Artigos

28 jun 2013

ENFIM, OS MOTIVOS


PESQUISAS

Ao longo desta semana que está findando, a sociedade tomou conhecimento dos resultados revelados pelas importantes pesquisas (científicas) de opinião, cujos institutos procuraram identificar os reais motivos que estão levando milhares de brasileiros às ruas, para protestar.

CINCO ANOS NAS RUAS

Pois, depois de me debruçar sobre os resultados apresentados fiquei convencido do seguinte: caso as exigências sejam somente estas reveladas pelas pesquisas, e, que o povo só ficará satisfeito caso seja atendido na sua plenitude (se este for o propósito), os manifestantes vão precisar ocupar as ruas por um prazo de cinco anos.

CIENTE

Estou absolutamente ciente que pelo baixo grau de instrução, racionalidade e discernimento do povo brasileiro, muito daquilo que está sendo reivindicado, caso venha a ser atendido, corre sério risco de vir a ser solucionado de forma equivocada, de pouco efeito prático e sem atender o princípio de justiça.

O CRIME É ESTIMULADO

Também não estou nem um pouco surpreso com os atos de vandalismo, cada dia mais presentes nas manifestações de rua. Até porque as leis do país, além de estimulantes para a prática de crimes, ainda contam com um Judiciário cujos agentes têm olhos muito mais voltados às suas demandas corporativas. Privilégios, para ser bem claro.

CLASSE MÉDIA

Concluí, também que, infelizmente, o povo que está ocupando as ruas do Brasil todo pertence à classe média. Mesmo apresentando um enorme contingente não é esta a classe que decide eleições no país. Quem decide são aqueles milhões que foram inebriados pela praga do POPULISMO. Portanto, quem recebe as mais diversas bolsas distribuídas pelo governo está quieta e morrendo de medo de perder as vantagens recebidas.

REFORMA POLÍTICA

Como pode ser constatado, o governo resolveu reagir às manifestações de forma esperta e maquiavélica: não arreda pé do PLEBISCITO (com custo de R$ 500 milhões) para tentar uma REFORMA POLÍTICA. Para quem tem um mínimo de raciocínio, coisa que a maioria do povo nem sabe o que significa, só o REFERENDO caberia. As propostas BOLIVARIANAS, infelizmente, sequer aparecem entre aquilo que também deve ser revogado, como foi o caso da PEC 37.

PENA DE MORTE

Enfim, a situação não é nada boa. As pesquisas também revelam que o simples fato de estar se manifestando já é o bastante para muita gente. São aqueles que acreditam que basta ir às ruas para que coisas boas aconteçam. Falta, portanto, uma agenda forte e bem pensada com pressões efetivas. Vejam, por exemplo, se não é o caso de exigir PENA DE MORTE para a quadrilha que invadiu a casa e fez de seus moradores (família de bolivianos) refém e matou Brayan Yanarico Capcha, de cinco anos, na madrugada de hoje em São Mateus, zona leste de São Paulo. Vejam também, o caso dos dois juízes de direito que depois de serem condenados por crime de corrupção, ainda foram brindados com aposentadoria compulsória. Isto é ou não passivo de PENA DE MORTE?

Leia mais

27 jun 2013

DE OLHO NA ECONOMIA


PLEITOS

Enquanto a pressão popular (que não pode dar trégua) vai obrigando os políticos a atenderem alguns dos pleitos exigidos nos movimentos das ruas, como foram as rápidas votações: 1- do arquivamento da PEC 37; e, 2- de levar à categoria de CRIME HEDIONDO os casos de corrupção, eis o comportamento da economia do país:

ECONOMIA

Como todos estão lembrados, no início deste ano, seis meses atrás, portanto, o ministro Mantega jurava, de pés juntos, que a economia brasileira cresceria 4% em 2013. Índice de crescimento, aliás, que já havia prometido, em vão, para os anos de 2011 e 2012.

NAS NUVENS

Pois, ontem, 26, poucos dias antes do encerramento do primeiro semestre, ao participar de uma audiência pública conjunta de comissões na Câmara dos Deputados, o mau ministro reviu o seu juramento: disse que o nosso PIB vai crescer 3% no ano.

COERÊNCIA PETISTA

Mantendo a coerência de petista insensato e irresponsável, Mantega afirmou que a economia brasileira sofre com as turbulências provocadas pela expectativa de redução de estímulo nos Estados Unidos. Ou seja: na ótica petista os nossos problemas são sempre criados por outros. Pode?

BOLETIM FOCUS

Pois, o mais interessante, além dos constantes equívocos promovidos pelo mau ministro da Fazenda, é que Mantega sequer lê o Boletim Focus, publicado semanalmente pelo Banco Central, que, pela oitava vez seguida reduziu a previsão da taxa de expansão da economia brasileira para apenas 2,46% para 2013.

FOFOCAS

Como se vê, a postura do ministro Mantega não é de um otimista. Além de incompetente é irresponsável. Nada mais. Ontem, em meio a especulações sobre sua saída do comando do Ministério da Fazenda, Mantega disse que esses comentários são -fofocas-. Se isto for verdade é de se lamentar. O Brasil precisa que Mantega caia fora já.

PEC 37

Voltando à PEC 37 tratei de verificar quais deputados haviam votado a favor da Corrupção. Sem qualquer surpresa encontrei na lista o nome do safadíssimo deputado Valdemar Costa Neto. Aliás, o que mais impressiona é que o facínora continua deputado depois de tudo que fez. Trata-se, certamente, de um grande deboche. Na França de 1789, certamente seria decapitado pelo povo. No próprio recinto da Câmara.

Leia mais

26 jun 2013

SACADA BOLIVARIANA


RECUO

A nefasta e perigosa Constituinte para discutir a Reforma Política, que a esperta presidente Dilma colocou na lista dos PACTOS no seu pronunciamento de segunda-feira, felizmente não prosperou. O curioso é que dando vazão ao gosto petista de mentir, a presidente resolveu dizer que foi mal interpretada. Pode? É lógico que PODE.

SANGUE BOLIVARIANO

Mesmo que o seu pronunciamento esteja gravado e, portanto, disponível para confirmar tudo que afirmou na segunda-feira, Dilma fez questão de mostrar que o sangue que corre nas suas veias, e dos petistas em geral, é sangue BOLIVARIANO.

COPIANDO A VENEZUELA

Portanto, da mesma forma como já aconteceu na pobre Venezuela do falecido (já foi tarde) Hugo Chávez, que aproveitou uma brecha para mudar a Constituição daquele país ao seu bel prazer, o PT também tentou se aproveitar do momento de crise do Brasil para avançar com o seu intuito neo-comunista.

FORO DE SÃO PAULO

Este MAU E PERIGOSO comportamento, para que fique bem claro, é uma das estratégias defendidas, discutidas e aprovadas no Foro de São Paulo, que por sinal fará a sua XIX (19ª) Reunião aqui no Brasil, mais precisamente na cidade de São Paulo.

PLEBISCITO

Acompanhe o meu raciocínio: independente dos entraves jurídicos que estão sendo colocados, se o povo for chamado para dizer se quer ou não uma Constituinte para fazer a Reforma Política, é óbvio que a resposta será -SIM!- É aí, gente, que mora o perigo, pois a partir de então o governo faz a reforma que mais lhe agrada, para se manter no Poder pelo tempo que desejar.

REFERENDO

O correto é apresentar a reforma e, a partir de então, pedir que o povo diga se está ou não satisfeito com a lei. Ou seja, o povo referenda ou não a proposta aprovada no Congresso Nacional. Tudo que se apresentar de forma diferente desta lógica tem nome: GOLPE. Esperta ou safada a estratégia petista, não? Ambas, certamente.

FORA RENAN CALHEIROS!

Enquanto a Câmara tratava de arquivar a PEC 37, antes que os deputados levassem uma surra do povo nas ruas (o que não está descartado), o presidente do Senado, Renan Calheiros, discursava dizendo que é preciso atender, rapidamente, os pleitos do povo nas ruas. Ora, pelo visto Renan não leu a Carta contendo 13 Reivindicações do povo, que foi protocolada no Senado no dia 20/06. No item 9 consta o pedido para que Renan e todos os fichas-sujas sejam retirados daquela Casa. Se fazendo de cego e surdo, Renan disse que é preciso aprovar o PASSE LIVRE para estudantes. Pergunto: - Passe Livre não tem custo? Mais: - Como será a fiscalização da baboseira populista?

Leia mais

25 jun 2013

DOMINADO PELA FRUSTRAÇÃO


CONTINUO DESANIMADO

Os leitores/assinantes do Ponto Crítico sabem o quanto sempre usei da máxima franqueza, da responsabilidade e de fundamentos para me comunicar. Pois, mesmo admitindo que o atual momento do país, com o povo nas ruas, é histórico, o meu desânimo ainda permanece grande.

CONVICÇÕES CERTEIRAS

Ao longo dos últimos cinco anos, principalmente, inclusive por muitos leitores, fui considerado como pessimista nato. Bem na linha do Velho do Restelo, como referiu e classificou a presidente Dilma dias atrás. Pois, ainda assim continuei firme com as minhas convicções, que cada vez mais se definem como absolutamente certeiras.

INTERVENCIONISTAS

É certo que o povo, por ter saído, finalmente, do armário para clamar por reformas deve ser comemorado. O problema é que os nossos governantes, ao invés de tomar medidas certas e promissoras, se mantêm sempre fiéis ao atraso. Ao invés de propor um choque de liberdade na economia, estão respondendo com medidas intervencionistas.

RAZÕES PARA DESÂNIMO

Ontem, por exemplo, o governador de SP, Geraldo Alckmin, anunciou a suspensão do reajuste de pedágios nas rodovias do Estado. E, para aumentar a indignação dos sensatos, ainda negou que a medida -INTERVENCIONISTA- seja populista. Pode? Ora, ora, governador Alckmin...Outra razão que me deixou muito desanimado foram os -PACTOS- propostos pela presidente Dilma, na tarde de ontem. Pois, antes de começar a aplaudir, peço que acompanhem o meu raciocínio:

GASTOS PÚBLICOS

1- CONTROLE DE GASTOS PÚBLICOS - O mínimo que se poderia esperar quanto a este item é que Dilma propusesse uma redução dramática do número de Ministérios, de funcionários CC e encaminhasse uma poderosa reforma da Previdência. Já seria um ato de boa vontade para redução do custo-Brasil. Pois, para desespero do Brasil, nada disso aconteceu.

ROYALTIES E PLEBISCITO

2- ROYALTIES DO PETRÓLEO PARA A EDUCAÇÃO - Mais uma vez este assunto vem à tona sem uma definição da forma como devem ser administrados os recursos (se vierem). Antes da verba é preciso um plano para a educação, coisa que ainda não se viu.3- PLEBISCITO - O tema, como se sabe é pra lá de controverso. Até quem é a favor entende que a proposta esbarra em questões constitucionais. Além do mais, caso prevaleça a ideia, é óbvio que a proposta do governo tem maior chance de ser aprovada.

SAMBA DE UMA NOTA SÓ?

Quanto à proposta de levar a CORRUPÇÃO à categoria de CRIME HEDIONDO, a presidente Dilma não mencionou uma só palavra com relação aos mensaleiros assim como ficou muda com relação aos crimes cometidos pela ex-chefe de gabinete do Escritório da Presidência da República em São Paulo, denunciada pela Operação Porto Seguro, Rosemary Noronha. Pode? Confesso que não me falta boa vontade. Só não posso me deixar levar pelo entusiasmo de um pronunciamento vazio. Não consigo ficar satisfeito só porque o governo diz que está preocupado com a grave situação do país. O aumento do meu entusiasmo depende de propostas que tenham significado e que atendam aos interesses do país. Estas, colocadas pela presidente Dilma, ontem, antes mesmo de me fazerem otimista, me jogaram ainda mais para o terreno do desânimo. Desta vez imagino que não sou mais o SAMBA DE UMA NOTA SÓ. Será?

Leia mais

24 jun 2013

EXTRATO DAS MANIFESTAÇÕES


CRIMES

Vandalismo e terrorismo não podem ser considerados como atos simplesmente inaceitáveis. Ambos são CRIMES, gente. Simplesmente por isso, quem os pratica deve ser punido. Pois, ainda assim, analisando essas duas formas de banditismo pelo grau de prejuízo que cada uma delas causa, o crime mais hediondo é, indiscutivelmente, o terrorismo.

POSTE. SEM LUZ

Como as manifestações populares, que ocupa praticamente todas as capitais do país, e inúmeras cidades do interior, tem oportunizado a ação de vândalos da pior espécie, a presidente Dilma resolveu, na última sexta-feira, fazer um pronunciamento à Nação. Pois, mostrando pouca firmeza Dilma apareceu diante dos microfones bem de acordo com o objeto que a identificou ao ser eleita: um POSTE. Sem luz.

ELOGIADA?

Longe, também, de ser uma Estadista, Dilma disse que apoia as manifestações da sociedade, mas não vai tolerar atos de violência/vandalismo. Como, mesmo assim, a presidente foi muito elogiada por ter feito tal afirmação, proponho o seguinte raciocínio:

RACIOCÍNIO LÓGICO

1- alguém, por acaso, chegou a imaginar que ela se declarasse a favor das badernas? Óbvio que não. Portanto, só por aí os elogios que Dilma recebeu não tem o menor cabimento. 2- impressiona muito, isto sim, que a presidente Dilma não admita a BADERNA e a VIOLÊNCIA, quando ela já praticou o mais puro TERRORISMO. Mais: além de confirmar o que estou dizendo, a presidente se declara satisfeita por ter agido daquela forma. 3- Detalhe importante: nenhum dos baderneiros que foram às ruas nesses últimos dias, que pelos seus atos deveriam estar presos pelo crime que cometeram, fizeram uso de armas de fogo.

ENCRENCA

O governo, nas suas três esferas - Executivo, Legislativo e Judiciário, precisam entender que a tolerância do povo bateu no teto. A Câmara dos Deputados, por exemplo, se não der ouvidos ao povo nas ruas quanto a votação da PEC 37, é porque quer encrenca. ENCRENCA DAS GRANDES, para ser bem claro. Digo mais: entre todos os pleitos, a aprovação da PEC 37 não será tolerada em hipótese alguma.

TÁTICA COMUNISTA

Enquanto a cobra vai fumando nas ruas, o governador Tarso Genro, vestindo o seu surrado traje comunista, em entrevista concedida hoje pela manhã, em várias rádios do RS, afirmou e reafirmou que o vandalismo é coordenado e promovido por forças da extrema direita. Mesmo que partidos de extrema esquerda tenham sido flagrados como protagonizadores da baderna. Pode? Espertamente, Tarso não comentou o fracasso da ONDA VERMELHA, já considerada um dos maiores fiascos dos últimos tempos na área política.

BENS INSERVÍVEIS

A Petrobrás publicou em vários jornais do país um aviso de leilão para venda de BENS INSERVÍVEIS, que será realizado no dia 08/07, no RJ. O leilão, no meu entender, só será completo e decente se nos lotes onde consta tudo que não serve para a empresa fosse colocada a sua INCOMPETENTE DIRETORIA. Que tal?

Leia mais

21 jun 2013

OPINIÕES


RAZÕES PARA AMENIDADES

Além de manifestar, constantemente, a minha opinião sobre este importante momento que o Brasil está vivendo, principalmente depois que o povo decidiu ir às ruas, também tenho procurado ler e ouvir tudo que posso a respeito das razões que levam o povo a protestar e se manifestar.

DAILY TELEGRAPH

Pois, de tantas opiniões que foram dadas até agora para explicar este indiscutível momento de frustração que a sociedade brasileira está mostrando nas ruas e nas redes sociais, uma delas, que me chamou muito a atenção, foi publicada ontem no jornal britânico Daily Telegraph.

RETROSPECTIVA

O bom texto, que leva a assinatura de Daniel Hannanfaz (desconheço a sua formação), faz uma retrospectiva dos acontecimentos políticos nos países da América do Sul, que, nas últimas três décadas saíram ditaduras, passaram por governos neoliberais (keynesianos, no meu entender) e, por puro desespero, acabaram optando pela esquerda populista.

POPULISTAS

Daniel cita, com absoluta correção, que ao eleger Hugo Chávez na Venezuela, Evo Morales na Bolívia, Rafael Correa no Equador, Cristina Kirchner na Argentina e Luiz Inácio Lula da Silva, padrinho carismático de Dilma Rousseff, no Brasil, todos POPULISTAS, esses países passam por dificuldades que podem ser vistas à olho nu.

O DINHEIRO ACABA

Segundo o texto e a realidade, este modelo POPULISTA funcionou por algum tempo. Mas, mais cedo ou mais tarde, como acontece com muitos governos socialistas, o dinheiro acaba. Esse momento, como se vê, chegou para o Brasil. E os brasileiros estão sentindo isso.

FINANCIAL TIMES

Outro jornal britânico, muito respeitado mundo afora, como é o caso do Financial Times, publicou no seu editorial de ontem que: - Em toda América do Sul, cidadãos estão fartos de ouvir como as coisas são boas. E acrescentou que os protestos no Brasil vão causar preocupações nos mercados financeiros a respeito dos mercados emergentes como um todo e podem indicar que a salada política dos velhos dias e o dinheiro fácil do passado podem estar chegando ao fim.

REVOLUÇÃO DOS 20 CENTAVOS

A revolução dos 20 centavos mostra que a fantasia acabou, diz o FT citando que: -espetaculares 10 anos de crescimento- tiraram cerca de 30 milhões de pessoas da pobreza com novas demandas que não foram atendidas.A chamada nova classe média, pode consumir como nunca, mas as mudanças sociais em outros setores não acompanharam as demandas desta nova classe, ainda precária.O editorial cita que não há problema em cultivar a imagem global do Brasil com investimentos de US$ 12 bilhões (cerca de R$ 27 bilhões) em estádios de futebol, mas não quando a vida é tão dura para a maioria.? Eles pagam impostos iguais aos de primeiro mundo e recebem em troca serviços públicos de má qualidade de países em desenvolvimento. Ônibus lotados e tráfego pesado tornam as viagens diárias caras e um desperdício de tempo. A corrupção do governo prevalece. Que tal? Maus esses jornais, não?

Leia mais