Artigos

09 nov 2006

FIM DAS ESPECULAÇÕES


COMUNICADO

A propósito das especulações e notícias que continuam circulando na mídia, a respeito da possibilidade de Jorge Gerdau Johannpeter vir a aceitar algum cargo público no governo Lula, caso venha ser convidado, eis o comunicado que recebi do próprio depois que Gerdau leu o meu artigo de ontem, intitulado Jorge Gerdau para ministro?

NA ÍNTEGRA

COMUNICADO: Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Grupo Gerdau, esclarece que não está em seus planos profissionais ou pessoais a aceitação de convites para compor cargos públicos. Além disso, Jorge Gerdau Johannpeter entende que a sua contribuição para o Brasil pode ser mais construtiva por meio da participação em iniciativas e movimentos empresariais, que buscam soluções para os principais desafios do País.

NA MOSCA

Diante desta manifestação oficial e pessoal, do próprio Jorge Gerdau Johannpeter, nada mais resta a comentar ou especular. Como se vê, embora muita gente ainda não sabia se acreditava ou não na informação plantada na mídia, a minha expectativa, como deixei claro no meu artigo de ontem, era de coisa totalmente improvável. Acertei na mosca. A minha convicção, para deixar bem claro, continua a mesma: caso Jorge Gerdau aceitasse entrar para a equipe de governo passaria a ser o presidente do país uma semana após a sua posse. Alguém duvida?

LEI DA FRAUDE FISCAL

Leis não faltam no Brasil. O cumprimento delas é que é o problema. Tão logo elas são aprovadas pelos poderes legislativos de todas as instâncias, no mesmo instante já se inicia o processo de buscar furos para fugir do cumprimento previsto nas leis.

MAU EXEMPLO

Os governos não fogem à regra. A LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal -, que impede gastos sem que as receitas sejam apontadas, também está sendo burlada ou melhor entendida por alguns governantes que não querem cumprir com o compromisso. É o caso do RS.

FRAUDE FISCAL

Para tentar pagar o 13º salário do funcionalismo as manobras estão sendo montadas para fugir da LRF. Ou seja: quando a lei é boa e exige ordem e cumprimento, o negócio é tentar fraudá-la e não cumpri-la. A pergunta que fica: para que existe a lei? Estamos ferrados.

SIMECAN

Repetindo o clima de total harmonia dos últimos anos, o Simecan vai eleger uma chapa de consenso para a gestão 2007/2009. Roberto Machemer, diretor da CEL Construções Elétricas, assumirá a entidade canoense em substituição a Zenon Leite Neto, da Urano Indústria de Balanças. A eleição é nesta sexta-feira e a posse será no dia 30 de novembro, durante o evento \"Destaques Simecan\", ocasião em que serão premiadas as indústrias associadas que tiveram conquistas importantes ao longo de 2006.

PRÊMIO

O 23º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo contempla profissionais do jornalismo gaúcho que denunciem violações ou enalteçam o respeito aos direitos humanos. As inscrições estão abertas até o dia 15/11.Serão escolhidos os três melhores trabalhos nas categorias Reportagem, Fotografia, Imagem de Televisão, Charge, Rádio, Televisão, Jornalismo Online e Crônica. Há ainda a categoria Acadêmicos, voltada para estudantes de Comunicação Social. As entidades organizadoras também promovem o Troféu Personalidade, dedicado a pessoas que tenham se destacado na promoção dos direitos humanos ao longo do ano.Informações: Arfoc-RS - arfoc@terra.com.br -(51) 3227-6898 e Movimento Justiça e Direitos Humanos - mjdh@terra.com.br - (51) 3221-9130 .

ARACRUZ

Pela quarta vez, a Aracruz conquistou o primeiro lugar na categoria papel e celulose do ranking As Empresas Mais Admiradas no Brasil, na edição 2006 da pesquisa Carta Capital/TNS Interscience. A oitava edição do ranking analisou empresas de 48 setores da economia, e elegeu as mais admiradas a partir da avaliação em 11 quesitos: respeito pelo consumidor; qualidade de produtos e serviços; notoriedade; ética; inovação; responsabilidade social; compromisso com RH; qualidade da gestão; solidez financeira; compromisso com o país e capacidade de competir globalmente.

NOVIDADE

O Festival do Turismo de Gramado segue o padrão de segmentação das grandes feiras mundiais do setor. Em sua 18ª edição, a feira de Gramado vai contar com o 2° Salão de Turismo Rural. O objetivo do salão é apresentar a vocação de alguns destinos nesse segmento. ?O agroturismo tem sido um dos principais vetores para geração de emprego, as pessoas buscam cada vez mais o contato próximo com a natureza e a vida no campo?, salientam as organizadoras do Festival, Marta Rossi e Silvia Zorzanello. Mais informações no site www.festivalturismogramado.com.br .

Leia mais

08 nov 2006

JORGE GERDAU PARA MINISTRO?


ESPECULAÇÕES

Terminado o período eleitoral, onde o povo escolhe seus candidatos, começa imediatamente o período de escolhas, aí pelos eleitos (presidente e governadores), dos seus ministros e secretários. A partir de então, como se sabe, é um vale-tudo de fuxicos e especulações. Até parece convocação e escalação da seleção brasileira onde a imprensa, quando não dispõe de notícias acaba inventando alguma para não passar em branco perante seus leitores e ouvintes.

CONVITE

Agora, por exemplo, estão especulando bastante sobre a possibilidade de Jorge Gerdau Johannpeter vir a preencher algum cargo ministerial. Alguns jornais declaram até que Lula já teria feito o convite. O curioso é que muita gente que, por não gostar de Lula não aceita a presença de Gerdau no governo. Não concordo.

GERDAU PRESIDENTE

Já que é hora de especular vamos, pois, admitir duas hipóteses: 1- de que tal convite ocorra realmente; e, 2- que Jorge Gerdau aceite o desafio. Ora se isto viesse a acontecer é óbvio que muita ordem e respeito começaria a existir na gestão pública. Bom para todos nós. Só que, passados sete dias no cargo, com certeza Jorge Gerdau passaria imediatamente a ser o presidente do Brasil. Lula, se bem comportado, poderia ser seu vice. Até aí tudo maravilhoso.

NÃO PROSPERA

Como estamos trabalhando com hipóteses e especulações, a considerar o fato de que Jorge Gerdau comece mesmo a gostar da idéia, arrisco um palpite: Lula, quando avaliar melhor as hipóteses acima vai desistir. Afinal, ele não quer o bem do país. Quer as vantagens que o cargo oferece. Portanto, desistam da especulação. Não prospera.

A MÍDIA DETESTA LIBERAIS

A mídia, no Brasil, sabidamente detesta os liberais. Rotula praticamente todos, que não são muitos, de forma sempre pejorativa. E quando quer queimar os tipos perante a opinião pública, sempre faz isto: começa anunciando-os como convidados para fazer parte do governo.

QUEIMAÇÃO PÚBLICA

Caso o tal convite, por ventura, ocorra, aí o comunicador se dá bem. Ganha prestigio pela notícia, pelo furo de reportagem. Depois, porém, já devidamente distinguido pela profecia, a ordem é começar a queimação em público pela escolha feita. Jorge Gerdau sabe muito bem disto. Por isto dificilmente aceitaria.

AMIGOS DO ZAFFARI

Ontem, no restaurante Copacabana, Porto Alegre, a família Zaffari ofereceu um magnífico jantar italiano - típico e autêntico-, elaborado por um maitre trazido especialmente de Modena, Itália. Além da boa mesa, os 100 convidados - Amigos do Zaffari- se deliciaram com a apresentação do fantástico Amarcord: Uma Seria Opera Buffa da un\idea di Claudio Mattioli. Espetacular. O grupo se apresenta hoje em Belo Horizonte e no final da semana em Salvador e Recife.

CARTÕES DE NATAL

A SPAAN (Sociedade Porto Alegrense de Auxílio aos Necessitados) aposta na venda de cartões para arrecadar fundos que sustentam a entidade. Os cartões são adquiridos pelo valor de R$20,00 através do telefone: 3247.7400 e, após depósito em conta corrente, são enviados via moto-boy. Entre os diversos motivos dos cartões está o Flor da alegria, utilizado em momentos como nascimentos, batizados e felicitações em geral, como as festas de final de ano. Nos cartões são comunicados ao destinatário o ato da contribuição sem revelar o valor pago. A meta para este ano é atingir a venda de 1.500 unidades. E a renda adquirida será direcionada à conclusão das reformas da ala masculina, troca de piso e reforma dos banheiros da entidade.

20 ANOS

Hoje, 08, o Instituto Liberdade do RS (IL/RS) é homenageado pela FEDERASUL, pelos 20 anos de atividades no Estado. A cerimônia acontece durante o evento ?Tá na Mesa?, que tem como palestrante o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, grande incentivador da entidade.

LOJISTA DO ANO

O Lindóia Shopping divulgará amanhã, 09, o Lojista do Ano. Desde 2001, o empreendimento destaca a empresa que esteve presente durante o ano, atuou em conjunto com a administração do shopping e buscou novas soluções para a superação das dificuldades surgidas no dia-a-dia.

Leia mais

07 nov 2006

O NOVO NÚMERO DOS SONHOS


NÚMERO POR NÚMERO...

O número escolhido por Lula e sua equipe, para definir o crescimento do PIB brasileiros para 2007, está na ordem de 5%. Ainda não entendi porque tanta timidez, tanta inibição, tanta parcimônia. Se for para escolher um número fantasia, daqueles que só acontecem nos sonhos, que seja algo grande e pomposo. Digamos 9,5%, por exemplo. Fica, ao menos, mais estimulante, mais parecido com a China, com a Índia, com a Argentina. Afinal, número por número...

SONHOS

A sociedade brasileira, como já foi bem percebido por Lula, gosta mesmo é de sonhos. Vejam, por exemplo, como agem os gaúchos: todos preferem sonhar e acreditar que a neve ainda cairá de forma abundante em Gramado e Canela, coisa absolutamente improvável. Todo mundo já percebeu que isto não passa de um sonho, mas o mais importante é continuar com a idéia equivocada, com o sonho. Algo que precisa ser alimentado só para satisfazer uma expectativa. Nada mais.

FALTA RESPEITO

Esta mania brasileira de viver de fantasias já chegou também ao nosso PIB. Os brasileiros sabem que, para crescer pra valer é preciso muito investimento. E investimento, para que aconteça, precisa de respeito, precisa de marco regulatório e precisa de segurança jurídica. Como isto não existe no país e o governo não se interessa por estas coisas, nem um crescimento de 5% vai acontecer. A não ser em sonhos. O sonho dos inocentes. Ou dos idiotas.

JÔ DESINFORMADO

Assisti, ontem, a entrevista de Yeda Crusius no Programa do Jô Soares. Como o apresentador já havia anunciado, uma semana atrás, que convidaria a governadora eleita para o seu programa, era de se imaginar que o mesmo procuraria se cercar de algumas informações sobre a realidade política no RS. Nada disso. Jô mostrou ser ridículo e despreparado.

FOI MAL

A paixão que o apresentador mostra pelo PT é fantástica. Tarso Genro é o seu ídolo, pelo visto. A ponto de dizer que fez um excelente governo em Porto Alegre. E mais: disse e repetiu que o PT sempre fez boas administrações no RS. Não sabe coisa alguma de política e de qualquer coisa do RS, este péssimo JÔ.

TODOS CONTRA O MAL

Jô Soares também fez questão de mostrar que pouco ou nada sabe de segundo turno de eleições. A entrevista acabou e ele não conseguiu entender como Yeda venceu no RS. Não procurou se esclarecer que no RS todos se juntam para não deixar o PT voltar a governar. Chega de tanta incompetência.

LÍDERES E VENCEDORES

A Assembléia Legislativa e a Federasul realizam amanhã, 9, a cerimônia de entrega da 12ª edição do Prêmio Líderes e Vencedores. O evento acontece no Teatro Dante Barone, às 19h30. Ao todo, 12 personalidades e projetos culturais e sociais serão premiados em quatro categorias: Sucesso Empresarial, Mérito Político, Expressão Cultural e Destaque Comunitário. Criado pelas duas instituições em 1995, o prêmio incentiva pessoas e entidades a reforçarem a atuação em nome do desenvolvimento.

PROTESTE

Manifeste-se contra a aprovação deste absurdo. Copie e cole a mensagem abaixo e envie aos Deputados. Os endereços de e-mail estão no final do texto.Para conhecer o Projeto de Lei acesse: www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=59325&codAplicativo=2 Senhores Deputados e Senadores, Pior que não haver lei alguma é a existência de Lei que cria riscos e prejuízos aos cidadão.A Lei que tramita na Comissão de Constituição e Justiça deve ser totalmente descartada, pois é fruto da má informação, falta de diálogo e consulta aos especialistas em segurança na rede, a população em geral e trará riscos aos usuários. Exigimos que a população seja ouvida e tenha a oportunidade de manifestar-se; exigimos que sejam criados grupos de estudos formados por especialistas em segurança na rede, entidades de usuários e empresários do setor tecnológico, para formulação de sugestões viáveis, objetivas, práticas e eficazes contra os crimes na Internet. Punir os delinqüentes cibernéticos, sim! Violar a privacidade do cidadão, não! Nada impedirá que os criminosos utilizem informações roubadas de cidadãos honestos para praticarem seus delitos. Como já ocorre na clonagem dos cartões de crédito, telefones celulares, entre outros. O cidadão honesto correrá o risco de ser indiciado em processo, sem sequer saber do que está sendo acusado. A aprovação de lei como está proposta e formulada, compara-se a Lei do Desarmamento, que beneficiaria apenas aos criminosos, não aos cidadãos de bem, que são a maioria. Exigimos de Vossas Excelências a não aprovação desta Lei.

AGENDA ESTRATÉGICA

Acontece hoje o primeiro encontro da Agenda Estratégica do Vale do Paranhana (Igrejinha, Taquara, Parobé, Rolante, Riozinho e Três Coroas). A reunião será no Parque Ecoland, em Igrejinha, das 8h30min às 16h30min. Estão confirmadas mais de 290 pessoas, entre representantes dos trabalhadores, do setor público, de empresários e organizações da sociedade civil. O grupo debaterá o futuro do Vale do Paranhana e quais os caminhos para o desenvolvimento desta região até o ano 2020.

PRÊMIO CNI

Na sexta edição do Prêmio CNI, instituído pela Confederação Nacional da Indústria, o Escritório de Engenharia Joal Teitelbaum chegou pela quarta vez ao podium. A distinção tem como objetivo estimular e reconhecer a contribuição das indústrias para o aumento da competitividade brasileira e ao desenvolvimento sustentável. A solenidade de entrega foi realizada no dia 31 de outubro, na sede da CNI, em Brasília.

Leia mais

06 nov 2006

O QUE PRECISAVA SER DITO E NÃO FOI


PATRIMÔNIO NEGATIVO

Quanto mais leio e ouço que os governos anteriores foram os grandes responsáveis pela venda do patrimônio público no Brasil, mais fico convencido do tamanho da ignorância dos declarantes. Até porque patrimônio só existe se positivo, isto é, o resultado daquilo que se tem menos o que se deve.

SITUAÇÃO FALIMENTAR

A situação das empresas púbicas que foram privatizadas era plenamente falimentar. Era só patrimônio negativo, ou seja, os ativos operacionais existentes, além de sucateados, já não eram suficientes para pagar as dívidas contraídas. Dívidas até então existentes, a bem da verdade. As dívidas a existir eram mais horripilantes, considerando aí as ações trabalhistas cujo volume só era previsto e imaginado. Este rombo, denominado passivo oculto, não tinha um valor definitivo a ser contabilizado.

SÓ DE ALGUNS

É preciso, portanto, desmistificar esta burrice de que havia ainda algum patrimônio a ser vendido. Não existia patrimônio algum, gente. O que havia era um montante de esqueletos, alguns expostos e outros a serem descobertos. Nós só conseguimos nos livrar de alguns deles. Infelizmente, só de alguns.

MAU GOVERNO

Este negócio de ficar dizendo que vai governar para os pequenos, como Lula gosta de afirmar, está provado que, além de provocar o desmantelamento dos grandes, não traz qualquer melhoria para as atividades econômicas. Basta ter a noção clara de que pequenas empresas têm como clientes as grandes empresas, e não o público consumidor pessoa física.

TAMANHO É DOCUMENTO

A vida das pequenas empresas depende da saúde das maiores. Vejam que as GRANDES empresas são responsáveis por 62,3% da massa salarial no Brasil e por 45,6% dos empregos. Os pequenos estabelecimentos (com até 4 empregados) representam 82,1% do total das empresas, mas são responsáveis por apenas 2,5% do total dos salários pagos no país e 4,5% do total de empregos existentes.

DISCURSOS MITOLÓGICOS

As grandes companhias(com 500 empregados ou mais), representam menos de 0,5% do total das empresas, mas respondem por 62,3% dos salários pagos no país e 45,6% da mão de obra empregada. E pagam salários superiores a quatro vezes ao das pequenas empresas. A conclusão, bastante óbvia, é que vários candidatos fizeram, mais uma vez, discursos mitológicos, desconhecendo o ponto de vista prático das coisas e esbravejam, como foi feito com a Ford aqui no RS. Mataram um grande negócio e com ele, ainda no ventre, milhares de pequenos e micro empreendimentos.

VANGUARDA DO ATRASO

Hoje, às 18h30m, na Feira do Livro, em Porto Alegre, os participantes do livro A Vanguarda do Atraso, onde me incluo, estarão à disposição para autógrafos e bate-papo.

TÁ NA MESA

A Federasul recebe nesta quarta-feira, 8, no Tá na Mesa, o presidente do Grupo Gerdau e presidente fundador do Movimento Brasil Competitivo, Jorge Gerdau Johannpeter. Na pauta: Capital Social. Às 12h.

PALESTRAS

A Junior Achievement RS promove, sábado, 11, a 23ª Rodada de Palestras Com o tema ?Trajetória Empresarial de Sucesso? e ?Estratégias de Marketing?, os convidados realizam um bate papo informal com os estudantes, relatando as formas com que obtiveram sucesso em sua carreira profissional. O evento acontece no Teatro do SESC, sábado, das 9h45 às 12h.

CLIMA BRITÂNICO

O clima britânico promete contagiar a noite de amanhã, 7, quando a filial gaúcha da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham) realiza a ?First Pub Night?, no Mulligan Irish Pub, a partir das 19h. O objetivo do evento é promover um descontraído networking entre os associados da Britcham: cada um deles poderá apresentar a si e seus negócios. Na noite ainda haverá a apresentação de Ana Davi, da DS Language Consultants, falando sobre cursos no Reino Unido, informações que são fundamentais para quem deseja estudar neste país.

Leia mais

01 nov 2006

A INTERNET ABENÇOADA


INSTRUMENTO DE LIBERDADE

A cada dia que passa é preciso sempre agradecer, e levantar as mãos para o céu, pela fantástica invenção da Internet. Foi a partir da existência deste poderoso, e autêntico instrumento de liberdade, que todas as pessoas deste mundo puderam dispor e acessar tudo o que realmente acontece, com total transparência.

TRANSPARÊNCIA TOTAL

A Internet é hoje, sem dúvida alguma, o instrumento mais forte e decisivo para oportunizar a transparência plena, geral e irrestrita sobre tudo o que acontece. Mais: está deixando claro o quanto a censura dominava, e ainda se impõe dentro de vários meios de comunicação. Hoje, mesmo que alguns periódicos impeçam certas publicações, em algum lugar da Internet aquele assunto e todas as versões estarão lá, caso alguém queira escrever e se manifestar.

A VERDADE

Quando os leitores podem dispor livremente de todos os pontos de vista sobre tudo o que existe, o julgamento das atitudes se torna muito mais fácil e correto. E a verdade encontrada por ele será tão somente o resultado da sua convicção.

MANIPULAÇÃO

Foi a partir da existência da Internet que muita gente se deu conta do quanto vinha sendo manipulada pelos meios de comunicação. Antes, sem dispor de formas comparativas sobre as informações em geral acreditava e confiava nos noticiários que tinha acesso. Hoje, bastante irritado por ter sido vítima de grandes enganações, até continua lendo os mesmos jornais. Mas só para confirmar o quanto muita gente ainda gosta de ser fraudada com noticias mentirosas ou, pior, censuradas. O desligamento de Olavo de Carvalho da Zero Hora diz bem o que acontece no RS. Foi mal. Muito mal.

ABAIXO O PROVINCIANISMO!

Este julgamento sobre tudo o que os jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão entregam para as pessoas, nas suas regiões, está sendo importante. No RS principalmente, ficou evidente que os nossas empresas jornalísticas são de péssima qualidade. Não merecem ter consumidores esclarecidos ou que queiram se esclarecer. Por isto, e pela vontade de saber, é preciso brindar: Viva a internet! Abaixo o provincianismo!

ENTREVISTA

Entrevistei, ontem, a nova governadora do RS, Yeda Crusius, e seu vice, Paulo Feijó, para o meu programa de TV, que vai ao ar na próxima 2ª feira no Canal 20 ? NetSul, às 21hs. Antecipo isto: 1- Paulo Feijó garantiu que, caso o governo venha a veicular publicidade de serviços e produtos, não haverá discriminação ou perseguição, como ocorreu comigo nos governos Olívio e Rigotto. Feijó, bem mais inteligente, entende que as sempre possíveis criticas feitas a governantes, pelos meios de comunicação, não podem ser respondidas com a retirada da publicidade. Até porque governante não é dono de instituições do Estado, que pertencem à sociedade. Parabéns.

PRÊMIO

Anualmente, a Revista Casa & Mercado promove uma pesquisa de opinião junto aos especificadores de arquitetura e do design de interiores, com a finalidade de perceber as marcas que se destacam no conjunto de empresas fabricantes e lojistas do setor. Este ano a Florense foi eleita a Empresa Cidadã 2006, por se destacar em: ações de preservação do meio ambiente, desenvolvimento de projetos de sustentabilidade, contribuir com programas de responsabilidade social e possuir produtos ecologicamente corretos. Além disso, a Florense se destacou nos quesitos: cozinhas planejadas, cozinhas profissionais, armários para quartos e escritórios.

ÓPERA

O Novotel Porto Alegre está trazendo à Porto Alegre o espetáculo italiano Una Seria Opera Buffa. A ópera mostra no dia 6 de novembro, às 20 horas, no Teatro da AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311) algumas das mais conhecidas árias e propõe ao espectador um contexto novo e cativante nas interpretações líricas. O espetáculo já se apresentou em incursões pela Europa, além de eventos particulares como para o ator Robin Willians, intelectuais e o papa João Paulo II, entre outros.

PORTAL

Acaba de entrar no ar o novo portal da Aracruz Celulose (www.aracruz.com.br). Com uma interface mais moderna e informativa, o site foi totalmente reformulado. A mudança buscou proporcionar mais agilidade na busca por informações e tornar mais fácil a navegação. Na prática, os visitantes terão mais facilidade no acesso a informações financeiras, de meio ambiente, ação social e a posicionamentos da Aracruz.

NATAL

O Moinhos Shopping pretende encantar crianças e adultos a partir do dia 7 de novembro, quando toda sua decoração, denominada Pet Christmas, estará instalada no primeiro andar do shopping. A árvore de Natal, de oito metros de altura, começa a ser montada a partir do dia 1º de novembro. Serão utilizadas ao todo 41.720 micro-lâmpadas e 2 mil bolas decorativas, além de centenas de enfeites. O bom velhinho chega no dia 20 de novembro e permanece no shopping até a véspera do Natal.

JORNADA

A SOFTSUL e o Centro de Empreendimentos em Informática da UFRGS realizam nos dias 28 de 29 de novembro, a VIII JAT ? Jornada de Atualização Tecnológica, que este ano discutirá o WiMax, padrão aberto de conexão a internet em alta velocidade e sem fio. Durante o evento serão apresentadas discussões de mercado, cenário local e mundial, oportunidades e tendências, aspectos regulatórios, disponibilidade de espectros, infra-estrutura e a abordagem dos padrões que atualmente estão sendo discutidos: Nomádico IEEE 802.16d (ou IEEE 802.16-2004) e o Móvel IEEE 802.16e (ou IEEE 802.16-2005). As palestras são realizadas em dois dias completos, distribuídas ao longo da programação de modo a manter o equilíbrio entre a visão técnico-científica e a visão de negócios. Será realizado no final de cada dia um painel de discussões sobre os pontos desenvolvidos durante o dia. Este painel é composto por pesquisadores e empresários convidados e estimula a participação dos presentes com perguntas e respostas.

Leia mais

31 out 2006

OS GAÚCHOS NÃO QUISERAM OUVIR


ENFIM, UM LIBERAL

A lacuna deixada por Roberto Campos na política brasileira começa, felizmente, a ser preenchida. Paulo Feijó, liberal convicto e declarado, é o primeiro a se atrever e que chega à política como cristão novo. E na sua primeira investida já consegue se eleger como vice-governador do RS, na chapa de Yeda Crusius. Bom começo, diga-se de passagem. Parabéns, Feijó.

POSTURA COERENTE

Por ter presidido entidades supermercadistas, tanto local quanto nacional, e mais recentemente a Federasul, boa parte da sociedade gaúcha já conhecia a postura coerente do hoje vice-governador, Paulo A. Feijó, sobre a necessidade de enfrentar a venda de estatais. A falida situação do RS e a falta absoluta de prestação de serviços adequados pelo Estado, nada mais lógico do que pregar um forte enxugamento do governo. Isto é honesto e exemplar.

FEDERALIZAÇÃO

Paulo Feijó já sabia que a campanha de Yeda enfrentaria dificuldades pela forma com que seus opositores explorariam o tema, embora não tenha falado em privatizar o Banrisul. Afirmou ser favorável à federalização do banco estatal para, assim, diminuir o comprometimento da dívida pública com a União, que é hoje superior a 18% da RCL - Receita Corrente Líquida (algo como R$ 120 MM mensais. A entrega da instituição ao governo federal era uma alternativa possível, como muitos outros estados fizeram.

PROES

Para quem não lembra, na década de 1990, quando foram aportados os recursos do PROES, para sanear e salvar o Banrisul, que à época estava totalmente insolvente, o governo do RS tinha duas opções: 1- passar o controle acionário do banco estatal para a União e com isto comprometer 13% da RCL, como os demais estados fizeram; ou, 2- ficar com o controle do Banrisul comprometendo aí 18% da RCL.

OPÇÃO ADOTADA PELO RS

A opção adotada pelo governo gaúcho, como é sabido, foi a segunda. E ela só se justifica desde que a instituição lucre tanto ou mais do que o desembolso adicional dos 5 pontos percentuais (18% menos 13%). Feijó tentou explicar isto, mas contou sempre com a má vontade de alguns setores da imprensa mais inclinados a apoiar Olívio nas eleições.

LULA NÃO PRIVATIZA

A sociedade gaúcha vive pregando a necessidade de renegociar a sua dívida do Estado, no valor de RS 32 bilhões, com a União. Caso isto venha a ocorrer (coisa nada provável porque envolve a concordância de todos os Estados), alguns ativos precisariam entrar na negociação. Admitamos o seguinte: caso o Banrisul fosse parar nas mãos do governo federal, para quem adora empresas públicas não há do que se queixar. Afinal, o presidente é o Lula, do PT, não? E ele, com toda a certeza, jamais privatizaria o Banrisul, não é mesmo? Afinal, o que ele já fez com o Banco do Estado do Maranhão e com o Banco do Estado do Ceará jamais poderia acontecer com o Banrisul. Ou pode? Nunca. Argumentos não faltam, pois o BB é estatal e nunca precisou ser gaúcho para ter agências no RS. Paulo Feijó está cheio de razão. Parabéns!

PRÊMIO ABIMAQ

Até o dia de 5 de novembro estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Abimaq de Jornalismo.Podem participar reportagens sobre o setor de bens de capital mecânico, suas empresas e eventos, veiculadas até o dia 31/10/2006. O valor total dos prêmios chega a R$52 mil, que será dividido em 4 categorias: reportagens de jornais e revistas, rádio e televisão, internet e revistas especializadas. Informações no site da Abimaq: www.abimaq.org.br

PARCEIROS VOLUNTÁRIOS

A ONG Parceiros Voluntários e três OSCs (Organizações da Sociedade Civil) estão dividindo um estande na Praça da Alfândega prestando informações gerais para o público. Cerca de 50 voluntários se revezarão no local, das 13h às 21h, durante todo o período da feira, que acontece até o dia 12/11. A SAM (Sociedade de Auxílio Mútuo), que ajuda pessoas em situação de risco, como depressão; a SPAAN (Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio aos Necessitados), que trabalha no auxílio aos idosos; e a Associação Duas Mãos Quatro Patas, que realiza ações em prol dos animais de rua, são as OSCs que estarão apresentando suas atividades no estande, localizado próximo ao Santander Cultural.

A ERA DO VAGALUME

Cézar Busatto e a jornalista Jandira Feijó se unem neste livro para assumir sua convicção de que a democracia ainda é o melhor caminho para fazer a mudança social com respeito à pluralidade. Isto passa, necessariamente, segundo eles, por um profundo questionamento do papel dos partidos políticos, das organizações não-governamentais, das empresas e, principalmente do Estado, que ao longo dos tempos distanciou-se da sociedade e não conseguiu oferecer respostas efetivas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Lançamento 10 de novembro de 2006 às 19h30min Pavilhão de Autógrafos na Praça da Alfândega52ª Feira do Livro de Porto AlegreEditora da Ulbra.

PRÊMIO

O Prêmio Gestor Público foi criado pelo Sindaf para destacar os projetos desenvolvidos pelos municípios que apresentarem resultados positivos para suas comunidades. O objetivo é incentivar a melhoria da gestão pública, estimulando os gestores municipais em iniciativas inovadoras e criativas e no uso de metodologias de projetos em suas ações governamentais.Todos os municípios do Rio Grande do Sul podem inscrever projetos sem nenhum custo para as prefeituras. De acordo com o regulamento do Prêmio Gestor Público, podem participar até cinco projetos por prefeitura, desde que já implantados e com a possibilidade de avaliar o impacto dos resultados na comunidade beneficiária. A solenidade de entrega do Prêmio Gestor Público 2006, ocorre no próximo dia 7 de novembro, às 19 horas, no Auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa do Estado.

Leia mais