Artigos

28 abr 2006

ELEIÇÕES 2006 - RS


ALTERNATIVA

O governador Rigotto, como é sabido, foi a alternativa restante para que pudéssemos tirar o PT do governo do RS. Aquela conversa de que o então candidato do PMDB representava a terceira via sequer seduziu os mais esclarecidos. Já não importava, àquelas alturas, qual discurso tinha o candidato. As forças estavam concentradas em tirar o demônio da frente. E, de antemão, já era pacífico que quem pegasse o bastão teria grandes dificuldades para consertar, minimamente, o estrago feito no RS. Coisa muito séria, sem dúvidas.

GOVERNO PIOR

Hoje, no entanto, há inúmeras razões para não votar no governador Rigotto, o qual acaba de confirmar candidatura à reeleição. Embora desfrute de boa popularidade, como revelam as pesquisas mais recentes, muito mais pela sua honestidade pessoal, com Rigotto estamos fadados a ter um governo bem pior do que foi o atual, se isto ainda é possível.

MAL PREPARADO

A propósito: o fato de alguém ser honesto não significa que esta mínima obrigação agregue alguma competência. Este requisito, da competência, é inegável que faltou ao pobre Rigotto. Ele, na realidade, mostrou não estar minimamente preparado para o Executivo.

DECEPÇÃO EM CASA

Como não fez o que deveria ter feito, no início, no meio e neste final de governo, está agora com muito menos cacife político para fazer alguma coisa a partir de 2007. Até os deputados do próprio PMDB não escondem mais a decepção com o governador. Inclusive, o que é mais lamentável, até fazem troça sobre vários episódios, como a recente derrota na disputa das prévias com Garotinho.

YEDA CRUSIUS

Como o tabuleiro eleitoral está quase formado, qual a melhor opção para o RS? Respondo já: presumo que a deputada Yeda Crusius possa ser a melhor saída atualmente. Quero ouvir um pouco mais sobre as pretensões que Yeda tem para o RS, mas antecipo que o meu voto deve mesmo ir para ela. Certamente que vou fazer todas as perguntas e fazer todas as provocações para melhorar esta minha intenção. Por enquanto, salvo melhor juízo, admito que, mais uma vez, vamos precisar apoiar uma alternativa.

IGUAL EM PERSEGUIÇÕES

As perseguições que o pobre governador Rigotto tem feito contra este colunista, punindo com a retirada dos anúncios do Banrisul, no Site e na e-opinion

SIMECAN EM HANNOVER

A presença do Simecan (Sindicato das Indústrias Metal-Mecânicas e Eletro-Eletrônicas de Canoas e Nova Santa Rita) na Feira Industrial de Hannover deste ano foi a mais positiva de todas, conforme a avaliação do coordenador da missão canoense, Roberto Machemer. Para ele, além do bom número de contatos, os empresários foram em busca de muitas informações. "Saímos de Hannover satisfeitos com os resultados, pois certamente as indústrias que estiveram neste evento contam com um diferencial de mercado na medida em que acompanharam de perto a evolução de seus segmentos e as tendências para o futuro."

PREFEITURA DE CANOAS

Para o prefeito de Canoas, Marcos Ronchetti, que acompanhou a missão Simecan durante os cinco dias de feira em Hannover, os resultados foram novamente positivos para o município. "Continuamos chamando a atenção do Brasil e também de outros países por apoiar de forma efetiva as nossas pequenas e médias empresas. Eu sou testemunha de que a presença em Hannover gera frutos muito importantes para a nossa Canoas, seja através de novos empregos e novos negócios, além do acesso à tecnologia à disposição em eventos como estes. Tenho certeza de que estamos no caminho certo", comemorou Marcos Ronchetti.

FATOR CRÍTICO

A falta de transparência é um fator crítico causador ou encorajador de atos de corrupção no Brasil, segundo presidentes de empresas instaladas no Brasil. E a avaliação dos CEOs é negativa em relação ao setor público, com ênfase no custo da imprevisibilidade como fator de desvantagem competitiva no processo de globalização dos negócios. Estes são alguns dos principais resultados da 2ª Pesquisa de Líderes Empresariais Brasileiros ? ?Globalização e Gestão de Complexidades: questões inevitáveis em um cenário econômico em transformação?, realizada com 79 CEOs.Oitenta e um por cento dos entrevistados consideraram que o grau de transparência do setor público do país é baixo ou muito baixo. Em contrapartida 71% consideram que o nível de transparência no setor privado nacional é médio ou alto.

JOINT-VENTURE

A Gafisa, uma das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil, com sede em São Paulo, e a incorporadora gaúcha Ivo Rizzo formam uma joint-venture para a realização de uma série de empreendimentos de alto padrão no Rio Grande do Sul. O contrato firmado prevê a participação de 50% de cada companhia na incorporação de imóveis residenciais e de desenvolvimento urbano (loteamentos) no estado.

EUROBIKE

Na próxima 3ªfeira, 02 de maio, as montadoras Land Rover e Volvo Cars inauguram a nova concessionária autorizada no RS. Às 20 h, na Av. Ceará, 724.

Leia mais

27 abr 2006

ATENÇÃO INVESTIDORES !


CHAMANDO A ATENÇÃO

Em algumas oportunidades não posso deixar de escrever sobre o RS. Mais para chamar a atenção daqueles que, de forma totalmente equivocada, ainda pensam que o RS é o mais politizado do país. E preciso, igualmente, divulgar a forma como os políticos adoram punir quem quer investir no estado. Assim, não deixem de atentar para o seguinte:

ÓDIO

O RS como um todo, através de seus políticos, já se notabilizou como um estado que detesta investidores e empreendedores. Aqueles empresários, ainda acometidos de uma teimosia incurável crêem que esta vontade política de sempre querer barrar novos investimentos no RS e/ou acabar com os existentes, está sempre por terminar. Ledo engano. A cada dia os parlamentares, tanto vereadores quanto deputados, fazem o que podem para confirmar a característica de exterminadores.

RODADA DUPLA

Só nesta semana tivemos uma rodada dupla dos cabeças de vento: os deputados gaúchos decidiram, por ampla maioria, que as casas noturnas não podem mais cobrar consumação mínima de seus freqüentadores. Entendem assim que o consumo de bebida alcoólica vai diminuir. Quanta ingenuidade. E os vereadores, dentro de uma legítima competição de estupidez, decidiram, por unanimidade, que todas as casas de espetáculo devem cobrar meia entrada para estudantes.

A LÓGICA

Ou seja, os legisladores do RS são intervencionistas puros. Não se imagina que não devam entender que, havendo descontos para muitos, os demais pagarão mais para compensar a vantagem oferecida aos privilegiados. Esta lógica já é por demais conhecida. Deduz-se, portanto, que ao continuarem votando idiotices, o objetivo é afastar os investidores. Não tem outra.

CRIMES HEDIONDOS

Enquanto fazem de tudo para que ninguém se estabeleça no RS, as carroças continuam circulando nas ruas e avenidas em número cada dia maior. Neste aspecto nada fazem. É por estas e outras que me pergunto todos os dias: o que faço numa terra assim? O que fiz eu para merecer tanta estupidez? Já que não consigo mudar a cabeça desta gente, ao fim e ao cabo tenho a resposta: alguém, ao menos, precisa cumprir a missão de informar os crimes hediondos que os políticos comentem contra a economia gaúcha. Façam bom proveito delas, por favor.

GOVERNO MUDO

O deputado Berfran Rosado, líder da bancada do PPS, vem pedindo insistentes informações, como consta do Memorando nº 086/2005, com - Pedido de Informações -, datado de 23 de agosto de 2005, bem como a reiteração do pedido, assinada em 19 de outubro de 2005, que trata dos informações acerca das transferências da União para o Estado, a título de ressarcimento da Lei Kandir, bem como das transferências de saldos credores acumulados pelos estabelecimentos exportadores no Estado. E até agora, nada. Nada mesmo. Qual a razão? Se Rigotto faz tanta questão do ressarcimento, deveria fazer questão também de prestar contas à sociedade. Ou não?

CONCERTOS ZAFFARI

A série Concertos Comunitários Zaffari (Ano 19) antecipa das homenagens às mães e realiza no próximo dia 1º, feriado do Dia do Trabalho, o já tradicional espetáculo no Bourbon Shopping Ipiranga. O concerto contará com a participação especial da pianista Olinda Alessandrinni, além dos solistas Adriana de Almeida (soprano) e Marcelo Vannucci (tenor). O repertório, composto por 15 clássicos da música popular e erudita, inclui ainda canções de dois compositores cujos nascimentos estão sendo comemorados em 2006. Dia 1º/05, às 16h, no estacionamento superior do Bourbon Shopping Ipiranga - Av. Ipiranga, 5.200, PAlegre, com duração aproximada de 1 hora e 30 minutos.Informações: (51) 3320.3582

ATÉ QUANDO?

Na madrugada desta quarta-feira, 26, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) invadiram uma área da Fazenda Agril, localizada entre os municípios de Aracruz e Linhares, no norte do Espírito Santo, pertencente à Aracruz Celulose. A mesma área já tinha sido invadida pelo MST no dia 26 de setembro de 2005, tendo sido desocupada no dia 25 de outubro, mediante liminar de reintegração de posse obtida pela empresa. Esta é mais uma da série de invasões e manifestações em áreas e outras instalações da Aracruz realizadas nos últimos anos por movimentos que demandam terras e protestam contra atividades relacionadas ao agronegócio brasileiro e outras causas. Na maioria das vezes, como neste caso, os ataques visam áreas produtivas e são realizados contrariando a legislação. Além de prejuízos materiais à companhia ? que é umas das principais produtoras e exportadoras de celulose do país ? estes atos resultam em danos ambientais e às atividades de pesquisa realizada.

ANIVERSÁRIO

O Centro Clínico Gaúcho completa neste dia 30 de abril 15 anos de fundação. A empresa, que iniciou suas atividades na Região Metropolitana de Porto Alegre, hoje opera com 21 unidades em uma área total de atendimento de 25 mil m². Passando atualmente pelo processo de incorporação de todas as suas operadoras de plano de saúde para a bandeira única Centro Clínico Gaúcho, a empresa atende 180 mil clientes, 4 mil empresas e possui um corpo de 1.200 funcionários.

FEBRATEX

A Febratex -Feira Brasileira para a Indústria Têxtil- estará realizando sua décima edição no período de 8 a 11 de agosto. A feira neste ano ocorrerá no novo e moderno complexo da Proeb (Centro de Eventos Vila Germânica), em Blumenau - cidade que é o maior pólo da indústria têxtil do Brasil. Vai reunir 1.300 marcas de 40 países, distribuídos pelos mais de 25 mil metros quadrados do novo complexo. Empresas globalizadas, apresentando as últimas novidades em produtos, equipamentos e serviços para o setor têxtil.

AGRIBUSINESS

No dia 04 de maio, a partir das 8h, no Gran Hotel Meliá Mofarrej, em São Paulo, a BM&F promove o seminário -Perspectiva para o Agribusiness em 2006 e 2007-. As vagas são limitadas. Informações pelo site: www.bmf,com.br/agribusiness2006

Leia mais

26 abr 2006

PROPOSTAS INDECENTES


SEM JUÍZO

O PP, Partido Progressista do RS e de SC, se já teve juízo, deve ter perdido tudo nestes últimos dias. As sugestões que o partido está fazendo, para apoiar Alckmin à Presidência, é de doer e mostra que seus membros não compareceram no encontro da Fiergs:- O RS que Queremos -. Entre tantas coisas, o PP quer uma renegociação da dívida dos Estados com a União e também uma compensação pelas exportações. Só estas duas sugestões significam aumento de despesas do governo federal, que não tem como ser enfrentada a não ser com mais impostos.

BASTA PRIVATIZAR

Por partes: Quanto à renegociação das dívidas dos estados é uma pouca vergonha. Basta que sejam feitas privatizações de empresas públicas e as dívidas diminuem significativamente no RS e deixam de ser entraves ou serem renegociadas. Por outro lado, renegociar é desorganizar o sistema de endividamento que já é a nossa maior ameaça pelo alto percentual que representa sobre o PIB.

MAIS IMPOSTO

No outro item, o da exigência de que o governo federal venha a ressarcir as perdas do ICMS das exportações com recursos federais, significa que um imposto federal deve substituir aquilo que o tributo estadual não alcança. Assim, não há vantagem para o contribuinte, que pagará da mesma forma, com tributos diferentes. Proposta indecente, diga-se de passagem.

FORMAÇÃO DO ESTADO BOLIVARIANO

As contínuas e ideológicas reuniões em que Lula, Kirchner, Chávez e, até o Uribe desta feita, estão participando, visando discutir a integração sul-americana, nada mais são do que uma concertada manifestação de ódio para com os EUA. Uma forma que encontraram para praticar o esporte preferido destes atrasados latinos: manter a ALCA fora das nossas pretensões, de forma definitiva. Na realidade, em breves palavras, o que deve constar na ata do encontro é a seguinte frase de abertura: Reunião para Formação Efetiva do Estado Bolivariano.

PASSO A PASSO

Não é de hoje que isto vem sendo perseguido. E as condições para tanto vem sendo construídas, passo a passo, sem grandes alardes. Usando de nomes disfarçados, tudo aquilo que consta claramente na ata do Foro de São Paulo, da época em que Lula ainda não era o presidente do Brasil, está sendo implementado. A imprensa, apesar de várias provocações que venho fazendo a respeito, junto com o filósofo Olavo de Carvalho, por incrível que possa parecer não toca no assunto.

ESCOLHA BURRA

Para que não paire dúvida sobre o que representa o tal Foro de São Paulo é bom anotar que trata-se de um grupo de entidades políticas e de guerrilhas, onde o PT é um de seus fundadores junto com o partido comunista Cubando, de Fidel Castro. Aliás foi numa das reuniões do Foro de São Paulo que Lula declarou: - Agradecemos a Deus por você existir, Fidel. Fantástico, não ? Pois bem, hoje são dezenas de organizações comunistas latino-americanas participantes do Foro, que desde a queda do muro de Berlim o grupo foi constituído para não deixar que desaparecesse o comunismo. Ou seja, enquanto os europeus se decidiram freneticamente pelo capitalismo, os latinos ainda querem o sucumbido comunismo. Viva.

SIMECAN EM HANNOVER

A parceria entre o poder público e a iniciativa privada tem sido uma das principais armas que os pequenos e médios empresários de Canoas encontraram para buscar novos mercados. Através do Simecan (Sindicato das Indústrias Metal-Mecânicas e Eletro-Eletrônicas de Canoas e Nova Santa Rita), as empresas associadas CEL Construções Elétricas, Inelbra Indústria Elétrica, Lasa do Brasil Tecnologia e Automação, Omnitec Automação e Passo Produtos para Automação estão presentes na Feira de Hannover. Além disso outras duas empresas, a Metalúrgica Martinelli e a Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos, também participam na condição de visitantes

BONS NEGÓCIOS

Logo no primeiro dia de feira o estande do Simecan, que abriga todas as empresas expositoras, já comemorava o bom movimento. Visitantes de vários países, especialmente da Alemanha, Estados Unidos e Índia, demonstraram interesse em alguns dos produtos apresentados. Na CEL, que apresenta como novidade um moto esmeril que une lixa cinta e lixa disco num mesmo equipamento com peso de apenas oito quilos, os contatos com os indianos foi bastante produtivo. "Acreditamos em bons negócios aqui em Hannover. Nossa meta é crescer no mínimo 10% este ano e o mercado externo é uma das alternativas", afirma o diretor Roberto Machemer, lembrando que a participação na Feira de Hannover do ano passado rendeu três exportações de motores elétricos para o Peru.

CURSO

A Câmara Brasil-Alemanha Porto Alegre realiza o curso-seminário Gestão de Contratos ? Como Diminuir Riscos, no próximo dia 27 de abril, das 13 às 18 horas. O objetivo do evento é ressaltar a importância da gestão estratégica dos contratos. O curso, ministrado por sócios do Veirano Advogados de Porto Alegre, compõe-se de três painéis voltados para o público empresarial. O encontro acontece no SENGE ? Sindicato dos Engenheiros (Rua Érico Veríssimo, 960 - Porto Alegre).

INVESTIMENTOS

Nesta quinta-feira, 27, às 17h, no auditório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Rua Livramento, 515, serão anunciados os investimentos, principais ações e oportunidades para o setor vitivinicultor da Serra Gaúcha em 2006 através do Programa Juntos para Competir. Na ocasião, estarão efetuando a contratualização dos investimentos e metas, os integrantes do programa, Farsul, Sebrae/RS, Senar, Embrapa, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) além de entidades e empresas que apoiam e integram o Arranjo Produtivo Local (APL) Vitivinicultura da Serra Gaúcha.

PALESTRA

Estratégia Comercial: uma questão de vida ou morte - é o tema da palestra que a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet, regional do RS (Assespro-RS) promove e realiza, no dia 11 de maio, às 9h. O evento tem o objetivo de despertar, nos participantes, idéias que possam mudar uma empresa. A palestra é gratuita e terá por local o auditório da entidade, no Centro Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica(Tecnopuc). As vagas são limitadas, Informações pelo e-mail eventos@assespro-rs.org.br

Leia mais

25 abr 2006

CRIATIVIDADE PERIGOSA


INGENUIDADE OU ESPERTEZA?

As crianças em geral sempre apresentam propostas ou têm respostas fantásticas sobre vários assuntos. Usando da ingenuidade criativa, muito típica da tenra idade, elas criam soluções inocentes. Sem qualquer compromisso com a responsabilidade. Pois, é sempre assim que o ex-governador Garotinho, candidato à presidência pelo PMDB, se manifesta. Como se não bastasse o seu lamentável programa econômico para o Brasil, assinado pelo também retrógrado Carlos Lessa, o pronunciamento que Garotinho fez, se dizendo favorável a ajuda governamental para a salvação da Varig, foi literalmente fantástica.

PROER ?

Usando a sua cabeça mole sugeriu um plano tipo Proer para salvar a empresa de aviação. Afirmando que se o governo ajudou os bancos deveria fazer o mesmo com a Varig. Ora, como pode alguém querer ser presidente se não sabe sequer de onde saiu o dinheiro do Proer? Mal sabe ele que aquela ajuda, para salvar todo o Sistema Financeiro Nacional, contou exclusivamente com recursos da reserva monetária advinda do recolhimento do compulsório feito pelos dos bancos ao BC.

DINHEIRO DOS CORRENTISTAS

Dinheiro, portanto, dos correntistas e não do governo. E cujo resultado acabou sendo amplamente favorável no retorno dos recursos, já realizado ao longo destes anos. No caso da Varig, qual recurso que não o dos contribuintes de impostos seria utilizado? Com a palavra o menino garotinho. Convenhamos: estes oportunismos de candidatos populistas serão muito freqüentes daqui para frente. E todos eles contam com uma arma poderosíssima: a grande imbecilidade do povo.

EXPLORAR A IGNORÂNCIA

Nada melhor do que explorar a ignorância para garantir votos e ganhar aplausos nas propostas assistencialistas. Aliás, não é à toa que o Brasil ainda será, por muito tempo, um país do futuro. De um futuro incerto e não sabido. Vejam: até os indianos (ver páginas amarelas da Veja desta semana) já perceberam e comentam com clareza a bula que pode tornar o Brasil mais competitivo. A ponto de ser bem melhor do que os países asiáticos. E mesmo assim evitamos qualquer receita que possa nos fazer melhorar definitivamente.

CHIFRES EM CAVALOS

Pelas advertências feitas a respeito dos perigos que a síndrome comunista está criando para a América Latina, onde o Brasil está incluído e ameaçado, passei a ser acusado de enxergar chifres em cabeças de cavalos. Pois é. Até seria curiosa esta situação, pela forma que as pessoas em geral reagem às coisas ruins imaginando que nunca acontecem com suas vidas. Apesar da clara existência de tudo que venho escrevendo sobre o que já acontece em alguns países latino-americanos.

DEMÔNIOS

Diante das discordâncias e tanto descrédito, nada mais a fazer do que informar. Gente, não estou vendo chifres em cabeças de cavalos. Vejo, isto sim, chifres na cabeça de demônios que estão soltos, bem vestidos, andando pelas ruas, promovendo invasões e freqüentando os parlamentos. E não precisa de tão boa acuidade visual para saber de quem se trata.

INSCRIÇÕES ABERTAS

A ONG Parceiros Voluntários está com inscrições abertas, até 14 de maio, para a ação: -Tribos nas Trilhas da Cidadania -, que integra o Programa Parceiros Jovens Voluntários. As inscrições são gratuitas e destinadas a escolas públicas e privadas do ensino médio e fundamental. Em 2005, "Tribos" somou a participação de 52 mil jovens do Estado. É a maior mobilização jovem de voluntariado no Brasil.

PORTOCRED/BANCO FIBRA

A parceria de negócios entre a Portocred Financeira e o Banco Fibra está sacramentada. A Portocred Promotora foi comprada por R$ 12 milhões no início do ano e o Banco Fibra deverá trazer o banco comercial para o RS. Estando entre os vinte maiores bancos do país, o Banco Fibra deve promover, com a parceira, um aumento dos atuais R$ 10 milhões (que a Portocred operava) para R$ 30 milhões em financiamentos concedidos em 2006.

EXPULSÃO

Enganou-se quem pensou que seria americana a primeira empresa a ser expulsa da Bolívia, depois que Evo Morales assumiu o governo boliviano. Os brasileiros apaixonados pela cartilha cubana/venezuelana/boliviana/lulista/etc., estão quietos. Pelo visto também não se mostraram contrariados com o que estão fazendo com a EBX. Viva.

ELEIÇÃO

No próximo dia 28, as cooperativas gaúchas, responsáveis por 10 % do Produto Interno Bruto do RS, elegem o presidente da Ocergs (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul). O pleito será realizado em Porto Alegre, às 10h, no Centro Municipal de Eventos da Cultura Gaúcha (Parque Harmonia). Concorrem na eleição, o candidato da situação - Antônio Wunsch (presidente da Cotrimaio) ? e o professor e consultor em cooperativismo - Vergílio Perius.

Leia mais

24 abr 2006

BANDEIRA DE CAMPANHA


A AUTO-SUFICIÊNCIA

O governo Lula, de forma bastante inteligente, resolveu adotar o 21 de abril como a data em que o Brasil passou a ser auto-suficiente em petróleo. Inobstante o enorme atraso na obtenção da conquista ninguém pode deixar de festejá-la. Mesmo assim, ela só foi possível ainda neste ano, graças a uma redução no consumo de combustíveis derivados de petróleo.

MONOPÓLIO DE ESTADO

O atraso que me refiro para chegarmos a auto-suficiência é fruto da nossa equivocada decisão de manter por muito tempo o petróleo como monopólio de Estado. Tal providência, pouco inteligente, acabou por levar a Petrobrás, até a mudança de posição feita pelo governo anterior, a ser uma empresa pouco eficiente enquanto seus funcionários eram altamente privilegiados, ficando com a maior parcela dos investimentos.

PRIVATIZAÇÃO

Mas, além do tempo e da enorme economia que o Brasil já poderia ter feito no processo, a eficiência da empresa, que hoje, felizmente, é considerada de boa qualidade, teria sido extremamente magnífica caso a Petrobrás tivesse sido privatizada. O melhor exemplo desta afirmação pode ser observado e sentido através da administração da Vale do Rio Doce, que deixou de ser uma medíocre estatal para ser a grande empresa que é hoje.

EMPRESA MONOPOLISTA

Tenho absoluta certeza de que, ao tocar neste assunto e dizer o que penso, jamais serei compreendido e muito menos encontrarei adeptos. Como ajo e penso por convicção e puro raciocínio, pouco importa como os movidos por emoções e paixões venham a me interpretar. O certo é que sem competidores, o mercado simplesmente não existe. Neste ambiente, uma empresa monopolista pode fazer o que bem entender. Inclusive iludir os brasileiros contribuintes de impostos.

MÍDIA INCOMPETENTE

Como a mídia vive babando e formando opinião nacionalista e adora empresas controladas pelo Estado, o que identifica a péssima qualidade dos jornalistas, o povo sempre imagina que a Petrobrás é a responsável pelo preço alto dos combustíveis nas bombas. A verdade é que a gasolina vendida atualmente pela Petrobrás, às distribuidoras, é de R$ 0,80/litro. Comparado com o preço praticado pelas demais produtoras no mercado internacional, o preço é baixo. O que é propositadamente confundido com a tabela que a Petrobrás pratica são os impostos, que representam mais de 200% do preço da gasolina. Mas é sempre a empresa quem leva a culpa.

NO PRODUTO, NÃO NO PREÇO

A imprensa mal formada, infelizmente, já está também confundido capacidade de abastecimento com preço. Mal reconhecem que alcançamos a auto-suficiência no produto, na commodity, não no preço. Ser auto-suficiente é não precisar depender de fornecedores externos, o que nada tem a ver com os preços, que precisam acompanhar o mercado internacional para estimular novos investimentos.

MÁ EDUCAÇÃO

Os brasileiros, como se vê, foram sempre educados para acreditarem muito em empresas públicas, acreditando que, por serem públicas, elas não precisam estar integradas ao mercado. Esta péssima formação define a aceitação de que estatal pode ser menos eficiente do que empresas privadas, além de serem estranguladoras de seus teimosos concorrentes. Que sina, hein?

SEMINÁRIO

A jornalista Dora Kramer, a cientista política Lúcia Hippólito e os economistas Alexandre Póvoa e Luciano Coutinho são os debatedores do seminário: - As Políticas Cambial, com Real apreciado, e Monetária, com Taxa de Juros em queda, e as implicações do quadro político-eleitoral -, promovido pela Associação dos Bancos do Estado do RS, com patrocínio do Banrisul. Amanhã, às 8:30 na PUC Porto Alegre. Mais informações pelo telefone 3231.3000 ou pelo e mail debates@capacita.com.br .

PROJETO PESCAR

Incentivar uma proposta didática e pedagógica, através da publicação de nove volumes da Coleção Projeto Pescar. Este é o objetivo do VI Seminário Nacional de Qualificação e Desenvolvimento da Rede Projeto Pescar - Modernidade e Humanidade com Resultados, que acontece de 25 a 28 de abril, no Centro Universitário Metodista, em Porto Alegre. O encontro integra as comemorações de 30 anos do projeto.

REUNIÃO

A FCDL ? Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul, realiza dia 27 de abril reunião com lideranças e deputados gaúchos para apresentação do novo coordenador da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa. A reunião será às 8h30min, durante café da manhã no Hotel Continental, em Porto Alegre.

TÁ NA MESA

A Federasul recebe no Tá na Mesa desta quarta, 26, o vice-presidente da Stora Enso, Otávio Pontes. Ele falará sobre: - Reflorestamento: a nova fronteira de desenvolvimento da Metade Sul -. Das 12h30min às 14h, no Salão Nobre (7º andar) do Palácio do Comércio.

Leia mais

20 abr 2006

ADVERTÊNCIA SEM QUALQUER PRETENSÃO


CADA VEZ MAIS ADEPTOS

As múltiplas advertências que tenho feito sobre os riscos que envolvem a América Latina como um todo, com os governos de Hugo Chávez e, mais recentemente, de Evo Morales, por enquanto, não sugerem que muitos brasileiros vão desistir de serem amantes destes malucos. Ao contrário: a cada crítica, pelo visto, mais e mais adeptos se incluem entre os neocomunistas latino-americanos.

RECEPÇÃO TRIUNFAL

O que aconteceu hoje no Paraná é a prova disto. A chegada de Hugo Chávez àquele estado foi com grande festa, com a convicta colaboração maravilhosa do anfitrião adepto, o governador Requião. A organização foi perfeita, pois não faltaram, por óbvio, as bandeiras com as imagens de Che Guevara e gritos de apoio a Cuba, tudo muito bem ensaiado.

CONTAMINAÇÃO SÉRIA

Quero deixar claro, como revelo no título principal desta edição, que não sou um pretensioso em querer mudar o que está acontecendo por aqui, bem ao nosso lado. A minha advertência, porém, é que o povo brasileiro está sendo contaminado dia após dia por estas maluquices.

IDEOLOGIA CHAVISTA

O número de adeptos do sentimento e do espírito bolivariano, pregado constantemente por Hugo Chávez, está aumentando cada vez mais na América Latina. E, pelo que se tem notícia, através das diversas pesquisas eleitorais de vários países que terão eleições brevemente, a ideologia Chavista deverá fazer muitos presidentes do mesmo nível nos próximos anos.

CUBA: O PARAÍSO SONHADO

Aqui no Brasil, contando com o apoio irrestrito do MST, do PSTU, PSOL, PT, PCdoB, PCB e outras facções do mesmo nível, a sorte já está lançada. Sugiro, portanto, que usemos o feriado de Tiradentes para refletir sobre qual país os mais esclarecidos ainda desejam para nós. Sei que se trata de uma parcela reduzida da população, mas é importante que se manifestem, pois a maioria já foi cooptada a ponto de enxergarem em Cuba o grande paraíso sonhado.

É SÓ O COMEÇO

Na Bolívia, a cartilha, que é do conhecimento geral, será a mesma utilizada em Cuba e na Venezuela. O que está acontecendo por lá não é fruto de especulações, como podem imaginar aqueles que me vêem como um alarmista. Evo Morales disse o que faria. E está implementando suas propostas. Bem orientados, seus ministros simplesmente decidiram acabar com uma empresa de mineração brasileira que estava sendo construída na fronteira da Bolívia. Isto não é o fim, gente. É o começo.

PLANOS

A diretoria da AlphaVille reúne a imprensa, no dia 25, no Sheraton Hotel, para anunciar os planos da empresa no RS. Entre os projetos a serem apresentados destaca-se o lançamento do AlphaVille Gravataí. Em 2004, a marca AlphaVille fez sua estréia no Estado, com o AlphaVille Gramado. Na seqüência a Gravataí, Caxias do Sul e Porto Alegre serão as próximas cidades a receber empreendimentos da marca.

PROGRAMA

O Programa Juntos para Competir, uma parceria da Farsul com Senar e Sebrae-RS e mais 19 entidades, promoverá, neste ano, 25.720 atendimentos, envolvendo 8.404 empresas nas cadeias de ovinocaprinocultura, fruticultura, floricultura, bovinocultura de corte, suinocultura, vitivinicultura, cana-de-açúcar e derivados e apicultura. Os números foram apresentados ontem, durante encontro na Farsul. Dos R$ 22,l milhões, R$ 4.818.426,00 serão aportados pelo Sebrae e R$ 1.046.584,00 pelo Senar. O restante virá dos demais parceiros.

NOTÍCIAS DA ARACRUZ

Você sabia... que o Brasil já foi importador de produtos de madeira? Até 1910, a maioria da madeira e dos produtos florestais consumidos no País era proveniente do Canadá, dos Estados Unidos e da Finlândia, segundo nota publicada no dia 10 de abril no "Silviculture-se", informativo da Sociedade Brasileira de Silvicultura (SBS). Problemas de fornecimento na primeira guerra mundial deram início ao desenvolvimento da indústria florestal no Brasil. Pode-se dizer que apenas recentemente o Brasil começou a aparecer no mercado internacional de produtos de origem florestal. Em 1990, a fatia ocupada pelo País no mercado internacional era da ordem de 1%. Em 2005 aproximou-se dos 5%, ao exportar US$ 7,5 bilhões num comércio global que movimentou US$ 160 bilhões no ano. Os produtos oriundos das florestas plantadas no Brasil contribuíram com mais de 75% dessas exportações.

ENCONTRO

Uma das maiores autoridades em liderança do mundo, James Hunter, é o convidado especial do ESARH/2006 ? Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos, que acontecerá, entre os dias 16 e 19/05, no Hotel Serrano, em Gramado. O americano James Hunter falará sobre Liderança Servidora, e sobre o tema de seu novo livro. O tema central do Congresso será ?Gestão Sustentável ? Liderando competências humanas e organizacionais?.

Leia mais