Artigos

30 mar 2007

FIDEL, O PROFETA


INFLUÊNCIA

Assuntos por aqui não faltam para comentar. Escrever sobre Fidel Castro, Hugo Chávez e Evo Morales seria, portanto, uma grande perda de tempo. A não ser quando é para explicar os riscos que o Brasil corre pela influência e pela sedução que estes malucos ainda exercem num povo tão despreparado e com baixo discernimento como o nosso.

COLAPSO

Ontem, Fidel Castro mostrou o quanto está muito doente. A sua cabeça de ditador, que por si só já se mostrava ser muito doentia, entrou em colapso total quando resolveu fazer as afirmações idiotas sobre o interesse dos americanos em incentivar a produção de etanol a partir do milho.

DECRÉPITO

Nem vou levar em consideração o quanto o Brasil teria sido atingido pela besteira assinalada por Fidel, considerando o nosso potencial de produção de bio-combustíveis. Prefiro ficar nos números absurdos que o decrépito ditador se referiu, ao dizer que 3 bilhões de pessoas no mundo deverão morrer de fome com a falta de alimentos que deixarão de ser produzidos pela preferência dada aos bio-combustíveis.

LOUCURA

Este estado, bem adiantado, de loucura de Fidel, que não estava sendo percebida com tanta clareza, só poderia ser confundida como profecia. Fidel, como se sabe, nunca foi profeta. Sempre se preocupou em ser um agente promotor de pobreza e ladrão impiedoso da liberdade individual dos cubanos.

PRODUTOS PERIGOSOS

Cuba, por ser produtor de açúcar deveria se preocupar com o produto. Fidel deveria se referir ao açúcar dizendo que, se mal usado, pode criar problemas sérios de saúde pública, começando pelas cáries e obesidade. Mais ainda: que os três produtos brancos que mais afetam a humanidade são o açúcar, o sal e a cocaína.

LADRÃO

Pelo visto, roubar gravatas abala a saúde. É o que se depreende depois de tomar conhecimento de que o rabino Henry Sobel foi internado hoje, sexta-feira, no hospital Albert Einstein, no Morumbi, zona sul de São Paulo.

AVIAÇÃO CONCENTRADA

O leitor bem informado e descrente sobre as soluções do apagão aéreo, Cláudio Candiota, envia e-mail informando o quanto o governo não quer mais concorrência na aviação brasileira. Nós gostamos de concentração, pelo que diz a lei 7565 (Código Brasileiro de Aeronáutica): CAPÍTULO III - Serviços Aéreos PúblicosSEÇÃO I - Da Concessão ou Autorização para os Serviços Aéreos Públicos Art. 180. A exploração de serviços aéreos públicos dependerá sempre da prévia concessão, quando se tratar de transporte aéreo regular, ou de autorização no caso de transporte aéreo não regular ou de serviços especializados. Art. 181. A concessão somente será dada à pessoa jurídica brasileira que tiver: I - sede no Brasil; II - pelo menos 4/5 (quatro quintos) do capital com direito a voto, pertencente a brasileiros, prevalecendo essa limitação nos eventuais aumentos do capital social; III - direção confiada exclusivamente a brasileiros. § 1° As ações com direito a voto deverão ser nominativas se se tratar de empresa constituída sob a forma de sociedade anônima, cujos estatutos deverão conter expressa proibição de conversão das ações preferenciais sem direito a voto em ações com direito a voto. § 2° Pode ser admitida a emissão de ações preferenciais até o limite de 2/3 (dois terços) do total das ações emitidas, não prevalecendo as restrições não previstas neste Código. § 3° A transferência a estrangeiro das ações com direito a voto, que estejam incluídas na margem de 1/5 (um quinto) do capital a que se refere o item II deste artigo, depende de aprovação da autoridade aeronáutica. § 4° Desde que a soma final de ações em poder de estrangeiros não ultrapasse o limite de 1/5 (um quinto) do capital, poderão as pessoas estrangeiras, naturais ou jurídicas, adquirir ações do aumento de capital. Art. 182. A autorização pode ser outorgada: I - às sociedades anônimas nas condições previstas no artigo anterior; II - às demais sociedades, com sede no País, observada a maioria de sócios, o controle e a direção de brasileiros.

TVE

O jornalista Luiz Fernando Moraes, assumirá a presidência da Fundação Cultural Piratini, leia-se TVE e Rádio FM Cultura, na segunda-feira, 2. Parabéns !

ABO

A Associação Brasileira de Odontologia, seção Rio Grande do Sul (ABO/RS), realiza, neste sábado, dia 31 de março, a 75ª Reunião do Conselho das Regionais (CORE). O encontro ocorre Hotel Villa Moura (Rua General Netto, 165), na cidade de Rio Grande. A realização integra a programação da 1ª Jornada Odontológica da Regional da entidade. Além disso, o município também estará vivendo a 11ª Festa do Mar, em que os visitantes serão brindados com uma intensa programação cultural e diversificada.

MEIO AMBIENTE

O projeto Portais do Guaíba, que prevê a revitalização de oito finais de ruaque desembocam na orla, na Zona Sul da Capital, teve início esta semana naRua Mário Totta. A iniciativa é parte do Programa Guaíba Vive, da SecretariaMunicipal do Meio Ambiente (Smam). O estudo que possibilitou a implementaçãodo projeto foi desenvolvido pelo GT-Orla da Secretaria do PlanejamentoMunicipal.No local, estão sendo realizadas obras de tratamento paisagístico, incluindoajardinamento, passeio público e locais para contemplação com bancos, alémda instalação de lixeiras e iluminação. Nas próximas semanas, os trabalhosserão realizados na Rua Otto Niemeyer. Até 2008, deverão ser concluídas asobras nos demais pontos: Ruas General Rondon, Vicente Failace, Dr. Barcelos,Dr. Armando Barbedo, Almirante Câmara e Padre Réus.

CEBIT

Em encontro com o vice-presidente da Hannover Messe International, Wolfgang Lenarz, o Comitê Pró-CeBIT Porto Alegre formalizou durante a CeBIT 2007, na Alemanha, a candidatura da capital gaúcha para sediar uma edição anual da maior feira de TIC do mundo. O evento já é realizado em Istambul, em Xangai e em Sidney. Formado em janeiro por uma iniciativa da Câmara Municipal de Vereadores e da SOFTSUL, o Comitê Pró-CeBIT Porto Alegre conta com o apoio de entidades como ABINEE-RS, ASSESPRO-RS, COMCET, CETI, Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, SEPRORGS e SUCESU-RS. Concorrem com o Brasil como sedes para a CeBIT a Índia e o Japão.

Leia mais

29 mar 2007

GOL DE LETRA


GOL RENTÁVEL

Enquanto muita gente está ligada no gol mil do Romário, a empresa aérea, cujo nome já é Gol, se preocupou em marcar um tento bastante ousado, muito inteligente e com grande expectativa de resultados. Ao anunciar a compra da Varig, ontem, a empresa Gol fez um legítimo Gol de Letra.

ROTAS E SLOTS

Esta parte nova, da velha empresa Varig, agora adquirida pela Gol, embora livre do pesado passivo que há pouco tempo atrás impedia as operações, estava com baixo aproveitamento. Com grande dificuldade de capital para utilizar o que de mais importante conquistou, como é o caso das rotas e dos slots, estes ativos não podem ser vendidos separadamente da empresa.

DUAS EMPRESAS

A Gol, de maneira inteligente e dispondo de caixa não perdeu tempo. Numa operação ousada resolveu que o melhor neste momento é administrar duas empresas distintas com focos diferentes: o doméstico e o internacional. A empresa que detém a marca Varig cuida daquilo que a Gol não fazia por não ter as rotas e os slots. E no mercado doméstico vai buscar maior participação agregando a parcela que a Varig voltava a conquistar. Gol de Letra.

IMPEDIDAS POR LEI

É óbvio que os órgãos de defesa econômica ainda precisam se pronunciar, mas uma coisa é certa: a Varig só poderia voltar a ser uma grande empresa com forte injeção de capital. E isto os seus antigos donos não dispunham. Mais: algumas empresas estrangeiras, que até se mostraram bem interessadas em investir na Varig estão impedidas por lei. Isto, infelizmente, o CADE não enxerga e não aprecia.

CAPITAL LIMITADO

Ora, para deixar bem claro: quem impede a verdadeira concorrência no Brasil, sempre muito saudável para o mercado, é a nossa lei que não permite participação superior a 20% do capital estrangeiro em empresa aérea nacional.

PAÍS FECHADO

Nenhum investidor, com esta limitação, consegue levar adiante seus interesses, que poderiam aumentar a concorrência exigida pelo CADE. Esta é uma prova concreta do quanto somos ainda um país fechado. E que impede o crescimento e o desenvolvimento

USANDO A LÓGICA

A Justiça brasileira, ou melhor o STF, felizmente, percebeu que dinheiro não dá em poste e que emissão de moeda só pode existir com aumento do produto. Usando de uma lógica muito recente, que até agora não se tinha visto, o Supremo Tribunal Federal suspendeu a decisão do Tribunal de Justiça do RS (TJ-RS) que garantiu aos filiados da Associação dos Delegados de Polícia do Estado do RS (Asdep/RS) o pagamento integral dos salários de março, até o último dia útil do mês. Se não há recursos, como é possível pagar os salários?

GERDAU

O Grupo Gerdau assinou ontem, 28, contrato de compra e venda para aquisição da totalidade das ações do Grupo Feld, controlador da Siderúrgica Tultitlán, produtora de vergalhões e perfis do México. Localizada na área metropolitana da Cidade do México, a Siderúrgica Tultitlán possui 550 colaboradores e tem capacidade instalada anual de 350 mil toneladas de aço e 330 mil toneladas de laminados, voltada principalmente para o mercado interno. Com o plano de expansão em andamento, que deverá estar concluído no final deste ano, a capacidade de produção passará para 500 mil toneladas de aço e 430 mil toneladas de laminados.

LIVRO

Para escrever o livro "The Emerging Markets Century", o economista Antoine van Agtmael fez entrevistas com 25 CEOs de grandes empresas, como Aracruz Celulose, Samsung, Concha y Toro, Televisa e Hyundai. "As economias dos mercados emergentes cresceram muito nos últimos anos. No Brasil, o setor florestal teve grande participação nesta trajetória ascendente", disse ao economista o presidente da Aracruz, Carlos Aguiar. O livro relata os últimos 15 anos das economias de mercado emergentes e como companhias do Brasil, da Rússia, da Índia, do México e da China tornaram-se líderes globais em vários setores industriais.

CRIANÇAS DESAPARECIDAS

O Grupo de Empresas Exibidoras de Mídia Exterior (Grumex) em parceria com o Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca) e a Associação dos Delegados de Polícia do RS (ASDEP/RS) está lançando a campanha "Olhos Abertos". A partir deste sábado, 31/03, 60 outdoors, 20 busdoors e 10 frontlights estarão espalhados por Porto Alegre e parte da Região Metropolitana com fotos de crianças desaparecidas no Estado, além de 20 busdoor.

AGENDA

A SPPS Provedora de Soluções agendou para 4 de abril um encontro com Intelig Telecom para apresentação da empresa e suas estratégias para 2007. A parceria, firmada em 2002, rendeu à SPPS o título de melhor colocada no ranking da campanha de incentivo de vendas da Intelig Telecom do RS em 2005. Com isso, a empresa pode fornecer infra-estrutura de comunicação em todo o território nacional.

Leia mais

28 mar 2007

CICLO MALDITO


INCAPAZES

Na undécima hora, o presidente Lula definiu os nomes de Carlos Lupi (PDT), para o Ministério do Trabalho, e de Luiz Marinho, para a Previdência. A escolha, aqui entre nós, está muito perto do trágico para não dizer outra coisa. E só dá alguma esperança para quem é muito, mas muito ingênuo e desentendido.

ESPASMOS

O Brasil vive, nestas duas Pastas -Trabalho e Previdência -um velho e conhecido ciclo maldito, de espasmos de esperança, que a esta altura só consegue envolver os muito idiotas, até a frustração total. Até porque já foi percebido que tudo sempre acaba na falta das decisões necessárias para corrigir aquilo que há muito tempo ultrapassa as barreiras da lógica, do bom senso e da honestidade.

VAI PIORAR

Quando se fala em reformas, que poderiam colocar o Brasil de forma definitiva no seleto primeiro mundo, o melhor caminho seria começar pelas leis trabalhistas (para corrigir o fantástico trabalho informal), e pelas leis previdenciárias (propondo um sistema de capitalização em substituição ao falido sistema de repartição).

DIREITOS ADQUIRIDOS

E justamente para estes ministérios, Lula dispõe de gente, que pelo perfil já mostrado, só deve piorar mais ainda o que já está péssimo. É obvio que ministro não tem alçada nem liberdade total para mudar a Constituição. Mas pode ajudar criando um ambiente mais favorável e transparente. Pelo que se conhece dos distintos isto não está nos planos. Eles ainda são adeptos da frase: Em direitos não se mexe.

BOLIVARIANO

Vejam quem é Carlos Lupi: para quem ainda não sabe, ele se declarou alto e bom som como simpatizante e adorador das idéias de Hugo Chávez. Portanto, não é especulação. Ele mesmo se declarou fã incondicional confesso das loucuras defendidas pelo maluco venezuelano. Lupi, ao se dizer adepto de Chávez vai querer mostrar isto no seu ministério.

TROCA-TROCA

A decisão do TSE, por seis votos a um, à consulta feita pelo PFL explica que os votos que os candidatos recebem pertencem ao partido ao qual estão filiados. Pelo expressivo número de votos do TSE sobre o tema é muito provável que o STF acompanhe a decisão, caso um ou mais partidos não a aceitem.

SÓ MATANDO

A decisão em si já é uma reforma. E deve corrigir alguma coisa daqui para frente. O problema, hoje, é o que o PFL pretende fazer com os parlamentares que já trocaram de partido e precisarão voltar ao ninho. Qual a cabeça ideológica e de compromisso que estes vão ter depois de terem sido cooptados (ou vendidos)? Gente assim é igual a cachorro que come ovelha. Só matando, ou melhor, precisa ser expulsa. Bem, mas isto é o que eu penso...

FÓRUM DA LIBERDADE

O presidente do Instituto de Estudos Empresariais - IEE, Paulo Uebel, aceitou o convite da secretária municipal de Turismo, Ângela Baldino, e pela primeira vez o Fórum da Liberdade foi apresentado em seus objetivos aos integrantes do Conselho do Orçamento Participação.

DESTAQUE

O Sistema do BURGER KING® no Brasil foi um grande destaque do Business Information Meeting ? BIM, encontro anual de resultados de marketing da América Latina realizado pela Burger King Corporation em Palm Beach, E.U.A. Os 26 países da América Latina onde há restaurantes do BUGER KING® concorreram em sete categorias de Excelência Criativa e um ?Grand Prize? denominado de Melhores Práticas de Marketing. O Brasil conseguiu um feito inédito, levou três troféus de Excelência Criativa e um de Melhores Práticas de Marketing.

SISNEMA

A Famastil Taurus Ferramentas S.A de Gramado, marca nacional de fabricação de ferramentas, contratou o apoio e suporte tecnológico da SISNEMA INFORMATICA. O primeiro passo que levou a essa parceria foi a implementação da tecnologia VoIP em substituição a antiga central telefônica convencional.

OS 10 MAIS

O Serrano Resort Convenções & Spa, Gramado/RS, foi agraciado na categoria Hotel de Montanha, da premiação ?Os 10 Mais do Turismo?. A entrega do prêmio será no dia 29 de março, às 20h, no Hotel Crowne Plaza, em São Paulo.

Leia mais

27 mar 2007

DESPESAS BLINDADAS


GRITARIA SEM FOCO

A sociedade brasileira, embora não organizada de forma suficiente, já está gritando bem mais contra aquilo que lhe incomoda. Infelizmente, bastante influenciados pela notória falta de conhecimento e organização, os pleitos pretendidos não atingem resultados satisfatórios. Ou seja, só gritar, sem obter sucesso, resulta adicionalmente em prejuízo às cordas vocais.

CONFUSÃO

Em meio a esta enorme desorganização dos manifestantes orais, o que mais preocupa, e vem impedindo uma adequada obtenção de resultados satisfatórios, é a já crônica gritaria contra os efeitos, mas deixando absolutamente intactas as causas. Esta fantástica confusão no combate vem custando muito caro para nós todos.

INVESTMENT GRADE

Para aproveitar este ciclo maravilhoso de liquidez internacional, o Brasil precisava crescer, no mínimo, o dobro do que estamos registrando. E para ajudar na trajetória que os demais países em desenvolvimento estão trilhando, também já precisaríamos ter alcançado o importante Investment Grade.

INSERIDOS NO BLOCO

Estar no bloco dos países menos arriscados significa uma série de vantagens que podem alavancar os inseridos. E para chegar lá, não só a relação Dívida/Pib, que visto de forma isolada precisa estar em torno de 30%(máximo) é o suficiente. Outras questões são levadas em conta pelos analistas, as quais até poderiam desprezar ou compensar um isolado comprometimento maior da dívida sobre o PIB.

CAUSA E FEITO

No caso do Brasil, onde muita gente grita contra as taxas de juros e a apreciação do câmbio (efeito), quase ninguém grita a favor de reformas urgentes (causas), que poderiam marcar, definitivamente, a nossa entrada no cobiçado (?) primeiro mundo. Esta interrogação (?) foi colocada propositadamente pelo baixo interesse até agora demonstrado para que façamos parte do seleto grupo dos maiores e melhores.

CORRELAÇÃO

Para que possamos respirar o ar saudável da competitiva economia mundial precisamos disponibilizar fortes recursos para a produção (taxa de investimento). Bem, mas bem acima do que fazemos atualmente. E, para chegar lá, o Estado brasileiro precisa diminuir gastos. Não adianta, pois, reduzir impostos sem que haja uma correlação das receitas com os gastos públicos.

VAMOS GRITAR CERTO?

E aí é que entram os gritos que estão acontecendo para o lado errado. Gritar contra juros é gritar errado. Gritar contra o câmbio, idem. É hora de encher os pulmões e gritar a favor das reformas. Elas é que podem reduzir drasticamente as despesas futuras, pois as atuais já estão definitivamente blindadas pela Constituição. Vamos gritar certo?

FÓRUM DA LIBERDADE

O Instituto de Estudos Empresariais (IEE) acaba de confirmar a presença do sociólogo e presidente do Brasil entre os anos de 1995 e 2002, Fernando Henrique Cardoso, como palestrante na 20ª edição do Fórum da Liberdade. O evento acontece nos dias 16 e 17 de abril na PUCRS, e terá como tema central ?Propriedade e Desenvolvimento?.

RECURSOS HUMANOS

A primeira edição do Café Conosco de 2007, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS), ocorre no dia 29 de março, às 8h. O evento será realizado no Hotel Deville (Avenida dos Estados, 1909), em Porto Alegre, com a presença das empresas Randon e General Motors.

BOLSA FAMÍLIA

O zelador de um prédio em Natal-RN, pediu à administração do condomínio para que o demitissem. Contou o motivo: tem dois cunhados desempregados lá mesmoem Natal e que, por conta da bolsa escola, cartão cidadão, cartão alimentação, vale gás, transporte gratuito, refeição (acreditem, Vale Refeição) e demais benefícios do governo, dado a título de esmola, vivem melhor que ele. Fazendo as contas:1- Bolsa escola - R$ 175 para cada filho que freqüente asaulas (suponhamos que sejam apenas dois ) : R$ 350,00 (em dinheiro);2- Cartão cidadão (Que o intuito é restituir a cidadania) :R$350,00 (em dinheiro);3- Vale gás - (um por mês ) : R$ 70,00;4- Transporte ( calculamos 4 passagens diárias, que é uma boa média ) R$8,00/dia x 20 dias : R$ 160,00;5- Vale refeição - (uma por dia) R$ 3,50/dia x 30 dias x 4pessoas (ele a esposa e os dois filhos ) : R$ 420,00;6- Total em dinheiro: R$ 700,00; Total em serviços: R$ 650,00, equivalendo R$ 1.350,00 mensalmente. Motivo do zelador: O seu salário acrescido de horas extras e tudo mais, girava em torno de R$ 830,00. Como ele tem três filhos em idade escolar, para ele é maisvantajoso ficar desempregado e ter esses benefícios. Seu "salário" iria girar em torno de R$1.525,00, quase o dobro do que ganha trabalhando. Obs.: Tudo isso é o *Bolsa Família* pela *LEI No 10.836, DE 9 DE JANEIRO DE 2004.*

PROJETO PESCAR

A Sociedade Educacional Monteiro Lobato é a mais nova franqueada do Projeto Pescar. A partir de abril, a Escola estará ministrando - em sua sede no centro de Porto Alegre - o curso de Assistente Administrativo para jovens em situação de vulnerabilidade social. De acordo com Bruno Eizerik, diretor, a adesão ao Pescar reforça a preocupação com a cidadania que norteia a administração da Sociedade Educacional Monteiro Lobato, além de reforçar a missão voltada para o ensino de jovens e adultos.

Leia mais

26 mar 2007

O PATRIMÔNIO PÚBLICO TEM DONO


EXPLICANDO O ÓBVIO

Numa sociedade hermética e terrivelmente ideologizada, como é o caso da grande maioria dos gaúchos, que em hipótese alguma admite ouvir ou falar sobre privatizações ou venda de patrimônio público, sempre fica difícil pedir um pouco de compreensão e o uso do raciocínio, se é que ele ainda possa existir, para explicar algumas coisas óbvias. Mesmo assim insisto:

INSANIDADE

Entre os mais enlouquecidos, e sempre contrários à venda de qualquer coisa que seja de propriedade do Estado, estão, principalmente, os funcionários das estatais e os servidores públicos. Pelo adiantado estado de histeria apresentado, mal está sendo percebido pela sociedade em geral que toda a arrecadação dos bens vendidos sempre acaba nos bolsos dos mais contrariados e resistentes.

SÓ TEM UM DONO

É isto mesmo: caso o governo do RS venha a se decidir pela venda de ações de estatais, o restante da sociedade, aquela que não faz parte do quadro dos servidores públicos, não receberia um tostão do valor por ventura recebido. Em suma, cidadão gaúcho, quem não é funcionário público, não tem direito a coisa alguma daquilo que ainda pensa ser dono.

FUNDO PREVIDENCIÁRIO

Entendam o que está acontecendo: para formar um fundo previdenciário para pagar os funcionários públicos, o Estado precisa de recursos. Como não está conseguindo isto via novos impostos, a alternativa encontrada pelo novo governo tem sido propor a venda de parte das ações de empresas estatais, desde que não coloque em risco a perda do controle acionário das mesmas.

O MESMO DESTINO

Em última análise, a situação está colocada da seguinte forma: 1- caso o governo venda uma parte das ações, o dinheiro vai para um fundo cujo objetivo é pagar funcionários públicos aposentados; 2- caso fosse possível a venda da totalidade das ações, do controle acionário todo, os recursos também teriam o mesmo destino.

ÚLTIMA CLASSE

Ou seja, tudo que ainda dizem ser público já pertence aos servidores. Nada mais pertence aos demais contribuintes, que são de segunda, terceira ou quarta classe. Melhor dizendo: somos, enfim, de última classe.

DONOS DE FATO

O que estou dizendo, para fechar o raciocínio, é que, apesar dos pesares, o melhor mesmo é vender para tentar aliviar o bolso dos contribuintes de impostos. Como tudo já está nas mãos daqueles que se julgam donos, que de fato já o são, o melhor negócio é abrir mão de tudo que é estatal para que não nos incomodem por um bom tempo.

AUMENTO DE 61,52%

O leitor Miguel Heinen informa com clareza: se o projeto de decreto legislativo que está pronto para ser votado em plenário não for alterado, os deputados terão um extra de R$ 4.500,00 por mês para gastar como quiserem. É que o decreto pretende autorizar os deputados a gastar até 30% dos R$ 15 mil de verba indenizatória sem apresentação de recibos nem notas fiscais. Nesse caso, são R$ 4.500,00 para torrar como bem desejarem. Nada impedirá um deputado de entrar numa loja de roupas e gastar esse valor. Ou seja, esses R$ 4.500,00 extras funcionam também como aumento de salário. O reajuste será de R$ 12.847,20 para razoáveis R$ 20.750,42 ? uma alta de 61,52%. O que é pior nessa história? O aumento em si ou a tentativa de enganar o distinto público fingindo que o aumento é só de 26,49%?

TÁ NA MESA

O prefeito da Capital gaúcha, José Fogaça, participa na próxima quarta-feira, 28/3, da reunião-almoço Tá na Mesa, da Federasul. Ele falará sobre Governança solidária local: uma nova experiência em Porto Alegre. Às 12h.

ARACRUZ

A reportagem da série "O Brasil é o Bicho!", veiculada neste domingo, dia 25, no Fantástico, na Rede Globo, mostrou o trabalho de monitoramento de avifauna, realizado pela Fundação Pró Natureza (Funatura), em parceria com a Aracruz Celulose. No programa, o biólogo Paulo de Tarso Antas, da Funatura, falou sobre a preservação do beija-flor Glaucis Dohrnii, espécie ameaçada de extinção e identificada em áreas florestais da Aracruz em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia.

ANIVERSÁRIO DE PORTO ALEGRE

Dentro da programação da semana do 235º aniversário de Porto Alegre a Câmara Municipal da Capital promoverá, de 26 a 30 de março, atrações culturais como dança, teatro e música. A programação começa hoje, 26, com o grupo de dança Semear, que apresentará um espetáculo de balé, dança moderna, poesia e música, às 19h30min, no Teatro Glênio Peres da Casa. A Câmara fica na Avenida Loureiro da Silva, 255.

Leia mais

23 mar 2007

SOMOS INOFENSIVOS


SEM SURPRESA

Embora muita gente tenha ficado mais indignada ainda, com o novo aumento de salários e outros ganhos que os parlamentares se autoconcederam ontem, uma coisa é certa: desta feita ficou surpreso. Afinal, este comportamento safado já virou rotina. É hoje, lamentavelmente, uma constante no ambiente político brasileiro.

REVOLUÇÃO FRANCESA

Para quem aprecia a história deve estar fazendo uma boa e correta comparação destas atitudes, cada vez mais ousadas e provocantes dos nossos políticos, com os acontecimentos que deram origem a Revolução Francesa. Como a guilhotina está totalmente fora de moda, algum outro instrumento deverá ser usado. O qual entrará para a história como símbolo da limpeza que precisamos fazer por aqui.

DISPERSÃO

O que está retardando uma pressão mais definitiva, ou uma atitude mais forte e adequada, é a dispersão pela quantidade de safadezas praticadas a cada dia. Como moscas tontas, a sociedade brasileira é inofensiva. Grita contra uma safadeza e já a esquece no dia seguinte. Tudo porque uma outra safadeza maior já lhe tira a atenção da anterior. Esta importante falta de concentração num assunto, como se sabe, acaba anulando as chances de uma possível conquista.

PIADA

Enquanto continuarmos omissos, com falta de planejamento e de objetividade, não vamos obter êxito em qualquer dos pleitos que julgamos justo querer conquistar. Continuaremos por muito tempo como vítimas que só adoram gritar e espernear. Já está ficando ridícula esta nossa reação. Virou piada onde nós mesmos já estamos rindo de atitudes tão bobas.

VIVA A CHINA!

O Legislativo da China aprovou na semana anterior uma importante lei de propriedade privada. O que significa que a partir de agora passa a ser crime a apropriação indevida ou a depredação do patrimônio privado. Enquanto a China vai para frente o Brasil anda para trás no quesito. Sim, aqui o MST faz invasões, depreda e se apropria de terras. E ainda ganha tapinhas nas costas do governo e adeptos apaixonados. Viva a China.

FOCO EQUIVOCADO

Muitos empresários do setor calçadista estão se dizendo prejudicados porque tem grande dificuldade para exportar. E isto tem servido de justificativa para anunciar demissões de trabalhadores. O curioso é que, para estes maus empresários, não havendo mercado externo simplesmente não há saída. Ora, o Brasil não é tão pequeno para vender. Grande são os custos internos (impostos e encargos sociais trabalhistas) que impedem mais negócios. É isto que precisa ser dito pelo setor.

RACIOCÍNIO

Mas, voltando ao alegado problema da responsabilização do câmbio, vamos raciocinar: se não fosse pela alegada cotação baixa do dólar, mas por exclusiva falta de vontade dos compradores internacionais o desinteresse pelos calçados do Vale, o que diriam os tais exportadores?

HOMENAGEM

A Assembléia Legislativa de Santa Catarina concederá, no dia 27 de março, às 19h, o título de Cidadão Catarinense ao empresário gaúcho Péricles de Freitas Druck, presidente do Grupo Habitasul. A sessão solene acontecerá no Plenário, em Florianópolis. A homenagem prestada a Péricles de Freitas Druck deve-se aos projetos de ponta desenvolvidos pela Habitasul em Santa Catarina, nos setores imobiliário e industrial. Essas iniciativas viabilizaram a atração de investimentos, geração de empregos e qualidade de vida àquele estado. Parabéns.

FÓRUM

Nesta terça-feira (27/03), em reunião-almoço na Federasul, acontece o primeiro ?Fórum de Equilibristas?. Organizado pelo IBEF o evento tem como tema: Soluções para o Futuro. - O Mercado em Debate.

REUNIÃO ALMOÇO

O diretor comercial do Sistema Usiminas, Idalino Ferreira, será o palestrante da reunião-almoço da Associação do Aço do Rio Grande do Sul ? AARS, às 12h30min desta terça-feira (27.3) na Fiergs. Falará sobre o tema \"A Estratégia da Usiminas Diante dos Desafios do Novo Cenário Siderúrgico\". Informações: fone (51) 3228.3216.

PLANEJAMENTO FAMILIAR

A ONG Brasil Sem Grades, juntamente com o Ministério Público do RS, realiza o II Fórum Regional de Planejamento Familiar, no dia 26 de março, às 9 horas, no Auditório da Promotoria de Justiça (Av. Independência, 2.372 - Exposição) em Caxias do Sul. O evento tem como objetivo mobilizar os municípios a adotarem a aplicação da política de Planejamento Familiar e agregar as organizações, governamentais ou não, interessadas com a problemática em questão. A campanha visa à mobilização da sociedade civil, tendo em vista o fortalecimento do novo conceito de Planejamento Familiar: a paternidade consciente

Leia mais