Artigos

10 ago 2007

TEM GENTE QUE GOSTA


CONTRARIADOS

Depois que publiquei o artigo, nesta semana, sobre as tímidas manifestações dos brasileiros em geral contra a CPMF, à exceção dos paulistas comandados pela FIESP, alguns leitores enviaram e-mails se dizendo contrariados com o texto afirmando que gostam e pagam com prazer a CPMF. Pode?

AMOR À CAUSA

A partir daí já sugiro que, com tanto amor demonstrado à causa tributária, eu e muitos outros estamos prontos para enviar, aos apaixonados pela CPMF, as cotas-parte que nos é cobrada. Se entendem bom e justo o tributo, que tratem de assumir a parte de quem repudia tal imposto.

DE NOVO

Não sei se conseguirei mudar a cabeça dos convencidos de que a CPMF é muito, mas muito ruim. De qualquer forma tento mais uma vez, embora admitisse que o imposto (ou contribuição disfarçada) já se explicasse por si só:

SÓ A ALÍQUOTA FOI PROVISÓRIA

Quando imaginada, 11 anos atrás, de forma estúpida pelo então ministro Jatene, e ainda assim com uma alíquota de 0,20%, já se imaginava que dificilmente a CPMF deixaria de ser cobrada. Mesmo que na composição do nome estivesse inserida a palavra -

provisória

-, a única coisa que aconteceu neste longo período foi o aumento da alíquota para 0,38%. Ficou evidente que a única coisa provisória, na CPMF, foi a alíquota inicial.

CLÁUSULA PÉTREA

Ora, se o tamanho da arrecadação obtida impõe enorme dificuldade para acabar de vez com o tributo, o que não se justifica, ao menos deveria ser proposta uma CLÁUSULA PÉTREA, impossível de ser modificada, que definisse a redução da alíquota, até a extinção, para um prazo de dois anos.

PROVISORIEDADE

Agindo assim, o governo não ficaria sem recursos atuais alocados ao orçamento. Mas saberia, por antecipação, do quanto poderia dispor no prazo definido para a última existência da CPMF. Isto definiria a contribuição, de uma vez por todas, como realmente provisória.

PARA QUÊ?

Embora tenha mais de mil razões para mostrar que a CPMF é muito perniciosa, fico com mais uma para encerrar esta exposição de motivos: os impostos pagos pelos cidadãos brasileiros têm servido muito mais para encher os bolsos de políticos safados. E para aumentar, constantemente, a folha de salários de muita gente incompetente. Chega!

COLETIVA

O Presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, concede coletiva sobre as questões econômicas que estão impactando no setor industrial e na economia nacional e perspectivas para o segundo semestre. Na segunda-feira (dia 13), às 11h30min, na sede da FIERGS, Porto Alegre.

MANIFESTAÇÃO

Neste sábado, 11.08, produtores estarão presentes na manifestação organizada pela Farsul e Sindicato Rural de Triunfo, em Nova Santa Rita. Os produtores farão carreata, a partir das 10 horas da manhã até a Granja Nenê, onde permanecerão até o início da tarde. "Na Granja Nenê há graves problemas devido aos constantes ataques do MST, por isso, os produtores farão um comprometimento na defesa da propriedade que tem como forte o plantio de arroz", ressaltou Gedeão. Segundo ele, se for necessário, os produtores ficarão no local para evitar ação abusiva do MST.

HAPPY HOUR

Empresários de bares e restaurantes do Rio Grande do Sul estarão reunidos, no dia 13 de agosto, às 19h, em happy hour no Restaurante Takê (Rua Carvalho Monteiro, 397). O evento, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio Grande do Sul (Abrasel RS), tem como objetivo discutir os últimos acontecimentos do mercado e promover a aproximação entre os estabelecimentos da área.

VAMOS VAIAR?

O diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Milton Sérgio Silveira Zuanazzi, estará presente no VI Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul. O evento, promovido pelo Comitê das Rotas de Integração ? CRIAS, acontece nos dias 16 e 17 de agosto na FIERGS, em Porto Alegre. Zuanazzi participa do primeiro painel de debates do evento, intitulado Modal aéreo: As companhias aéreas, a infra-estrutura aeroportuária, a política do setor e a integração da América do Sul pelo modal aéreo. Vamos às vaias?

Leia mais

09 ago 2007

FIM DA GUERRA FISCAL


OUTRAS FORMAS

Caso venha a ser aprovada a estúpida e arrastada proposta, discutida mais uma vez nesta semana na reunião do Confaz com o Governo Federal, que tem por objetivo acabar com os mecanismos que promovem a fantástica e importante guerra fiscal entre os Estados, outras formas para atrair investimentos vão aparecer.

LOGÍSTICA

Uma delas, que já acontece e até tem levado muitos investimentos, principalmente para o nordeste onde o PIB cresce acima da média brasileira, vai ser ainda mais destacada: é a questão logística. Com a equalização do ICMS, esta poderosa arma acabará se revelando como a de maior e mais absoluta importância para definir as preferências dos investidores.

RS VAI PERDER

No caso do RS, que sob o aspecto logístico já está bastante prejudicado por estar longe dos grandes mercados consumidores do país e do exterior, a situação se mostra mais grave e mais complicada ainda.

TRANSPARÊNCIA

Com a nova lei, sem poder oferecer vantagens fiscais (que, diga-se de passagem, nunca foram tão sedutoras assim), os gaúchos vão deixar mais transparente a burrice e a ideologia que reina solta no RS. E, se muita gente já não agüenta o clima frio do Estado, com o fim da guerra fiscal vai encontrar mais razões para não ficar no Rio Grande.

NOVIDADES

Não foram poucas as oportunidades em que expus as mais diversas dificuldades impostas aos investidores que tentaram o RS. Agora tem uma bem fresquinha, que bem demonstra a frenética paixão que os gaúchos têm por empresas estatais e pela eterna compaixão que devotam aos servidores públicos com o dinheiro dos contribuintes. Vejam só:

BURRICE

A bancada do PT, que não é nada diferente das demais bancadas gaúchas, quer por que quer que 50% dos rendimentos obtidos com a venda das ações do Banrisul sejam usadas para o custeio da previdência dos servidores. Contribuições individuais dos mesmos nem se fala.

OS DONOS DE SEMPRE

Ou seja: quando algum patrimônio público é vendido, os recursos arrecadados vão imediatamente para as mãos dos funcionários públicos. Os donos de sempre. O restante da sociedade, que continua com a cabeça enterrada, para nada ver, imagina que recebe algo com alguma alienação. Não entende que tudo que é do Estado já pertence aos servidores.

PEDÁGIOS

Mais uma: investidores que se interessam por concessões de rodovias (entendido equivocadamente pelos gaúchos como privatização de estradas) são expulsos do RS. É o único lugar do mundo que ainda não entendeu a vantagem das estradas pedagiadas. O povo sabe que o governo não tem dinheiro sequer para a folha de salário, mas exige a manutenção das estradas pelo Estado. Pode?

CARROÇAS

Outra: Em Porto Alegre, capital mundial das carroças, até os carroceiros já estão furiosos com tantos buracos nas ruas. Além de capital mundial das carroças, Porto Alegre ganha fama como capital mundial dos buracos. Gente, nem os carroceiros agüentam. Inclusive estão exigindo indenizações pelos danos causados, tanto às carroças quanto aos pangarés que vivem com as patas lesionadas. É duro.

DESENVOLVIMENTO DE EMPREENDEDORES

A Associação de Jovens Empresários de Porto Alegre (AJE-Poa) lança hoje, dia 9, às 19h30min, no auditório do prédio 50 da PUCRS, o 2º Programa de Desenvolvimento de Empreendedores, que tem por objetivo capacitar profissionais e empresários para que se tornem líderes aptos a assumir as responsabilidades e desafios do mundo empresarial e alcançar posições de destaque no mercado. No evento de abertura, a diretora-presidente da CaixaRS ? Fomento Econômico e Social, Susana Kakuta, fala sobre o tema ?Empreendedorismo e Desenvolvimento?. Mais informações pelo site www.ajepoa.com.br.

BOLSAS DE ESTUDO

O programa de bolsas, que vem sendo realizado desde 1995 pelo Instituto Ling ? entidade sem fins lucrativas ligada à família Ling (grupo Petropar) ? contemplou nove jovens executivos brasileiros com bolsas de estudo para cursos de MBA e LLM (Mestrado em Direito) em universidades de reconhecida qualidade nos Estados Unidos e Europa. Nesse ano foram 46 inscritos, de diversos estados do Brasil. O próximo processo de seleção ocorrerá a partir de janeiro de 2008. Informações pelo site www.institutoling.org.br ou pelo e-mail instituto.ling@petropar.com.br.

AULA INAUGURAL

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional RS, Claudio Lamachia, estará na Feevale na próxima terça, 14, para palestrar na aula inaugural do curso de Direito. Ele falará sobre a advocacia e os problemas da sociedade civil: corrupção e impunidade. O evento, gratuito e aberto à comunidade, acontecerá às 19h30min, no Salão de Atos do Campus II (RS-239, 2755, Novo Hamburgo). Mais informações pelo telefone (51) 3586-8822. .

MENOS POLUENTE

A partir de hoje, 9, os ônibus da Carris começam a circular abastecidos com biodiesel, um combustível menos poluente. Para marcar a data, houve um abastecimento simbólico pela manhã, no posto localizado dentro da sede daCarris, com a presença de diretores da companhia e da Ipiranga, fornecedora do combustível. "O principal objetivo, com essa medida, é contribuir para o meio ambiente em Porto Alegre", disse o diretor presidenteda companhia, Antonio Lorenzi.

Leia mais

08 ago 2007

OS EXTRADITADOS


ATITUDE LÓGICA

Uma coisa que ainda impressiona é ver muitos brasileiros acometidos de surtos de indignação, com relação a atitude do governo brasileiro por ter extraditado os atletas cubanos que sumiram durante os Jogos do PAN. Esta atitude muito lógica do governo petista, por tudo que se conhece do pensamento do partido, não poderia, em hipótese alguma, ainda ser vista com surpresa. Eis as razões:

ADMIRAÇÃO POR FIDEL

Primeiro, porque Lula e o PT, que governam o Brasil, sempre deixaram muito claro a grande admiração que têm por Fidel Castro e pelo regime cubano. Desta forma, a atitude não pode ser vista como uma novidade, gente. E explica, portanto, com clareza, a pressa do governo em embarcar os boxeadores mal-agradecidos.

PREOCUPAÇÃO

Segundo, porque os atletas cubanos, pelo destaque conquistado, já deveriam saber disto nos contatos feitos por aqui durante os Jogos. Se não tiveram esta preocupação e não se interessaram em saber do risco que corriam, não são merecedores de tanta consideração.

ESTÚPIDOS

Terceiro, porque foram estúpidos. A forma com que foram descobertos e as atitudes que tomaram com festas nada privadas e pouco discretas mostra que queriam ser apanhados e expatriados. Bobos e ingênuos ou, quem sabe, idiotas arrependidos. Sendo assim, eles que cuidem de suas próprias vidas.

COMPARSAS

Os leitores/assinantes do

SEM EXTRADIÇÃO

Nada melhor do que exemplos para facilitar o entendimento das coisas no Brasil. A prisão, ontem, do maior chefe do tráfico, o colombiano Juan Ramirez Abadia, nos enseja a cumprimentar o trabalho da nossa Polícia Federal pela façanha. Por outro deixa claro as razões que levam os bandidos internacionais a viverem no Brasil: aqui as leis facilitam a vida dos criminosos. Uma delas diz que para países em que há pena de morte a extradição não é possível.

IRONIAS CABÍVEIS

Quando as nossas esperanças de melhora são mínimas, as ironias acontecem e os deboches são mais frequentes. Por isto ninguém duvida que a nossa Justiça ainda acabará concedendo um Habeas Corpus para Juan Abadia. Com leis idiotas e interpretações judiciais espertas, a impunidade prevalece por aqui. Os criminosos de fora sabem disto e aproveitam para se refugiar no Brasil. E os criminosos brasileiros também usam a mesma lógica de raciocínio. Já para atletas cubanos..., bem, aí a história é outra. Bem outra.

VANTAGENS PARA OS SAFADOS

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados pode votar hoje - ou nos próximos dias - em Brasília, o projeto que limita em 1% ao mês a taxa de juros que os condomínios podem aplicar às dívidas de moradores inadimplentes. O mesmo projeto também prevê que o valor máximo da multa para os pagamentos em atraso não deve superar 1% do valor da cobrança. O Código Civil já limita a multa para o condômino inadimplente em 2%. A relatora da comissão, deputada federal Ângela Amin (PP-SC), recomenda a rejeição do projeto e pede a aprovação de outro, que limita as multas a 2% do valor da prestação e proíbe a cobrança de juros mensais. Pode?

QUALQUER SEMELHANÇA

Consta, no registro no livro Memórias: - A Verdade de um Revolucionário - (Porto Alegre, L&PM, 1978), a seguinte declaração feita pelo Gal. Olimpio Mourão Filho:"Ponha-se na Presidência qualquer medíocre, louco ou semi-analfabeto, e vinte e quatro horas depois a horda de aduladores estará à sua volta, brandindo o elogio como arma, convencendo-o de que é um gênio político e um grande homem, e de que tudo o que faz está certo. Em pouco tempo transforma-se um ignorante em um sábio, um louco em um gênio equilibrado, um primário em um estadista. E um homem nessa posição, empunhando as rédeas de um poder praticamente sem limites, embriagado pela bajulação, transforma-se num monstro perigoso". Que tal?

CARTÕES

A Lei n.o 12.714, que trata sobre a obrigatoriedade da apresentação de documento de identidade nas despesas com cartões de crédito e débito foi alterada. A partir de agora só há a obrigatoriedade de apresentação de documento de identidade apenas para compras realizadas com cartões de crédito, não mais incluindo débito. Outros pontos que sofreram alteração foram a exclusão dos cartões corporativos e as compras por telefone e via internet, além de o custo por roubo, fraude e outros problemas não mais recair sobre as empresas.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

A Secretaria Municipal da Juventude (SMJ), de Porto Alegre, lançou hoje a segunda edição do projeto de qualificação profissional - Trabalho para a Juventude -. Em 2007, serão abertas 1,7 mil vagas em dez modalidades de cursos preparatórios para o ingresso de jovens no mercado de comércio e serviços da Capital.

COSTÃO DO SANTINHO

Hoje, às 19hs, no Show Room do Costão do Santinho, em Porto Alegre (Lucas de Oliveira, 615) será a apresentação do Pacote Farroupilha 2007. Neste mês a promoção é: Em agosto os pais não pagam.

Leia mais

07 ago 2007

A FIESP ABANDONADA


OMISSÃO

No exato momento em que mais se discute a grande necessidade de união, de aglutinação, para tentar conter as estúpidas decisões dos nossos governantes, muita gente prefere se omitir e não participar.

CPMF

E o pior de tudo é que esta lamentável desunião, impressionante desinteresse e muito pouco caso estão sendo mostrados naquilo que, segundo as mais diversas pesquisas, mais enfurece os cidadãos deste pobre país: a CPMF.

MEUS PARABÉNS

A FIESP - Federação das Industrias de São Paulo -, embora não tenha força suficiente para segurar o fantástico e incurável ímpeto tributário dos nossos parlamentares, já recebe os meus parabéns. Acreditem: a Fiesp ficou praticamente sozinha nesta jornada que só poderia surtir algum efeito se todas as entidades do país estivessem juntas com o mesmo objetivo.

VAIAR O QUÊ?

Pela significativa falta de interesse demonstrada, no exato momento em que muitos movimentos estão indo às ruas só para vaiar, é uma prova clara e transparente de que pouca gente está interessada na diminuição da carga tributária que assola o país.

ASSIM NÃO DÁ

A conclusão mais lógica para esta paralisia é que a maioria da população está anestesiada ou em estado depressivo. Tem muita gente que parece estar rezando para que tudo acabe bem. Mas nada faz para que alguma coisa melhore. Assim não vai dar.

ABAIXO-ASSINADO

O abaixo-assinado da Fiesp, que circulou de forma enérgica e muito repetitiva na Internet, recebeu a minha assinatura e da maioria dos internautas. Assim como teve, também, a divulgação neste espaço. Não pode, portanto, ser negado o conhecimento da campanha pela sua incrível insistência. Assim não há como imaginar que todas as entidades empresariais do Brasil não sabiam disto.

A SOCIEDADE CONCORDA

A Fiesp, de forma corajosa, mesmo abandonada e só, ainda assim facilitou ao máximo as adesões de quem não quer mais tanto imposto. E conseguiu, até ontem, perto de 400 mil assinaturas contra este pernicioso tributo. E nos demais estados nada foi feito. Os nossos parlamentares, diante de tanta omissão devem estar convencidos de que a CPMF deve e precisa ser mantida para sempre. E com o mesmo percentual de 0,38%. Um escândalo que grande parte da sociedade concorda, aceita e endossa.

REUNIÃO ALMOÇO

A estabilização da Economia e a Manutenção da Inflação Baixa ? é o tema de reunião-almoço com Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, no dia 17 de agosto, às 12h30, no Salão Nobre do Palácio do Comércio. A organização é do IBEF -Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do RS-. Informações pelo telefone: 51-3328-2745/ 3328-3997.

CONGRESSO

O 49º Congresso Brasileiro de Concreto acontecerá em Bento Gonçalves-RS entre 01.09 e 05.09.07, com participação dos profissionais de Engenharia de todo o Brasil. Mais informações através do site: htpp: www.ibracon.org.br .

DIA DOS PAIS

A maioria dos pais gaúchos deverá receber presente no Dia dos Pais: 75% das pessoas garantem que irão realizar compras para a data. Segundo o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep), a preferência de compras fica entre vestuário e calçados.

NEGÓCIOS

As potencialidades dos mercados da China e Hong Kong e como melhor aproveitá-las, será o tema de evento na próxima quinta-feira, 9 de agosto, na Federasul. Às 12h15 a entidade realiza o seminário Hong Kong - Brasil: Parceiros estratégicos para uma nova era de oportunidades e negócios. A diretora do Hong Kong Trade Development Council (HKTDC) no Brasil, Marina Barros, apresentará este novo e poderoso mercado consumidor.

VAGAS

A Processor Alfamídia está com novas vagas cadastradas. Interessados podem acessar o site www.alfamidia.com.br .

Leia mais

06 ago 2007

O QUE DIZEM AS PESQUISAS


BRASIL DIVIDIDO

O resultado das últimas pesquisas de avaliação do governo Lula identificam claramente um Brasil dividido: um grupo, representado pela maioria da população, está muito satisfeito com o desempenho do presidente. E outro que entende que este governo é ruim, carregado de corrupção e incompetência.

SEM CLIMA PARA MUDANÇA

Todas as explicações para melhor entender o que dizem os consultados são válidas, mas o mais importante é perceber que não há clima para grandes mudanças no país a curto prazo. Enquanto a grande maioria da sociedade não receber educação, não tiver discernimento e não for devidamente esclarecida, não vai mudar de opinião.

CALEJADO

Portanto, mesmo que tomem conhecimento dos movimentos que estão indo às ruas, os pobres de raciocínio não vão aderir à coisa alguma. Lula, por ser calejado no assunto, sabe muito bem disto. E usa uma arma importante e perigosa que funciona muito bem para ganhar mais credibilidade junto à maioria dos brasileiros: atribui aos ricos e brancos a insatisfação e as vaias.

TODOS OS PODERES

Na realidade é óbvio que o Executivo não é o responsável sozinho por tudo que está estimulando os insatisfeitos. São todos os Poderes Constituídos, pelas inúmeras injustiças que impõem a toda a sociedade. Daí a importância das reformas que poderiam beneficiar, principalmente, aos menos esclarecidos.

LEIS DESONESTAS

Os enormes privilégios, os desmandos, a impunidade, a falta de ética e muitas outras coisas precisam ser corrigidos para que haja justiça e que todos tenham as mesmas oportunidades. É uma questão de justiça humana que os tribunais não aceitam porque as leis não propõem decisões honestas.

REFORMAS

Se o Brasil vai bem nas questões macro-econômicas, por outro lado vai muito mal nas questões que envolvem a micro-economia. A falta de reformas explica esta dificuldade. Isto está bem claro e evidente na elevada carga tributária, no tamanho da informalidade e no rombo da Previdência Social, por exemplo.

O REINO DOS CÉUS

Mas isto, infelizmente, a parcela da sociedade que, segundo as pesquisas, apóia o governo, não sabe e não entende. Para esta parcela do povo ainda há a crença de que Deus reservou este destino para os brasileiros. Muitos repetem diariamente que os pobres terão acesso ao reino do céu. Aí é difícil mudar alguma coisa, não?

CPMF

No Congresso, todas as atenções estão voltadas para a votação da prorrogação da DRU e da CPMF na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. E aí? Vamos deixar assim mesmo, não?

REFORMA?

Na terça-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, se reúne com os membros do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para discutir a proposta de Reforma Tributária que será encaminhada ao Congresso Nacional. De acordo com o ministro, o envio será feito no final de agosto ou início de setembro. Só para esclarecer: a tal reforma é do ICMS e não uma reforma tributária. Vamos deixar assim?

PESQUISA

Eis os números: 48% dos entrevistados consideram o governo ótimo ou bom. O resultado é o mesmo verificado em março deste ano. Entre março e hoje, a taxa de ruim/péssimo subiu de 14% para 15%.

POSSE

O Sindicato das Indústrias de Papel, Papelão e Cortiça do RS ? SINPASUL ? empossa nesta terça-feira (7) a sua nova Diretoria para o triênio 2007/2010, liderada pelo empresário Júlio André Ruas Tedesco. A solenidade será realizada às 20h, no Salão de Convenções da Fiergs.

Leia mais

03 ago 2007

NÃO SOMOS GOLPISTAS


LULA SABE DE TUDO

Lula, mais uma vez, foi Lula. Autêntico. Preferiu, como sempre, dividir opiniões no Brasil todo ao dizer desta vez, sem qualquer cerimônia, que não sabia da crise aérea. É lógico que sabia, assim como sabe muito bem de tudo que acontece no país e fora dele.

MANIFESTAÇÕES

Como a legião de brasileiros desinformados é imensa e a maioria está com Lula e acreditam nele, resta àqueles mais esclarecidos, que não suportam tanto descaso e tanta incompetência, o desconsolo, a conta a pagar e algumas manifestações já iniciadas.

AFIRMAÇÃO DE LULA

Vejam que um pouco antes de dizer que desconhecia a crise aérea Lula afirmou: - Com a democracia não se brinca, o que vem depois dela é sempre muito pior. Se quiserem brincar com a democracia, ninguém sabe nesse país colocar mais gente na rua do que eu.

ARMAS QUE DISPÕE

Estas são palavras de quem sabe muito bem o que quer. E sabe (porque ouve) das vaias e de onde elas partem. Mas também sabe das armas que dispõe para tentar fazer com que os aplausos sufoquem as vaias.

INSATISFEITOS

Como Lula já sabe, e muito bem, que muitos movimentos estão sendo organizados para irem às ruas com ruidosas manifestações, antes que sejamos rotulados é bom deixar claro que não temos pretensões golpistas. Estamos, isto sim, muito insatisfeitos com tanta corrupção e excesso de impunidade.

NOSSAS REIVINDICAÇÕES

Desde o primeiro momento deixamos claro o que queremos e exigimos: mudanças, reformas e muita competência nas questões públicas. A nossa preocupação não se restringe ao governo Lula. Abrange todas as instituições e todos os privilégios. Também não estamos ligados a partidos políticos. Defendemos a postura ética.

OBSTÁCULOS

Mesmo deixando bem claro e transparente os nossos pleitos precisamos estar preparados para distorções. Muitos vão dizer que queremos um golpe. Portanto, quem quer participar ou promover manifestações contra os Poderes precisa saber disto. A coisa não é fácil, como bem diz o advogado paulista, Luciano Blandy. Eis o que diz a respeito da nossa iniciativa:1 - Penso que a questão da mudança, antes de passar por um enfoque político, deve abarcar o cenário psico-social. Veja: Em 1986, o atual presidente era uma caricatura ambulante. Comparecia a programas de televisão somente para ser discretamente objeto de chacotas. Ninguém levava as sandices dele a sério. O que mudou? Mudou que outras pessoas que pensavam como ele mas não tinham coragem de expressar seu pensamento por medo de serem ridicularizados pela sociedade, encontraram nele sua "tábua de salvação" ideológica e começaram a difundir as mesmas idéias. Porque isso não acontece hoje? Porque não temos ninguém que esteja disposto a difundir publicamente suas idéias, porque inicialmente essa pessoa irá se submeter ao escárnio e ao ridículo. Nesse ponto, Luis Inácio teve seus méritos, por não ter medo do riso alheio. Temos que encontrar alguém disposto a falar que não tenha medo de ser objeto de riso.2 - Qualquer trabalho, seja ele psicosocial, seja ele de manifestações e movimentos cívicos, deverá começar a partir de ontem. Estamos em fase final de um processo revolucionário que se iniciou há pelo menos 20 anos. Neste processo, todos os entes políticos mais relevantes já assumiram seu papel, acredito que da seguinte forma:PT - Partido Proletário de aglutinação e preparação das massas. Possível "Partido Único";PSDB - Partido de Inteligência. Teve a função de preparar o terreno político para a chegada do PT ao poder. Futuramente deve se agregar ao PT;PMDB - Partido de sustentação política. Sem ideologia clara, se presta exclusivamente à dar sustentação política ao partido no poder em troca de partilhar parte deste poder. Deve manter-se na mesma posição;PFL (DEM) - Partido de oposição. Se prestará sempre à oposição cênica. Como foi criada perante a sociedade a imagem de que é um partido de remanescentes da ditadura, servirá como oposição irreal, já que sempre que se opuser a algo, este posicionamento terá a pecha de "opinião da ditadura", fortalecendo ainda mais as posições do partido no poder.Assim, qualquer trabalho nosso deve levar em consideração essa realidade política, para que evitemos surpresas. 3 - Podemos esperar reações violentas (e quando digo violenta, quero dizer fisicamente mesmo) do PT, "movimentos sociais" e outros agregados a ele, até mesmo de entidades que esperávamos que encampassem a luta conosco. Devemos nos preparar para isso.

SETE DE SETEMBRO

Muita gente entende que o dia 7 de setembro não é um bom dia para manifestação. Há quem desfile e há um feriadão. Vamos ver outra data.

CPMF

Pelo visto já perdemos esta batalha. Chegam informações de que vai ser aprovada a manutenção do espinho.

CANSEI

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, defendeu nesta quinta-feira o - Cansei-, movimento de protesto organizado por empresários de São Paulo. Afirmou que é uma manifestação absolutamente legítima e um movimento democrático de insatisfação em relação a determinadas ações de governo

LEILÃO

No próximo domingo, dia 5 de agosto, às 18h, será realizado na Estação Lar - mostra de arquitetura, decoração e construção civil ? um leilão de móveis, peças e objetos que estão nos ambientes da mostra. Conforme o leiloeiro Jose Luis Pardo Santayana, os preços serão bem reduzidos em relação ao mercado e poderão ser parcelados em até quatro vezes.

Leia mais