Artigos

10 set 2007

CONVIVENDO COM A SUJEIRA


LAMA

Os inúmeros e horripilantes casos de corrupção e roubalheira, divulgadas nos jornais e revistas, só neste final de semana, são suficientes para mostrar o quanto o povo brasileiro está convivendo em meio à sujeira e imundície por este Brasil afora.

VÍRUS DO CRIME

Uma loucura total que, pelo tamanho e forma já atingidas, está deixando estupefata e sem ação a cada vez menor parcela da sociedade que ainda não foi contaminada pelo vírus do crime.

PATRIMÔNIO

O caso, ou melhor, os casos que envolvem o senador Renan Calheiros não param de crescer. Pelo andar da carruagem das investigações, e pelos depoimentos colhidos e publicados, dia após dia, o patrimônio obtido por Calheiros através dos crimes praticados acabará superando o do colombiano Ramirez Abadia. Algo que por si deveria abrir caminho para investigações de todos os políticos do país.

EM BRASÍLIA

Tomando por base a declaração feita na semana passada pelo ministro do STF, Celso de Mello, dizendo que a maior clientela penal do Supremo Tribunal Federal reside nos membros da Câmara e do Senado, já é o suficiente. Ou seja: o país está repleto de bandidos, mas os mais perigosos estão no Congresso. Que tal?

NUNCA ANTES...

Se em Brasília residem vários criminosos, muito outros escolheram o Estado do RS como sede. O governo petista, como nunca antes na história deste país, revelado como o mais corrupto de todos os governos, não consegue explicar o rumoroso caso dos avais concedidos pela CGTEE ? Cia de Geração Térmica de Energia Elétrica -, que pode resultar em prejuízos fantásticos aos cofres públicos.

ESCÂNDALOS GAÚCHOS

Além deste crime financeiro espetacular, o RS ainda sofre com rombos complicados nas contas da sua Assembléia Legislativa. Coisas que segundo as apurações, vêm de longa data. Além do conhecido rombo dos selos, a auditoria confirma agora desvios de recursos por compras de mercadorias que não são recebidas, mas pagas religiosamente ao fornecedor. Isto sem falar em falta de licitações.

MATAR O CARTEIRO

Gente: estamos vivendo o período mais agudo do conhecimento das mais diversas falcatruas cometidas no país, desde a chegada dos portugueses. Falta, com toda a certeza, muita coisa ainda para ser descoberta, mas o sentimento dos justos é de morte aos bandidos. A imprensa, muitas vezes, é acusada de má por transparecer as descobertas. E agora mais do que nunca. Muita gente prefere não saber coisa alguma. Entende que dar transparência aos fatos é demonstração de pessimismo e de má vontade. São pessoas que se negam a ler notícias que eles chamam de ruins. Pessoas que tem o desejo de matar o carteiro quando este lhes entrega cartas com más notícias.

7 DE SETEMBRO

Há mais de cem anos os nossos militares organizam com sucesso as festividades comemorativas da Independência do Brasil, cujo ponto alto é o tradicional desfile de 7 de Setembro. Coisa que fazem sem maiores custos, apenas com o trabalho de seus oficiais e praças. Pois agora a coisa mudou. O festival de esbanjamento do dinheiro público promovido pelo governo incluiu o patriotismo como novo item da gastança nacional. VIVA!

TOP SER HUMANO

A Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional RS (ABRH-RS) realiza a 15ª edição do prêmio Top Ser Humano e a 7ª do Top Cidadania. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 12 de setembro, às 20h, na sede do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre (RS). Nesta edição, foram reconhecidos 26 vencedores e o eleito pela entidade, como Personalidade Top Ser Humano 2007, foi o presidente do Grupo Zaffari, Marcello Zaffari, que também será homenageado durante a cerimônia.

ALMOÇO DO VAREJO

Amanhã, 11, às 12h, no Hotel Plaza São Rafael, o CDL de Porto Alegre realiza o seu tradicional Almoço do Varejo, com o tema: Tudo mudou: só os disponíveis são competitivos. O palestrante do evento será o consultor de comunicação para a competitividade e vendas, Dado Schneider.

INAUGURAÇÃO

A Medex Medicamentos Express, empresa patrocinadora da restauração da Casa de Gomes Jardim, convida a imprensa para a inauguração do restauro da moradia desse herói farroupilha nesta quarta-feira, dia 12 de setembro, às 10h30, em frente a Praça Gomes Jardim (R. 14 de outubro, 384, Centro), em Guaíba, RS.

Leia mais

06 set 2007

CPMF: A CHANTAGEM


DEFENDENDO A CARGA

Enquanto os políticos estão na oposição, os impostos são considerados exagerados e até indecentes. Mas basta que cheguem ao poder para que mudem de posição. A partir daí já passam a defender com unhas e dentes a carga tributária e ainda tentam mais impostos ou majorações de alíquotas.

TERRORISMO

A forma com que o atual governo está defendendo a CPMF, por exemplo, é terrível e lamentável. Os argumentos utilizados para não perder o insonegável mas estúpido tributo (mesmo que tenha o nome de contribuição) chegam a beirar o terrorismo.

TUDO OU TUDO

Falam, com insistência, nas políticas sociais que a CPMF financia e que ficam ameaçadas sem a sua existência. Chantagem pura. Como se fosse o único tributo arrecadado. E ainda por cima não admitem sequer considerar o quanto entraria nos cofres públicos caso houvesse uma redução da alíquota. É tudo ou tudo.

SOCIEDADE MANIPULADA

Como a sociedade brasileira é muito mal educada e mostra-se sempre muito comovida e fácil de ser manipulada, é provável que muita gente acabe cedendo às pressões terroristas dos governantes. Ou seja: a CPMF vai mesmo ser aprovada como se não fosse danosa para a economia do país. Mesmo que todos entendam que uma redução da carga tributária é a forma mais rápida e segura de aumentar a taxa de crescimento da economia, pois libera recursos privados para investimento.

O VOTO DOS COVARDES

A postura adotada pelos políticos quando precisam decidir através do voto aberto é uma. Diante de uma situação em que o voto é secreto é bem outra. E já está mais do que evidente que os covardes sempre preferem o voto secreto. Assim nunca precisam mostrar a cara perante seus eleitores.

INJEÇÃO LETAL

A situação do senador Renan Calheiros, até para quem não tem conhecimento mínimo das leis e do direito, mas só pelos fatos que chegaram ao conhecimento da sociedade, é passiva de prisão perpétua. Melhor seria se houvesse pena de morte no Brasil, pois os estragos que este e outros facínoras já causaram ao país, já mereceriam uma injeção letal.

ELIMINAR O VENENO

Vejam: estamos diante só dos atos divulgados, e não de todos os atos praticados pelo senador. Pela estirpe e pelo patrimônio que o acusado agregou durante seus mandatos, muitas falcatruas mais são passíveis da nossa imaginação. Coisas que, de novo, só a pena de morte pode aliviar a sociedade. Uma forma de eliminar o veneno do sistema. Como a votação mais importante, aquela que vale, deverá ser na forma secreta, no plenário, na próxima quarta-feira, a qual pode ou não eliminar o senador, a covardia ainda pode prevalecer.

SIMPLES GAÚCHO

O Governo do Estado do RS afirma que tem total interesse em uma solução de consenso que evite prejuízos aos empreendedores com a substituição do Simples Gaúcho pelo Super Simples. O Simples Gaúcho, que deixou de vigorar automaticamente com a vigência do Super Simples, do governo federal, a partir de 1º de julho, garantia isenção de ICMS a empresas com faturamento anual de até R$ 240 mil. Enquadram-se nessa situação aproximadamente 300 mil empresas gaúchas ? o equivalente a 90% dos pequenos empreendimentos no RS.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Na terceira e última parte da campanha -Floresta é Vida-, realizada pela equipe de Educação Ambiental da Aracruz em Guaíba (RS), 130 alunos participaram de uma gincana, com tarefas lúdicas e culturais, tendo a água como tema deste ano. A Gincana realizada no dia 5/9 numa área verde da companhia, envolveu 13 escolas da região classificadas nas etapas anteriores. A campanha foi dividida em três fases: na primeira, as escolas elaboraram seus projetos que foram avaliados de acordo com critérios solicitados, concorrendo entre si nos municípios. Na segunda, as escolas classificadas receberam mudas para viabilizar suas iniciativas; e finalmente na terceira foi realizada a gincana. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Capitão Garcia, de Sertão Santana, foi a vencedora da gincana e da campanha, e ganhou um kit de ferramentas e a implantação de um projeto de melhoria de seu pátio escolar.

CLUSTERS

Segundo Gustavo Zevallos, do Monitor Group, o Brasil está perdendo espaço para outros países no campo da inovação. A Coréia, que até pouco tempo figurava numa posição inferior, soube se valer dos clusters - concentração de empresas relacionadas entre si, numa mesma zona geográfica, que conformam um pólo produtivo especializado com vantagens competitivas ? e já apresenta resultado superior ao brasileiro. Hoje para que um setor ganhe mercado, existe a necessidade de que haja aproximação de empresas, fornecedores, centros de pesquisas e governos num mesmo local e que todos os elos da cadeia sejam inovadores.

IBEF

O IBEF/RS marcou para o dia 17 de setembro a reunião-almoço com o Dr. Henrique de Campos Meirelles, Presidente do Banco Central do Brasil, no Salão Nobre da Federasul, Largo Visconde do Cairú, 17/7º andar, às 12h30min.

Leia mais

05 set 2007

PROYECTO DE REFORMA CONSTITUCIONAL


FORO DE SÃO PAULO

Os assinantes do

ESTRATÉGIA

Como algumas coisas acordadas nas reuniões do Foro de São Paulo já estão em curso e outras estão aguardando uma melhor oportunidade, tudo dentro das estratégias adotadas pelos seus membros, nada melhor do que mostrar o que o parlamento da Venezuela (leia-se Hugo Chávez), futuro país-membro do Mercosul, está prestes a aprovar. O anteprojeto de lei é diabólico e já é uma realidade em Cuba, de onde foi copiado.

O SÓCIO

Como há um esforço inegável, do governo Lula, em aprovar, ainda neste ano, a entrada da Venezuela no Mercosul, é bom conhecer melhor o novo sócio. E para que não haja dúvidas de interpretação ao texto do anteprojeto estou repassando o mesmo no idioma de origem. Afinal, nada melhor do que ler o projeto diabólico que já conta com fortes defensores aqui no Brasil. Peço que leiam com calma, item por item, e vejam bem o que diz e propõe o diabólico Proyecto de Reforma Constitucional :

LEYES SOCIALISTAS

Sobre la medicina Privada y las Empresas de Seguros: · Se decretara la gratuidad del servicio de salud privada, y se pasara a la nomina del ESTADO: a todo personal medico Y auxiliar. · Se expropiaran las: edificaciones, instalaciones y equipos, pagando a sus propietarios el 5% de su valor de mercado en bonos del ESTADO, con vencimiento a 20 años, en las clínicas solo se dará atención médica a pacientes que remuneren en dólares o euros.· Se suspenderá la actividad de los Seguros de Vida .privados El personal que ahí, labora quedara cesante sin remuneración de pensiones.

EDUCAÇÃO

Sobre la Educación Privada: · Se decretara la gratuidad de la educación en todos los niveles y se pasara a la nomina del ESTADO a todo; el personal docente y administrativo.· Se cambiara la denominación actual de todos los colegios a institutos privados utilizando a cambio los nombres de personas o apelativos que la REVOLUCION considere representativo como ejemplo: se tiene contemplado el que la Universidad Católica Andrés Bello pase a denominarse Popular, Andrés Bello.· Todos los estudiantes de todos los niveles (escolar,, bachillerato, y universitarios) Usaran como uniforme Franelas rojas, pantalón azul con una leyenda a lateral (REPÚBLICA BOLIVARIANA) y boina roja.· Algunas materias sociales, como Historia de Venezuela y _ Geografía de Venezuela serán adaptadas, y otras serán eliminadas de los programas de la docencia. En su lugar se dictarán cursos; relacionados con él SOCIALISMO DEL SIGLO XXI.· Los nuevos bachilleres saldrán formados técnicos medios en Área; cómo: Metalúrgica; Carpintería, Petróleo, Arte, Electricidad, Construcción, etc. Pasando al servicio de la REVOLUCIÓN.· Se autorizara a la familia sin vivienda a que ocupen las denominaciones -segunda viviendas- comenzando esto por los apartamentos y casas en playas, incluyendo las ubicadas en clubes Finalizando con las ubicadas en zonas urbanas.· Se obligara a los propietarios ocupantes de las viviendas principales que incluyan familias adicionales de tres miembros por habitación, reservando a la familia propietaria sólo una habitación por cada tres miembros y haciendo uso común con. los nuevos integrantes de todos los servicios de la vivienda. · La finca o hacienda serán transformada en conuco al servicio de la revolución, cuya producción será de acuerdo a los sueldos de lo contrario serán entregados a otros productores campesinos que si cumpla con lo estipulado.· Las tierras serán exclusivamente del ESTADO el cual a través del INTI puede adjudicarlas a específicos ocupantes, campesinos quienes no la puedan vender ni hipotecaria, ni transferirlas de ninguna manera.

DOCUMENTO DE IDENTIDADE

Sobre la identidad y la actividad ciudadana:· Se pondrá en vigencia un nuevo documento de identificación para cada ciudadano, quedando los actuales sin ninguna validez.· A las personas que aparezcan como firmantes en cualquiera de las listas en contra de la revolución, como fue la solicitud del Revocatorio al Presidente de la República no se le entregara ni el nuevo documento de identidad, ni el pasaporte a menos que se sometan voluntariamente a cursos de educación ciudadana, reconozcan por escrito sus errores pasados y cumplan con un periodo de prueba sin papeles de identificación a satisfacción del estado.

OUTROS

Sobre la banca privada:· Se pasara a la nomina del ESTADO a todo personal de la banca privada.· La moneda va a cambiar de denominación y se le van a quitar los tres últimos ceros.· Los fondos de particulares, superiores a los SIETE MILLONES BOLIVARES 7.000.000 serán retenidos por el ESTADO. Sobre las comunicaciones:·

El uso del cable y otras comunicaciones satelitales se van a restringir a las dependencias oficiales, y a los establecimientos hoteleros y turísticos.

SOBRE LAS FUERZAS ARMADAS NACIONALES:· Se creara oficialmente una milicia popular, la cual progresivamente pasara hacer uso de todas las instalaciones y equipos de las Fuerzas Armadas Nacionales. El Instituto de Previsión Social de las Fuerzas Armadas asumirá las obligaciones sociales de por lo menos 250.000 reservistas. Se procederá a disolver las Fuerzas Armadas Nacionales. · Se incorporará a esa Milicia Popular exclusivamente a la oficialidad que coincida con los ideales de la REVOLUCIÓN. · La oficialidad no afecta con la REVOLUCIÓN o con un pasado dudoso, quedará cesante en sus funciones sin ningún tipo de ingreso por retiro. · Se consolidaran todas las policías estadales y municipales bajo un solo comando.· El servicio militar obligatorio para ambos sexos se hará a partir de tos 17 años. Los conscriptos estarán en disponibilidad inmediata para apoyar los procesos revolucionarios en naciones con las cuales nuestro país tiene convenios: CUBA, BOLIVIA, NICARÁGUA O IRAN Sobre el control de cambio:· Se penalizará con cárcel la tenencia de divisas extranjeras en papel moneda.· Se prohibirá la titularidad de cuentas de divisas en el exterior, sus dueños estarán en la obligación de repatriarlas, con pena de prisión. · Se eliminará todo tipo de tarjetas de créditos o débito para su uso dentro o fuera del país. Sobre la economía:· Se impondrá Bonos o talones.· Se impondrá el trueque con asesoramiento de miembros de la Milicia Popular. · Se impondrá el uso de la Tarjeta Alimentaría, para ser utilizado el Mercal.· Se impondrá el Salario Mínimo a todo el personal que este en Nomina del Estado a obreros, técnicos profesionales por igual. Igualmente se prohíbe el ejercicio de la profesión a cualquier profesional o técnico que se niegue a servir al ESTADO. Sobre a Practica religiosa: · Se prohibirá cualquier clase de culto religioso fuera de sus templos.· Se prohibirá la catequesis fuera de los templos.· EL ESTADO supervisará a nivel nacional los seminarios y demás centros de formación religiosa.· Se expulsará del país a todo clero por nativo Sobre las prácticas sociales:· Se prohibirá el uso atuendos que atente en contra de la moral y las buenas costumbres. (minifaldas, trajes de baño ?hilo dental? escotes muy pronunciados, pantalones ajustados, etc.). · Se prohibirá el consumo de bebidas alcohólicas en la vía pública.· El béisbol profesional y cualquier tipo de deporte profesional estará bajo control del ESTADO.· Se restringe las importaciones de artículos de lujo tales como: whisky, electrodomésticos, autos de lujo, etc.· Se prohíbe el uso imágenes y artículos de influencia transculturizadora imperialista en todas las entidades públicas. (tales como: santa claus, mickey Mouse etc.)PATRIA SOCIALISMO O MUERTE.

IVA

Secretários de Fazenda reunidos ontem em Brasília decidiram encaminhar ao Governo Federal a proposta preliminar dos Estados da reforma tributária. O conceito de dois IVAs é o principal item do documento que os secretários encaminharão nos próximos dias ao secretário executivo de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Bernard Appy.Praticamente todos os secretários concordaram que é preciso haver dois tributos (um IVA federal e IVA estadual), ao contrário da proposta da União, que prevê um IVA dual, uma alíquota para a União e outra para os Estados.

TURFE

Na próxima 6ª feira - 7 setembro - acontecerá o Grande Prêmio Protetora do Turfe - um dos mais tradicionais do país - comemorando o Centenário de fundação do Jockey Club do RS.

INADIMPLÊNCIA

O índice de inadimplência registrado no mês de agosto preocupa os lojistas, indicando a volta do crescimento dos devedores. Em agosto, o número obtido foi de 11,12%, contra 10,74% de julho, resultando em um crescimento de 3,5% em relação ao mês anterior. Por outro lado, comparado ao mesmo período de 2006, o índice registrou queda de 14%.

SIMPLES

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas), juntamente com outras entidades de classe, apóia a mobilização a favor do Simples Gaúcho, a ser realizada amanhã, em frente ao Palácio Piratini, às 16h.

CURSO

A Associação de Jovens Empresários de Porto Alegre (AJE-POA) promove entre os dias 10 e 12 de setembro, das 19h às 23 horas, na PUCRS, o curso -Gestão de Projetos: pré-requisito para a eficácia-. Mais informações pelo telefone 51 3322-7030 ou pelo e-mail pde@ajepoa.com.br ou ainda no site www.ajepoa.com.br.

ARACRUZ

Pelo quarto ano consecutivo, desde que começou a participar da pesquisa realizada pelas revistas Exame e Você S/A, a Aracruz Celulose está na lista das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. O guia é o maior levantamento de clima organizacional do país. Na sua 11ª edição, foram 504 inscrições e 121 mil questionários respondidos por profissionais de todo o Brasil.

Leia mais

04 set 2007

OS GAÚCHOS E AS PRIVATIZAÇÕES


LAMENTÁVEL

Ainda que tenha consciência da mentalidade reinante no RS confesso que mesmo assim senti uma ponta de frustração quando li as manifestações proferidas por diversos líderes empresariais, a respeito da privatização ou não do maior evento do Estado gaúcho, denominado Expointer, que acontece anualmente no Parque de Exposições de Esteio, no RS.

BAIXA CONVICÇÃO

Como sempre, infelizmente, o que acabou vingando foi a baixa convicção sobre tudo que representa a exigência de uma melhor administração das coisas do RS. Todos os empresários que estão mais à frente do evento, que deveriam apoiar e forçar a entrega da administração da feira Expointer à iniciativa privada, foram reticentes.

UNÍSSONA

Disseram, todos, de forma uníssona, que agora não é o momento para discutir o assunto. Bobagem. Gente, quanto mais cedo a lógica da boa administração for decida, melhor para o governo e para os envolvidos.

MELHOR PARA TODOS

Esta forma de agir, de empurrar sempre com a barriga, esclarece o quanto o gaúcho adora iniciativas e administrações governamentais. Ou seja, privatização, para os riograndenses, significa aceitar o inferno cheio de diabos. Mal percebem que é exatamente o inverso: privatizar é o céu para os contribuintes de impostos, para os visitantes da feira e para os expositores.

VALE DO RIO DOCE

Enquanto esta postura nunca acontece no meio empresarial, o que assusta é que o mesmo comportamento acaba se transformando em forte combustível para novas estatizações. Vejam, por exemplo, o que os convencionais do PT aprovaram no último final de semana: uma votação interna para discutir a defesa da anulação da venda da Cia. Vale do Rio Doce.

FOGO ALASTRADO

Como já é mais do que sabido, o censo petista vai, com toda a certeza, aprovar a idéia da anulação da venda da Vale. E a decisão do partido acabará propagando o fogo da burrice quando muita gente acabará também aderindo. Tudo como o diabo gosta. Os investidores que compraram ações da Vale, mesmo que desdenham o caso, devem estar colocando as barbas de molho.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Enquanto estas coisas pavorosas acontecem por aqui, o Parlamento do Mercosul (Parlasul), reunido ontem em Montevidéu, resolveu não analisar o tema da liberdade de expressão na Venezuela, país que está atualmente em trâmite para associar-se ao bloco do qual já fazem parte Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Aos poucos Hugo Chávez vai promovendo o novo estilo latino-americano de governar.

LEIS SOCIALISTAS

Aproveitando a deixa, informo que estarei divulgando, amanhã, o ante-projeto de leis socialistas que já está tramitando no parlamento da Venezuela, com grandes chances de aprovação. Trata-se de uma cópia fiel daquilo que já existe em Cuba. Países, aliás, que têm governantes, assim como Lula do Brasil, sócios do famoso mas nunca divulgado Foro de São Paulo. Amanhã.

CUSTO BRASIL

O custo da banda larga no Brasil émuitas vezes superior ao de países da Europa e Ásia. Observem: Na cidade de Manaus uma conexão de 1Mbps custa 395 vezes mais que a mesma velocidade numa cidade japonesa, por exemplo.Na Itália, a Tiscali cobra o equivalente a R$ 4,32 pormês por 1Mbps; na França, a Orange oferece esta velocidade por R$5,02; nos Estados Unidos, o link de 1 Mbps custa R$12,75 (fornecido pela Time Warner); e, no Japão, o Yahoo! comercializa a conexão por R$1,81.Em São Paulo, a NET cobra R$ 39,95 por um Mbps. A Telefônica, para a mesma velocidade cobra R$ 159,80. Em Brasília, a Brasil Telecom oferece um Mbps por R$ 239,90. Manaus registrou o valor maisalto pelo Mbps, R$ 716,50. Isto é capitalismo?

CONGRESSO

O 17º Congresso Brasileiro da Qualidade e Produtividade acontece nos próximos dias 12, 13 e 14 de setembro, no Centro de Eventos Hotel Serra Azul, em Gramado, RS. Inscrições e informações: www.agq.com.br/congresso2007

CICLO

Recife sediará no dia 12 de setembro de 2007 o 5° Fórum CICLO em Supply Chain e Logística - Região NORDESTE. Todos os segmentos empresariais poderão conferir apresentações de cases referências no âmbito nacional, palestras de profissionais e professores gabaritados e painel de debates com participação de entidades representativas da região. Confira a agenda completa do evento: http://www.portalsupplychain.com.br/2007/agosto/recife/hotsite.html

TOP SER HUMANO

A CDL de Porto Alegre recebe, no próximo dia 12 de setembro, às 20h, no Grêmio Náutico União, o prêmio Top Ser Humano, promovido pela ABRH-RS. A conquista deve-se ao trabalho desenvolvido durante três anos pela área de Gestão de Pessoas, na prática do endomarketing, responsável pelo apoio do desenvolvimento de competências profissionais estratégicas para o sucesso da organização.

Leia mais

03 set 2007

FALANDO PARA AS PAREDES


O HORA DA MENTIRA

O 3º Congresso petista, encerrado ontem, mais uma vez conseguiu deixar muita gente estupefata e contrariada com as afirmações (ou reafirmações) feitas pelos participantes do evento, especialmente com as palavras ditas e repetidas pelo presidente Lula. O Congresso, para aqueles que ainda raciocinam, nada mais foi do que a mais legítima Hora da Mentira.

NEM AÍ

Como a maioria dos brasileiros se mostra feliz com o PT no governo, conforme demonstração já feita nas urnas, na eleição do ano passado, é válido dizer, com todas as letras, que a maioria do povo brasileiro não está nem aí para o que foi dito e repetido no encontro nacional do partido.

SEGUINDO À RISCA

Sinceramente, o que Lula e demais próceres do PT disseram não têm como surpreender. Fiéis aos princípios de Antonio Gramsci, e sabedores da forte cobertura da mídia ao evento, fizeram o que manda a ordem: mentir, mentir e mentir. Esta técnica, que consiste em repetir as mentiras até se transformarem em verdades, vem sendo seguida à risca pelo partido.

CALADOS

Já estou plenamente convencido de que falo e escrevo muito mais para as paredes. Daquilo que estou absolutamente convencido, o povo em geral não entende, não acredita e não quer saber. E na medida em que o tempo passa este contingente de pessoas mais aumenta. O que significa que em pouco tempo estaremos calados. Por várias razões.

ESPERANÇOSOS

A percepção de que isto já está acontecendo é que ultimamente passei a receber mensagens de leitores que sugerem artigos que mostrem um lado mais positivo, algo mais esperançoso sobre a situação do Brasil. Creio que tais leitores foram cooptados. Estão fazendo parte do grupo dos conformados que não acreditam em catástrofes.Alegam, inclusive, que coisas boas estão acontecendo por aqui, provados pelos vários indicadores sociais e econômicos recentes. Coisas que atestam, de forma inequívoca, uma provada melhora do país em relação ao seu próprio passado.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Para esses inconformados com as minhas críticas, que gozam do mais legitimo direito de se manifestarem e pensarem de forma diferente, as reivindicações são sempre bem-vindas. Afinal, estas reações oferecerem boa oportunidade para melhores esclarecimentos sobre os temas que venho me debruçando.

CANAL LIVRE

O que leva muita gente a mudar de pensamento é a falta de convicção. Gente que se convence facilmente com entrevistas lidas, ouvidas e vistas nos meios de comunicação. Dependendo de quem conduz as entrevistas muita gente fraca já muda a forma de pensar e agir. Como deve ter acontecido ontem depois de assistir ao programa Canal Livre, da TV Bandeirantes, cujo entrevistado foi o ex-ministro José Dirceu. O despreparo demonstrado pelos jornalistas-entrevistadores foi tão flagrante que acabou por consagrar o líder petista. José Dirceu percebeu que estava diante de incapazes e aproveitou. Simplesmente tomou conta do programa, deixando calados os pobres condutores do Canal Livre.

ANJO

Atrapalhados e confusos os jornalistas descambaram para perguntas ridículas. Assim, mais levantavam a bola para o entrevistado chutar. Exímio atacante, José Dirceu não desperdiçou os merengues: fez vários gols. Assim, muita gente deve ter ido dormir sonhando que José Dirceu é um anjo.

O TOURO

A BBM -Bolsa Brasileira de Mercadorias/RS- fez a entrega do Troféu -O Touro- durante a 30ª edição da Expointer em Esteio. As solenidades foram realizadas entre 27 e 30 de agosto no estande da BBM e BM&F. A governadora Yeda Crusius, do RS, o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, João Carlos Machado foram homenageados assim como os prefeitos das cidades gaúchas de Canela, Cleomar Eraldo Port, e de Novo Hamburgo, Jair Foscarini, que mantém parceria com a BBM para realização de pregões eletrônicos.Instituições, presidentes de entidades, produtores rurais, grupos de comunicação e jornalistas do setor também foram agraciados com o troféu, que simboliza o mercado em alta na linguagem comercial. A escultura, símbolo máximo da BBM, é uma réplica em miniatura na estátua localizada no hall de entrada do edifício sede da BBM em Porto Alegre.

FINANCIAMENTOS

O Banrisul registrou, na 30ª Expointer, 602 propostas de financiamento num total de R$ 16,5 milhões. Esse valor representou um incremento de 53,4% em relação ao realizado no ano passado. Para máquinas e equipamentos agrícolas, foram 510 propostas que representaram R$ 15 milhões, crescimento de 60,80%. Já os animais tiveram 92 propostas, equivalentes a R$ 1.420.000,00, números 3% acima dos de 2006. Destacaram-se as linhas Moderfrota, com 180 propostas e valor de R$ 9,5 milhões, e o Pronaf, com 204 pedidos protocolados por agricultores familiares, no total de R$ 3.934.000,00 .

BRDE

Já as solicitações de financiamento e propostas de negócios encaminhadas ao BRDE durante a 30ª edição da Expointer alcançaram um total de R$ 123,004 milhões, o que representa um incremento de 130,7% em relação à feira de 2006.

TÁ NA MESA

O sócio-diretor do Monitor Group, Gustavo Zevallos, será o próximo palestrante do ciclo especial de palestras do Tá na Mesa da Federasul, que comemora seus 80 anos, que serão festejados no próximo dia 28 de outubro. O tema: Estratégia de inovação e tendências nos negócios.

Leia mais

31 ago 2007

ADMINISTRANDO COM INTELIGÊNCIA


NOTA BAIXA

O governo Lula, de forma cada vez mais intensa, não quer encarar as reformas como a saída definitiva para o salto esperado do nosso desenvolvimento econômico. Ao contrário, para tentar se perpetuar no poder aproveita a baixa taxa de educação da maioria do povo elevando as despesas públicas com programas assistências de difícil remoção. Ganha nota muito baixa, portanto, neste item.

NOTA ALTA

Por outro lado, para deixar muita gente de boca fechada e até afastada das grandes manifestações, o governo Lula vem praticando uma política macroeconômica de boa qualidade. Os acertos já são atestados, tanto pela recuperação da imagem do país no mercado internacional quanto pela forma com que está se comportando diante desta iniciada crise financeira mundial. Nota alta.

CÂMBIO FLUTUANTE

Volto a afirmar que a base desta importante administração das questões macroeconômicas, onde o presidente do Banco Central precisa der admirado, o sistema de câmbio flutuante foi fundamental. Os investidores e especuladores (todos muito bem-vindos) passaram a lidar com o risco cambial por aqui. Tanto para internar quanto para retirar os recursos a qualquer tempo.

MERCANTILISMO

A percepção, neste período de convivência com o saudável câmbio flutuante, foi de que o Brasil não tinha idéia do que é o sistema capitalista. Muita gente por aqui, inconformada com a necessidade de conviver com o risco cambial, demonstrou aos mais lúcidos o quanto estávamos mergulhados no mais puro sistema mercantilista.

ATRASADOS

Isto mostra também o quanto os políticos mais conservadores e atrasados, aqueles que sempre estiveram à frente dos governos anteriores, nada têm de modernos. Quando pressionados por empresários espertos, que também não aceitam conviver com riscos, ainda se manifestam até mais intervencionistas que os petistas.

CRÉDITO ABUNDANTE

Com a melhora importante da economia, a abertura e a expansão maior do crédito garantiram até agora o elevado consumo de tudo que é colocado à venda. Prazos maiores de financiamento e dinheiro abundante são coisas que curam qualquer demanda reprimida. Coisa como nunca se viu no Brasil.

DEIXANDO PRA LÁ

E é exatamente por esta razão que os movimentos de reação às estúpidas políticas assistencialistas e contra a corrupção não acontecem. Todas, até agora, tem sido pífias, de muito baixo resultado. Enquanto os inconformados estão ganhando um bom dinheiro, nada mais lógico do que deixar assim como está.

MOSTRA

A partir de hoje está aberta a bela mostra dos 50 anos da RBS, denominada: No Ar ? 50 anos de Vida. O trabalho começou a ser elaborado em agosto de 2006 e faz parte do projeto que marca os 50 anos de atuação do Grupo RBS. O investimento total realizado pelo Grupo RBS foi de R$ 4 milhões e o objetivo é retratar os principais momentos da história da comunicação no Brasil e no mundo nos últimos 50 anos. A exposição ocupará 4,3 mil metros quadrados da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, e estará aberta ao público gratuitamente de 1º de setembro a 18 de novembro, de terças a domingos, das 9h às 21h. A exposição, com direção artística de Marcello Dantas ? também responsável pelo Museu da Língua Portuguesa, de São Paulo ? e curadoria de Pedro Sirotsky, membro do Conselho de Administração da RBS. Vale a pena conferir.

CONVÊNIO

A UFRGS fez um convênio com a Universidade Troyes, da França para um MBA em Gestão de Cultura. O programa é de oito meses, sendo quatro deles em Porto Alegre e quatro na cidade de Troyes, região da champanhe. Ao término do programa os participantes serão encaminhados para um estágio em uma multinacional européia por quatro a oito meses. É a primeira vez que a UFRGS faz uma parceria em MBA com uma universidade francesa e as inscrições foram prorrogadas até o dia 5 de setembro. É voltado a várias áreas como letras, jornalismo, história, relações internacionais, administração, comércio exterior, etc. Os conteúdos são história e geopolítica da Europa e do Brasil, finanças, marketing, estratégias, recursos humanos. As aulas todas são em inglês. Informações (51) 3308 3698.

LINHAS DE CRÉDITO

O Banrisul lançou, ontem, durante o tradicional almoço com a imprensa na 30ª Expointer, linhas especiais de crédito para pessoa física e empresas. As facilidades implementadas pelo Banrisul na área de crédito vão impulsionar ainda mais os setores produtivos do Estado, tais como a construção civil, micro, pequenas e médias empresas e o crédito direcionado ao consumo de bens duráveis.

ARMAZENAGEM

A CAIXARS movimenta o agronegócio do RS durante a Expointer. A instituição libera, durante a feira, R$ 100 milhões para programas de armazenagem certificada, citricultura, leite e irrigação. Este valor está incluído no investimento dos últimos cinco anos, que somam o total de R$ 450 milhões, com cerca de 10 mil projetos financiados para a vitinicultura, cooperativismo, silvicultura, infra-estrutura e hortifruticultura no Rio Grande do Sul.

EXPOINTER

Até a tarde de ontem,30, o SICREDI protocolou financiamentos no valor de R$ 10,3 milhões durante a 30ª Expointer, em Esteio. As linhas de crédito mais procuradas, até o momento, foram as de máquinas e equipamentos destinados à pecuária, tratores e colheitadeiras. Os resultados obtidos este ano já superaram os de 2006, que fechou com a quantia de R$ 9 milhões.

Leia mais