o Brasil exige, infelizmente. A sua cabeça, por ser socialista, não permite. Pronto.MARCA REGISTRADA
Vejam, por exemplo, que embora esta visita aos EUA deva ser elogiada em razão de numerosos acordos assinados entre os dois países, ainda assim a presidenta Dilma fez questão de mostrar a marca registrada petista no encerramento do seminário: - Brasil-EUA: Parceria para o Século XXI-.CARÁTER ECONÔMICO
No seu pronunciamento, a presidente Dilma ao reforçar o caráter econômico da visita disse, alto e bom som, que o Brasil repudia todas as formas de protecionismo. Ora, nos últimos meses o que mais se viu por aqui foram decisões protecionistas. Que tal?SEM HUMILDADE
Sem o mínimo rubor, Dilma falou grosso quando elencou uma série de problemas que prejudicam a nossa competitividade externa; mas piou fino, ou melhor, não teve a humildade de revelar os enormes obstáculos internos que fazem do Brasil um país excessivamente caro. Pode?COLHENDO INSUCESSO
Em suma, este é o pensamento petista que nunca vai mudar. Se alguém imagina algo melhor para o Brasil, não é com essas cabeças ideológicas que pode contar para que tenhamos algum sucesso. É certo que Dilma tem conseguido proporcionar alguns (tímidos) avanços da economia brasileira. Porém, por não atingir o cerne da questão vão se esgotar no médio prazo.REAÇÕES AO PACOTE
Ao longo do feriadão de Páscoa destinei uma tarde inteira para ler as diferentes reações que os mais diversos setores da economia manifestaram a respeito do pacote anunciado pelo governo na semana passada.INIMIGOS
De pronto já percebi que muitos daqueles que criticaram o pacote também foram alvos de críticas. Uns foram taxados de pessimistas; outros, de portadores de espírito de porco; entretanto, por óbvio, não faltou quem apontasse os críticos como inimigos deste governo neo-socialista-petista.OPINIÃO
Reações, independente do tipo, são sempre muito bem-vindas. Principalmente, porque os críticos em geral, de todos os lados, se obrigam a melhor defender suas posições. Afinal, quanto melhores os argumentos apresentados, mais a sociedade se sente capaz para emitir opinião.DESASTROSO
Como defini o anúncio do pacote como um ATO DE ILUSIONISMO, ainda que tenha fundamentado as minhas convicções volto ao tema com mais esclarecimentos, pois percebi que muita gente crê que a desoneração da folha de pagamentos é real. Ora, mesmo que isto realmente venha a acontecer, o -BENEFÍCIO- pelo lado da Previdência é, simplesmente, desastroso. Caso a taxação de 1% ou 2% sobre o faturamento bruto das empresas seja menor do que os 20% da contribuição patronal ao INSS, aí o ROMBO das contas da Previdência, que já é INSUPORTÁVEL, vai aumentar ainda mais.ILUSÃO CARA
Desta forma, já está claro que o -BENEFÍCIO- concedido pelo governo a alguns setores (privilegiados) será pago pelo CONTRIBUINTE DE IMPOSTOS. Sim, porque os aposentados, bem ou mal, vão continuar recebendo os seus proventos. Isto prova o quanto a manobra do governo é ilusória. A -VANTAGEM- da desoneração, caso ocorra, é representada pelo ACRÉSCIMO do ROMBO NAS CONTAS DA PREVIDÊNCIA. Isto é ilusão. ILUSÃO MUITO CARA.PREOCUPAÇÕES
O Grupo -PENSAR!-, que se preocupa em examinar as questões com isenção, tem as seguintes preocupações: 1- o BRINDE afeta menos de 40% do PIB industrial e pouco mais do que 40% dos empregos industriais; portanto, o pacote se refere a muito barulho e pouca penetração Brasil;2- haverá debate judicial, pois o governo está tratando a contribuição social patronal, que sempre foi homogênea em termos de alíquotas, com vários pesos e medidas;3- a MP trata de mais de um assunto, quando o art.150 da Constituição prevê que subsídios, isenções tributárias, etc, sejam alvo de matéria legal exclusiva.PERDEDORES
Bem, o fato é que, querendo ou não, o governo deu o primeiro passo para admitir que o rombo da velha e estúpida PREVIDÊNCIA DE REPARTIÇÃO SIMPLES deve ser pago pelos CONTRIBUINTES DE IMPOSTOS. Da forma como decidiu, o governo exige que os consumidores de pasta de dentes, por exemplo, paguem mais pelo produto só para sustentar uma Previdência que não é deles. Curioso, não? Atenção: não é preciso recorrer à quiromancia para saber que daqui a pouco, para cobrir o ROMBO DA PREVIDÊNCIA, o governo vai precisar aumentar as alíquotas. É só uma questão de tempo, gente. Portanto, de novo: os grandes perdedores do pacote são, infelizmente, os CONTRIBUINTES. Como a incidência sobre o faturamento vai direto para o preço dos produtos e/ou serviços, o que sobrar de DÉFICIT REAL fica por conta dos cidadãos pagadores de impostos. Mas quem fala por eles? Com a palavra o MINISTÉRIO PÚBLICO, que até já se posicionou valentemente pelos -INTERESSES SOCIAIS INDISPONÍVEIS- dos cidadãos...