Artigos

30 abr 2010

BELO MONTE E O DIA DO TRABALHO


Compartilhe!           

MEUS CUMPRIMENTOS
Como não deixo de criticar as sempre lamentáveis atitudes populistas do presidente Lula, entendo que devo parabenizá-lo quando, muito raramente, pensa como um Estadista. Por ter saído, no início da semana, em defesa da construção da usina de Belo Monte, no Rio Xingu, PA, merece os meus cumprimentos. Parabéns, presidente Lula.
GETÚLIO VARGAS
Antes de entrar no mérito da reação do presidente Lula chamo a atenção que algo mais ou menos assim, segundo a história, aconteceu na década de 30/40, quando o Brasil era governado pelo presidente Getúlio Vargas.
RESISTENTES
À época Vargas insistia que o Brasil estava muito atrasado em relação ao mundo desenvolvido. Daí que precisava ingressar, imediatamente na era da industrialização. Para tanto reuniu os barões do café, maiores empresários do país. Resistentes, os empresários foram saindo de fininho do ambiente dizendo que a agricultura sairia muito prejudicada porque tiraria gente do campo. Ou seja, uma forma de dizer não ao desenvolvimento.
BOBOS DA SELVA
Agora, obviamente, o motivo é outro. Os resistentes da hora são os ambientalistas, ecologistas e outros ?istas-chatos-, que não admitem qualquer obra no Brasil inteiro. Agindo com total desprezo ao crescimento e desenvolvimento do país, vão criar todas as dificuldades possíveis para evitar a construção da importante Usina no Rio Xingu. Deveriam, isto sim, antes de qualquer tipo de manifestação, copiar o comportamento da sociedade Amish, que não usa, em hipótese alguma, a energia elétrica. E mesmo assim não fazem manifestação contrária, como os bobos da selva.
DIA DO TRABALHO
O Dia do Trabalho, no Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional dedicado a manifestações de empregados e desempregados. Se nos EUA a data começou a ser comemorada a partir de 1886, no Brasil a comemoração deu início em 1895, embora, por decreto do presidente Artur Bernardes, só em setembro de 1925 a data foi oficializada.
DONOS DA DATA
Porém, o Dia do Trabalho ganhou força mesmo a partir de 1º de maio de 1940, quando o presidente Vargas instituiu o salário mínimo. Ao longo desse período uma coisa ficou bem clara:Quem se apropriou da data foram só os trabalhadores com carteira assinada. Os empresários, empreendedores, informais, voluntários, etc. nunca são lembrados, embora invistam, façam produtos e prestem serviços. Em tese: quem contrata mão de obra não trabalha. Só escraviza. Não é, portanto, um trabalhador. Que tal?
DIA DO EMPREENDEDOR
Como não existe o dia do Empreendedor, do Empresário e do trabalhador informal, me apresso em afirmar que trabalho é produção e não emprego. Como os empresários nunca souberam tratar do assunto, quer por constrangimento, quer por culpa, também não criaram o seu dia para mostrar, através de manifestações, a importância do empreendedorismo. O pior de tudo é ouvir de algum empresário que o objetivo de sua empresa é dar emprego. Estupidez total. O papel do empresário é fazer o produto ou prestar o serviço. O emprego é o meio para atingir o fim. Isto, caso não consiga fazer tudo sozinho.