Artigos

15 jul 2014

ESTUPIDEZ SEM LIMITES


Compartilhe!           

ARTIGO
Através do artigo da lavra do deputado estadual Raul Pont, do PT do RS, que também se assina como -professor-, que foi publicado na semana passada no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, os leitores do Ponto Critico podem concluir, de forma clara e transparente, o quanto impera o atraso e a estupidez, cada dia mais, no pobre Estado do RS.
CONHECIMENTO TÉCNICO
Entretanto, antes que os leitores tirem qualquer conclusão a respeito da fantástica-obra prima- assinada pelo atrasadíssimo deputado petista é preciso que tomem bom conhecimento dos seguintes detalhes:
DETALHES 1 E 2
1- a Empresa Carris Porto Alegrense, por ser pública, é de propriedade do governo municipal;2- de 2009 a 2012, a Prefeitura de Porto Alegre repassou mais de R$ 20 milhões para cobrir prejuízos, que ano após ano são contabilizados;
DETALHES 3 E 4
3- a Carris, que transporta em torno de 20% dos passageiros da Capital do RS, cobra a mesma tarifa das demais concessionarias e detém um legítimo -filé mignon- em termos de linhas de operação do transporte público de Porto Alegre. 4- ainda assim, a Carris é a ÚNICA empresa de transporte de passageiros de Porto Alegre que vem conseguindo, por anos a fio, fechar no vermelho. Com prejuízos colossais, aliás.
SAÍDA MAIS FÁCIL (???)
Pois, mesmo diante de tamanho descalabro, gritante, o deputado Raul Pont, do PT, prega que ao invés da Prefeitura Municipal fazer a nova licitação para o transporte público de Porto Alegre, a saída mais fácil, lógica e que daria outra qualidade de planejamento e operação para esse serviço, é a Carris operar todo o sistema. Pode?
ARGUMENTOS ABSURDOS
Segundo Pont argumenta, nesse momento a constituição de um MONOPÓLIO DE TRANSPORTE PÚBLICO significa dar um grande passo para qualificar, racionalizar e dar eficiência ao transporte de passageiros de Porto Alegre.
Entregar, enfim, a uma empresa que não vise ao lucro, que possa planejar toda a operação, ter agilidade de atender sazonalidade, picos, sem os entraves de concessões privadas que impedem a ação comum ou cooperativa.
CONVITE PARA CAIR FORA
Mais: Para Pont a Carris serve como uma caixa de compensação de caráter e controle públicos que permita manter a tarifa social, a venda antecipada, entre outras medidas, é uma hipótese que o poder público tem que debater antes de saídas externas.
Pont termina o seu pensamento -petista do atraso- dizendo que estamos num outro momento no país. Ou seja: mais fácil do que fazer licitações internacionais, a Carris, já pública, pode ser a alternativa e a referência de futuro para o transporte de Porto Alegre e exemplo para o país. Depois que li a proposta do deputado Raul Pont conclui que nada mais é do que um convite para que todos saiam imediatamente de Porto Alegre. Argh...