Artigos

06 ago 2007

O QUE DIZEM AS PESQUISAS


BRASIL DIVIDIDO

O resultado das últimas pesquisas de avaliação do governo Lula identificam claramente um Brasil dividido: um grupo, representado pela maioria da população, está muito satisfeito com o desempenho do presidente. E outro que entende que este governo é ruim, carregado de corrupção e incompetência.

SEM CLIMA PARA MUDANÇA

Todas as explicações para melhor entender o que dizem os consultados são válidas, mas o mais importante é perceber que não há clima para grandes mudanças no país a curto prazo. Enquanto a grande maioria da sociedade não receber educação, não tiver discernimento e não for devidamente esclarecida, não vai mudar de opinião.

CALEJADO

Portanto, mesmo que tomem conhecimento dos movimentos que estão indo às ruas, os pobres de raciocínio não vão aderir à coisa alguma. Lula, por ser calejado no assunto, sabe muito bem disto. E usa uma arma importante e perigosa que funciona muito bem para ganhar mais credibilidade junto à maioria dos brasileiros: atribui aos ricos e brancos a insatisfação e as vaias.

TODOS OS PODERES

Na realidade é óbvio que o Executivo não é o responsável sozinho por tudo que está estimulando os insatisfeitos. São todos os Poderes Constituídos, pelas inúmeras injustiças que impõem a toda a sociedade. Daí a importância das reformas que poderiam beneficiar, principalmente, aos menos esclarecidos.

LEIS DESONESTAS

Os enormes privilégios, os desmandos, a impunidade, a falta de ética e muitas outras coisas precisam ser corrigidos para que haja justiça e que todos tenham as mesmas oportunidades. É uma questão de justiça humana que os tribunais não aceitam porque as leis não propõem decisões honestas.

REFORMAS

Se o Brasil vai bem nas questões macro-econômicas, por outro lado vai muito mal nas questões que envolvem a micro-economia. A falta de reformas explica esta dificuldade. Isto está bem claro e evidente na elevada carga tributária, no tamanho da informalidade e no rombo da Previdência Social, por exemplo.

O REINO DOS CÉUS

Mas isto, infelizmente, a parcela da sociedade que, segundo as pesquisas, apóia o governo, não sabe e não entende. Para esta parcela do povo ainda há a crença de que Deus reservou este destino para os brasileiros. Muitos repetem diariamente que os pobres terão acesso ao reino do céu. Aí é difícil mudar alguma coisa, não?

CPMF

No Congresso, todas as atenções estão voltadas para a votação da prorrogação da DRU e da CPMF na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. E aí? Vamos deixar assim mesmo, não?

REFORMA?

Na terça-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, se reúne com os membros do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para discutir a proposta de Reforma Tributária que será encaminhada ao Congresso Nacional. De acordo com o ministro, o envio será feito no final de agosto ou início de setembro. Só para esclarecer: a tal reforma é do ICMS e não uma reforma tributária. Vamos deixar assim?

PESQUISA

Eis os números: 48% dos entrevistados consideram o governo ótimo ou bom. O resultado é o mesmo verificado em março deste ano. Entre março e hoje, a taxa de ruim/péssimo subiu de 14% para 15%.

POSSE

O Sindicato das Indústrias de Papel, Papelão e Cortiça do RS ? SINPASUL ? empossa nesta terça-feira (7) a sua nova Diretoria para o triênio 2007/2010, liderada pelo empresário Júlio André Ruas Tedesco. A solenidade será realizada às 20h, no Salão de Convenções da Fiergs.

Leia mais

03 ago 2007

NÃO SOMOS GOLPISTAS


LULA SABE DE TUDO

Lula, mais uma vez, foi Lula. Autêntico. Preferiu, como sempre, dividir opiniões no Brasil todo ao dizer desta vez, sem qualquer cerimônia, que não sabia da crise aérea. É lógico que sabia, assim como sabe muito bem de tudo que acontece no país e fora dele.

MANIFESTAÇÕES

Como a legião de brasileiros desinformados é imensa e a maioria está com Lula e acreditam nele, resta àqueles mais esclarecidos, que não suportam tanto descaso e tanta incompetência, o desconsolo, a conta a pagar e algumas manifestações já iniciadas.

AFIRMAÇÃO DE LULA

Vejam que um pouco antes de dizer que desconhecia a crise aérea Lula afirmou: - Com a democracia não se brinca, o que vem depois dela é sempre muito pior. Se quiserem brincar com a democracia, ninguém sabe nesse país colocar mais gente na rua do que eu.

ARMAS QUE DISPÕE

Estas são palavras de quem sabe muito bem o que quer. E sabe (porque ouve) das vaias e de onde elas partem. Mas também sabe das armas que dispõe para tentar fazer com que os aplausos sufoquem as vaias.

INSATISFEITOS

Como Lula já sabe, e muito bem, que muitos movimentos estão sendo organizados para irem às ruas com ruidosas manifestações, antes que sejamos rotulados é bom deixar claro que não temos pretensões golpistas. Estamos, isto sim, muito insatisfeitos com tanta corrupção e excesso de impunidade.

NOSSAS REIVINDICAÇÕES

Desde o primeiro momento deixamos claro o que queremos e exigimos: mudanças, reformas e muita competência nas questões públicas. A nossa preocupação não se restringe ao governo Lula. Abrange todas as instituições e todos os privilégios. Também não estamos ligados a partidos políticos. Defendemos a postura ética.

OBSTÁCULOS

Mesmo deixando bem claro e transparente os nossos pleitos precisamos estar preparados para distorções. Muitos vão dizer que queremos um golpe. Portanto, quem quer participar ou promover manifestações contra os Poderes precisa saber disto. A coisa não é fácil, como bem diz o advogado paulista, Luciano Blandy. Eis o que diz a respeito da nossa iniciativa:1 - Penso que a questão da mudança, antes de passar por um enfoque político, deve abarcar o cenário psico-social. Veja: Em 1986, o atual presidente era uma caricatura ambulante. Comparecia a programas de televisão somente para ser discretamente objeto de chacotas. Ninguém levava as sandices dele a sério. O que mudou? Mudou que outras pessoas que pensavam como ele mas não tinham coragem de expressar seu pensamento por medo de serem ridicularizados pela sociedade, encontraram nele sua "tábua de salvação" ideológica e começaram a difundir as mesmas idéias. Porque isso não acontece hoje? Porque não temos ninguém que esteja disposto a difundir publicamente suas idéias, porque inicialmente essa pessoa irá se submeter ao escárnio e ao ridículo. Nesse ponto, Luis Inácio teve seus méritos, por não ter medo do riso alheio. Temos que encontrar alguém disposto a falar que não tenha medo de ser objeto de riso.2 - Qualquer trabalho, seja ele psicosocial, seja ele de manifestações e movimentos cívicos, deverá começar a partir de ontem. Estamos em fase final de um processo revolucionário que se iniciou há pelo menos 20 anos. Neste processo, todos os entes políticos mais relevantes já assumiram seu papel, acredito que da seguinte forma:PT - Partido Proletário de aglutinação e preparação das massas. Possível "Partido Único";PSDB - Partido de Inteligência. Teve a função de preparar o terreno político para a chegada do PT ao poder. Futuramente deve se agregar ao PT;PMDB - Partido de sustentação política. Sem ideologia clara, se presta exclusivamente à dar sustentação política ao partido no poder em troca de partilhar parte deste poder. Deve manter-se na mesma posição;PFL (DEM) - Partido de oposição. Se prestará sempre à oposição cênica. Como foi criada perante a sociedade a imagem de que é um partido de remanescentes da ditadura, servirá como oposição irreal, já que sempre que se opuser a algo, este posicionamento terá a pecha de "opinião da ditadura", fortalecendo ainda mais as posições do partido no poder.Assim, qualquer trabalho nosso deve levar em consideração essa realidade política, para que evitemos surpresas. 3 - Podemos esperar reações violentas (e quando digo violenta, quero dizer fisicamente mesmo) do PT, "movimentos sociais" e outros agregados a ele, até mesmo de entidades que esperávamos que encampassem a luta conosco. Devemos nos preparar para isso.

SETE DE SETEMBRO

Muita gente entende que o dia 7 de setembro não é um bom dia para manifestação. Há quem desfile e há um feriadão. Vamos ver outra data.

CPMF

Pelo visto já perdemos esta batalha. Chegam informações de que vai ser aprovada a manutenção do espinho.

CANSEI

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, defendeu nesta quinta-feira o - Cansei-, movimento de protesto organizado por empresários de São Paulo. Afirmou que é uma manifestação absolutamente legítima e um movimento democrático de insatisfação em relação a determinadas ações de governo

LEILÃO

No próximo domingo, dia 5 de agosto, às 18h, será realizado na Estação Lar - mostra de arquitetura, decoração e construção civil ? um leilão de móveis, peças e objetos que estão nos ambientes da mostra. Conforme o leiloeiro Jose Luis Pardo Santayana, os preços serão bem reduzidos em relação ao mercado e poderão ser parcelados em até quatro vezes.

Leia mais

02 ago 2007

ABERTA A TEMPORADA


TEMPORADA DE PROTESTOS

Está aberta a fantástica temporada de protestos e manifestações no Brasil todo. Embora o número de movimentos já existentes seja bem considerável, ainda assim muitos outros grupos estão sendo montados. Isto é ótimo em todos os sentidos, pois mostra claramente que a indignação está aumentando. Uma confirmação efetiva de que A HORA É AGORA!

MELHOR MOMENTO

Se por um lado muitos movimentos organizados estão crescendo, cada um com seus reais propósitos, o que mais desejamos é que todas as manifestações surtam os melhores efeitos desejados. E, para tanto, todos nós parecemos bem convencidos de que este é o melhor momento. Portanto, A HORA É AGORA!

NEM AÍ

O interessante é que quanto mais tornamos públicas as nossas iniciativas pela busca de mais ética e decência, mais roubalheira aparece. Tudo virou um grande escárnio, gente. As pessoas e os comportamentos que queremos banir não estão nem aí. Eles, com toda a certeza, estão muito convencidos de que não temos força para mudar coisa alguma. Isto mais me convence de que A HORA É AGORA!

MOVIMENTO DOS MOVIMENTOS

Me parece que todos os movimentos existentes, que já estão atuando inclusive com várias manifestações agendadas, vão precisar estar juntos num grande encontro nacional que deve acontecer em todos os rincões do Brasil. Isto daria o destaque nacional, e até internacional. Tudo dependendo sempre da vontade dos organizadores de cada um dos grupos. E, para testar esta grande e necessária interação deveríamos acertar uma data para que isto aconteça. Precisamos fazer o movimento dos movimentos. De todos os grupos em cada canto do Brasil. A repercussão seria bem mais efetiva e poderia ter um maior impacto junto às instituições que precisam fazer as mudanças propostas por todos nós. A HORA É AGORA!

DATA E HORA MARCADA

Já recebi uma sugestão para fazermos um grande encontro no próximo dia 7 de setembro. É sem dúvida, uma boa idéia e uma boa data. E o tempo conspira a nosso favor para que tenhamos uma manifestação bem orquestrada e objetiva. Em todo o país. E até lá já poderíamos ter em mãos os símbolos eleitos que definirão os nossos protestos. Que tal? A HORA É AGORA!

SUGESTÕES

Dentro de poucos dias, portanto, precisamos que o máximo de sugestões sejam propostas para acertarmos o rumo e a forma. Peço, pois, que cada um consulte seu grupo. E a partir daí vamos trocar e-mails com informações para exercitar a nossa união das forças. A HORA É AGORA!

NÃO PERDER O FOCO

Atenção: é muito importante que todos fiquem atentos aos objetivos da grande manifestação nacional. Não podemos perder o foco. Não podemos agir com coisas de pouco impacto. Precisamos ter sempre em mente o que queremos para que possamos fazer uma reivindicação forte, certa e firme. Que dê resultados. A HORA É AGORA!

ORGANIZAÇÃO

Precisamos que os líderes de cada município atuem para que tudo aconteça da mesma forma: intensiva e repetitiva. Não podemos construir movimentos para uma só manifestação, para um só momento. Precisamos perseguir nossos pleitos até que sejam atingidos. A HORA É AGORA!

JOVENS

Ah, e não esqueçam: os jovens são importantíssimos. Falem com seus filhos e amigos de seus filhos. Eles precisam participar e podem nos dar grandes idéias. Eles sabem gritar como ninguém e a história mostra esta realidade. Vamos em frente. Gente, não esqueçam: A HORA É AGORA!

VOCÊ SABIA...

... que a RPPN Recanto das Antas, recém-inaugurada pela Aracruz Celulose em parceria com o Instituto BioAtlântica e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), é a maior do Estado e a oitava em tamanho entre as 476 RPPNs da Mata Atlântica? Com 2.202 hectares, a reserva representa mais de 10% da área protegida em RPPN pelo setor florestal brasileiro.

FEBRAMEC

Entre 14 e 18 de agosto, nos Pavilhões da Festa da Uva, acontece mais uma edição da Febramec(Feira Brasileira da Mecânica) , com 250 expositores e público estimado em 20 mil técnicos e empresários do setor metalmecânico. As relações entre meio ambiente e indústria será um tema importante nesta edição , que comemora seus 20 anos de realização premiando empresas com atuação destacada na área de produção limpa.

PRÊMIO

A primeira edição do Prêmio Febramec Meio Ambiente já tem seus vencedores. Na categoria de empresas de grande porte, conquistaram o prêmio a Randon, de Caxias do Sul (RS), pelo projeto no segmento de água e efluentes, e a Dana Indústrias, de Gravataí (RS), pelo trabalho na área de matérias-primas e resíduos sólidos. Na categoria de empresas de médio porte, a vencedora foi a Rexam, de Brasília (DF), por seus projetos nas áreas de efluentes, resíduos sólidos, energia e emissões atmosféricas. Também é dela o Troféu Destaque, destinado à empresa que apresentou os melhores resultados.

GRAU DE INVESTIMENTO

A diretora de análise de risco soberano para a América Latina, da Standard & Poors, Lisa Schineller, voltou a dizer hoje que o Brasil está muito perto de obter o grau de investimento. Ela ressaltou que em moeda local o Brasil, inclusive, já recebeu essa nota. Sem mencionar quando a agência concederá o upgrade para o País, a diretora da S&P comentou que não será um fator isolado ou apenas um indicador macroeconômico que será a chave para a melhoria do rating brasileiro.

CAMPANHA

A Prefeitura de Canoas está com campanha de recuperação de créditos relativos a IPTU, ISSQN, tributos e taxas municipais.O REFIS 2007 está com descontos de até 100% na multa moratória e nos juros de mora ao contribuinte que optar por parcela única, até 01 de outubro.

Leia mais

31 jul 2007

MAIS DO QUE NUNCA É A HORA


NÃO PODEMOS PARAR

Estou muitíssimo impressionado, gente. São incontáveis os e-mails que recebi, com mensagens de apoio ao movimento proposto no artigo de ontem ? A HORA É AGORA!-, que estamos querendo pôr em prática. Como a tarefa de responder pessoalmente a todos ficou quase impossível estou fazendo através deste artigo. Agradeço, portanto, as manifestações e sugestões enviadas.

PRIMEIRA REUNIÃO

De pronto informo que uma primeira reunião já foi feita. E algumas idéias já começam a aparecer. Inclusive, uma agência de publicidade já está colaborando no processo. Uma das boas idéias que o primeiro encontro mostrou é que não podemos ficar restritos só às vaias, que precisam e devem ser manifestadas sempre ao presidente Lula. Nem às questões aeroportuárias que muito nos comoveram no triste episódio recente.

FOCO

A atenção, pelo que foi tirado do encontro, deve muito ser focada. Em princípio é preciso um combate forte e decisivo àquilo que todos têm em comum, independente de ideologias, como:

CORRUPÇÃO

1- Combate pesado à CORRUPÇÃO. Começando pelas Instituições Públicas. Há muito tempo, todas elas vêm se utilizando da nossa realidade sócio-econômica para exercitar um comportamento ético ruim e insuportável. Tais Instituições estão viciadas e cheias de desconfiança, o que em muito contribuem para uma má educação do povo e a falta de ética; e,

CARGA TRIBUTÁRIA

2- Combate impiedoso contra a pesada CARGA TRIBUTÁRIA que assola o país. Começando pela CPMF, que está para ser votada na Câmara a sua permanência. É preciso que todos saibam, de forma clara e definitiva, que é a exagerada carga tributária que tira a competitividade dos nossos produtos. E que isto vem sendo propositadamente confundido com os juros altos e real valorizado, que nada mais são do que conseqüências de impostos elevados.

CPMF

No item ? CPMF - já estão sendo difundidos vários movimentos e abaixo-assinados. Um deles está sendo organizado pela FIESP ? Federação das Indústrias de São Paulo. Quem quiser ganhar tempo e ir votando, basta acessar o site: http://apps.fiesp.com.br/pesquisas/cpmf/Cpmf.asp

CONCLUSÕES IMPORTANTES

Mais uma conclusão importante: precisamos que os JOVENS entrem para valer na campanha, no movimento. Eles são imprescindíveis, porque a história mostra que são sempre os mais ouvidos. Ajudem, portanto, para que eles participem.

SOMA POSITIVA

Se as atitudes exigem inteligência e estratégia correta, também é indispensável a emoção. Nesta hora, a soma ou combinação de muita razão com grande emoção, é fundamental. Precisamos gritar e reivindicar.

EXEMPLO DA CORÉIA DO SUL

Não esqueçamos do foco: precisamos fazer com que as instituições passem a ser sérias e eficientes. E que tratem de dar início a um processo de educação com ética e sem ideologias para que em poucos anos tudo fique melhor. A exemplo da Coréia do Sul.

AÇÕES BANRISUL

Às 9h30, a governadora Yeda Crusius acionou a campainha que simboliza o início da negociação das ações do Banrisul, no Nível 1 de Governança Corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). A governadora salientou que os recursos originários da venda das ações do banco constituirão dois fundos para garantir a previdência dos servidores ativos e inativos.

CONGRESSO

O Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado (IIEDE) promove nos próximos dias 10 e 11 de agosto, em Gramado, o congresso ?Boa Governança no Sistema Financeiro?, reunindo autoridades do setor para discutir a ação regulatória do Estado sobre o Sistema Financeiro Nacional, incluindo mercado financeiro e mercado de capitais. No Hotel Serrano em Gramado.Maiores informações pelo site: www.iiede.org.br/congresso/index.htm

BALANÇO LEVA TUDO

A quinta edição do LEVA TUDO deixou um saldo de R$ 30,6 milhões nos cofres do varejo de Porto Alegre. O presidente da CDL de Porto Alegre, Vilson Noer, estima um crescimento de 5,9% no volume de vendas do setor no mês de julho, comparado a igual período do ano passado, com base no total de consultas ao banco de dados da entidade feita por participantes da promoção. Segmentos como os de confecções, calçados, aquecedores, eletrodomésticos, móveis e decoração lideraram os negócios.

RCTV

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), com sede em Miami, expressou ontem preocupação com o que chamou de "contínua perseguição" contra a RCTV por parte do governo venezuelano.A entidade que reúne empresários de comunicação no continente critica a exigência, prevista em lei, para que a emissora se registre até amanhã, quarta-feira, como produtor nacional na Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel) para continuar transmitindo por TV a cabo e via satélite.- Com esta nova investida, podem restar poucas dúvidas sobre a perseguição e a obsessão de parte do Governo venezuelano em acabar com qualquer voz crítica a sua gestão -, disse Gonzalo Marroquín, presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação da SIP.

Leia mais

30 jul 2007

A HORA É AGORA !


ESTÁ MADURO

Estou convencido de que, finalmente, chegou a hora de agir, de fazer alguma coisa que possa promover mudanças no Brasil. O fantástico número de internautas que passou a manifestar, de forma intensiva, um forte sentimento de indignação prova esta realidade. Pelo visto ninguém mais tolera tantos desmandos, tanta incompetência e tanta corrupção (impune) que reina solta no ambiente político-governamental do Brasil.

INTERNET

Esta demonstração de vontade de mudar alguma coisa, de querer ter real orgulho de ser brasileiro e de dar um grande basta à corrupção e à incompetência, ainda se mostrava restrita às mensagens enviadas por e-mails e/ou publicações feitas nos mais diversos blogs existentes na rede.

NOVAS ATITUDES

Mas, pelo volume extraordinário de manifestações que estou recebendo ultimamente, tudo mostra que este mesmo contingente já está pronto para assumir novas atitudes. Mais efetivas, de melhor repercussão e com resultados mensuráveis.

MANIFESTAÇÃO NACIONAL

Esse cordão impressionante de insatisfeitos e revoltados, se quiser, pode dar início a uma grande manifestação nacional, muito parecida com aquela das Diretas Já! É hora, pois, de transformar toda a nossa indignação em atitudes pró-ativas, de forma constante e repetitiva, para que mudanças corretas e inteligentes aconteçam rapidamente.

OBJETIVIDADE

Alguns movimentos até já estão sendo propostos, mas algo maior que represente uma união forte e decisiva precisa ser montada. Algo que mostre objetividade e opere em várias frentes. Sabemos que este nosso universo eletrônico não é expressivo considerando a população do país. Mas, por outro lado, sabemos que é o meio com maior capacidade para influenciar pessoas que também estão querendo mudanças.

INFLUÊNCIA

Comecemos, pois, por esta fantástica rede que é a Internet, com a qual já lidamos bem. Com a nossa força outros meios de comunicação, de maior alcance social irão atrás, com toda a certeza. E isto em muito dependerá das nossas ações.

DATA CERTA E HORA CERTA

Antes de tudo precisamos de um mote de campanha. Um título. Precisamos marcar o movimento para que os bottons, banners e demais formas de engajamento e de comportamento aconteçam. Em seguida precisaremos marcar manifestações públicas em várias cidades ao mesmo tempo. Uma data certa e uma hora certa para dar o pontapé inicial numa campanha organizada, forte e decisiva.

SÍMBOLO

Devemos eleger imediatamente um símbolo que possa unir os brasileiros dos mais diversos pensamentos. Para tanto precisamos agir com inteligência. É preciso ter em mente que precisamos mudar as estruturas, o sistema. Mexer para valer na Instituições. Precisamos ter políticos e servidores inteligentes e corretos. Se os corruptos dão grandes prejuízos, os corretos incompetentes dão prejuízos maiores.

IMPUNIDADE

Precisamos, portanto, acabar com a impunidade e com as vantagens pessoais. Algo tipo TOLERÂNCIA ZERO, criada por Rudolf Giuliani. Vou pesquisar, conversar com pessoas de minha convivência, para bolar algo forte e decisivo. Estou pronto para ajudar no processo. Vamos juntos?

O DEMOCRÁTICO CHÁVEZ

Hugo Chavez terá nos próximos dias uma lei aprovada, em que pretende tirar as crianças de 3 anos de suas mães para que sejam educados sob as orientações dele. As crianças venezuelanas poderão ver suas mães alguns dias por mês para que não "se esqueçam" delas. Igual à Cuba. Bela lavagem cerebral, não?

DUAS CONTAS

A governadora do RS, Yeda Crusius, anunciou hoje que os recursos provenientes da venda de ações preferenciais do Banrisul, de propriedade do Tesouro do Estado, serão destinados a duas contas dos Fundos de Previdência do Estado. As contas serão abertas para receber os recursos dos investidores e terão rendimento durante o período em que a Assembléia Legislativa estiver avaliando os Projetos de Lei encaminhados pelo Executivo. De acordo com decreto da governadora, os recursos destinados aos dois Fundos não serão depositados no SIAC, evitando sua utilização para a cobertura de despesas correntes.

50 ANOS

A partir de 1º de agosto, a RBS terá uma nova marca corporativa, passando a assinar Grupo RBS. Este novo posicionamento institucional, que deverá ser adotado nas campanhas publicitárias relativas aos 50 anos da RBS, identificará o lema - Comunicação é a Nossa Vida.

MEDO

O governo de Cuba, leia-se Fidel Castro, teria dado a ordem para embarque imediato, no sábado à noite, de toda a delegação cubana presente no PAN. A alegação: questões de segurança. Na verdade todos nós sabemos que não era um mero boato a notícia de deserção de dezenas de esportistas antes do retorno, marcado para a noite de domingo. Como muitos uniformes já haviam sido vendidos, com o dinheiro os atletas cubanos queriam comprar a liberdade. Isto, porém, só aconteceu com quatro deles.

Leia mais

27 jul 2007

E A GESTÃO?


INFRAERO

As notícias que chegam de Brasília é que o governo pretende abrir o capital da Infraero. Mas, de antemão já afirma que vai continuar mantendo o controle acionário nas mãos da União. Antes que alguém comece a especular sobre o assunto é importante que tenha consciência do seguinte:

GOVERNANÇA

Só abrir o capital, sem criar o dispositivo imprescindível da Governança Corporativa, da gestão correta, é uma temeridade para o investidor menos avisado. Continuar escolhendo os membros da diretoria por critério políticos, o que é uma marca estúpida da administração pública do país, é simplesmente condenar o projeto ao fracasso.

MAIS PROBLEMAS

Problemas não faltam em todas as estatais brasileiras. No caso da Infraero, um deles, como é sabido, é a falta de recursos para investimento. Este, porém, é só um dos problemas da estatal. A falta de investimentos concorre com a absoluta incompetência demonstrada por sua diretoria. Este é problema gritante.

PRIVATIZAR

Qualquer movimento, portanto, que passe pela abertura de capital da Infraero deve ser precedido de uma política correta de administração da estatal. Na minha opinião, se fosse para dar o grande e definitivo salto para o sucesso, melhor seria se empresa fosse privatizada. Caso contrário é por dinheiro dos acionistas fora.

UMA CONSTANTE

Hoje já não é possível que alguém ainda não saiba que os atrasos nos vôos viraram uma constante. Portanto, todo passageiro já sabe, mesmo que não goste, que praticamente todos os vôos enfrentam problemas. Se os vôos atrasados fossem uma novidade recente, e as causas não fossem bem conhecidas, até que daria para entender a irritação de alguns passageiros. Gente, já está pra lá de evidente que o número de vôos ficou sobre-ofertado, exagerado, depois da decisão tomada pelos controladores, de cuidar de no máximo 14 aeronaves cada um.

OUTRAS DIFICULDADES

Outras sérias dificuldades se somaram para refletir o terrível caos do sistema aéreo, iniciado a partir do acidente dos aviões da Gol e do Legacy. Assim, mesmo considerando tão somente a decisão dos controladores, já temos motivo suficiente para entender o enorme atraso das decolagens e dos cancelamentos de muitos vôos.

REALIDADE

Diante da incontestável realidade, em que os controladores de vôos não vão se multiplicar só porque os passageiros e as companhias aéreas assim o desejam, nada mais lógico do que entender que, nas condições atuais os atrasos vão continuar. A não ser que haja uma adequada diminuição da oferta de vôos da mesma forma com que houve diminuição de aeronaves monitoradas pelos controladores.A formação de novos controladores, assim como a ampliação de aeroportos, além do prazo (mais de dois anos) dependem de recursos. E aí a única coisa que pode, e deve ser feita, é que os investimentos e as iniciativas aconteçam mais rápido possível.

LEVA TUDO

A quinta edição do LEVA TUDO termina no próximo domingo (29), com mais de 4,5 mil pontos de venda na Capital e expectativa de 5% no crescimento das vendas, em comparação com o mesmo período do ano passado. O presidente da CDL de Porto Alegre, Vilson Noer, lembra que as baixas temperaturas estão contribuindo para o bom andamento da campanha, destacando que até o final da semana, as vendas devem agregar cerca de R$ 30 milhões.

FÓRUM

Na próxima semana será realizado, em Porto Alegre, o II Fórum Estadual de Planejamento Familiar, que tem o objetivo de mobilizar a sociedade civil e os municípios do RS a adotarem a aplicação da política de Planejamento Familiar. O evento reunirá representantes da ONG Brasil Sem Grades, do Governo do RS, da Assembléia Legislativa do Estado, do Poder Judiciário do Estado, do Ministério Público do Estado, da Defensoria Pública do Estado, profissionais da área, entre outros.

USEn

Inaugura hoje, 27, a nova sede da Universidade SEBRAE de Negócios (USEn). Localizada na Rua Siqueira Campos, 805, no Centro de Porto Alegre, a instituição é focada na formação de empreendedores. A USEn oferece aos alunos os cursos de Marketing e Vendas, Gestão em Finanças, Gestão Avançada e Qualidade, Comportamento e Liderança, Agronegócios, Educação à Distância e Abertura de Empresas. Além disso, a universidade promove palestras gratuitas como Melhorias Empresariais, Gestão Financeira, Mercado, Comércio Exterior, entre outros.

ENCONTRO

O presidente do Banco Central do Brasil, Henrique de Campos Meirelles, participa no próximo dia 17 de agosto do Encontro Com da Federasul. Ele fará palestra aos empresários gaúchos às 17h30. O Encontro Com é o espaço criado pela Federasul, em 2006, para discutir temas da atualidade.

Leia mais