Artigos

23 fev 2006

O PRAZER DE ESTAR NO QUINTO MUNDO


PENDURICALHOS POPULISTAS

Os diversos penduricalhos que compõem as folhas de pagamento dos trabalhadores brasileiros formais, identificam o nosso fantástico prazer em fazer parte do quinto mundo. Coisa típica de país mais do que subdesenvolvido, gente. Um destes absurdos é o 13º salário que muitos trabalhadores formais fazem questão de receber só em dezembro, pelo que dizem as pesquisas. Apesar de ter sido sugerido que o valor fosse pago em parcelas mensais somadas ao salário de cada mês, a ignorância mostrada foi tão grande que eles preferem mesmo receber no final do ano. Fazer o quê.

VALE TRANSPORTE

Uma outra estupidez é o Vale Transporte, coisa que virou moeda em circulação no mercado, onde inúmeros agentes operam comprando e vendendo o produto com ágio e deságio. Isto sem falar nos assaltos e roubos para obter a tal moeda. Nos últimos dias, como novidade, surgiu a possibilidade do Vale Transporte vir a ser pago em dinheiro, eliminando, assim, a forte manobra dos cambistas. Pronto. Foi um fuzuê.

SALÁRIO TRANSPORTE

O Vale Transporte, desde sempre é um negócio onde muita gente vive dele. E alguns já estão reagindo fortemente às mudanças achando ruim a simplificação através do pagamento em dinheiro. Além de tirar as gangues de um esquema, o novo critério ainda passará a esclarecer melhor o subsídio, que passará a ser conhecido Salário-Transporte, coisa que ninguém reconhecia antes, apesar de verdadeiro. Como se vê, há aqueles que entendem que bom mesmo é o povo permanecer ignorante. E cheio de penduricalhos. E os sindicatos? Nada.

TRANSPARÊNCIA

O melhor mesmo é que estes penduricalhos deixassem de existir. As tais vantagens, que muitos afirmam serem conquistas dos trabalhadores, deveriam fazer parte integrante do salário para que tudo ficasse bem transparente. O ônus de quem paga os penduricalhos deforma a realidade salarial a ponto de nunca ser reconhecido por quem os recebe. O senador Paim, para variar, é contra o sistema de recebimento do Vale Transporte em dinheiro, o que garante que seria bem melhor. Para entender: em tudo o que Paim se mete é sempre para piorar aquilo que já é muito ruim.

ILHA DA PERDIÇÃO

E duro de entender, mas é a mais pura verdade. Muitos gaúchos provam, dia após dia, que não são adeptos da liberdade. Adoram, isto sim, proteções governamentais. Ao exigir por parte do governo a adoção de barreiras a produtos importados, mais vão se isolando do resto do mundo. Incapazes de produzir em mercados competitivos correm o risco de deixarem de vender pelos mesmos motivos que se defendem. Os prejudicados, pelas medidas pretendidas, vão acabar deixando de comprar produtos gaúchos. Ou seja, o RS quer ser uma grande ilha. A ilha da perdição.

PRAGAS

O ano de 2005 foi considerado péssimo para o sul do Brasil, onde a produção foi fortemente atingida pela estiagem climática. Mesmo que em 2006 este raio não caia com a mesma força no mesmo lugar, o que nunca está descartado onde há imprevidência, outra ameaça paira na venda de vários produtos: a gripe aviária. Mesmo que o vírus não esteja no Brasil, os países compradores estão encolhidos. Assim, a desvalorização das commodities já começa a ser sentida de forma dramática.

PLANO DE AÇÃO

A Assespro-RS, preocupada com falta de mão de obra especializada e com as empresas de tecnologia do Rio Grande do Sul, responsáveis pela implantação dos Pólos de Tecnologia, que projetaram o RS e hoje são atrativos ao capital estrangeiro, dará início a um Plano de Ação que deve envolver desde as escolas de ensino médio para a conscientização da importância do Mercado de Tecnologia e seus crescimento nos próximos 10 anos.

FRAUDE NA INTERNET

A mais nova fraude da internet, como tantas outras que chegam às caixas de seus destinatários, vem sob o nome de alguém confiável, deixado o usuário completamente desprevenido com relação a riscos. Desta vez o algoz utilizou o nome do Bradesco NetEmpresa e através de um e-mail, com todas as características de um que aparenta ser legítimo, solicita download de um certificador, fazendo com que o usuário na verdade baixe o cavalo de tróia Trj/Banbra.BTM.Instalado, o trojan solicita a introdução do CD ou disquete onde está o certificado digital do banco e a chave mestra e através do Banker.BTM envia ao fraudador os arquivos correspondentes, que passa a utilizar as contas como se fosse o proprietário legítimo. Com mais este novo caso, fica clara a necessidade da segurança de conteúdo, pois de outra forma, não só a porta fica aberta para a entrada de vírus como também todos os outros riscos da internet.

SIMPÓSIO

Já estão abertas as inscrições para o III Simpósio de Terapia Endovascular que será promovido pelo Instituto de Cardiologia - Fundação Universitária de Cardiologia nos dias 24 e 25 de março. O evento é voltado para médicos e estudantes de medicina e faz parte dos programas de educação médica continuada e fóruns de discussão do Serviço de Diagnóstico e Tratamento Endovascular do IC/FUC. Informações e inscrições na Plenarium Organização de Congressos pelo fone (51) 3311.8969 ou (51) 3311.9456. Vagas limitadas.

IMPOSTO DE RENDA

Os clientes do Banrisul podem receber antecipadamente a restituição do seu Imposto de Renda Pessoa Física do ano-base 2005 e do 13º salário de 2006. Duas linhas especiais de crédito permitem a antecipação de até 70% do valor a ser recebido. Os interessados podem procurar as agências do Banrisul, a partir da próxima quarta-feira (01/03), e solicitar o crédito.

Leia mais

22 fev 2006

A ARTE DE MAL INFORMAR


MANCHETES EQUIVOCADAS

Os jornais brasileiros, na sua grande maioria, de forma muito errada, deram como manchete que haverá um aumento do preço da gasolina devido a uma menor adição de álcool na mistura do combustível. Uma burrice sem tamanho, pois a gasolina, só por isto não aumentará de preço coisa alguma. O que pode acontecer, caso o governo não compense a medida com uma diminuição do percentual da CIDE, é o encarecimento da mistura, não da gasolina. A Petrobrás, para deixar claro, não está fazendo qualquer reajuste com a decisão.

ONDE FALTA A COMPETÊNCIA

Reafirmando o que escrevi ontem, coisas assim bastam para provar o quanto a nossa imprensa está muito despreparada ou tendenciosa. Notícias como estas, de forma tão equivocada, educam mal e influenciam negativamente o povo. Que, por ser pouco educado, acaba sempre se revoltando contra quem tem menos culpa. Este é o jornalismo que precisa de um Conselho? Nao. Só precisa ser competente.

COPA DO MUNDO

Pelo mau futebol que vários atletas brasileiros estão apresentando nos últimos jogos na Europa, exceção feita a Ronaldinho Gaúcho e Kaká, a seleção brasileira de futebol vêm diminuindo muito as chances de chegar ao hexa. Como a torcida prefere comemorar tudo por antecipação, vai acabar entrando numa forte frustração em caso de desclassificação do Brasil na competição. Para evitar este mal há uma esperança: basta não acontecer o Mundial. Sem dramatizar, observem o que está acontecendo no país-sede da Copa:

NOTÍCIA DE BERLIM

Uma notícia veiculada hoje, no jornal Bild, de Berlim, deixou o governo alemão muito preocupado. Tudo por conta dos rumores de que a Copa do Mundo está ameaçada por um possível surto de gripe aviária. O Partido Verde, e vários especialistas em doenças infecciosas do país, estão chamando a atenção para esta possibilidade. O certo, porém, é que a propagação do vírus H5N1, da gripe aviária, ainda pode ameaçar a realização da Copa. O temor de especialistas é que o vírus se torne transmissível de uma pessoa para outra nos próximos meses - uma hipótese considerada improvável, mas possível.

ESCONDER O VEXAME

Por ora, o governo alemão garante que a Copa do Mundo não está ameaçada e que não há motivo para pânico. E o comitê Organizador do Mundial sequer quis comentar as afirmações do Partido Verde. Do nosso lado, caso os nossos atletas não melhorarem muito as suas aparições, a idéia de cancelamento pode ajudar para esconder o vexame. Que tal?

MANIFESTAÇÃO COMPLICADA

Tenho acompanhado as manifestações, protestos e os desdobramentos com relação a cobrança de pedágio na rodovia RS-40, em Viamão. A Brigada Militar do RS, que tem falhado em muitas coisas, pelo menos neste caso está coberta de razão ao impedir que os usuários deixem de transitar livremente na estrada. O que mais me chama a atenção, no entanto, é que boa parte da imprensa, de forma inexplicável, deixa de revelar que a grande maioria dos manifestantes se compõem de pessoas ligadas ao MST, do PT, do PSOL e de funcionários da Prefeitura. O número de usuários é mínimo. Ou seja: os baderneiros entram para dar a impressão de que o correto sempre está errado.

SINAIS DE VIDA

De acordo com Sérgio Lewin, presidente do Instituto Liberdade do RS, o pensamento liberal tem mostrado sinais de vitalidade, intensificando atividades com este tema no formato de congressos, colóquios, debates, entre outros eventos. O sucesso no estado gaúcho está ligado ao envolvimento direto de formadores de opinião intelectuais, empresários e profissionais liberais de diversas classes e setores sociais com as idéias libertárias. Por este motivo, é que o RS foi escolhido para sediar o 1º Congresso Anual da Rede Liberal da América Latina (Relial), que será realizado de 31 de março a 2 de abril, que reunirá representantes de movimentos liberais de 14 países, além dos presidentes das principais instituições liberais do Brasil.

INVESTIMENTO

A Pólo Indústria e Comércio anunciou investimento de R$ 100 milhões em uma nova linha de produção de polipropileno biorientado (BOPP), no Distrito Industrial de Montenegro, RS. Serão produzidas 30 mil toneladas/ano de BOPP, que serve de matéria-prima para fabricação de embalagens plásticas.

VENTURE CAPITAL

O mercado brasileiro de Private Equity e Venture Capital deve crescer em 2006, estimulado pelo surgimento de novos fundos e pela aprovação da MP 281, que garante isenção de impostos aos investidores estrangeiros. Essa é a opinião de Bernard Appy, Secretário de Política Econômica do MF, que participou em Porto Alegre do Congresso ABVCAP 2006, promovido pela Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital.

EVENTO

Já estão abertas as inscrições para o evento ?Desafios e Soluções de Crédito Imobiliário no Brasil ? Palavras Construtivas: Edição Especial 2006? promovido pela Companhia Província de Crédito Imobiliário no dia 24/03, na FIERGS em Porto Alegre/RS, das 09h às 18h.Estão confirmadas as presenças do presidente do STF, Ministro Nelson Jobim, e a vice-presidente, Ministra Ellen Gracie Northfleet, que discutirão aspectos jurídicos do crédito imobiliário, como as regulamentações do Sistema Financeiro da Habitação - SFH e Sistema Financeiro Imobiliário - SFI e a segurança jurídica dos contratos como fator de crescimento econômico.

Leia mais

21 fev 2006

BALANÇOS EM PROFUSÃO


BONS RESULTADOS

Está difícil admitir que o ano de 2005 tenha sido frustrante para os negócios e para a economia. A considerar pelos balanços das empresas listadas na Bovespa, que começam a ser divulgados em profusão, a coisa não é bem assim. A produtividade das empresas aumentou e os lucros apareceram deixando os acionistas bastante satisfeitos. Apesar do câmbio desfavorável.

EXPANSÃO DO CRÉDITO

As instituições financeiras, aproveitando a magnífica expansão do crédito, facilitada pelo governo com os empréstimos com desconto em folha, não têm o que se queixar. Assim, 2005 acabou sendo um ano de ouro, sem a menor dúvida. O curioso é que a imprensa divulga os resultados, mas os repórteres e jornalistas destes mesmos jornais que imprimem os balanços, não lêem o que comentam. Ao invés de investirem nos bancos, comprando ações no mercado, se satisfazem agredindo as instituições só por terem conquistado lucros.

JORNALISTAS DESPREPARADOS

Se as taxas de juros altas favorecem o setor financeiro (o que é a pura verdade) deixando muita gente irritada, a lógica seria criticar aqueles que promoveram esta situação e não quem está operando alguma solução. O governo, que além de incapaz, também encontra dificuldades brutais para cortar gastos, coisa que foi estrondosamente agravada a partir da promulgação da Constituição de 88, precisa muito de dinheiro. Estes jornalistas despreparados precisam concentrar seus esforços críticos nas reformas que não são feitas e que ajudam a engordar o ganho dos bancos.

VALOR RELATIVO

Outro aspecto que precisa ser bem entendido: o lucro de qualquer empresa, para que possa ser definido como bom ou ruim, não pode ser medido pelo valor divulgado em reais. Antes de tudo é preciso conhecer o valor relativo do resultado, ou seja, o percentual sobre o patrimônio da empresa ou sobre o seu valor de mercado.

COMPARAÇÃO

Os investimentos, por óbvio, precisam ser remunerados. E os ganhos comparados com os resultados de outros investimentos. Mesmo com lucro muitas empresas não conseguem dar aos seus acionistas uma remuneração melhor do que uma simples aplicação em títulos públicos.

SEM ÓDIO

Venho percebendo que o ódio manifestado às empresas que dão lucro vem aumentado. E muitos comunicadores aceleram este ódio muito mais por falta de esclarecimento sobre os negócios do que por incompetência. Da mesma forma odiosa também não estão aceitando a isenção do IR sobre aplicações feitas no Brasil por estrangeiros. Só para esclarecer: qualquer brasileiro que queira investir no exterior, em qualquer país sério, não paga IR sobre os ganhos obtidos. A incidência ocorre quando os recursos foram internados no Brasil, como manda a lógica. Nós só estamos nos identificando com quem já faz isto há muitos anos.

TOP 10

O site da Fundação Iberê Camargo classificou-se, pelo terceiro ano consecutivo, para o Top 10 do Prêmio iBest, Oscar da internet brasileira. Até o dia 9 de março, os internautas podem votar para a classificação do site no Top 3, representando os melhores do País. A fundação disputa o troféu nas categorias Arte e Cultura e Regional RS.

PARCERIA

Na próxima quinta-feira, 23, às 14h30, a SecretariaMunicipal do Meio Ambiente, de PAlegre, e a empresa Aracruz Celulose firmam parceria para irrigar as mudas de árvore plantadas na Avenida Campos Velho e em toda extensão da Terceira Perimetral, até o Monumento Laçador. O ponto de encontro é o canteiro central da Avenida Salvador França, esquina com Ipiranga. Aracruz contratou uma empresa para percorrer os trechos com um caminhão pipa, duas vezes por semana. O convênio tem validade até 15de maio.

PROGRAMA DE BONIFICAÇÃO

O Univias lançou esta manhã um programa de bonificação para os usuários freqüentes da RS/122 proprietários de veículos com placas de Farroupilha. O sistema é bastante semelhante ao programa lançado na última semana para veículos de Viamão. A partir do próximo dia 22, a empresa começa a receber a documentação dos interessados (documento de identidade e certificado do veículo emplacado em Farroupilha) na praça de pedágio da RS/122. Saliento que este é um benefício distinto ao oferecido para os moradores das localidades de São Roque, Santos Anjos, Monte Bérico, São João, Menino Deus, Forqueta e Linha Julieta, vizinhas à praça, que têm desconto de 60% sobre o valor da tarifa.

DESFILE MILKA

A estilista Milka traz este ano a Espanha como tema de seu desfile. -ESPANÃ 2006- acontecerá no dia 26 de março, no Centro de Eventos da PUC as 19h19min. Os ingressos podem ser adquiridos na Maison da Giordano Bruno ou reservas pelos fones 3331.5927 e 3332.9020, pelo valor de R$ 25,00. Este ano a entidade beneficiada será o Hospital Espírita .

EXPOAGRO

O Grupo Gerdau destaca na Expoagro Afubra a sua linha de produtos para a agropecuária. A 6ª Expoagro/Afubra ocorre, de 21 a 23 de fevereiro, em Rio Pardo (RS). O evento contará com mais de 200 expositores e 40 palestras, além de demonstração de lavouras, máquinas e exposição de animais.

Leia mais

20 fev 2006

O QUE NÃO PODE SER PRIVATIZADO


UFANISMO

Muitos brasileiros, pela forma atrasada com que entendem o que é desenvolvimento, adoram ficar mostrando ao mundo o prazer de pertencerem ao hoje cada vez mais seleto grupo de países de quinto mundo. O curioso é que a maioria faz isto dizendo que somos um país que respira democracia. Onde está este dito ar puro que não vejo? Vejam: o esforço feito para que o nefasto nepotismo fosse extirpado, por enquanto do Pode Judiciário, acabou sendo compensado pelo burro sistema de cotas nas universidades, concedido a negros, índios e pardos. Ou seja, uma compensação lamentável que mostra não sabermos dar dois passos à frente sem dar outros dois atrás.

PRIVATIZAÇÃO DA COISA PÚBLICA

Esta questão do discutido e execrável nepotismo evidencia muitas coisas: os adeptos indecentes, com a prática do nepotismo se tornaram donos dos cargos públicos. Uma privatização medonha exercida desde o tempo do império, criando postos para serem ocupados pelos seus familiares. Esta sim foi uma legítima privatização onde jamais deveria ocorrer. Desconheço leis que digam que isto poderia ser feito, razão pela qual só a má consciência propõe tal tomada de decisão. Vindo de um Poder que julga e precisa promover a justiça, presume-se que, por princípio, deveria haver a honestidade antes da justiça. Mas, o que vinha acontecendo era só uma forte garantia de privilégios aos mais chegados.

SEM CAPITAL

Vale lembrar neste item, que a maioria das pessoas sempre muito contrárias às privatizações de empresas públicas, melhor caminho para torná-las competentes para a prestação dos serviços púbicos, são exatamente aquelas que já privatizaram os cargos das empresas públicas, onde trabalham junto com seus amigos e parentes, formando corporações fantásticas. São eles os donos do campinho. Com isto se tornaram também os verdadeiros donos das estatais, sem aplicar dinheiro algum. O que significa não ter risco de capital, coisa que continua pertencendo aos contribuintes indefesos.Estes tipos foram, até agora, alguns dos ocupantes do nosso judiciário brasileiro que, felizmente, apesar do longo tempo em que permaneceram como injustos, estão passando a ser cidadãos mais comuns.

UMA NOVA LEI ÁUREA

Quanto à compensação, que informei no início deste artigo, e que nos mantém arraigados ao quinto ou sexto mundo, é o caso das cotas nas universidades. Esta burra decisão do governo vai exigir, daqui a alguns anos, com toda a certeza, a assinatura de uma nova Lei Áurea. Anotem aí: teremos uma lei, que será promulgada no Brasil, com o objetivo de acabar com esta grosseira e inoportuna discriminação racial, recentemente implantada no país.

SEGURANÇA E FALTA DE EDUCAÇÃO

Uma coisa já está mais do que provada: o sério problema de segurança pública, que cada dia mais apavora a sociedade brasileira, está muito mais ligada à falta de educação e menos à renda das pessoas. Observem isto pelo recente episódio que ocorreu dentro de um dos mais importantes condomínios horizontais, localizado em Xangri-Lá, no litoral norte do RS. Sem a menor dúvida é ali que uma parte significativa de famílias com alto poder aquisitivo passa suas férias de verão. E, com absoluta certeza, um lugar onde também são encontradas pessoas sem um mínimo de educação. Ou seja, embora a renda familiar ali seja mais alta, não há entre estes mais abastados uma preocupação para adquirir bons modos, comportamento e boa convivência.

ONDE ESTÁ O PROBLEMA

Na semana anterior, mesmo não tendo sido o primeiro caso, houve o flagrante de assalto com roubo, promovido por jovens, com idade entre 14 e 15 anos, filhos de proprietários, a residências existentes dentro do mesmo condomínio. Note-se que os condomínios em geral se preocupam desesperadamente com a segurança de seus moradores construindo muros altos, com sistemas eletrificados, visando impedir a entrada de pessoas estranhas ou suspeitas. Agindo desta forma imaginam que o problema está só ao lado de fora, quando o que está havendo é o inverso. O problema hoje está tão ou mais sério dentro dos muros, como está descrito na cópia do boletim de ocorrência policial que tenho em mãos.

ABAFANDO OS CRIMES

O que mais apavora neste episódio é que estamos acostumados aos noticiários, que só dão ênfase aos problemas existentes nas ruas. Quando se tratam de coisas internas há aqueles que querem sempre abafar os crimes. Tudo para não constranger as famílias dos delinqüentes. Desta vez, no entanto, o proprietário atingido resolveu ir à polícia e dar parte do crime. Tudo com provas, confissões e testemunhas. Agora o pior: os pais dos bandidos ricos flagrados não se preocuparam em dar um sinal de que vão promover repreensão ou reparação. Alguns deles, pelas reações que tiveram, crêem piamente que seus filhos são muito perseguidos e que eles não fazem mal algum. É o fim da esperança, gente.

DEBATE

Na quarta-feira, dia 22/2, a ARI irá proporcionar uma reunião importante com os presidentes das cinco Federações Empresariais do RS (Fiergs,Federasul, Farsul,Fecomércio e Federação dos CDLs). Trata-se da discussão sobre o projeto ?O RS Que Queremos? que objetiva formatar uma Agenda Estratégica para o RS no período 2006/2020. O encontro será às 10h30 min na sede da entidade.

AMCHAM

"Comunicando Pessoas Sobre o Nosso Negócio", é o case apresentado pela Amcham Porto Alegre (Câmara Americana de Comércio) que faz parte do projeto do sistema de comunicação interna da John Deere Brasil. A apresentação será nesta terça, 21, às 8h30, no Sheraton Porto Alegre e os palestrantes serão Ronize Damassini, supervisora de Comunicação da América do Sul da John Deere e Ayrton Konze, diretor da B+M Comunicação Integrada.

FEBRAMÓVEL

De 11 a 14 de março, no Serra Park, em Gramado a Febramóvel 2006 estará apresentando o que há de mais moderno em móveis e decoração. Duas grandes novidades devem chamar a atenção do público: traslado de Bento Gonçalves para Gramado e vice-versa, oportunizando aos participantes a visitação também na Móvelsul, nos dias 13 e 14. A outra novidade será um inédito desfile de móveis na Rua Coberta, de Gramado, em grande estilo, com infra-estrutura dos grandes desfiles de moda.

HAPPY HOUR POLÍTICO

O Presidente do Instituto de Estudos Políticos Ildo Meneghetti - IEPIM, convida para o lançamento do Happy Hour Político do IEPIM, que contará com a preleção introdutória do Prof. Doutor Hermílio Santos, abordando o tema: ?Contexto Social da Disputa Política?, como subsídio para as discussões e debates, dia 21, às 19h, na Cúpula do Café Concerto,Casa de Cultura Mário Quintana ? 7º andar.

Leia mais

17 fev 2006

É HORA DE SE INDIGNAR


GESTÃO E REFORMAS

Na palestra proferida hoje, pelo empresário Jorge Gerdau Johanpeter, no evento - 2006 - O Brasil de Amanhã -, ele destacou duas coisas importantes e necessárias para que o Brasil possa crescer para valer: Gestão e Reformas Estruturais. Para quem lida com empresa trata-se de uma obviedade. Mas, para quem pretende disputar eleições não quer saber destas coisas. Afinal, alguém acredita que, quebrando ovos, como exige promover boa gestão e/ou fazer reformas adequadas na Constituição, conseguirá ser eleito?

CONSCIÊNCIA

Enquanto a sociedade brasileira não tiver uma correta consciência dos ganhos que o país pode ter, caso venha a atacar o grave problema de gestão pública e das indispensáveis reformas nas áreas - trabalhista, fiscal, tributária e previdenciária -, não vamos crescer o que precisamos. Esta consciência, convenhamos, ainda não está devidamente madura no seio do povo brasileiro, infelizmente. Mas poderá amadurecer, com certeza.

MUITA INDIGNAÇÃO

E para tanto, como disse e repetiu Gerdau, é preciso uma atitude séria de indignação da sociedade. Uma forte corrente, inteligente e crescente de indignação, contra abusos, privilégios, corrupção, discriminação e corporativismo no setor público, coisa que depende de muita informação e educação do povo, pode garantir mudanças. Se a sociedade se organizar, e a imprensa ajudar falando a mesma língua, como já venho fazendo há muito tempo, isto se torna possível. Vamos à luta?

MOBILIZAÇÃO COM CONSCIÊNCIA

A hora, pois, é de mobilização com consciência. Sabendo o que é preciso corrigir para melhorar, sem ficar repetindo as mesmas bobagens, como juros e câmbio, garante uma expectativa espetacular para o Brasil. Eu estou pronto e convencido de que tudo aquilo que é recomendável e cheio de sucesso está proposto no conceito liberal. Se não foi testado é porque ninguém entende que ser liberal é entender que a liberdade tem limite. Ela termina quando passa a comprometer a liberdade do próximo.

ELEIÇÕES DE OUTUBRO

O outro palestrante, Maílson da Nóbrega, apresentou as vantagens e desvantagens que Lula leva para a eleição de outubro. Como vantagens: 1- Concorre no cargo, o que dá exposição enorme na mídia; 2- É um líder de massas, incontestável; 3- Está aproveitando ao máximo a limpeza de caminho que iniciou no governo anterior; e usa o melhor programa brasileiro dos últimos tempos, o Bolsa Família. Este programa, segundo Maílson, não é assistencialista e foca a criança. As crianças pobres representam, hoje, 53% do total de crianças do país

TUDO NA BALANÇA

Como pontos negativos, Lula deverá enfrentar: 1- a Gestão de governo; 2- o Mensalão, como questão de ética; 3- as promessas não cumpridas; e, 4- o fogo amigo. O que vai prevalecer depende muito de Lula, pois, dependendo da capacidade das oposições, que não se mostram muito eficientes, pode se dar bem. A sociedade vai colocar tudo na balança.

CONGRESSO

Alguns dos mais importantes investidores e gestores de fundos do Brasil estarão reunidos em Porto Alegre a partir desta segunda-feira, 20, para alinhar interesses e debater estratégias sobre o tema. O Congresso ABVCAP 2006 - IV Encontro Anual de Gestores e Investidores acontecerá no Hotel Deville e conta com o apoio da CRP, companhia gaúcha pioneira na administração de fundos de investimentos em private equity e venture capital, uma das idealizadoras do evento.A promoção é da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital.

PEDÁGIO VIAMÃO

Atendendo a solicitação do Secretário de Estado dos Transportes, a Metrovias S/A disponibilizará, a partir de 01/03/06, um programa de bonificação para os usuários freqüentes da RS 040 - Praça de Pedágio de Viamão - cujos veículos estão emplacados no município. O programa será implantado pelo prazo inicial de 60 dias durante os quais será avaliada a adesão ao sistema, bem como os seus reflexos na arrecadação da praça de pedágio. O custo da implantação do programa de bonificação, inclusive os descontos concedidos, nesse período, serão suportados exclusivamente pela Metrovias S/A. Passado esse prazo, período no qual o DAER/RS fará as avaliações acerca da possibilidade de qualquer outra solução, as partes deverão reexaminar a questão, com vistas a uma possível solução definitiva. A adesão ao programa far-se-á mediante a emissão de cartão pré-pago e recarregável a ser adquirido na própria praça de pedágio, mediante as condições estipuladas que estarão à disposição dos usuários na Parada Univias. A bonificação que será concedida consiste em: a) isenção do pagamento da tarifa de pedágio, a partir da 25ª passagem paga na praça de pedágio dentro do mês civil de referência - 12 dias, ida e volta e mais uma passagem; b) o valor mínimo do cartão recarregável será de R$ 30,60 (trinta reais e sessenta centavos) equivalentes a seis passagens na praça de pedágio; c) a bonificação é exclusiva aos veículos de passeio, categoria 1; d) demais condições e formulários de adesão ao programa estarão disponíveis na Parada Univias, na praça da RS 040, a partir de 20/02/06; e) todas as isenções já concedidas aos distritos de Águas Claras, Morro Grande, Lombas, Pimenta, Capão da Porteira, Boa Vista e Estiva permanecerão inalteradas.

CAÇA AO JAVALI

Graças as conclusões obtidas em decorrência de estudos realizados por um grupo multidisciplinar composto por técnicos do IBAMA, biólogos, veterinários, sanitaristas e membros de ONGs ambientais o IBAMA irá estimular a caça do Javali.Não é preciso que todos os caçadores de um mesmo grupo estejam autorizados pelo Ibama para a caça ao javali. Basta que o líder esteja com a documentação em dia - ou seja, com a carteirinha de guia-colaborador, documento expedido pelo órgão ambiental para esse tipo de caça.

PROTOCOLO

A prefeitura de Caxias do Sul assinará hoje, 16, às 17h, protocolo de intenções de financiamento com a CaixaRS Fomento Econômico e Social para o repasse de R$ 5 milhões, destinados à conclusão do Centro de Eventos da Festa da Uva. O contrato será feito através do Programa Pró-Urb, com recursos próprios da CaixaRS.

Leia mais

15 fev 2006

UMA MOSTRA DE INCAPACIDADE


APAVORADOS

Bastou sair uma pesquisa que informasse uma vantagem estarrecedora para Lula, a qual os discordantes tem todo o direito de questionar, e a oposição já se mostrou apavorada, vacilante e com fortes ares de perdedora. Isto mostra o quanto estes políticos, que vem mostrando não ter a mínima capacidade para fazer militância, estão despreparados para enfrentar campanhas eleitorais. Vivem, teimosamente, no passado deixando claro que não procuram modernizar seus sistemas de comunicação com os eleitores.

DESPREPARADOS

Tanto o PSDB quanto o PFL, principalmente, tinham tudo para tirar grande proveito da corrupção explícita promovida pelo PT em grande escala. Nada podia ser mais alvissareiro do que isto para lançar candidatos antecipadamente vencedores para as próximas eleições. Mas, pelas reações ridículas e infantis dos políticos dessas siglas, deixaram muito claro o quanto ficaram desnorteados. Assim, resta entender que bastou uma única pesquisa para mostrar o despreparo para ocupar uma presidência. Estamos fritos.

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

O ultracomunista do PC do B, Aldo Rebello, presidente da Câmara dos Deputados, não deixou por menos diante de tanta safadeza que grassa pelo Congresso Nacional. Para justificar tudo aquilo que George Orwell escreveu no notável livro ? A Revolução dos Bichos -, resolveu acomodar a sua sogra num apartamento funcional, em Brasília. Justo, não? Pois é. Todos são iguais, mas existem, na lógica dos comunistas, alguns mais iguais do que os outros. Aldo Rebello não fugiu à regra.

ENTERRANDO O MITO

A penúria do RS é tão desesperadora, que bastou ao governador Rigotto se candidatar às prévias do PMDB, para pretender concorrer à presidente, para que até a Heloisa Helena obtivesse maior preferência do eleitor. E mais: Lula melhorou ainda mais sua posição depois que Rigotto confirmou o interesse em ser candidato. O povo já entendeu, gente. Se for para piorar é melhor ficar com Lula. Ou seja, acabaram com o mito (mentiroso) de que o RS era o estado mais politizado do Brasil.

FORÇAS DE OCUPAÇÃO

Apesar do esforço brutal que a Rede Globo vem fazendo, para tentar diferenciar o papel do Brasil no Haiti e o dos EUA no Iraque, não há como negar que ambos estão com forças de ocupação nos dois países. Não se trata, portanto, de força de paz. E ambos são apoiados pela ONU e enfrentam muita dificuldade para organizarem os povos e promoverem uma democracia. Para chegar lá, a ordem precisa ser instalada. Não é, pois, força de paz, mas de ordem. O que se espera, ao final de tudo, é que a democracia perseguida no Iraque e no Haiti seja bem diferente da nossa, onde as corporações é que mandam e desmandam.

DADOS ESTARRECEDORES

Os dados da Pesquisa Nacional por amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE,deixam muito claro que, em 2003, a construção civil ocupou 5,94 milhõesde pessoas, sendo que 28,3% delas eram empregados sem carteira assinada (1,7 milhão de trabalhadores). Portanto, trabalhadores que não contribuíam de forma alguma para a previdência. E, 43,5% trabalhavam por conta própria (2,6 milhões de pessoas) ? uma parcela da força de trabalho com baixa ou quase nenhuma contribuição previdenciária. Segundo a mesma pesquisa, do total de ocupados na construção civil, apenas 29%, ou ainda, 1,7 milhão de pessoas (entre empregados e empregadores) contribuíam para a previdência social. A diferença, de 4,2 milhões de trabalhadores, ou quase71% da mão-de-obra ocupada no setor, não tinha participação no sistema previdenciário. A despeito de nunca ter contribuído, esse contingente de trabalhadores terá direito a uma aposentadoria mínima de um salário, a partir dos 65 anos.

CONSTITUIÇÃO CIDADÃ

Vale a pena entender que em 1988, ou seja, antes da promulgação da estúpida Constituição Cidadã, 51,3% daqueles que trabalhavam no setor da construção eram contribuintes da previdência. Hoje, este percentual é de 28,3%. Boa esta Constituição, não?

INVESTMENT GRADE

A Aracruz Celulose recebeu da agência de classificação de risco Moody\s, o rating indicativo em moeda estrangeira de Baa3 ? investment grade ? para uma dívida emitida sob a legislação estrangeira, mesmo rating da empresa em escala global moeda local. Com isso, a empresa passa a pertencer ao pequeno grupo de companhias brasileiras que contam com o investment grade de duas importantes agências internacionais de classificação de risco ? Moody\s e Standard & Poor\s (S&P).

RANKING

Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados é o primeiro colocado no ranking dos maiores escritórios de advocacia na América Latina, segundo a revista Latin Lawyer 2005, uma das mais importantes publicações da área. O escritório aumentou em 30 vezes o número de seus advogados nos últimos dez anos. Atualmente conta com 344 advogados e unidades nas principais capitais brasileiras e em Nova Iorque. A unidade gaúcha, comandada pelos sócios Jorge Zugno, Gustavo Nygaard, Eduardo Mariotti, Luis Renato Ferreira da Silva e Roberto Bersch comemorou a conquista. O ranking avalia os 250 maiores escritórios de advocacia da América Latina.

AGÊNCIA

A Rede Drogabel de Farmácias vai vincular toda sua nova identidade visual e institucional com a contratação da agência de publicidade Zagaia Comunicação & Marketing.

O RIO GRANDE QUE QUEREMOS

Presidentes de federações do Estado que representam a organização do projeto ?O Rio Grande Que Queremos?, visitarão hoje, 15, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), às 14h e a Assembléia Legislativa, às 16h30min. Os presidentes das federações apresentarão, o projeto que pretende envolver toda sociedade na organização de uma Agenda Estratégica para o desenvolvimento do Estado, ao presidente da CUT, Quintino Severo e depois ao presidente da Assembléia Legislativa, Luiz Fernando Záchia. O movimento das federações quer a participação de todos com a mobilização de lideranças empresariais, autoridades políticas, integrantes do judiciário, representantes de associações, sindicatos e universidades. No próximo dia 23 o movimento apresentará o projeto ao presidente da Força Sindical, Cláudio Guimarães e ao procurador Geral da Justiça, Roberto Bandeira Pereira..

JÚNIOR ACHIEVEMENT

A Junior Achievement Rio Grande do Sul quer atingir, este ano, 60 mil alunos no Estado com seus quinze programas, número 30% maior do que 2005. Durante o ano passado, foram mais de 45 mil estudantes participando das ações da entidade, que visam promover o empreendedorismo entre os jovens. Ao total, foram 340 escolas beneficiadas, sendo mais de 50% destas públicas, em 55 municípios. Para a Diretora executiva da entidade, Helena Weiler, o bom resultado alcançado deve-se ao aprimoramento das ações de comunicação da entidade, além da realização de programas especiais, como o Vantagens de Permanecer na Escola, que em 2005 reuniu mais de 5 mil alunos em apenas um dia.

Leia mais