Artigos

27 jul 2006

30% DE LIBERDADE


A CONTA GOTAS

A mudança na legislação cambial no Brasil, apresentada ontem pelo governo, em forma de Medida Provisória, só pode ser considerada um avanço se comparada com a burra lei vigente até então. De forma isolada e diante do que é preciso não passa de uma forma tímida de oferecer alguma liberdade aos exportadores.

MALDITA CPMF

A principal razão para a timidez apresentada em forma de lei, a qual ofereceu meros 30% de liberdade para os exportadores fazerem o que bem entendem com os dólares recebidos por suas vendas, é a maldita CPMF. Depois que o governo provou esta estúpida, porém eficaz, forma de arrecadar, ficou preso a ela de tal maneira que não consegue mais evitá-la.

PRESSÃO DE VENDA

Tenho dito e repetido que o maior responsável pela valorização do real tem sido o exportador. Por ser compulsório e imediato o fechamento do câmbio, quanto maior a exportação, maior a pressão de venda dos dólares. O que promove a sua desvalorização, que, por conseqüência, é a valorização da nossa moeda.

RENDIMENTO FINANCEIRO

Deixando de pressionar tanto, o mercado até pode ficar mais calmo, com menores valorizações do real. Mas, pela timidez da medida, com só 30% de liberdade, o mais provável é que não melhore tanto a cotação da moeda. Até porque o rendimento financeiro aqui no Brasil, por ser superior ao do mercado externo, continuará contribuindo para o fechamento imediato do câmbio.

FIM DA PICADA

Para fechar: a nova lei cambial serve também para mostrar o quando os brasileiros têm dificuldade para conseguir algum tipo de liberdade. Quando ela acontece é sempre pequena. Uma condicional, por assim dizer. Muito vigiada e dependendo de bom comportamento para não deixar de existir. E no caso específico do câmbio, pela existência de um imposto que se mostra impossível de ser revogado. É o fim da picada.

AMARRAS

Os exportadores, os importadores e os empresários brasileiros em geral não sabem se manifestar corretamente. Não insistem em expor que tudo aquilo que promove o nosso pobre fluxo internacional é por razões de baixa competitividade. O nosso custo é extremamente elevado, se comparado com qualquer país do mundo. Principalmente com a China, o desafeto mais referido e pronunciado pelos brasileiros invejosos. Se alguma coisa ainda for feita com o choro demonstrado, visando diminuir o tal custo Brasil, com certeza vamos obter algo como 30% do que é necessário.

AGENDA ESTRATÉGICA

O presidente da Fiergs, Paulo Tigre, será o palestrante da reunião-almoço do Sinduscon/RS, às 12h30min da próxima segunda-feira, 31, na sede da entidade, em Porto Alegre. Falará sobre o tema "Agenda Estratégica - O Rio Grande que Queremos". Informações: fone (51) 3021.3440.

BALANÇO ANUAL

O Porto Alegre Convention & Visitors Bureau (POAC&VB) apresentará terça-feira, dia 1º de agosto, a sua nova diretoria, que assumiu em abril deste ano. A ocasião contará com coletiva de imprensa durante café da manhã, a partir das 8h30min, no Salão Brasília (4º andar) do Sheraton Porto Alegre. Entre os assuntos que integram a pauta do encontro, estão o balanço anual de 2005 e a apresentação do plano de atividades programado até 2008.

PENSAMENTO CORRETO

O presidente da Farsul, Carlos Sperotto, considera que a suspensão das negociações na Rodada de Doha, da OMC, sofreu influência decisiva da entrada da Venezuela no Mercosul. Segundo Sperotto, o Brasil recebeu o troco pela parceria. E lamentou que não tenha sido levada em conta a advertência feita pela Federação das Associações Rurais do Mercosul (Grupo FARM) de que as negociações com a União Européia e os acordos com os EUA seriam seriamente afetados com a presença da Venezuela no bloco. Sperotto disse que "foi um puxão de orelha" e ficou claro que "com esses parceiros não haverá negociação". Para ele, a partir desse fato "é necessário aprender, olhar com clareza o que está ocorrendo na América do Sul". O presidente da Farsul considera que foi perdido todo o espaço que havia sido ganho na compensação dos subsídios concedidos aos produtores de países ricos.

MAIS LEMBRADA

A Aracruz Celulose está entre as dez empresas mais lembradas pela população do Espírito Santo, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Futura. O resultado da enquete foi divulgado hoje no caderno Recall de Marcas, do jornal A Gazeta. Em um local batizado de ?Galeria Aracruz?, 4 cartunistas capixabas fizeram caricaturas dos participantes em folhas de celulose.

MERCOPAR

O sucesso da Feira de Subcontratação e Integração Industrial (Mercopar 2006) pode ser medido pela comercialização de espaços para os expositores. Os 295 estandes foram vendidos em apenas três meses, metade do tempo utilizado na edição de 2005. A 15a. edição da mostra, que acontece de 03 a 06 de outubro no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva em Caxias do Sul, tem ainda uma lista de espera de 20 empresas interessadas em fazer negócios.

Leia mais

26 jul 2006

FALTA DE VISÃO


POUCO CONVENCIDO

Ainda não estou totalmente convencido de que o próximo governador do RS deixará de enviar novo projeto à Assembléia Legislativa pedindo a prorrogação das atuais alíquotas de ICMS sobre combustíveis, telefonia e energia. As contas públicas, a despeito da LDO aprovada recentemente, não se equilibram em 2007 sem: 1- um decisivo corte nas despesas (o que deveria ser feito); ou, 2- um aumento da receita.

A PREFERIDA

O aumento da receita acontece por duas formas distintas e/ou complementares: 1- pelo aumento da atividade econômica (que por si só aumenta a arrecadação fiscal); ou, 2- pela via do aumento dos impostos (sempre a grande preferida dos péssimos governantes gaúchos).

CONVITES RIDÍCULOS

Mesmo convencidos de que o atual governante mais se preocupou em elevar alíquotas de ICMS sobre o que mais promove arrecadação, o curioso é que ainda o convidam para inaugurações, cafés da manhã, almoços e outros eventos mais. Qual a razão? Que tipo de exemplo o governo nos tem dado sobre a forma de melhor administrar? Isto só pode ser coisa de puxa-sacos e analfabetos funcionais. Sai dessa!

SÓ TRÊS

Para deixar bem claro, a realidade no RS é a seguinte: o ICMS sobre combustíveis, telefonia e energia elétrica (só estes três) é praticamente insonegável. E mais: além de não dar trabalho algum para ser arrecadado, o valor cobrado é impressionante, uma vez que representa mais de 60% do total da arrecadação do Tesouro do Estado.

REFORMA FISCAL E TRIBUTÁRIA

Ora, para pessoas minimamente providas de discernimento, uma pergunta se impõe: com esta forma concentrada e simplificada (são só três produtos e/ou serviços) faz-se necessária a existência de fiscais de ICMS no RS? Como é tão simples e eficaz a arrecadação do principal, porquê os demais produtos e serviços não usam uma forma idêntica de tributação?

MANTER A MÁQUINA

A resposta simples e direta: porque, antes de tudo, é preciso manter a máquina pública, os funcionários, gente. Isto explica por si só os porquês da falta de uma reforma tributaria. Pau neles!

DIA DO PACTO

O levantamento parcial do Dia do Pacto aponta para uma média de 17 mil votos em cada um dos três temas definidos para votação, considerados prioritários pela população gaúcha para o Estado enfrentar a crise. Até as 17h30 de ontem, 25, 87 câmaras de vereadores já haviam enviado à Assembléia Legislativa as planilhas com o resultado da consulta. No tema que trata do déficit estrutural e crise financeira foram computados 17.706 votos. As três diretrizes mais votadas foram o controle das contas públicas, a estabilização dos gastos dos poderes e a implantação do teto remuneratório. Já o item modernização da gestão pública, somou 17.470.

CLARO

Depois de três anos no Brasil, Luis Cosio assumirá novas responsabilidades na América Móvil, além de continuar fazendo parte do Conselho de Administração da Claro.

BRECHÓ

Peças novas e preços a partir de R$ 2,00 marcarão o último brechó promovido pelo Instituto do Câncer Infantil do RS (ICI-RS) antes da realização do McDia Feliz, em 26 de agosto. O brechó acontecerá no próximo sábado, 29, e disponibilizará ao público roupas, sapatos e acessórios, masculino e feminino. A atividade acontecerá no Centro de Apoio do Instituto (Rua Francisco Ferrer, 276, bairro Rio Branco), das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia. Os valores obtidos com o brechó são investidos na manutenção do gabinete odontológico e na compra de alimentos perecíveis para a assistência às famílias dos pequenos pacientes. Informações no site www.ici-rs.org.br ou pelo fone (51) 3331-8704.

DIA DOS PAIS

Para comemorar o Dia dos Pais, a Rede Bourbon Shopping preparou o cartão de brinde instantâneo. A partir de R$ 50,00 em compras, o cliente pode apresentar suas notas fiscais e ganhar cartões premiados. Entre os brindes está o CD "Emoções", do pianista e arranjador Eduardo Lages, que trabalha há mais de 28 anos ao lado de Roberto Carlos. Eduardo reuniu neste CD os maiores sucessos do Rei, substituindo os vocais por piano e instrumentos de sopro, bateria e violão. O período da promoção será de dois a 13 de agosto e os postos de troca estarão localizados no Bourbon Shopping Assis Brasil, Country, Ipiranga, São Leopoldo e Bourbon Canoas. As notas fiscais dos hipermercados, estacionamento e quiosques não são válidas para a promoção.

Leia mais

25 jul 2006

O PESO DA CPMF NAS TAXAS DE JUROS


IMPEDIMENTOS

As taxas de juros ? prime -, definidas no Brasil como SELIC, atingiram os seus níveis mais baixos das últimas décadas. Mas, os impedimentos para que venhamos a ter taxas muito menores, se comparadas com outros países, ainda vão persistir por muito tempo, ou melhor, para sempre. Razões:

ÚNICO PAÍS DO MUNDO

Quando o Brasil é citado como país detentor da mais alta de juros deste mundo, por incrível que possa parecer não é citado como o único país que taxa as transações financeiras, como ocorre com a estúpida CPMF. De novo: ninguém cita este absurdo que só acontece aqui e que eleva dramaticamente o custo do dinheiro no Brasil.

PESO BRUTAL

Observem, por conseguinte, o peso que a CPMF vem conquistando, de forma fantástica, a cada redução da taxa Selic. A alíquota de 0,38% sobre uma taxa Selic de 25% ou 30% tem um peso relativamente baixo, mas a mesma alíquota sobre o juro atual, de 14,75%, é brutal. Notem que a taxa atual líquida, descontado o IR de 20%, é de 11,80% ao ano, ou 0,93% ao mês, capitalizados. E a incidência da CPMF, de 0,38%, é em cada transação.

LINEAR E CUMULATIVA

A CPMF, por ser linear e cumulativa, caso não seja reduzida proporcionalmente à redução dos juros vai virar um problema maior ainda. O correto mesmo seria não cobrar o estúpido tributo, mas há sempre os desavisados e equivocados que ainda exigem que o valor arrecadado seja todo ele destinado à saúde. Pode?

O PIOR CONGRESSO DO MUNDO

Uma coisa está bem clara e dispensa maiores explicações: o Brasil e o mundo nunca tiveram um Congresso como o nosso. Ninguém teve um tão ruim, tão corrupto e tão despreparado quanto o parlamento brasileiro atual. O pior de tudo é que mais de 80% dos atuais congressistas vão tentar a reeleição. Desta vez o povo vai ser testado para dizer se gosta ou não de bandidos e safados. Com a palavra, ou melhor, o voto, a sociedade brasileira.

NA CABEÇA E NÃO NOS BOLSOS

Podem inventar o que quiserem quanto à má distribuição da renda no Brasil, repleta de pessoas muito mal educadas. Acreditem: distribuam a renda em parte iguais a todos os habitantes do Brasil e, em questão de horas, o dinheiro voltará sempre, e bem rápido, para os mais inteligentes. Isto prova que dinheiro não está nem nunca esteve nos bolsos das pessoas, mas tão somente na cabeça delas. Ou seja, de quem tem inteligência. Dá-lhe educação e tudo se resolve.

INVESTIMENTOS

Durante o segundo semestre, a Região Metropolitana de Porto Alegre terá investimentos de R$ 1,8 milhão para ações voltadas ao empreendedorismo. O valor será aportado pelo Sebrae/RS, através da Unidade Regional Metropolitana, que anunciou os recursos hoje pela manhã, 25, e os resultados das iniciativas da entidade na região durante o primeiro semestre deste ano.

AGENDA ESTRATÉGICA

Hoje, terça-feira, 25, a Agenda Estratégica estará na Federasul. O projeto ?O Rio Grande Que Queremos? será apresentado na reunião da Divisão de Economia da entidade, a partir das 12 horas, no Palácio do Comércio. Em agosto, o trabalho será concluído e apresentado como sugestão aos candidatos ao governo do Estado. No mesmo mês, será definido o tipo de governança que o projeto terá, ou seja, qual a instituição deverá ser responsável pelo acompanhamento das ações até 2020. Mais informações sobre o projeto no site: www.agendars2020.org.br.

ENCONTRO COM CANDIDATOS

A Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul vai promover no início de agosto um encontro com os candidatos de diferentes partidos a deputado estadual e federal que são engenheiros e/ou arquitetos para um debate com os associados, com a diretoria e com os membros dos conselhos da entidade. A intenção é colocar na mesa de reunião os sérios problemas de infra-estrutura que ameaçam a produção agrícola e industrial do Estado com um "apagão logístico".

FESTA

Gastronomia e música de alta qualidade para finalizar o mês de julho com chave de ouro em uma festa animada e elegante. Assim é a Sheraton Private Party, que agita a noite gaúcha no último sábado de cada mês. A 4ª edição do ano, no sábado (29/07), inicia com jantar à luz de velas a partir das 20h30min no restaurante Clos de Moulin com um cardápio à la carte preparado pelo chef Mauro de Souza. O local oferece, além de charme e visão privilegiada da cidade, a facilidade e segurança de estacionamento dentro do Shopping Moinhos.

Leia mais

24 jul 2006

O NOVO FORO DE SÃO PAULO


UM SILÊNCIO INEXPLICÁVEL

Lá por 1995, quando passei a escrever e falar sobre os objetivos do Foro de São Paulo e seus participantes, muitos me taxaram de exagerado. Poucos anos depois, ainda considerado um alarmista, alguns ao menos já me deram ouvidos. Hoje, o tal movimento comunista latino americano denominado Foro de São Paulo, cujos princípios e componentes a imprensa brasileira prefere, de forma inexplicável, manter fora do conhecimento do povo já está ganhando um novo, perigoso e importante contorno.

NOVA IDENTIDADE

No final da semana passada, em Córdoba, Argentina, os líderes do mais atrasado grupo deste mundo, que representam o tal bloco comunista da América do Sul (Foro de São Paulo), praticamente acertaram a nova identidade que a entidade passará a usar, oficialmente, agora sem qualquer tipo de disfarce. O Foro, gente, passará a ser chamado de Mercosul.

MEMBRO FINANCIADOR

Os membros do Foro de São Paulo, praticamente todos, já fazem parte do Mercosul. Uns de forma oficial, outros como movimentos integrantes dos países membros. Mas, a chegada recente e definitiva da Venezuela, além de ser um importante membro comunista, é que deu ao caixa da nova entidade o impulso necessário para as obras de financiamento da catequização dos povos latinos.

BLOCO POLÍTICO-IDEOLÓGICO

Como se vê, o único disfarce que será preservado é para que muitos pensem que a associação é para firmar e desenvolver o bloco comercial. Engano puro. Na realidade tudo não passa de um vigoroso bloco político que vai negociar e comercializar a ideologia comunista cubana. Lamento, mais uma vez, o silêncio da chamada grande imprensa sobre os propósitos firmados e definidos na Reunião de Cúpula no último final de semana.

A GRANDE ESTRELA

Tudo aconteceu como previsto e de forma grandiosa. O grupo comunista formado em 1989, por ocasião da queda do Muro de Berlim, escolheu a dedo o local do encontro: Córdoba, Argentina. Córdoba é a terra natal de Che Guevara, que de antemão já é padrinho deste novo Mercosul. E como convidado especial, o líder maior da região, Fidel Castro, foi a estrela.

CONSAGRAÇÃO

Companheiro de primeira hora do mártir Che Guevara, Fidel Castro discursou sob os olhares e ouvidos atentos dos líderes menores, como Hugo Chávez, Kirchner, Lula, Evo Morales entre outros. De forma indisfarçável, a cada frase dita por Fidel, eles movimentavam suas cabeças sempre concordando com grande chefe. Foi, realmente, uma consagração e tanto.Creio que não serei mais taxado de exagerado. Mas, infelizmente, já ficamos com menos força para evitar o caos. Eu fiz o que pude e perdi.

PALESTRA

A Ordem dos Advogados de São Paulo e o Instituto de Estudos dos Direitos do Contribuinte promovem, dia 26, às 9h30min, no Salão Nobre da OAB/SP, palestra sobre:FILOSOFIA FISCAL, POLÍTICA FISCAL E CÓDIGO DE DEFESA DO CONTRIBUINTE. As inscrições gratuitas podem ser feitas através do e-mail apoio@direitosdocontribuinte.com.br.

PARCERIA

A Fiat Automóveis assinou contrato anual de parceria com o Sport Club Internacional e o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense para a exposição de sua marca. Essa estará exposta em vários pontos nos estádios Beira-Rio e Olímpico, revitalizando alguns locais e auxiliando na sinalização interna e externa facilitando o acesso e saída do público.

SEMINÁRIO

Amanhã, 25 de julho, a Deloitte organiza seminário no Hotel Deville (Av. dos Estados, 1909) em Porto Alegre, para apresentar os benefícios e os requisitos do Linha Azul, novo regime aduaneiro da Receita Federal destinado aos grandes exportadores de manufatura. O evento é destinado para profissionais da área de finanças e de logística, como controllers, contadores, auditores internose demais profissionais da área financeira e de comércio exterior e irá apresentar os benefícios e os requisitos deste regime aduaneiro da Receita Federal destinado aos grandes exportadores de manufatura. Informações e inscrições pelo site: www.eventosdeloitte.com.br ou pelo telefone 3327-8801.

MEETING

Dia 28 de Julho, as 14 hs, será organizada mais uma edição do UNIVER TECH Meeting. Uma oportunidade para os operadores do mercado de seguros conhecerem o Web Apólice, software de Gestão para Corretoras de Seguros. Importante ressaltar que o evento é gratuito, bastando apenas solicitar a inscrição pelo e-mail contato@webapolice.com.br, sem limite de participantes por empresa, mas limitado a 50 pessoas.

Leia mais

20 jul 2006

A LEGISLAÇÃO E A FLUTUAÇÃO


FORA DE FOCO

As críticas sempre repetidas, diariamente, feitas por alguns maus governantes e pobres empresários à política (?) cambial do governo mostram vários absurdos: 1- um enorme desconhecimento sobre o assunto; 2- interesses eleitoreiros que satisfazem eleitores ignorantes na matéria; e, 3- o tempo perdido por não haver uma reivindicação correta daquilo que é realmente importante.

LEGISLAÇÃO E FLUTUAÇÃO

O regime de câmbio flutuante, hoje praticado corretamente, é uma mera transferência de risco, que antes era exclusivamente suportado pelo governo, para o mercado. Portanto, nada mais justo do que permanecer com a flutuação. Onde está então o problema, que até hoje os governantes, principalmente do RS, não atacam? Simples: está só na legislação cambial. Portanto, não confundam flutuação com legislação.

FALTA DE LIBERDADE

As exportações, no Brasil, são tímidas e pouco estimulantes simplesmente porque não há liberdade cambial para quem exporta. A lei manda que, tão logo sejam recebidos os valores em dólares pelo produto vendido no exterior, a conversão em reais deve ser total e imediata. Na troca da moeda deve ser paga, naturalmente, a CPMF pela transação, assim como o spread cambial (diferença de preço entre a compra e venda da moeda).

AMARRAÇÃO ESTÚPIDA

Esta ridícula e lamentável amarração, fiscal e financeira obrigatória, somada à burocracia dos inúmeros contratos que os negócios exigem, custa muito mais do que a reclamada valorização do real frente ao dólar. Isto é o que está matando o exportador, não o valor do câmbio. Aos críticos da flutuação seria melhor que entendessem que, soltando as amarras, que nos remetem à idade média, tudo melhora. Infelizmente, esta manifestação de vontade não é percebida nos incompetentes.

VISÃO FISCALISTA

Agora que estamos diante de uma possível mudança na legislação cambial, já se sabe que a mesma será tímida. Uma meia liberdade, como se isto fosse possível. O governo, por exclusiva falta de visão, ou melhor, por ter uma visão excessivamente fiscalista, não admite abrir da CPMF de uma transação que não existe.

ONDE ESTÃO OS CRÍTICOS?

É isto mesmo. O governo quer cobrar um imposto dos exportadores, pela lei proposta, mesmo que eles não troquem os dólares por reais. De novo: a Receita não quer perder arrecadação mesmo que o fato gerador não ocorra. Pode? Onde estão os críticos da chamada política cambial, gente? Onde?

PACTO PELO RIO GRANDE

Encerrados os debates na Capital e em fase de conclusão no Interior para a busca de medidas convergentes com o objetivo de tirar o Estado da crise, acontece agora mais uma importante etapa na consolidação das propostas do Pacto pelo Rio Grande. No dia 24, câmaras de vereadores e prefeituras de todo o Estado darão a sua contribuição neste processo ao realizarem o Dia do Pacto. Em formato de audiência pública, a mobilização visa a ampliar a conscientização da sociedade em relação ao projeto lançado pela Assembléia Legislativa em 15 de maio.

NOVA DATA

O CDRH SOFTSUL informa que por problemas de ordem profissional do palestrante, foi transferido para dia 25 de julho o workshop ?Profissionais de TI: Como e onde encontrá-los??, que aconteceria hoje, 20 de julho. Mantém-se mesmo local e horário: das 19h às 22h, no Tecnopuc ( prédio 96D, sala 208).

FESTIVAL DE TURISMO

Empresas hoteleiras demonstram interesse em expor seus diferenciais no 18° Festival do Turismo de Gramado, que é considerado um dos maiores na área de turismo da América Latina. O evento acontece de 16 a 19 de novembro, no Centro de Eventos Serra Park, em Gramado.

ARACRUZ

O monitoramento de avifauna nas propriedades da Aracruz, realizado em parceria com a Fundação Pró-Natureza (Funatura), resultou em mais uma revelação. Recentemente foi descoberto, nos plantios de eucalipto, um ninho da espécie Aratinga áurea dentro de um cupinzeiro. O papagaio-rei, como é popularmente chamado, mede cerca de 34 centímetros, tem a cauda longa e sua plumagem varia do amarelo ouro ao verde bandeira, além do laranja na cabeça. O estudo das aves é um importante indicador de qualidade ambiental nas áreas de plantio de eucalipto e a presença delas está relacionada à oferta de recursos que incluem alimentação, condições de abrigo e reprodução. Para ver mais detalhes das aves encontradas nos monitoramentos da Aracruz acesse o link: www.aracruz.com.br/web/pt/ambiente/

Leia mais

19 jul 2006

UM ESTÍMULO A SAFADEZA


SANGUESSUGAS

A divulgação da lista dos 57 deputados sanguessugas, e o fantástico rombo por eles praticados nas contas públicas, além de trazer à tona outro sensacional escândalo, é também um forte estímulo às pessoas que estão querendo vencer na vida sem dar a mínima importância às questões de ordem moral.

O NEGÓCIO É COPIAR

Observando a incrível impunidade reinante, e a magnífica facilidade para ingressar no mundo das fraudes, só não é corrupto quem não quer. Pela insistência com que os políticos praticam safadezas, a impressão deixada é que as oportunidades devem ser sempre aproveitadas. Portanto, se estes e outros deputados fazem isto com tamanha tranqüilidade, só as bestas não copiam.

NEM O IMPOSTO

Assim como aconteceu na CPI dos Mensaleiros, que mesmo depois de flagrados e, inclusive, terem confessado seus crimes, nenhum político envolvido devolveu o produto roubado. E, pasmem: também não pagaram imposto algum pelo valor roubado e não devolvido. Uma loucura.

MITO

A fama obtida pelo povo gaúcho ao longo dos anos, de que é muito politizado e cheio de solidariedade, não passa de um grande mito. Estas impressões que grande parte dos brasileiros ouvem falar, se por ventura foram verdades, hoje já não fazem parte da historia do RS.

FALSAS AFIRMAÇÕES

A mentira é muito parecida como a falsa afirmação, atribuída ao general francês, Charles De Gaulle, de que o Brasil não é um país sério. A frase, como poucos sabem, foi uma tradução errada de um repórter sobre uma declaração dada pelo general ao embaixador brasileiro na época. A publicação da frase, que nunca foi dita, embora todos concordem, ficou na cabeça dos brasileiros. Sem o desmentido, até hoje a invenção, ou mentira muitas vezes repetida, virou uma verdade .

AINDA O PACTO

Povo politizado e solidário, com certeza não precisaria de Pacto. Simplesmente, porque nunca deixaria as coisas ficarem do jeito que estão no RS. Isto é coisa de gente muito despreparada e conivente com o absurdo. Tudo aquilo que o tal Pacto pelo Rio Grande está a exigir é um puro exemplo da permissividade total e da irresponsabilidade ao longo dos governos anteriores. Daí o mito. Não somos, portanto, politizados.

PACTO

O coordenador executivo do Pacto pelo Rio Grande, deputado Cézar Busatto, não dará entrevistas sobre a manifestação do presidente do Tribunal de Justiça, Marco Antonio Barbosa Leal, mas tem a seguinte declaração a fazer: \\\"Só tem sido possível construir o Pacto pelo desprendimento de todos. Seria importante que o desembargador Barbosa Leal compreendesse que acima de interesses individuais está o interesse maior de todos os gaúchos\\\".

ADVB

Na próxima terça-feira, 25, a ADVB-RS retoma suas tradicionais reuniões-almoço. O Cardápio de Negócios contará com a presença do presidente do Conselho Nacional de Propaganda (CNP), Hiran Castello Branco, como palestrante.

PALESTRA

Acontece na terça-feira, 1º de agosto, na Conte Freire, a palestra ?Perspectivas para o Mercado de Ações?. O evento é gratuito e está aberto à participação do público. A palestra, dentro das ações da Conte Freire para informar seu público e clientes, será ministrada pela economista Bruna Delboni, sócia da XP Investimentos, que apresenta o panorama e tendências atuais do mercado de ações, além de indicar as principais perspectivas e previsões para a Bolsa de Valores até o fim de 2006.

SEMINÁRIO

A Associação do Aço do Rio Grande do Sul (AARS) realiza no dia 25 de julho, na sede da Fiergs, o seminário Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável. O evento tem por objetivo apoiar as empresas na sistematização dos processos relacionados a questões como transparência, ética e perpetuidade dos negócios. Serão abordadas, especialmente, diversas Normas de Sistemas de Gestão como a NBR ISO 14001, SA 8000 e a recentemente editada NBR 16001. Informações/inscrições: fone (51) 3228.3216.

Leia mais