Artigos

16 jul 2007

PAN: AS VAIAS E OS APLAUSOS


REGOZIJO

Pelos inúmeros e-mails que estão circulando na Internet, e pelas notícias dos jornais, é impressionante a repercussão e os regozijos manifestados por grande número de internautas, ao comentarem as calorosas vaias que Lula recebeu na cerimônia de abertura dos XV Jogos Pan-americanos, na última sexta-feira.

GRUPO SINISTRO

Mesmo que os insatisfeitos com Lula e seu governo estejam festejando as vaias é bom levar em consideração este tipo de comportamento sinistro da maioria dos presentes no Maracanã. Na minha opinião, mesmo que tenham lavado a alma de muita gente, trata-se de um grupo pouco confiável e muito perigoso. Além de mal agradecido. Eis as razões:

RAZÕES

1- Se o PAN fosse realizado no nordeste brasileiro, com toda a certeza Lula teria sido aplaudido de pé; 2- Praticamente todos que estavam no Maracanã, a maioria composta de cariocas, não recebem Bolsa Família. Pagam por elas, assim como todos nós. Aí estão as diferenças principais e fundamentais. Queiram ou não.

MAL-AGRADECIDOS

A surpresa maior é que os manifestantes, embora com recursos suficientes para poder pagar o ingresso, mostraram ser mal-agradecidos. Afinal, não foi pouco o dinheiro gasto pela União (de todos os brasileiros) empregado para a construção da caríssima e superfaturada estrutura dos Jogos. Como já informei anteriormente, os cariocas ficarão com o bônus enquanto o resto do Brasil ficará com o ônus das obras.

APLAUSOS PARA CUBA

Mas, voltando ao comportamento do público, o sentimento demonstrado pela multidão, com as vaias à Lula, foi o mesmo para com a delegação de atletas dos EUA. Por outro lado, no entanto, mostrou-se completamente diferente para com a delegação de Cuba, que foi aplaudida de pé por praticamente todos os presentes. Aí é que mora a perigo.

PLATÉIA PERIGOSA

Houve quem afirmasse que os atletas americanos foram vaiados como uma pura reação ao presidente George Bush. Ora, se é assim, o mesmo raciocínio deve ser admitido quanto aos atletas cubanos: os aplausos confirmaram o carinho que o público tem pelo ditador Fidel Castro. Platéia perigosa, não?

FUGA

O interessante nisto tudo é que, tão logo iniciaram os Jogos, a primeira notícia que tomamos conhecimento, antes de qualquer medalha ter sido conquistada, foi de que um atleta cubano já havia fugido da delegação de seu país para tentar um emprego no Brasil. Coisa, diga-se de passagem, muito corriqueira em todos os jogos em que Cuba participa. Como os atletas americanos nunca fizeram tal coisa precisaram ser freneticamente vaiados pela estúpida platéia presente no Maracanã.

PINTANDO O SETE

Além de patrocinar o Projeto Casa da Criança, a Fábrica de Móveis Florense está apoiando uma nova iniciativa do projeto - Pintando o Sete -, que tem como objetivo engajar os filhos de arquitetos, construtores e patrocinadores para que dêem continuidade as ações sociais.

PARABÉNS

A participação da Open Investimentos é digna de cumprimentos na venda do controle acionário da Zamprogna S.A. Embora com atraso parabenizo toda a equipe da Open.

POSSE

Hoje, 16, o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Flávio Roberto Sabbadini, receberá os convidados para a solenidade de posse da Diretoria Gestão 2007/2010 da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS). O evento acontecerá às 19h30 no Grêmio Náutico União, Porto Alegre.

REUNIÃO

Nesta quarta-feira (18/07), o Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast) promove sua 3ª Reunião-Almoço 2007, desta vez comemorativa aos 25 anos da entidade. O evento contará com a palestra do vice-presidente da Braskem, Luiz de Mendonça: A nova posição da Braskem no Pólo Petroquímico de Triunfo e suas Repercussões Produtivas e Mercadológicas. Às 12h, no Espaço Compet na FIERGS.

Leia mais

13 jul 2007

A ARGENTINA CHORA


PROBLEMAS

O Brasil, indiscutivelmente, tem muitos problemas. Problemas de sobra. Por isto os brasileiros precisam dar atenção a eles antes de se preocupar com os problemas de outros países. Mas, quando muita gente gosta das atitudes tomadas na Argentina para sugerir que se faça o mesmo por aqui é necessário comentar. E opinar.

DOENTES IDEOLÓGICOS

Como a economia da nossa vizinha Argentina vinha apresentando crescimento superior a 7% ao ano nos últimos anos, algumas decisões tomadas por seu presidente, Nestor Kirchner, foram interpretadas como necessárias também aqui no Brasil, por vários de nossos doentes ideológicos.

CONGELAMENTO

Uma delas foi o congelamento das tarifas de energia. E tão logo foi noticiada esta estupidez escrevi dizendo que, mais dia menos dia faltaria energia na Argentina. Na mosca. E, vejam: não sou pitonisa nem trabalho com quiromancia. Só lido com a lógica, a lógica da liberdade.

DECISÃO POPULISTA

A decisão populista de Kirchner, como estamos vendo, já está custando muito caro aos argentinos. Os investidores, gente, simplesmente sumiram. Em não havendo investimentos nada acontece. Nada.

APAGÕES

Como temos problemas sérios também no setor de energia, e também em outros setores de infra-estrutura, embora não estejamos falando em congelamento por aqui, o fato é que estamos sempre na iminência de vários apagões. A falta de um correto marco regulatório, por exemplo, ainda é um dos impedimentos para novos investimentos.

ENTRE APAGÕES E BURRICES

Tomara que sirva de exemplo mais esta imprevisibilidade ocorrida na Argentina , que somada com as nossas possam mudar algumas decisões. Do contrário, o ideológico Mercosul vai ser mais conhecido como o meio-ambiente dos apagões e das burrices.

MUDOS

O curioso nisto tudo é que aqueles que muito me criticaram, quando admiti antecipadamente a redução de investimentos na Argentina, estão agora mudos. É provável que tenham preferido não ler mais o PONTOCRITICO.COM para sofrer menos. Tal qual aqueles que preferem matar o carteiro para evitar o recebimento de más notícias.

SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO

O prefeito José Fogaça sanciona hoje, 13, às 15h, no Paço Municipal, a lei que institui a Semana de Conscientização do Planejamento Familiar, de autoria do vereador Claudio Sebenelo. Realizada no mês de outubro, a semana irá integrar o calendário de eventos oficiais de Porto Alegre.

SUPERSIMPLES

A Federação das CDL?s do RS reivindicou ao Governo do Estado a adequação da legislação gaúcha ao Supersimples, que entrou em vigor dia 1º de julho. O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, pediu pressa ao Governo no envio de projeto-de-lei à Assembléia Legislativa. ?Temos urgência nessa adequação para evitar prejuízos aos empreendedores, principalmente os de pequeno porte?, diz Koch.

ALERTA

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha está alertando os visitantes da Francal, que segue até a próxima sexta-feira em São Paulo, para os prejuízos causados pela pirataria de produtos relacionados à indústria calçadista.

CURSOS RÁPIDOS

Anotem aí os cursos de férias promovidos pela Escola de Gastronomia UCS-ICIF nos meses de julho e agosto: 1- Breve de Risotos, de 16 a 20 de julho; 2- Cozinha Italiana Tradicional, de 23 a 27 de julho; e 3- Curso Formação Básica de Chef de Cozinha ? 600h. (duas turmas), de 06 de agosto a 28 de novembro de 2007, e 29 de agosto a 21 de dezembro de 2007. Informaçoes com juliana@estimacom.com.br

PRÊMIO

Pelo terceiro ano consecutivo, a Processor é premiada no WWPC, evento mundial de parceiros da Microsoft. Neste ano, a Processor foi eleita como LATAM Partner of the Year na categoria Networking Infrastructure. O evento, realizado em Denver, EUA, reuniu mais de 8.000 parceiros de todo o mundo e os principais executivos da Microsoft.

ABERTURA

Inaugura dia 14 de julho no Bourbon Shopping Country a loja de brinquedos Superfestas. O coquetel de lançamento acontece dia 13, às 19h.

Leia mais

12 jul 2007

MERCADO DE CAPITAIS MAL EXPLICADO


ENTREVISTAS

O número de entrevistas concedidas aos meios de comunicação para tentar explicar o interesse cada vez maior pelo mercado de capitais do Brasil tem crescido muito nos últimos tempos. Infelizmente, no entanto, nem sempre os mais preparados e entendidos sobre o mercado de ações são procurados para responder às mais diversas perguntas bobas feitas pelos entrevistadores.

FALTA DE EXPERIÊNCIA

Sem a devida experiência em dar entrevistas, os mal escolhidos ?especialistas-, crêem que é um dever responder todas as perguntas. Principalmente aquelas em que não sabem a resposta. Pois, geralmente são exatamente estas péssimas respostas que acabam se transformando em mitos, que por sua vez contribuem para mais desinformação sobre o importante mercado de ações.

ALGUNS CASOS

Vejam alguns exemplos, que embora não representem novidades, continuam como repetições idiotas que, além de não ajudar para o conhecimento dos iniciantes, confunde e retrai outros que até já experimentaram o mercado de ações:

EXEMPLOS

1- Quando o mercado recua, muita gente atribui a velha e famosa - Realização de Lucros-. Bobagem pura além de ignorância total. Ou seja, os satisfeitos com os ganhos obtidos, pela lógica da expressão, sempre encontram um bando de bobos disponíveis para ficar com suas ações. Melhor seria que dissessem que está havendo troca de posições, coisa normal no mercado.2- Ninguém fala também em arbitragem, que significa a equalização dos preços nas bolsas onde as ações são negociadas. O que acontece com uma ação, ou ativo qualquer, que é negociada na Bolsa de NY, por exemplo, é óbvio que acontecerá aqui também. Portanto, não há a tal realização, mas equalização.

MAIS ALGUNS

3- Os mercados não reagem exclusivamente por atitudes ou fatos acontecidos numa empresa. As quedas ou altas de preços podem ter origem sistêmica, i.e, as oscilações muitas vezes independem dos fundamentos da empresa. Quando o mercado todo sobe ou desce leva junto, para cima ou para baixo, as cotações de muitas empresas. 4- Todos os mercados apresentam riscos. Daí a palavra mercado. Dizer, portanto, que comprar ações é arriscado é não dizer tudo. O mercado de renda fixa, por exemplo, é muito arriscado. Que o digam os investidores do Banco Santos e outros mais que perderam os valores empregados em papéis de renda fixa. E não esqueçam dos argentinos que perderam seus investimentos depositados nos bancos de lá.

E OUTROS

5- Nem todos que compram ações, para ficar bem claro, procuram valorização das cotações dos papéis. Muita gente adquire ações para formar uma carteira com o objetivo de receber dividendos e juros sobre o capital, independente das constantes flutuações de preços.6- E, para completar esta rápida proposição, é bom que se entenda que só compra alguma coisa quem gosta e quem quer. Ninguém é obrigado, portanto, a fazer aquilo que vá lhe trazer infelicidade. A irritação que normalmente ocorre após uma operação frustrada, só pode ser fruto de uma má avaliação.

DERIVATIVOS

Mercados, enfim, oportunizam atitudes e possibilidades para compras e vendas. Quem crê numa desvalorização não tem porque não vender, mesmo que não tenha o bem. Neste caso basta usar os derivativos. Ou seja, se alguém acredita nas suas convicções deve exercer a sua crença.

ATO PÚBLICO

A Sociedade de Engenharia do RS também vai as ruas para protestar contra a corrupção e a impunidade. Anotem aí e participem: dia 13,às 12h, na esquina democrática, Porto Alegre.

DHB

Maior fabricante especializada em sistemas de direção hidráulica da América Latina, a DHB Componentes Automotivos comemorou 40 anos ontem, 11, anunciando um investimento de R$ 30 milhões, até o final de 2008, na expansão das fábricas de bombas hidráulicas e de caixas de direção. Os recursos serão aplicados na qualificação de mão-de-obra, de processos e de produtos. A expansão deverá ter como resultado um acréscimo mensal no volume de peças produzidas de 50% em bombas hidráulicas e de 30% em caixas de direção.

TV DIGITAL

Durante o processo de migração, a TV digital funcionará com conversores do sinal para os aparelhos analógicos já existentes. A proposta do Ministério das Comunicações é que existam dois tipos de conversores inicialmente. Um primeiro mais simples, apenas para a conversão do sistema, e o segundo, mais caro, com possibilidades de ampliação da interatividade. O governo prevê que o conversor mais complexo, que possibilita a interatividade da TV digital, deverá atender ao mesmo tempo a TV aberta e a TV a cabo.

BALANÇO

A Aracruz alcançou, no segundo trimestre de 2007, lucro líquido de R$ 318,5 milhões, valor 38% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. A companhia, incluindo 50% de participação da Veracel, produziu 763 mil toneladas e vendeu 832 mil toneladas de celulose, volume 23% maior que o comercializado no primeiro trimestre do ano.

Leia mais

11 jul 2007

MIL RAZÕES PARA PRIVATIZAR


A FRAUDE NA PETROBRÁS

Existem mais de mil razões para ser favorável às privatizações. Creio que, ao longo dos anos que atuo na área da comunicação, muitas delas foram por mim apontadas. E todas sem qualquer possibilidade de contestação, a não ser aquelas cujos conteúdos são meramente ideológicos.

ESQUEMA

A notícia divulgada ontem, de que o Ministério Público Federal (MPF) denunciou 26 pessoas suspeitas de envolvimento num esquema de fraudes em licitações da Petrobrás, mais me enche de razão e me faz, mais uma vez, escrever sobre as vantagens em privatizar tudo que for possível.

NADA MUDA

Vejam: embora os envolvidos nas fraudes devam responder, de acordo com a participação de cada um, pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, fraude em licitação, falsidade documental e estelionato, a empresa continua prejudicada. O dinheiro roubado não volta, os funcionários, embora afastados não são demitidos e tudo continua igual como já aconteceu anteriormente.

RAZÕES JÁ APONTADAS

Aproveitando, portanto, mais esta crise muito repetitiva, volto a expor algumas boas razões, todas já apontadas anteriormente. Observem e, por favor, tentem me contestar: 1- Nas empresas privadas, quando uma fraude acontece, quem sai prejudicado é o acionista. Nas empresas públicas é o contribuinte, ou seja, todos os cidadãos;2- Nas empresas privadas a área de recrutamento de pessoal existe para contratar os melhores para o desempenho das atividades sempre muito competitivas. Nas empresas públicas a contratação é feita: 1- por concursos públicos (que só identifica o quociente de inteligência do candidato, mas nunca consegue identificar o quociente de produtividade do mesmo); 2- por definição política (onde a questão técnica é totalmente desconsiderada); e, 3- por indicação de pessoas ligadas ao governo, para ocuparem os perigosos CCs;

COMPARAÇÕES

3- As empresas privadas podem escolher o caminho da Governança Corporativa. As empresas públicas só podem esperar o resultado das eleições para que seja definido como será feita a administração das mesmas mais adiante;4- As fraudes apuradas nas empresas privadas são, geralmente, de curta duração. As decisões do dono ou controlador tratam de minimizar as conseqüências ruins e novos controles tratam de prever melhor as crises. Já nas empresas públicas tudo é demorado e dificilmente empregado é demitido. O representante dos donos (cidadãos-contribuintes) jamais toma decisões drásticas;

OUTRAS

5- A publicidade dos produtos da empresas privadas é, geralmente, medida pelo retorno das vendas e da institucionalização da imagem. No caso da publicidade das empresas públicas a decisão só tem como objetivo ajudar os amigos e aduladores; 6- As empresas privadas, como se sabe, não fazem licitações. Fazem negociações. Já as empresas públicas, além de serem obrigadas a licitar tudo, acabam por oportunizar fraudes por parte de quem quer vencer as licitações. Isto sem falar na demora que a burocracia impõe para as compras.

E OUTRAS

7- Quem manda nas empresas privadas são os acionistas controladores. Nas empresas púbicas os funcionários mandam e desmandam através das corporações. Gostaria muito que estas breves justificativas fossem mais do que suficientes para que todos os brasileiros viessem a público defendendo as privatizações. Mas, infelizmente não é nada disto. Só os gaúchos, como mostram as mais recentes pesquisas, adoram empresas estatais. Mais de 85% daqueles que vivem no RS não querem saber de privatizar coisa alguma. Além de tudo, como se vê, os gaúchos, além de mostrarem vocação para o sado-masoquismo, ainda têm baixo discernimento. O curioso é que mesmo assim o gaúcho ainda posa de muito politizado. Onde?

AQUISIÇÃO GERDAU

A Gerdau Ameristeel Corporation (NYSE: GNA; TSX: GNA) anunciou, ontem, a assinatura de acordo definitivo para a aquisição da siderúrgica Chaparral Steel Company, por US$ 86,00 por ação. O Conselho de Administração da Chaparral Steel Company aprovou por unanimidade a transação e deverá recomendar aos acionistas da empresa que votem a favor da oferta. O preço de oferta avalia os ativos da Chaparral Steel Company em US$ 4,22 bilhões.

MOVIMENTO NACIONAL

Mais de 200 entidades da sociedade civil lançam no próximo dia 18, o - Movimento Nacional Contra o Calote Público- , uma mobilização para impedir a aprovação de mudanças como o limite anual e o leilão reverso na questão do pagamento de precatórios pela União, Estados e Municípios. As alterações estão contidas na Proposta de Emenda Constitucional número 12/2006 (PEC 12/06), de autoria do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que encampou proposta do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim.

COFINS

A publicação no Diário Oficial foi a comprovação de que o Sistema Fecomércio-RS conquistou ontem, 10, o direito ao não-pagamento da Cofins sobre receitas financeiras. A decisão foi validada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Na prática, segundo o consultor tributário da Fecomércio-RS, Rafael Pandolfo, e responsável pela medida judicial, a vitória consolida um importante precedente contra a equivocada restrição aplicada pela Receita Federal à isenção prevista no art. 14, da Medida Provisória 2158- 35.

PÓS

A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RS) lança amanhã, 12, em Porto Alegre (RS), o curso de pós-graduação em Relações Internacionais. O evento contará com a presença do diplomata e ex-ministro das Relações Internacionais Luiz Felipe Lampreia, que fará, às 9h, no auditório da ESPM, no prédio III (Rua Guilherme Schell, 268), a palestra: O neopopulismo e o seu impacto na América do Sul.

CHEF MEETING

Mauro Souza, do Sheraton Porto Alegre, e outros 60 chefs dos hotéis que integram a poderosa rede Starwood, desembarcam amanhã, 12, em Buenos Aires para o Chef Metting 2007. Os gourmets se reúnem na capital argentina para trocar experiências sobre as tendências da gastronomia internacional e apresentar as suas últimas criações.

Leia mais

10 jul 2007

A DINÂMICA DO CRIME


OPORTUNIDADES DE SUCESSO

Assim como as pessoas de bem, as empresas e os investidores estão sempre procurando lugares mais adequados e vantajosos para poderem vencer nas suas atividades, os criminosos também são movidos pela mesma vontade. Muitos, enfim, estão sempre buscando as melhores oportunidades de sucesso.

MIGRAÇÕES

Este processo sem fim de migrações, como se vê, não escolhe pessoas do bem nem do mal. O mercado, como sempre, é a grande bússola. E os mais rápidos e mais informados são aqueles que mais aproveitam as oportunidades e, normalmente, se dão melhor.

UNIVERSO MAIOR

O que estamos sentindo a cada dia, em todo o Brasil, é que além das migrações, o número de pessoas envolvidas com o crime também tem aumentado. Não se trata, portanto, de algo que tem o mesmo tamanho e que só muda de local de atuação. O dramático é que o universo de criminosos hoje é cada vez maior e ainda vai aumentar muito mais.

RESTRITAS

Se as capitais de SP e RJ aparecem mais nas manchetes dos jornais como muito perigosas isto não significa que outras capitais sejam menos violentas. É natural que as televisões abertas, nos seus diversos jornais diários, dêemmais ênfase ao que acontece nas suas sedes, SP e RJ. Como os brasileiros assistem a tais edições ficam com a falsa impressão de que a maior violência está muito restrita àquelas capitais.

FILIAIS DO CRIME

Muitos criminosos, aqueles com maior estrutura, já perceberam esta confusão na cabeça do povo e estão se aproveitando da situação estendendo seus braços para atuarem em outras praças menos badaladas pela imprensa nacional. Isto explica que, além do crescimento local dos criminosos, há também o aumento pelo deslocamento dos bandos. Entramos forte na época da franca abertura de filiais do crime.

DESMORALIZAÇÃO

Esta atividade - Crime -, pelas enormes vantagens que goza, como a grande impunidade, e pelos subsídios fantásticos definidos por lei e vontade dos governantes, tem tudo mesmo para prosperar. Em todos os lugares do país. Quando a polícia, por exemplo, principalmente a Federal age com mais rigor, rapidamente é desmoralizada com hábeas-corpus lamentáveis.

QUARTO SETOR

Finalizando, gente, basta observar a lógica do mercado: quanto mais facilidade e liberdade, maior o desenvolvimento. Ao invés de dar liberdade para a economia que promoveria saltos triplos no PIB, o governo prefere dar liberdade incrível aos criminosos. Qual a razão para esta preferência? Por que só existe subsídios assim para este fantástico Quarto Setor que não para de crescer?

MOBILIZAÇÃO PELO FIM DA CPMF

O presidente da FIESP, Paulo Skaff está liderando uma mobilização pelo fim da CPMF. Eis o que diz o manifesto: - O cidadão brasileiro ? além de arcar com uma das maiores cargas tributárias do planeta ?, ainda precisa pagar por segurança, saúde, escola e outros benefícios privados para sobreviver. O Governo não se preocupa em gerir responsavelmente a coisa pública, em cortar ou diminuir gastos que, como os impostos, continuam subindo a cada ano. A CPMF, que era provisória, continua sendo prorrogada, agora sem ?justo? motivo. Estamos sob a ameaça de que se torne definitiva na contramão do que a sociedade pretende ?, que é ser desonerada para diminuir o Custo Brasil, aumentar a competitividade, abaixar preços, gerar novos empregos.Reduzir impostos é possível, como demonstra o estudo desenvolvido pela Fiesp anexo a este manifesto de inúmeras entidades da sociedade civil brasileira ? uma forma de contribuir para a conscientização da importância dessa salutar medida. Sem sacrificar qualquer um dos projetos sociais do Governo, é possível cortar gastos públicos e eliminar a suposta necessidade de prorrogação da CPMF. Reduzindo a taxa de juros, por exemplo, teríamos outra medida do governo capaz de gerar substantiva economia aos cofres públicos, sem falar de maior crescimento no PIB.Assim, todas as entidades abaixo que, unidas na sua grande representatividade, subscrevem este manifesto, exigem do Governo Federal o fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) no seu prazo, bem como, a não prorrogação ou criação de um novo tributo que a substitua. Para o bem do Brasil.Vamos aderir? Basta entrar no Link do abaixo-assinado pelo site: http://apps.fiesp.com.br/pesquisas/cpmf/cpmf.asp

ENCONTRO

O Sistema Fecomércio-RS convida os jornalistas para um encontro de apresentação das diretrizes da gestão 2007-2010, presidida por Flávio Roberto Sabbadini, e anúncio de projetos da entidade para o período. A entrevista acontece na quinta-feira, 12, às 11h30min, na sala da Presidência do Sistema Fecomércio-RS.

TÁ NA MESA

O Procurador Geral de Justiça, Mauro Henrique Renner, participa nesta quarta-feira, 11, da reunião-almoço Tá na Mesa, da Federasul. Ela falará sobre: "MP, ética e mercado: uma pauta de desenvolvimento". Às 12h.

FORMATURA

O diretor-superintendente da Copesul, Alfredo Tellechea é o paraninfo da XXVI formatura do Programa Miniempresa, da Junior Achievement, amanhã, 11, às 19h30, no Teatro do SESI. Nesta edição, 30 miniempresas, de 28 escolas de Porto Alegre, participam do projeto, que simula a operação de uma sociedade anônima estudantil.

Leia mais

09 jul 2007

EXUBERÂNCIA IRRACIONAL


IMPREVIDÊNCIA

O ser humano, de uma forma geral, é imprevidente. E o brasileiro, infelizmente, por cultura, é mais ainda. Observem, por exemplo, que as preocupações para resolver problemas graves e antigos para a economia e o social, diminuem bastante quando as expectativas de crescimento do Brasil são boas.

NA GAVETA

Ou seja, tudo aquilo que pode dar sustentação ao crescimento, num momento de euforia vai para o arquivo ou permanece na gaveta. O imprevidente sempre tem a convicção de que o bom não acaba. É por isto que os aposentados do INSS dizem que ganham pouco e que os agricultores não conseguem pagar suas dívidas.

BOAS NOTÍCIAS

As boas notícias que chegam do exterior dão conta de que o Brasil é a bola da vez em termos de oportunidade de crescimento. O risco-país, embora ainda alto se comparado com o Chile, já está num patamar bastante razoável, em torno de 145 pontos-base. E as reservas devem bater U$ 150 bilhões ainda em julho. E a Bovespa não para de bater recordes de altas.

ALAN GREENSPAN

Esta grande euforia, que de resto precisa ser festejada mesmo, caso não seja bem conduzida para que possa ser curtida por muitos anos, pode significar a mesma exuberância irracional, como Alan Greenspan, então presidente do FED, se referiu às constantes altas que vinham acontecendo na Bolsa de New York.

SEM CLIMA

Se durante o longo período de menor crescimento, e de menos exposição aos investidores internacionais, as reformas necessárias e imprescindíveis não avançaram, agora que os números estão mais promissores já se percebe que não há mais clima para tanto.

O TEMPO VAI PASSAR

É uma pena, pois o tempo vai passar. E vai mostrar o quanto a falta de mudanças acabou sendo prejudicial para o nosso futuro. E, como sempre, no final do ciclo virtuoso, se é que dá para dizer assim, alguém de fora será culpado pelos nossos fracassos.

AS SETE MARAVILHAS

Quem não deve ter gostado nem um pouco do critério usado para escolha das Novas Sete Maravilhas foi o próprio Cristo. Como o imaginamos um justo, a forma usada para eleger obras não foi nada decente. O Cristo Redentor do Rio de Janeiro até poderia ter ganho normalmente, mas não da forma como foi.

AGENDA ESTRATÉGICA

A Classe Lojista do RS inicia neste mês uma nova etapa da Agenda Estratégica do setor. Para dar continuidade à iniciativa promovida pela Federação das CDL´s, que tem como objetivo projetar os próximos dez anos para o varejo gaúcho, serão realizadas entrevistas com lideranças da Classe Lojista e consulta popular através do site: www.fcdl-rs.com.br e nas CDL´s do Estado.

BID

Chega hoje, 9, a Porto Alegre a missão do Banco Interamericano deDesenvolvimento (BID) que vem tratar de retomada das negociações para ofinanciamento do Programa Integrado Socioambiental (Pisa), um investimentode 160 milhões de dólares em obras destinadas a aumentar de 27% para 77% otratamento de esgotos na capital.

40 ANOS

A DHB Componentes Automotivos estará comemorando 40 anos nesta quarta feira, 11 de julho. Para marcar a data, o presidente da empresa, Luiz Carlos Mandelli, receberá a imprensa e convidados para almoço. Na Fiergs, às 12h. Parabéns antecipados.

INAUGURAÇÃO

A mais nova Hering Store do Estado será inaugurada no próximo dia 12 de julho, na Rua 24 de Outubro, em Porto Alegre.

Leia mais