Artigos

17 ago 2010

ESTAVA ESCRITO NO PROGRAMA


CONDENADAS AO DESAPARECIMENTO

Tão logo Lula foi eleito para o seu primeiro mandato, antes mesmo de tomar posse, lá em 2002, uma de tantas decisões catastróficas já estava pronta para ser implementada: as agências reguladoras dos serviços públicos concedidos estavam condenadas a desaparecer no tempo.

COMPROVADO

Como não podiam deixar de existir de uma hora para outra, uma vez que muitos serviços são prestados por empresas privadas (telecomunicações, energia e estradas, principalmente) o esvaziamento deveria acontecer aos poucos. Isto, nos dias de hoje, já está plenamente comprovado.

SÓ AGORA?

O que estranhei bastante é que a mídia só entendeu o recado que foi dado pelo governo Lula, lá em 2002, somente neste final de semana. Incrível esta surpresa, depois de tudo que já aconteceu. Não é possível que não tenham lido o programa do PT, cuja estratégia já informava a clara intenção de reestatizar as empresas que hoje cuidam dos serviços públicos concedidos.

DELÍRIO

Quando escrevi sobre isto, os apaixonados pelo governo não levaram a sério. Não deram a mínima pelota para a minha observação, na certeza de que a vitória do PT havia me deixado em estado febril. Partindo desse diagnóstico, tudo aquilo que saia da minha cabeça não passava do mais puro delírio.

IMPRENSA CEGA

Pois só agora que estamos às portas de mais uma eleição, onde o PT já está com uma vitória praticamente assegurada, quiçá ainda no primeiro turno, a imprensa brasileira passou a ver as coisas com mais clareza. Isto explica que o estado de miopia das empresas de comunicação é preocupante. Em breve vão perceber que a liberdade de expressão está no mesmo nível das Agências Reguladoras: totalmente sufocada.

A PASSOS LARGOS

Esta minha observação, por mais incontestável e concreta, não me deixa feliz só porque enxerguei o avanço do neo-comunismo no Brasil com certa antecedência. Ao contrário: fico muito triste pelo estado de coisas que a cada dia se agrava, e que no próximo governo petista será ainda mais rápido e decisivo.

OS DONOS

Antes que as cortinas sejam tomadas pelas labaredas do bolivarianismo, ainda que novamente não seja levado à sério, faço um registro: enquanto o PT bate nas privatizações, nesta campanha eleitoral, o povo brasileiro não percebe que aquilo que deveria ser público, na realidade já foi privatizado: está nas mãos das corporações.

Leia mais

16 ago 2010

A NOSSA DEMOCRACIA É UMA FANTASIA


DESDE O DESCOBRIMENTO

O Brasil, infelizmente, desde o seu descobrimento, lá no ano de 1500, é um país extremamente injusto socialmente. Essa injustiça social, resultante da mais pura falta de democracia, foi trazida pra cá devidamente acomodada nos porões das caravelas portuguesas que aqui chegaram.

INTACTA

Passados 510 anos do desembarque, a injustiça social permanece intacta. Uma espécie de cláusula pétrea, que não admite mudanças em hipótese alguma. Diante desta irretocável realidade, nada mais lógico do que afirmar que o Brasil continuará sendo um país socialmente injusto por todo o sempre.

ATITUDE POLÍTICA

Só existe injustiça social quando a democracia é falha ou inexistente. A Independência do Brasil, que deveria dar início a um sistema democrático, não passou de uma atitude meramente política, pois manteve os nojentos privilégios existentes no período Imperial.

CARTAS CONSTITUCIONAIS

Ora, que tipo de democracia é esta, que estabelece vantagens para alguns em detrimento da maioria? Pois é, gente. Inúmeras Cartas Constitucionais já foram escritas e ninguém se atreveu a mexer nos privilégios. Falam em direitos adquiridos, como se isto bastasse e fosse algo justo.

POVO ALEGRE

Como o brasileiro é muito alegre, e adora ouvir isto, a maioria imagina que este sentimento significa a mais pura felicidade. Impregnada pela fantasia fica ainda mais feliz quando dizem que no Brasil as discriminações praticamente inexistem. Como assim? A prova da forte discriminação social existente começa pelos privilégios irremovíveis. Que além de tratamento diferente representa um custo elevadíssimo para todas as classes socais.

VONTADE DA MAIORIA

Pergunto: É possível imaginar que uma democracia, regime que vontade da maioria, o povo decida pela concessão de privilégios para alguns? Democracia significa dar a alguns poucos cidadãos aquilo que jamais pode ser concedido à totalidade da população? E que, para manter os fantásticos direitos concedidos a uma minoria privilegiada, o preço a ser pago, na forma de impostos, precisa ser alto e indecente?

PALAVRAS MÁGICAS

Ora, se fossemos começar a montagem de uma nova sociedade, de um país, alguém aceitaria que alguns cidadãos viessem a receber privilégios? Deveria haver discriminação, traduzida por tratamento diferenciado nas questões sociais, como a aposentadoria, por exemplo? Pois é, gente, no Brasil é assim que funciona o regime que, de forma equivocada, chamam de democracia. Mas que não passa de uma grande fantasia.

ATÉ PARA QUEM NÃO EXISTE

Para garantir, e admitir, que a coisa precisa ser exatamente assim, escandalosa, desonesta e injusta, duas palavras mágicas bastam: direito adquirido. Aquele que ainda não nasceu, por incrível que pareça, já tem assegurado um direito esperando por ele. De novo: a democracia brasileira assegura privilégios até para quem não existe, gente.

Leia mais

13 ago 2010

FALTA DE TRANSPARÊNCIA E LIBERDADE


MARCAS REGISTRADAS

A falta de liberdade e de transparência, entre tantas coisas deploráveis, são as marcas registradas dos países comunistas. Daí a razão para que muita gente nunca leve a sério o que dizem as estatísticas e indicadores de governos centralizadores que só informam o que interessa.

MANIPULAÇÃO DE DADOS

Vários países da América Latina, infelizmente, já vivem esta nefasta realidade. Os índices de inflação, por exemplo, são os primeiros a sofrer manipulação, assim como acontece com o preço da moeda. Como é praticamente impossível impedir o funcionamento do câmbio paralelo, esta importante janela, junto com o risco-país, acaba dizendo qual o estado de saúde ou de doença das economias centralizadas.

LIBERDADE E TRANSPARÊNCIA

País sem transparência não atrai investimento. Sem investimento não há emprego, não há imposto e não há bem estar. País sem liberdade, e fortemente controlado através das milícias, impede a sociedade de se manifestar. E um povo silencioso, medroso de dizer o que pensa, faz com que muita gente equivocada pense que ali está um povo feliz e triunfante.

POR ENQUANTO

A bem da verdade é preciso dizer que ainda não chegamos a este estágio aqui no Brasil. Por enquanto. Mas é fato que o governo que aí está, e que está com tudo para seguir em frente, comunga da mesma idéia dos países que não gostam da liberdade.

MAIORES AMIGOS

Afinal, os maiores amigos de Lula são lideres de países comunistas. Começando por vários da América Latina até chegar ao Irã, por exemplo. Isto, como se sabe, é um passo e tanto para que a falta de transparência nas informações controladas pelo governo aconteça por aqui.

EXEMPLO ATUAL

Vejam, por exemplo, a falta de transparência que já está acontecendo com relação ao Programa MINHA CASA, MINHA VIDA, que é fortemente explorado na campanha da candidata Dilma Rousseff:O balanço de junho, segundo informa a Folha de São Paulo, traz dados negativos ao governo que, no entanto, são omitidos pela Caixa Econômica Federal. O documento mostra que, para o grupo de renda de até três salários mínimos, só 565 das 240,5 mil casas foram entregues. Inicialmente, a Caixa afirmou que os dados não existiam. Depois, sustentou que não havia informações consolidadas. Que tal?

CACOETE

Como se vê, o cacoete comunista, a marca registrada, já começa a se fazer presente. Aos poucos, sem que a sociedade perceba com clareza, a liberdade vai sendo suprimida da mesma forma com que as informações vão sendo sonegadas. É uma pena que poucos, pouquíssimos, estão se dando conta do que vem por aí.

Leia mais

12 ago 2010

COMO RESOLVER A DESIGUALDADE SOCIAL


SEM REFORMAS

Ontem foi a vez de José Serra ser sabatinado pelo JN. Mesmo que a sua participação tenha sido boa, os entrevistadores mais uma vez não perguntaram sobre as pendentes reformas que o Brasil necessita para sair da toca reservada aos países do terceiro, quarto ou quinto mundo.

RACIOCÍNIO

É preciso levar em consideração que a entrevista é curta (apenas 12 minutos). Além disso, como o JN atinge todas as classes sociais do país, é certo que nem todos os telespectadores tem a mesma capacidade de raciocínio. A maioria, aliás, sequer raciocina, melhor dizendo.

FORO DE SÃO PAULO

Assim, muita coisa que cada telespectador gostaria de saber, os âncoras do JN não tem como perguntar aos candidatos. Vejam, por exemplo, o que aconteceria se o JN perguntasse à candidata Dilma se ela, por ser petista, governaria em linha com os propósitos defendidos pelo Foro de São Paulo, do qual o PT é fundador.

ASSISTENCIALISMO

Como mais de 90% dos brasileiros não tem a mínima idéia do que é o Foro de São Paulo, nada mais óbvio que também desconheçam os seus propósitos. Da mesma forma, a grande maioria dos brasileiros não sabe que o país necessita de reformas. Aliás, quem jamais experimentou o raciocínio, o assistencialismo cai como uma luva. Sabendo disso, os candidatos prometem benefícios. E são muito aplaudidos.

DESIGUALDADE SOCIAL DE DILMA

Estou muito convencido, por exemplo, de que a candidata Dilma ganhou muitos admiradores quando disse que pretende diminuir a desigualdade social. No entanto, essas mesmas pessoas não sabem que basta fazer duas ou três reformas para que o Brasil seja bem mais igual socialmente.

PREVIDÊNCIA

Começando pela reforma da Previdência, gente. Com uma correta cirurgia na previdência, a super hemorragia de dinheiro público (rombo) poderia ser estancada. Ali está, sem dúvida, a maior de todas as causas da tal desigualdade social mencionada por Dilma Rousseff. Anotem aí: Se o rombo da Previdência dos Funcionários Públicos (cujo universo é de 938 mil pessoas), consegue ser muito maior do que o rombo da Previdência do INSS (cujo universo é de 27 milhões de pessoas), esta absurda injustiça informa, claramente, quem é o maior responsável pela tal de desigualdade social do país.

ROMBOS

O rombo é tão expressivo, tão significativo, que muita gente não dá ouvidos para o assunto imaginando que o informante deve ter enlouquecido, ou trata-se de um psicopata pra lá de irresponsável. Ninguém, de sã consciência, imagina que a soma dos rombos das duas Previdências, só para este ano de 2010, será de R$ 110 bilhões. Estes rombos só não são gêmeos porque a conta que atende o setor público, que tem um número quase que insignificante de aposentados e pensionistas (938 mil)) deve atingir R$ 53 bilhões; e a conta que atende ao grupo maior (27,5 milhões), do INSS, será de R$ 47 bilhões. Pode?Ora, quem fala em desigualdade social com tanta ênfase, como é o caso da estúpida candidata Dilma, porque não se interessou em fazer a reforma da Previdência acabando, em primeiro lugar com a classe de privilegiados? Por quê? Ao não se interessar pelo grave assunto parece estar contente com a desigualdade social. Afinal, quem paga a conta dos rombos?

Leia mais

11 ago 2010

AS REAÇÕES DOS ELEITORES


ENTREVISTAS

Nestes últimos dois dias, além de ter assistido às entrevistas concedidas pelas candidatas Dilma Rousseff, do PT e Marina Silva, do PV, ao Jornal Nacional, da Rede Globo, tratei de conhecer como os telespectadores reagiram diante do que viram e ouviram das presidenciáveis antes de opinar.

REAÇÃO DOS APAIXONADOS

É óbvio que os eleitores apaixonados e decididos, como sempre, ficaram muito satisfeitos com o que viram e ouviram. Ainda que um ou outro não tenha saído satisfeito com a performance da sua candidata, jamais vai dar o braço a torcer. Isto é pra lá de acaciano.

REAÇÃO DOS CONTRÁRIOS

Já os oposicionistas, como da mesma forma se esperava, tiveram comportamento bem diferente: só viram defeitos nas respostas das candidatas. Ou seja, não foram estas aparições que farão o eleitor mudar de opinião. Por enquanto, a paixão pelo candidato (a) ainda é o fator dominante.

CREDIBILIDADE

O que o eleitor consciente precisa, neste momento em que as campanhas estão no ar, é exigir que o candidato assuma compromissos. Independente do programa de governo escrito pelo partido, ele precisa dar credibilidade às coisas que afirma.

CONVERSA MOLE

Para tanto, bastaria que assinasse um documento, em frente às câmeras, dizendo, por exemplo, quais reformas pretende fazer e de que forma. Sem compromissos objetivos e claros, tudo que é dito não passa de conversa mole.

FEBRATEX 2010

Estou em Blumenau, a convite da FCEM, para acompanhar a Febratex 2010. A região do Vale do Itajaí, onde está localizada Blumenau, é o maior pólo têxtil do Brasil. Hoje, Santa Catarina conta com 7.241 empresas da cadeia têxtil, empregando cerca de 280 mil trabalhadores. E seus produtos possuem mercado praticamente garantido no Brasil e no exterior.

BRASIL FASHION DESIGNERS

Paralelamente à Febratex acontece o BFD - Brasil Fashion Designers, que vai premiar jovens talentos da moda do estado de SC. O evento é apresentado pela TAVEX e conta com a participação de mais de 22 universidades e cursos de moda.Em função do grande sucesso nas duas primeiras edições, o BFD vai integrar a programação da Feira Tecnotêxtil Brasil, que acontecerá de 12 a 15 de abril de 2011, no Expo Center Norte, em São Paulo.

FEBRATEX 2010

A Febratex 2010, nesta 12ª edição, conta com a participação de 59 países e 388 expositores (314 na edição anterior, em 2008), que totalizam 1,9 mil marcas expositoras. O número expressivo de expositores é resultado da importância do país no segmento têxtil, embora a maior parte das tecnologias para o setor ainda seja produzida fora do Brasil. Atualmente, os países asiáticos, com China à frente, contam com o maior número de expositores, seguidos pela Itália e Alemanha. O Brasil aparece em quarto lugar e a razão é simples de entender: não há investimento suficiente em pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias para a cadeia têxtil.No ano em que a Febratex comemora seus 20 anos, o grupo FCEM, responsável pela mostra, vai realizar pela primeira vez uma premiação, o troféu Egon Deustschendorf. Ele será entregue a entidades e empresas que participaram da feira ao longo de dez edições ou mais.O nome do troféu - Egon Deustschendorf - foi escolhido para homenagear o fundador do grupo Cotex, que foi um dos primeiros expositores da Febratex.

Leia mais

10 ago 2010

OS LADRÕES HEDIONDOS


SEM SURPRESA

A matéria jornalística de cunho investigativo, apresentada no Fantástico deste domingo, por mais que tenha caído como uma bomba de forte efeito ecoante no colo da estúpida sociedade brasileira, ainda assim não pegou muita gente de surpresa.

ACOSTUMADOS

Infelizmente, nós brasileiros estamos ficando cada vez mais acostumados com as roubalheiras. Estamos sendo tungados a toda hora e nem por isso reagimos. É natural ser assaltado. Por isso, quem deve ter ficado muito surpreso, desta vez, foram os ladrões que aparecem nas imagens gravadas durante as farras das Prefeituras e Câmaras de Vereadores.

TODOS DEVERIAM SER INVESTIGADOS

Chamo a atenção para um detalhe: independente daqueles que foram flagrados, todos os servidores municipais do país, que participaram dos mesmos golpes dos cursos fajutos, às custas dos miseráveis contribuintes, deveriam ser investigados. Ficar somente com os apanhados com a boca na botija é muito pouco.

REAÇÃO IDÊNTICA

A reação que, ultimamente, a sociedade brasileira vem mostrando com relação aos mais diversos casos de assassinatos precisa ser copiada com relação aos ladrões do dinheiro público. Contra todos eles, gente, e não somente contra os servidores (gente que, na verdade, se serve) lotados nos Executivos Municipais e nas Câmaras de Vereadores que participam das farras.

DEMISSÃO SUMÁRIA

É preciso que a sociedade exija, imediatamente, uma ação decisiva contra os criminosos. Começando pela demissão sumária. Trata-se de uma justíssima causa. Além de demitidos, deveriam ser condenados a devolver o produto dos vários assaltos já cometidos.

CRIME INAFIANÇÁVEL

Este tipo de crime que cometeram é tão hediondo quanto todos classificados como tais. Roubar do contribuinte, principalmente no momento em que alguns políticos estão propondo mais impostos, como é o caso de Dilma com relação a CPMF; e Luciana Genro, com relação ao Imposto sobre Patrimônio, é crime pra lá de hediondo. E como tal é inafiançável.

INVESTIGAÇÃO GERAL

Se o Ministério Público quiser ir adiante, certamente vai pegar milhares de outros servidores. De todos os níveis ( União, Estados e Municípios). Não é preciso que as emissoras de rádio e TV façam e entreguem imagens. Afinal, só com imagens é que alguma providencia é tomada?

Leia mais