Artigos

13 nov 2006

O QUE O CARGO EXIGE


PRÉ-REQUISITOS

A escolha de um presidente, ou governadora (no caso do gravíssimo RS), ainda que os eleitos apresentem comportamento moral e ético elevados, não é garantia de soluções para os problemas do país e do RS. Hoje, os problemas nos quais estamos mergulhados dependem, além da honestidade, de inteligência, coragem, firmeza e bom senso. Este conjunto de pré-requisitos, todos, infelizmente ainda não foi percebido nas cabeças dos governantes.

RAÍZES

As velhas formas bobas, mas sempre usadas, de usar mensagens do pensar positivo, fazer corrente de orações, acender velas e outras coisas mais, não ajudam em coisa alguma. Mesmo que os eleitos venham a se mostrar pessoas minimamente decididas e corajosas não será suficiente para conseguir espantar facilmente as já enraizadas posições ideológicas que muito tem atrapalhado o nosso crescimento e desenvolvimento

IMPERMEÁVEL

Já se sabe perfeitamente que falar das vantagens das privatizações é impossível para uma sociedade tornada impermeável para esta compreensão. A manipulação atingiu um grau tão monstruoso que impede ao povo uma mínima compreensão ou comparação das vantagens com desvantagens das privatizações.

CUSTO DO INVESTIMENTO

Mesmo que algumas empresas estatais possam ter capacidade para conviver num ambiente de concorrência com a iniciativa privada (coisa ainda não vista), o certo é que, ainda assim os investimentos custam dinheiro para os contribuintes. Muito mais do que poderia ser destinado às atividades fim de Estado, como: educação, saúde e segurança.

RETORNO

Investimento público em empresas, quer monopolistas ou não, são sempre obtidos por impostos. Que são pagos, logicamente, pelos cidadãos contribuintes. Sendo lucrativas as estatais não pagam o retorno necessário para seus financiadores. Se não dão lucro pior ainda. O certo é que o risco do negócio é exclusivo dos contribuintes e não de seus acionistas como acontece na iniciativa privada.

VIAGEM ELEITORAL

Lula foi se encontrar com o seu amigo e parceiro Hugo Chávez, às vésperas das eleições na Venezuela. O pretexto é a inauguração de uma ponte, como convém aos espertos candidatos que usam a ignorância dos eleitores para se beneficiar. Mas, o que está em jogo mesmo, embora alguns não compreendam, é a montagem do Grande Estado Bolivariano. Lula foi dar uma força para Chávez para que as eleições deles não tenham um possível final infeliz para o Bloco Comunista Latino Americano.

PALESTRA

A Escola de Comunicação do portal Comunique-se, de São Paulo, promove terça-feira, dia 14, das 19h30min às 22h30min, palestra gratuita da relações públicas Lalá Aranha ? ?Raio X da Mídia?. Realizada por sistema EPR® ? Ensino Presencial em Rede, a apresentação ocorrerá, em Porto Alegre, no Instituto Eckart (Av. Taquara, nº 317). Mais informações e confirmação de presenças pelo telefone (51) 9602.0750 ou e-mail crisrispoli@terra.com.br.

FRANQUIA

A Pastelândia (www.pastelandia.com.br) é a principal franqueadora e rede brasileira no seu segmento. Após uma reengenharia estrutural e societária está retomando sua ampliação, tanto no Brasil como no exterior - em breve irá ocorrer a inauguração da Unidade Piloto de Portugal. Cidade e regiões de maior interesse: No Brasil:RS, MT (ambos), MG, Brasília e todo o Nordeste. Interior do PR, SC RJ e SP. No Exterior - USA, México, Argentina, Colômbia, Espanha, Israel e Inglaterra. Trata-se de uma oportunidade muito boa para empreender (excelente retorno), podendo optar entre só administrar (máster) e / ou tocar a(s) unidade(s) e bastante acessível pelas várias alternativas - Dellivery (pastéis e pizzas), Pastelaria, Restaurante (pastéis, pizzas e massas) e máster. No caso de interesse entre em contato direto com info@pastelandia.com.br ou tel. 11 - 30452024

ACM

A Associação Cristã de Moços (ACM-RS) recebe nesta semana a visita da diretora-assistente dos programas internacionais da YMCA/ACM Internacional, Kalisma Alayon, que vem ao Brasil para divulgar os intercâmbios profissionais remunerados da associação, oferecidos pelo International Camp Counselor Program (ICCP). Por meio do programa, jovens de 18 a 30 anos podem viajar aos Estados Unidos para trabalhar em acampamentos de verão durante 10 semanas ou mais, entre maio e setembro. As palestras são gratuitas e abertas ao público em geral, com vagas limitadas. Para confirmar presença ou obter outras informações, o telefone é (51) 3213-6000, ramal 6041.

ESTAÇÃO DA PAZ

De 21 a 30 de novembro estará acontecendo O Ciclo de Atividades para o Despertar da Paz. É uma iniciativa da ONG Universidade Internacional da Paz, que vai trazer a Porto Alegre palestrantes de renome internacional para falar sobre A arte de Viver em Paz, Liderança e Paz e Ética e Valores na Sociedade. As palestras são gratuitas e os locais, inscrições e informações podem ser obtidos pelo e-mail: marlene.tm@brturbo.com.br

Leia mais

10 nov 2006

A HORA DA VERDADE


SOB NOVA DIREÇÃO

Terminada a comemoração da vitória nas eleições é preciso que o governo eleito comece imediatamente o enfrentamento dos problemas, que além de muitos são também paquidérmicos. No RS, hoje o pior Estado da Federação, impõe-se uma nova prática de administração. A de falar a verdade, fazer o que está ao alcance das possibilidades, e, principalmente, só o que o caixa permite. Para tanto proponho algumas sugestões:

TRANSPARÊNCIA TOTAL

Em primeiro lugar sugiro que Yeda e Feijó façam todos as reuniões e encontros totalmente abertos e públicos, com a presença da imprensa. Só assim a sociedade poderá tomar conhecimento dos reais pepinos existentes em todas as áreas. Principalmente nas contas públicas. A educação e a compreensão de todos só se faz com total transparência.

CONVERSA FRANCA

Em segundo lugar sugiro que sejam chamados todos os professores das escolas públicas para uma conversa franca e antecipada. E que se diga que entrem em greve já, até porque não haverá como melhorar as suas vidas. Desta forma ninguém precisará se estressar com a sempre repetida greve que acontece em março de cada ano. A sociedade nunca viu isto e vai, com certeza, aplaudir a iniciativa.

DE ACORDO COM O CAIXA

Em terceiro lugar sugiro que a mesma providência seja adotada com o restante do funcionalismo para que se evite o constrangimento e a surpresa. E quanto ao pagamento da folha do funcionalismo é preciso dizer alto e bom som que, em não havendo dinheiro suficiente, não haverá como pagar a totalidade dos salários. E que cada um receberá, proporcionalmente, de acordo com o existente em caixa. Se der para pagar 10% que assim seja. Se for 90% idem. Acaba o stress.

O CONTRARIADO

O jornalista e escritor Luiz Fernando Veríssimo, como escreveu na sua coluna de ontem, 09, no Estadão, se manifestou incrédulo quando à sentença (no meu entender muito bem aplicada), ao comunista Emir Sader , pelo que este disse sobre o senador Bornhausen. Contrariado, Veríssimo chegou a assinar um manifesto em favor de Sader dizendo que se trata de um julgamento absurdo. Na realidade, para que fique bem claro, Veríssimo só defende pessoas que pensam como ele.

MOSTRANDO COMO PENSA

No RS, todos aqueles que foram processados pelo governo petista, como está posto no livro ? A Vanguarda do Atraso ? não receberam, por parte de Veríssimo uma única linha ou manifesto em favor da liberdade de expressão. Vejam: são todos seus colegas e vivem no RS. Pode? O silêncio de Veríssimo na ocasião e a sua gritaria agora, em defesa do comunista Sader, mostra bem o que ele pensa.

UNIVERSO DAS CERVEJAS

Este é o último final de semana do Universo das Cervejas Bourbon Country, que segue até o dia 15 de novembro. Além dos shows diários com bandas típicas alemãs, sempre às 18h30min, o evento tem neste sábado, 11, uma palestra aberta ao público. Desta vez, Flávio Mori, coordenador de produção da INAB (Indústria Nacional de Bebidas), fala sobre a empresa, seu mix de produtos ? como a cerveja Colônia e a Colônia Low Carb, de baixas calorias ? e ainda sobre a história da cerveja no mundo.A palestra acontece às 20h, no salão do Universo das Cervejas (estacionamento do 1º piso do Bourbon Country). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em qualquer supermercado da rede Zaffari e Bourbon. Informações pelo fone (51) 3572.9070.

GOVERNANÇA DE TI

A Alfamídia e a Universidade do Vale do Sinos (Unisinos) estão abrindo inscrições para as novas turmas de Formação Governança de TI, que reúne cursos de Balanced Scorecard, ITIL e Cobit. Com inícios na segunda-feira, 13 de novembro, no turno da noite , 6 de janeiro, aos sábados, e 8 de janeiro, também à noite, sendo que as duas primeiras em Porto Alegre e a última em São Leopoldo, a Formação Governança de TI é voltada para gestores e profissionais de TI de empresas que utilizam ou planejam implantar uma ou mais destas metodologias.

NOTA ELETRÔNICA

O Grupo Gerdau está substituindo notas fiscais de papel pelo sistema de nota fiscal eletrônica. A empresa é uma das participantes do projeto-piloto proposto pelas Secretarias Estaduais da Fazenda e pela Receita Federal e coordenado pelo Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários (Encat). Inicialmente, o projeto está sendo implantado em três unidades do Grupo: Gerdau Aços Especiais Piratini, em Charqueadas (RS); Gerdau Água Funda, em São Paulo (SP), e Gerdau Usiba, em Simões Filho (BA). Na semana passada, a nota fiscal eletrônica estreou nas operações das unidades em Charqueadas e na Água Funda. Este mês, o sistema começa a ser utilizado na unidade da Bahia.

10 ANOS

A Aços Favorit Distribuidora Ltda., no distrito industrial de Cachoeirinha, RS, está dobrando a sua capacidade de armazenamento. Ontem, ao comemorar 10 anos de atividades, a Aços Favorit, inaugurou dois novos pavilhões e aumenta a capacidade de armazenagem para 8 mil metros quadrados, onde mantém estoque de 5 mil toneladas de aços em barras e tubos mecânicos. Parabéns ao Rudi e equipe.

COLUNISTA

A partir deste domingo, 12, o escritor e pensador, Percival Puggina, vai ocupar uma coluna do jornal Zero Hora. Uma vez por mês, como está definido no seu contrato, teremos o prazer de ler tudo o que Puggina pensa sobre os assuntos que envolvem a política gaúcha e brasileira. Vá em frente, Puggina.

PRÊMIO PRESS

O jornalista Júlio Ribeiro está promovendo a entrega do Prêmio Press 2006 no dia 16 de novembro, 20 horas, no Auditório Dante Barone, na Assembléia Legislativa.

Leia mais

09 nov 2006

FIM DAS ESPECULAÇÕES


COMUNICADO

A propósito das especulações e notícias que continuam circulando na mídia, a respeito da possibilidade de Jorge Gerdau Johannpeter vir a aceitar algum cargo público no governo Lula, caso venha ser convidado, eis o comunicado que recebi do próprio depois que Gerdau leu o meu artigo de ontem, intitulado Jorge Gerdau para ministro?

NA ÍNTEGRA

COMUNICADO: Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Grupo Gerdau, esclarece que não está em seus planos profissionais ou pessoais a aceitação de convites para compor cargos públicos. Além disso, Jorge Gerdau Johannpeter entende que a sua contribuição para o Brasil pode ser mais construtiva por meio da participação em iniciativas e movimentos empresariais, que buscam soluções para os principais desafios do País.

NA MOSCA

Diante desta manifestação oficial e pessoal, do próprio Jorge Gerdau Johannpeter, nada mais resta a comentar ou especular. Como se vê, embora muita gente ainda não sabia se acreditava ou não na informação plantada na mídia, a minha expectativa, como deixei claro no meu artigo de ontem, era de coisa totalmente improvável. Acertei na mosca. A minha convicção, para deixar bem claro, continua a mesma: caso Jorge Gerdau aceitasse entrar para a equipe de governo passaria a ser o presidente do país uma semana após a sua posse. Alguém duvida?

LEI DA FRAUDE FISCAL

Leis não faltam no Brasil. O cumprimento delas é que é o problema. Tão logo elas são aprovadas pelos poderes legislativos de todas as instâncias, no mesmo instante já se inicia o processo de buscar furos para fugir do cumprimento previsto nas leis.

MAU EXEMPLO

Os governos não fogem à regra. A LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal -, que impede gastos sem que as receitas sejam apontadas, também está sendo burlada ou melhor entendida por alguns governantes que não querem cumprir com o compromisso. É o caso do RS.

FRAUDE FISCAL

Para tentar pagar o 13º salário do funcionalismo as manobras estão sendo montadas para fugir da LRF. Ou seja: quando a lei é boa e exige ordem e cumprimento, o negócio é tentar fraudá-la e não cumpri-la. A pergunta que fica: para que existe a lei? Estamos ferrados.

SIMECAN

Repetindo o clima de total harmonia dos últimos anos, o Simecan vai eleger uma chapa de consenso para a gestão 2007/2009. Roberto Machemer, diretor da CEL Construções Elétricas, assumirá a entidade canoense em substituição a Zenon Leite Neto, da Urano Indústria de Balanças. A eleição é nesta sexta-feira e a posse será no dia 30 de novembro, durante o evento \"Destaques Simecan\", ocasião em que serão premiadas as indústrias associadas que tiveram conquistas importantes ao longo de 2006.

PRÊMIO

O 23º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo contempla profissionais do jornalismo gaúcho que denunciem violações ou enalteçam o respeito aos direitos humanos. As inscrições estão abertas até o dia 15/11.Serão escolhidos os três melhores trabalhos nas categorias Reportagem, Fotografia, Imagem de Televisão, Charge, Rádio, Televisão, Jornalismo Online e Crônica. Há ainda a categoria Acadêmicos, voltada para estudantes de Comunicação Social. As entidades organizadoras também promovem o Troféu Personalidade, dedicado a pessoas que tenham se destacado na promoção dos direitos humanos ao longo do ano.Informações: Arfoc-RS - arfoc@terra.com.br -(51) 3227-6898 e Movimento Justiça e Direitos Humanos - mjdh@terra.com.br - (51) 3221-9130 .

ARACRUZ

Pela quarta vez, a Aracruz conquistou o primeiro lugar na categoria papel e celulose do ranking As Empresas Mais Admiradas no Brasil, na edição 2006 da pesquisa Carta Capital/TNS Interscience. A oitava edição do ranking analisou empresas de 48 setores da economia, e elegeu as mais admiradas a partir da avaliação em 11 quesitos: respeito pelo consumidor; qualidade de produtos e serviços; notoriedade; ética; inovação; responsabilidade social; compromisso com RH; qualidade da gestão; solidez financeira; compromisso com o país e capacidade de competir globalmente.

NOVIDADE

O Festival do Turismo de Gramado segue o padrão de segmentação das grandes feiras mundiais do setor. Em sua 18ª edição, a feira de Gramado vai contar com o 2° Salão de Turismo Rural. O objetivo do salão é apresentar a vocação de alguns destinos nesse segmento. ?O agroturismo tem sido um dos principais vetores para geração de emprego, as pessoas buscam cada vez mais o contato próximo com a natureza e a vida no campo?, salientam as organizadoras do Festival, Marta Rossi e Silvia Zorzanello. Mais informações no site www.festivalturismogramado.com.br .

Leia mais

08 nov 2006

JORGE GERDAU PARA MINISTRO?


ESPECULAÇÕES

Terminado o período eleitoral, onde o povo escolhe seus candidatos, começa imediatamente o período de escolhas, aí pelos eleitos (presidente e governadores), dos seus ministros e secretários. A partir de então, como se sabe, é um vale-tudo de fuxicos e especulações. Até parece convocação e escalação da seleção brasileira onde a imprensa, quando não dispõe de notícias acaba inventando alguma para não passar em branco perante seus leitores e ouvintes.

CONVITE

Agora, por exemplo, estão especulando bastante sobre a possibilidade de Jorge Gerdau Johannpeter vir a preencher algum cargo ministerial. Alguns jornais declaram até que Lula já teria feito o convite. O curioso é que muita gente que, por não gostar de Lula não aceita a presença de Gerdau no governo. Não concordo.

GERDAU PRESIDENTE

Já que é hora de especular vamos, pois, admitir duas hipóteses: 1- de que tal convite ocorra realmente; e, 2- que Jorge Gerdau aceite o desafio. Ora se isto viesse a acontecer é óbvio que muita ordem e respeito começaria a existir na gestão pública. Bom para todos nós. Só que, passados sete dias no cargo, com certeza Jorge Gerdau passaria imediatamente a ser o presidente do Brasil. Lula, se bem comportado, poderia ser seu vice. Até aí tudo maravilhoso.

NÃO PROSPERA

Como estamos trabalhando com hipóteses e especulações, a considerar o fato de que Jorge Gerdau comece mesmo a gostar da idéia, arrisco um palpite: Lula, quando avaliar melhor as hipóteses acima vai desistir. Afinal, ele não quer o bem do país. Quer as vantagens que o cargo oferece. Portanto, desistam da especulação. Não prospera.

A MÍDIA DETESTA LIBERAIS

A mídia, no Brasil, sabidamente detesta os liberais. Rotula praticamente todos, que não são muitos, de forma sempre pejorativa. E quando quer queimar os tipos perante a opinião pública, sempre faz isto: começa anunciando-os como convidados para fazer parte do governo.

QUEIMAÇÃO PÚBLICA

Caso o tal convite, por ventura, ocorra, aí o comunicador se dá bem. Ganha prestigio pela notícia, pelo furo de reportagem. Depois, porém, já devidamente distinguido pela profecia, a ordem é começar a queimação em público pela escolha feita. Jorge Gerdau sabe muito bem disto. Por isto dificilmente aceitaria.

AMIGOS DO ZAFFARI

Ontem, no restaurante Copacabana, Porto Alegre, a família Zaffari ofereceu um magnífico jantar italiano - típico e autêntico-, elaborado por um maitre trazido especialmente de Modena, Itália. Além da boa mesa, os 100 convidados - Amigos do Zaffari- se deliciaram com a apresentação do fantástico Amarcord: Uma Seria Opera Buffa da un\idea di Claudio Mattioli. Espetacular. O grupo se apresenta hoje em Belo Horizonte e no final da semana em Salvador e Recife.

CARTÕES DE NATAL

A SPAAN (Sociedade Porto Alegrense de Auxílio aos Necessitados) aposta na venda de cartões para arrecadar fundos que sustentam a entidade. Os cartões são adquiridos pelo valor de R$20,00 através do telefone: 3247.7400 e, após depósito em conta corrente, são enviados via moto-boy. Entre os diversos motivos dos cartões está o Flor da alegria, utilizado em momentos como nascimentos, batizados e felicitações em geral, como as festas de final de ano. Nos cartões são comunicados ao destinatário o ato da contribuição sem revelar o valor pago. A meta para este ano é atingir a venda de 1.500 unidades. E a renda adquirida será direcionada à conclusão das reformas da ala masculina, troca de piso e reforma dos banheiros da entidade.

20 ANOS

Hoje, 08, o Instituto Liberdade do RS (IL/RS) é homenageado pela FEDERASUL, pelos 20 anos de atividades no Estado. A cerimônia acontece durante o evento ?Tá na Mesa?, que tem como palestrante o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, grande incentivador da entidade.

LOJISTA DO ANO

O Lindóia Shopping divulgará amanhã, 09, o Lojista do Ano. Desde 2001, o empreendimento destaca a empresa que esteve presente durante o ano, atuou em conjunto com a administração do shopping e buscou novas soluções para a superação das dificuldades surgidas no dia-a-dia.

Leia mais

07 nov 2006

O NOVO NÚMERO DOS SONHOS


NÚMERO POR NÚMERO...

O número escolhido por Lula e sua equipe, para definir o crescimento do PIB brasileiros para 2007, está na ordem de 5%. Ainda não entendi porque tanta timidez, tanta inibição, tanta parcimônia. Se for para escolher um número fantasia, daqueles que só acontecem nos sonhos, que seja algo grande e pomposo. Digamos 9,5%, por exemplo. Fica, ao menos, mais estimulante, mais parecido com a China, com a Índia, com a Argentina. Afinal, número por número...

SONHOS

A sociedade brasileira, como já foi bem percebido por Lula, gosta mesmo é de sonhos. Vejam, por exemplo, como agem os gaúchos: todos preferem sonhar e acreditar que a neve ainda cairá de forma abundante em Gramado e Canela, coisa absolutamente improvável. Todo mundo já percebeu que isto não passa de um sonho, mas o mais importante é continuar com a idéia equivocada, com o sonho. Algo que precisa ser alimentado só para satisfazer uma expectativa. Nada mais.

FALTA RESPEITO

Esta mania brasileira de viver de fantasias já chegou também ao nosso PIB. Os brasileiros sabem que, para crescer pra valer é preciso muito investimento. E investimento, para que aconteça, precisa de respeito, precisa de marco regulatório e precisa de segurança jurídica. Como isto não existe no país e o governo não se interessa por estas coisas, nem um crescimento de 5% vai acontecer. A não ser em sonhos. O sonho dos inocentes. Ou dos idiotas.

JÔ DESINFORMADO

Assisti, ontem, a entrevista de Yeda Crusius no Programa do Jô Soares. Como o apresentador já havia anunciado, uma semana atrás, que convidaria a governadora eleita para o seu programa, era de se imaginar que o mesmo procuraria se cercar de algumas informações sobre a realidade política no RS. Nada disso. Jô mostrou ser ridículo e despreparado.

FOI MAL

A paixão que o apresentador mostra pelo PT é fantástica. Tarso Genro é o seu ídolo, pelo visto. A ponto de dizer que fez um excelente governo em Porto Alegre. E mais: disse e repetiu que o PT sempre fez boas administrações no RS. Não sabe coisa alguma de política e de qualquer coisa do RS, este péssimo JÔ.

TODOS CONTRA O MAL

Jô Soares também fez questão de mostrar que pouco ou nada sabe de segundo turno de eleições. A entrevista acabou e ele não conseguiu entender como Yeda venceu no RS. Não procurou se esclarecer que no RS todos se juntam para não deixar o PT voltar a governar. Chega de tanta incompetência.

LÍDERES E VENCEDORES

A Assembléia Legislativa e a Federasul realizam amanhã, 9, a cerimônia de entrega da 12ª edição do Prêmio Líderes e Vencedores. O evento acontece no Teatro Dante Barone, às 19h30. Ao todo, 12 personalidades e projetos culturais e sociais serão premiados em quatro categorias: Sucesso Empresarial, Mérito Político, Expressão Cultural e Destaque Comunitário. Criado pelas duas instituições em 1995, o prêmio incentiva pessoas e entidades a reforçarem a atuação em nome do desenvolvimento.

PROTESTE

Manifeste-se contra a aprovação deste absurdo. Copie e cole a mensagem abaixo e envie aos Deputados. Os endereços de e-mail estão no final do texto.Para conhecer o Projeto de Lei acesse: www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=59325&codAplicativo=2 Senhores Deputados e Senadores, Pior que não haver lei alguma é a existência de Lei que cria riscos e prejuízos aos cidadão.A Lei que tramita na Comissão de Constituição e Justiça deve ser totalmente descartada, pois é fruto da má informação, falta de diálogo e consulta aos especialistas em segurança na rede, a população em geral e trará riscos aos usuários. Exigimos que a população seja ouvida e tenha a oportunidade de manifestar-se; exigimos que sejam criados grupos de estudos formados por especialistas em segurança na rede, entidades de usuários e empresários do setor tecnológico, para formulação de sugestões viáveis, objetivas, práticas e eficazes contra os crimes na Internet. Punir os delinqüentes cibernéticos, sim! Violar a privacidade do cidadão, não! Nada impedirá que os criminosos utilizem informações roubadas de cidadãos honestos para praticarem seus delitos. Como já ocorre na clonagem dos cartões de crédito, telefones celulares, entre outros. O cidadão honesto correrá o risco de ser indiciado em processo, sem sequer saber do que está sendo acusado. A aprovação de lei como está proposta e formulada, compara-se a Lei do Desarmamento, que beneficiaria apenas aos criminosos, não aos cidadãos de bem, que são a maioria. Exigimos de Vossas Excelências a não aprovação desta Lei.

AGENDA ESTRATÉGICA

Acontece hoje o primeiro encontro da Agenda Estratégica do Vale do Paranhana (Igrejinha, Taquara, Parobé, Rolante, Riozinho e Três Coroas). A reunião será no Parque Ecoland, em Igrejinha, das 8h30min às 16h30min. Estão confirmadas mais de 290 pessoas, entre representantes dos trabalhadores, do setor público, de empresários e organizações da sociedade civil. O grupo debaterá o futuro do Vale do Paranhana e quais os caminhos para o desenvolvimento desta região até o ano 2020.

PRÊMIO CNI

Na sexta edição do Prêmio CNI, instituído pela Confederação Nacional da Indústria, o Escritório de Engenharia Joal Teitelbaum chegou pela quarta vez ao podium. A distinção tem como objetivo estimular e reconhecer a contribuição das indústrias para o aumento da competitividade brasileira e ao desenvolvimento sustentável. A solenidade de entrega foi realizada no dia 31 de outubro, na sede da CNI, em Brasília.

Leia mais

06 nov 2006

O QUE PRECISAVA SER DITO E NÃO FOI


PATRIMÔNIO NEGATIVO

Quanto mais leio e ouço que os governos anteriores foram os grandes responsáveis pela venda do patrimônio público no Brasil, mais fico convencido do tamanho da ignorância dos declarantes. Até porque patrimônio só existe se positivo, isto é, o resultado daquilo que se tem menos o que se deve.

SITUAÇÃO FALIMENTAR

A situação das empresas púbicas que foram privatizadas era plenamente falimentar. Era só patrimônio negativo, ou seja, os ativos operacionais existentes, além de sucateados, já não eram suficientes para pagar as dívidas contraídas. Dívidas até então existentes, a bem da verdade. As dívidas a existir eram mais horripilantes, considerando aí as ações trabalhistas cujo volume só era previsto e imaginado. Este rombo, denominado passivo oculto, não tinha um valor definitivo a ser contabilizado.

SÓ DE ALGUNS

É preciso, portanto, desmistificar esta burrice de que havia ainda algum patrimônio a ser vendido. Não existia patrimônio algum, gente. O que havia era um montante de esqueletos, alguns expostos e outros a serem descobertos. Nós só conseguimos nos livrar de alguns deles. Infelizmente, só de alguns.

MAU GOVERNO

Este negócio de ficar dizendo que vai governar para os pequenos, como Lula gosta de afirmar, está provado que, além de provocar o desmantelamento dos grandes, não traz qualquer melhoria para as atividades econômicas. Basta ter a noção clara de que pequenas empresas têm como clientes as grandes empresas, e não o público consumidor pessoa física.

TAMANHO É DOCUMENTO

A vida das pequenas empresas depende da saúde das maiores. Vejam que as GRANDES empresas são responsáveis por 62,3% da massa salarial no Brasil e por 45,6% dos empregos. Os pequenos estabelecimentos (com até 4 empregados) representam 82,1% do total das empresas, mas são responsáveis por apenas 2,5% do total dos salários pagos no país e 4,5% do total de empregos existentes.

DISCURSOS MITOLÓGICOS

As grandes companhias(com 500 empregados ou mais), representam menos de 0,5% do total das empresas, mas respondem por 62,3% dos salários pagos no país e 45,6% da mão de obra empregada. E pagam salários superiores a quatro vezes ao das pequenas empresas. A conclusão, bastante óbvia, é que vários candidatos fizeram, mais uma vez, discursos mitológicos, desconhecendo o ponto de vista prático das coisas e esbravejam, como foi feito com a Ford aqui no RS. Mataram um grande negócio e com ele, ainda no ventre, milhares de pequenos e micro empreendimentos.

VANGUARDA DO ATRASO

Hoje, às 18h30m, na Feira do Livro, em Porto Alegre, os participantes do livro A Vanguarda do Atraso, onde me incluo, estarão à disposição para autógrafos e bate-papo.

TÁ NA MESA

A Federasul recebe nesta quarta-feira, 8, no Tá na Mesa, o presidente do Grupo Gerdau e presidente fundador do Movimento Brasil Competitivo, Jorge Gerdau Johannpeter. Na pauta: Capital Social. Às 12h.

PALESTRAS

A Junior Achievement RS promove, sábado, 11, a 23ª Rodada de Palestras Com o tema ?Trajetória Empresarial de Sucesso? e ?Estratégias de Marketing?, os convidados realizam um bate papo informal com os estudantes, relatando as formas com que obtiveram sucesso em sua carreira profissional. O evento acontece no Teatro do SESC, sábado, das 9h45 às 12h.

CLIMA BRITÂNICO

O clima britânico promete contagiar a noite de amanhã, 7, quando a filial gaúcha da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham) realiza a ?First Pub Night?, no Mulligan Irish Pub, a partir das 19h. O objetivo do evento é promover um descontraído networking entre os associados da Britcham: cada um deles poderá apresentar a si e seus negócios. Na noite ainda haverá a apresentação de Ana Davi, da DS Language Consultants, falando sobre cursos no Reino Unido, informações que são fundamentais para quem deseja estudar neste país.

Leia mais