Artigos

30 jul 2007

A HORA É AGORA !


ESTÁ MADURO

Estou convencido de que, finalmente, chegou a hora de agir, de fazer alguma coisa que possa promover mudanças no Brasil. O fantástico número de internautas que passou a manifestar, de forma intensiva, um forte sentimento de indignação prova esta realidade. Pelo visto ninguém mais tolera tantos desmandos, tanta incompetência e tanta corrupção (impune) que reina solta no ambiente político-governamental do Brasil.

INTERNET

Esta demonstração de vontade de mudar alguma coisa, de querer ter real orgulho de ser brasileiro e de dar um grande basta à corrupção e à incompetência, ainda se mostrava restrita às mensagens enviadas por e-mails e/ou publicações feitas nos mais diversos blogs existentes na rede.

NOVAS ATITUDES

Mas, pelo volume extraordinário de manifestações que estou recebendo ultimamente, tudo mostra que este mesmo contingente já está pronto para assumir novas atitudes. Mais efetivas, de melhor repercussão e com resultados mensuráveis.

MANIFESTAÇÃO NACIONAL

Esse cordão impressionante de insatisfeitos e revoltados, se quiser, pode dar início a uma grande manifestação nacional, muito parecida com aquela das Diretas Já! É hora, pois, de transformar toda a nossa indignação em atitudes pró-ativas, de forma constante e repetitiva, para que mudanças corretas e inteligentes aconteçam rapidamente.

OBJETIVIDADE

Alguns movimentos até já estão sendo propostos, mas algo maior que represente uma união forte e decisiva precisa ser montada. Algo que mostre objetividade e opere em várias frentes. Sabemos que este nosso universo eletrônico não é expressivo considerando a população do país. Mas, por outro lado, sabemos que é o meio com maior capacidade para influenciar pessoas que também estão querendo mudanças.

INFLUÊNCIA

Comecemos, pois, por esta fantástica rede que é a Internet, com a qual já lidamos bem. Com a nossa força outros meios de comunicação, de maior alcance social irão atrás, com toda a certeza. E isto em muito dependerá das nossas ações.

DATA CERTA E HORA CERTA

Antes de tudo precisamos de um mote de campanha. Um título. Precisamos marcar o movimento para que os bottons, banners e demais formas de engajamento e de comportamento aconteçam. Em seguida precisaremos marcar manifestações públicas em várias cidades ao mesmo tempo. Uma data certa e uma hora certa para dar o pontapé inicial numa campanha organizada, forte e decisiva.

SÍMBOLO

Devemos eleger imediatamente um símbolo que possa unir os brasileiros dos mais diversos pensamentos. Para tanto precisamos agir com inteligência. É preciso ter em mente que precisamos mudar as estruturas, o sistema. Mexer para valer na Instituições. Precisamos ter políticos e servidores inteligentes e corretos. Se os corruptos dão grandes prejuízos, os corretos incompetentes dão prejuízos maiores.

IMPUNIDADE

Precisamos, portanto, acabar com a impunidade e com as vantagens pessoais. Algo tipo TOLERÂNCIA ZERO, criada por Rudolf Giuliani. Vou pesquisar, conversar com pessoas de minha convivência, para bolar algo forte e decisivo. Estou pronto para ajudar no processo. Vamos juntos?

O DEMOCRÁTICO CHÁVEZ

Hugo Chavez terá nos próximos dias uma lei aprovada, em que pretende tirar as crianças de 3 anos de suas mães para que sejam educados sob as orientações dele. As crianças venezuelanas poderão ver suas mães alguns dias por mês para que não "se esqueçam" delas. Igual à Cuba. Bela lavagem cerebral, não?

DUAS CONTAS

A governadora do RS, Yeda Crusius, anunciou hoje que os recursos provenientes da venda de ações preferenciais do Banrisul, de propriedade do Tesouro do Estado, serão destinados a duas contas dos Fundos de Previdência do Estado. As contas serão abertas para receber os recursos dos investidores e terão rendimento durante o período em que a Assembléia Legislativa estiver avaliando os Projetos de Lei encaminhados pelo Executivo. De acordo com decreto da governadora, os recursos destinados aos dois Fundos não serão depositados no SIAC, evitando sua utilização para a cobertura de despesas correntes.

50 ANOS

A partir de 1º de agosto, a RBS terá uma nova marca corporativa, passando a assinar Grupo RBS. Este novo posicionamento institucional, que deverá ser adotado nas campanhas publicitárias relativas aos 50 anos da RBS, identificará o lema - Comunicação é a Nossa Vida.

MEDO

O governo de Cuba, leia-se Fidel Castro, teria dado a ordem para embarque imediato, no sábado à noite, de toda a delegação cubana presente no PAN. A alegação: questões de segurança. Na verdade todos nós sabemos que não era um mero boato a notícia de deserção de dezenas de esportistas antes do retorno, marcado para a noite de domingo. Como muitos uniformes já haviam sido vendidos, com o dinheiro os atletas cubanos queriam comprar a liberdade. Isto, porém, só aconteceu com quatro deles.

Leia mais

27 jul 2007

E A GESTÃO?


INFRAERO

As notícias que chegam de Brasília é que o governo pretende abrir o capital da Infraero. Mas, de antemão já afirma que vai continuar mantendo o controle acionário nas mãos da União. Antes que alguém comece a especular sobre o assunto é importante que tenha consciência do seguinte:

GOVERNANÇA

Só abrir o capital, sem criar o dispositivo imprescindível da Governança Corporativa, da gestão correta, é uma temeridade para o investidor menos avisado. Continuar escolhendo os membros da diretoria por critério políticos, o que é uma marca estúpida da administração pública do país, é simplesmente condenar o projeto ao fracasso.

MAIS PROBLEMAS

Problemas não faltam em todas as estatais brasileiras. No caso da Infraero, um deles, como é sabido, é a falta de recursos para investimento. Este, porém, é só um dos problemas da estatal. A falta de investimentos concorre com a absoluta incompetência demonstrada por sua diretoria. Este é problema gritante.

PRIVATIZAR

Qualquer movimento, portanto, que passe pela abertura de capital da Infraero deve ser precedido de uma política correta de administração da estatal. Na minha opinião, se fosse para dar o grande e definitivo salto para o sucesso, melhor seria se empresa fosse privatizada. Caso contrário é por dinheiro dos acionistas fora.

UMA CONSTANTE

Hoje já não é possível que alguém ainda não saiba que os atrasos nos vôos viraram uma constante. Portanto, todo passageiro já sabe, mesmo que não goste, que praticamente todos os vôos enfrentam problemas. Se os vôos atrasados fossem uma novidade recente, e as causas não fossem bem conhecidas, até que daria para entender a irritação de alguns passageiros. Gente, já está pra lá de evidente que o número de vôos ficou sobre-ofertado, exagerado, depois da decisão tomada pelos controladores, de cuidar de no máximo 14 aeronaves cada um.

OUTRAS DIFICULDADES

Outras sérias dificuldades se somaram para refletir o terrível caos do sistema aéreo, iniciado a partir do acidente dos aviões da Gol e do Legacy. Assim, mesmo considerando tão somente a decisão dos controladores, já temos motivo suficiente para entender o enorme atraso das decolagens e dos cancelamentos de muitos vôos.

REALIDADE

Diante da incontestável realidade, em que os controladores de vôos não vão se multiplicar só porque os passageiros e as companhias aéreas assim o desejam, nada mais lógico do que entender que, nas condições atuais os atrasos vão continuar. A não ser que haja uma adequada diminuição da oferta de vôos da mesma forma com que houve diminuição de aeronaves monitoradas pelos controladores.A formação de novos controladores, assim como a ampliação de aeroportos, além do prazo (mais de dois anos) dependem de recursos. E aí a única coisa que pode, e deve ser feita, é que os investimentos e as iniciativas aconteçam mais rápido possível.

LEVA TUDO

A quinta edição do LEVA TUDO termina no próximo domingo (29), com mais de 4,5 mil pontos de venda na Capital e expectativa de 5% no crescimento das vendas, em comparação com o mesmo período do ano passado. O presidente da CDL de Porto Alegre, Vilson Noer, lembra que as baixas temperaturas estão contribuindo para o bom andamento da campanha, destacando que até o final da semana, as vendas devem agregar cerca de R$ 30 milhões.

FÓRUM

Na próxima semana será realizado, em Porto Alegre, o II Fórum Estadual de Planejamento Familiar, que tem o objetivo de mobilizar a sociedade civil e os municípios do RS a adotarem a aplicação da política de Planejamento Familiar. O evento reunirá representantes da ONG Brasil Sem Grades, do Governo do RS, da Assembléia Legislativa do Estado, do Poder Judiciário do Estado, do Ministério Público do Estado, da Defensoria Pública do Estado, profissionais da área, entre outros.

USEn

Inaugura hoje, 27, a nova sede da Universidade SEBRAE de Negócios (USEn). Localizada na Rua Siqueira Campos, 805, no Centro de Porto Alegre, a instituição é focada na formação de empreendedores. A USEn oferece aos alunos os cursos de Marketing e Vendas, Gestão em Finanças, Gestão Avançada e Qualidade, Comportamento e Liderança, Agronegócios, Educação à Distância e Abertura de Empresas. Além disso, a universidade promove palestras gratuitas como Melhorias Empresariais, Gestão Financeira, Mercado, Comércio Exterior, entre outros.

ENCONTRO

O presidente do Banco Central do Brasil, Henrique de Campos Meirelles, participa no próximo dia 17 de agosto do Encontro Com da Federasul. Ele fará palestra aos empresários gaúchos às 17h30. O Encontro Com é o espaço criado pela Federasul, em 2006, para discutir temas da atualidade.

Leia mais

26 jul 2007

ORGULHO DE QUE?


MUITA DECEPÇÃO

Tenho ouvido, sistematicamente, mas neste momento mais ainda, por parte de vários atletas nossos que estão participando do PAN, que os mesmos se sentem orgulhosos de serem brasileiros. Pois quero deixar bem claro que neste momento estou tendo muita decepção em ser brasileiro.

LER ATÉ O FIM

Já sei que muita gente, antes de ler até o fim, até vai condenar esta minha atitude clara e direta. Simplesmente porque nós fomos mais educados para o engano, para o fingimento. Porém, antes que eu seja massacrado, proponho algumas considerações: orgulho de quê, afinal? Principalmente num país em que todos só querem obter vantagem. Afinal, o Brasil é conhecido como o país do jeitinho.

IMPRESSÃO

Os países em geral são conhecidos pelas notícias que mais identificam os atos e comportamentos de seus governos e de seus habitantes. Quem visita um lugar, em geral acaba levando a impressão proposta pelo que existe e pela educação dos habitantes daquele lugar. Quem é desconsiderado e mal recebido vai tratar de divulgar o descontentamento.

FAMA

Quando as coisas ruins ficam caracterizadas e passam a ser mais evidentes, mais noticiadas, o país em questão ganha má fama. Este sentimento é espalhado e permanece assim enquanto nada de importante e sério for feito para reverter.

POR EXEMPLO?

Aí eu pergunto: o que estamos fazendo para mudar o nosso conceito? Na segurança, por exemplo? Na educação, por exemplo? Na saúde, por exemplo? Nas atitudes dos governantes, por exemplo? Na atitude dos parlamentares, por exemplo? Na atitude dos juizes e desembargadores, por exemplo? Na atitude da polícia, por exemplo? Na atitude dos mercantilistas, por exemplo? No diabo a quatro, por exemplo?; Na previdência, nos impostos, nas leis trabalhistas, etc., por exemplo?...

FIEL AOS COSTUMES

Muitos outros exemplos podem ser mostrados, mas fico só com estes para identificar a minha atual vergonha em ser brasileiro enquanto nada for feito. Um povo que permanece fiel aos costumes que mais lhe tiram a liberdade e, por outro lado, ainda dão vantagens extraordinárias a muitos safados, é um povo que não pode ter orgulho de seu país. Os maiores orgulhosos mal sabem, pelo efeito da enorme manipulação, que estão tendo o orgulho de serem idiotas.

PAÍS DA CORRUPÇÃO

Deixo bem claro que entre as coisas que tenho muito orgulho mesmo, uma delas é de ser honesto. Este sentimento, que aprendi desde cedo pensando ser uma obrigação, infelizmente não é seguido por muita gente no Brasil. Hoje, infelizmente, a honestidade virou coisa rara.

EM TEMPO

Por muito tempo acreditamos que o Brasil era o País do Futuro. E o que nos deu grande fama, no mundo todo, foi o País do Carnaval e do Futebol. Se estas características já mostravam as nossas poucas capacidades, agora já agregamos mais uma: somos também o País da Corrupção.

SIMPLES NACIONAL

As empresas em fase de adesão ao Simples Nacional que possuem débitos de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) com o município de Porto Alegre têm até a próxima terça-feira, 31, para solicitar o parcelamento em até 120 meses na Loja de Atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF).

E AÍ?

Eis a afirmação feita pelo desembargador Marco Antônio Barbosa Leal, presidente do Tribunal de Justiça do RS, na sua palestra, ontem, na reunião-almoço Tá na Mesa da Federasul: - Sou a favor da pena de morte para quem comete crimes de corrupção. Não só o pobre deve ser punido, mas também deve receber a pena máxima aqueles que desviam recursos que seriam destinados à Saúde ou à Previdência, fazendo com que pessoas morram nas filas à espera de atendimento. E aí?

VOCÊ SABIA

...Que estudos realizados pela Aracruz Celulose e a Fundação Pró-Natureza (Funatura) mostram que nas RPPNs da Aracruz no Espírito Santo vivem espécies animais ameaçadas de extinção ou raras no Estado? Entre elas estão o macaco-prego (Cebus robustos) e o barbado (Alouatta fusca), a onça-pintada (Panthera onca) e a onça-parda (Puma concolor). Populações de jaó-do-litoral (Crypturellus noctivagus) e de pica-paus (Celeus torquatus) também podem ser vistas nas reservas, o que indica a boa conservação do ecossistema.

DESENVOLVIMENTO

A Associação de Jovens Empresários de Porto Alegre (AJE-Poa) lançará no dia 9 de agosto, às 19h30min, no auditório do prédio 50 da PUCRS, a segunda edição do "Programa de Desenvolvimento de Empreendedores". O projeto tem por objetivo capacitar e fomentar negócios junto a empreendedores e jovens empresários.

Leia mais

25 jul 2007

ESSES AMERICANOS...


NA MESMA OCASIÃO

Como países da América, tanto os EUA quanto o Brasil foram invadidos pelos europeus na mesma ocasião. E ambos foram alvos dos mesmos interesses de seus descobridores: a exploração das riquezas existentes no continente.

ATITUDES

Ora, se tudo começou na mesma época, só as atitudes dos diversos governantes de ambos os países, ao longo destes mais de 500 anos, explica as razões para que o primeiro tenha prosperado tanto, acabando por se transformar na maior potência do mundo, enquanto o outro preferiu ficar para trás, envolvido em práticas de administração nada promissoras.

CLIMA

E mais: a América do Norte sempre teve desvantagem climática em comparação com a América do Sul. Isto num período em que a agricultura representava quase 100% das atividades econômicas do mundo todo.

MEDALHAS

Pois bem. Passados mais de 500 anos, tudo mostra que os brasileiros em geral aprenderam muito pouco. Tomemos como exemplo o que está acontecendo nos Jogos do PAN. Os americanos foram recebidos com vaias, mas seus atletas vão deixar o Brasil com os peitos cheios de medalhas de ouro, prata e bronze.

ESPÍRITO ESPORTIVO

Nas vitórias conquistadas, nas mais diversas quadras, não se viu, nem ouviu, até agora qualquer tipo de ofensa, briga ou comportamentos de baixaria por parte dos americanos do norte. Afinal, eles vieram aqui para jogar, disputar e, se possível vencer. Venceram. E não choraram quando algumas vitórias escaparam. Um show de espírito esportivo, antes de tudo. Sem deserção.

VAIA E CHORO

Ontem, mais uma vez, na disputa da final do basquete feminino, as americanas foram exemplares. E a torcida brasileira, por sua vez, ao invés de aprender como deve proceder para participar dos jogos, e incentivar os atletas, vaiou. Vaiou e chorou.

MESMAS OPORTUNIDADES

Depois de tudo isto uma coisa ficou bem clara neste PAN: as vaias nada mais são do que pura inveja. Inveja de gente competente, que tem capacidade para vencer. Inveja de um país rico e poderoso. Que assim como o Brasil teve as mesmas chances. Eles aproveitaram muito bem. Nós, pelo visto aproveitamos o tempo para vaiar.

PONTO FACULTATIVO

Ana Júlia, governadora do Pará, decidiu conceder ponto facultativo, às sextas-feiras do mês de julho, a todos os funcionários públicos do seu Estado. Alegou ser uma tradição. O que ela fez, na realidade, foi tornar oficial o que já era uma prática comum. Fantástico, não?

CARTÕES

A CDL de Porto Alegre, Sindilojas e FCDL estarão reunidos hoje, 25, na Assembléia Legislativa, às 14h30min, com o deputado Carlos Gomes, autor da lei que obriga a apresentação do documento de identidade nas compras realizadas com cartões de crédito e débito. O presidente da CDL de Porto Alegre, Vilson Noer, vai posicionar o parlamentar sobre as dificuldades apresentadas pelos lojistas no cumprimento da lei. Conforme o dirigente, há um constrangimento acentuado, por parte dos empresários, e muitas queixas de clientes. A intenção é melhorar o texto da lei para evitar as distorções entre as partes.

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

Estão abertas as inscrições para a palestra - Nota Fiscal Eletrônica no RS -, que será realizada no dia 30 de julho, das 14h às 17h, na sede do Sindicato das Empresas de Informática do RS (Seprorgs), localizado na Rua Felipe Camarão, 690/404, bairro Bom Fim. O evento é promovido pelo Sindicato em parceria com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz).A entrada é gratuita. Informações: fone 3311.5533.

EXCELÊNCIA GRÁFICA

As inscrições para a terceira edição do Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica, promovido pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica no RS (Abigraf/RS) encerram no próximo dia 31 de julho. Em 2007, serão premiadas as melhores peças produzidas pela indústria gráfica no Estado, após avaliação de comissão julgadora, formada por profissionais do setor. A inscrição deverá ser efetuada através do site: www.abigraf-rs.com.br

Leia mais

24 jul 2007

EXEMPLO DE MERCANTILISMO


POBRES DE IDÉIAS BOAS

O Brasil, pelo visto, adora aparecer no cenário mundial como um país onde o governo e empresários são pobres de idéias boas. A preferência demonstrada, pelos atos que praticam, é de serem notados como portadores de idéias equivocadas, onde a liberdade econômica é sempre muito prejudicada. Uma riqueza negativa, portanto.

IRREDUTÍVEIS

Vejam, por exemplo, as reivindicações que o atual governo pretende e torna pública nos meios internacionais, para a interminável Rodada de Doha. Todas elas identificam que não somos bons negociadores. Queremos, e exigimos, que outros países reduzam suas taxas de importação enquanto nós permanecemos irredutíveis nas exageradas alíquotas para as nossas importações.

ELEVAÇÃO DE ALÍQUOTAS

Diante deste quadro lamentável, de pouco esclarecimento e baixa capacidade para a liberdade econômica, o governo e os calçadistas, por exemplo, no mais puro espírito mercantilista, encontraram a solução para proteger a industria nacional: a elevação da alíquota, de 20% para 35% para importação de calçados que ingressam nos paises do falido e ideológico Mercosul.

MALTRATANDO OS CONSUMIDORES

Competitividade, pelo que se sabe, é algo que deve ser buscada com inteligência, reformas corretas e diminuição substancial da burocracia. Infelizmente no Brasil não é assim. Se, em qualquer lugar deste mundo, alguém resolve ser mais competente, e com isto queira aproveitar a vantagem competitiva para vender seus produtos com preços mais vantajosos para os nossos consumidores, o governo brasileiro já trata de impedir a tal vantagem através da elevação de alíquotas de impostos. Pode?

CONFUNDINDO COM CAPITALISMO

Esta cultura tipicamente nacional-mercantilista tem servido para enganar constantemente os menos esclarecidos. Muita gente entende que isto é capitalismo, ou capitalismo selvagem, quando na verdade é o oposto. Daí o ódio ao capitalismo que é sempre confundido com mercantilismo por aqui.

CARGA TRIBUTÁRIA

O curioso nisto tudo é que todos os dias se vêem movimentos de empresários contra a pesada carga tributária que assola o país. Mas quando é para proteger o produto nacional, que não tem competitividade, exigem aumentos de impostos. Onde os valores arrecadados servirão para novos saques de políticos contra os cofres públicos.

MERCANTILISTAS

De novo: o esforço que os empresários e governo conseguiram fazer, para ver as alíquotas mais elevadas como ficaram agora, deveriam ser direcionadas para as reformas: fiscal, tributária, trabalhista e previdenciária. Isto, no entanto, é tarefa de capitalistas. Como eles são mercantilistas...

DESERTORES

-Já são três os atletas cubanos que aproveitaram o PAN para desertar. Ainda não se sabe como irão comemorar, na próxima quinta-feira, 26, os 53 anos da criação do M-26, movimento revolucionário cubano, liderado entre outros por Fidel Castro, Che Guevara e Camilo Cienfuegos, e que lutava contra a tirania de Fulgêncio Batista.

SEBRAE/RS

No dia 31, na sede da Farsul, em Porto Alegre, serão apresentados os resultados do Sebrae/RS relativos ao primeiro semestre de 2007. Às 12h.

INTERDITADO

O Banrisul avisa aos clientes da agência Shopping Total que a equipe de funcionários está atendendo na agência da Avenida Cristóvão Colombo, 1.374, no bairro Floresta, pelo fato do shopping estar interditado em função do incêndio ocorrido na última sexta-feira (20).

DEBATE

Hoje, 24, às 14h, o Espaço Pensamento da São Leopoldo Fest será palco para um debate sobre a vida e obra do pastor Dr. Wilhelm Rotermund, fundador da centenária indústria gráfica Rotermund S.A. Os debatedores irão abordar temas como a migração do pastor para São Leopoldo e a criação do Jornal Deutsche Post, que tornou-se um importante documento histórico da cultura teuto-riograndense e da história da imigração alemã no Brasil.

NOVA QUATRUM

Inaugura hoje, 24, às 19h, a nova escola de inglês, da Quatrum, agora no bairro Três Figueiras, na rua Teixeira Mendes, 900, Porto Alegre.

Leia mais

23 jul 2007

A INGENUIDADE DA CLASSE MÉDIA


DENTRO DOS PROPÓSITOS

Mais uma vez quero deixar bem claro que não há mais porque ficar indignado e revoltado contra o governo Lula e seus assessores, por tudo que vêm fazendo. Todos eles, começando pelo presidente, só estão cumprindo, à risca, os seus reais propósitos ideológicos. Portanto, gente, a lógica é esta. Se estivessem fazendo algo diferente daquilo que se propunham, aí sim poderia haver surpresa e indignação.

BEM PIOR

Ninguém, de sã consciência, pode dizer agora que não sabia que este comportamento é a marca registrada de Lula, seus companheiros e admiradores. Se não estávamos bem representados em termos de administradores públicos ficamos bem pior com os atuais desgovernantes.

DOMINADOS

Pouca gente entende que estamos dominados e submetidos aos princípios definidos claramente nos Cadernos do Cárcere, de autoria de Antônio Gramsci. Que, diga-se de passagem, estão sendo aplicados nos mínimos detalhes pelos sócios do perigoso clube latino-comunista denominado Foro de São Paulo.

DESMORALIZAÇÃO DOS VALORES

Até pode parecer incrível para alguns, que medalhas (como a de Santos Dumont) sejam distribuídas aos mais incompetentes e em péssima hora. Mas é assim mesmo. É a lógica. Esperavam que houvesse alguma homenagem às vítimas de acidentes aéreos? Aí seria muita ingenuidade. A ordem governamental é a desmoralização dos valores ainda existentes, gente.

BURGUESIA

É muito importante que todos observem o seguinte: depois da tragédia aérea da semana anterior, o índice de aprovação do governo Lula permanece alto. Sabendo disto muito bem, eles sabem para quem governam e com quem devem se preocupar. O restante é elite, é burguesia. E classe média.

FORO DE SÃO PAULO

Para lembrar: Lula e o PT são sócios fundadores do FSP, certo? Pois bem, na última reunião do Foro de São Paulo, ocorrida na semana passada, no dia 21 de julho, em Manágua, consta em ata: - Expresamos nuestro agradecimiento a Fidel Castro y Raúl Castro por sus ejemplos de dignidad, humanismo y solidaridad internacionalista, y su aporte a la integración de nuestros pueblos, concluye el acuerdo sobre la Isla. Só para lembrar: Lula e o PT são sócios fundadores do FSP.

BANIDO

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, também membro efetivo do Foro de São Paulo, ordenou, ontem, à Vice-Presidência e aos Ministérios do Interior e de Exteriores que expulsem do país estrangeiros que falem mal de seu Governo. Ou seja, ele pode e faz. Mas quem quer fazer o mesmo na Venezuela será banido. E Lula se diz um fraterno amigo de Chávez. Fazer o quê? O povo brasileiro gosta e aplaude...

LEVA TUDO

A quinta edição do LEVA TUDO, que começa hoje, 23, pretende reunir mais de 4,5 mil pontos de venda da Capital, com uma expectativa de crescimento de vendas de 5% em comparação com o mesmo período do ano passado. O presidente da CDL de Porto Alegre, Vilson Noer, estima que o frio será o grande aliado do comércio de Porto Alegre para a promoção que ocorre até 29 de julho.

MEDALHA MALDITA

Constrangido, em face da concessão de Medalhas de Santos Dumont a diretores da Agência Nacional de Aviação Civil, o presidente da ANDEP - ASSOCIAÇÃO NACIONAL EM DEFESA DOS DIREITOS DOS PASSAGEIROS DO TRANSPORTE AÉREO, Cláudio Candiota resolveu devolver a medalha de Santos Dumont que havia recebido em 1989. Parabéns.

CONGRESSO

O VI Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul, que será realizado nos dia 16 e 17 de agosto de 2007, na Federação das Indústrias do RS - FIERGS, em Porto Alegre, irá reunir membros de órgãos representativos e da iniciativa privada para discutir a integração física sul americana e seus múltiplos aspectos. O evento, promovido pelo Comitê das Rotas de Integração da América do Sul - CRIAS, terá como tema A Cultura da Integração.

TÁ NA MESA

O presidente do Tribunal de Justiça do RS, desembargador Marco Antônio Barbosa Leal, participa na próxima quarta-feira, 25, da reunião-almoço Tá na Mesa, da Federasul. Ele falará sobre: "O Judiciário e o momento atual". Às 12h.

Leia mais