Artigos

18 jul 2006

DISCURSOS LAMENTÁVEIS


CANDIDATOS POPULISTAS

O que de mais ridículo tenho ouvido, neste início de campanha eleitoral do RS, principalmente por parte de candidatos mais populistas (despreparados), é que vão buscar uma renegociação da dívida pública do Estado junto à União, que custa algo como 18% da Receita Corrente Líquida. Puro delírio para tentar atrair votos dos mais idiotizados.

ACORDO DE PONCHE VERDE

Chamo a atenção para que, desta vez, os gaúchos não entrem nesta. Isto, gente, não pode nem vai acontecer em hipótese alguma. Portanto, se alguém ainda imagina que isto seja possível, esqueça. É puro discurso irresponsável de campanha. Aliás, tais declarações sempre lembram o Acordo de Ponche Verde, ao término da Revolução Farroupilha.

BOBOCAS

Na época, os gaúchos ficaram felizes exclusivamente com a assinatura do acordo, imaginando que ele viesse a ser cumprido, coisa que nunca aconteceu. E o mais curioso é que até hoje os gaúchos, que nunca leram a história, festejam a data Farroupilha como se fosse uma vitória, quando foi justamente o contrário. Além de perderem a guerra também não viram o cumprimento do acordo. Bobocas.

AJUDANDO A PIRATARIA

Embora exista uma campanha de combate à pirataria, o mau exemplo que alguns poderes estão dando, por se negarem a participar de um forte e decidido pacto para recompor as contas públicas do RS, é certo que estes maus exemplos mais estimulam a compra e a venda de produtos pirateados.

UMA QUESTÃO DE LÓGICA

Todos sabem, perfeitamente, que a folha de salários pagos, principalmente, ao Judiciário e Ministério Público, é desproporcional. É excessivamente alta se comparada com as demais e, sem sombra de dúvidas, com a capacidade do caixa do Tesouro. Assim, a lógica passa a ser a seguinte: continuar comprando, cada vez mais, CDs e DVDs piratas.

O LEGAL É MAIS INJUSTO

O crime praticado por quem compra e vende artigos pirateados, a considerar a falta de compreensão dos Poderes, é infinitamente menor do que o mau uso do dinheiro público, com o gasto com a folha de salários do setor público. Injustiça por injustiça, comprar CDs piratas é a menor de todas. Tudo se explica quando o que é considerado legal acaba sendo mais injusto do que o ilegal.

SEMINÁRIO

A Tecnologia da Informação e Comunicação como protagonista para o desenvolvimento econômico e inclusão social.Para discutir este tema, a 34ª edição do Seminário Nacional de TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA GESTÃO PÚBLICA (SECOP) promoverá palestras com profissionais renomados, oficinas interativas, além de atividades paralelas. O evento acontece de 02 a 04 de agosto no Centro de Convenções da FIERGS, em Porto Alegre, RS. Informações: site www.secop2006.rs.gov.br.

EXPOSIÇÃO

Chega ao Bourbon Shopping Country, no dia 20 de julho, a Exposição Freud 150 Anos, organizada pela Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA). A mostra, que esteve no Memorial do RS durante os meses de maio e junho, integra a programação das comemorações do sesquicentenário de nascimento de Sigmund Freud, promovida pela SPPA. No total, 30 painéis retratam a Viena da época do psicanalista austríaco e aspectos de sua vida e história. A exposição está baseada em dois temas: ?Freud e o Judaísmo? e ?Freud e o Modernismo Brasileiro?. A exposição, localizada no 2º piso do shopping, permanece no Bourbon até o dia 30 de julho, com horário de visitação das 10h às 22h.

45 ANOS

A ABAV/RS, fundada em Porto Alegre, em 17 de julho de 1961, completou 45 anos. A entidade civil e associativa, além das funções inerentes à classe, visa contribuir para o desenvolvimento e intensificação das correntes turísticas dentro e fora do país, bem como unificar os esforços dos agentes de viagens em operação no Brasil, defendendo seus legítimos direitos e os interesses presentes nos estatutos da entidade. O aniversário da ABAV-RS foi ontem, 17, mas vai ser comemorado amanhã, 19, com um jantar no Plaza São Rafael.

ADVENTURA SPORTS FAIR

A cidade de Canela marcará presença na 8ª edição da Adventure Sports Fair, que acontece em São Paulo, de 23 a 27 de agosto. A Secretaria de Turismo, em parceria com o Fundo de Turismo de Canela, farão uma ação para divulgar o destino em uma das mais importantes feiras do segmento no país.

TÁ NA MESA

O Tá na Mesa da Federasul desta quarta-feira, 19, será um painel com candidatos ao governo do Estado. Participam Alceu Collares, Francisco Turra, Olívio Dutra e Yeda Crusius, com mediação do jornalista Nikão Duarte.

Leia mais

17 jul 2006

O VOTO NÃO É OBRIGATÓRIO


JUSTIFICAR É OBRIGATÓRIO

Ao contrário do que muita gente pensa, o voto, no Brasil, não é obrigatório. Obrigatória, como manda a lei, é a justificativa do não comparecimento às urnas no dia das eleições. E, mesmo assim, há prazo para tanto antes que haja a incidência de multa.

FALTA DE LIBERDADE

Esta manifestação de atraso, tanto de pensamento quanto da legislação brasileira, ainda defendida por muitos, como se vê, é o retrato da nossa falta de liberdade, do exercício do direito de comparecer ou não, perante às urnas, sem precisar explicar o motivo da abstenção.

EXPECTATIVA

Na semana passada, na reunião-almoço do -Tá na Mesa -, da Federasul-, perguntei ao cientista Murillo Aragão: - Qual a sua expectativa de não comparecimento nas próximas eleições? O tamanho da abstenção pode decidir uma eleição? Eis a resposta de Aragão, que me foi enviada por e-mail:

NÚMEROS DO NÃO COMPARECIMENTO

- Esta informação é tão verdadeira que a média histórica do não comparecimento dos eleitores é de 17,3%. Vejam: na eleição de 1998, foi verificada a maior abstenção desde 1989: 21,5%. A menor foi justamente na primeira eleição direta após o regime militar. No primeiro turno da eleição de 1989, o não comparecimento foi de apenas 11,9%.

AUMENTO DO PERCENTUAL

Neste ano de 2006, por conta de toda a crise política e a imagem ruim do Congresso, é possível que haja aumento no percentual de não comparecimento. Segundo Murilo Aragão, a expectativa é que neste ano a abstenção chegue a 20%. E mais: também poderá aumentar o percentual de votos brancos e nulos. Além da crise, outros dois fatores podem contribuir para isto: a redução do número de candidatos e a falta de um candidato que signifique o voto de protesto, como o tradicional Enéas. Na eleição de 1989, por exemplo, tivemos 21 candidatos. O maior percentual de votos brancos e nulos foi verificado nas eleições de 1994. (18,8%). O menor percentual foi no segundo turno da eleição de 1989 (5,9%).

NOTÍCIA FALSA

Porém há uma falsa notícia em circulação. Fala-se na possibilidade de as eleições serem anuladas caso os votos nulos somem 50% mais um do total. Trata-se de raciocínio falso. Uma eleição não é anulada pelo voto nulo em si. Os votos válidos, considerados para eleger presidente, governador, prefeito, vereador, senador e deputado, excluem os brancos e nulos.

EM CASO DE FRAUDE ELEITORAL

Uma eleição somente seria anulada caso 50% mais um dos votos válidos fossem anulados por fraude eleitoral. Neste caso, a Justiça Eleitoral deve convocar nova eleição no prazo de 20 a 40 dias.

SALÃO GAÚCHO DE TURISMO

A Câmara de Turismo do RS, em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo, Esporte e Lazer e o Everest Porto Alegre Hotel, fazem o lançamento da 4ª edição do Salão Gaúcho de Turismo no dia 20 de julho de 2006, quinta-feira, às 8h 30min. No Salão Rio Grande do Sul, do Everest Porto Alegre Hotel.

CAMPANHA

A CDL de Porto Alegre convida V.Sa. para a apresentação da campanha Leva Tudo Porto Alegre 2006. O encontro com a imprensa acontece no próximo dia 19 de julho (quarta-feira), às 10h, na sede do CDL, à rua Senhor dos Passos, 235 ? 1º andar.

CAPITALISMO

O Governo da França, finalmente, promoverá o capitalismo junto à população, como foi divulgado no último dia 10 de julho, na BBC Brasil. A idéia é diminuir a hostilidade dos cidadãos em relação ao sistema capitalista, criando um novo instituto que promoverá a educação da população sobre assuntos financeiros e de negócios. O Conselho para a Difusão da Cultura Econômica utilizará os meios de comunicação populares, como televisão, imprensa escrita e jogos de computador, para educar os franceses sobre finanças. Seria ótimo se isto acontecesse também no Brasil.

SINPLAST

Gilberto Mosmann, ex-secretário de Estado do RS, está assumindo a secretaria executiva do SINPLAST - Sindicato das Indústrias de Material Plástico do RS. Sucesso!

Leia mais

14 jul 2006

AINDA É CEDO PARA COMEMORAR


O HERÓI DA SEMANA

Antes de tudo deixo registrado aqui os meus mais sinceros cumprimentos pelo ato de bravura e pelo afinco, do coordenador do Pacto pelo Rio Grande, deputado Cézar Busatto. Um verdadeiro herói. E estendo, também, aos demais deputados integrantes da comissão, a minha total admiração pelo denodo mostrado na perseguição dos objetivos propostos.

MUITO INSUFICIENTE

Mesmo convencido de que algo enfim foi feito é preciso entender que não é o suficiente. A situação caótica do RS está de tal ordem, que basta soprar uma leve brisa para que os festejos já aconteçam de forma impressionante. A vitória comemorada com lágrimas, ontem, na ALRS, ao ser aprovada a proposta prevista no Pacto Pelo Rio Grade, a qual pretende zerar o déficit estrutural do Estado em quatro anos, diz bem isto.

MUITA CALMA E COMPREENSÃO

Nesta hora é preciso ter calma e muita compreensão, gente. Por enquanto foram propostas aprovadas. E além de tudo sempre é bom lembrar que o orçamento de governo é uma peça meramente autorizativa, e não compulsória. Ou seja, o governo Executivo simplesmente pode não cumprir. O que, diga-se de passagem, não dá para entender.

FALTA MUITO

Embora os meios de comunicação, sempre muito afobados, preferiram afirmar que o Pacto foi aprovado, a coisa não é bem assim. Para que isto ocorra ainda falta muita coisa. E estas primeiras aprovações não foram o que as contas exigem. Foi o que deu para aprovar diante da enorme e descomunal força corporativa que domina o RS há muitos anos. Mas o RS exige mais. Muitíssimo mais. Uma destas coisas é privatizar urgentemente os serviços públicos.

VOLTO A INSISTIR

Como muita gente, inexplicavelmente, ainda adora empresas públicas, sem sequer entender o motivo desta paixão, volto a insistir no tema. E dou um recado claro para contribuir com uma melhor compreensão da necessidade de privatizar urgentemente as estatais gaúchas e brasileiras: a brutal elevação do custo da máquina pública, representado pelas empresas estatais e o poder público como um todo, sempre foram decididos e constantemente elevados por decisões das corporações, isto é, pelos seus funcionários e servidores.

MAU COMUNICADOR

A força que os servidores e funcionários ganharam ao longo dos anos acabou convertida em benesses extraordinárias às custas dos contribuintes. O curioso é que pouca gente percebe este absurdo. E ainda por cima me condenam por ser a favor da eficiência. Devo ser um péssimo comunicador,pois não é possível que eu continue como culpado quando é exatamente o contrário, uma vez que exijo mais justiça e menor custo público.

POSSEIROS

Uma privatização, aqui no Brasil, significaria tão somente tirar, definitivamente, o poder e a posse das mãos deles recebendo ainda algum dinheiro pelos ativos. Do jeito que estamos somos só proprietários. Sem poder mandar, sem os serviços adequados e com custos demasiadamente altos. É o fim da picada.

ENCONTRO

No dia 19 de julho, o Sindicato das Empresas de Informática do Estado (Seprorgs) promove o encontro TI Forte em Santo Ângelo, às 21h30, com representantes de empresas da área da tecnologia, de universidades e de entidades empresariais locais. O evento, que aborda o desenvolvimento do setor de TI na região, acontecerá na URI (Rua Universidade das Missões, 464 - Prédio 5 - Bairro Universitário).

CONVENÇÃO

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul ? FCDL-RS e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul, promovem a partir deste domingo, 16, até o dia 18 de julho, a 37ª Convenção Estadual Lojista. O evento acontece no Hotel Intercity, em Caxias do Sul. A expectativa é reunir mais de 600 lojistas durante os três dias de atividade.

DOAÇÃO

O total de mídia doada pelas emissoras de rádio e TV em 2005, para divulgação de projetos com foco assistencial, cultural, ecológico ou recreativo foi de R$ 38.395.516,76. O trabalho realizado pelas empresas de radiodifusão gaúcha no sentido de divulgar ações de responsabilidade social das associadas à AGERT, conta na segunda edição do Balanço Social 2005, divulgado ontem.

CONGRESSO

O XX Congresso Brasileiro de Medicina Física e Reabilitação, que acontece até o 15 de julho, em Belo Horizonte, terá como palestrante a gaúcha médica fisiatra e acupunturista, Rachel Godoy. Ela abordará o tema ?O status da Reabilitação Profissional no Brasil e no Mundo - visão da OIT - Organização Internacional do Trabalho-.

Leia mais

13 jul 2006

A LIMITAÇÃO DOS GAÚCHOS


DUAS NOTÍCIAS

Tem coisas que os leitores, principalmente aqueles que moram fora do RS, precisam saber. Como esta e-opinion tem muitos assinantes distribuídos no Brasil todo, a minha obrigação é informá-los. Exatamente por isto é preciso que todos saibam que no RS, por incrível que possa parecer, nunca há duas boas notícias. Se existe uma, a outra já não pode ser minimamente satisfatória. Vejam:

A BOA

Depois de convencidos do grande estrago que já estava provocando a não a desverticalização da CEEE, a Assembléia gaúcha resolveu se mexer rapidamente. E aprovou, ontem, por unanimidade, a mudança constitucional que permite a alteração no controle acionário da empresa sem a realização de plebiscito. Embora o atraso, o festejo ainda se justifica.

A RUIM

Na mesma hora, uma notícia ruim: para manter a CEEE sob gestão do poder público, os deputados gaúchos também aprovaram a revogação da Lei das Privatizações, de 1996, que permitia a venda da companhia (e da CRM ? Cia Riograndense de Mineração) para agentes privados.

A INCAPACIDADE

Ora, o Poder Público, há muitos e muitos anos, vem demonstrando total incapacidade para gerir empresas. Aliás, se o próprio setor público, o governo, está na situação atual por força das más administrações, que dirá as empresas que só construíram e distribuíram benefícios para suas corporações.

INVESTIMENTOS

Enfim, não sendo mais permitido, por lei, privatizar empresas públicas no RS, como elas poderão fazer investimentos? Como, principalmente empresas de geração e transmissão de energia que necessitam capital intensivo? A resposta: com o dinheiro dos impostos, naturalmente. Empresa privada, por óbvio, tira dinheiro de seus acionistas. Governo, por sua vez, tira dinheiro dos contribuintes de impostos.

POVO IDIOTIZADO

Com certeza, o povo, pelo seu forte grau de idiotice, deve estar pensando que foi uma vitória a manutenção das empresas como públicas. Isto já está na cultura e no DNA dos gaúchos, a ponto de não usarem mais o raciocínio. Para os gaúchos o produto não é importante, mas o dono. É por isto que os espertos, os funcionários das estatais, já se adonaram das empresas estatais. E o povo insiste que elas ainda são públicas. Um horror!

RECORDE

A Aracruz Celulose bateu recorde de produção no segundo trimestre de 2006, atingindo o volume de 793 mil toneladas de celulose branqueada de eucalipto, 17% a mais que o registrado no mesmo período do ano anterior. O volume, que inclui 119 mil toneladas produzidas pela Veracel (joint venture da Aracruz com a Stora Enso), propiciou vendas 17% maiores que o mesmo período de 2005. Além disso, a empresa obteve lucro operacional antes do resultado financeiro de R$ 242,6 milhões, 14% maior do que o primeiro trimestre do ano.

RÁDIOS PIRATAS

A Federasul garantiu apoio à Agert na luta contra rádios piratas. O presidente da Agert disse, na Reunião de Diretoria da Federasul, onde veio pedir apoio, que existem no RS 239 rádios ilegais que já estão denunciadas. O presidente da Federasul, José Paulo Dornelles Cairoli, pediu à Agert a lista dessas emissoras para orientar as 230 entidades filiadas no interior e os 40 mil sócios no sentido de evitarem anunciar nestas emissoras porque são ilegais e não recolhem impostos.

CÂNION

O cânion Fortaleza, que integra um dos principais roteiros turísticos do RS e do País, será beneficiado com uma obra de R$ 3 milhões. Foi assinado ontem, em Cambará do Sul, o convênio entre a Prefeitura da localidade e a Caixa Econômica Federal (CEF), que libera recursos do Ministério do Turismo para o asfaltamento dos 23 quilômetros da Rodovia CS-08, de domínio municipal. A estrada liga a cidade ao cânion, situado dentro do Parque Nacional da Serra Geral.

PARTNER AWARD

A Microsoft divulgou, durante a Conferência Mundial de Parceiros 2006 (Microsoft Worldwide Partners Conference - WWPC), em Boston (EUA), o nome dos vencedores do Partner Award 2006, um reconhecimento aos canais certificados que desenvolveram soluções exemplares para seus clientes durante o ano passado. Oito empresas brasileiras estavam entre as finalistas: Grupo Processor, Brasoftware Informática, Flag Intelliwan, GRUPO A&C, Módulo Security Solutions, Programmers Informática, Techne Engenharia e Sistemas e W5 Solutions. E a Processor Informática, empresa brasileira com sede em Porto Alegre, foi a vencedora na categoria de prêmio melhor solucão américa latina integração e migração de netware para plataforma, com case Ipiranga Brasil. Parabéns!

DEFESA DO CONSUMIDOR

O Fórum Estadual de Defesa do Consumidor realiza amanhã, 14, sua reunião mensal. No encontro será apresentado o painel "Consequências da Decisão do Supremo Tribunal Federal quanto a Aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor nas Relações entre Consumidor e Instituições Financeiras". Os palestrantes convidados são o Procurador de Justiça Claudio Bonatto e o Diretor do Foro de Porto Alegre Giovanni Conti que esclarecerão dúvidas relacionadas ao tema. Informações pelos fones: (51) 3223.5981 ou 3217.4644.

TEMPO AGORA

A partir de hoje nosso site www.pontocritico.com conta com mais um serviço. Está disponível informações precisas sobre o tempo na região sul através do banner da Somar. Confira.

Leia mais

12 jul 2006

A FALTA DO PARLAMENTARISMO


POLÍTICA RASTEIRA

As sempre lamentáveis rasteiras, envolvendo governos e oposições, é algo que existe em países que ainda não adotaram o parlamentarismo. Como o Brasil é um deles, os esforços efetuados por todos os lados partidários se concentram, cotidianamente, naquilo que possa inviabilizar projetos que representem vantagens eleitorais a uma das partes. E vice-versa.

ESTRATÉGIAS IDÊNTICAS

Esta maneira nada séria, muito esperta e muito rasteira, até hoje só contribuiu para o atraso e a deterioração das contas do país. As estratégias são as mesmas adotadas por todos os partidos. Quando um deles é governo, a oposição tenta destruir seus projetos. E quando as posições se invertem, o outro lado trata de destruir as propostas apresentadas.

MATÉRIA PRIMA

O que é profundamente lamentável, nesta estupidez toda, é que o nosso povo acaba sempre virando massa de manobra para tudo. Caso tivéssemos uma sociedade mais capacitada e educada, esta prática não teria como acontecer. De novo: a burrice é a matéria prima dos espertos.

FALTA PREPARO

Um povo mais preparado, entre tantas coisas, exigiria também cumprimento mínimo de orçamentos. Para que possam ser cumpridos não se admitiria tanta safadeza. Mas, a nossa realidade é outra. O nosso povo é de uma estupidez brutal, e o raciocínio das pessoas é tão insuficiente que não entendem o quanto estão sendo usados.

LAMENTÁVEL

Vejam, por exemplo, o que os políticos da oposição ao governo estão fazendo com os aposentados que ganham acima de um salário mínimo. Sabem muito bem que a Previdência, que está falida, não aguenta um rombo maior. Como os aposentados não pensam, vêem com muita simpatia a atitude daqueles que exigem um reajuste de 16,67%. Lamentável.

MAIS IMPOSTOS

O curioso é que na mesma página, os jornais contam matérias distintas mas com forte relação de causa e efeito. Uma delas conta o reajuste dos aposentados com declarações de concordância dos mesmos. A outra, por sua vez, diz claramente o quanto estamos afogados em impostos e contribuições, com uma carga tributária que já atinge 38% do PIB. Falta uma terceira, com o seguinte texto: os impostos precisarão aumentar para justificar os reajustes defendidos pela oposição. Estamos ferrados.

CURSO

A Diretoria de Responsabilidade Social da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) promove nos dias 13 e 14 de julho o curso ?Gestão em Programas de Voluntariado Empresarial?. O evento, que terá participação dos coordenadores do Centro de Voluntariado de São Paulo, é mais uma ação da entidade com o objetivo de difundir e incentivar o voluntariado nas empresas associadas, ajudando a estruturar um programa sustentável e de resultados.

SEMINÁRIO

A Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs) realizará no próximo dia 17 de julho o seminário "O Engenheiro do Século 21". O evento será realizado das 13h30min às 18h, no Auditório da Sergs, Trav. Eng. Acylino de Carvalho, nº 33 - 8º andar, em Porto Alegre. Informações/inscrições gratuitas - fone (51) 3224-6133 www.sergs.com.br.

PRÊMIO

A comissão julgadora está finalizando a avaliação das 337 peças inscritas no 2º Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica, realizado pela Associação Gaúcha da Indústria Gráfica do RS (Abigraf/RS). Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 28 de julho, na Sociedade Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre,onde estarão expostas todas as peças concorrentes.

FORMATURA 1

A Junior Achievement RS (AJARS) promove hoje, 12, às 19h30, a XXIV Formatura do Programa Miniempresa, na Fiergs. O evento marca o encerramento do programa que procura atuar na formação complementar dos jovens de ensino médio, incentivando o aprendizado sobre o mundo dos negócios. Os alunos convidaram o vice-presidente jurídico do Wal-Mart, Wilson Newton Neto para paraninfo da turma.

FORMATURA 2

Nesta quinta-feira, 13/07, às 16h, ocorrerá a cerimônia de formatura dos alunos da Escola de Instrução Militar ? EsIM, no Centro Cultural e Esportivo do Colégio Farroupilha. O projeto faz parte de um convênio entre a Associação Beneficente e Educacional de 1858 ? ABE, mantenedora do Colégio Farroupilha, com o Exército para funcionamento da EsIM.

Leia mais

11 jul 2006

SOMOS COVARDES


SUBUTILIZAÇÃO DOS SENTIDOS

Se a Copa do Mundo já é passado e deixou de ser manchete, a reação de Zidane ainda se mantém nos noticiários. Ontem, ao querer encerrar o assunto Copa do Mundo, que ninguém mais agüenta, opinei sobre a importância que o povo dá muito mais ao que vê e quase nada ao que ouve. Uma subutilização dos sentidos, certamente.

A MÍDIA ESTIMULADORA

A mídia em geral, sabedora da sua capacidade de influenciar o povo futebolista, há muito tempo que provoca, diariamente, times e jogadores que vão se confrontar. Os repórteres, para mostrarem serviço, tratam sempre de acirrar os ânimos de todos os envolvidos dizendo, desde o início, que o próximo encontro já será uma guerra. E depois de atingir o objetivo ainda extraem declarações preocupantes que mais estimulam brigas e desentendimentos generalizados.

NÃO HOUVE COVARDIA

Por só ter sido mostrada a agressão feita por Zidane, pela TV, o mundo foi levado, por antecipação, a condenar só o craque. Sem argüir ou admitir o grau das ofensas proferidas pelo zagueiro Materazzi, também ou até mais culpado. A reação de Zidane, de frente, pode ter sido exagerada, nunca indevida. Mais: Zidane, apesar de tudo, não foi covarde.

CONHECIMENTO PLENO

Trazendo esta realidade para o caso ?mensaleiros-, no Brasil, fico pasmo. O povo brasileiro inteiro, ao tomar conhecimento ? completo -, tanto por imagens feitas quanto por gravações telefônicas, sobre os atos de corrupção de vários políticos, não reagiu. Resultado: os bandidos acabaram absolvidos. Faltou um Zidane por aqui.

NA RUA SOMOS COVARDES

Esta nossa constante atitude pacífica mostra que somos indignados encolhidos. Falamos alto dentro de casa. Nas ruas somos muito covardes. É curioso este nosso comportamento. Gostamos de julgar a atitude dos outros povos quando pecamos pela falta de um mínimo de discernimento para os nossos problemas. Sequer temos reações que surtam bons efeitos.

OS DONOS

Para fechar, um outro assunto: o que os funcionários da CEEE têm a ver com a aprovação da desverticalização das atividades da empresa? Gente: eles são pagos para trabalhar e não para decidir o que a empresa precisa fazer para sobreviver e ser mais competitiva.

PRIVATIZADA

Agindo como se donos fossem estamos certos de que a empresa foi privatizada. Não é mais pública, mas de seus funcionários. Sendo assim, que ao menos nos paguem o valor dela e não se apoderem do que não lhes pertence. Somos covardes.

PALESTRA

O presidente da Associação dos Escritórios de Arquitetura do RS, Joaquim Haas, irá promover a palestra "AsBEA-RS e o Ambiente Construído da Cidade de Porto Alegre". O Encontro será para apresentar suas novas diretrizes e propostas de alteração da Legislação Urbana para a Prefeitura de Porto Alegre. O tema central será o Plano Diretor e o impacto que gera na Cidade. O evento acontece dia 18 de julho, às 12h, no British Club.

FESTA COLONIAL

As casas temáticas , os fornos, portal de entrada já estão tomando forma na Praça João Corrêa. É o clima de Festa Colonial chegando em Canela, RS, uma cidade que vive basicamente do turismo e do empenho da comunidade para a realização de eventos que fortaleça ainda mais o seu nome no calendário turístico do país, procura nos mínimos detalhes fazer com que a tradição alemã , do meio rural esteja bem caracterizada. A Festa Colonial será realizada de 21 de julho a 06 de agosto e terá entrada gratuita.

PRÊMIO

Estão abertas as inscrições da quinta edição do Prêmio Abimaq de Jornalismo para reportagens veiculadas no período de 1º de novembro de 2005 até 31 de outubro de 2006. Neste ano, os jornalistas inscritos concorrem a prêmios de R$ 13 mil em suas quatro categorias: Reportagem Jornalística, que abrange jornais e revistas, Reportagem e Artigo de Revista Especializada, Reportagem on Line e Reportagem em Rádio e Televisão. Os trabalhos devem ser enviados por correio ou entregues diretamente na Assessoria de Imprensa em sete vias - uma delas o original publicado - com o nome do veículo e a data da edição. É importante anexar a cópia da inscrição, que pode ser feita pelo site da entidade (www.abimaq.org.br), ou página de rosto com os dados do concorrente e trabalho.

NOVO INTEGRANTE

A Tecnocred, empresa porto-alegrense especializada em soluções de Tecnologia da Informação para Cooperativas de Crédito, é a mais nova integrante da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação do RS -Assespro-RS.

Leia mais