Artigos

30 jul 2010

AGORA EM ÁUDIO E VÍDEO


SILÊNCIO TOTAL

Como a mídia aberta, de forma inexplicável, continua negando total e absolutamente qualquer informação sobre a existência do Foro de São Paulo, a maioria dos brasileiros, obviamente, não tem como saber que bicho é este. Simplesmente não imagina do que se trata.

PELA INTERNET

A minoria, parcela praticamente insignificante, que tomou consciência da fantasmagórica Organização Comunista só conseguiu isto através da internet, de alguns poucos sites, onde o Ponto Crítico sempre se destacou pela insistência no tratamento do assunto.

REUNIÃO EM MONTEVIDÉU

Pois, independente do que já foi dito e escrito aqui, tanto sobre o que é o tal FSP como quem faz parte dele e quem participa das reuniões, eis agora algumas imagens, com áudio, colhidas na última reunião do FSP, em Montevidéu, no edifício do MERCOSUL. Que tal?

IMAGENS COM ÁUDIO

Confira o vídeo aqui (http://www.youtube.com/watch?v=chrxeZh5j04&feature=related), e tire as dúvidas que porventura ainda persistem. De forma clara e transparente é possível observar alguns petistas bastante conhecidos de todos os brasileiros fazendo discursos e dizendo palavras de ordem que deveriam ser exploradas por toda a mídia. É lamentável que a chamada grande imprensa silencie sobre o assunto que não pode desconhecer.

SAIBA EM QUEM VAI VOTAR

Esta percepção, repito, é muito importante, não só porque estamos às vésperas das eleições. Mas, principalmente por isso. Confira tudo, do início ao fim. E depois, com convicção, diga alto e bom som em quem vai votar nas próximas eleições. Você decide.

AFOGANDO A LIBERDADE

Depois de assistir ao vídeo, o ainda reduzido público que usa a internet vai perceber que este governo tem vários propósitos. Um deles é reduzir, de forma paulatina, a liberdade de mobilização e de expressão.

GRADUAL E CONTÍNUA

Como a estratégia, muito clara, que tem sido adotada pelo PT e seus aliados, é fazer tudo sem muito alarde, sempre de forma gradual e contínua, em doses bem calculadas, o público não fica tão assustado. Se antes vivíamos uma simples ameaça, hoje a coisa está pra lá de séria para a sociedade. Tá tudo no vídeo, gente.

Leia mais

29 jul 2010

ACELERANDO RUMO AO SOCIALISMO


INGREDIENTES DA OBRA

A construção de uma casa, de uma roupa ou de um prato de comida, por exemplo, começa pela escolha dos ítens que vão fazer parte da obra. Caso não estejam disponíveis, e o projeto não permitir mudança , o tempo passa a ser o ingrediente decisivo na apresentação do produto acabado.

IDEOLOGIA

Este mesmo raciocínio vale para um projeto político pretendido pelos governantes de uma cidade, de um Estado ou de um país. Para concluir a obra, que obedece à ideologia do partido mandatário, é preciso promover o ajuste cultural necessário, em que o tempo é um fator fundamental.

NO PODER

Como há o risco do mandato se encerrar antes que a mudança cultural, que promove a tentativa de aceitação tácita da ideologia imposta, seja completada, os governantes e seus partidos lutam para não sair do Poder, até o atingimento das metas propostas. A partir daí, com o aparelhamento mais consolidado, a coisa fica mais fácil e serve, inclusive como um suporte para bloquear a ação dos contrários.

CONSELHÃO

Quem tiver tempo para ler o que está escrito na Agenda para o Novo Ciclo de Desenvolvimento, que será apresentado na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social(CDES) na tarde de hoje, na Fiergs, entenderá perfeitamente do que estou falando, ou escrevendo, melhor dizendo.

FIM DA ERA NEOLIBERAL?

A Agenda Para o Novo Ciclo de Desenvolvimento, que tem 30 páginas

...a visão de futuro traçada na Agenda Nacional de Desenvolvimento permanece como horizonte estratégico para os Conselheiros e Conselheiras: - Um país

Que tal?

NOVA CONJUNTURA

Mais adiante, ao tratar de Uma nova conjuntura, eis o que diz o documento: O País finalmente se liberta de quase três décadas de semiestagnação, decorrentes da adoção de estratégia econômica baseada na visão neoliberal. Práticas como a desregulamentação dos mercados, abertura comercial e financeira indiscriminada, redução do tamanho e papel do Estado foram implantadas em diferentes países e utilizadas como condição para concessão de créditos por instituições multilaterais, tais como o FMI, BIRD e BID.

MERCANTILISMO

Veja bem, caro leitor: se as entidades aprovarem este absurdo, a partir daí entendo porque muitos empresários não gostam dos meus comentários, principalmente quando digo que o Brasil vive do puro mercantilismo com milhares de puxa-sacos de governo. O curioso é que o presidente da Fiergs é membro desse estúpido CDES.

Leia mais

28 jul 2010

ALTO CUSTO E BAIXO RETORNO


NOTÍCIA DANTESCA

Na segunda-feira, 26, a grande e má notícia brasileira ficou por conta da extraordinária marca alcançada, devidamente registrada pelo impostômetro localizado no centro de São Paulo, de que a arrecadação de impostos havia chegado aos R$ 700 bilhões. Um verdadeiro escândalo.

ANÁLISE FRIA

Como não basta ficar preso ao terreno das lamentações, que não produz qualquer resultado prático, e tampouco não alimenta a necessidade de realização das reformas inadiáveis, proponho uma análise fria do que representa este elevado custo tributário em que o retorno é extremamente baixo.

CAUSA E EFEITO

Uma exame objetivo, com o devido cálculo econômico, insisto, ainda é o melhor caminho para formar opiniões e oferecer argumentação suficiente para provocar mudanças que possam tornar o sistema mais justo. Embora cético quanto às reformas que venho pregando, mesmo assim a relação causa/efeito me obriga a expor o seguinte:

SERVIÇOS PÚBLICOS

1- Ninguém contesta que os Serviços Públicos básicos (educação, saúde e segurança), que o Estado se compromete a entregar à sociedade mediante o pagamento de impostos, além da má qualidade apresentada não satisfazem em termos de quantidade.

FALHA DO ESTADO

2- Diante dessa triste realidade, praticamente a metade da população brasileira, mesmo pagando pelo que não recebe não deixa de adquirir os serviços que, felizmente, a iniciativa privada presta. Simplesmente, repito, por falha do Estado.E, mesmo assim, os governos, em todos os níveis, não aceitam nem admitem as corretas compensações pelo duplo pagamento dessas necessidades básicas.

PAY PER USE

3- Caso houvesse um mínimo de decência nas contas públicas, em que deveria vingar o correto -

Pay Per Use

como lógica de qualquer serviço ofertado, a nossa carga tributária já poderia representar a metade dos atuais 40% do PIB.

RESULTADO FANTÁSTICO

4- Levando em consideração esta possibilidade, o resultado já seria fantástico: sobraria, nas mãos dos contribuintes, só no primeiro semestre deste ano, algo como R$ 350 bilhões (metade do arrecadado). Ou seja: uma renda e tanto que poderia ser consumida, ou poupada, garantindo assim um crescimento superior ao praticado há décadas na China. Este argumento não basta?

Leia mais

27 jul 2010

ANALFABETISMO VIRTUAL


OPINIÃO

O PONTOCRITICO.COM, há quase dez anos atrás, teve o seu domínio registrado na poderosa rede de comunicação virtual (internet), com um único propósito: ser um meio de comunicação de pura opinião. Uma e-opinion, no jargão dos internautas. Esta decisão teve como motivo maior o fato de que a internet, mais do que sabido hoje, fez com que as notícias se transformassem em meras commodities, encerrando, assim, um período em que um ou outro meio de comunicação fosse o dono de alguma novidade.

TEMPO REAL

Uma vez que todos os meios de comunicação que se destinam a dar notícias passaram a informá-las em tempo real, os fatos e fotos noticiados passaram a exigir, por parte dos leitores, o máximo de opiniões sobre os assuntos explorados, ou não, pela mídia.

GRUPO SELETO

Esse grupo seleto de leitores, que passaram a usar preferencialmente a internet, tanto por formação educacional quanto por renda, mesmo com o crescimento fantástico que vem acontecendo a cada ano, ainda é considerado um público reduzido, elitizado. O que, em princípio, dava uma idéia de que essas pessoas deveriam ter maior capacidade de discernimento sobre os temas mais importantes.

ANALFABETISMO FUNCIONAL

No entanto, diante de certas manifestações que recebo, pontualmente, principalmente quando as minhas opiniões tratam de temas que envolvem decisões de governo, ou por falta delas, percebo uma preocupante presença de analfabetismo virtual, nos mesmos níveis do analfabetismo funcional, de leitores que imaginava bem mais esclarecidos.

IDEOLOGIA E PAIXÃO

Um sinal que reputo muito grave, pois a ideologia impregnada, somada à paixão por governos e governantes socialistas, impede a interpretação correta dos textos editados no Ponto Crítico. Mesmo com exemplos gritantes de inúmeros países que já desistiram das idéias do atraso.

CONTESTAÇÃO ABSURDA

O que me espanta mais neste contexto de contrariedade, que em tese deveria ser algo normal e pacífico, é a desconsideração e a confusão. Há quem, depois de ter lido a opinião publicada não peça mais esclarecimentos. Ao contrário, pela forma contestada, fica claro que não conseguiu interpretar a edição depois de lida.

LULA E FHC

Confesso que nesses caso fico com grande dificuldade para explicar o que o leitor contrariado não aceita. Mesmo que exponha uma verdade incontestável, provada ? TIM TIM por TIM TIM-. Alguns exigem que faça críticas a FHC da mesma forma com que critico o presidente Lula. Como se já não tivesse feito isso lá atrás, quando o ex-presidente ainda estava à frente do Executivo.

ELITE PENSANTE

Ou seja, Lula deve errar só porque FHC também errou. Esses analfabetos virtuais, ideologicamente apaixonados, querem uma competição de erros e não de acertos, como exige a sociedade pensante. Aquela elite que outrora imaginei navegando na internet.

Leia mais

26 jul 2010

POVO SEM MEMÓRIA


PESQUISAS ELEITORAIS

O povo gaúcho, ou pelo menos um terço dele, definitivamente não aprende. Ou, quem sabe, não tem memória. A prova desta falta de lembrança, de consciência, de raciocínio, de discernimento, enfim, tem se revelado através das últimas pesquisas eleitorais do RS, onde o candidato petista, Tarso Genro, permanece à frente, com 35% das intenções de voto. Pode?

ERA DOS DINOSSAUROS

Depois de tudo (não foi pouco, gente) que o RS sofreu nas mãos dos petistas, depois que Olívio Dutra assumiu o governo, a impressão é que os exterminadores não mais teriam vez no Estado. Isto sem falar na tristeza que foi o longo período em que o PT esteve à frente da Prefeitura de Porto Alegre. Pois, para infelicidade geral da minoria pensante, tudo indica que o RS exige uma volta a era dos dinossauros. Pode?

PAULISTAS POLITIZADOS

Os paulistas, por sua vez, pelas pesquisas do mesmo instituto (Datafolha) já pensam e agem com a cabeça no lugar. Politizados, como revelam as pesquisas, o candidato Alckmin lidera as intenções dos eleitores. Ou seja, quem não tem jeito mesmo é, infelizmente, o povo gaúcho, que, definitivamente, nada têm de politizado. Pode?

DIREITO DE SER

O candidato Tarso Genro e seu partido, pela lógica democrática, liberal, têm total direito de pensar e dizer o que bem entendem. Até aí tudo bem. Mas não tem o direito de impedir que alguém diga o que está enxergando em termos políticos. E nesse ponto é inegável a aversão do PT às críticas, à liberdade de expressão, ao progresso, ao desenvolvimento, ao capitalismo. Arnaldo Jabor que o diga.

LENIN

Independente das atitudes do PT, que adora cercear a liberdade de expressão de vários críticos, é bom entender quem é o candidato Tarso Genro. Para tanto, sugiro que leiam a análise que ele mesmo, Tarso, fez no livro de sua autoria: -Lênin, Coração e Mente-. Na página 21, por exemplo, Tarso diz, categoricamente, sem qualquer arrependimento o seguinte: - Defendia (Lênin), ainda, que o capitalismo não era um mal, era uma necessidade histórica, necessidade que determinava o aumento do proletariado e a modernização da sociedade, logo, trazia também a possibilidade do socialismo.Tarso, para quem ainda não sabia, jamais renegou seu livro e nem o que pensa sobre o leninismo como forma prática de implementação do comunismo. Pergunto: - É este o governador que o RS quer? É este mesmo?

DA MESMA FAMÍLIA

É certo que os filhos não respondem pelas atitudes dos pais. E vice-versa. Mas, ainda assim, é correto admitir que o fruto nunca cai longe do pé. Como a filha de Tarso, Luciana Genro, quer por que quer tributar o patrimônio dos brasileiros, já dá para entender o que pensam e o que querem esses candidatos, da mesma família.

IMPOSTO SOBRE PATRIMÔNIO

Luciana, com sua cabeça comunista, que define o atraso personificado, em hipótese alguma consegue entender que fortuna é tão somente patrimônio. E todo patrimônio, que ao longo do tempo vai sendo amealhado, não deixa de ser tributado. Rigorosamente tributado.

CABEÇA NO LUGAR

Se tivesse a cabeça no lugar, para fazer justiça social neste país deveria iniciar pregando uma reforma na Previdência. Aí, de forma absurda, existem duas previdências: uma para o setor Privado (INSS), com mais de 23 milhões de pessoas, com salário médio de R$ 715,00; e outra, do setor público, com 1 milhão de privilegiados, com salário médio de R$ 5.300,00. Pode?

Leia mais

23 jul 2010

PORQUÊ O RISCO NÃO CEDE?


SEMBLANTE TRANQUILO

Ontem, o péssimo ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, mostrando o semblante tranquilo e sereno dos irresponsáveis, admitiu que o rombo da Previdência Social (leia-se apenas INSS) para este ano pulou para R$ 47 bilhões.

SEM REFORMA

A projeção anterior já identificava um rombo espetacular de R$ 45 bilhões para as contas da Previdência do INSS, excetuando, portanto, a Previdência do Setor Público. Pois, para total desespero da sociedade pensante, nenhuma das projeções teve a capacidade de sensibilizar o governo para uma decisiva reforma previdenciária.

EMENDA EXPLOSIVA

Esta nova projeção, que no meu entender ainda é acanhada, aumenta o rombo em R$ 2 bilhões. E o responsável da hora é o reajuste de 7,7% dos aposentados que ganham acima do salário mínimo. Imaginem, porém, a explosão que vai produzir nas contas do INSS, caso venha ser aprovada a emenda do incendiário senador petista Paulo Paim, que indexa todos os reajustes dos benefícios previdenciários à política de reajuste do salário mínimo com ganho real.

MESMO TRATAMENTO

Só para lembrar, os benefícios da Previdência até o piso mínimo já estão recebendo, como reajuste anual, o valor do aumento concedido ao salário mínimo. O que a emenda de Paim pretende é estender esse mesmo tratamento aos benefícios com valor acima do mínimo. Que tal?

RISCO-PAÍS

O que espanta nisso tudo é a irritação do ministro Mantega, ao perceber que o índice que mede o Risco-Brasil, pelo mercado internacional, não cede. O pobre ministro, cuja cabeça está comprometida pela ideologia petista, crê que tudo não passa de uma enorme má vontade dos analistas com relação ao nosso país. Para ele, pelo visto, o rombo da Previdência não traz risco algum. Então tá.

TRANSAÇÕES CORRENTES

Também é oportuno lembrar que, além do rombo total da Previdência (INSS e Setor Público), que neste ano deve chegar perto de R$ 105 bilhões, um outro déficit colossal já está sendo formado: o déficit das transações correntes. Aí, só para terem um idéia, os bancos (nacionais), Santander e Itaú Unibanco, já estão sinalizando, para 2011, números preocupantes: déficits de US$ 68,40 bilhões e US$ 82 bilhões, respectivamente. Já a pesquisa Focus, do BC, indica um déficit de US$ 57 bilhões, ou seja, o dobro da projeção feita há um ano.

PERFIL DA DÍVIDA

Além disso, para completar o raciocínio que esclarece as razões para que o risco Brasil não encontre espaço para cair, olhem para o crescimento da dívida brasileira indexada aos juros de curto prazo da Selic: o volume já supera 33% do total de R$ 1,6 trilhão. Um perfil, como se vê, muito preocupante. Preocupante, melhor dizendo, para os pensadores e responsáveis.

Leia mais