EDITORIAL DE ONTEM
Diante da grande importância que tem para o futuro do Brasil o tema abordado no editorial de ontem, o qual tratou das manifestações que empregados e empregadores estão fazendo a respeito da forte desindustrialização brasileira, volto ao assunto.DOSE DE FALSIDADE
O que é possível observar, claramente, é que o governo neo-socialista-petista está aproveitando muito esta pressão que as classes empresarias e de trabalhadores estão fazendo, para mostrar o quanto uma simples DOSE DE FALSIDADE é o bastante para acalmar os manifestantes e mandá-los para casa.BASTA A PROMESSA
Como exímio cumpridor da cartilha gramsciana, os petistas sabem muito bem que manifestações empresariais são sempre muito breves. A satisfação dessa turma reside, exclusivamente, na simples promessa de que os problemas serão enfrentados. Ou seja, o efetivo cumprimento do pleito tem pouca importância.O ANÚNCIO FAZ A FESTA
A cultura, infelizmente, é esta mesmo: a festa de comemoração acontece quando os governantes prometem qualquer obra. A satisfação do povo, portanto, está no anúncio e não na realização. Exemplos não faltam, como é o caso de inúmeras obras públicas que se arrastam por décadas.FECHAMENTO DA ECONOMIA
Voltando ao tema da tal de desindustrialização, uma coisa é inegável: o que realmente está sendo pleiteado não é a melhora da nossa competitividade. O que empregados e empregadores estão exigindo, lamentavelmente, é o fechamento da nossa economia.UTOPIA
O fato é que assim como os empregados não admitem flexibilização dos encargos trabalhistas, os empresários não aceitam ser menos gananciosos. Quem domina minimamente as quatro operações sabe que, caso o real se desvalorizasse 50% frente ao dólar, os produtos importados continuariam muito mais baratos.SEM ILUSÃO
Liberdade, definitivamente, não é o nosso forte. Alguns até pedem Liberdade, só que como um fim. Assim, não se preocupam com o mais importante: a Liberdade como um meio. Isto explica porque preferimos a maquiagem, o disfarce. O povo brasileiro não gosta de cirurgias, cujo poder de resolver os problemas é plena e efetiva.ORDEM UNIDA
Na semana passada, de forma muito unida, as entidades empresariais de todo o Brasil se juntaram às forças sindicais e foram às ruas para protestar e fazer manifestações com o propósito de marcar posição contra a preocupante DESINDUSTRIALIZAÇÃO.BLOCO DOS INGÊNUOS
Como, por pura distração, vez por outra acabo vestindo a roupa do Bloco dos Ingênuos, cheguei a imaginar que os representantes do setor industrial estivessem dispostos a mostrar o que, realmente, faz os produtos estrangeiros serem muito mais baratos do que os nossos.SENTIMENTO DE ÓDIO
Pois, mais uma vez, mostrando que não prestam a mínima atenção ao que dizem seus departamentos de economia, os empresários se revelaram confusos, desorganizados. O sentimento que ficou mais evidente foi de ódio aos concorrentes estrangeiros.EQUIVOCADOS
Ao invés de aproveitar o momento que contou com o apoio da mídia para propor um vigoroso combate ao grande inimigo, o CUSTO BRASIL, os capitães da indústria fizeram o que mais sabem: exigiram mais nacionalismo, protecionismo e defesa intransigente da produção nacional. Pode?O PROBLEMA É OUTRO
A maioria resolveu, mais uma vez, acusar o câmbio, dizendo que aí está o maior inimigo da indústria brasileira. Mas, o fato é que o fantástico Custo Brasil nada tem a ver com preço da moeda. O problema é outro, gente.ALIADOS DOS CONCORRENTES
É mais do que sabido que entre os muitos problemas internos enfrentados pelas empresas, as leis sociais impõem um custo extremamente elevado aos produtos. Além disso, o emaranhado tributário e as elevadas alíquotas são os maiores aliados dos concorrentes internacionais.ADORAM COMPRAR LÁ FORA
Juntem esses enormes problemas à falta de infra-estrutura e ao excesso de burocracia, e o prato está pronto. Não para ser servido, mas para ficar eternamente no gelo. O curioso é que muitos dos empresários que exigem mais nacionalismo são aqueles que mais compram no exterior. Adoram preços baixos.CONCURSO
Se alguém resolvesse criar um concurso para saber em qual Estado brasileiro o povo manifesta o maior apreço e preferência por empresas estatais, os gaúchos simplesmente roubariam o prêmio. Esse tipo de concurso, gente, não tem pra ninguém: não há povo mais apaixonado pelo atraso do que o gaúcho.NO DIVÃ
Inúmeros psiquiatras até já foram consultados com o propósito de diagnosticar os motivos que levam o povo do RS a nutrir enorme paixão por caprichos medievais. O resultado do estudo ainda é nulo, mas pelo que revelam os sentimentos dos gaúchos é que pouco importa o custo absurdo que o Estado do RS cobra da sociedade para entregar quase nada.FRACASSO
Como o gerenciamento do Estado é simplesmente um fracasso, ninguém entende como o povo quer que o governo cuide de estradas, se prova muita incompetência no trato dos serviços públicos básicos, como educação, saúde e segurança?CONCESSÕES DE ESTRADAS
Pois, por incrível que possa parecer, vejam o que está para acontecer com os contratos de concessões de estradas, cujo encerramento acontece a partir de julho de 2013: o governo está todo assanhado dizendo que tem condições para tocar o negócio. Inclusive está disposto a criar uma autarquia para dar conta dos sete polos de pedágio do Estado do RS. Pode?RETRÓGRADOS
Se o PT, desde a sua criação, deixou claro o quanto é comprometido com a pré-história, os partidos aliados não ficam atrás, como é o caso do lamentável PDT, por exemplo, que faz questão de posar na foto com roupas e pensamentos ainda mais retrógrados.ÓDIO PELO DESENVOLVIMENTO
À distância, muita gente ainda crê que o RS é um bom Estado para se viver. Entretanto, depois de 10 dias de permanência no Estado já começa a entender o quanto os gaúchos detestam e abominam o desenvolvimento.IDEIA FALSA
O povo gaúcho vende a ideia falsa de que há boa qualidade de vida no RS. Só que na hora de entregar o produto, o que mais tem no pacote é um sério comprometimento com o atraso. Isto explica a razão para que muitos investimentos procurem outras paragens.TREVAS
Não é preciso ser inteligente e/ou preparado para saber o quanto a sociedade brasileira foi prejudicada com a imposição fatídica e monstruosa da Lei de Reserva de Mercado da Informática. Foram anos de trevas para o país, lembram?AS MATRIZES
Os grilhões que nos prendiam ao período medieval só começaram a ser retirados a partir de 1990, no governo Collor. Foi a partir de então que o Brasil experimentou os efeitos da Matriz Globalizante de Desenvolvimento, em substituição à arcaica e nefasta Matriz Nacionalista, ou Nacional-Desenvolvimentista.A VOLTA DA VELHA MATRIZ
Com a eleição de Lula, e mais recentemente de Dilma Rousseff, ambos gozando de popularidade elevada, a Matriz Globalizante passou a ser asfixiada, dando oportunidade à volta triunfante da péssima Matriz Nacionalista, a qual já está ganhando a preferência dos políticos do atraso.SOBRETAXAÇÃO
Não são poucas as medidas que vêm sendo tomadas para acabar com a festa dos consumidores que estão dando preferência para produtos importados. Depois da sobretaxação brutal que atingiu o mercado automobilístico chegou a hora de acabar com a mania dos consumidores que preferem vinhos estrangeiros.PUNIÇÃO ABSURDA
Caso a estúpida salvaguarda prospere, como já é esperado, os brasileiros em geral (consumidores, lojistas, importadores e donos de restaurantes), que graças à abertura do mercado passaram a conhecer vinhos de qualidade superior, à sua livre escolha, vão receber uma enorme punição.PROTEÇÃO DA INEFICIÊNCIA
O fato é que, aborrecidos com os consumidores que dão preferência por vinhos estrangeiros, os maus produtores do Rio Grande do Sul resolveram pressionar o governo, exigindo a criação da estúpida Reserva do Vinho, que nada mais é do que uma indecente proteção da ineficiência industrial.MUITO RUINS
Se fossem minimamente competentes, os maus produtores deveriam se preocupar em produzir VINHOS RESERVA, de melhor qualidade, ao invés de exigir a nociva RESERVA DO VINHO. Caso se confirme a estupidez, todos aqueles que não queiram abdicar do hábito de tomar vinho deverão se contentar com vinhos produzidos no Brasil. Somando a sobretaxação prevista com a outra medida já tomada pelo governo (selo do vinho), certamente não fará o vinho brasileiro melhorar. Portanto, mesmo que alguns vinhos brasileiros (notadamente os gaúchos) tenham alcançado boa qualidade, diante da absurda imposição passarão a ser considerados ruins. Tão ruins quanto a cabeça dos produtores e dos governantes.RECEITUÁRIO
Pelo que dizem os noticiários, não são poucos os palestrantes estrangeiros, com formação em economia, que ultimamente vem se apresentando em várias capitais do país para dizer como vêem a economia mundial e de que forma o Brasil aparece no cenário.PALESTRAS
Pois, até o presente momento, das palestras que participei como ouvinte, e daquelas que fui buscar informações através dos mais variados canais de comunicação, quase tudo que os economistas disseram o Ponto Crítico já abordou e comentou.ATLETA BRASIL
Ou seja, por mais que o mar brasileiro esteja menos turbulento para a prática do surfe econômico, quando enfrentamos os nossos competidores em mar aberto (mercado internacional) fica evidente que a nossa prancha é muito frágil para suportar o elevado peso do ATLETA BRASIL.DOPADOS
Hoje, todo mundo sabe que o Brasil, ao invés de impor um sério regime para conseguir ser mais competitivo, possibilitando assim a realização de manobras mais radicais, prefere insultar os competidores. Tanto governo quanto os próprios empresários-investidores parecem convencidos de que a vantagem obtida pelos competidores internacionais é fruto do uso de poderosos dopings.EXORCIZAR OS DEMÔNIOS
Seria ótimo que, depois de ouvir esses economistas de fora assim como aqueles que vivem aqui, o governo se dê conta de que os nossos indicadores de competitividade são muito ruins. O governo brasileiro, além de não exorcizar os nossos inúmeros demônios, tenta convencer a opinião pública que o concorrente internacional é o diabo.INDICADORES
Todos os indicadores de competitividade são conhecidos, mas mesmo assim é bom repetir: para registrar um novo negócio, o Brasil é o país onde se leva mais tempo. Idem, para regularizar licenças e oferecer o maior número de anos para finalizar um negócio. O pior, no entanto, fica por conta do estapafúrdio número de horas para planejamento fiscal, das excessivas alíquotas de impostos e estúpido custo de exportação. Que tal?FECHAMENTO DA ECONOMIA
Em síntese: o Custo Brasil é de arrepiar. Como não estamos dispostos a resolver os problemas que afligem a nossa economia, a baixa competitividade vai prosperar. Hoje dependemos desesperadamente da China para vender as nossas commodities. Enquanto isso, o México se dá bem na competição industrial, uma vez que a nossa não consegue competir. Ao invés de fazer as reformas, o governo insulta os competentes estrangeiros e se vinga deles adotando, cada dia mais, medidas de fechamento da nossa economia. Pode?AUTOESTIMA
Mesmo que uma cidade-sede da Copa do Mundo de 2014 seja brindada com poucos jogos, só o fato dela ter sido escolhida pela FIFA já é suficiente para fazer com que a autoestima do seu povo vá lá para cima.DOR DA PERDA
Entretanto, caso não consiga atender um ou mais requisitos exigidos pelo Comitê Organizador, e esta mesma cidade venha a ser descartada, aí a dor da perda e do vexame é incalculável. Se comparado com a alegria de um dia ter sido escolhida, o sentimento de tristeza parece multiplicado por mil.PARCEIRA
Esta preocupante perspectiva de um possível descredenciamento rondava, de forma bastante ameaçadora, a cidade de Porto Alegre. Com enorme probabilidade de ocorrência, aliás. Tudo porque a construtora Andrade Gutierrez não estava logrando êxito na definição do importante e necessário parceiro investidor-operador do estádio do Sport Club Internacional, para o período de 20 anos após a conclusão das obras.ARENA DO GRÊMIO
Esta grande encrenca, que pelo tempo decorrido já colocava a cidade de Porto Alegre sob risco de ficar fora da Copa, obrigou os envolvidos (do setor público e privado) a eleger como única saída a utilização da Arena do Grêmio, como estádio oficial para os jogos na capital gaúcha.ESTADO GRENALIZADO
Esta viabilidade, no entanto, como já era esperada, acabou mexendo fortemente com os nervos das torcidas do Grêmio e do Inter. Como o RS é um Estado onde tudo é GRENALIZADO, a simples cogitação de fazer da Arena Tricolor a tábua de salvação para que Porto Alegre continuasse sendo cidade-sede da Copa deu início a mais um GRE-NAL. Desta vez o GRE-NAL DOS ESTÁDIOS.FINAL FELIZ
Ontem, face ao acordo firmado entre a Sport Club Internacional e a Construtora Andrade Gutierrez, a novela que já se arrastava por nove meses foi encerrada com um final feliz. A comemoração foi tanta que até o Hino do Internacional foi cantado durante a solenidade, dando prova do quanto a torcida colorada vinha sofrendo com o risco de ver o estádio do arquirrival como sede dos jogos da Copa em Porto Alegre.NA PRORROGAÇÃO
A assinatura do acordo funcionou como se o Inter tivesse saído vencedor desse simbólico GRE-NAL DOS ESTÁDIOS. O escore do sofrido e emocionante jogo foi 1x0, com gol marcado na prorrogação, aos 50 minutos do segundo tempo, pelo atacante Andrade, ainda que a bola tenha tocado em Gutierrez. Por ironia do destino, ambos vinham sendo muito vaiados por todo o povo do Estado do RS. Ufa!