Artigos

14 dez 2006

ENFIM, ALGUÉM LÚCIDO


VOZ INTELIGENTE

Paulo Feijó, vice-governador eleito do RS, decididamente já é reconhecido hoje como uma voz inteligente neste mar de tantos despreparados na condução política do Estado gaúcho. Correto nas suas colocações, dotado de bom senso e discernimento, mostrou na sua palestra, ontem, na Federasul, as principais razões do repetido fracasso do RS ao longo de mais de 15 anos.

NUM DETALHE

Entre muitas coisas que falou, num só detalhe, no meu entender, disse praticamente tudo: as empresas pagam na forma de tributos mais do que o dobro do que despendem com folha de salários. E mesmo assim os governos não prestam serviços minimamente adequados aos seus contribuintes. Precisa melhor explicação?

INÉDITO

O curioso é que Feijó, até o presente momento, é o único político (recém eleito) que continua fazendo as mesmas e contundentes críticas que já vinha fazendo bem antes de chegar ao governo. Isto não tem sido raro. Simplesmente nunca havia acontecido. É homem de uma palavra só. Com estilo próprio. Precisamos de gente assim. Parabéns, Feijó.

REAÇÃO ESTÚPIDA

Aleluia! Aleluia! A Câmara dos Deputados, finalmente, aprovou o fim do monopólio do IRB ? Instituto de Resseguros do Brasil. A aprovação, embora muito tardia, é sempre oportuna. Porém, antes de ficar feliz com a notícia fiquei mais aborrecido com a reação estúpida da contrária deputada Luciana Genro, que não surpreende nem um pouco. Disse ela: -?Lula enganou os eleitores ao dizer que não faria privatizações.? Ora, ora, deputada... Quebra de monopólio é privatização? Sai dessa, coisa ruim.

ESTE É O BRASIL

Vejam esta maravilha: Por unanimidade, a lamentável Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou, ontem, proposta de emenda à Constituição, de autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que torna permanente a contribuição (CPMF) e reduz gradativamente a alíquota dos atuais 0,38% até 0,08%, em 2010. A proposta será votada (e aprovada) no plenário no ano que vem, antes de ser submetida aos deputados.

É SÓ TRIBUTAÇÃO

Depois que inventaram este imposto idiota nunca mais nos livramos dele. Agora, para ficar pior, virou definitivo. O Brasil é o único país do mundo que adota esta maldade, além de outras. Os demais países adiantados, com toda a certeza, devem estar morrendo de inveja do Brasil. Como reduzir taxas de juros se o imposto aumenta o custo das transações? Bota idiotice nisto.

PRÊMIO

A Aracruz recebeu o Prêmio Desempenho 2006 como a maior empresa no setor de Papel e Celulose no Espírito Santo e a melhor empresa do setor da Região Sudeste. A Aracruz Produtos de Madeira (APM) também foi premiada como a maior empresa no setor de Madeira e Móveis da Bahia e da Região Nordeste. Promovido pela Fundação Instituto Miguel Calmon de Estudos Sociais e Econômicos (Imic), o prêmio avalia a receita, a rentabilidade em relação ao patrimônio e ao faturamento, crescimento, entre outros indicadores.

PREGÃO ELETRÔNICO

O Banrisul e a Câmara Municipal de Vereadores de Vacaria assinam amanhã (14), às 16h, na sede do Banco (Rua Caldas Jr., 108 ? 4º andar), convênio para a utilização do Pregão On Line Banrisul (www.pregaoonlinebanrisul.com.br). Com a adoção do pregão eletrônico, a Câmara de Vacaria, RS, passará a realizar suas compras de bens e contratar serviços pela Internet, alcançando maior economia no custo final. Com o novo sistema, as licitações ganham agilidade, pois é totalmente automatizada; cresce a competitividade nas ofertas por causa do grande número de fornecedores cadastrados que o Banrisul possui e proporciona maior transparência da gestão pública com qualquer interessado podendo acompanhar as licitações pela Internet.

PAMPA GAÚCHO

O Sebrae/RS, a Associação de Produtores do Pampa Gaúcho e o Governo do RS promovem lançamento e outorga da indicação de procedência da carne - Pampa Gaúcho da Campanha Meridional- , no dia 19 de dezembro, às 20 horas, no Pórtico do Cais do Porto de Porto Alegre.

AUDI

A Audi Star é a revendedora exclusiva no RS do Audi Q7, o novo SUV (Sports Utility Vehicle) da Audi. O veículo é um lançamento mundial e combina a alta performance dos esportivos com um design robusto e elegante. O desenvolvimento do projeto levou 5 anos e envolveu aproximadamente 5 mil profissionais, entre engenheiros, designers e experts em tecnologia virtual, crash test e túneis de vento.

Leia mais

13 dez 2006

UM SÉRIO PROBLEMA CULTURAL


MAU SENSO

Vejam que coisa interessante: partindo de dois ditados bastante antigos, onde um deles dá conta de que as pessoas aprendem com os erros, e outro, de que não há regra sem exceção, já temos todos os porquês do nosso persistente e lamentável atraso.

PERSISTIR NO ERRO...

Persistir nos erros, aqui no Brasil, é mais do que importante. É necessário. Algo que nos leva sempre a sair da condição de humanos para passarmos para a burrice, como diria um terceiro ditado. Como nada é aprendido, sempre deve existir alguém culpado onde o governante ou administrador público jamais se inclui.

O POVO!

Se o mundo todo mostra que aprende com os erros, o Brasil é a exceção. Justificamos a regra. Vejam, por exemplo, o que está acontecendo nos últimos dias na área política, principalmente no Legislativo: depois de tanta discussão, entrevistas, diagnósticos, relatórios e provas incontestáveis de que precisamos cortar despesas, os parlamentares fazem o oposto. E a imprensa diz que o governo foi derrotado. Governo? O povo, com certeza!

DESDE SEMPRE

Na questão do salário mínimo, basta fazer uma simples constatação: o PIB deve crescer 3,4% em 2007. E eles votam um aumento de despesas da previdência, via salário mínimo, de 7,14%. Pode? E no RS, só para dar um exemplo regional no Estado mais problemático e de difícil compreensão aritmética, o Judiciário ganha aumento também superior ao PIB. Perceberam? Os índices aprovados para reajuste de despesas são sempre acima dos encolhidos índices de crescimento. Desde sempre.

BURRICE CONGÊNITA

Em resumo: 1- despesa sempre tem preferência, pois conta com a paixão dos políticos que tem no seu DNA este compromisso. Burrice congênita. Já é uma questão cultural idêntica à paixão pelas carroças em Porto Alegre. Não vai mudar jamais.

ORELHAS DE BURRO

2- Já as receitas... bem, isto só pela via de mais e mais impostos. Nunca pelo crescimento da economia, da mais valia, do desenvolvimento. Isto explica o nosso baixíssimo crescimento do PIB que, com estes erros sempre repetidos e mais graves diminuem as chances de mais investimentos. O que mais cresce, no Brasil e no RS, são as ORELHAS. De burro!

ESPETÁCULO

Um grande espetáculo promete contagiar turistas e comunidade que estiverem em Canela dias 17 e 21 de dezembro. A organização do evento apresentará a obra Navidad Nuestra, do compositor argentino Ariel Ramírez, que compôs uma ópera sobre o nascimento de Cristo. A peça será interpretada por artistas locais, um coral de 60 vozes e a orquestra sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (UCS).Às 21h.

PRAÇA

O prefeito de Porto Alegre, José Fogaça e Carlos Smith, do Moinhos Shopping, entregam do dia 15, a Praça Maurício Cardoso já recuperada à comunidade do bairro Moinhos de Ventos. A partir das 10h, o espaço adotado pelo Moinhos Shopping vai estar movimentado com apresentações culturais e com a presença do Papai Noel.

INVESTIDORA

A Corporação Andina de Fomento (CAF), com sede na Venezuela, é a mais nova investidora da CRP Companhia de Participações. A CAF que até então vinha atuando principalmente na região norte da América do Sul, pela primeira vez investe em capital de risco no Brasil. Com o aporte, o Fundo CRP VI Venture passa a contar com R$ 61,5 milhões para investimentos.

VERSARE

A Versare Rede de Hotéis apresenta dia 20, durante café da manhã no restaurante Windrose, do Porto Alegre Ritter Hotel, o seu planejamento de ações para 2007. Criada em 2004 com o objetivo de atuar de forma associada para competir com as grandes redes de hotéis, conta com 25 unidades espalhadas pelo RS, 1965 apartamentos, 1000 colaboradores e cerca de 430 mil diárias por ano.

Leia mais

12 dez 2006

NEM CONVERTIDO NEM CONVENCIDO


LULA HOMÉRICO

Lula foi homérico, ontem à noite, no evento promovido pela revista Isto É. Com o objetivo (conquistado) de agradar em cheio a uma platéia de muitos ingênuos apelou para um discurso encantador. Simplesmente disse que a estas alturas da vida não é mais esquerdista. No meu entender foi mais uma demonstração clara e evidente de que Lula tem, como esporte principal, a prática de mentiras.

SANTA INGENUIDADE

Lula, mais uma vez mentiu. Descaradamente. Ele não é um convertido, pelo que disse e, muito menos um convencido do que disse. Traduzindo: Lula não se converteu ideologicamente. E, muito menos mudou de posição, para o centro. Seus eleitores, por conseguinte, também não ficaram convencidos do que Lula disse. Os aplausos dos ingênuos definiram o quanto de enganação foi plantada e colhida no ambiente. Santa ingenuidade.

SEM INFRA

Embora pouco provável, ainda é possível admitir e imaginar que algumas coisas possam ter ficado despercebidas do povo brasileiro, em 2006. Mas, a falta de infra-estrutura, que é uma das pré-condições para o crescimento do PIB, nos níveis que precisamos, é absolutamente inegável. Quem diz isto já não é mais um mero especulador ou alguém que carece do espírito de otimismo. Tudo se traduz da seguinte forma: não temos infra. Ponto.

TELEFONIA: SALVA DO APAGÃO

É exatamente por isto que as privatizações, assunto mais deplorado no período eleitoral, precisa voltar à baila com muita urgência. Se há alguma coisa que não está sujeita à apagões neste país, por exemplo, é a telefonia. Graças à privatização. E onde ela não aconteceu tudo é alto risco e temeridade de fornecimento. Por exemplo: geração e transmissão de energia, área portuária, estradas, controles de vôo, resseguros, PPPs, etc., etc...

FESTIVAL SADO-MASOQUISTA

Os eleitores, nada politizados, principalmente os gaúchos, demonizaram as privatizações e levaram as estatais à condição de anjos celestiais. Pois é: muitos daqueles que votaram em candidatos favoráveis à permanência de empresas estatais são os mesmos que estão bradando cheios de desespero pela falta de infra-estrutura. Principalmente os aeroportos do país. Um maravilhoso festival de sado-masoquismo.

BALANÇO DA FARSUL

Hoje foi a vez da Farsul fazer o balanço de 2006 e projeções para 2007. Foi a primeira vez que vi o presidente da entidade, Carlos Sperotto, confiante e tranqüilo. Segundo Sperotto, as bases para o desenvolvimento foram bem trabalhadas e uma nova oportunidade já está firmada e com grandes pretensões: o florestamento. No setor da carne tudo é alegria pela forma correta com que foi administrado o problema fito-sanitário. Com a recuperação dos preços e da quantidade de abates, o RS deu um show nas exportações. E os grãos já estão numa linha de recuperação, sem os problemas climáticos que afetaram brutalmente o setor primário nos últimos dois anos. Feliz 2007, pois.

IPVA

O Banrisul alerta que faltam apenas 12 dias úteis para quem quiser aproveitar o desconto no pagamento do IPVA 2007, oferta que vai até o dia 2 de janeiro. Em função dos feriados de final de ano (dias 25 de dezembro e 1º de janeiro) e 29 de dezembro (feriado bancário somente com expediente interno) é preciso se apressar para não enfrentar as costumeiras filas e contratempos de última hora.

PAMPA GAÚCHO

A tradição de um povo, um ecossistema único, quatro séculos de história e um jeito especial de produzir, fazem da carne do Pampa Gaúcho um produto diferenciado,apto a competir nos mais exigentes mercados do mundo. Com esta proposta, o Sebrae/RS, a Associação de Produtores do Pampa Gaúcho e o Governo do Estado do RS farão o lançamento e outorga da indicação de procedência da carne ?Pampa Gaúcho da Campanha Meridional?. Dia 19 de dezembro de 2006, às 20 horas, no Pórtico do Cais do Porto de Porto Alegre.

UNIVERSO DOS ESPUMANTES

O Universo dos Espumantes Bourbon Country termina nesta quarta-feira (13) com movimentação 20% superior em relação ao ano passado. E para fechar o evento, acontecem no início desta semana as últimas palestras da programação. Na terça (12), o enólogo Phillipe Mevel, da Chandon, fala sobre as cinco variedades da bebida produzidas pela marca, com degustação de cada um dos tipos. Já o último encontro é comandado por um enólogo da Cooperativa Vinícola Aurora, que aborda os espumantes e vinhos brancos frisantes produzidos pela cooperativa, também com degustações. As palestras acontecem às 20h, no salão do Universo dos Espumantes (estacionamento do 1º piso do Bourbon Shopping Country), e as inscrições são gratuitas, podendo ser feitas em qualquer loja das rede Zaffari/Bourbon. Informações pelo fone (51) 3387.9458

NATAL DA CORAGEM

Pacientes, ex-pacientes e familiares estarão reunidos no dia 13 de dezembro para comemorar o Natal da Coragem do Instituto do Câncer Infantil-RS. O evento reunirá 700 pessoas e contará com a animação de grupos musicais como o Tchê Barbaridade e o pagode Na Moral, além, é claro, do Papai Noel. A festa será no Galpão de Festas da Associação dos Funcionários do Hospital de Clinicas de Porto Alegre, na rua Ramiro Barcelos, 2350, das 10h às 16h.

Leia mais

11 dez 2006

A MORTE DO GENERAL


PINOCHET

A grande manchete do dia é, em todo o mundo, a morte de Pinochet. Embora o velho general precise ser analisado, no mínimo sob duas situações, só uma delas está sendo explorada pela imprensa, sempre muito solidária com o social-comunismo. Para a imprensa Pinochet foi tão somente um ditador sanguinário. Poucos sabem que se submeteu aos eleitores de seu país para que decidissem pela sua continuidade no poder. O fato de precisar ser julgado pelas mais de 3.000 mortes que lhe são atribuídas no seu período ditatorial, não lhe tira a virtude de ter levado o Chile ao melhor país latino americano.Disparado.

SEREI CONDENADO

Qualquer escore não melhora o perfil sanguinário de um ditador. A Fidel Castro, por exemplo, se atribui um número de mais de 17.000 mortes. Não é por isto que ele é pior ou melhor. Mas, em termos de benefícios ao povo, pelo desenvolvimento criado e oportunizado, Fidel deveria ser condenado à morte. Além de matar um número maior de dissidentes matou o sonho de liberdade do povo cubano. É uma pena que poucos enxergam ou reconhecem isto. Com certeza serei condenado por esta minha exposição.

REUNIÃO DE CÚPULA

A Reunião de Cúpula das Américas, realizada na Bolívia no último sábado, foi, na realidade, mais uma reunião de Cúpula do Foro de São Paulo. Os presentes eram os mesmos, sem tirar nem pôr. Todos representantes da organização comunista latino-americana, denominada Foro de São Paulo. Pode parecer curioso que nenhum órgão de imprensa aberta tenha feito esta referência. Mas, na realidade, por viverem de publicidade de governos, jamais vão se expor desta maneira. Preferem ocultar aos leitores e telespectadores a serem prejudicados no caixa. Viva a democracia da informação.

DEZ A ZERO

Afinal, para que servem as tais Comissões de Constituição e Justiça da Câmara e do Senado? Qualquer projeto de lei, antes de ir à votação em plenário, precisa passar pelas referidas Comissões, das duas casas (Câmara e Senado), para não correr riscos de vir a ser CONSIDERADO inconstitucional. No caso da aprovação da Cláusula de Barreira, os deputados e senadores, que aprovaram o projeto nas respectivas Comissões, deveriam pedir o boné e irem para casa. É muita burrice. Tanto é verdade que o STF reprovou pelo escore de dez a zero. Pode?

SAÍDA MELANCÓLICA

O pobre governador Rigotto, que perdeu a eleição por ter feito muito pouco ou quase nada, ainda quer fechar o seu mandato de forma muito melancólica. Ele quer porque quer inaugurar alguma obra. E resolveu que a Rota do Sol é a sua eleita ou preferida. Para tanto até já marcou para o dia 28 de dezembro a inauguração da estrada que não estará pronta.

CANTEIRO DE OBRAS

Gente: esta obra, da Santa Ingrácia, ainda vai levar muito tempo para ser acabada. Será que alguém, mais adiante, vai acreditar que a mesma foi concluída no seu governo? Ora, ora... O que Rigotto estará inaugurando no próximo dia 28, último dia útil de seu mandato, é um perfeito canteiro de obras. É uma pena que prefira sair assim.

SECRETÁRIOS

A governadora eleita Yeda Crusius anunciou hoje, 11, mais dois nomes que farão parte do seu secretariado: o engenheiro Daniel de Moraes Andrade, para a pasta de Infra-estrutura e Logística, e a professora Mariza Abreu, para a Secretaria da Educação. Estes nomes juntam-se a outros dois já revelados anteriormente, o do deputado estadual Fernando Záchia, para a chefia da Casa Civil, e o do economista Aod Cunha Junior, para a Secretaria da Fazenda.

HOMEM DO AÇO

A Associação do Aço do RS (AARS) entregará nesta quarta-feira, 13, o troféu "Homem do Aço 2006" à AGCO do Brasil Ltda. O evento será realizado às 21h, na Salão de Convenções da Fiergs, em Porto Alegre.

ENCONTRO

A CaixaRS e o InStroDI promovem nesta terça-feira, dia 12, às 14h, o Encontro Gaúcho de Ferramentas de Desenvolvimento Integral. O objetivo é demonstrar o potencial de desenvolvimento econômico de metodologias inovadoras e como é feita a sua implementação na sociedade gaúcha.

BURGER KING

A BURGER KING®, segunda maior rede de fast-food de hambúrgueres do mundo, começa a operar em Porto Alegre nesta terça-feira, dia 12, a partir das 12 horas, na Praça de Alimentação do Shopping Iguatemi. O primeiro restaurante da rede no Rio Grande do Sul traz os famosos hambúrgueres grelhados e a filosofia ?A GENTE FAZ DO SEU JEITO?.

Leia mais

08 dez 2006

DEDUÇÃO PRECIPITADA


INTERPRETAÇÃO ERRADA

Usando os dados divulgados pelo Ibope, grande parte dos jornais mancheteou, ontem, que com a pirataria, só em três tipos de produtos (tênis, roupas e brinquedos) o Brasil perde R$18,6 bilhões por ano. Ora, nada mais tolo, equivocado e precipitado do que afirmar e admitir isto como uma verdade.

SEM RENDA

Independente da análise e do combate ao crime, à ilegalidade, o certo é que as famílias mais pobres só puderam ter acesso a tais produtos (acima descritos) pela existência de produtos pirateados. Não fosse isto, simplesmente não haveria a mínima chance de que produtos, cujos preços são muitos elevados no mercado formal, pudessem ser consumidos. A renda jamais permitiria.

INACESSÍVEIS

Portanto, não é por aí que deve ser medido o quanto é perdido ou deixado de ser recolhido em impostos de consumo. O mercado formal não venderia tanto se a pirataria simplesmente não existisse. O encarecimento demasiado, por impostos e contribuições salariais pesadas, tornam inacessíveis muitos produtos. Independente de classe social, embora os mais pobres se sintam mais incluídos no consumo.

CONCORRER COM OS ASIÁTICOS

Com imposto elevado, o consumo de bens e serviços, para as classes sociais menos aquinhoadas é zero. E consumo zero é igual a uma arrecadação de impostos zero. Falta raciocínio para os comunicadores. Chega de tanto cinismo. Querem diminuir pra valer a pirataria? Basta uma decidida diminuição de impostos e contribuições sociais. É gol certo. Aí vamos poder competir fortemente com os asiáticos.

OS PORQUÊS

Vamos partir do pressuposto de que sempre é possível a ocorrência de panes e situações caóticas em todas as áreas. Porém, nas questões que envolvem áreas de infra-estrutura, como no caso do apagão elétrico brasileiro e, mais recentemente, no apagão logístico em todos os nossos aeroportos, é preciso entender os porquês.

FALTA TUDO

Ora, tudo isto só tem uma explicação: o governo mais mostra o quanto peca, fortemente, por falta de planejamento, organização, direção e controle. Coisas que a administração estuda e prepara para que os riscos de ocorrência sejam minimizados.

UM FIASCO

O pior é que as explicações que a cada instante vem sendo dadas por aqueles que estão à frente dos órgãos de governo são de amargar. Além de mostrar péssimo preparo para as funções, não mostram o mínimo bom senso. Dizem besteiras e mais besteiras. O presidente da ANAC e o ministro da Defesa são o atestado de como estamos mal representados. Um fiasco.

EMPRESA CIDADÃ

Em pesquisa realizada pela revista Casa & Mercado junto a arquitetos e designers de interiores para eleger as empresas que se destacaram em 2006, a Florense recebeu o prêmio ?Empresa Cidadã?. Foram ouvidos 347 profissionais filiados à IAB, ABAP, ABD e AsBEA. A Florense foi escolhida por se destacar em ações de preservação do meio ambiente, desenvolvimento de projetos de sustentabilidade, participação em programas de responsabilidade social e fabricação de produtos ecologicamente corretos. A empresa também teve destaque especial nos quesitos: cozinhas planejadas, cozinhas profissionais, armários para quartos e móveis para escritórios.Sany Marques, diretor de marketing da Florense, recebeu o prêmio das mãos de Renato Marin, diretor da Editorial Magazine.

EXPOSIÇÃO

TRAJETÓRIA: Radiografia de Uma Vida é a exposição de Arminda Lopesque será aberta na segunda-feira, 11,ÀS 19h, na Câmara Municipal de Porto Alegre.

PROJETO PESCAR

O Banrisul forma a 3ª turma de jovens do Projeto Pescar, hoje, 08, às 15h, no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 ? 6º andar). São 18 formandos que cursaram, nesse ano, o curso de Auxiliar Administrativo. O diretor Comercial do Banrisul, Ricardo Englert, será o paraninfo da turma.

JOVEM CIENTISTA

Encerra no próximo domingo (10/12) o prazo para as inscrições do 22° Prêmio Jovem Cientista, voltado para estudantes dos Ensinos Médio e Superior e pesquisadores graduados. O prêmio, uma iniciativa conjunta do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), do Grupo Gerdau, da Eletrobrás/Procel e da Fundação Roberto Marinho, aborda este ano o tema ?Gestão Sustentável da Biodiversidade: Desafio do Milênio?. Os vencedores recebem um total de R$ 150 mil, bolsas de estudos do CNPq e têm suas pesquisas publicadas em livros. Mais informações no site www.jovemcientista.cnpq.br ou pelo telefone (21) 3232 8864.

INAUGURAÇÃO

A Nike, líder mundial em produtos esportivos, inaugura a primeira loja no Rio Grande do Sul, no Iguatemi de Porto Alegre, neste sábado, dia 9. Os consumidores poderão encontrar produtos masculinos e femininos, com foco nas categorias Running, Fitness, Training e SportCulture ? uma linha urbana, inspirada na cultura do esporte.

BURGER KING

Inaugura dia 12, às 10h, o primeiro restaurante do BURGER KING do RS. O restaurante fica na praça de alimentação do Shopping Iguatemi.

Leia mais

07 dez 2006

AS AGÊNCIAS PRECISAM SER PRESTIGIADAS


PAPEL IMPORTANTE

O papel e a existência das Agências de Regulação são de suma importância para o Brasil e, no caso da AGERGS, é fundamental para o RS. Países adiantados e inteligentes não dispensam o funcionamento das agências evitando assim que os governos intervenham nas concessões de serviços públicos. Depois de assinados os contratos, entre os poderes concedentes (governo) e as concessionárias, a ordem é fiscalizar e exigir o cumprimento dos contratos.

AVALIAÇÃO DAS ESTRADAS

Ontem, na AGERGS, em Porto Alegre, ao apresentar os números da avaliação de Pavimento e Sinalização, por Pólos de Concessão Rodoviária e Trechos ? 2005, deixou claro que nenhuma das Concessionárias de Rodovias do RS atingiu a meta no item -Qualidade de Pavimentação-. Já no item -Qualidade de Sinalização- todos superaram, com folga, a meta.

PODER OMISSO

Antes que os leitores, que pagam pedágios, fiquem revoltados pelo não cumprimento dos contratos por parte das Concessionárias, num item tão importante, é preciso entender o seguinte: o Poder Concedente (governo) foi omisso, pouco sério e nada responsável, o que determinou o resultado apresentado pela AGERGS.

GOVERNO IRRESPONSÁVEL

A grave insegurança jurídica, o já sistemático não cumprimento dos contratos (explicado neste caso pela falta de atualização dos valores das tarifas em 1996; reduções de tarifas através de termo aditivo em 1999; novas praças que até hoje foram abertas embora acordadas em contrato), tudo isto diminuiu fortemente a receita das Concessionárias e, por conseguinte, impediu os investimentos necessários.

ADVERTÊNCIA

Portanto, muito cuidado: antes de simplesmente atribuir às Concessionárias o papel de vilões e culpados, é bom conhecer os impedimentos promovidos pelo governo (Concedente). O difícil mesmo será a imprensa aberta entender este raciocínio. Neste caso, por certo que vão crucificar as concessionárias quando deveriam expor o legitimo e perigoso vilão.

POUCA SIMPATIA

Uma coisa é mais do que certa: o Executivo, em todos os níveis no Brasil, vem mostrando pouquíssima simpatia pelas Agências. E os Legislativos, pela mesma razão, embora tenham aprovado a existência das Agências, não estão dando a mínima importância. Esta insegurança, além de afastar novos investidores, produz um sentimento ruim para a sociedade já bastante confusa. Quem não gosta de pedágios pensa que o governo está certo. Na verdade está muito errado. Assim não haverá PPPs nem coisa alguma.

RECONHECIMENTO

A Comercial Gerdau foi reconhecida com o prêmio Inda de Ação Social pelo segundo ano consecutivo. Realizado pelo Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda), o reconhecimento destaca as empresas que mais apoiaram ações de responsabilidade social. O projeto Adote uma Escola foi o destaque da premiação. A Comercial Gerdau, com apoio do Instituto Gerdau, beneficia 71 escolas públicas de todo Brasil. São aproximadamente 45 mil alunos atendidos e 950 colaboradores atuando voluntariamente nas iniciativas.

DISTINÇÃO

A Famastil Taurus Ferramentas, e Prat-K Utilidades Domésticas, pertencentes ao mesmo grupo, conquistaram, respectivamente o primeiro e o terceiro lugares entre as empresas que mais contribuem para a arrecadação de ICMS no município. As empresas receberão o Troféu Gramado Empreendedor, concedido pela Prefeitura de Gramado. A agraciação será realizada dia 20/12, na Câmara Municipal de Vereadores, e integra a 13ª Festa da Cidadania, comemorativa ao 52º aniversário de emancipação política da cidade. A distinção às maiores empresas geradoras de ICMS ao município é feita com base no ano do exercício fiscal anterior.

ISE

A Aracruz Celulose foi novamente escolhida para fazer parte da carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), o único do gênero na América Latina. Para selecionar as 34 empresas que integram o índice, foram enviados questionários para 120 companhias emissoras das 150 ações mais líquidas da Bovespa. Foram avaliados de forma integrada aspectos ambientais, sociais e econômico-financeiros. A companhia também se manteve no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI World) 2007, que destaca as melhores práticas em sustentabilidade corporativa no mundo. Este ano a Aracruz foi a única empresa do setor de papel e celulose selecionada para compor o índice global. Mais informações no link: www.aracruz.com.br/show_inv.do?act=news&id=322.

ENGENHEIRO DO ANO

A Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs) realizará na próxima segunda, 11, a solenidade de entrega da láurea "Engenheiro do Ano 2006". Nesta 22ª edição do prêmio, serão agraciados, pela Área Privada, o eng. Ricardo Menna Barreto Felizzola, presidente da Altus Sistemas de Informática S.A. e o eng. André Loiferman, diretor-presidente da Brasília Guaíba Obras Públicas S.A. Pela Área Pública, receberão o troféu o eng. Hildo Francisco Henz, presidente da Refinaria Alberto Pasqualini ? Refap S.A. e o eng. Valter Luiz Cardeal de Souza, diretor de Engenharia da Eletrobrás ? Centrais Elétricas Brasileiras S.A.

90 ANOS

Em comemoração aos 90 anos da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham), o presidente da filial gaúcha da entidade, Felipe Ferreira Silva, recebe seus associados para um jantar de comemoração nesta sexta, dia 08.

CURSO

O curso "Aprenda a Investir na Bolsa de Valores" é básico e voltado a quem tem pouco conhecimento ou está iniciando no mercado de capitais. Ele é prático e vai lhe ensinar como comprar e vender uma ação, analisar os gráficos para detectar os pontos de compra e de venda, detectar as tendências de mercado e lhe informar quais as melhores empresas para se ter participação acionária. Mostra os riscos e oportunidades de cada tipo de análise. Nos dias 8 e 9/12. Inscrições pelo e-mail cursos@xpi.com.br.

Leia mais