Artigos

16 nov 2011

PRÉ-REQUISITO


Compartilhe!           

REPÚBLICA
Se o período da monarquia não fez do Brasil um país sério e muito menos de primeiro mundo, a Proclamação da República, ocorrida em 1889, já mostrou que o Presidencialismo, ao longo desses 120 anos, também não foi suficiente para tanto.
PRESIDENCIALISMO
Como se sabe, o Presidencialismo foi instituído no Brasil pela Constituição de 1891. Entretanto, a oficialização se deu com a Constituição de 1988 e sua confirmação com o Plebiscito de 1993.
INCAPAZES
Pois, a história mostra, claramente, que todos os governantes que ocuparam a cadeira presidencial, eleitos ou não pelo povo, foram incapazes de criar mais soluções do que problemas para o país.
CORRUPÇÃO E MENTIRA
Em todos os estudos já feitos sobre o desempenho dos mais diversos presidentes que o Brasil já teve, uma coisa chama muito a atenção: foi a partir do governo Lula, com total continuidade no governo Dilma, que a corrupção e a mentira estiveram mais presentes.
REQUISITO BÁSICO
Aliás, nessa última década, o governo petista acabou deixando uma clara e lamentável impressão de que para ocupar o cargo de Ministro de Estado o candidato precisaria apresentar dois importantes pré-requisitos: estar comprometido com a mentira e com atos de corrupção.
ALÉM DA CONTA
Se o mensalão, que foi o ponto alto no governo Lula, já mostrou o quanto existe de safadeza no setor público, as denúncias de casos indiscutíveis sobre o envolvimento de ministros é impressionante.O que chama a atenção é que, mesmo diante de provas irrefutáveis, todos eles fizeram a mesma coisa: mentiram além da conta.
NOVO PRÉ-REQUISITO
Diante dos inevitáveis afastamentos dos ministros maus-carateres, e da falta de vontade do governo de resolver os problemas que afligem o país, uma coisa parece certa: se os novos ministros devem ter uma ficha mais limpa, o novo pré-requisito a ser exigido é a INCAPACIDADE. Quem sabe tentamos o PARLAMENTARISMO?