REVELAÇÕES CONHECIDAS
Pelo que é possível deduzir até o presente momento, só os parlamentares da Câmara e do Senado ficaram aborrecidos e contrariados com as declarações do presidente do STF, Joaquim Barbosa, que na qualidade de professor disse aos seus alunos que os partidos políticos brasileiros são de -mentirinha-.
EXPLORAÇÃO PELA MÍDIA
Joaquim Barbosa disse muito mais verdades, mas a palavra -mentirinha- que usou para classificar o desinteresse que os partidos políticos mostram com relação aos seus programas e à ideologia acabou sendo a mais explorada pelos meios de comunicação.
"DEMENOS"
O que me chamou a atenção é que alguns jornalistas disseram que Barbosa falou DEMAIS. Pois, no meu entender, o ministro professor falou "DEMENOS". Como cidadão comum, estava colocado à frente de seus alunos, Barbosa fez um diagnóstico simples. Algo pra lá de conhecido por quem desfruta de algum discernimento.
POLITICAMENTE CORRETO
O que ainda causa espanto nisso tudo é que a sociedade em geral tem como costume agir sempre da forma POLITICAMENTE CORRETA. Ou seja, todos só têm direito de pensar, de se convencer e de ficar indignado. Mas não tem o direito de dizer aquilo que está enxergando.
SURTO DE ESTUPIDEZ
A reação dos políticos, como foi noticiado, foi de chorar. Ao misturar enorme desgosto com as declarações certeiras de Joaquim Barbosa, com total falta de consciência da realidade, os líderes da Câmara e do Senado agiram bem de acordo com o esperado: tiveram um surto de estupidez.
PARTIDOS GOVERNISTAS
É mais do que sabido que o Executivo só consegue governar desde que faça alianças com partidos políticos que tenham maior representação no Legislativo. Uma vez acertado o apoio, as ordens e projetos pensados e propostos pelo Executivo PRECISAM ser cumpridos, independente das eventuais questões programáticas que deram origem (?) à criação dos partidos chamados governistas.
DIAGNÓSTICO TARDIO
O diagnóstico feito pelo professor Joaquim Barbosa é velho e pra lá de conhecido. Uma obviedade, melhor dizendo. O que impede muitas revelações públicas é a atitude falsa dos POLITICAMENTE CORRETOS, que preferem falar as verdades só à boca pequena, nos bares e nas esquinas do Brasil. Quem diz uma verdade, e não cria uma simples versão, jamais pode ser condenado. Deve ser bem entendido para que mudanças aconteçam.