Artigos

06 set 2006

NADA A COMEMORAR


ESPERTEZA

Os deputados federais, cheios de esperteza, estão acreditando que vão receber muitos aplausos pela aprovação do fim do voto secreto, ontem, no plenário da Câmara. Aliás, os jornais do Brasil todo, de forma equivocada, estão estampando o fato como assunto resolvido. Acordem: a aprovação só acontecerá depois de passar por vários turnos.

SEM PRESENÇA

Além do mais, confiar nesta gente que aí está é passar atestado de burrice e incompetência. Não esqueçam que a presença dos distintos foi praticamente inexistente neste ano na Câmara. E quando aparecem sempre tratam de votar algum aumento de despesas, como ocorreu ontem com a aprovação do aumento dos vencimentos dos funcionários do Legislativo. Fora, safados!

SUPER SIMPLES

Depois de dois anos em tramitação, finalmente o projeto que institui o Super Simples foi aprovado, ontem, na Câmara. Para deixar bem claro: o projeto só será lei depois de aprovado no Senado. Vejam: de novo a esperteza dos políticos. O negócio deles é esperar a oportunidade eleitoral. A sociedade exigia há muito tempo a decisão, mas só receberam agora porque os malandros entenderam que isto dá voto. Fora!

ACACIANO

A inclusão de muitas empresas nesta nova sistemática de tributação deve promover uma importante formalização de várias atividades que vivem hoje na clandestinidade. E as baixas taxas de impostos é que vão estimular o processo. Aliás, nada mais acaciano.

SÓ NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES...

Tomara que o governo ainda entenda a tempo que todas as empresas, independente de faturamento ou porte, devam ser incluídas, urgentemente, em sistemas simples. Aí será possível uma menor carga tributária e baixa burocracia. Bem, mas isto, quem sabe, vira um bom assunto para as próximas eleições...

PRÓXIMA SEMANA

Como o calendário oportuniza certos momentos de folga, o PontoCrítico.com também faz feriadão para retornar na próxima 2ª feira. E como entramos numa fase decisiva das campanhas eleitorais nada melhor do que brindar os leitores com algumas das aventuras que o personagem Jonas, o Ingênuo, passou na Ilha de Corrompo. Tenho certeza de que vão gostar. Bom feriadão! E, até segunda!

NOVO CARGO

O empresário Sérgio Maia, que se notabilizou como experiente executivo do varejo brasileiro, responsável por um dos processos de reestruturação financeira mais bem sucedido no País como presidente da ex-Sonae Distribuição Brasil S/A, acaba de assumir a direção, no Brasil, do braço de Financial Restructuring do Banco de Investimento Americano State Capital.

STATE CAPITAL

A State Capital que atua no País na área de fusões e aquisições, operações de Corporate Finance e Merchant Banking, tem liderado nos últimos anos uma das maiores consolidações do Varejo na América latina.

RECORDE

A TAP atingiu em agosto um recorde histórico: transportou a bordo dos seus aviões um total de 716.724 passageiros. É a primeira vez na história que a companhia ultrapassa os 700.000 passageiros num único mês.

PALESTRA

O consultor de estratégia e marketing André Arnt fará a palestra: Marketing para Comunicadores que acontece nos próximos dias 26 e 28 de setembro, na ADVB. O objetivo é apresentar o assunto a profissionais de comunicação interessados em participar do curso Marketing para Comunicadores, que será realizado pela ColetivaEAC entre 07 de outubro e 02 de dezembro. O ingresso para a palestra é um quilo de alimento não-perecível e as inscrições podem ser feitas pelo fone (51) 3331-5278 ou e-mail cursos@coletivaeac.com.br.

Leia mais

05 set 2006

20 ANOS DE OPINIÃO


VANTAGENS INCOMPARÁVEIS

Dentro de poucos dias, mais precisamente no dia 1º de outubro próximo, estarei completando 20 anos de intensa exposição dos princípios reais do liberalismo e suas vantagens incomparáveis. E lembro muito bem do ano de 1986, quando iniciei com meus comentários na mídia, que muitos esquerdistas, bastantes chocados, reagiram com firmeza contra as minhas opiniões liberais.

DE DIREITA

Assustados, talvez, com a iniciativa inesperada, ainda não vista por aqui com tanta veemência, trataram imediatamente de me rotular como um comentarista de direita. Alguns xiitas, por abominarem totalmente o liberalismo e seus benefícios, jamais experimentados no Brasil, simplificaram o raciocínio: para estes eu era a extrema direita.

DEFICIÊNCIA

O interessante é que estes apaixonados pela esquerda ainda cultivam esta deficiência. E mantém o antigo vício de só enxergar soluções no socialismo e no comunismo. Coisa que a história já se encarregou de mostrar o quanto estão errados. Convencidos que por aqui reina o capitalismo, o que é um absurdo total, ainda confundem este arremedo como coisa de direita, que mais cria problemas e injustiças.

MERCANTILISTA

Apesar desta afirmação burra e insistente de que somos vítimas de uma economia capitalista, o certo é que, infelizmente, ainda não experimentamos o capitalismo por aqui. Se ainda não somos socialistas ou comunistas, com toda certeza somos um país mercantilista.Desde o período colonial que o Brasil vive num legítimo mercantilismo, onde as coisas mais acontecem por acordos e interesse de empresários influentes e os governantes. Foram concedidos, ao longo do período, muitos cartórios, oligopólios e monopólios. Todo o desenvolvimento aconteceu sempre à quatro mãos. Os únicos que jamais foram chamados à opinar foram os consumidores.

NEOLIBERAL

Foi mais recentemente, principalmente depois da nossa restrita abertura econômica, e com o advento das privatizações e quebras de alguns monopólios, que o consumidor ensaiou seus primeiros passos. E quando o Brasil, finalmente, começava a experimentar timidamente o caminho da economia de mercado, ou capitalista, ganhou imediatamente o ridículo título de economia neoliberal.

DIREITA E ESQUERDA

Portanto, vamos deixar bem claro: Direita, no Brasil, é ser corporativista pelo lado do Estado, e mercantilista e nacionalista pela via empresarial. E, neste último, a ordem é manter uma aliança da vontade do estado e de empresários para não se submeterem a conviver com a concorrência. Já a Esquerda, através da concepção burra e atrasada de que o Estado deve fazer tudo, crê na manutenção do corporativismo estatal. E que só tirando empresários influentes do caminho corrige o problema. Crê, portanto, que consumidor é tudo igual. Que não pode nem deve ter hábitos diferentes de consumo.

NEM EMPREGADOS

É por isto que a esquerda detesta a liberdade, que faz a grande diferença. Enfim, o Brasil que tentava ingressar no capitalismo, aumentando a concorrência para se livrar do mercantilismo, está novamente se voltando, com mais rapidez para o ambiente socialista, onde até os empresários ficarão surpresos. Surpresos quando perceberem que podem deixar de ser aproveitados até como empregados de seu próprio negócio.

CURSOS

Dando seqüência a proposta de qualificar o homem do campo para que possa trabalhar da melhor forma em sua atividade a Associação/Sindicato Rural de Bagé está oferecendo de forma gratuita no mês de setembro, seis cursos. As atividades são realizadas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS). As inscrições podem ser feitas no site www.ruralbage.com.br.

QUEB

Completando seis anos no mercado de entretenimento do RS, o portal de conteúdo QUEB (www.queb.com.br) vai mostrar sua nova identidade visual e conceitual hoje, 05, no Átrio Santander.

PALESTRA

O Sindicato da Indústria Gráfica no RS (Sindigraf/RS), em parceria com o Sebrae, realiza na próxima segunda, 11, palestra sobre gerenciamento de custos. O painel "Formação do Preço de Venda de Impressos Gráficos" acontecerá na Universidade Sebrae de Negócios (Av.Sertorio, 2131) às 19 horas, e irá abordar o Método RKW para cálculos de orçamentos.O evento é gratuito e voltado às empresas gráficas que ainda não possuem software para cálculo de orçamentos. Inscrições através do fone (51) 3346.3800.

RESULTADOS

Hoje, às 17h45min, a Apimec-Sul (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) traz a Porto Alegre representantes da direção da Eletrobrás para apresentarem os resultados da empresa do segundo trimestre aos acionistas e analistas de investimento. Quem estará presente é Mary-Anne Cairns Guerrero, gerente do departamento de captação de recursos, João Vicente Amato Torres, gerente de contabilidade e Arlindo Soares Castanheira, gerente da divisão de Relações com Investidores. A reunião será no Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514).

INAUGURAÇÃO

Será inaugurada hoje a academia Body One Club, seguindo um padrão internacional de cuidados com a saúde, bem-estar e lazer. Informações www.bodyoneclub.com.br .

Leia mais

04 set 2006

O VÔO DA GALINHA


DEFINHANDO

O final do ano está chegando e a expectativa de crescimento do PIB brasileiro, na ordem de 4%, a cada dia vai ficando mais longe desta meta. Aliás, a cada semana o próprio Banco Central informa números sempre mais modestos. A última prévia, por exemplo, já indica que será de 3,3% o nosso crescimento de 2006.

VELHAS EXPLICAÇÕES

O curioso, mas não mais incrível, é que o presidente Lula, acompanhado pelo seu ministro do Planejamento, insiste em afirmar que o PIB crescerá 4% no ano. Mais uma vez, com toda certeza, o presidente acabará dando as velhas explicações de que outros fatores impediram o crescimento desejado. Pura bobagem.

FALTA DE INVESTIMENTOS

Embora muita gente nunca queira compreender os reais impeditivos do nosso crescimento sustentado, o certo é que não há investimentos no Brasil. Praticamente todos os recursos vão para o governo: uma metade a sociedade entrega pela via de impostos; a outra metade aplica em títulos públicos federais. Assim, não sobra coisa alguma para promover crescimento.

TEM CURA

Esta doença grave que afeta a economia brasileira tem cura? Sim, sim e sim. Depende, no entanto, de decisões firmes, inteligentes e óbvias: reformas bem feitas. Como isto não passa pela cabeça de gente incapaz, corrupta e viciada, o único espetáculo que resta há muito tempo para nós e o mundo se define claramente como: o vôo da galinha. Sempre curto.

EXPOINTER 2006

Quem surpreendeu na área de máquinas e implementos agrícolas, nesta Expointer, foi a agricultura familiar. Enquanto os produtores de grandes extensões praticamente não adquiriram coisa alguma, as pequenas propriedades foram às compras. Os pedidos, com valor médio de R$ 10 a R$ 12 mil reais para compra de máquinas, se caracterizaram como de bom desempenho, como atesta o próprio Banrisul nas operações de crédito.

DISCURSO DE CÍCERO

\"Uma nação pode sobreviver aos idiotas e até aos gananciosos. Mas não pode sobreviver à traição gerada dentro de si mesma. Um inimigo exterior não é tão perigoso, porque é conhecido e carrega suas bandeiras abertamente. Mas o traidor se move livremente dentro do governo, seus melífluos sussurros são ouvidos entre todos e ecoam no próprio vestíbulo do Estado. E esse traidor não parece ser um traidor; ele fala com familiaridade a suas vítimas, usa sua face e suas roupas e apela aos sentimentos que se alojam no coração de todas as pessoas. Ele arruína as raízes da sociedade; ele trabalha em segredo e oculto na noite para demolir as fundações da nação; ele infecta o corpo político a tal ponto que este sucumbe.\" - Discurso de Cícero, tribuno romano, 42 a.C.

VOTO NULO

O Tribunal Superior Eleitoral elaborou uma explicação mais detalhada para a questão do voto nulo. No site www.tse.gov.br, na seção -Eleições e perguntas freqüentes (FAQ)-, a resposta à pergunta nº 15 esclarece a questão citando até jurisprudência. Vale a pena conferir.

MICROCRÉDITO

Está sendo lançado hoje, 04, o Programa Municipal de Microcrédito. O programa permitirá que pequenos empreendedores locais obtenham crédito de forma ágil e simples. O Protocolo de cooperação entre a Prefeitura de Porto Alegre, Governo do Estado , Caixa-RS, Portosol, Comissão Municipal de Emprego, Instrodi, Sebrae-RS, Sesi-RS, Senai-RS, Fórum de Responsabilidade Social e Conselho do Orçamento Participativo será assinado às 14h30min no Salão Nobre da Prefeitura. Com isso será constituída uma rede de apoio e de estímulo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento local por intermédio da concessão de microcrédito.

RECURSOS

A Caixa-RS repassará os recursos de até R$ 3,5 milhões à Instituição Portosol e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Instrodi, Sesi, Senai, Sebrae e a própria Caixa-RS deverão monitorar os tomadores de microcrédito, apoiando-os no desenvolvimento de seus empreendimentos.

SEMINÁRIO

O INEC - Instituto Nacional de Defesa do Consumidor e do Cidadão, com sede em Porto Alegre, e a revista Consumidor Teste, realizam nesta terça-feira, 05, o 1º Seminário de Relações de Consumo de Telecomunicações ? Região Sul. O encontro se desenvolve das 8h30min às 19 horas no Hotel Deville, à Avenida dos Estados, 1909, em Porto Alegre. O evento serve como cenário para os debates envolvendo temas importantes como cinco principais reclamações dos consumidores, representados por 50 Procons do RS e os coordenadores dos Procons do RS, SC e PR, que vão questionar as operadoras.

Leia mais

01 set 2006

PROPOSTA TRESLOUCADA


CARGA TRIBUTÁRIA

Uma das manifestações de indignação que a sociedade vem fazendo nos últimos tempos diz respeito ao tamanho da carga tributária arrecadada, hoje chegando a 39% sobre o PIB. Para ficar bem claro: 39% não é a carga tributária imposta pelos governos. É o que os governos conseguem cobrar dos contribuintes. Caso todos pagassem e não houvesse informalidade a carga seria de 50%, no mínimo.

PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA

O que ainda não deve ter sido percebido pela sociedade já bastante revoltada, é que a proposta orçamentária para 2007, encaminhada ao Congresso pelo governo, prevê um aumento nominal de 10,2% dos gastos correntes da União. O que determinará um aumento de gastos em quase R$ 47 bilhões. É assim que a União responde às indignações. Que tal?

MAIS IMPOSTOS

Com esta notícia, e com a aprovação óbvia que haverá por parte dos parlamentares, uma coisa é certa: os impostos necessariamente vão aumentar. Não há como pagar tal absurdo sem tirar da sociedade. Vejam, por exemplo, onde serão feitos os gastos propostos: contratação de 47 mil servidores públicos. Isto sem falar na Previdência. Bom, não? Maravilha.

DESPESAS/PIB

Os noticiários econômicos chamam muito a atenção sobre a relação da dívida interna do governo sobre o PIB brasileiro. Este percentual está por volta dos 50% de tudo que é produzido aqui e por isto determina o tamanho do risco-país. Um indicador, portanto, importante para medir o grau de confiança dos investidores.

INCOMPLETA

A exploração da informação nada tem de errado, mas ela é incompleta para o esclarecimento da sociedade. Muito mais importante, me parece, é começar a mostrar o tamanho da despesa púbica sobre o PIB. País que gasta demais, e ainda propõe mais despesas, jamais recolherá o suficiente para cobrir os gastos.

DÉFICIT

Esta mania boba de informar sempre o superávit primário faz com que muita gente imagine que há superávit nominal, ou que não há déficit público. Como a realidade é que as receitas não cobrem as despesas, os mais espertos ainda querem gastar o superávit primário pensando que temos sobra de caixa. Um horror.

AGCR

A Associação Gaúcha das Concessionárias de Rodovias - AGCR ? apresentou nesta manhã, a nova diretoria. Sai Sérgio Coelho e entra Marcos Picarelli, da Univias, na presidência da entidade. No balanço dos investimentos realizados no primeiro semestre de 2006, os resultados dos cinco anos da aplicação do Asfalto Ecológico (confeccionado com pó de borracha advindo de pneus inservíveis) foram de importância significativa. Também foi divulgado o projeto de Capacitação de Voluntariado, desenvolvido em parceria com a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, que visa conscientizar os jovens para questões ligadas ao trânsito

DÁ-LHE, INTER

A JÁ Editores convida para o lançamento do livro INTER, Orgulho do Brasil, na segunda-feira, 4 de setembro, a partir das 18h30, no Centro Municipal de Cultura (Érico Veríssimo, 307).

FITNESS

O maior investimento da Região Sul no segmento de fitness e bem-estar será inaugurado no próximo dia 5 de setembro, em Porto Alegre. A Body One Club ocupa uma área de 4 mil metros e entre as modalidades oferecidas estão a eco gym, ginástica baseada em movimentos de animais; capoterapia, capoeira específica para terceira idade, e GOF, ginástica oriental feminina com movimentos de dança do ventre. Também haverá consultórios, estética e estacionamento com mais de 200 vagas, entre outras facilidades.

REUNIÃO ALMOÇO

O presidente da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil, convida para o Coquetel e Almoço comDr. Peter Collecott, CMG Embaixador Britânico no Brasil,Que abordará o tema: Desenvolvimentos Recentes no Relacionamento Brasil - Reino Unido. Data: 21/09/2006 - Quinta-feira, no Havana Club (Renaissance São Paulo Hotel)Alameda Santos, 2233, Cerqueira César, São Paulo, SP. Das 12:30 às 14:00hs, Idioma: Inglês. Informações: tel (11) 3819-0265 Fax: (11) 3819-7908 E-mail: eventossp@britcham.com.br

Leia mais

31 ago 2006

UMA NOTA CHOCANTE


COLUNA DO ROSSI

Uma nota chocante está circulando freneticamente na Internet. Ela foi extraída do jornal Folha de São Paulo, da coluna de Clóvis Rossi e diz bem quem é o nosso presidente e como se comporta quando está diante de pequenos grupos. Aliás, é nestes momentos que se vê o que há de mais autêntico e o que revela a real personalidade das pessoas.

LOUCURA TOTAL

Eis o que constou na matéria jornalística de Rossi, ipsis literis:O "Lulinha paz e amor", essa hábil construção do marketing político, desaparece entre a terceira e a quarta dose de uísque e se transforma em uma catarata de palavrões e ofensas a presidentes e países supostamente aliados.É o que contam Eduardo Scolese e Leonencio Nossa, que cobrem o Palácio do Planalto para, respectivamente, a Folha e "O Estado de S. Paulo", no livro: Viagens com o Presidente - Dois Repórteres no Encalço de Lula do Planalto ao Exterior.

PETIT COMITÊ

Scolese e Nossa relatam jantar na embaixada do Brasil em Tóquio, no final de maio de 2005, presentes cerca de 20 pessoas, todos brasileiros, no qual, após beber três doses de uísque e com a quarta ao meio, o presidente diz coisas como: * - Tem horas, meus caros, que eu tenho vontade de mandar o Kirchner para a puta que o pariu.* Aquele lá (referindo-se a Jorge Battle, então presidente do Uruguai) não é uruguaio porra nenhuma. Aquele lá foi criado nos Estados Unidos. É filhote dos americanos. * O Chile é uma merda. O Chile é uma piada. Eles fazem os acordos lá deles com os americanos. Querem mais é que a gente se foda por aqui. Eles estão cagando para nós. * Ah, sobrou também para os fazendeiros quando Lula disse: - Tem que acabar com essa porra de fazendeiros que toda hora vem pedir dinheiro ao governo.

EL MERCURIO

Como não poderia ser diferente, Lula virou notícia no Chile, como informa um leitor do Ponto Critico. A edição de hoje, quinta-feira, do jornal El Mercurio, o mais influente diário chileno, reproduz trechos do livro ?Viagens com o Presidente?, escrito pelos repórteres Eduardo Scolese e Leocencio Nossa. O texto que está sendo consumido hoje no Chile mostra um Lula diferente do presidente que se esconde atrás das regras do cerimonial. Reportando-se a notícia publicada na véspera pela Folha, El Mercurio realça comentários feitos pelo presidente durante um jantar na embaixada brasileira em Tóquio, em maio de 2005. Eis os comentários que o jornal chileno destacou, em negrito:

PRIMEIRA PÁGINA

* "O Chile é uma merda. O Chile é uma piada. Eles fazem os acordos lá deles com os americanos. Querem mais é que a gente se foda por aqui. Eles estão cagando para nós";* "Tem horas, meus caros, que eu tenho vontade de mandar o [Néstor] Kirchner [presidente da Argentina] para a puta que o pariu";* "Aquele lá (Jorge Battle), então presidente do Uruguai] não é uruguaio porra nenhuma. Aquele lá foi criado nos Estados Unidos. É filhote dos americanos."A notícia escalou a primeira página do jornal chileno. Isso ainda acaba em crise diplomática. Madame Bachelet deve estar horrorizada.

AZAR !

Como já estamos com as eleições praticamente definidas, sempre é bom lembrar o que nos espera. Apesar de que muita gente esteja preocupada só com o Bolsa Família. Azar o nosso!

VERGONHA NA CARA

O senador Jefferson Pérez, com mais quatro anos de mandato a cumprir e disputando o cargo de vice-presidente do candidato Cristovam Buarque, anunciou em discurso no plenário do Senado que abandonará a vida pública com a reeleição iminente de Lula. Eis o que disse o senador:- Estamos aqui no faz-de-conta. Como disse o Ministro Marco Aurélio (presidente do Tribunal Superior Eleitoral), este é o país do faz-de-conta. Estamos fingindo que fazemos uma sessão do Senado, estamos em casa sem trabalhar. Estou em Manaus há quase um mês recebendo sem fazer nada para o Congresso Nacional. Que tal?

MERECIMENTO

A Assembléia Legislativa do RS concedeu, ontem, o título de Deputado Emérito ao ex-parlamentar e procurador da Casa aposentado Bernardo de Souza, que estava acompanhado de sua esposa Hilda de Souza. Autoridades, amigos e parentes prestigiaram a homenagem, que foi aprovada por unanimidade em plenário no último dia 11 de julho. "A doença me levou a capacidade da oratória, mas não me levou a capacidade de gratidão". Assim Bernardo de Souza agradeceu a distinção recebida.

BALANÇO

A Associação Gaúcha das Concessionárias de Rodovias - AGCR - apresenta, amanhã, 6ª feira, (1º/09), um balanço sobre os investimentos realizados no primeiro semestre de 2006 e projeta o cenário e os investimentos do setor para o segundo semestre. Durante o encontro, a Associação mostrará os resultados dos cinco anos da aplicação do Asfalto Ecológico (confeccionado com pó de borracha advindo de pneus inservíveis), e vai apresentar sua nova diretoria. Ainda será divulgado o projeto de Capacitação de Voluntariado, desenvolvido em parceria com a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, que visa conscientizar os jovens para questões ligadas ao trânsito. O evento inicia às 09hs e acontecerá no 6º andar da Federasul, no Palácio do Comércio, ao Largo do Cairú, 17.

PALESTRA

O Circuito CompRaS promove a palestra "Redes de Transações: a inovação que cria liquidez no mercado" durante a Feira do Empreendedor que será aberta nesta quinta-feira, 31 de agosto, e prosseguirá até o dia 03 de setembro na FIERGS. A apresentação do painel será feita pela Coordenadora de Projetos do InStroDi , Deborah Osório, que falará sobre o novo modelo de comércio voltado a elevar o capital de giro e reduzir a capacidade ociosa das empresas. A palestra ocorrerá nos quatro dias do evento, sempre das 17h45min às 18h15 no Palco 1.

Leia mais

30 ago 2006

ESCOLHENDO A PROFISSÃO


EM BUSCA DO SUCESSO

As nossas crianças, independente daquilo que seus pais vivem impondo para suas vidas profissionais (quando a hora chegar), têm se manifestado, individualmente, muito mais favoráveis a entrar para atividades de sucesso. Daí a grande vontade, freqüentemente manifestada, de jogar futebol (para os garotos) e de desfilar nas passarelas (para as garotas).

ATIVIDADES SEDUTORAS

Esta geração, que está chegando próximo da escolha da vida profissional, começa a enxergar algumas atividades mais sedutoras que começam a deixar muito excitados os jovens: entrar para a política ou para a criminalidade. Ambas, hoje, são praticamente a mesma coisa, embora com algumas conotações diferentes.

POLÍTICA

Ingressar na política brasileira, por exemplo, significa trabalhar somente durante a campanha para chegar lá. Depois é folga total com boa remuneração. E para tentar a tal eleição esqueça alguma necessária competência. O mais importante de tudo é mostrar o que caracteriza os nossos políticos: mentir e se corromper.

QUESTÃO DE ESTILO

O povo, como está claro e transparente pelas pesquisas de intenção de voto, adora estes tipos. Ah, se por ventura o caráter do ingressante da nova carreira ainda possa ser bom, com certeza abandonará rapidamente o estilo. Se não o for por vontade será por necessidade de se dar bem na vida.

A CRIMINALIDADE

Vamos ao segundo caso: a criminalidade. Ingressar no fabuloso ambiente do crime significa, aqui no Brasil, correr pouco risco. Definindo: criminosos são todos aqueles que praticam atividades à margem das leis. E aí o campo é muito fértil para desenvolver afinidades. Ninguém os molesta, o risco é relativamente reduzido, repito, e os ganhos, dependendo do talento empregado, podem ser impressionantes.

JÁ GANHOU !

Antecipo os cumprimentos ao presidente Lula, pela sua reeleição. Do jeito que as coisas vão, mesmo faltando um mês para o pleito, já se percebe que é simplesmente impossível Lula não ganhar esta eleição. O crescimento das intenções de voto a favor do presidente é de tal ordem, que na véspera das eleições as pesquisas indicarão que praticamente 100% dos eleitores votarão em Lula. Viva.

PRECATÓRIOS

A Assembléia Legislativa do RS aprovou por unanimidade (34 X 0) o projeto de lei do Poder Executivo que cria o Fundo Estadual dos Precatórios (FEP/RS). O objetivo é viabilizar o pagamento de precatórios judiciais sob responsabilidade do Estado, orçados e não pagos, em conformidade com o artigo 100 da Constituição Federal. Será destinado ao fundo 10% da receita bruta decorrentes da cobrança judicial de créditos inscritos em dívida ativa, negociados a partir da vigência da publicação desta matéria. O FEP/RS será composto ainda por 30% das receitas patrimoniais provenientes de alienações de imóveis, além de recursos orçamentários, quando disponíveis e decorrentes de futura regulamentação em trâmite no Congresso Nacional.

PREGÃO ELETRÔNICO-1

A Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM) vai realizar, em diversas cidades do país, até o início de outubro, um curso gratuito voltado à formação de pregoeiros do setor público. Serão pelo menos oito edições, a primeira delas já realizada, ontem, em Goiânia (GO). A iniciativa da BBM, braço da BM&F, decorre da portaria interministerial que regulamentou a exigência de pregão eletrônico nas compras com recursos voluntários repassados pela União.

PREGÃO ELETRÔNICO-2

A portaria, que regulamenta um decreto federal de 2005, foi baixada no final de julho último e atinge tanto Estados e municípios quanto organizações não-governamentais que recebem dinheiro do governo federal. Edilson Alcântara, diretor-executivo da BBM, lembra que a grande maioria das prefeituras brasileiras e das ONGs não dispõe de sistema próprio de pregão eletrônico, modalidade de licitação criada pela lei 10.520, em 2002. Por isso, a norma baixada pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento permite o uso de sistemas de terceiros.

PREGÃO ELETRÔNICO-3

Cerca de 130 prefeituras localizadas nos Estados de São Paulo, Paraná, Ceará, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro já utilizam o sistema eletrônico da BBM para fazer suas compras, informa o executivo. Em todo o ano de 2005, as licitações realizadas via BBM somaram R$ 100 milhões. Em 2006, a média mensal subiu para R$ 20 milhões.

Leia mais