DOENÇAS GRAVES
Ontem, o Clube de Editores e Jornalistas de Opinião, que atualmente presido, se reuniu com os técnicos da Agenda 2020 com o propósito de conhecer as múltiplas doenças que atacam, sem dó nem piedade, o frágil corpo do Estado do RS.
SENTIMENTO DE PREOCUPAÇÃO
Para quem não sabe, a Agenda 2020 nasceu de um forte sentimento de preocupação, de praticamente toda a sociedade do RS, com relação ao futuro do Estado, a considerar a enervante gravidade das contas públicas, que nos últimos 40 anos se notabilizou por rombos progressivos.
OLHANDO PARA O FUTURO
Com o propósito de preparar o RS para o ano de 2020, e conscientes de que o Estado precisa passar por várias cirurgias para voltar a ter saúde, mais de uma centena de pessoas de todos os segmentos representativos da sociedade gaúcha se reuniu, lá em 2006, com o propósito de preparar uma cuidadosa Agenda olhando para o futuro.
TEMPO PERDIDO
Como já se passaram 4 anos e quase nada do que pede a Agenda 2020 foi feito, o prazo estabelecido inicialmente, que era de 14 anos, já se mostra totalmente insuficiente para a conclusão das propostas.
FRUSTRAÇÃO
Segundo os estudos técnicos (isentos, portanto, de ideologia), caso fossem tomadas, hoje, todas as providências lá previstas, o máximo que ainda poderia ser concluído não passaria de 50% da proposta original. Um atraso e tanto, que dimensiona o tamanho da frustração.
DEMANDAS
Daqui para frente, de novo, a Pólo RS - Agência de Desenvolvimento, responsável pelos estudos da Agenda 2020, vai entregar aos candidatos ao Governo do RS o extenso trabalho, devidamente atualizado, das demandas da sociedade gaúcha. Ou seja, demandas do povo, que paga a conta.
JORNALISTAS APAVORADOS
A apresentação, das 10h ao meio dia, deixou todos os editores e jornalistas presentes absolutamente apavorados. Como ninguém esperava tanta desgraça tenho certeza de que quase todos perderam a fome. Principalmente porque têm clara consciência, face aos contatos diários que mantêm com os Três Poderes, de que não existe vontade para enfrentar os graves problemas. Gravíssimos problemas.
ESTÁ TUDO NO SITE
É preciso que a sociedade seja informada, por todos os meios de comunicação, sobre o grave diagnóstico (tudo está no site: www.agenda2020.org.br). E precisa saber, obviamente, o que os médicos-candidatos se propõem a fazer para tentar a cura de algumas doenças do Estado gaúcho.
EM TEMPO
A sociedade precisa ter consciência de que o Estado nunca quebra. Quem sempre fica encrencado é o pobre contribuinte, que precisa assumir o ônus sem receber por tudo que está pagando.