EXEMPLO
Se por um lado está cada dia mais distante a possibilidade do Estado do RS vir a ser reconhecido como um bom exemplo entre as demais unidades da Federação, por outro sobram razões para figurar como protagonista de péssimos exemplos para o mundo todo.
VOLTANDO AO NOTICIÁRIO
Como se não bastassem os últimos acontecimentos lamentáveis, como é o caso da Operação Leite Compensado (envenenamento do leite) e da Operação Concutare (vendas e facilitação de licenças ambientais) o RS, ainda considerado por muitos (ignorantes e/ou desavisados) como o mais politizado do Brasil, voltou a ser notícia.
NO FANTÁSTICO
Desta vez, como foi mostrado no programa -Fantástico-, da TV Globo, foram ao ar imagens incríveis feitas por um agente penitenciário, mostrando a fuga de 10 apenados do Instituto Penal de Viamão (cidade da região metropolitana de Porto Alegre) por uma escada de madeira, com o claro objetivo de cometer furtos. O que mais deixou espantados os telespectadores é que mais tarde todos voltaram para o presídio portando sacolas contendo drogas e produtos roubados. Muitos deles carregando armas, entre elas uma submetralhadora.
SEMPRE-ABERTO
O mais curioso é que o Instituto Penal de Viamão, criado em 2004, é o maior albergue do regime SEMI-ABERTO do Estado. Considerando que só em 2013 (quatro meses), 280 prisioneiros já conseguiram escapar, a média é de 2 fugas por dia. Como o governo não faz coisa alguma, o IPV já deixou de ser SEMI-ABERTO para ser conhecido como SEMPRE-ABERTO. Que tal?
ÁRVORES
O pior de tudo é que as mazelas não ficam por aí. A questão que envolve o corte de 115 árvores em Porto Alegre, por exemplo, coisa absolutamente necessária para a importantíssima duplicação da Av. Beira Rio (Obra indispensável para a Copa de 2014), mesmo com decisão favorável da Justiça, ainda continua ameaçada. Simplesmente porque alguns ECOCHATOS não aceitam a decisão. Pode?
AEROPORTO SALGADO FILHO
Mais: no que diz respeito ao aeroporto de Porto Alegre, embora sabido o Salgado Filho é de péssima qualidade. Na comparação com os demais aeroportos ficou entre os piores do país (recebeu nota 3,98). Para desespero geral, o CAMPO DE AVIAÇÃO não sofrerá qualquer alteração (para melhor) para a Copa do Mundo de 2014. Que tal?
NADA SURPREENDE
Aqui entre nós: as razões para tanto descalabro são pra lá de conhecidas. Um Estado em que o governo PETISTA: 1- perde uma montadora de automóveis, caso da FORD; 2- cria uma estatal para tomar conta das rodovias pedagiadas; 3- é transformado em laboratório para experiência comunistas; 4- produz um déficit público monumental pelo aumento absurdo de custos; e, 5- não privatiza a empresa de energia (CEEE), que é, indiscutivelmente, a pior do mundo; não tem como ser um BOM EXEMPLO.Só por aí não há nada que possa vir a surpreender.