Artigos

15 ago 2007

CORRUPÇÃO, ESPERTEZA E INCOMPETÊNCIA


PREFIRO OS CORRUPTOS

Já afirmei em oportunidades anteriores que, em não havendo outra possibilidade de escolha, é sempre preferível eleger políticos corruptos do que ficar com os incompetentes. Já no quesito de esperteza estou convencido de que aí não há possibilidade de escolha. Esta já é uma característica comum em todos eles.

SENTIDO CONTRÁRIO

Vejam que quanto mais crescem os movimentos de indignação contra tanta falta de moral e ética, maior tem sido a resposta dos políticos. Sempre, porém, no sentido contrário. E aí, tanto pelos corruptos quanto pelos incompetentes.

O PERIGO

O pior de tudo é que tem muita gente que, por questão de princípios e cultura, acaba se apaixonando por aqueles revelados como honestos. E assim já não percebem que a incompetência dos mesmos acaba promovendo prejuízos muito, mas muito maiores, para os cofres públicos. É aí que mora o perigo, gente.

PROGRESSIVO E PERMANENTE

Os casos de corrupção, se bem fiscalizados, podem sempre ser estancados. E o prejuízo causado, em caso de não haver restituição dos valores roubados, é mais limitado. Já nos casos de incompetência é o contrário. Os custos acabam se perpetuando e representam prejuízos constantes e repetitivos, ano após ano. Aí o rombo acaba sendo muito maior, por ser progressivo e permanente.

TREM DA ALEGRIA

Prestem atenção no caso do novo Trem da Alegria que está para ser votado, e com boas chances de ser aprovado. Os quase 300 mil funcionários que serão alcançados pelas vantagens, com a aprovação do monstrengo, é um rombo perpétuo. Não acaba nem com a morte dos beneficiados, pois os pensionistas ficarão recebendo.

DESDE SEMPRE

Sendo assim desde sempre no Brasil, o que explica bem a situação da nossa arrombada previdência social, dos fóruns privilegiados concedidos e outras inúmeras mamatas existentes no setor público, prefiro, indiscutivelmente, os corruptos. Sem a menor dúvida, já que não há outra possibilidade de escolha.

LADAINHA

O curioso é que, entra ano e sai ano, o povo repete uma velha ladainha: a carga tributária está alta. Pudera. Com tantos benefícios concedidos, alguém imagina outra forma de financiamento das mesmas? Saibam que tais benefícios tão caros são, na gigantesca maioria, para satisfazer uma parcela diminuta da sociedade. Os privilegiados.

CPMF

Assim, não há como não tornar a CPMF permanente. E com alíquotas cada vez maiores. Os movimentos estão equivocados, gente. Estão atacando as conseqüências enquanto as causas continuam intactas.

RENDA FIXA

Chamo a atenção, principalmente àqueles que equivocadamente imaginam que investir em papéis de renda fixa não há risco, de que os titulos que lastreiam as hipotecas são titulos de renda fixa. O preço das ações podem flutuar. E papéis de renda fixa podem não ter resgate por inadimplência dos devedores.

CRIAS

Amanhã, 16, inicia o VI Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul, quando serão debatidos temas relevantes para a efetiva integração da América do Sul, como companhias aéreas, a infra-estrutura aeroportuária, recursos na América do Sul para investimentos em infra-estrutura física, energética e de comunicações, concessões, fundos de investimentos nacionais e internacionais, recursos orçamentários governamentais, vias rodoviárias. O evento será nos dia 16 e 17 de agosto de 2007, na FIERGS, em Porto Alegre.

CASE

Com um dos melhores modelos de gestão entre organizações sociais do mundo, a ONG Parceiros Voluntários é uma das 20 escolhidas para apresentar seu case na Conferência Internacional Evolução para o Terceiro Setor: Sustentabilidade e Impacto Social, que acontece de 16 a 18 de agosto em São Paulo. Iniciativa dos institutos GESC (Gestão para Organizações da Sociedade Civil) e WDI (William Davidson Institute), da Universidade de Michigan, o evento será realizado com o objetivo de discutir e compartilhar as melhores práticas de gestão aplicadas por organizações sociais de todo o planeta. A Conferência tem o apoio da Microsoft, Roche, Instituto C&A, Serasa e Petrobrás.

Leia mais

14 ago 2007

CLIMA DE EUFORIA?


UM CERTO OTIMISMO

Não é só com a perspectiva de um crescimento de mais de 5% do PIB brasileiro para 2007, como tem sido divulgado nos últimos dias, que o clima de otimismo está reinando solto no nosso país.

OUTRAS DUAS

Duas outras perspectivas de que alguma coisa ainda venha a acontecer no Brasil, das quais não estou nada convencido, estão sendo consideradas possíveis por alguns grupos de Brasília, e que se definem nas seguintes áreas:

TRIBUTÁRIA

A primeira é Tributária, através da: 1- possível aprovação da equalização do ICMS, em setembro ou outubro; 2- criação do IVA Nacional, simplificando o entendimento e a vida dos contribuintes; 3- cobrança do ICMS no destino, que além de justa ainda elimina o atual bloqueio dos créditos aos exportadores, que vem sendo promovido pelos governos dos Estados; e, 4- do estabelecimento de um gatilho ao contrário, que permitiria a redução da carga tributária na medida em que a arrecadação viesse a aumentar.

TRABALHISTA

A segunda é Trabalhista, através do convencimento, por parte do presidente Lula, segundo me foi confidenciado pelo presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, de que a flexibilização das leis trabalhistas poderiam promover as negociações que a atual legislação impede. Mesmo que o Ministro do Trabalho continue dizendo que é contra, Lula se diz a favor e sabe que tem como fortes aliados as Centrais Sindicais.

PAPAI NOEL

Se estas duas perspectivas já não bastassem, alguns empresários, que fazem questão de mostrar que acreditam piamente que Papai Noel existe, respiram outras esperanças. Na recente viagem de Lula a países da América Central e Caribe, aí também segundo Armando Monteiro, algumas coisas teriam impressionado o nosso presidente.

MÉXICO

Uma delas aconteceu no México, país onde a renda média da população é muito parecida com a do Brasil. Lá, a carga tributária é de 18%. E a nossa, como se sabe, ultrapassa 37% do PIB. Tomara que Monteiro Neto não esteja equivocado quando afirma que esta constatação mexeu forte com a cabeça do presidente Lula, que entendeu que precisa fazer, com urgência, alguma coisa para recuperar a imagem que foi desgastada com as vaias recentes.

DÁ-LHE CRISE!

Tomara que estas turbulências no mercado, que com certeza vamos conviver com elas por um bom tempo, possam ajudar nas decisões que nossos políticos estão relutando para tomar. Às vezes só uma grave crise, dependendo da vontade dos governantes, pode contribuir para promover algum tipo de mudança. Já que pode ser assim, então resta dizer: Dá-lhe crise!

TÁ NA MESA

O vice-presidente e o diretor de Operações do BRDE, respectivamente Francisco Turra e Mario Bernd, participam nesta quarta-feira, 15, da reunião-almoço Tá na Mesa, da Federasul. Tema: A participação do BRDE no desenvolvimento da Região Sul.

ABERTURA

A Universidade Corporativa Cigam (UCC) será inaugurada na quarta-feira, 15, em Novo Hamburgo (RS), às 19h,com a abertura das aulas do Curso de Qualificação Profissional ERP no Colégio Sinodal da Paz . Segundo a pedagoga empresarial responsável pela UCC ,Tatiane Martins, foram mais de 300 inscritos.

POSSE

A Associação dos Delegados de Polícia do RS (ASDEP/RS), vai empossar seu novo Presidente, o Delegado Wilson Müller, na próxima quinta-feira, 16,, às 19h, na sede da ASDEP, em Porto Alegre. .

CANSEI

O Instituto Liberdade está se juntando à campanha criada por várias entidades em São Paulo, capitaneada pela OAB/SP, nomeada CANSEI que, a exemplo de outras já realizadas, busca retratar o momento de indignação nacional que estamos vivendo nos últimos anos com inúmeros exemplos de corrupção e impunidade junto a importantes representantes de todas as esferas do Poder Público, assim como em relação ao dito Caos Aéreo que vitimou dezenas de brasileiros recentemente.

PRODUTO TURÍSTICO

Europlus e Skyteam juntamente com o Banco BMC promovem lançamento de um produto turístico que vale por três. Trata-se de um plano de viagem especial para pensionistas, aposentados e servidores públicos. Em qualquer agência credenciada com a operadora o viajante pode comprar pacotes de produtos diferenciados, com transporte desejado (carro, trem, navio e avião) e ainda obter crédito consignado para pagamento em folha. Ou seja, num só lugar, sem burocracia e com baixíssimas taxas de juros, pode-se viajar pelos quatro cantos do planeta, cruzando os sete mares.

FEBRAMEC

Começa hoje em Caxias do Sul mais uma edição da Febramec, que irá reunir 250 expositores de toda cadeia metalmecânica, nos Pavilhões da Festa da Uva. ?Mais uma vez, a Febramec busca gerar negócios, divulgar marcas e promover a atualização tecnológica da indústria no Estado, apresentando novidades em áreas como robótica e automatização?, destaca Lélis da Cunha, promotor do evento. ?Nesta edição, tem como diferencial o Prêmio Febramec Meio Ambiente, uma forma de dar visibilidade à modernização do setor, que têm adotado os conceitos de ecoeficiência e gestão ambiental?.

Leia mais

13 ago 2007

A INADIMPLÊNCIA E O PÂNICO


FENÔMENO ESPERADO

A fantástica crise originada pela enorme inadimplência que está em curso no importante mercado de hipotecas dos EUA, que por sua vez arrastou para baixo as bolsas do mundo todo, não é um fenômeno que possa ser considerado como algo inesperado.

ESPECULAÇÃO

O fato é que muita gente por lá, sem dinheiro para investir, mas ainda assim querendo ganhar dinheiro, resolveram levantar empréstimos nos bancos dando seus imóveis como garantia aos bancos emprestadores. Coisa que nada tem a ver, portanto, com operações de compra de imóveis.

FAZENDO AS CONTAS

Como os índices das bolsas americanas vinham subindo constantemente, os especuladores fizeram as contas e enxergaram ali a possibilidade de ganhar mais do que o custo das hipotecas impõem. E mais: além das ações, os imóveis também estavam subindo tanto, que em caso de algum insucesso nos investimentos especulativos, o valor de mercado de suas casas consolidaria ganhos indiscutíveis.

COMITÊS IRRESPONSÁVEIS

Com esta realidade percebida, muitas instituições que se supunham ser calejadas mostraram o contrário: cometeram o erro de concentrarem suas operações de empréstimos em créditos duvidosos. Duvidosos porque bastaria que o mercado de imóveis parasse de subir para que a corrente fosse desfeita e tudo viesse abaixo. É imperdoável, portanto, que os comitês de credito não considerassem esta grande possibilidade ao avaliarem dos créditos concedidos.

SOCORRO

Estas superconcentrações de créditos podres acabaram por levar à ruina algumas instituições grandes. Os tais títulos de créditos, diante do fenômeno mercadológico, não têm como serem saldados por um simples detalhe: no momento do pânico não há compradores para os imóveis que foram dados em garantia. Sem preço e sem transação imobiliária, não há valor de resgate para as cotas dos fundos detentores do imóveis. É para este tipo de socorro que os Bancos Centrais estão agindo.

INFLUÊNCIA

Diante do quadro turbulento não se espera tranquilidade a curto prazo. A volatilidade, portanto, passou a ser a lógica. Diante das notícias o mercado reage. Um dia as notícias são boas e o mercado melhora. Noutro piora porque mais gente se apresenta como vítima do naufrágio. Vamos viver, gente, ao sabor das ondas. Não tem outro jeito.

A CNI E A CPMF

Conversei hoje com o presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, durante o almoço comemorativo aos 70 anos de fundação da Fiergs. Assim como nós, Monteiro Neto está convencido de que precisamos fazer grandes e constantes manifestações para tentar acabar com a CPMF. A última proposta, para bater o martelo, considerando aí a impossibilidade da extinção imediata, é a diminuição de 0,38% para 0,20% em 2008. E reduzir a alíquota, ano após ano, até a total extinção em 2011. Precisamos ajudar de todas as formas. Vamos?

BRITCHAM

O Lord Mayor of the City of London, Mr. John Stuttard, virá proferir uma palestra em Porto Alegre, no dia 22 de agosto, sobre os benefícios de um listing na Bolsa de Valores de Londres, e sobre os serviços financeiros que a Cidade de Londres oferece às empresas gaúchas interessadas em abrir seu capital e expandir seus negócios globais. Informações pelo e-mail: eventos.rs@britcham.com.br

TURISMO

As inscrições para o Programa de Qualificação em Boas Práticas de Hospitalidade, do Escritório Municipal de Turismo de Porto Alegre, foram prorrogadas até amanhã, 14 de agosto. O horário é das 8h30 às 17h30, na sede do escritório. Informações: (51) 3212 3464.

BANRISUL

Fantástico o lucro apresentado pelo Banrisul neste primeiro semestre de 2007: R$ 725,1 milhões, ou seja, 283,9% superior ao de igual período de 2006. Isto sem considerar o aumento de capital e a venda das ações, cujo impacto acontecerá no próximo período. A governadora Yeda Crusius se mostrava muito feliz no momento do anúncio do resultado, assim como o presidente do Banrisul, Fernando Lemos. Parabéns.

POSSE

Será no próximo dia 22 a posse da diretoria do SINMETAL - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do RS. Gilberto Petry foi reeleito presidente para o próximo triênio. Às 20h na Ass. Leopoldina Juvenil.

Leia mais

10 ago 2007

TEM GENTE QUE GOSTA


CONTRARIADOS

Depois que publiquei o artigo, nesta semana, sobre as tímidas manifestações dos brasileiros em geral contra a CPMF, à exceção dos paulistas comandados pela FIESP, alguns leitores enviaram e-mails se dizendo contrariados com o texto afirmando que gostam e pagam com prazer a CPMF. Pode?

AMOR À CAUSA

A partir daí já sugiro que, com tanto amor demonstrado à causa tributária, eu e muitos outros estamos prontos para enviar, aos apaixonados pela CPMF, as cotas-parte que nos é cobrada. Se entendem bom e justo o tributo, que tratem de assumir a parte de quem repudia tal imposto.

DE NOVO

Não sei se conseguirei mudar a cabeça dos convencidos de que a CPMF é muito, mas muito ruim. De qualquer forma tento mais uma vez, embora admitisse que o imposto (ou contribuição disfarçada) já se explicasse por si só:

SÓ A ALÍQUOTA FOI PROVISÓRIA

Quando imaginada, 11 anos atrás, de forma estúpida pelo então ministro Jatene, e ainda assim com uma alíquota de 0,20%, já se imaginava que dificilmente a CPMF deixaria de ser cobrada. Mesmo que na composição do nome estivesse inserida a palavra -

provisória

-, a única coisa que aconteceu neste longo período foi o aumento da alíquota para 0,38%. Ficou evidente que a única coisa provisória, na CPMF, foi a alíquota inicial.

CLÁUSULA PÉTREA

Ora, se o tamanho da arrecadação obtida impõe enorme dificuldade para acabar de vez com o tributo, o que não se justifica, ao menos deveria ser proposta uma CLÁUSULA PÉTREA, impossível de ser modificada, que definisse a redução da alíquota, até a extinção, para um prazo de dois anos.

PROVISORIEDADE

Agindo assim, o governo não ficaria sem recursos atuais alocados ao orçamento. Mas saberia, por antecipação, do quanto poderia dispor no prazo definido para a última existência da CPMF. Isto definiria a contribuição, de uma vez por todas, como realmente provisória.

PARA QUÊ?

Embora tenha mais de mil razões para mostrar que a CPMF é muito perniciosa, fico com mais uma para encerrar esta exposição de motivos: os impostos pagos pelos cidadãos brasileiros têm servido muito mais para encher os bolsos de políticos safados. E para aumentar, constantemente, a folha de salários de muita gente incompetente. Chega!

COLETIVA

O Presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, concede coletiva sobre as questões econômicas que estão impactando no setor industrial e na economia nacional e perspectivas para o segundo semestre. Na segunda-feira (dia 13), às 11h30min, na sede da FIERGS, Porto Alegre.

MANIFESTAÇÃO

Neste sábado, 11.08, produtores estarão presentes na manifestação organizada pela Farsul e Sindicato Rural de Triunfo, em Nova Santa Rita. Os produtores farão carreata, a partir das 10 horas da manhã até a Granja Nenê, onde permanecerão até o início da tarde. "Na Granja Nenê há graves problemas devido aos constantes ataques do MST, por isso, os produtores farão um comprometimento na defesa da propriedade que tem como forte o plantio de arroz", ressaltou Gedeão. Segundo ele, se for necessário, os produtores ficarão no local para evitar ação abusiva do MST.

HAPPY HOUR

Empresários de bares e restaurantes do Rio Grande do Sul estarão reunidos, no dia 13 de agosto, às 19h, em happy hour no Restaurante Takê (Rua Carvalho Monteiro, 397). O evento, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio Grande do Sul (Abrasel RS), tem como objetivo discutir os últimos acontecimentos do mercado e promover a aproximação entre os estabelecimentos da área.

VAMOS VAIAR?

O diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Milton Sérgio Silveira Zuanazzi, estará presente no VI Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul. O evento, promovido pelo Comitê das Rotas de Integração ? CRIAS, acontece nos dias 16 e 17 de agosto na FIERGS, em Porto Alegre. Zuanazzi participa do primeiro painel de debates do evento, intitulado Modal aéreo: As companhias aéreas, a infra-estrutura aeroportuária, a política do setor e a integração da América do Sul pelo modal aéreo. Vamos às vaias?

Leia mais

09 ago 2007

FIM DA GUERRA FISCAL


OUTRAS FORMAS

Caso venha a ser aprovada a estúpida e arrastada proposta, discutida mais uma vez nesta semana na reunião do Confaz com o Governo Federal, que tem por objetivo acabar com os mecanismos que promovem a fantástica e importante guerra fiscal entre os Estados, outras formas para atrair investimentos vão aparecer.

LOGÍSTICA

Uma delas, que já acontece e até tem levado muitos investimentos, principalmente para o nordeste onde o PIB cresce acima da média brasileira, vai ser ainda mais destacada: é a questão logística. Com a equalização do ICMS, esta poderosa arma acabará se revelando como a de maior e mais absoluta importância para definir as preferências dos investidores.

RS VAI PERDER

No caso do RS, que sob o aspecto logístico já está bastante prejudicado por estar longe dos grandes mercados consumidores do país e do exterior, a situação se mostra mais grave e mais complicada ainda.

TRANSPARÊNCIA

Com a nova lei, sem poder oferecer vantagens fiscais (que, diga-se de passagem, nunca foram tão sedutoras assim), os gaúchos vão deixar mais transparente a burrice e a ideologia que reina solta no RS. E, se muita gente já não agüenta o clima frio do Estado, com o fim da guerra fiscal vai encontrar mais razões para não ficar no Rio Grande.

NOVIDADES

Não foram poucas as oportunidades em que expus as mais diversas dificuldades impostas aos investidores que tentaram o RS. Agora tem uma bem fresquinha, que bem demonstra a frenética paixão que os gaúchos têm por empresas estatais e pela eterna compaixão que devotam aos servidores públicos com o dinheiro dos contribuintes. Vejam só:

BURRICE

A bancada do PT, que não é nada diferente das demais bancadas gaúchas, quer por que quer que 50% dos rendimentos obtidos com a venda das ações do Banrisul sejam usadas para o custeio da previdência dos servidores. Contribuições individuais dos mesmos nem se fala.

OS DONOS DE SEMPRE

Ou seja: quando algum patrimônio público é vendido, os recursos arrecadados vão imediatamente para as mãos dos funcionários públicos. Os donos de sempre. O restante da sociedade, que continua com a cabeça enterrada, para nada ver, imagina que recebe algo com alguma alienação. Não entende que tudo que é do Estado já pertence aos servidores.

PEDÁGIOS

Mais uma: investidores que se interessam por concessões de rodovias (entendido equivocadamente pelos gaúchos como privatização de estradas) são expulsos do RS. É o único lugar do mundo que ainda não entendeu a vantagem das estradas pedagiadas. O povo sabe que o governo não tem dinheiro sequer para a folha de salário, mas exige a manutenção das estradas pelo Estado. Pode?

CARROÇAS

Outra: Em Porto Alegre, capital mundial das carroças, até os carroceiros já estão furiosos com tantos buracos nas ruas. Além de capital mundial das carroças, Porto Alegre ganha fama como capital mundial dos buracos. Gente, nem os carroceiros agüentam. Inclusive estão exigindo indenizações pelos danos causados, tanto às carroças quanto aos pangarés que vivem com as patas lesionadas. É duro.

DESENVOLVIMENTO DE EMPREENDEDORES

A Associação de Jovens Empresários de Porto Alegre (AJE-Poa) lança hoje, dia 9, às 19h30min, no auditório do prédio 50 da PUCRS, o 2º Programa de Desenvolvimento de Empreendedores, que tem por objetivo capacitar profissionais e empresários para que se tornem líderes aptos a assumir as responsabilidades e desafios do mundo empresarial e alcançar posições de destaque no mercado. No evento de abertura, a diretora-presidente da CaixaRS ? Fomento Econômico e Social, Susana Kakuta, fala sobre o tema ?Empreendedorismo e Desenvolvimento?. Mais informações pelo site www.ajepoa.com.br.

BOLSAS DE ESTUDO

O programa de bolsas, que vem sendo realizado desde 1995 pelo Instituto Ling ? entidade sem fins lucrativas ligada à família Ling (grupo Petropar) ? contemplou nove jovens executivos brasileiros com bolsas de estudo para cursos de MBA e LLM (Mestrado em Direito) em universidades de reconhecida qualidade nos Estados Unidos e Europa. Nesse ano foram 46 inscritos, de diversos estados do Brasil. O próximo processo de seleção ocorrerá a partir de janeiro de 2008. Informações pelo site www.institutoling.org.br ou pelo e-mail instituto.ling@petropar.com.br.

AULA INAUGURAL

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional RS, Claudio Lamachia, estará na Feevale na próxima terça, 14, para palestrar na aula inaugural do curso de Direito. Ele falará sobre a advocacia e os problemas da sociedade civil: corrupção e impunidade. O evento, gratuito e aberto à comunidade, acontecerá às 19h30min, no Salão de Atos do Campus II (RS-239, 2755, Novo Hamburgo). Mais informações pelo telefone (51) 3586-8822. .

MENOS POLUENTE

A partir de hoje, 9, os ônibus da Carris começam a circular abastecidos com biodiesel, um combustível menos poluente. Para marcar a data, houve um abastecimento simbólico pela manhã, no posto localizado dentro da sede daCarris, com a presença de diretores da companhia e da Ipiranga, fornecedora do combustível. "O principal objetivo, com essa medida, é contribuir para o meio ambiente em Porto Alegre", disse o diretor presidenteda companhia, Antonio Lorenzi.

Leia mais

08 ago 2007

OS EXTRADITADOS


ATITUDE LÓGICA

Uma coisa que ainda impressiona é ver muitos brasileiros acometidos de surtos de indignação, com relação a atitude do governo brasileiro por ter extraditado os atletas cubanos que sumiram durante os Jogos do PAN. Esta atitude muito lógica do governo petista, por tudo que se conhece do pensamento do partido, não poderia, em hipótese alguma, ainda ser vista com surpresa. Eis as razões:

ADMIRAÇÃO POR FIDEL

Primeiro, porque Lula e o PT, que governam o Brasil, sempre deixaram muito claro a grande admiração que têm por Fidel Castro e pelo regime cubano. Desta forma, a atitude não pode ser vista como uma novidade, gente. E explica, portanto, com clareza, a pressa do governo em embarcar os boxeadores mal-agradecidos.

PREOCUPAÇÃO

Segundo, porque os atletas cubanos, pelo destaque conquistado, já deveriam saber disto nos contatos feitos por aqui durante os Jogos. Se não tiveram esta preocupação e não se interessaram em saber do risco que corriam, não são merecedores de tanta consideração.

ESTÚPIDOS

Terceiro, porque foram estúpidos. A forma com que foram descobertos e as atitudes que tomaram com festas nada privadas e pouco discretas mostra que queriam ser apanhados e expatriados. Bobos e ingênuos ou, quem sabe, idiotas arrependidos. Sendo assim, eles que cuidem de suas próprias vidas.

COMPARSAS

Os leitores/assinantes do

SEM EXTRADIÇÃO

Nada melhor do que exemplos para facilitar o entendimento das coisas no Brasil. A prisão, ontem, do maior chefe do tráfico, o colombiano Juan Ramirez Abadia, nos enseja a cumprimentar o trabalho da nossa Polícia Federal pela façanha. Por outro deixa claro as razões que levam os bandidos internacionais a viverem no Brasil: aqui as leis facilitam a vida dos criminosos. Uma delas diz que para países em que há pena de morte a extradição não é possível.

IRONIAS CABÍVEIS

Quando as nossas esperanças de melhora são mínimas, as ironias acontecem e os deboches são mais frequentes. Por isto ninguém duvida que a nossa Justiça ainda acabará concedendo um Habeas Corpus para Juan Abadia. Com leis idiotas e interpretações judiciais espertas, a impunidade prevalece por aqui. Os criminosos de fora sabem disto e aproveitam para se refugiar no Brasil. E os criminosos brasileiros também usam a mesma lógica de raciocínio. Já para atletas cubanos..., bem, aí a história é outra. Bem outra.

VANTAGENS PARA OS SAFADOS

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados pode votar hoje - ou nos próximos dias - em Brasília, o projeto que limita em 1% ao mês a taxa de juros que os condomínios podem aplicar às dívidas de moradores inadimplentes. O mesmo projeto também prevê que o valor máximo da multa para os pagamentos em atraso não deve superar 1% do valor da cobrança. O Código Civil já limita a multa para o condômino inadimplente em 2%. A relatora da comissão, deputada federal Ângela Amin (PP-SC), recomenda a rejeição do projeto e pede a aprovação de outro, que limita as multas a 2% do valor da prestação e proíbe a cobrança de juros mensais. Pode?

QUALQUER SEMELHANÇA

Consta, no registro no livro Memórias: - A Verdade de um Revolucionário - (Porto Alegre, L&PM, 1978), a seguinte declaração feita pelo Gal. Olimpio Mourão Filho:"Ponha-se na Presidência qualquer medíocre, louco ou semi-analfabeto, e vinte e quatro horas depois a horda de aduladores estará à sua volta, brandindo o elogio como arma, convencendo-o de que é um gênio político e um grande homem, e de que tudo o que faz está certo. Em pouco tempo transforma-se um ignorante em um sábio, um louco em um gênio equilibrado, um primário em um estadista. E um homem nessa posição, empunhando as rédeas de um poder praticamente sem limites, embriagado pela bajulação, transforma-se num monstro perigoso". Que tal?

CARTÕES

A Lei n.o 12.714, que trata sobre a obrigatoriedade da apresentação de documento de identidade nas despesas com cartões de crédito e débito foi alterada. A partir de agora só há a obrigatoriedade de apresentação de documento de identidade apenas para compras realizadas com cartões de crédito, não mais incluindo débito. Outros pontos que sofreram alteração foram a exclusão dos cartões corporativos e as compras por telefone e via internet, além de o custo por roubo, fraude e outros problemas não mais recair sobre as empresas.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

A Secretaria Municipal da Juventude (SMJ), de Porto Alegre, lançou hoje a segunda edição do projeto de qualificação profissional - Trabalho para a Juventude -. Em 2007, serão abertas 1,7 mil vagas em dez modalidades de cursos preparatórios para o ingresso de jovens no mercado de comércio e serviços da Capital.

COSTÃO DO SANTINHO

Hoje, às 19hs, no Show Room do Costão do Santinho, em Porto Alegre (Lucas de Oliveira, 615) será a apresentação do Pacote Farroupilha 2007. Neste mês a promoção é: Em agosto os pais não pagam.

Leia mais