Artigos

23 mai 2013

É HORA DE UM NOVO ILUMINISMO


COLÓQUIO

Nesta semana comecei a separar alguns assuntos que pretendo debater com um grupo de Pensadores que estarão reunidos em julho próximo, no município de Flores da Cunha (Serra Gaúcha), para participar do 1º Colóquio do Grupo PENSAR+.

NOVO ILUMINISMO

Um deles, que me parece muito oportuno é o NOVO ILUMINISMO, que se faz necessário diante do modelo econômico/social adotado, formalmente, pelos países latino americanos que cumprem a complicada agenda bolivariana, como é, infelizmente, o caso do Brasil.

PENSADORES

Para propor o NOVO ILUMINISMO fui reler alguns pensadores iluministas, como Rousseau, Montesquieu, Voltaire, Locke e Diderot, para saber como conseguiram fazer valer a RAZÃO, sempre impedida pelo Clero que decidia tudo junto com os reis.

SÉCULO DAS LUZES

Vale lembrar que o ILUMINISMO surgiu na França do século XVII e defendia o domínio da RAZÃO sobre a visão teocêntrica que dominava a Europa desde a Idade Média. Segundo os filósofos/pensadores iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito LANTERNA, qual seja a de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade.

EVOLUÇÃO

Os pensadores iluministas, portanto, tinham como propósito substituir as crenças religiosas e o misticismo, que, obviamente, impediam a evolução do homem, como ficou confirmado. Para os iluministas, o homem, corretamente, deveria buscar respostas para as questões que até então eram justificadas somente pela fé.

COMPARAÇÃO

Pois, fazendo um paralelo entre o que acontecia até o século XVII e o que está acontecendo hoje, século XXI, na América Bolivariana, percebe-se que o Clero foi substituído pelos líderes neo-socialistas; e a nobreza pelos políticos e servidores púbicos privilegiados. Só eles sabem e só eles decidem tudo.

RETORNO ÀS TREVAS

Como a péssima educação do povo contribui para o desconhecimento da RAZÃO, os neo-socialistas pintam e bordam. Mais: fazem de tudo para impedir que o povo enxergue o caminho para onde está sendo conduzido. Resumo da ópera: Ao invés de progredirmos, através do uso da RAZÃO e do DISCERNIMENTO, estamos voltando às trevas.

Leia mais

22 mai 2013

ANÁLISE SEM PAIXÃO


CONTRATAÇÃO DE MÉDICOS

Depois de ver, ler e ouvir um número expressivo de manifestantes, sobre a possível (ou quase certa) contratação de 6000 médicos do EXTERIOR (já não mais de Cuba, Paraguai e Bolívia pelo que já está dizendo o governo), com o objetivo de suprir a inegável falta desses profissionais no interior do nosso pobre país, resolvi que deveria meter a minha colher no assunto.

ESPÍRITO CORPORATIVO

Antes de entrar no mérito do problema, percebe-se que o ESPÍRITO CORPORATIVO é o que mais está chamando a atenção nesse intenso debate. A grande resistência, portanto, é emanada, logicamente, pelos dirigentes dos sindicatos, associações e conselhos de medicina de todo o país.

CAPACIDADE LIMITADA

De novo: se motivos vários existem para elevar o grau de resistência quanto à contratação de médicos do exterior, o que está falando mais alto é aspecto Corporativo-Protecionista. Mais: este motivo está sendo colocado com o propósito de impedir a visão clara do problema.

SIMPATIZANTES DO SOCIALISMO

O mais curioso neste particular é que a maioria dos líderes sindicais da categoria médica, assim como de muitas outras profissões, são fervorosos simpatizantes do governo petista e/ou demais partidos que apoiam medidas de cunho ideológico neo-socialista.

DIPLOMA

O segundo obstáculo (absurdo) está na exigência do diploma e/ou validação dos mesmos para trabalhar no Brasil. Ora, pelo que se sabe muito bem, uma grande parte dos profissionais da saúde que portam diplomas obtidos no Brasil cometem erros médicos terríveis. Portanto, não é o diploma que produz o profissional e sim o conhecimento.

DIAGNÓSTICO

Quanto ao prazo de três anos de atuação, que o contratado precisará cumprir na cidade a ser definida pelo governo, é preciso levar em conta que se não houver tecnologia suficiente para promover um diagnóstico correto dos males que afligem os pacientes, até o médico considerado bom terá êxito muito limitado. O que, certamente, contribuirá para que não mais se interesse em residir no município para o qual foi destinado.

PENÚRIA

Em última análise, o que está muito claro e pra lá de evidente é o seguinte: 1- faltam profissionais da saúde para o tamanho da nossa população; 2- como a maioria prefere atender nas capitais, onde há tecnologia mais abundante, o interior é abandonado;3- como não há recursos suficientes para equipar a maioria dos municípios com aparelhos modernos e necessários, o interesse dos médicos em residir nessas cidades não cresce. Portanto, admitindo que os salários devam ser minimamente tentadores, como sugerem os próprios médicos e seus sindicatos e associações para promover maior interesse pelo interior, o problema esbarra na penúria financeira e tecnológica da maioria dos municípios do país.

Leia mais

21 mai 2013

OBVIEDADES


REVELAÇÕES CONHECIDAS

Pelo que é possível deduzir até o presente momento, só os parlamentares da Câmara e do Senado ficaram aborrecidos e contrariados com as declarações do presidente do STF, Joaquim Barbosa, que na qualidade de professor disse aos seus alunos que os partidos políticos brasileiros são de -mentirinha-.

EXPLORAÇÃO PELA MÍDIA

Joaquim Barbosa disse muito mais verdades, mas a palavra -mentirinha- que usou para classificar o desinteresse que os partidos políticos mostram com relação aos seus programas e à ideologia acabou sendo a mais explorada pelos meios de comunicação.

"DEMENOS"

O que me chamou a atenção é que alguns jornalistas disseram que Barbosa falou DEMAIS. Pois, no meu entender, o ministro professor falou "DEMENOS". Como cidadão comum, estava colocado à frente de seus alunos, Barbosa fez um diagnóstico simples. Algo pra lá de conhecido por quem desfruta de algum discernimento.

POLITICAMENTE CORRETO

O que ainda causa espanto nisso tudo é que a sociedade em geral tem como costume agir sempre da forma POLITICAMENTE CORRETA. Ou seja, todos só têm direito de pensar, de se convencer e de ficar indignado. Mas não tem o direito de dizer aquilo que está enxergando.

SURTO DE ESTUPIDEZ

A reação dos políticos, como foi noticiado, foi de chorar. Ao misturar enorme desgosto com as declarações certeiras de Joaquim Barbosa, com total falta de consciência da realidade, os líderes da Câmara e do Senado agiram bem de acordo com o esperado: tiveram um surto de estupidez.

PARTIDOS GOVERNISTAS

É mais do que sabido que o Executivo só consegue governar desde que faça alianças com partidos políticos que tenham maior representação no Legislativo. Uma vez acertado o apoio, as ordens e projetos pensados e propostos pelo Executivo PRECISAM ser cumpridos, independente das eventuais questões programáticas que deram origem (?) à criação dos partidos chamados governistas.

DIAGNÓSTICO TARDIO

O diagnóstico feito pelo professor Joaquim Barbosa é velho e pra lá de conhecido. Uma obviedade, melhor dizendo. O que impede muitas revelações públicas é a atitude falsa dos POLITICAMENTE CORRETOS, que preferem falar as verdades só à boca pequena, nos bares e nas esquinas do Brasil. Quem diz uma verdade, e não cria uma simples versão, jamais pode ser condenado. Deve ser bem entendido para que mudanças aconteçam.

Leia mais

20 mai 2013

O RS VOLTA A SER NOTÍCIA


EXEMPLO

Se por um lado está cada dia mais distante a possibilidade do Estado do RS vir a ser reconhecido como um bom exemplo entre as demais unidades da Federação, por outro sobram razões para figurar como protagonista de péssimos exemplos para o mundo todo.

VOLTANDO AO NOTICIÁRIO

Como se não bastassem os últimos acontecimentos lamentáveis, como é o caso da Operação Leite Compensado (envenenamento do leite) e da Operação Concutare (vendas e facilitação de licenças ambientais) o RS, ainda considerado por muitos (ignorantes e/ou desavisados) como o mais politizado do Brasil, voltou a ser notícia.

NO FANTÁSTICO

Desta vez, como foi mostrado no programa -Fantástico-, da TV Globo, foram ao ar imagens incríveis feitas por um agente penitenciário, mostrando a fuga de 10 apenados do Instituto Penal de Viamão (cidade da região metropolitana de Porto Alegre) por uma escada de madeira, com o claro objetivo de cometer furtos. O que mais deixou espantados os telespectadores é que mais tarde todos voltaram para o presídio portando sacolas contendo drogas e produtos roubados. Muitos deles carregando armas, entre elas uma submetralhadora.

SEMPRE-ABERTO

O mais curioso é que o Instituto Penal de Viamão, criado em 2004, é o maior albergue do regime SEMI-ABERTO do Estado. Considerando que só em 2013 (quatro meses), 280 prisioneiros já conseguiram escapar, a média é de 2 fugas por dia. Como o governo não faz coisa alguma, o IPV já deixou de ser SEMI-ABERTO para ser conhecido como SEMPRE-ABERTO. Que tal?

ÁRVORES

O pior de tudo é que as mazelas não ficam por aí. A questão que envolve o corte de 115 árvores em Porto Alegre, por exemplo, coisa absolutamente necessária para a importantíssima duplicação da Av. Beira Rio (Obra indispensável para a Copa de 2014), mesmo com decisão favorável da Justiça, ainda continua ameaçada. Simplesmente porque alguns ECOCHATOS não aceitam a decisão. Pode?

AEROPORTO SALGADO FILHO

Mais: no que diz respeito ao aeroporto de Porto Alegre, embora sabido o Salgado Filho é de péssima qualidade. Na comparação com os demais aeroportos ficou entre os piores do país (recebeu nota 3,98). Para desespero geral, o CAMPO DE AVIAÇÃO não sofrerá qualquer alteração (para melhor) para a Copa do Mundo de 2014. Que tal?

NADA SURPREENDE

Aqui entre nós: as razões para tanto descalabro são pra lá de conhecidas. Um Estado em que o governo PETISTA: 1- perde uma montadora de automóveis, caso da FORD; 2- cria uma estatal para tomar conta das rodovias pedagiadas; 3- é transformado em laboratório para experiência comunistas; 4- produz um déficit público monumental pelo aumento absurdo de custos; e, 5- não privatiza a empresa de energia (CEEE), que é, indiscutivelmente, a pior do mundo; não tem como ser um BOM EXEMPLO.Só por aí não há nada que possa vir a surpreender.

Leia mais

17 mai 2013

OS RUMOS DO BRASIL


LISTA

Mesmo que nesta semana que está findando os brasileiros tenham algo importante a comemorar, caso da aprovação da nova lei dos Portos, a lista de necessidades exigidas para fazer do Brasil um país razoavelmente competitivo é muito grande.

META

Antes de tudo, pontos tão importantes quanto a MP dos Portos, que foi aprovada na undécima hora e à duras penas, precisam ser defendidos com a mesma vontade e determinação pelo governo. Isto, no entanto, compromete em demasia o pensamento ideológico dos petistas e seus aliados, que têm como meta levar o país ao atraso.

CLIMA ECONÔMICO

Vale lembrar que o clima econômico piorou na América Latina, como revela o indicador Ifo/FGV de Clima Econômico da América Latina (ICE), elaborado pelo IBRE/FGV em parceria com o Instituto Alemão Ifo. O indicador recuou de 5,5 pontos no trimestre encerrado em janeiro para 5,2 pontos no trimestre encerrado em abril deste ano.

NOVA CUBA

No Brasil, o índice de expectativas recuou de 7,2 para 6,4 pontos, enquanto a situação atual subiu de 4,6 para 4,7 pontos. Para complicar ainda mais a nossa medíocre situação, os dois países que nos acompanham e que têm os piores resultados nos três índices são a Venezuela e a Argentina, os quais, sabidamente, concorrem para ser a NOVA CUBA.

INTERVENÇÃO NA ECONOMIA

Enquanto a Venezuela já está tratando de importar até o papel higiênico, coisa absolutamente justificável diante de tantas fezes produzidas pelo falecido Hugo Chávez, na Argentina as prateleiras dos supermercados estão cada vez mais vazias. Tudo fruto de intervenções estúpidas na economia.

CONFIANÇA

Como o governo Dilma é formado na mesma escola, coisa já demonstrada amplamente através de várias medidas intervencionistas, em especial na área de petróleo (combustíveis), energia elétrica, câmbio e juros, por exemplo, muitos investidores estão perdendo a confiança para investir no Brasil.

COMPENSAÇÃO

Uma coisa é certa: a cada medida que o governo toma para tornar o Brasil mais competitivo, três ou quatro são tomadas para que outros países se tornem mais promissores e felizes. Que o digam o México, Peru, Colômbia e Chile, para ficar só com estes. Os indicadores estão aí para esclarecer tudo que estou afirmando.

Leia mais

16 mai 2013

O RETRATO DO BRASIL


MP DOS PORTOS

Se alguém se dispuser a retratar o Brasil pelo ângulo que revela as tendências sociais e econômicas do país, mas não tem tempo para percorrer todos os Estados e Municípios, basta tomar um avião com destino à Brasília.

ESPÉCIMES

Lá, com toda certeza, encontrará todas as espécies humanas (?) cultivadas em todos os cantos do Brasil, as quais se reúnem eventualmente no Congresso Nacional. Tais espécies, ou espécimes, para lá se dirigem porque representam o pensamento, a vontade e o destino de quase 200 milhões de bobos e ingênuos que os escolheram.

DESASTRE

Pois, quem teve a oportunidade de visitar Brasília nessas duas últimas semanas, certamente conseguiu tirar as fotos mais reveladoras do quanto o Brasil tem adoração pelo passado. O comportamento dos deputados, tal qual um enorme desastre, dispensa qualquer comentário adicional. Ou seja, as imagens esclarecem tudo.

INFRAESTRUTURA

Se a MP dos Portos não é uma Brastemp, o fato é que uma vez aprovada ela dá um passo importantíssimo para a melhoria da nossa infraestrutura. Pois, mesmo assim, os dois principais partidos da oposição, o DEM e o PSDB, fizeram de tudo para atrasar ainda mais o Brasil. Pode?

AGENTES DO ATRASO

Levando em conta o desprezo que os AGENTES DO ATRASO têm pelas reformas que o país necessita, não há o que possa surpreender. É lógico que a melhoria dos serviços portuários não será suficiente para diminuir substancialmente o custo-país.

REFORMAS

Para fazer a economia crescer só tem uma saída: fazer as reformas Previdenciária, Trabalhista, Fiscal e Tributária. Sem elas o Brasil jamais será competitivo. Os custos produzidos pelas leis atuais, simplesmente não deixam que isto aconteça.

ASSUMIR A CRISE

Diversos países já estão mostrando ao mundo todo que sem reformas não haverá crescimento econômico. A crise só poderá ser interrompida com reformas. O governo brasileiro precisa entender que, se nada for feito aqui, no momento em que o mundo estiver pronto para crescer, a crise vai se mudar para o Brasil.

Leia mais