Artigos

30 mar 2011

ENTENDENDO A CIDADANIA


Compartilhe!           

SEM VESTÍGIO
Se alguém pretende viajar para os EUA com o propósito de observar algum vestígio dos estragos provocados pela crise imobiliária, que estourou em 2008/2009, certamente errará de destino caso escolha Nova Iorque.
FORA DO SUBPRIME
Como, praticamente, não há espaço para novas construções em Manhattan, a ilha não foi alvo das moradias que geraram os títulos podres, conhecidos como subprimes. Além do mais, morar em NY custa muito caro.
COMÉRCIO AQUECIDO
Além disso, os efeitos da crise na Big Apple foram diminuídos pelo intenso turismo, independente da nacionalidade dos visitantes. Só este enorme movimento de pessoas nas ruas e nas lojas pressupõe um comércio super aquecido.
RARIDADE
Falando de comércio, se alguém imagina que terá facilidade para adquirir o mais novo sonho de consumo de 10 entre 10 pessoas - o Ipad 2 -, pode tirar a tropa toda de cavalos da chuva. Independente de modelo, os novos tablets da Apple viraram uma raridade.
DEMANDA EXTRAORDINÁRIA
A única forma, neste momento de enorme escassez por alta procura, é a seguinte: enfrentar uma enorme fila, às 8h da matina, em frente a Loja da Apple da 5ª Avenida e, com sorte conseguirá um Ipad 2. O lote disponibilizado a cada manhã tem sido insignificante diante da enorme procura.
TEMPERATURA BAIXA
Como a temperatura anda por volta de -2 ou -3 graus centígrados neste horário, com sensação de -7, a tentação precisa ser grande. Até porque não há a certeza de ser atendido. Da mesma forma que acontece com o Ipad 2, os tablets de outras marcas que foram lançados recentemente, também estão praticamente esgotados, ou, como dizem aqui, sold out.
NÃO TEM PREÇO
Mesmo com a restrição deste importante produto cobiçado, NY oferece muitas outras coisas, desde espetáculos, restaurantes, museus e bons passeios. Ainda assim há quem queira saber, de fato, porque os tantos brasileiros preferem viajar aos EUA. Pois, mesmo que as respostas sejam diversas, uma delas, senão a principal, é porque querem conhecer o que é a tal da cidadania, que muito se ouve falar no nosso país mas ninguém consegue praticar. Só isto, podem crer, vale muito mais do que os 6,38% de IOF que o governo brasileiro está impondo para compras no exterior com cartão de crédito.Afinal, aqui entre nós, só o fato de saber o que é ser um cidadão, e viver como tal, simplesmente não tem preço.