Artigos

22 jun 2007

O QUE CARACTERIZA O SUBDESENVOLVIMENTO


FALTA DE EDUCAÇÃO

Países considerados subdesenvolvidos se caracterizam por diversas atitudes de seus governos e de seus povos. Uma delas, por exemplo, é revelada pela educação e pela baixa capacidade que os cidadãos destes países têm para entender e discernir a relação de causa e efeito das coisas que implicam no desenvolvimento econômico.

FIO NA TOMADA

Por incrível que possa parecer muita gente, que ainda não alcançou o necessário e indispensável discernimento, crê que a energia elétrica começa e termina nas tomadas de luz existentes nas residências. Quando a energia é necessária para fazer funcionar qualquer eletrodoméstico, independente da quantidade exigida, basta por o fio na tomada. Pronto.

OS RESPONSÁVEIS

E quando alguma coisa acontece todos olham para a distribuidora de energia como se ela fosse a única responsável pela oferta. Geração e transmissão para que energia possa ser distribuída, simplesmente não está na consciência do povo.

BAR DA ESQUINA

E, depois de muita explicação, caso alguma coisa boa ainda venha a ser entendido, o mesmo povo que pertence ao país subdesenvolvido pensa que basta ter vontade para que a oferta aconteça rapidamente. Ou seja, geração de energia pode ser comprada no bar da esquina e a transmissão da mesma, idem.

ALERTAS

Os alertas que os empresários em geral vem fazendo sobre a falta de energia logo mais à frente, não têm sensibilizado adequadamente os governantes. Não se vê o estabelecimento de um correto e definitivo marco regulatório que anime os investidores. No RS, por exemplo, bastou uma semana de chuva para que muita gente já empurre o assunto para quando os reservatórios voltem a se esvaziar.

INFRA

Quanto a todas as demais faltas de infra-estrutura o raciocínio é o mesmo. Há quem imagine que estradas podem ser construídas rapidamente para resolver os congestionamentos e a segurança. Tudo simples e rápido. Enquanto este espírito arraigado de subdesenvolvimento continuar dominando a cabeça da maioria da sociedade, nem com investment grade estaremos salvos.

MERCADO IMOBILIÁRIO

O Sinduscon/RS realiza no dia 27, das 13h30min às 18h, o seminário Tendências do Mercado Imobiliário ? A Terceira Onda ? Condições de Oferta x Condições de Demanda. O evento é destinado a empresários das áreas de incorporação, construção, imobiliárias, corretores, profissionais de crédito imobiliário e demais agentes interessados no tema. Informações: fone (51) 3021.3440.

ADVB

A Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil ? ADVB/RS, confirma a participação do ex-governador, Germano Rigotto, na primeira edição do ciclo de palestras denominado ?Cardápio de Negócios?, durante reunião-almoço nesta terça, 26, no Salão Mercosul, do Sheraton Hotel. A palestra terá como tema ?Os Gargalos Para o Desenvolvimento?. Convites pelo e-mail cardápio@advb.com.br.

BEST HOME

O Escritório de Engenharia Joal Teitelbaum comemora os 4 anos da revista Best Home com um coquetel para convidados e imprensa na próxima segunda, dia 25, das 19h30min às 21h30min, na Estação Lar - mostra de arquitetura, decoração e construção civil que está sendo realizada na Rua Campos Sales, 51.

BANRISUL

A revista Conjuntura Econômica, na edição desse mês, divulgou um amplo trabalho sobre conglomerados financeiros do país com destaque para o Banrisul, que aparece em segundo lugar entre os cinco melhores bancos públicos brasileiros. A pesquisa mostra que o Banrisul aumentou, em 2006, comparado com dados de 2005, 6,6% nas operações de crédito, 17% nos depósitos e 13,3% no patrimônio líquido.

GERDAU

O Grupo Gerdau formalizou uma joint venture com o GRUPO KALYANI, da Índia, para operar uma planta siderúrgica em Tadipatri, no sul do estado de Andhra Pradesh. Em decorrência desta joint venture, tanto o Grupo Gerdau quanto o Grupo Kalyani terão uma participação de aproximadamente 45% no capital social da empresa SJK STEEL PLANT LIMITED. Os demais 10% serão detidos por outros investidores. O investimento para a aquisição dessa participação acionária será de aproximadamente US$ 71 milhões.

Leia mais

21 jun 2007

PDC ? PROGRAMA DE DESACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO


CORRENDO RISCOS

O tão falado, discutido e festejado PAC ? Plano de Aceleração do Crescimento - já está correndo sérios riscos de vir a se transformar em um legítimo PDC - Plano de Desaceleração do Crescimento. Aliás, isto não seria uma tarefa difícil depois de analisarmos os pífios índices de crescimento que estamos apresentando. Para desacelerar até que não precisa muita força.

BOM MOMENTO

Os números da economia brasileira, com toda a razão, atestam como nunca que estamos passando mesmo por um momento muito rico sob o ponto de vista de investimentos e crença no crescimento do país. Fenômeno, aliás, que acontece praticamente no mundo todo.

FESTEJAR

Se isto, hoje, é um fato incontestável e que precisa ser aproveitado, deve-se muito, mas muito mesmo ao poderoso fluxo de liquidez demonstrado no cenário econômico internacional. Este bom momento, pois, não pode ser negado sob qualquer hipótese e o momento, enfim, precisa ser festejado, embora com bastante cuidado para não perder o otimismo.

APROVEITAR POLITICAMENTE

Crescer é, obviamente, sempre bom e necessário. Cria oportunidades e gera riquezas. Porém, este nosso festejado crescimento ainda é muito baixo, se comparado com todos os demais países do mundo à exceção do Haiti. O que não impede, no entanto, que o presidente Lula, sem qualquer reparo, aproveite a onda e tire o melhor proveito das boas notícias e da situação. Com isto ganha certamente mais adesões e simpatia dos seus eleitores.

FALTA ATENÇÃO

Em alguns momentos, diante de tantas boas notícias econômicas, materializadas claramente pelas altas persistentes do índice Bovespa e pelas quedas sucessivas do Risco Brasil, muita gente não dá a atenção devida às questões sérias que em muito contrastam com tanta euforia. Já não se fala, por exemplo, com tanta agressividade, dos juros altos. Até porque, no patamar atual eles já deixam de ser tão competitivos com outras formas de investimentos.

EMPURRAR COM A BARRIGA

Em períodos de euforia, a história conta que, lamentavelmente, muita gente acaba empurrando com a barriga os problemas que precisam ser resolvidos para que o bom momento permaneça por mais tempo. Coisas do tipo: Em time que esta ganhando não se mexe!

DEIXANDO DE LADO

Assim estamos deixando de lado o ataque inadiável para resolver: 1- a pesada carga tributária, impedimento cruel e majestoso a um crescimento mais vigoroso; 2- a falta de reformas imprescindíveis e já muito retardadas; 3- a infra-estrutura altamente comprometida para que possamos tornar sustentável e continuado por muito tempo este clima que vem seduzindo os investidores neste momento.

MAIS DESPESAS

Some-se a estas questões importantes, que precisam ser atacadas desde ontem, ao festival de despesas de custeio que o atual governo vem promovendo. As contratações de CCs, por exemplo, não param e a previdência está cada vez mais deficitária. Como as despesas crescem num ritmo extremamente superior à inflação, isto significa que rombos de caixa serão sentidos já, já. É só haver um derrapamento em qualquer curva mais adiante e tudo acaba no brejo.

ENCONTRO

Foi aberto na manhã de hoje, 21, pelo prefeito José Fogaça, o seminário \"A Cooperação entre Brasil e União Européia - estado atual e perspectivas\", promoção da Delegação da Comissão Européia no Brasil que ocorrerá até amanhã na Capital. O evento conta com o apoio da prefeitura, por meio do Gabinete de Captação de Recursos e Investimentos (Captare).

TERCEIRO SETOR

O VI Encontro Internacional do Terceiro Setor, acontece de 25 a 27 de junho, no Centro de Eventos da PUCRS, em PAlegre. Mais de 30 palestrantes do Brasil e do exterior irão debater o tema central Economia Social e a Educação: Real Vertente do Desenvolvimento. Promovido pela Fundação Irmão José Otão (FIJO), PUC-RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Porto Alegre e Ministério Público/RS - Procuradoria de Fundações, o evento propõe um grande debate sobre questões que envolvem políticas públicas na área da educação, criação de empregos, consciência política, família e infância, o papel da universidade e a prática empresarial no processo de desenvolvimento, entre outros. Inscrições na sede da FIJO (Prédio 2 do campus da PUCRS) ou pelo site www.fijo.org.br/viencontro até o dia 22 de junho.

SINE

Foi inaugurado ontem o primeiro posto municipalizado do Sistema Nacional de Emprego (Sine), no andar térreo da Delegacia Regional do Trabalho (DRT), na avenida Mauá, 1013, esquina com Avenida Sepúlveda, S/Nº. Além dos atendimentos ao cidadão, os 22 atendentes que receberam treinamento ministrado por técnicos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) já firmaram convênio com empresas e indústrias para contratação dos trabalhadores. As empresas interessadas no aproveitamento de mão de obra do Sine podem solicitar uma visita dos captadores de vagas pelo telefone 32894796 ou pelo e-mail sine@smic.prefpoa.com.br .

LANÇAMENTO

A Cooperativa Vinícola Aurora traz novidades para o tradicional Festival de Queijos e Vinhos do BIG, que inicia nesta quinta-feira (21). O Aurora Millésime é elaborado com 100% de Cabernet Sauvignon. É um vinho intenso, de excelente corpo, com taninos maduros e equilibrados. O lançamento sai em tiragem limitada e será comercializado em locais selecionados.

ARACRUZ

A Aracruz foi homenageada pelas oportunidades dadas a empresas capixabas no Projeto de Otimização das fábricas do Espírito Santo. Todas as empresas escolhidas para atuar no processo são capixabas, dos setores de construção civil, montagem eletromecânica, engenharia, gerenciamento e fabricação de estruturas e equipamentos. O evento ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória, e foi promovido pelo Programa de Desenvolvimento de Fornecedor (PDF).

Leia mais

20 jun 2007

ATITUDE ESTRANHA


É DE DIREITO

Os torcedores, a direção, os associados e demais simpatizantes do Grêmio têm todo o direito e o dever de se empenhar para tentar uma virada contra o Boca Junior nesta noite de decisão da Taça Libertadores. É legítima e compreensível, pois, toda esta mobilização, faz parte do espírito esportivo competitivo.

MUITO COMENTADAS

Já o papel assumido pelas empresas de comunicação do grupo RBS para este jogo de futebol é muito estranho e até condenável. Aliás, de um tempo para cá a direção da RBS vem adotando certas atitudes incompatíveis com a sua história, tanto internas quanto externas à empresa, as quais estão sendo muito comentadas por aí.

RECORD

Já é notório e até rola em muitos ambientes que a RBS sentiu o golpe da concorrência, coisa que há muitos anos não acontecia no RS. Isto pode, quem sabe, explicar esta mudança de comportamento, agora bélico e hostil, adotado pela RBS. Mudança esta que ficou marcada a partir da aquisição da Rádio e TV Guaíba mais o Correio do Povo pela Record. O anúncio da chegada da Record ao RS foi demais. Simplesmente deixou a RBS apavorada e enlouquecida.

NOVO COMPORTAMENTO

A RBS reinava praticamente sozinha no RS. A concorrência da Record, pelo visto já mexeu muito com os nervos e com a filosofia da empresa, gente. A ponto de deixar os gaúchos atônitos porque ninguém imaginava este tipo de comportamento por parte da direção da RBS.

ÓDIO E RAIVA

Nesta semana, para conseguir abalar a imagem da RBS, seus comunicadores, de forma clara e transparente, resolveram adotar uma postura sinistra e perigosa por estimular, de forma impressionante, o ódio e a raiva dos torcedores do Grêmio contra os rivais do Boca Junior.

GUERRA

Todos os veículos desta importante empresa de comunicação, que falam de esportes, adotaram atitudes ostensivas fazendo de tudo para instigar os torcedores do Grêmio para tentar amedrontar os argentinos. O clima vendido pela RBS é de guerra e de revanche belicoso fora das quatro linhas do jogo, embora quando advertidos venham sempre a dizer, de todas as formas, que não é nada disto.

TUDO PELA PAZ!

O certo, porém, é que a instigação que vem sendo promovida é grande e perigosa. Depois que algo ruim acontecer, o que está visivelmente nos planos e objetivos da RBS, com certeza ela fará a velha e surrada proposta de um movimento de Paz. Ou seja, promove a guerra e depois se diz inocente e incompreendida. E pede que novos excessos não aconteçam. Tudo é uma questão de ver para crer.

HOMENAGEM

Hoje, 20, às 16h30, no Palácio do Planalto, em Brasília, Porto Alegre será homenageada com o selo Cidade Livre do Analfabetismo. O prefeito José Fogaça recebe a distinção em nome da cidade. O evento ocorre durante solenidade alusiva à regulamentação do Fundo da Educação Básica (Fundeb) e da lei de incentivo à pesquisa. Durante o encontro, também serão anunciadas ações complementares ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

FÊTE DE LA MUSIQUE

A Festa da Música, que acontece todo início do verão, na França, para comemorar sua chegada, também será comemorada em Porto Alegre. O evento marca também a abertura da nova sede da Aliança Francesa de Porto Alegre: rua Dr. Timóteo, nº 752, Moinhos de Vento. O espaço agora reúne o Consulado Honorário e o Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada Francesa (SCAC) e a Associação dos antigos Estagiários na França (Ardef). A entrada é franca. Dia 24 de junho, das 14 hs - 17 hs.

FINALISTA

A Processor está novamente entre os nomes que a Microsoft divulgou dos finalistas da edição deste ano da Conferência Mundial de Parceiros 2007 (Microsoft Worldwide Partners Conference). O nome dos vencedores do Partner Award 2007, um reconhecimento aos canais certificados que desenvolveram soluções exemplares para seus clientes durante o ano passado será conhecido no próximo dia 11 de julho , às 17h30, durante a Conferência de Parceiros da Microsoft que ocorrerá no Hotel Marriott Denver, em Denver (Colorado - EUA).

POSSE

O advogado Marcino Fernandes Rodrigues Junior, Presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Turismo Brasil-Uruguai, foi convidado pelo Presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, para presidir a Comissão Especial de Relações Internacionais e Integração do Mercosul da OAB/RS, gestão 2007 a 2009. A posse será hoje, 20, no auditório da instituição.

Leia mais

19 jun 2007

OS DOIS GRUPOS


CONFORMADOS E INCONFORMADOS

Ontem, na cerimônia de posse da nova diretoria do IEE ? Instituto de Estudos Empresariais-, em Porto Alegre, o presidente que se despedia da presidência, Paulo Uebel, discursou com muita clareza e objetividade quando definiu os dois grupos que dividem hoje a acanhada sociedade brasileira: os conformados e os inconformados.

OS CONFORMADOS

Os conformados são, basicamente, aqueles que aceitam passivamente tudo o que estamos vivenciando em termos de descobertas de corrupção e falcatruas e as conseqüentes decisões dos ocupantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, quanto aos terríveis crimes praticados. Os conformados são pessoas que acreditam no destino. Que foi Deus Nosso Senhor quem reservou este sacrifício para o Brasil. Ou que, se Deus quiser, tudo vai dar certo e seremos felizes para sempre.

OS INCONFORMADOS

Já os inconformados são aqueles que gritam sem parar e se desesperam. Dizem que não dá mais para agüentar, que o limite foi atingido e outras crenças mais. No entanto são incapazes de tomar qualquer atitude. Ficam restritos exclusivamente à indignação verbal. Ora, depois de processada pelos corruptos, que já perceberam que inconformidade significa atitude inofensiva, a falta de atitude acaba realimentando a vontade deles roubarem mais ainda.

ACOVARDADOS

Esta definição quanto ao comportamento dos brasileiros foi muito esclarecedora. Nós estamos realmente muito acovardados. A ponto de imaginar que as instituições, do jeito que estão, ainda vão funcionar para defender o povo. Não percebemos, no todo, no coletivo, que o corporativismo alcançou um nível fantástico de proteção aos safados a ponto de blindar as safadezas e estimular novas fraudes.

CHEGA DE PACIÊNCIA

Enquanto continuarmos com esta imaginação de que é preciso paciência, que tudo vai terminar bem, nada vai acontecer de bom. De novo, ficar dizendo repetidas vezes: Assim não dá! Já chegamos no limite! Não suportamos mais este estado de coisas! Chega!, etc, etc..., com certeza não vai mudar coisa alguma.

ATITUDES

Precisamos, como se vê, só de atitudes. Para valer. Ou ficaremos pagando para sempre as contas incríveis dos manjares que jamais experimentaremos. Mesmo porque já sabemos perfeitamente que depois destas festas, que se repetem dia após dia, o gerente sequer apresenta a conta para os consumidores safados.

SUPERFATURA

Como ele já sabe o número do cartão de crédito de todos os brasileiros, simplesmente emite a nota e ainda superfatura o preço para também ganhar o dele. E nós? Bem, nós ficamos conformados ou inconformados. Nada mais.

OFERTAS DE TRABALHO

A Processor Alfamídia oferece ao mercado um novo sistema gratuito de divulgação e consulta de ofertas de trabalho. A consulta pode ser feitaatravés do site: www.alfamidia.com.br, no link Ofertas de Trabalho. As empresas que buscam profissionais capacitados para estágio, contratação ou para desenvolvimento de trabalho específico, basta acessar o site e cadastrar ofertas. O sistema permite incluir, editar e cancelar as ofertas que estarão visíveis na página da Alfamídia e incluídas em uma divulgação para a lista Alfamídia News. Interessados que dispõem de sites e também querem oferecer o serviço, podem entrar em contato pelo e-mail: ofertas@alfamidia.com.br para receber informações de como exibir as ofertas de trabalho em sua própria página. Quem procura por oportunidade de trabalho, basta acessar o site e consultar as vagas disponíveis. Mas se o interesse é trabalhar como instrutor na Alfamídia, as próximas datas para apresentação de aulas de demonstração são no dia 28 de junho e 12 de julho, às 15h. As inscrições devem ser feitas no site: www.alfamidia.com.br/instrutores.

SEMINÁRIO

A Delegação da Comissão Européia no Brasil promove amanhã, 20, e quinta-feira, 21, na Capital, o seminário: A Cooperação entre Brasil e União Européia - estado atual e perspectivas. O seminário, que será realizado no Sheraton Hotel PAlegre, terá a participação do prefeito José Fogaça do embaixador João Pacheco, chefe da Delegação no Brasil e de representantes do Ministério das Relações Exteriores e diplomatas de países membros da União Européia.

GERDAU

A Gerdau assinou contrato de compra e venda para aquisição das ações da Siderúrgica Zuliana, uma mini-mill produtora de vergalhões, com capacidade instalada de 300 mil ton de aço bruto e 200 mil ton de laminado por ano. Valor da aquisição US$92,5 milhões.

Leia mais

18 jun 2007

A UNIÃO EUROPÉIA E O MERCOSUL


IMPERCEPTÍVEL

Para quem viaja atualmente pela Europa, por automóvel, já deve ter percebido que entrar e sair de qualquer país da Comunidade é algo quase imperceptível. A única coisa que resta são placas informativas dizendo em que país você está entrando. Isto é um princípio correto e justificado de qualquer mercado comum.

MERCADO COMUM?

Já quem vive na nossa pobre e medíocre América Latina, e ainda bate no peito cheio de orgulho dizendo que nós temos um mercado comum ? Mercosul-, precisa explicar a razão para tanta burocracia para entrar, por exemplo, no Uruguai, por via rodoviária. Gente, a coisa é uma missa. Isto é mercado comum?

CARTA VERDE

O achaque começa antes de começar a viagem, com a obrigatória Carta Verde, que custa R$ 60,00 e deve ser entregue na polícia de fronteira. Lamentável. Junto com a tal carta, ao chegar na fronteira também é preciso preencher formulário individual com mil e uma informações dos viajantes. Um controle que a velha Cortina de Ferro não faria com tanta pompa.

POR ENQUANTO

Depois da missa toda o veículo ainda passa por uma vistoria completa que deixa muito mais irritado o funcionário quando nada de errado encontra. Este é o nosso Mercosul. Por enquanto. Com o avanço do neo-socialismo bolivariano tudo tende a piorar. A gente vai sentir saudade da burocracia vigente.

O PAÍS DO NÃO!

Infelizmente, por diversas razões, vivemos no país do NÃO! Não, obviamente às coisas que possam ajudar nas soluções dos nossos graves problemas. Para coisas e atitudes que agravem a situação já por demais complicada sempre há espaço, sugestão e decisão. Tudo, enfim, para fazer do Brasil um país de pobres.

BEM -AVENTURADOS

Até a igreja católica, grande formadora de opinião e comportamento, continua repetindo que os bem-aventurados são os pobres e que por isto terão o direito ao reino dos céus. Ou seja, a enorme legião de católicos brasileiros tem preferência pela pobreza.

A ORDEM É SÓ RECLAMAR

Uma sociedade que adora, conviver com problemas, quanto mais sérios forem, melhor. Só assim pode fazer aquilo que mais sabe e gosta: reclamar, reclamar e reclamar. E quando algum tipo mais inconveniente demonstra ter encontrado algum tipo de solução para qualquer coisa, a ordem é liquidá-lo imediatamente para impedir que isto aconteça. A forma mais eficiente para impor barreiras intransponíveis em tudo que não deve nem pode ser solucionado, é colocar na Constituição, em cláusulas pétreas. Gente, a coisa é, simplesmente, fatal. Ninguém mais terá a coragem de mexer. Outras maneiras até existem e prescindem de atitudes tão drásticas. Para tanto basta manter o povo na ignorância, na estupidez, e pouco refratário às mudanças. Pronto: a coisa está feita. O governo, muito habilidoso e disciplinado ao programa neocomunista, consegue conjugar todas as formas, com a ajuda de quase todos os políticos aliados. Isto explica a nossa posição lamentável de baixo desenvolvimento.

LANÇAMENTO CEBIT 2008

O Diretor da CeBIT, Reinhold Umminger, especialista no mercado de TI da América Latina, atenderá a imprensa em Porto Alegre, dia 25 de junho, das 10h30 às 11h30, no Salão de Atos da Fiergs, trazendo as novidades da CeBIT 2008, maior feira mundial de TIC. A Coletiva antecede reunião-almoço com empresários que tenham interesse em conhecer a feira e as oportunidades de negócios no mercado global.

TÁ NA MESA

O vice-presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, José Antônio Fernandes Martins, participa na próxima quarta-feira, 20/6, da reunião-almoço Tá na Mesa, da Federasul. Ele falará sobre: \"O Caminho para o Crescimento\".

PGQP

O presidente do Conselho Diretor do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), Joal Teitelbaum, convida para coletiva com a imprensa nesta terça, dia 19, às 11h, para divulgação das vencedoras da 12a edição do Prêmio Qualidade RS. Na ocasião, serão apresentados dados sobre a evolução nestas 12 edições e sobre os 15 anos do PGQP.

NISEG

Nesta terça, 19, acontece o 3º Encontro do Núcleo de Integração de Secretárias, Empreendedoras e Gestoras ? Niseg, com a palestra Estrela, mediano ou perdedor. Você Escolhe. O evento será realizado no Everest Hotel (Rua Duque de Caxias, 1357) a partir das 18h30min com a participação do Sócio-Diretor de Planejamento da Celebrity - Personal Brand Consulting, Arthur Bende.

Leia mais

15 jun 2007

UMA TRAJETÓRIA ÓBVIA


SEM EXAGERO

As noticias que não param de chegar da Venezuela já permitem uma conclusão definitiva daquilo que há pouco tempo atrás uma grande maioria de brasileiros não levava a sério, sobre os atos do neoditador-populista Hugo Chávez. Muita gente preferia acreditar que havia muito exagero nas minhas opiniões, ao prever, com lógica e raciocínio, que tudo acabaria como está agora.

AÍ JÁ É TARDE

Mas, infelizmente, nestes casos é sempre assim que tudo acontece: aos poucos a liberdade vai sumindo e, quando as pessoas se dão conta e percebem o quanto estavam equivocadas, aí já é tarde demais.

DECISÕES ARDILOSAS

Lá na Venezuela foi bem assim. Muita gente também não levou muito a sério o que Chávez afirmava que faria e que acabou fazendo mesmo. Aqui no Brasil, pela menor exposição dos atos do maluco, houve quem não percebesse as decisões ardilosamente tomadas com o objetivo de impedir revoltas e manifestações do povo venezuelano a qualquer tempo.

POLÍCIAS

Uma delas é a fantástica e maciça contratação de policiais militares. Dizendo que o objetivo é dar segurança à sociedade, o povo comemorou. Só que, na realidade a meta é outra: proteger o próprio governo para impedir qualquer tentativa de revolução ou manifestação do tipo. O povo venezuelano, hoje, já está completamente acuado e sem possibilidade de reação. Tudo igualzinho a Cuba. Que sirva de exemplo, embora isto nunca consiga ser bem entendido a tempo útil.

MAIS COMPLICAÇÃO

Agora vejam também mais esta fantástica notícia, que para nossa tristeza deixou bem impressionado o nosso ministro do Trabalho, Calos Lupi ? autodeclarado, publicamente, um grande admirador de Hugo Chávez : a Venezuela vai (não é uma pretensão, mas decisão tomada) implementar uma carga de trabalho de 36 horas semanais. A declaração foi dada pelo ministro, del poder popular para el trabajo, José Ramón Rivero, na Assembléia da OIT, em Genebra.

MINISTRO APAIXONADO

O nosso ministro, Carlos Lupi, presente ao encontro, como era mesmo de se esperar considerou interessante o plano de redução da jornada para seis horas por dia, considerando que lá o trabalho é de seis dias por semana. Portanto, um recado para os empresários dos setores coureiro, calçadista, moveleiro, têxteis, além de todos os demais: esqueçam qualquer medida que possa melhorar a competitividade por aqui. O Brasil não quer ser competitivo. Entenderam???

FESTA GROSSA

Estamos, portanto, diante da seguinte situação, que está nos matando: quando não são os impostos que aumentam é o custo de produção que cresce. Ou ambos, como é o caso da pretendida redução da carga de trabalho que prospera também por aqui. Pelo que imagino vai haver festa grossa em vários países, principalmente na China, que certamente vai comemorar as nossas fantásticas besteiras latinas.

AINDA EM TEMPO

O senador Epitácio Cafeteira e os demais senadores protetores do seu presidente Renan Calheiros, além de querer arquivar o processo e inocentar totalmente o amigo, com toda a certeza ainda vão exigir punição exemplar a Rede Globo, pelas investigações apresentadas, ontem, nos tele-jornais. As provas documentais não deixam dúvidas da safadeza, mas, mesmo assim, nas barbas da sociedade que foi educada para cumprir leis, nada vai acontecer. É uma passividade incrível.

CARTA

No documento -Carta de Gramado-, aprovado ontem, 14, pelos quatro governadores do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul I (Codesul), os estados do RS, SC, PR e MS defenderam 11 propostas comuns. A primeira delas é o envio de carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitando a inclusão de novos investimentos na infra-estrutura econômica e social dos quatro estados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

NOVA DIRETORIA

O presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), Giancarlo Mandelli, promove coletiva de imprensa no dia 18 de junho, segunda-feira, para apresentação da diretoria da entidade para a gestão 2007/2008. Além de Mandelli, compõem a nova diretoria o vice-presidente Rafael Sá, e os diretores Gustavo Ene, Luiz Leonardo Fração, Gabriel Barbosa e Eduardo Sampaio. Às 11h, no Ritter Hotel, 10º andar

CONGRESSO

A Fundação Escola Superior de Direito Tributário está promovendo a sexta edição do Congresso de Direito Tributário em Questão que se realizará nos dias 28, 29, 30 e 01 de julho, no Hotel Serrano Resort Convenções e Spa, em Gramado. O congresso abordará questões polêmicas como a Super Receita, Super Simples, a Reforma Tributária, Substituição Tributária, Responsabilidade Tributária dos administradores e Código Civil, Medidas de garantia do crédito tributário, entre outros. Informações e inscrições no site: www.fesdt.org.br.

COLETIVA

A Vialak, especializada em negócios e produtos para mundos virtuais, convida os jornalistas para encontro de lançamento da empresa no mercado. Voltada para a execução de estruturas e produtos para espaços virtuais, como o programa Second Life, e para o treinamento de colaboradores para atuarem nestes ambientes, a empresa lança, também, a primeira ilha corporativa voltada ao RS ? a Ilha Brasil Sul. A entrevista acontece no dia 21/06, às 9h30, na sede do Grupo e-Core, ao qual a empresa pertence (Av. Carlos Gomes, 466 - 9º andar).

Leia mais