Artigos

16 mar 2006

DUDA, A REVANCHE


MAU CARÁTER

Ninguém mais tem qualquer dúvida sobre o mau caratismo de Duda Mendonça. O direito Constitucional que ele e todos nós temos de permanecer calados, não significa isenção de culpa. Bastam as provas e incriminação e já nos levam ao tribunal. E como as CPOs não são tribunais, o máximo que podem fazer os deputados e senadores é levantarem suspeitas para que o Ministério Público leve adiante.

DEBOCHE

De qualquer maneira, sem a mínima pretensão de querer apoiar as atitudes do publicitário Duda, não posso, porém, deixar de reconhecer que ele fez com os representantes do legislativo, tudo aquilo que eles fazem, diariamente, com todos nós cidadãos. Ou seja: fez os deputados e senadores de palhaços. E, pelo visto, não gostaram. Tanto quanto nós não gostamos do que estão fazendo com o nosso dinheiro. Bem feito.

REPERCUSSÃO 1

Não imaginava que pudesse ter tanta repercussão o que escrevi ontem, sobre a Segurança Pública no RS e o Fator Previdenciário. Quanto ao secretário José Otávio Germano, a sintonia foi geral. Todos os que se manifestaram também estão muito convencidos do péssimo desempenho de José Otávio. Muitos disseram que ele já vai tarde. Outros lamentaram as perdas que tiveram, frutos da bandidagem. E dizem que com um pouco mais de atitude muitas poderiam ter sido evitadas.

REPERCUSSÃO 2

No que diz respeito ao Fator Previdenciário, sem qualquer surpresa recebi comentários contrários, de pessoas que, com todo o direito que tem, não querem saber do instrumento. Até aí tudo bem, mas fazer criticas ao que escrevi, dizendo que considerei o Fator Previdenciário como uma salvação da lavoura, ai é demais. O Fator foi uma maneira, repito, de estimular as pessoas a não se aposentarem, por duas razões: por falta de dinheiro para pagar a conta já cheia de rombo; e, para tornar útil quem tem saúde e não precisa deixar de trabalhar.

ESTÍMULO

Para, mais uma vez, deixar bem claro o que fizeram com este país, com a Constituição de 88, entendam: os Constituintes olharam para os não tão idosos e nada para as crianças. Gastamos duas vezes e meia a mais com a PrevidÊncia do que com a educação, enquanto a Coréia, que também fez a sua Constituição, gasta o triplo com a educação em relação ao que gasta com a Previdência. Agora está mais claro?

RECADASTRAMENTO NO INSS

Na primeira vez que foi sugerido o recadastramento dos aposentados e pensionistas junto, a imprensa caiu de pau em cima do governo (anterior) e o processo deixou de ser feito. Com isto, muito pagamentos que não deveriam ser feitos continuaram engordando as contas de gente bandida. Agora, embora ainda não tenha sido finalizado o processo já temos um número fantástico de 80 mil pessoas que tiveram suspensos os benefícios previdenciários. Caso deixem de fazê-lo por serem fraudadores, como fica a restituição dos valores mal pagos? E o quanto representará a fraude?

CONVÊNIO

Será assinado amanhã, 17, no SEDAI, às 10h30m, o convênio CaixaRS x InStroDI(Instituto Strohalm de Desenvolvimento Integral), que tem por objetivo a implementação de ações conjuntas para o desenvolvimento de programas sociais e econômicos a partir do microcrédito produtivo e orientado - Programa CREDIMICRO.

PARCERIA

A Aracruz e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) celebram hoje, 16, um protocolo de intenções de cooperação técnica e financeira. O acordo prevê o apoio da Aracruz à universidade no desenvolvimento de atividades nas áreas de ciência, tecnologia, esporte, cultura, além de suporte para melhoria da infra-estrutura de núcleos de pesquisas e do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam).

SALÃO DO ESTUDANTE

Amanhã, dia 17, no estacionamento do primeiro piso do Bourbon Shopping Country (Túlio de Rose, 100), das 14h às 20h30min acontece a maior feira de educação internacional da América Latina, o Salão do Estudante 2006. O público que for conferir vai concorrer a um curso de inglês de 4 semanas no Canadá. Maiores informações através do site www.salaodoestudante.com.br

PALESTRA

A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RS) promove neste sábado, 18, ás 11h a palestra Patrocínio ao esporte Olímpico e os XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 com entrada franca. Informações pelo e-mail atendimento@enfato.com.br

Leia mais

15 mar 2006

HÁ FALTA DE LIBERAIS NA POLÍTICA


MEU CANDIDATO

Já tenho o meu candidato à presidência do país. Como não há liberais na política brasileira, só me resta escolher alguém que se propõe a mudar alguma coisa, principalmente administrar com ética e responsabilidade a coisa pública. Com a decisão de tornar o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em candidato do PSDB, fico com este. Pela sua ficha de homem sério e por aqueles que o acompanham nas questões relacionadas com reformas. Alckmin é a melhor opção.

ALCKMIN

A imprensa, de maneira geral, é petista de carteirinha. Coisa sabida e confirmada há muito tempo. A revista Veja, a bem da verdade, dos representantes da mídia impressa, é o único veículo que não se tem mostrado petista. Pois bem, enquanto a imprensa toda exigia a definição do candidato do PSDB à presidência, o mesmo não acontece com o PT. Lula, como se sabe, ainda não disse que é candidato. E mesmo assim, a imprensa não cobra isto do PT. Já com Alckmin, que sempre disse que queria ser o candidato do PSDB, só sofreu ataques dos comunicadores ansiosos e insatisfeitos. Curioso, não?

ATOLEIRO

Se a macroeconomia foi bem administrada no governo Lula, a microeconomia ficou devendo e muito. Tomara que tenhamos um outro presidente que , enfim, consiga fazer alguma coisa para nos tirar do atoleiro. Não será fácil. Nem tirar Lula e nem melhorar o Brasil. Porém, se Lula se decidir como candidato e não for reeleito, o que os mais inteligentes sabem é que só um choque de gestão urgente pode trazer coisa boa no setor público. E precisa ser rápido.

PRIVATIZAR

Para meu gosto, com urgência, precisamos privatizar a Petrobrás e o Banco do Brasil. Isto precisa entrar em pauta, apesar das resistências. Só para lembrar, o atual Banco do Brasil foi criado pelo Barão de Mauá. Por inveja, D.Pedro II confiscou o banco do empresário. Por inveja. Mas, se o confisco foi ruim, a primeira atitude foi péssima: o número de diretores da instituição passou de três para nove na semana seguinte. Aí está o princípio que norteia o setor público que precisa ser mudado com as privatizações.

MAL REPRESENTADOS

Um dos piores secretários que o RS já teve, sem dúvida alguma é o atual, José Otávio Germano. Omisso, na minha opinião e de todas as pessoas com quem tenho conversado (e olhe que converso com muitas pessoas...). Pois, o Sr. Otávio Germano, para felicidade geral da nação riograndense, informa que se desliga do cargo na próxima terça-feira, 21. Maravilha, gente.

O SOFRIMENTO CONTINUA

Já vai tarde o Secretário que além do que deixou de fazer para melhorar a segurança do RS, nada fez para impedir as tristes e recentes invasões, segundo a toda a opinião pública. O que se lamenta é que não ficaremos livres do homem. Como foi eleito deputado federal vamos ter que agüentá-lo, a partir de agora, na Câmara Federal onde vai assumir a vice-presidência da Comissão Permanente de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Pode?

CVM

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), realiza amanhã,16, o 1ºEncontro com Investidores em Porto Alegre. O evento é gratuito e será realizado no auditório da Faculdade de Administração da PUC RS, prédio 50, às 18h30. Informações pelo e-mail apimecsul@apimecsul.com.br

BLACKBERRY

Ele funciona como celular, está online 24 horas e o melhor, tem conexão permanente, isso é um pouco do que o BlackBerry, computador de bolso fabricado pela empresa canadense Research In Motion (RIM) oferece. Agora, os brasileiros começam a render-se a mais essa nova tecnologia, que já está refletindo no resultado das empresas de TI do país.

INFRAERO NO HOTEL

Um monitor, instalado na recepção do Hotel InterCity Express Porto Alegre, que apresenta informações sobre horários de vôos, com atualização permanente, através do site da Infraero é o novo serviço oferecido aos hóspedes. O objetivo é facilitar a vida dos executivos em viagem, que podem controlar a situação de seu vôo ainda no hotel.

FEIJOADA

Está tudo pronto para iniciar a feijoada dos domingos do Sheraton, dia 19. O mais famoso prato da culinária brasileira vai ser servido com tudo o que tem direito: variedades de caipirinhas e cachaças especiais, opções de entradas, saladas, guarnições e sobremesas. Tudo sob a batuta do chef Mauro de Souza, das 12h30min às 15h30min no aconchegante Bistrô Porto Alegre, no térreo do Hotel.

PRAÇA RECUPERADA

O Banco Matone, a Ivo Rizzo Gestão e Desenvolvimento Imobiliário e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, em conjunto com a Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer entregam para a comunidade - na próxima sexta-feira, dia 17 ? a Praça José Montaury completamente recuperada, após ampla reforma deste tradicional ponto na Avenida 24 de Outubro (211), Bairro Moinhos de Vento.

Leia mais

14 mar 2006

O SENADOR DO CAOS


MELHORANDO O ENTENDIMENTO

Os leitores que me perdoem por insistir e até ser por demais repetitivo em afirmar sobre a necessidade de fazermos uma grande reforma da previdência. Quem domina o assunto, certamente concorda em gênero número e grau. Porém, àqueles que ainda não se convenceram plenamente desta necessidade é preciso que lhes dê o máximo de explicações e informações para que ajudem de alguma maneira na pressão.

SEM RACIOCÍNIO

Como o RS tem um senador completamente desprovido do mínimo de raciocínio, como é o caso do sempre muito cansativo e perdulário Paulo Paim, o dever de prestar esclarecimentos nas questões que envolvem os gastos previdenciários é mais do que necessário. Principalmente para não deixar que ele fique falando sozinho e com isto acabe convencendo algum desavisado.

O FATOR

Vejam: as nossas contas públicas são fortemente afetadas pelos déficits brutais apresentados mensalmente pela Previdência. Para amenizar um pouco esta sangria foi criado o fator previdenciário, um instrumento que estimularia a aposentadoria tardia uma vez que as pessoas estão vivendo mais.

ENTERRANDO A PREVIDÊNCIA

Pois, o senador Paim conseguiu, na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, acabar com o fator previdenciário. De forma irresponsável, como é comum em tudo que faz, Paim, que nunca se preocupou, e continua não se preocupando, em querer viabilizar a previdência, tratou de enterrar mais ainda o país.

O IRRESPONSÁVEL FAZ FESTA

Proposições assim, absolutamente burras, são contribuições que só elevam e constroem o chamado risco-país. E Paulo Paim, se fosse minimamente sensato, deveria propor uma reforma radical na Previdência para que não fosse necessário o instrumento ? fator previdenciário-. Como não é sensato prefere agravar a situação das contas públicas que já é insuportável. E festeja a tal conquista. Pode?

PROMOTORES DO CAOS

Resumo: além de não fazermos com decência as mínimas reformas, uma parcela do povo ainda elege certos representantes que mais incendeiam as cortinas. Elegem políticos portadores de sentimentos populistas, que discursam sem dizer o que estão fazendo na real, qual seja a promoção do caos. Dão a falsa impressão, aos menos avisados, de que são grandes benfeitores. Um horror.

AQUISIÇÃO

Gerdau comunica que sua subsidiária na América do Norte, Gerdau Ameristeel Corporation, adquiriu os ativos da Callaway Building Product, com sede em Knoxville, Tenesse, nos Estados Unidos.

SMECAN NA CEBIT

A missão do SIMECAN que encontra-se em Hannover para a maior feira de Tecnologia de Informação do mundo está acompanhando de perto as últimas novidades em telecomunicações, software e serviços para todas as áreas da economia. Desde teclados virtuais projetados com laser sobre a mesa, até linhas absurdamente variadas de acessórios para decoração dos aparelhos celulares, os lançamentos são encontrados aos milhares no evento. Também são intermináveis as formas de armazenamento de dados, tanto para usuários domésticos quanto para grandes empresas. Formas de transmissão de dados, voz e imagens estão cada vez mais desenvolvidas.

FULL GAUGE

A Full Gauge Controls, que integra a missão SIMECAN como expositora, encontra espaço ao lado de grandes empresas, como por exemplo a Microsoft. O "Sitrad", fabricado pela empresa canoense, monitora e gerencia os controles de temperatura, umidade ou tensão. Conforme informações obtidas na própria CeBIT, cerca de 20% dos problemas em servidores de rede são causados pela falta de controle de temperatura. No caso dos brasileiros, especialmente os gaúchos, que sofrem com problemas diante do excesso de umidade e da baixa qualidade da energia, esta é uma opção que pode ser considerada caseira.

NOVO POSICIONAMENTO

A Escala Comunicação e Marketing convida para encontro com a imprensa amanhã, 15 de março, das 9h às 11h, na sede da agência. Em pauta o novo posicionamento da agência, resultados, projeções para 2006e novas ferramentas.

PROMOÇÃO

A Claro lança a promoção Recarga Premiada, que oferece aos clientes TVs, DVDs, microsystems, celulares, além de bônus para ligações de R$3 e R$5. A mecânica ?raspe e ganhe? abrange os cartões de recarga da Claro com valores promocionais, que estarão premiados com brindes físicos ou bônus. A promoção ainda se estenderá em um sorteio de seis carros zero-km do qual poderão participar todos os clientes que fizerem a recarga premiada e se inscreverem para concorrer aos automóveis. Para participar da promoção Recarga Premiada, o cliente Claro Cartão deverá se informar dos valores promocionais de sua região, que variam de R$30 a R$50, efetuar a recarga e, então, automaticamente poderá ganhar prêmios. Basta raspar o verso do cartão e conferir a surpresa. Para recargas feitas através de meios eletrônicos ou virtuais, o usuário receberá um SMS informando o código de participação e o prêmio que ganhou. O valor do bônus é ativado no momento em que a recarga for inserida. Caso o cliente ganhe os demais prêmios, deve contatar a Central de Atendimento da Claro, através do número 1052 de qualquer telefone e cadastrar seus dados (nome, RG, CPF, endereço para entrega e telefone de contato) para receber o prêmio. O sorteio dos automóveis acontecerá ao final da promoção e, para concorrer, o cliente deve efetuar a recarga com os valores promocionais e se cadastrar através do telefone *033 - ligação gratuita -, além de responder a seguinte pergunta: ?Qual a operadora de telefonia celular que sorteia 6 carros 0 Km?? A promoção é válida de 15 de março a 15 de maio e o sorteio dos carros será no dia 22 de maio. A ação vale para clientes de plano pré-pago em toda a área de atuação da operadora. Poderão participar todos os clientes, pessoa física, que possuírem celular pré-pago Claro.

Leia mais

13 mar 2006

PASSIVIDADE OU COVARDIA?


NOVA IDENTIDADE

Nasci em Porto Alegre, RS. Sou, portanto, gaúcho. Exatamente por isso estou muito triste e constrangido em dizer que sou natural deste estado. O gaúcho sempre foi reconhecido, no Brasil todo, como um povo politizado, valente e corajoso. Do tipo que nunca admitiu levar desaforo para casa. Aliás, por carregar este temperamento forte, muitas pretensões acabaram frustradas, o que levou o RS a ficar para trás na competição entre outras unidades da federação...

SEM AMOR PRÓPRIO

Pois bem, esta identidade, esta marca, esta característica, infelizmente, já não mais existe no RS. Embora já estejamos perdendo a atenção dos novos interessados que querem investir no Brasil, estamos perdendo também aquilo que sempre falou mais alto no RS: a vergonha na cara e a auto-estima. Ou, em outras palavras, o amor próprio.

INÍCIO DA COVARDIA

Desde a visita do nefasto bandido francês, Monsieur Bové, os gaúchos começaram a se mostrar muito covardes, menos politizados e nada valentes. Bové, como todos estão bem lembrados, cuspiu e fez xixi no chapéu, no pala, na bombacha e nas botas dos gaúchos. Sem qualquer revide. Pasmem: nada aconteceu com ele. Ninguém o ameaçou, muito menos a polícia. O maluco destruiu lavouras e saiu intacto sem um tapa na cara sequer. Uma vergonha para o RS, que foi parar nos noticiários internacionais sem mostrar qualquer manifestação nas ruas contra o bandido.

FESTEJANDO AS DERROTAS

Esta atitude covarde esclarece, de alguma maneira, a forma como os gaúchos insistem na comemoração da Revolução Farroupilha. Os riograndenses parecem mesmo desconhecerem a história. Não importa, ou não sabem, que o RS foi derrotado e que jamais foi cumprido um item sequer do Acordo de Ponche Verde. Os gaúchos, portanto, festejam as derrotas, lamentavelmente. O que muito me entristece.

SEM REAÇÃO

Depois de Bové, o RS presenciou, sempre em silêncio, e de forma covarde, a destruição do laboratório da UFRGS, as inúmeras invasões de terras e fazendas, a depredação de uma empresa de logística em Esteio e, mais recentemente, a estúpida fúria de animais-fêmeas que destroçaram o laboratório da Aracruz. Sem uma só reação do povo nas ruas, gente. O que ainda aconteceu foi por escrito, através da imprensa. Do povo gaúcho organizado, outrora valente e corajoso, nada. Este último foi, sem dúvida, um ato que deixou pasmo o Brasil todo. Agora todos já conhecem esta nova identidade dos gaúchos. Estou com vergonha. Muita vergonha.

A ESTÁTUA ENVERGONHADA

Ao que parece, a única preocupação dos gaúchos é saber e discutir onde deve ser colocada a estátua do Laçador, símbolo que hoje se situa na principal entrada da capital, Porto Alegre. A troca de lugar se impõe pela construção de um importante viaduto que ali precisa ser erguido. Não se trata de eliminar a estátua, mas, pelas discussões, a impressão deixada é que ela é mais importante do que o viaduto, coisa que só acontece em lugares muito atrasados. Antes de perguntar aos tradicionalistas o que pensam a respeito, a questão que se impõe é: já perguntaram ao Laçador onde gostaria de ficar depois de tudo que vem acontecendo? Se a estátua falasse diria que está muito envergonhada. Como eu.

SIMECAN EM HANNOVER

Centenas de novidades tecnológicas apresentadas por empresas do mundo inteiro, principalmente da Ásia e da Europa, têm chamado a atenção da missão de empresários e políticos canoenses que encontram-se na CeBIT, Feira Internacional de Tecnologia de Informação, Telecomunicações, Software e Serviços que acontece até a próxima quarta-feira. O grupo, coordenado pelo Simecan (Sindicato das Indústrias Metal-Mecânicas e Eletro-Eletrônicas de Canoas e Nova Santa Rita) está enfrentando diariamente neve e temperaturas negativas que chegam a -9 graus para chegar ao Centro de Eventos de Hannover. Mas todo o esforço é recompensado com a oportunidade de acompanhar de perto o que existe de mais moderno nos setores abrangidos pela feira.

OFERTAS NA CEBIT

Desde teclados virtuais projetados com laser sobre a mesa, até linhas absurdamente variadas de acessórios para decoração dos aparelhos celulares, são algumas das ofertas encontras na CeBIT. Também são intermináveis as formas de armazenamento de dados, tanto para usuários domésticos quanto para grandes empresas. "Formas de transmissão de dados, voz e imagens estão cada vez mais desenvolvidas, podendo-se antever, por exemplo, o desaparecimento das vídeo locadoras na forma como as conhecemos", afirma o Diretor de Comunicação e Marketing do Simecan, Eng. Werner Spieweck. Segundo ele, as alternativas disponíveis para transmissão e armazenamento de dados permitirão que o usuário receba os filmes no seu computador, sem precisar deslocar-se fisicamente até a locadora

PALESTRA

Será apresentada nesta quarta-feira (15) em Porto Alegre a palestra internacional ?Fazendo o Impossível e Realizando o Inimaginável? sobre a experiência antropofágica vivida na tragédia dos Andes, em outubro de 1972. O tema será abordado pelo uruguaio Antonio Vizintin Brandi, um dos protagonistas do episódio, que tem sido utilizado, de forma crescente, como ferramenta de gestão empresarial. A palestra será acompanhada pela apresentação do vídeo ?Voces de la Montagna? e terá início às 19h, no Holiday Inn (Av. Carlos Gomes, nº 565) e maiores informações podem ser obtidas com a Gênesis Consultores, fone (51) 3325.6351.

CIRURGIA DE MÃO

A Capital gaúcha será sede de outro grande evento na área da saúde. O Porto Alegre Convention & Visitors Bureau confirmou hoje a realização do 27° Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão, que vai acontecer em 2007. A confirmação foi dada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão. Porto Alegre concorreu com Foz do Iguaçu e Gramado. O Congresso vai reunir 1.000 pessoas.

Leia mais

10 mar 2006

TURISMO NO PAMPA


UM PRODUTO TURÍSTICO

Se você tem nervos de aço, gosta de correr riscos e adora aventuras radicais com muita adrenalina, não deixe de visitar o RS. O turismo no pampa oferece um farto menu de manifestações, invasões e muita destruição a toda hora. Em qualquer lugar do estado, principalmente na capital, Porto Alegre, há sempre o show da hora. Em quase todos, além dos gritos de ordem, acontecem os indefectíveis incêndios de bandeiras dos EUA. Tudo promovido por vândalos de plantão, financiados, naturalmente, pelo MST, PT e, pasmem, até pelo próprio governo, com subvenções incríveis. Aproveite.

ENDEREÇO CERTO E SABIDO

Não deixem, também, de conhecer o lugar onde vivem os atores bárbaros e sujos. É muito simples: basta se dirigir ao Parque da Harmonia, bem perto do centro da cidade. Há várias placas indicativas do local. Acampados, sem qualquer possibilidade de banho e outras necessidades, os monstros perigosos vivem alegremente, comentando seus crimes hediondos com toda a proteção. Sugiro que não levem máquinas fotográficas ou dinheiro, pois a turma é perigosa.

AMBIENTE AUTÊNTICO

Ah, mais uma coisa: não esperem a presença da polícia ou da justiça para uma ajuda em caso extremo. Eles só existem no RS para proteger os bandidos. Neste caso estão absolutamente certos: se eles entrassem em ação, o interesse e o produto turístico não teria razão de existir. O melhor mesmo é que tudo fique muito autêntico. Uma advertência: portadores de doenças cardíacas não devem se aventurar.

O RIO GRANDE QUE QUEREMOS

Confesso que esperava um ambiente cheio de ceticismo no encontro ? O Rio Grande que Queremos, realizado nos últimos dias na Fiergs. Mas, não. O espírito que respirei na boa parte do dia que passei lá, ontem, é de que há alguma esperança e algo positivo ainda pode acontecer por aqui. Tudo o que já foi feito no passado sob o ponto de vista de diagnóstico e informação das ações propostas, por pura falta de acompanhamento, sempre deixou de ser implementada.

EXTRATO DA SOCIEDADE

Como o público participante representou um belo extrato da sociedade, envolvendo todas as classes, entidades e poderes, as chances de dar certo existem. Além dos levantamentos feitos, que representam uma descrição dos erros plantados, e colhidos, no passado e no presente, as propostas para melhorar o estado de coisas no futuro só dependerão agora de cobranças persistentes e contínuas junto aos governantes.

OS OMISSOS

Esta pressão é que pode dar a coragem necessária para que os representantes públicos promovam mudanças. Se até agora todos os gaúchos presenciaram as atitudes das corporações, as quais sempre exigiram e levaram todas as vantagens, a impressão deixada no encontro é que todos ficaram convencidos de quem matou o RS. Ou seja, a vontade dos manifestantes foi sempre atendida como se fosse a vontade dos contribuintes, que muito se omitiram.

AGRADECIMENTO

Quando chegou ao RS, a Aracruz Celulose, uma empresa brasileira, trazia na bagagem sua experiência e o compromisso com o desenvolvimento do Estado. Episódios como o da madrugada do dia 8 de março devem ser condenados, pois ameaçam uma história de crescimento que vem sendo construída com seriedade, e por muitas mãos. Foram mais de 20 anos de estudos perdidos em uma ação de 30 minutos, com muitos danos materiais. A Aracruz incentiva e valoriza a democracia, estimula debates produtivos e o crescimento. Por tudo isso, repudia atos de vandalismo, intimidação e invasão de propriedade privada, que considera uma afronta aos princípios democráticos e ao estado de direito. Por assumir compromissos de longo prazo com seus clientes e com a sociedade, a Aracruz precisa garantir a continuidade do seu negócio, respeitando a natureza, investindo em infra-estrutura e educação, respondendo por mais de 10 mil empregos diretos. O Programa de Qualificação de Mão-de-Obra Florestal, por exemplo, que será lançado nessa sexta-feira, justamente em Barra do Ribeiro, capacitará centenas de profissionais no campo, habilitando-os a exercer um novo ofício, com a qualidade que o mercado exige. A Aracruz Celulose acredita na justiça e nas pessoas. Por tudo isso, agradece, em nome dos milhares de brasileiros que compõem sua equipe e de suas famílias, as incontáveis e veementes manifestações de apoio que vem recebendo, de diversos setores da sociedade, diante deste lamentável acontecimento. Da mesma forma, reafirma sua crença no trabalho e no potencial do nosso estado e do nosso país. E é com essa convicção que vai reerguer o laboratório e o viveiro, continuando a investir no desenvolvimento tecnológico, em uma área de conhecimento em que o Brasil detém posição de liderança mundial.

FEIJOADA AOS DOMINGOS

O frio ainda não chegou mas o Sheraton sai na frente e retorna, a partir do dia 19 de março, com as tradicionais feijoadas aos domingos. Em novo cenário, agora no ambiente aconchegante do Bistrô Porto Alegre, o símbolo da cozinha verde e amarela será servido das 12h30min às 15h30min e apresenta diversas opções de entradas, saladas, guarnições e sobremesas. O cardápio é exclusivo e leva a assinatura do chef Mauro de Souza.

CONFERÊNCIA

A Câmara da Indústria, Comércio e Turismo Brasil-Uruguai tem o prazer de convidar para a primeira conferência do "Ciclo de Palestras 2006" desta entidade, a realizar-se em 15 de março próximo. O convidado do mês é o empresário Paulo Tigre, Presidente da FIERGS. O tema da palestra é "O Rio Grande que queremos - Agenda Estratégica 2006-2020".

INVESTIMENTOS

Baseada em seu perfil de constante inovação, a Altus S.A. dará sequência à sua política de investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento durante o ano de 2006, na área de software e produtos para automação industrial. A empresa vai investir R$ 6.400.000,00 em pesquisa e desenvolvimento de software e produtos associados, R$ 150.000,00 em capacitação gerencial e tecnológica, R$ 375.000,00 em certificação de produtos e R$ 225.000,00 em máquinas e equipamentos. Do montante total, o BNDES vai financiar R$ 6.000.000,00.

Leia mais

09 mar 2006

A MANSÃO DA TOLERÂNCIA


BENCHMARK

O estado do RS, conforme escrevi há poucos dias atrás, junto com a sua capital, Porto Alegre, virou, definitivamente, a sede e um legítimo benchmark para acontecimentos comunistas radicais. Como nada mais de bom acontece no RS, a ponto de virar notícia nos jornais muito comprometidos com causas esquerdistas, só os maus exemplos é que passaram a ter cobertura. Com isto, a cada dia, mais e mais adeptos da rafuagem se sentem em casa cheios de permissividade. Ou seja, o RS é hoje uma legítima casa de tolerância.

SÓ HOJE

O fato de ter deixado uma parte significativa da sociedade gaúcha, e brasileira, enojada e revoltada com a estúpida invasão de mulheres-demônios, na sede da Aracruz, em Barra do Ribeiro, RS, não sugere que estamos diante de um ato surpreendente. Já passou o tempo em que alguém ainda ficava surpreso com atitudes bárbaras por aqui. Podemos entender, isto sim, que a tal revolta, que hoje tomou conta do povo gaúcho, amanhã já pode estar esquecida. E, assim, logo logo vamos ter mais invasões e novas destruições.

ROTINA

Gente, o que é preciso entender é que tudo o que é nefasto por aqui virou rotina. Isto, em outras palavras, se explica pela omissão total das autoridades que insistem em dizer que nada sabem até que os atos são consumados. As chamadas autoridades, em seus diversos níveis, ignoraram as movimentações de mais de 35 ônibus lotados de bandidos, como foi o caso da invasão na Aracruz. Como sempre, chegaram ao local do crime bárbaro bem depois que a imprensa já havia registrado tudo. Só podem fazer olho grosso por incompetência, cumplicidade ou interesse. Quem sabe?

USEIROS E VEZEIROS

Como é sabido, para se organizar qualquer grupo para fazer uma viagem de ônibus, a primeira exigência ao contratar o veículo é que os viajantes se identifiquem previamente. Inclusive a empresa locadora do ônibus. Em se tratando de manifestantes perigosos, useiros e vezeiros em fazer gato e sapato em matéria de destruição, a polícia precisa estar mais vigilante acompanhando todas as manobras dos veículos alugados.

DATA EMPORCALHADA

Como explicar a tolerância e a omissão da polícia, com relação às mulheres criminosas, invasoras e destruidoras, que resolveram festejar o Dia Internacional da Mulher, emporcalhando a data? Dizer que é só revoltante é pouco. A minha revolta, antes de ser contra as bandidas, é muito mais contra as autoridades.

RISCO RS

Diante de tantos casos lamentáveis que acontecem sistematicamente no RS, pergunto: qual o tamanho do risco que devemos atribuir ao estado, quando alguém é convidado a investir no Brasil? Alguém escolheria o RS sabendo, de antemão, que o seu negócio já estará na alça de mira de invasores e destruidores? Depois de analisar todos os aspectos, e mesmo querendo investir no Brasil, o mais provável é que investidor queira ficar o mais longe possível do RS. Viva a Via Campesina.

RESTAURANTE

Na próxima segunda-feira, 13, às 12h30min, a PURAS estará inaugurando o mais sofisticado restaurante da Fiergs, chamado de Cassara Internacional. O local foi totalmente redesenhado com um design e um cardápio contemporâneo para atender a diretoria da instituição e o público em geral. No encontro vai estar presente o presidente da PURAS e diretoria da Fiergs.

IBERÊ CAMARGO

A nova sede da Fundação Iberê Camargo, com projeto do arquiteto português Álvaro Siza, foi capa da edição de março da revista Blueprint, publicação inglesa especializada em arquitetura, design e cultura. A reportagem traz informações detalhadas sobre a funcionalidade do prédio e as atividades que terão lugar naquele espaço. Segundo a reportagem, nenhum outro edifício público na cidade foi construído com tal integridade arquitetônica, numa alusão às formas do edifício.

GOLFE

O COSTÃO DO SANTINHO RESORT & SPA, que fica na praia de Florianópolis, está trazendo uma novidade para a região: é o COSTÃO GOLF. Em uma área de 571.984m², o complexo teve todos os cuidados ambientais para implantar esse projeto. Inclusive a preservação da fauna e da flora da região está garantida. Essa área irá reunir o mais alto padrão de condomínio residencial. E o campo será ligado ao resort por meio de um teleférico. A inauguração do COSTÃO GOLF está prevista para o final deste ano.Para quem quiser conhecer ou dar umas tacadas, deve consultar o plantão do COSTÃO GOLF, através dos telefones (48) 32693606 ou 84153651.

FEIRA DO CONSUMIDOR

Ontem, 08, foi o lançamento da segunda edição da Feira do Consumidor Legal, evento que integra a programação do Dia Mundial do Consumidor. A programação inicia na próxima segunda-feira,13, no Largo Glênio Peres e se estenderá até o dia 16. Segundo o presidente do Fórum Estadual de Defesa do Consumidor, a feira deste ano contará com a participação de mais de 20 entidades públicas e privadas de atendimento ao cidadão, feirão dos impostos, exposição de produtos legais e piratas e palestras para esclarecimento do consumidor.

Leia mais